Submarino

MICARETA 2024

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Copa Princesa do Sertão de Bicicross acontece no próximo domingo

Copa de Bicicross
 A adrenalina vai correr solta no próximo domingo, 3 de agosto, no município de Feira de Santana. Atletas de todo o país vão participar da Copa Princesa do Sertão de Bicicross 2014. O campeonato será realizado na pista Edmundo de Araújo, no conjunto Morada das Árvores.

A competição será disputada em 10 categorias divididas por idade, sendo três femininas e sete masculinas. No feminino estão as categorias de 10 a 12 anos, 13 a 16 e maiores de 17 anos. Os atletas masculinos se dividem nas categorias de 5 a 6 anos, 7 a 8 anos, 9 a 10 anos, 11 a 12 anos, 13 a 14 anos, 15 a 16 anos, Cruiser Master para maiores de 30 anos, Super Cruiser, Elite Master e Super 20 (para maiores de 17).
 
Como de costume, no sábado, 2, os atletas farão o treino livre. Na oportunidade, além deles aperfeiçoarem suas técnicas, eles conhecerão o percurso da competição. O evento é realizado pela Associação Feirense de Bicicross com o apoio do Governo Municipal através do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Feira de Santana foi representada na 11ª Garden Fair

11ª Garden Fair
 Novas técnicas na área de paisagismo urbano serão desenvolvidas pelo Departamento de Áreas Verdes, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em Feira de Santana. O diretor do órgão, Deodato Peixinho, participou na última semana de um encontro internacional de profissionais envolvidos com projetos de melhoria ambiental com o embelezamento da cidade, realizado na 11ª Garden Fair (Feira de Jardins), na cidade de Holambra, interior de São Paulo.

“Não se trata simplesmente de fazer cópias daquilo que vimos, mas adaptar novas tecnologias à nossa realidade em projetos criativos”, destaca Deodato. O objetivo foi colher subsídios através de cursos ministrados por renomados especialistas, visando os novos investimentos nas áreas verdes em Feira de Santana. A Garden Fair é considerada um dos principais eventos do gênero no país.   
        
Deodato Peixinho destacou como exemplos os cursos que participou nos setores de irrigação com eficácia para a região do semiárido, plantas aquáticas (que ele pretende usar no Parque Erivaldo Cerqueira), administração de áreas verdes, além da regularização de Jardins Botânicos, já que a Prefeitura está buscando junto com a Uefs desenvolver um projeto nessa área denominado Jardim  Botânico da Caatinga.
       
“Nós queremos em Feira um jardim de referência nacional, dentro do bioma caatinga e para isso fomos buscar conhecimento, informação visando regulamentar a sua implantação”, pontua.
      
JARDINS     
 
O Departamento de Áreas Verdes calcula que cerca de 2.500 pessoas já estejam envolvidas com jardinagem em Feira de Santana. Também nesse aspecto, Deodato Peixinho garante estar agora ainda mais bem preparado em conhecimento técnico-científico, para ampliar esse horizonte, dividindo com os interessados dentro da comunidade as informações necessárias para produzir, fazer o manejo adequado e a manutenção.

Samu terá medicamento que diminui em 17% mortes por infarto

SAMU Feira de Santana
 As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passarão a contar com medicamentos trombolíticos, que podem diminuir em até 17% o número de mortes por infarto agudo do miocárdio. A portaria que incorpora o tenecteplase deverá ser publicada nos próximos dias.

O ministro da saúde, Arthur Chioro assinou nesta segunda-feira, 28, a nova norma e ressaltou que as doenças do sistema circulatório são as que mais matam no Brasil. Segundo o coordenador-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin Passos, o tenecteplase é um medicamento aplicado de forma muito simples. Mesmo assim, as equipes serão treinadas.
 
"O infarto é a obstrução, o entupimento da artéria coronária, a artéria do coração. A partir do momento em que a artéria entope, o músculo do coração para de funcionar, o coração para de funcionar e a pessoa pode ter uma parada cardíaca. Com esse medicamento, o trombo se dissolve na hora, e o coração volta a ter circulação e não há parada cardíaca", explicou Fogolin.
 
