Submarino

MICARETA 2024

sexta-feira, 13 de abril de 2012

SMTT fiscaliza carga e descarga

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) deu início a uma operação de controle de carga e descarga na manhã desta sexta-feira (13), no centro da cidade. Ao inspecionar o primeiro estabelecimento, o Mercantil Rodrigues, a SMTT notificou cinco caminhões e encaminhou os veículos para o pátio da secretaria por obstruírem a via pública.
A ação é baseada na Portaria nº 003/2010, que disciplina o serviço de carga e descarga de mercadorias na área central da cidade de Feira de Santana. Considerando as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503 de 27 de setembro de 1997), os veículos devem realizar o serviço apenas das 19h às 9horas, a depender da tonelagem.

Além dos caminhoneiros, o estabelecimento comercial também foi notificado. Após encaminhar os veículos para o pátio, a secretaria vai abrir um processo administrativo e os motoristas serão orientados a cumprirem a portaria que estabelece o horário de carga e descarga.

Segundo o secretário da SMTT, Flailton Frankles, a repartição tem buscado desenvolver um trabalho de educação para o transporte e trânsito com os operadores de caminhões que fazem carga e descarga, há algum tempo.

“Algumas pessoas insistem em descumprir a portaria, visando o bem da comunidade. Temos um problema grave e bastante reclamado nas proximidades do conjunto Wilson Falcão, como também nas proximidades da rodoviária e da Matriz”. Diariamente a secretaria também fiscaliza fila dupla, descumprimento às regras de boa circulação, carros em cima de calçadas e carroças no centro da cidade.

PM planeja reduzir criminalidade na Micareta

A Polícia Militar planeja reduzir em 10% o índice de criminalidade na Micareta 2012. A meta foi divulgada durante a apresentação do Plano de Segurança para a festa momesca, realizada na manhã desta sexta-feira (13), no auditório do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). A segurança dos foliões será garantida por um efetivo de 5.374 policiais e bombeiros militares, 350 policiais civis, 80 homens da Guarda Civil Municipal, além do Exército e Polícia Rodoviária Federal.
O coordenador de Operações do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), major Márcio Maza, ressaltou a missão da corporação. “Teremos uma meta muito difícil, que é fazer um trabalho ainda melhor do que no ano passado, quando reduzimos em quase 50% o índice de criminalidade e não tivemos registro de homicídios ou crimes mais graves na área do circuito ou em bairros mais afastados”, pontuou.

O major Maza informou que este ano será realizada novamente a Operação Folia em Paz, desencadeada no entorno do Circuito Maneca Ferreira por 453 homens. A estrutura da Polícia Militar também será reforçada mais uma vez com o Ônibus Digital cedido pelo Prefeitura Municipal, além de 10 câmeras de monitoramento em todo o circuito.

O coordenador de Planejamento Operacional do Corpo de Bombeiros, capitão Adriano Berdolim, informou que o GBM contará com um efetivo de 723 homens na festa. “A nossa ação na Micareta 2012 já foi iniciada com ações preventivas, vistorias, e será desencadeada no decorrer da festa”, salientou.

O sub-comandante da PM na Bahia, coronel Carlos Eleutério, ressaltou que o sistema de segurança pública está pronto para servir a comunidade durante a festa momesca. O comandante de Operações Militares, tenente-coronel Nivaldo Nascimento, destacou a importância da ação conjunta com o Governo Municipal. “A Prefeitura é a protagonista na organização desse evento e seguimos o que é planejado”, relatou.

O prefeito Tarcízio Pimenta, por sua vez,  também ressaltou a relevância da parceria entre o Município e os órgãos de segurança pública. “Quando promovemos uma festa como essa, tudo tem que ser pensado. Por isso tem que haver essa integração e a participação de todos os órgãos”, frisou.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Professores do estado decretam greve por tempo indeterminado


Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (11/04), em Salvador, professores da rede estadual de ensino da Bahia decretaram greve por tempo indeterminado no estado. A categoria alega que o governo não cumpriu o acordo de reajuste de 22,22% no piso nacional.

Os 32.584 professores licenciados (integrantes da carreira do magistério estadual) já recebem salário acima do piso nacional no valor de R$ 1.586,06, além de gratificações, em consequência do reajuste de 6,5% dado a todo o funcionalismo estadual. Já os 5.210 professores não licenciados, que lecionam no ensino médio, estão com os salários abaixo do piso nacional.

De acordo com o governo do estado, será enviado à Assembleia Legislativa, ainda nesta qarta-feira, um projeto de lei que prevê o cumprimento do piso nacional para esses profissionais, que têm recebido salário abaixo dos R$ 1.451 pagos a outras carreiras. Com isso, o governo afirma que toda a categoria da rede estadual receberá o piso estabelecido pela lei.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), professor Rui Costa, informou que pouco depois das 10h, ao final da reunião, os profissionais seguiram em passeata pelo centro da cidade, partindo do bairro de Nazaré. Segundo o sindicalista, representantes de 80 municípios participaram da assembleia. As aulas devem ser suspensas a partir de quinta-feira (12).

Os professores marcaram para quarta-feira (18) uma manifestação na sede da governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Câmara de vereadores aprova contas da Prefeitura de Feira


As contas da Prefeitura de Feira de Santana, referentes ao exercício de 2010, foram aprovadas nesta quarta-feira (11/04) pela Câmara Municipal por maioria absoluta. A votação contou com a presença de 19 vereadores, sendo que apenas dois votaram contra.
A aprovação segue parecer do Tribunal de Contas do Município, que já havia sinalizado pela decisão. As contas foram apreciadas durante sessão ordinária conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Francisco Neto. A votação foi secreta.

No momento da votação não estavam presentes os vereadores oposicionistas Ângelo Almeida e Roberto Tourinho. Os vereadores Frel Cal e Justiniano França, que também fazem parte da oposição, votaram a favor do projeto. Marialvo Barreto e Lulinha foram os dois votos contra.

Jóia da Princesa pronto para partida da Copa do Brasil


O Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, volta a ser palco de mais uma grande partida de futebol na noite desta quarta-feira (11/04). O Bahia de Feira enfrenta, a partir das 21h50, o São Paulo pela Copa do Brasil. O estádio já está pronto para receber as equipes e torcedores.
O prefeito Tarcízio Pimenta esteve no equipamento nesta quarta-feira verificando as condições do estádio para o jogo. Na oportunidade, confirmou a visita do diretor de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio. O diretor será recebido pelo prefeito, às 17 horas, no Paço Municipal Maria Quitéria.

“Este é um jogo muito importante para Feira de Santana. Milhares de pessoas estarão presentes para conferir a partida e a preocupação do Governo Municipal é em proporcionar condições adequadas para as equipes e torcedores. Promovemos melhorias na infraestrutura do estádio e nos preocupamos em atender às exigências da Federação”, afirma.

De acordo com o diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Wilson Passos, além de tratamento especial do gramado e revisão das redes elétrica e hidráulica, foram realizadas intervenções nos vestiários.  “O Joia da Princesa está pronto para esta grande partida. Os vestiários dos jogadores receberam pisos novos e substituição de cabides. Também foram realizadas melhorias no vestiário dos árbitros”, informa.

Para garantir a segurança do público, será disponibilizado efetivo de aproximadamente 500 homens da Polícia Militar, além de prepostos da Guarda Civil Municipal, 2º Grupamento de Bombeiros, Brigada de Incêndio, Polícia Civil, Defesa Civil, Pelotão Especial e Comando de Operações Especiais (COE), além do Batalhão de Choque, Grupo de Controle de Estudos Civis, agentes civis e federais, policiamento montado e com cães.