Submarino

MICARETA 2024

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cicaf oferece novo curso

O Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilsa Melo – Cicaf conta agora com um novo curso, o de Auxiliar Administrativo. O Cicaf oferece ainda Curso Básico Integrado para Adolescentes, Manutenção em Micro, Corte e Escova, Depilação, Massagem Corporal, Manicure e Pedicure, Garçom e Garçonete, Salgados e Pavimentação.

Além do novo curso, cujas aulas terão início no dia 4 de março, a entidade poderá ampliar em mais quatro o leque de opções. “Estamos na iminência de trazer mais quatro cursos ainda este ano”, informou Cláudio Costa coordenador do Cicaf.

De acordo com o coordenador, a demanda tem sido satisfatória. “Acredito que com a chegada do novo curso aumente ainda mais o fluxo de jovens que buscam cursos profissionalizantes. O ano de 2013 foi muito proveitoso, tivemos em média mais de 600 alunos matriculados e certificados. Espero que 2014 seja um ano melhor ainda”, considerou.


As inscrições serão realizadas entre os dias 10 e 14 de fevereiro, de segunda a sexta, na sede do Cicaf, que está localizado na rua Manoel Matias bairro Tanque da Nação. É necessário apresentar cópias da Carteira de Identidade, comprovante de residência, Número de Inscrição Social –   NIS e duas fotos 3x4. Mais informações através do telefone (75) 3614-8875.

Recadastramento do Passe Livre começa dia 10/02

O recadastramento do cartão “Passe Livre”, benefício que garante a pessoas com deficiência e idosos acesso ao transporte público gratuitamente, será iniciado no dia 10 de fevereiro, com encerramento previsto para o dia 10 de maio. O procedimento é realizado na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT, situada na avenida Newton Vieira, bairro Caseb, em frente ao Boulevard Shopping.

Devem comparecer para o recadastramento os idosos – acima de 60 anos – que possuem o benefício e os deficientes físicos que não o fizeram em 2013, visto que a validade do cartão neste caso é de três anos. O cadastramento de novos usuários também estará sendo realizado durante o período.

Diariamente, serão distribuídas 150 senhas, obedecendo a ordem de chegada. O diretor de Planejamento e Estatísticas da SMTT, José Carlos de Cerqueira Bacellar, informa que o prazo foi estendido visando atender com conforto e tranquilidade todos os usuários. “Estamos orientando as pessoas no sentido de que não há necessidade de grandes filas, de tumultuo, pois há tempo hábil para atender a todos”, observa.

Atualmente, mais de seis mil pessoas são contempladas com o benefício. Bacellar ressalta que a ampliação do prazo de validade do cartão de portadores de deficiência permanente – cegueira, amputação, surdez severa, paraplegia e tetraplegia irreversíveis – foi estabelecida no ano passado. “É uma medida que visa facilitar a vida dessas pessoas que, pelo grau de deficiência, possuem maiores dificuldades de locomoção. Para esse público o recadastramento é feito a cada três anos”, salienta.


Para o recadastramento são necessários: comprovante de endereço atualizado e documentos pessoais  - carteira de identidade e CPF – para idosos. Os deficientes físicos devem apresentar, além da documentação exigida, cópia do relatório médico atualizado emitido em Feira de Santana com o número do Código Internacional de Doença – CID. Já aqueles que estão se cadastrando pela primeira vez também devem levar duas fotos 3x4.

Arroyo defende a escola pública durante a Jornada

Defensor de que a escola pública é de fato um bom lugar para a educação infantojuvenil, o professor Miguel Arroyo, PhD em Educação pela Stanford University da Califórnia e emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, abordou a construção de um currículo com a participação de todos os membros da comunidade escolar. Arroyo falou para aproximadamente dois mil professores da rede municipal durante a abertura da Jornada Pedagógica 2014, na manhã dessa quarta-feira, 29, no Olimpo.

O conferencista defende que os professores devem ser os principais ouvidos durante o processo de formação: "São eles que estão em sala de aula, não são reprodutores do conhecimento, mas sim construtores do saber. Os professores precisam se reconhecer como sujeitos da construção desse currículo de que tanto falamos".

Questionado sobre a qualidade da educação, o PhD afirma que a escola pública está muito boa. "Um dos direitos que hoje está mais avançado em nosso país, para os setores populares, é a educação, a educação pública. A escola é a instituição pública que mais valoriza o povo. O professor é o profissional que mais valoriza o povo".

Segundo Arroyo, a realidade da escola pública deve ser tratada com mais respeito e também valorizada. "Há vinte anos, apenas 80% das crianças chegavam às escolas. Hoje, este índice já chega a 100%. Antes com 7 anos, hoje com 4. Esperamos ainda que cheguem com 3. Isso é um grande avanço educacional", avalia.