Segundo Fogolin, se o sistema de atendimento levar menos de uma hora para desobstruir a artéria do paciente, há 15% de risco de morte. Caso a desobstrução ocorra em até duas horas, o risco de morte pode dobrar. Fogolin citou estudos segundo os quais cidades que usam esse medicamento no sistema móvel de atendimento podem reduzir em até 17% o número de mortes por infarto.
 
Quando o paciente escapa da morte depois de um infarto, ele ainda pode ficar com sequelas, como insuficiência cardíaca, devido à perda de um músculo cardíaco, situação que o trombolítico também pode evitar. "Ter esse medicamento faz a diferença entre a vida e a morte e o prognóstico do paciente que tem o infarto, porque aquele que não não vai a óbito tem depois uma melhoria de qualidade de vida muito grande. Fica com menos sequelas, menos complicações", frisou o ministro.
 
Todas as ambulâncias do Samu que tenham médicos, e até mesmo embarcações e o atendimento aéreo da rede pública de municípios que aderirem ao sistema receberão verba para comprar o medicamento. Algumas prefeituras já usam o tenecteplase, mas, com a publicação da norma no Diário Oficial, o Ministério da Saúde é que vai financiar o uso para as secretarias de Saúde que aderirem.
 
De acordo com Fogolin, as equipes do Samu passarão por treinamento para uso do medicamento. A partir da publicação da portaria, que pode acontecer ainda esta semana, as prefeituras já poderão aderir e receber a verba para a compra do trombolítico.
 
Em 2012, foram registradas 84.157 mortes por infarto agudo do miocárdio. O Ministério da Saúde espera que, com o medicamento, o Samu possa salvar até 8.368 pessoas por ano.
 
O custo do medicamento para todo o Brasil está estimado em R$ 8,5 milhões.
 
Aline Leal | Agência Brasil

terça-feira, 29 de julho de 2014

Aplicativo do Facebook não terá mais o recurso do bate-papo

Aplicativo do Facebook
 O Facebook vai remover nos próximos dias o recurso de bate-papo de seu aplicativo para smartphones com sistemas operacionais iOS (Apple) e Android (Google). A estratégia já começou a ser testada entre usuários que acessam o serviço na Europa e deve chegar aos mais de um bilhão de cadastrados nas próximas semanas: uma notificação já é exibida às pessoas que ainda não aderiram ao app de mensagens instantâneas — inclusive usuários brasileiros.

O aplicativo oficial da rede vai manter o ícone de mensagens, mas, ao clicar nele, o usuário será direcionado a outro app: o Facebook Messenger, recurso lançado pela companhia em 2011 especialmente para troca de mensagens instantâneas — por ora, a companhia americana exibe um comunicado a uma parcela de usuários notificando a mudança e recomenda o download do aplicativo, conforme mostra a imagem abaixo. Em  entrevista, o Facebook afirmou que o usuário terá sete dias para se adequar à exigência a partir da data de recebimento do aviso.
 
Segundo a empresa, a medida tem como objetivo deixar o aplicativo principal mais rápido e não se aplica a dispositivos móveis com sistema operacional Android de baixo custo e Windows Phone. Pessoas que acessam a rede social por meio de desktops não serão afetadas com a mudança.
 
Nos últimos meses, o Facebook tem criado uma série de estratégias agressivas para o universo móvel, para onde migram milhões e milhões de usuários. Na última quarta-feira (23), a companhia informou que mais de 1 bilhão de pessoas se conectam ao serviço por meio de smartphones e tablets. Com informações da Veja Online.
 
Reportagem iBahia

Dança dos Famosos - Saulo Rangel agradece e se despede de alunos idosos

Despedida de Saulo Rangel
 O professor de dança Saulo Rangel aproveitou a manhã desta terça-feira (29/07), para se despedir de seus alunos em Feira de Santana. Dezenas de idosos, que praticam dança de salão no Centro de Convivência para Idosos D. Zazinha, recepcionaram o feirense, que vai participar do quadro Dança dos Famosos no programa Domingão do Faustão da Rede Globo.

O clima foi de muita emoção e carinho entre professor e alunos. Cada um queria desejar boa sorte e dar um abraço. “É uma alegria compartilhar com vocês esse momento em minha vida. Estarei levando cada um de vocês comigo”, afirmou Saulo.
Saulo Rangel ficará quatro meses trabalhando na Dança dos Famosos. Serão ensaios durante a semana e apresentação nos domingos. A atriz que fará dupla com o professor é Juliana Paiva.
 
