Submarino

MICARETA 2024

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Baianos podem acordar mais cedo a partir 16 de outubro


Em entrevista coletiva concedida à imprensa, nesta quinta-feira (29/09), o governador Jaques Wagner disse que espera o resultado de um estudo para resolver se depois de oito anos, a Bahia voltar a ter horário de verão. Empresários e políticos se empenham para que o estado siga o relógio adotado no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil a partir de 16 de outubro de 2011.

"Eu já mandei fazer um levantamento para analisar dia por dia o horário do nascer do sol do período do chamado ‘horário de verão’ e para minha surpresa em geral ele acontece 45 a 47 minutos mais cedo aqui na Bahia. Então a interferência é praticamente nenhuma no período do horário de verão. O decreto tinha que, assim como impôs um horário único, tinha que impor um horário único de verão, porque é uma atrapalhação. Banco fecha mais cedo, abre mais tarde", ressaltou o governador.

Devido ao expediente bancario nacional, para os empresários, é importante que o horário do estado esteja sincronizado com os demais estados e de funcionamento de escritórios e sede de empresas do sul e sudeste. O setor de turismo na Bahia também avalia que ficar de fora do horário de verão prejudica o setor.

“Somos totalmente favoráveis, logicamente que nós defendemos que haja uma unidade do horário para que não haja prejuízo para outras cidades também em outros destinos do nordeste”, diz o presidente da Empresa Salvador Turismo, Cláudio Tinoco.

“A Bahia não pode ficar de fora da principal freguesia turística, que é o centro-sul e nosso horário aqui tem que combinar com o de Brasília, com o do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas”, explicou o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leoneli.

Se a Bahia entrar no projeto, no dia 16 de outubro os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário de verão vai até o dia 26 de fevereiro de 2012.

Aeroporto de Feira volta a operar normalmente


Liberado no dia 16 deste mês, para pousos e decolagens de aviões particulares de pequeno porte, o aeroporto de Feira de Santana deve começar a operar também voos comerciais de cargas e de passageiros em breve. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fez uma inspeção para verificar se, após a reforma realizada pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), vinculado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o equipamento atende às exigências do órgão federal.
Os empresários da região avaliam que o aeroporto vai proporcionar desenvolvimento, além de economia de tempo e de dinheiro para o município, responsável pelo quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, de acordo com números da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O equipamento beneficia 330 mil moradores dos municípios de Feira de Santana, Serrinha, Conceição do Coité, Santa Bárbara, Coração de Maria, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, São Gonçalo dos Campos, Santo Estevão e Anguera.
Segundo dados do Centro Industrial Subaé (CIS), em Feira há 172 indústrias atuando, entre as quais, multinacionais como a Pirelli, Vipal, Nestlé, Perdigão e Avipal. A Junta Comercial do Estado tem registradas, no comércio varejista, 18.671 empresas na cidade. No comércio atacadista, existem 2.445 estabelecimentos, e outros 13.983 são prestadoras de serviços.
Logística
Empresário do ramo médico e de transportes, Salomão Abud, que também é paraquedista, explica como o aeródromo vai influenciar a logística no município. Segundo ele, as empresas necessitam, com rapidez, de materiais que não existem em Feira ou em Salvador. Segundo ele, atualmente é preciso que os produtos sejam transportados de avião à capital e passem por outro processo de logística até chegar à cidade.
“A partir da liberação do aeroporto para voos de carga, materiais como peças de automóveis, da indústria e de reposição podem vir direto para cá. Isso vai representar economia de tempo e dinheiro”, afirma o empresário. Abud diz ainda que dispõe de um monomotor e precisava vir a Salvador para utilizar o aparelho. “Em todo o processo de decolagem, aterrissagem, guarda do avião em um hangar, o custo é bem maior na capital do que aqui. Há também o tempo de espera da aeronave por causa do tráfego aéreo”.
Paraquedismo esportivo pode atrair investimentos e turistas
Como é paraquedista, Salomão Abud também espera que Feira de Santana se torne um polo esportivo, a partir do aeroporto. “Quando eu ia saltar, precisava ir de carro até a Ilha de Itaparica, a 200 quilômetros daqui. Hoje já podemos decolar de Feira de Santana e fazer nosso salto lá”. Ele disse que, com a abertura do aeroporto, pretende incentivar a criação de um curso de paraquedismo em Feira.
Outro empresário, Antônio Soares, é piloto, instrutor e mecânico de aviões. Ele quer montar uma oficina para dar manutenção às aeronaves fabricadas em Feira de Santana, numa indústria ao lado do aeroporto, e às de outras fábricas.
Quanto à atual situação do aeroporto de Feira de Santana, é o piloto Leônidas Miranda, há 12 anos na profissão, quem resume a situação. “Eu considero um dos melhores aeródromos do estado. Está todo murado, a pista é de excelente qualidade, a pintura, o acesso”.
Investimento de quase R$ 2 milhões em obras
O gerente do Derba, Jaime da Cruz, informa que foram investidos quase R$ 2 milhões na retirada de obstáculos, construção do muro no entorno do aeroporto, reformulação da pista, sinalização e na compra de nova biruta. Segundo ele, a unidade estava interditada porque a Anac fez uma vistoria inicial e constatou alguns problemas de segurança. “Após a reforma, houve esta nova vistoria e, desde o dia 16 deste mês, o aeroporto foi liberado novamente para pouso e decolagens”.
De acordo com Jaime, a Seinfra contratou uma empresa norte-americana que está fazendo um diagnóstico visando ao uso do aeroporto para transporte de passageiros e também de cargas. Ele lembrou que Feira de Santana deve receber, em pouco tempo, um polo logístico interligando os modais rodoviário, ferroviário e aéreo.
Várias companhias de aviação já visitaram o aeroporto com a intenção de operarem voos regulares na cidade, informa ainda o gerente do Derba. “Existe demanda e há várias locadoras que transportam diariamente passageiros para Salvador interessadas em fazerem voos”.