Miguel Arroyo foi secretário de Educação de Belo Horizonte por sete anos e é autor de vários livros da área. De acordo com o professor, a escola pública possui ainda um ensino melhor que o da escola particular: "A escola particular forma alunos para o vestibular, a pública prepara para a vida." A programação do evento segue até amanhã, 30, no Olimpo, e vai ser encerrada na sexta-feira, nas próprias escolas.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Jornada discute construção de proposta curricular para rede municipal

O prefeito José Ronaldo de Carvalho convocou, durante a Jornada Pedagógica, os professores da rede municipal para conjuntamente trabalhar para que as metas projetadas para este ano sejam alcançadas. “A nossa disposição é esta. Vamos abraçar estes objetivos porque temos a nobre missão de melhorar a qualidade do que é oferecido aos nossos alunos”.

A Jornada Pedagógica foi iniciada na manhã desta quarta-feira, 29, e vai ser encerrada na quinta-feira, 30, e tem como tema “Currículo escolar: saberes, sujeitos e práticas”. O professor-doutor da Universidade Federal de Minas Gerais, Miguel Gonzalez Arroyo, fez a palestra de abertura. Cerca de dois mil professores participaram do primeiro dia da jornada.

José Ronaldo disse que no ano passado a Prefeitura convocou e nomeou mais de 250 professores aprovados no concurso realizado em 2012 e que neste ano já empossou mais 76. “Estamos construindo mais de 20 modernas escolas e creches, e recuperando dezenas de outras unidades, para que se tornem mais atraentes para os alunos, bem como se tornem bons ambientes de trabalho para professores e servidores”.

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, convidou os professores para a caminhada que vai ser de grande valia, porque a educação é uma área que tem sede de novos valores. “Queremos construir uma educação rica e viva”. Elogiou a participação dos professores e disse esperar que os debates sejam profícuos. Para o presidente da APLB-Sindicato, Germano Barreto, o grande marco da atual administração será a requalificação da educação básica.

O tema central da jornada é a construção de uma proposta curricular para a rede municipal. Depois da conferência de abertura, houve debate entre os professores e Miguel Arroyo. A partir das 14h, educadores das áreas de linguagens, humanas e exatas debatem a construção do currículo com os professores da rede. Participam a professora-doutora Maria Helena da Rocha Besnosik, da UEFS, o professor-doutor Itamar Freitas, da UFS e a professora-mestra Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo, da UEFS.

No segundo dia de atividades a programação começa às 8h30, com a mesa-redonda com o tema “Currículo escolar e diversidade: desafios da inclusão escolar”, com a professora Eniceia Gonçalves Mendes, da UFSC; professora doutora Ludmila Cavalcante, UEFS e professora-doutora Tânia Dantas, da UNEB.


À tarde haverá palestras. Na área de Educação Infantil a abordagem vai ser feita pela professora mestra Maurícia Evangelista, da Secretaria de Educação de Salvador. Na área de Educação para as relações étnico-raciais, o convidado é o professor-doutor Henrique Cunha Júnior, da UFC. Haverá um debate, seguido da programação cultural ao som da Orquestra Sinfônica do Sisal. A orquestra é formada pelos integrantes do Projeto Santo Antônio, de Conceição do Coité, e da Filarmônica 30 de Junho, de Serrinha.

Executivos da Espanha visitam José Ronaldo

O prefeito José Ronaldo de Carvalho recebeu, nesta quarta-feira, 29,  em seu Gabinete, a visita de representantes da LedNed, empresa holandesa especializada na fabricação de lâmpadas e luminárias sediada em Madri, na Espanha, e que pretende se instalar em Feira de Santana, que se destaca entre os dez município brasileiros que mais oferecem oportunidades de crescimento.

Considerada uma tendência mundial no tocante a iluminação pública, as lâmpadas led são concebidas tecnologicamente para oferecer mais visibilidade e segurança aos espaços públicos, incidindo na melhoria do trânsito e do tráfego das cidades. Escolas e hospitais também já estão se adaptando a esta tecnologia.

Este conceito também agrega uma economia substancial em relação ao tradicional, “quer seja aplicado em ambientes internos quanto externos”, assegurou o executivo Frits Prize, da LedNed, acompanhado dos consultores Eduardo Ussia , representando o grupo espanhol, e o brasileiro Gentil Martins Dias, da Céos Consulting.

O prefeito José Ronaldo, que anunciou que algumas vias da cidade estão prestes a receber um tratamento Led em seus projetos de iluminação, ainda agendou para amanhã, quinta-feira, 30,  uma audiência  entre o representante da LedNed e a Secretaria da Indústria e Comércio do Estado, por considerar importante e estratégica para a economia baiana a implantação desta indústria.

Após a exibição de um vídeo destacando as vocações e capacidade econômica de Feira de Santana, seus logradouros, aspectos urbanísticos e culturais da urbe,  José Ronaldo ofereceu um almoço aos visitantes num restaurante local. Participaram do encontro os secretários Carlos Brito (Planejamento), Expedito Eloy (Fazenda), Arcênio Oliveira (Convênio e Gestão), Paulo Aquino (Governo) e Valdomiro Silva (Comunicação).