“Tenho 17 anos trabalhando com a dança. Os meus amigos são meus alunos e a família. Então, é uma alegria muito grande compartilhar com vocês esse momento. Vocês fazem parte disso que consegui. Estou levando vocês junto comigo”, declarou Saulo Rangel.

Comemoração das avós com presença de Saulo Rangel

Centro D. Zazinha
 As avós e avôs do Centro de Convivência para Idosos D. Zazinha tiveram uma surpresa na manhã desta terça-feira (29/07). Em comemoração ao dia da vovó – com data no último sábado, 26 – eles receberam a visita do professor de dança Saulo Rangel. Outras atividades também foram desenvolvidas durante o dia.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento. O professor apareceu no local para fazer a despedida dos seus alunos. Saulo Rangel vai participar, nos próximos quatro meses, do quadro Dança dos Famosos do Domingão do Faustão, na Rede Globo de Televisão.
  
Com abraços, beijos e muita emoção o professor foi recebido pelos idosos. O tratamento de carinho e afeto sempre foi presente nas aulas de Saulo Rangel no Centro de Convivência. “Eles não poderia ter tido um presente melhor. Gostam muito dele por conta do carinho que é proporcionado por ele”, afirmou a coordenadora do Centro, Aisile Andrade.
 
“Tenho 17 anos trabalhando com a dança. Os meus amigos são meus alunos e a família. Então, é uma alegria muito grande compartilhar com vocês esse momento. Vocês fazem parte disso que consegui. Estou levando vocês junto comigo”, declarou Saulo Rangel.
 
Ao som de muita música e coreografias os idosos participaram de um concurso para escolha de vovô e vovó mais charmosos e também para a vovó mais alegre. Um baile também foi realizado no salão para divertir e animar os presentes.
 
Ainda na programação das comemorações houve uma apresentação de contos de histórias, com professora de música. Foi realizado também atividades recreativas e lúdicas com a participação dos idosos.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Grupo bloqueia pistas e trava trânsito na BA-093

Local do Protesto
 Um grupo de moradores bloqueia os dois sentidos da BA-093, na região do município de Simões Filho, próximo ao distrito de Palmares, na manhã desta segunda-feira (28/07). De acordo com a concessionária Bahia Norte, empresa que administra a rodovia, o protesto começou por volta das 5h.

Em razão da manifestação, o trânsito está congestionado na região. A Bahia Norte orienta aos motoristas que vão em direção a BA-093, que evitem a rodovia e peguem a BA-324. 
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) afirma que o ato é para cobrar a instalação de uma passarela e um retorno no local. Até por volta das 8h a situação não havia sido resolvida.
 
Informações do CORREIO e foto: Reprodução/TV Bahia

Feirense Saulo Rangel participa da Dança dos Famosos 2014

Saulo e Juliana
 Os feirenses têm um motivo a mais para assistir o Domingão do Faustão nos próximos domingos, pois o professor de Dança de Salão, Saulo Rangel vai participar do quadro, “Dança dos Famosos  2014”, dançando com a atriz Juliana Paiva, a Lili de Além do Horizonte. Os novos participantes foram apresentados neste domingo (27/07).

Saulo é natural de Feira de Santana e é professor de dança do projeto "Arte de Viver", mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Egberto Costa, no Centro de Cultura Maestro Miro.
 
O feirense já participou de diversos eventos de dança pelo Brasil e pelo mundo, entre eles do III Congresso Internacional de Zouk, em Brasília, do III Congresso Internacional de Zouk-Lambada Berg & Co, em Porto Seguro e do Campeonato Mundial de Zouk Lambada.
As atrizes Vanessa Gerbeli, Giovanna Ewbank, Juliana Paiva, Paloma Bernardi, Lucélia Santos e a cantora Anitta foram escolhidos para integrar o time feminino da competição.
 