Centro de Cultura recebe projeto Rodin Itinerante


O projeto Rodin Itinerante chega ao município de Feira de Santana e inaugura mostra no Centro de Cultura Amélio Amorim, centro da cidade, a partir da terça-feira (4), às 19h. A mostra compreende diversos painéis com imagens plotadas da exposição ‘Auguste Rodin, Homem e Gênio’. A exposição fica em cartaz até o dia 06 de novembro, com entrada gratuita, sempre das 09h até às 17h. Escolas que tenham interesse em levar alunos para visitar a mostra, basta entrar em contato com a produção do evento para agendar visitação pelo telefone 75 – 3622-4684.

Como parte do projeto, serão distribuídas na rede escolar do município, cópias de DVD, além de folhetos, livretos e cartilhas sobre vida e obra do artista. O objetivo do projeto é proporcionar maior acessibilidade à arte do famoso escultor francês. A mostra já foi visitada por mais de 2.200 pessoas em Santo Amaro da Purificação e em Porto Seguro.

Servidores da Justiça Federal protestam com 'abacaxizada'


Um ato público, chamado de "abacaxizada", reuniu dezenas de pessoas no bairro do Comércio, na tarde desta quarta-feira (28/09), em Salvador.

Os servidores da Justiça Federal, que estão em greve há 120 dias, distribuíram abacaxis para a população em manifestação contra a corrupção e em defesa do serviço público.

Informações do G1

Mulheres unidas no combate à violência em Feira


Somente este ano, mais de quatro mil ocorrências foram registradas na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), em Feira de Santana. O número foi divulgado nesta quarta-feira (28), durante a Conferência de Políticas para as Mulheres, realizada pela primeira vez no município. A estatística revela os riscos e vulnerabilidades que ainda fazem parte da rotina das feirenses, muitas vezes, vítimas da violência dos próprios companheiros. 

Para a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, as ocorrências estão, em grande parte, associadas à falta de autonomia financeira do segmento feminino. “Isso envolve, principalmente a desigualdade salarial com relação aos homens”, disse, explicando que 16 milhões de brasileiros vivem na pobreza, sendo, a maioria desse público formada pelas mulheres negras. Barbosa destacou a importância do evento, que elegerá delegadas para a etapa estadual marcada para o final de outubro.

A delegada Ana Virgínia Paim, representante da Rede de Atenção à Mulher, acredita que as propostas levantadas com as 250 mulheres presentes “podem fazer parte da agenda dos nossos governantes”. Entre as demandas mais urgentes do segmento estão a implementação plena da Lei Maria da Penha, implantação e qualificação de casa abrigo, delegacias, além atendimentos mais especializados às vitimadas.

Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres – SPM

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Exposição na Uefs comemora os 40 anos do Observatório Antares


Com a exposição “Meteoritos: Relíquias do Sistema Solar”, o Observatório Astronômico Antares comemora 40 anos de implantação, completados neste 26 de setembro. A mostra, realizada no hall do prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), fica aberta ao público até a próxima sexta-feira (30), com exibição de filmes e apresentação de meteoritos, inclusive do Acervo Wilton Pinto, do Museu Geológico da Bahia, além de réplicas como a do meteorito de Bendengó.
A exposição também comemora dois anos do Museu Antares de Ciência e Tecnologia, recém completados em 24 de setembro. O Antares, conforme explica a bióloga Carolina Oliveira, não está restrito ao estudo de corpos celestes, estando aberto também a temas como a formação da vida na Terra .

Neste sentido, o Antares realiza trabalhos e recebe estudantes para diversas atividades, como visitação ao Parque dos Dinossauros que expõe réplicas de animais pré-históricos. Já no Parque Espacial é possível ver uma réplica de 11 metros do foguete Saturno 5, que realizou a viagem à Lua na Missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969. A réplica possui um exaustor de explosão de fumaça para simular a partida do grande foguete de 110 metros que fez a viagem há 40 anos para a Lua e uma caixa de som interna que produz o efeito sonoro da contagem regressiva e da partida do foguete.

Dois “gyrotecs” (ou “loconautas”) também fazem parte do Parque Espacial. O aparelho é utilizado na rotina de treinamento dos astronautas, pois simula o efeito da ausência de gravidade que seria encontrada no espaço. No local é possível visitar, ainda, a réplica do observatório pré-histórico Stonehenge, existente há 5 mil anos e localizado na Inglaterra, além de um espaço que simula a caminhada na Lua, um planetário no qual são realizadas projeções sobre a formação das estrelas, um módulo lunar e trajes espaciais de astronauta.

Ascom/Uefs