Novas missões

 A visita em questão é em retribuição às viagens que o chefe do Executivo feirense fez, no intervalo de aproximadamente dois meses, durante o ano passado, às cidades de Barcelona e Madri, onde travou contatos com os setores público e privado destas duas importantes cidades espanholas.

Dentro deste mesmo contexto, mais oito grupos empresariais oriundos da Espanha estarão, proximamente, visitando Feira de Santana a convite do prefeito José Ronaldo. Conforme o consultor Gentil Martins Dias, “estas missões representam interesses econômicos difusos, todas visando instalar-se no município, gerando, consequentemente, emprego e renda para o seu desenvolvimento”, disse.  

Moradores do Campo do Gado Novo vivem nova realidade

O que antes se resumia à lama e poeira, se transformou em metros de pavimentação a paralelepípedo. Essa é a nova realidade dos moradores das ruas Sorais, Santana e Sublime, no bairro do Campo do Gado Novo. A obra foi inaugurada na noite desta terça-feira, 28, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, promovendo um salto na qualidade de vida da população local.

O clima era de alegria entre a população. Animados pelo show da banda Pegou Geral, o público compareceu para prestigiar mais uma inauguração do governo municipal. “É sempre bom ver um gestor trazendo obras e novidades para o nosso bairro. Essa pavimentação vai melhorar nossas vidas”, disse o presidente da Associação de Capoeira Terapia da Bahia, Gilvan de Jesus Gonçalves.

Além da inauguração das três ruas, José Ronaldo aproveitou a oportunidade para anunciar mais obras na localidade. “Até o final de março, voltaremos aqui para dar ordem de serviço na execução de mais pavimentações. Vamos pavimentar quase 100% das ruas deste bairro”.
No próximo dia 19 de fevereiro, a partir das 8h30, o governo municipal vai realizar licitação pública para a contratação da empresa que vai pavimentar as ruas Tancredo Neves, Santa Cecília, Travessa Santa Cecília, Juscelino Kubitschek e da Viagem, no Campo do Gado Novo.

Abordado por jovens, que reivindicaram uma praça esportiva para a prática do futebol de campo, o prefeito anunciou mais um benefício. “Existe um terreno aqui nas proximidades que é de propriedade da Prefeitura. Vamos passar a máquina, tentar nivelar com areia e entregaremos o campo a vocês”, anunciou.


Participaram do evento os secretários Mauro Moraes – Prevenção à Violência, Manoel Cordeiro – Serviços Públicos, Ildes Ferreira –  Desenvolvimento Social, Ozeny Moraes – Agricultura, José Pinheiro – Desenvolvimento Urbano, Paulo Aquino – Governo e Roberto Tourinho – Meio Ambiente, a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, além de vereadores e lideranças comunitárias.

Secretaria pesquisa preços da cesta básica em Feira

A  SETTDEC - Secretaria de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico realizou pesquisa de preços de gêneros alimentícios de primeira necessidade, com destaque para os  itens que compõem a cesta básica, além de frutas, legumes, verduras e hortaliças em geral.  A cotação  mostrou disparidades nos preços de alguns produtos. Um bom exemplo é a dúzia de ovos: custa R$ 2,87 no Centro de Abastecimento e no G. Barbosa não sai por menos de R$ 5,73.
        
Mas as diferenças não param aí. O quilo da farinha de mandioca está à venda no Centro de Abastecimento por R$ 3,67. Nos supermercados Bom Preço e G. Barbosa o produto é vendido por R$ 4,88 e  R$ 5,19 respectivamente. Chama a atenção  também a diferença gritante no preço da banana prata que custa R$ 1,63 o quilo, no Centro de Abastecimento e  R$ 4,45 no G. Barbosa.

Outro exemplo em que o cliente economiza se optar pelo Centro de Abastecimento  é o feijão carioca. No entreposto municipal, o quilo custa R$ 2,47. No G. Barbosa passa para  R$ 3,28 e no Bom Preço fica mais caro ainda, R$ 4,08 por quilo. A pesquisa também mostrou equilíbrio entre os locais pesquisados quanto ao preço do café. O pacote de 250 gramas custa  R$ 3,16 no G. Barbosa e passa para R$ 3,17 no Centro de Abastecimento.
     
O óleo de soja de 900 ml  que está custando R$ 2,92 no Bom Preço e R$ 2,86 no G. Barbosa, fica mais caro quando comprado no Centro de Abastecimento, onde o produto é vendido por  R$ 3,17.
     
O  levantamento foi  feito nos principais supermercados e no Centro de Abastecimento, no período  de  1º  a  21 de Janeiro, envolvendo 57 itens. O Centro de Abastecimento foi o local com o maior número de itens mais baratos. Objetivo  da  Secretaria  com a pesquisa é orientar o consumidor.

Consulte a lista completa clicando no link abaixo:


Cerca de 100 deficientes cadastrados para estacionamentos

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) cadastrou cerca de 100 deficientes físicos com dificuldade de locomoção para ter direito a utilizar as vagas reservadas em estacionamentos públicos de Feira de Santana. O credenciamento foi encerrado no dia 27 deste mês, mas quem tiver interesse e direito ao benefício ainda pode se dirigir à sede do órgão municipal, na avenida Newton Vieira, s/n, bairro Caseb, em frente ao Shopping Boulevard, a partir do dia 1º de fevereiro.