No time masculino estão os atores Bruno Gissoni, Anderson Di Rizzi, Marcello Melo Jr, Luiz Carlos Miele, o jogador de vôlei Giba e o sertanejo Lucas Lucco. Faustão entrevistou cada um dos compeditores para saber a respeito do seu histórico com a dança.
Juliana Paiva, sucesso como a Lili de Além do Horizonte e a Fatinha de Malhação, a atriz volta à telinha da Globo com um novo desafio: mostrar que tem gingado e cativar mais uma vez todo o Brasil com seu jeito fofo e espontâneo. 
 
Fazendo par com o feirense Saulo Rangel, a gata garante que está à altura: "Amo desafios". Alguém tem dúvida de que ela vai conseguir?

Matinha dos Pretos é reconhecida como Comunidade Quilombola

Comunidade Quilombola
 Foi com muito samba de roda que a comunidade de Matinha dos Pretos, no distrito de Matinha, comemorou o reconhecimento de Comunidade Tradicional (Quilombola) na tarde deste domingo (27/07). O certificado, emitido pela Fundação Cultural Palmares, autarquia do Ministério da Cultura, garante e faz o reparo para a população negra.

O documento tem como objetivo garantir a manutenção da identidade das comunidades, salvaguardados pela União, beneficiá-los com políticas públicas de atenção e reparação, além de articulações para o processo de titulação do território, oficializando a comunidade como detentora do terreno onde viveu por muitos anos.
 
Essa é a segunda comunidade do município de Feira de Santana que recebe o certificado de reconhecimento. A primeira delas foi Lagoa Grande, no distrito de Maria Quitéria. Para conseguir o documento é necessário, primeiramente, que a comunidade se declare quilombola. Depois, através de associações e a integração com o poder público, é realizado o pedido para o Ministério da Cultura.
 
“É um ganho para a comunidade, pois temos uma caminhada de vários anos. Isso consolida apenas mais uma etapa de nosso processo de reconhecimento. Mesmo sem o título já tínhamos a consciência de nossa identidade”, declarou a presidente da Associação Comunitária da Matinha, Maria das Neves das Virgens, responsável por todo processo.
 
Antes mesmo de receber a titulação, a Matinha conquistou benefícios por ser considerada uma Comunidade Tradicional. O exemplo disso foi a pavimentação asfáltica de toda região através de projeto encaminhado a Câmara Municipal, e também por ser local de pesquisas de diversos estudantes de graduação e pós-graduação das diversas faculdades e universidades da Bahia.
 
A certificação foi entregue pelo chefe da Representação da Bahia e Sergipe da Fundação Cultural Palmares, Fabio de Santana, que destacou a importância deste marco. “Não estamos fazendo favor para essa comunidade. Estamos sim, devolvendo o que foi tirado há muitos anos atrás através da escravidão. Portanto temos que dar mais garantia a essa população”.
 
A presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas, Lourdes Santana, também participou do evento. “É um ato oficial, que dá estruturação na história. Agora a comunidade passa ser um domínio histórico que não pode ser apagado. O próximo passo é juntar todos para trazer mais ações na região”.
 
Para abrilhantar ainda mais as comemorações, os traços dos moradores estavam presentes em diversas exposições, uma delas fotográfica. Intitulada de “Retratos da Matinha”, o fotografo Marcelo Rabelo narrou a história dos moradores através do tempo de trabalhar e colher. Houve também comidas típicas e artesanato.
 
Capitaneados pelo grupo Quixabeira da Matinha, diversos grupos de samba de roda se apresentaram para fazer os presentes dançarem. O evento entrou pela noite, demonstrando a alegria da população por mais uma conquista. “Estou muito satisfeita por ver a luta de meus amigos se consolidando hoje. Ninguém queria vim para a Matinha dos Pretos. Eu fiquei aqui e conquistei tudo em minha vida”, afirmou a professora Bulqueria Freitas de Araújo, 68 anos.

Tijuaçu é reconhecida como território quilombola

Comunidade quilombola
 O território quilombola de Tijuaçu, no norte da Bahia, foi reconhecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O local abriga 828 famílias em seis 8,4 hectares e fica entre os municípios de Senhor do Bonfim, Filadélfia e Antônio Gonçalves, a 450 km da capital baiana. É a área com maior número de beneficiados incluídos no programa "Brasil Quilombola".