O secretário da SMTT, Ebenezer Tuy, informa que o cadastro também estará aberto, no mesmo período, para os idosos. O atendimento para o serviço será realizado nos dias úteis, em horário de expediente da secretaria municipal.

Com o credenciamento, os idosos e deficientes físicos com dificuldades de locomoção terão acesso a um cartão de identificação dando direito a utilizarem os 2% de vagas em estacionamentos, reservadas especificamente para eles, conforme determina lei.

Os interessados no benefício devem se dirigir ao órgão municipal portando RG, CPF e comprovante de residência, além do laudo médico constando diagnóstico, Classificação Internacional de Doenças (CID), carimbo e assinatura do médico especialista.


O documento emitido em tamanho padrão nacional tem prazo de validade de três anos e pode ser utilizado em todo país, nas cidades que existe o sistema de reservas de vagas. As vagas reservadas foram sinalizadas horizontal e verticalmente e a ocupação indevida destes espaços gera multa, perda de pontos na carteira de habilitação e o veículo poderá ser guinchado para a garagem da SMT.

Ex-prefeito de Wagner é condenado por desvio de verba do SUS

O ex-prefeito da cidade de Wagner, 390 km de Salvador foi condenado nesta terça-feira (28/01) pela Justiça Federal, após denúncia do Ministério Público Federal (MPF), por desviar verbas do Sistema Único de Saúde (SUS). Evangivaldo Evangelista Matos transferiu irregularmente mais de R$10 mil do Programa de Combate às Carências Nutricionais para outras contas correntes do município.

Segundo a Polícia Civil, ficou comprovada a transferência irregular dos recursos no ano de 2001, o que acabou por prejudicar as famílias cadastradas no programa, que não receberam alimentos como leite e óleo de soja.

O ex-prefeito terá que pagar uma multa civil no valor equivalente a duas remunerações recebidas quando era prefeito. Ele também terá suspensão dos direitos políticos por três anos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de três anos.

O ex-prefeito do município de  Irecê, Adalberto Lélis Filho, também foi condenado nesta terça pela Justiça Federal por improbidade administrativa. O ex-gestor não prestou ascontas de mais de 50 mil reais repassados do Ministério de Minas e Energia. Ele terá as mesmas punições que o ex-prefeito de Wagner.


Informações do g1

Posto de combustível é destruído por temporal após chuva em Gavião

Um temporal destruiu um posto de combustíveis da cidade de Gavião, a cerca de 240 km de Salvador. A destruição aconteceu na segunda-feira (27/01) e segundo informações de moradores, eles precisam seguir até o próximo município, Nova Fátima, para abastecer os veículos. O temporal destruiu ainda uma lona de circo e duas torres de internet via rádio. Ninguém ficou ferido.

Murilo Soares, que trabalha na prefeitura da cidade, explicou como tudo começou. "Estava trabalhando quando começou a ventar. Logo após, a forte chuva chegou", relatou. A prefeitura ainda informou que ninguém ficou desabrigado.

"Em poucos minutos quando abrimos a janela, um ponto comercial pequeno foi ao chão. A cobertura do posto foi retorcida e lançada em cima das bombas do posto e muitas casas ficaram destelhadas", e acrescentou.


Informações do g1

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Prefeito entrega escola recuperada no Feira VII

As crianças matriculadas no Centro de Educação Infantil de Educação José Raimundo Pereira de Azevedo – onde também funciona uma escola do ensino fundamental I, não conseguiam esconder a curiosidade antes de vir como ficou a unidade depois da reforma no prédio feita pela Prefeitura de Feira de Santana. As reações foram positivas. Renovada, o prédio foi entregue à comunidade na manhã desta terça-feira, 28, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Ele destacou que o ano letivo para os quase mil matriculados nas unidades – o prédio foi inaugurado há quase 20 anos - começa bem diferente do que em anos passados, quando a escola enfrentava problemas estruturais. “Uma escola reformada, com os problemas devidamente solucionados, deixa a comunidade escolar mais contente com foco em melhorar a qualidade do ensino”. O investimento passou de R$ 500 mil.

O ginásio de esporte, que estava interditado, também foi recuperado, como também foram trocados piso de alguns setores, o refeitório e cozinha tiveram suas estruturas renovadas, entre outras intervenções. As escolas ganharam novas cadeiras para os alunos, móveis e computadores. “O governo municipal está qualificando os prédios escolares porque tem a educação como prioridade”, afirmou a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

A diretora do ensino fundamental I, Seilma Maria de Souza, disse que a unidade está sendo preparada para implantar o turno integral. Comentou que ficou satisfeita com a reforma, que também vai agradar aos alunos. A diretora da educação infantil, Selma Aparecida disse que a escola reserva vagas para crianças surdas, cegas, autistas e com Síndrome de Down.


Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Urbano e a presidente da Fundação Hospitalar Gilberte Lucas, além dos vereadores Edvaldo Lima, Isaías de Diogo, Marcos Lima, Neinha e Robeci da Vassoura.

Iluminação pública de Feira será eficientizada

A iluminação pública será eficientizada em Feira de Santana, a partir do mês de fevereiro. Serão implantados 1.200 braços de luz e ainda substituídas inúmeras lâmpadas instaladas em vias públicas por outras de maior potência.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), José Wilton Santos, explica que os braços de iluminação pública, adquiridos através de licitação pública realizada pela Prefeitura, serão utilizados em 10 ruas e avenidas, incluindo uma praça.

A eficientização da iluminação pública contemplará as avenidas ACM e Heitor Figueiredo, as ruas Araújo Pinho,São Salvador, Papa João XXIII,Marechal Castelo Branco, Paulo Freire (antiga Ninho da Serpente, na Gabriela), Euriápolis e Bartolomeu de Gusmão e a praça do George Américo.


Também serão substituídas as lâmpadas de vapor de sódio de 70 watts por 250 watts, de 150 watts por 250 watts, na praça do conjunto George Américo e na rua Bartolomeu de Gusmão. Além disso, os braços de lâmpada de um metro serão substituídos por de dois metros.

Prefeitura vai investir R$ 14 milhões em pavimentação de 34 ruas

Uma pequena multidão ouviu, na manhã desta segunda-feira, 27, o prefeito José Ronaldo de Carvalho anunciar que a Prefeitura de Feira de Santana vai pavimentar 34 ruas dos loteamentos Elza Azevedo e Diplomata, localizados na zona sul. A reação foi semelhante a de uma torcida de um time à marcação de um gol. O investimento será de aproximadamente R$ 14 milhões e a área beneficiada mede 68.400 metros quadrados.

A pavimentação será à base de asfalto a quente, nome popular para Concreto Betuminoso Usinado a Quente, material de grande durabilidade que é usado na pavimentação de ruas nas grandes cidades do país. As máquinas já começaram a trabalhar na avenida 1, na terraplanagem. Serão contempladas as ruas que tem rede de esgotamento sanitário.

“Esta quantidade de ruas que serão pavimentas não é uma iniciativa arrojada, apenas, por parte da Prefeitura. Mas a classifico como ousada”, afirmou o prefeito. “O que está sendo iniciado nesta manhã é a realização de um sonho coletivo, dos moradores e meu, que há anos vem sendo construído”.

Afirmou que dentro de mais alguns poucos meses estas ruas passar por uma profunda transformação, que chega com a pavimentação, porque além do significativo ganho na qualidade de vida, a rotina do bairro passa a ser outra, com o transporte mais eficiente, por exemplo.

José Ronaldo disse acreditar que até o final do ano as ruas que ainda não tem rede de esgotamento sanitário serão beneficiadas com este sistema. “A partir daí vamos pavimentá-las  porque não fica bem urbanizar uma rua e depois vê-la ser cortada para que os canos sejam colocados. A recuperação nunca fica boa”.

A dona de casa Laura Cristina, que mora há quatro anos na avenida 1, no Elza Azevedo, disse que os moradores dos bairros ganharão muito com a pavimentação destas ruas. “É uma obra das mais importantes porque todos nós vamos sair da poeira que nos prejudica durante a maior parte do ano”.


Estiveram presentes o deputado estadual Carlos Geilson, os vereadores Marcos Lima e Edvaldo Lima, mais os secretários de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, de Saúde, Denise Mascarenhas e o de Comunicação Social, Valdomiro Silva.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Feira registra 230 novos casos de aids em 2013

O número de pessoas diagnosticadas laboratorialmente com o vírus HIV em Feira de Santana no ano passado, foi 10% do que o registrado em 2012 – respectivamente 230 e 209 novos casos. O vírus causa a aids – ataca o sistema imunológico - doença que ainda não tem cura.

No ano passado foram realizados 2.608 exames – tanto os testes rápidos, cujos resultados são apresentados em meia hora, como os convencionais, que são entregues em 15 dias. Significa que 9% dos exames deram positivos à aids. Em 2012, este índice chegou a 6% - foram realizados 3.388 exames.

A faixa etária que se apresenta estatisticamente mais vulnerável à doença fica de 20 a 34 anos, justamente na fase mais reprodutiva. Mas o vírus está presente em praticamente todas as faixas e segmentos sociais.

De acordo com a biomédica Ana Paula Azevedo, cresce entre as mulheres – geralmente o vírus é transmitido pelo marido, e idosos – nesta faixa relaciona-se aos estimulantes sexuais e ao não uso da camisinha. A coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/aids, Vanessa Sampaio, afirma que as mulheres enfrentam dificuldade – às vezes uma reação violenta - para pedir ao companheiro que use o preservativo.

Diz que o aumento de novos casos está diretamente relacionado ao aumento na quantidade de exames. “Além da demanda espontânea e as solicitações médicas, no ano passado realizamos campanhas quando foram aplicados testes rápidos”.