Segundo o Incra, é preciso que a Presidência da República considere a área de interesse social. Os quilombolas ganham direito à posse da área, que hoje tem 39 propriedades particulares e 37 posseiros.
 
O Incra informa que foi constatado, no relatório, que o povoamento do local foi iniciado após a chegada de uma mulher chamada Maria Rodrigues, chamada "Mariinha", de origem nagô que teria fugido de uma senzala em Salvador. Ela se estabeleceu na localidade de Alto Bonito e fundou o quilombo ao se casar com um homem de origem Congo. 
 
O relatório afirma ainda que é ponto forte das comunidades que compõem o território, por exemplo, o samba de lata, que surgiu enquanto as mulheres caminhavam longo trechos em busca de água. Aponta ainda que os moradores de Tijuaçu costumam se vestem de forma particular, com trançados diferenciados e uso de torço.
Informações do g1 e foto de Patrícia Navarro 

Católicos reverenciam Senhora Santana no seu dia

Procissão de Santana
 Os católicos de Feira de Santana participaram ativamente, na manhã deste sábado, da Missa Solene em homenagem a padroeira do município, Senhora Santana. A fé na avó de Jesus Cristo é a mesma em quase 300 anos de história. As novenas foram iniciadas pelo casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão.

 A tarde acontece a procissão, que sai da Catedral Metropolitana e passa por algumas ruas do centro. As homenagens a Santana é um dos mais importantes eventos religiosos do interior baiano. Não apenas pelos milhares de fieis que dela participam, mas pelas manifestações de fé.
 
O prefeito José Ronaldo de Carvalho disse que a devoção à Senhora Santana é uma das mais valorosas características dos feirenses. “É uma devoção que vem atravessando os séculos e isto é muito importante, porque as pessoas precisam de uma religião para que mantenha contato direto com o divino”.
 
Ele também elogiou a organização do evento. “As pessoas quando movidas, impulsionadas pela fé fazem as coisas com amor e elas fluem”. Secretários municipais e vereadores estiveram presentes à Catedral. O senador João Durval Carneiro também participou da Missa Solene à Santana.
 

Projeto executivo do BRT é apresentado à Associação Comercial

Apresentação do BRT
 O projeto executivo do BRT, sistema de transporte urbano de passageiros, que vai ser implantado em Feira de Santana, foi apresentado, em audiência pública, à Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana e entidades correlatas, nesta sexta-feira, 25. Devido à eficiência, o Transporte Rápido de Ônibus vem sendo adotado pelas grandes cidades do país.

A apresentação foi feita pelo consultor em transporte público, André Fialho, e por Marco Antônio Macedo Diniz, diretor da Prisma Consultoria e Engenharia Ltda, empresa que elaborou o projeto do BRT feirense, com participação do secretário de Planejamento, Carlos Brito, que afirmou ser importante a opinião da comunidade.
 
“Quanto mais ouvirmos as pessoas mais aumentam as possibilidades de acertarmos ou ajustarmos o projeto, porque as boas ideias sempre serão bem vindas”, afirmou o secretário. Os três esclareceram os questionamentos das pessoas que participaram do evento. “Se elas não tiverem dúvidas do projeto passarão a compartilhá-los e quanto mais interessados conhecerem o BRT melhor para todo mundo”.
 
O presidente da Associação Comercial, Marcelo Alexandrino, disse que quanto mais pessoas conhecer o projeto, melhor vai ser para a sua execução, por ser uma iniciativa que vai, direta ou indiretamente, influenciar na rotina diária dos habitantes locais.
 
Marco Antônio Macedo Dias analisa que é sempre salutar convidar a sociedade ao debate, porque nestes encontros sempre acontece uma importante troca de conhecimentos. O projeto executivo está sendo analisado por técnicos da Caixa Econômica Federal, que financia o projeto, cujo valor se aproxima de R$ 95 milhões.
 
“A cidade vai ganhar obras de engenharia que qualificarão as suas vias públicas”, diz André Fialho. “O projeto tem viabilidade técnica para ser aprovado”.