O teste é gratuito e o sigilo, garantido. A recomendação é para quem passou por uma situação de risco. Sexo casual sem camisinha, por exemplo. O diagnóstico precoce, permitindo que a pessoa seja submetida ao tratamento correto.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Começam ações no 1º quilombo reconhecido em Feira de Santana

Moradores da Lagoa Grande, primeira comunidade certificada pela Fundação Cultural Palmares como quilombola em Feira de Santana, participaram de uma palestra, na manhã desta quinta-feira, 23, como foco em iniciativas governamentais que visem melhorar a qualidade de vida, bem como evidenciar aspectos culturais. No local existem cerca de 300 casas de descendentes de escravos. A comunidade é localizada no distrito de Maria Quitéria, de onde tiram seus sustentos da terra.

Para Fábio Santana, da Fundação Cultural Palmares, o que se buscou foi ouvir a comunidade para, depois, ações sejam desenvolvidas, bem como desenvolver iniciativas voltadas à altoestima dos quilombolas. “Ser quilombola enaltece. Não é pejorativo. Aqui é o berço da cultura negra”. No encontro, representantes da comunidade foram ouvidos.

A comunidade vai ganhar uma escola e um posto de saúde – ambos com atendimento diferenciado, voltado aos quilombolas, como explica a presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento de Comunidades Negras e Indígenas de Feira de Santana, Lourdes Santana. Outros eventos serão realizados na comunidade ao longo do ano. Na quarta-feira, o presidente da Fundação, Hilton Cobra, esteve no quilombo.

Membro da Comissão da Promoção da Igualdade da Assembléia Legislativa da Bahia, Lindinalva de Paula analisa que a comunidade negra perdeu a sua identidade no processo histórico. “Todos devem se conscientizar que os quilombolas descendem de escravizados”. De acordo com ela, a certificação passa pela história oral contada pelos mais idosos, bem como a verificação do grau de parentesco entre os moradores da comunidade, entre outras observações.

Para Tereza do Espírito Santo, da Secretaria da Promoção da Igualdade Social, a sociedade brasileira ainda é muito racista, mesmo que afirme o contrário. “O racismo não tem base científica”. Por isso a sua prática deve ser combatida. “Estas ações devem ser mais enfáticas contra o racismo à brasileira. Deve ser uma política de Estado”.

A presidente da Associação dos Moradores de Maria Quitéria, Fernanda Conceição, disse que os jovens são mais resistentes e ainda não se veem como quilombolas. “Mas estamos resgatando algumas tradições, como festas, e estamos nos reunindo com eles”. O Centro de Referência e Assistência Social São José faz um trabalho na comunidade, voltado à retomada cultural, bem como voltado à afirmação.


O secretário de Cultura, esporte e Lazer, Jailton Batista, que esteve na comunidade, disse que o município vai buscar parcerias com estes órgãos no sentido da promoção de eventos voltados à cultura negra, bem como dialogar com as comunidades, tanto as rurais como as urbanas. 

Casa do Trabalhador descentraliza atendimento

Em vez do público ir até à Casa do Trabalhador, agora é a Casa do Trabalhador que vai até ele. Como forma de facilitar a vida do cidadão, a Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico está descentralizando os serviços, levando-os bairros da cidade.
   
A primeira Ação Cidadã está sendo realizada durante dois dias, nesta quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24, no bairro George Américo. O serviço é feito pela equipe do ônibus Digital da Prefeitura, que está estacionado na Praça Principal do bairro, ao lado da BCS - Base Comunitária de Segurança. 
  
No local pessoas da própria comunidade e de bairros adjacentes podem se inscrever no PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Os interessados nos cursos devem portar RG, CPF, Comprovante de residência e de escolaridade além do  NIS – Número de Inscrição Social.
  
Quem busca uma oportunidade de emprego pode solicitar a intermediação de mão de obra. O cidadão também pode dar entrada no Seguro Desemprego, obter a Carteira de Trabalho ou fazer o cadastro na Casa do trabalhador.
  
Tudo isso sem precisar pegar transporte para  ir até a Rua Castro Alves, onde é feito normalmente o atendimento. Ao fazer um balanço parcial das atividades, a coordenadora do Setor de Qualificação, Suzane Morais, disse que a expectativa é atender cerca de mil pessoas até esta sexta-feira, 24.
   
O horário é das 8h ás 17h, sem intervalo. Carlos Antonio Santos da Silva,  líder comunitário do bairro George Américo, considerou de grande importância a iniciativa, pois equaciona o atendimento de acordo com a demanda do bairro. O que, segundo ele, evita a demora tão comum em filas.
 
"Isso é cidadania” disse o popular "Suca do George", acrescentando que moradores de outros bairros. a exemplo do Bom Viver e Rua Nova, foram até o Ônibus Digital solicitar o mesmo serviço para seus bairros.   

Vistoria do transporte escolar vai até esta sexta (24/01)

A vistoria anual obrigatória do transporte escolar autorizado para prestação do serviço em Feira de Santana termina nesta sexta-feira (24/01). Até a véspera do encerramento do serviço, apenas 21 veículos que prestam o serviço foram apresentados no pátio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

O atendimento para vistoria é realizado das 9h às 12h e das 14h às 17h. No ato, os proprietários dos veículos devem apresentar os seguintes documentos: CRV, CRLV atualizado, antecedentes criminais do proprietário e do condutor, CNH categoria D, certidão negativa doe ISS, certificado de Curso de Capacitação para Transporte Escolar, RG, CPF, título eleitoral, certificado de inspeção do GNV (quando for o caso), certificado de inspeção do  tacógrafo e Certificado Periódico de Segurança Veicular.

O secretário de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, observa que a vistoria dos veículos é requisito necessário para quem explora o serviço continuar atuando. “Quem não comparecer à vistoria até esta sexta-feira, 24, terá a autorização de transporte escolar cassada e publicada em jornal”, revelou.


Logo em seguida, agentes de trânsito e fiscais da Prefeitura vão realizar fiscalizações visando retirar de circulação o transporte escolar que estiver atuando irregularmente.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Prefeitura de Feira publica 44 licitações de pavimentação

O ano de 2014 será marcado por diversas obras de infra-estrutura urbana em Feira de Santana. Somente na última semana o Governo Municipal anunciou 44 processos de licitações públicas que serão realizadas nos meses de janeiro, fevereiro e março.

As quatro primeiras licitações, a serem realizadas no próximo dia 31 de janeiro, se referem às obras de pavimentação a paralelepípedo nos bairros Tomba, Nova esperança e Calumbi. O ciclo se encerra no dia 6 de março para os bairros Sim, Parque Ipê, 35º BI e Papagaio. Com uma média de três licitações por dia, o pacote contempla a maioria dos bairros da cidade.


As licitações, publicadas em jornais de circulação local, ocorrerão no Salão de Licitações, localizado na avenida Sampaio, 344, Centro. O tipo é Menor Preço. A programação com as datas e horários segue na lista abaixo:

Licitações

31/01/2013

Ruas do conjunto Fraternidade, bairro Tomba: Salmos 34, 35, 36, 37, 38 e 39 – 08h30.
Ruas no bairro Nova esperança: Farias Lemos, Feijó, Fazenda de Cima, Faxinal do Saturno, Faxinal do Guedes, Favânia, Guadalajara, e Fartura – 10h30.
Ruas no bairro Calumbi: Via Local B, F e G, rua Bom Jesus, Via Pública 02, 04, 05, 10, 16, 18, 20, 24 – 14h30.
Ruas do Parque Tamandari, bairro Tomba: Êxodo, complemento da rua do México, São João Batista, rua s/nº, Shalon, Missionário, Marta Santana, Trigêmeos, Papa Leão, Amazona, São Lucas e Provérbios – 16h30.

03/02/2013

Marginal a BA 502: trecho da entrada do Sítio Matias a entrada do Feira VII e do Feira VII até o Fraternidade – 14h30.
Ruas do bairro Gabriela: Mandala, Água Viva, 1º e 3º travessa Vamp, Riacho Doce e Vamp – 10h30.
Ruas do bairro Liberdade: Soares, Falcão, Viva, Peixe, Pau Pombo, Nova Esperança e rua em frente a Creche – 08h30.

04/02/2013

Ruas da comunidade Alto das Pombas, bairro Aviário – 08h30.
Ruas do conjunto Sítio Matias, bairro Tomba: Hamilton Gomes Machado, Marcos Almeida, Teodoro, Silva, São Martins e 1º Travessa Teodoro – 14h30.
Ruas do conjunto Alvorada, bairro Gabriela – 10h30.

05/02/2013

Ruas do bairro Conceição II: Fernandes, Dr. Vicente Reis, Travessa entre a rua Cajueiro, Travessa Fernandes e Campos – 10h30.
Ruas do distrito de Humildes: A e B – 08h30.
Ruas do bairro Asa Branca: Axixá, Augusto Severo e Augusto Lima – 14h30.

11/02/2013

Ruas do bairro Mangabeira: Vivência, Romanos, Ibioporã, Ibiquera, Ibirá, Ibirim, Ibiapina, rua da UPA e Vitório Freire – 10h30.
Ruas na Expansão do Feira IX: VP 29 e 27, transversais das VPs 29, 27 e 31, e rua Pau Brasil – 08h30.
Rua Lúcio Cerqueira no distrito de Tiquaruçu – 14h30.

12/02/2013

Avenida Ipanema no bairro Gabriela – 10h30.
Ruas do bairro Limoeiro: Brejo de São Felix, Brejo da Cruz, Brotas e Madre de Deus – 14h30.
Ruas do bairro Conceição: Mairique, Itaveira e Palmerim – 08h30.