Iniciada reforma na Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria de Saúde
 A sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está passando por reforma. Inicialmente, os trabalhos estão concentrados na cobertura frontal do térreo. A próxima etapa é a cobertura do primeiro andar. Está sendo feita a restauração da ferragem e logo após o telhado em fibra será reposto. Também serão feitas a troca de algumas portas, renovação da parte elétrica e pintura. A obra teve início esta semana.

 Depois de concluída a reforma na SMS, será a vez da sede do SAMU. Com recursos próprios do município, o valor investido na obra é mais de R$ 300.000,00. A construtora Otamerca Ltda., responsável pela obra, prevê que devem ser concluídas em 45 dias.
 
De acordo a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, as reformas vão melhorar toda estrututa e proporcionar mais conforto aos usuários e funcionários. “Fizemos a licitação do prédio da SMS como um todo, mas tivemos que fazer a licitação da área do SAMU separada, pois os recursos são específicos. Vamos construir uma casa de lixo fora do SAMU e vamos ter uma garagem, o que garantirá uma melhora no serviço já existente”, salientou.
 
A secretária ressalta que a estrutura da Secretaria de Saúde já estava bastante comprometida. "Inclusive poderia causar um problema maior para todos que aqui trabalham e os para os usuários. Então o prefeito fez um levantamento e autorizou a licitação e assim que foi concluída, a empresa foi hábil para começar logo”, explicou.
 
Denise Mascarenhas conta que agora estão sendo feitas todas as mudanças necessárias na estrutura metálica e de acrílico. “A empresa nos deu um prazo de 30 dias para entregar a obra pronta, mas estamos estendendo por 45 dias por conta do período chuvoso”.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Motocicletas reforçam ações de combate às drogas em Feira

Motocicletas
 O programa social “Crack, é possível vencer!” passa a contar com quatro motocicletas aparelhadas para dar suporte na segurança das equipes que atuam na prevenção e combate ao uso de entorpecentes. Os veículos foram apresentados pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta quinta-feira, 24, no Paço Municipal Maria Quitéria.

As quatro motocicletas, Lander 250 cc, da Yamaha, são equipadas com sirenes e giroflex e serão utilizadas por guardas municipais, através de parceria entre as secretarias de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) e Secretaria de Saúde (SMS). Reforçam o aparato de veículos que já conta com dois automóveis Voyage, da Volkswagen.
 
Durante a entrega dos veículos, o prefeito José Ronaldo ressaltou a preocupação do Governo Municipal em promover ações preventivas visando evitar que jovens se envolvam com drogas, além de resgatar pessoas que já sejam usuárias, encaminhando-os para tratamento voluntário.
 
O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, cuja secretaria é gestora do programa, explica que os veículos serão utilizados por guardas municipais reforçando as ações das quatro equipes do programa “Crack, é possível vencer!”, formadas cada uma por um assistente social e dois orientadores sociais. “Estamos desenvolvendo um trabalho na linha da prevenção, que ainda terá o reforço com aquisição de duas unidades de videomonitoramento (montadas em microônibus), e mais 20 câmeras de vídeomonitoramento. Além disso terá ainda recursos para a Secretaria de Saúde implantar consultórios de rua, um CAPS AD 24hs e leitos para internamento de usuários”, revelou.
 
O secretário da Seprev, Mauro Moraes, explica que o trabalho de prevenção e combate ao uso de entorpecentes já está sendo desenvolvido nas escolas da rede pública municipal, através de campanhas e palestras educativas informando sobre os prejuízos provocados pelas drogas”, ressaltou.
 
A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, observa que a ação preventiva, através de campanhas educativas, é o melhor caminho, evitando assim que os jovens se envolvam com as drogas.
 
Durante a entrega das motocicletas, o diretor da concessionária Agajê, concessionária Yamaha em Feira de Santana, Cláudio Cotrim, ofereceu à Prefeitura a parceria para manutenção gratuita das motocicletas durante o período dos primeiros seis meses, reforçando assim a garantia de fábrica.

Imprensa poderá acompanhar sorteio de contemplados para MCMV

Sorteio
 A Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) passa a realizar os sorteios eletrônicos para definição dos contemplados com o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) abertos a imprensa. A primeira etapa será realizada nesta sexta-feira, 25, às 10hs, na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).