13/02/2013

Ruas no bairro Conceição II: Frei Gonzaga, Frei São Paulo, Frei Inocêncio, Fronteira, Fazenda Nova, Travessa Fazenda Nova, Lago do Junco, José Américo, Lago da Pedra, Lagoa Verde, Casa Branca, Castanhal, Carralho, Travessa Garanhões, Carmo de Mina, Carmo Parnaíba e Tiago Araújo – 08h30.

14/02/2013

Ruas no Parque Brasil, bairro Conceição: Morrinhos, Murioca e Messias – 10h30.
Estrada de Santa Quitéria.

17/02/2013

Ruas do conjunto Fraternidade, bairro Tomba: Rodão Alves Brasil, Brasileirinho, Quintão, do Gás, Quaraí, Unair e União – 14h30.
Ruas da comunidade de São Domingos, distrito de Jaíba: Lateral a praça e paraíso – 08h30.
Ruas no distrito de Jaíba: L, M e J – 10h30.

18/02/2013

Ruas do distrito de Matinha: Concórdia, Tancredo Neves e João Figueiredo – 08h30.
Rua Alto do Cruzeiro, distrito de Humildes – 14h30.
Ruas do distrito de Jaguara: Padre Carlos Olimpio, 1º Travessa Padre Carlos Olimpio, 2º Travessa Padre Carlos Olimpio, Bela Vista, Largo do Cemitério, Paralela e Heráclito de Carvalho – 10h30.

19/02/2013

Ruas do bairro Campo do Gado Novo: Tancredo Neves, Santa Cecília, Travessa Santa Cecília, Juscelino Kubitschek e da Viagem – 08h30.
Ruas do bairro Mangabeira: Canabrava, Correia, Pinto e Cordeiropólis – 10h30.
Ruas do bairro Viveiros: VPs 05, 05, 06, 08, 26, 27, 31, 36, 37, 45, 46, 47, 48, 49, 51, 52 e 56 – 14h30.

20/02/2013

Rua Marcelina Ramos no bairro Parque Ipê – 08h30.
Rua Tomaz de Aquino no conjunto Oyama de Figueiredo – 14h30.
Estrada de São Cristovão, no distrito de Tiquaruçu – 10h30.

24/02/2013

Rua São Salvador, bairro 35º BI – 08h30.
Rua Campondônio, bairro Mangabeira – 14h30.
Rua Raio do Sol, bairro Brasília – 10h30.

25/02/2013

Rua Força e Luz, bairro Tomba – 14h30.
Ruas no distrito de Maria Quitéria: Alvinas, Francisca dos Santos, Travessa Francisca dos Santos e João Pereira Lima – 08h30.
Rua Milton Bahia, bairro Olhos D’Água – 10h30.

06/03/2013

Rua Alto das Cruzes, bairro Sim – 10h30.
Ruas no bairro Parque Ipê: Botafogo e Flamengo – 14h.
Ruas no bairro 35º BI: Osvaldo Ferreira, 1º e 2º Travessa Osvaldo Ferreira – 16h.
Ruas no bairro Papagaio: Araguacema, Arapoti, Araguiana, Araporanga e Afrânio Peixoto – 08h30.

Escolas da rede municipal vão ganhar horta

Aliar a alimentação saudável a brincadeiras é o objetivo da nova parceria firmada entre as secretarias municipais de Educação e Agricultura. O projeto, intitulado "Horta e Alimentação Saudável", visa oferecer atividades complementares que estimulem o cultivo de hortaliças e desenvolvam a consciência ecológica das crianças.

A meta é que o projeto já esteja em ação a partir do dia 03 de fevereiro, quando começam as aulas na rede municipal. Para cuidar dos preparativos, uma equipe de engenheiros da Secretaria de Agricultura acompanhados por técnicos da Secretaria de Educação, visitaram na manhã de hoje, 22, a Escola Núcleo Municipal Cândido Vitoriano de Cerqueira, do distrito de Humildes, primeira a ser beneficiada pelo projeto.

Inicialmente 12 escolas da sede e dos distritos vão integrar o projeto que investe também na preservação ambiental e na consciência ecológica, orientando os alunos a fazer o descarte adequado de resíduos. Uma das engenheiras agrônomas responsáveis pelo projeto, Mirella Carvalhal, destaca: "Usaremos, sobretudo, garrafas pets na construção das hortas. Além de servir como atividade lúdica, esta ação ensina como respeitar a natureza e aproveitar os materiais".

O cultivo aliado às práticas da sala de aula repercutem positivamente na formação dos estudantes que, uma vez inseridos no manejo da terra, sentem-se motivados a consumir tais alimentos, comemora Mirella: "As crianças muitas vezes resistem à alimentação saudável, mas quando participam do cultivo, elas se sentem estimuladas. Estes alimentos poderão certamente ser incluídos na merenda escolar."


Para a diretora da Escola Cândido, Aldilene Moraes, a atividade é essencial para formação dos estudantes: "No passado, já desenvolvemos uma atividade parecida, cuja iniciativa foi inclusive premiada em um projeto da iniciativa privada. O saldo da experiência foi positivo, os alunos aprenderam muito".