 O primeiro sorteio aberto a imprensa será para o empreendimento do bairro Gabriela, onde estão sendo construídas 450 unidades habitacionais - apartamentos. Concorrem todos os cerca de 100 mil candidatos inscritos no programa.
 
O secretário de Habitação, Sandro Ricardo do Espírito Santo, observa que para o sorteio estão sendo levados em consideração alguns critérios definidos pelo programa a nível nacional e mais critérios a nível local. 
 
“É levado em consideração as famílias residirem em área de risco, insalubres ou que tenham sido desabrigadas; famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; famílias das quais façam parte pessoas com deficiência e, dentre as prioridades locais, ser morador de Feira de Santana por pelo menos cinco anos; não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais; ter maior número de filhos menores e o critério da territorialidade, com as pessoas beneficiadas morando ou trabalhando próximo do empreendimento imobiliário”, frisou.
 
A iniciativa, conforme Sandro Ricardo, visa dar maior transparência ao processo do sorteio, que já é realizado eletronicamente. Justamente por isso está convidando a imprensa para participar do evento, que ocorre na próxima sexta-feira, 25, às 10hs, na Sala de Imprensa do Ceaf.

Ibope mostra Geddel com 34% e Otto 17% e na disputa ao Senado

Candidatos
 Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (24/07) aponta que ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) tem 34% das intenções de votos para o Senado. Na sequencia, o vice-governador Otto Alencar (PSD) aparece com 17%. A jurista Eliana Calmon (PSB) tem 5%.

O candidato Hamilton Assis (PSOL) tem 1%. Idalba Marins (PEN) também conta com 1%. Os indecisos ou que não responderam somam 23% e os que declaram que vão votar branco ou nulo são 19%.
 
Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:
 
Geddel Vieira Lima (PMDB) – 34%
Otto Alencar (PSD): 17%
Eliana Calmon (PSB): 5%
Hamilton Assis (PSOL): 1%
Idalba Marins (PEN): 1%
Branco/Nulo: 19%
Não sabe/não respondeu: 23%
 
A pesquisa, encomendada pela TV Bahia, foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 59 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro.
 
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00006/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00237/2014.
 
Informações do g1 

Estacionamento vai funcionar em áreas do Feira Tênis Clube

Muro do FTC
 No dia 4 de agosto entra em funcionamento o Central Park, estacionamento no Feira Tênis Clube - em parte do campo de futebol e na parte lateral da área de shows.

O Central Park arrendou o equipamento de empresa de Santo Antônio de Jesus que arrematou - por R$ 1,6 milhão - o imóvel em leilão que o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) promoveu em Feira de Santana em 15 de abril de 2010.
 
Segundo a empresa Central Park, "tudo está sendo feito com cuidado, sem que se mexa no prédio do clube, preservando todas suas características". Parte do muro frontal está sendo derrubada para a colocação de portão de acesso.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Rio Subaé transborda e provoca estragos em Santo Amaro

Alagamentos
 Um temporal atingiu a cidade de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, na terça-feira (22/07), e provocou estragos em diversos pontos da cidade, principalmente no bairro do Bonfim.

Por causa de bueiros entupidos, a água acumulou rapidamente e a situação se agravou quando o rio Subaé, que corta o município, transbordou e invadiu casas na localidade conhecida como Baixada do Ideal. Segundo moradores da cidade, a chuva diminuiu na manhã desta quarta-feira (23/07), mas a população teme que o rio volte a transbordar.
Ainda por causa da chuva, um carro ficou parcialmente coberto pela água e moradores deixaram as casas com crianças no colo. A chuva também provocou queda de energia na sede da prefeitura, mas o problema foi normalizado. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Santo Amaro fizeram um levantamento nas áreas mais castigadas e informaram que não há registro de desalojados ou desabrigados.

<iframe width="560" height="315" src="//www.youtube.com/embed/PnoGF4BXyhg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

ACM Neto e Paulo Souto rebatem declarações de Rui Costa

ACM Neto e Souto
 O prefeito de Salvador, ACM Neto, e o candidato do DEM ao governo do Estado, Paulo Souto, criticaram as declarações do candidato do PT ao Palácio de Ondina, Rui Costa, segundo as quais Neto deveria"baixar" o tom dos ataques dirigidos à gestão do governador Jaques Wagner sob pena disso prejudicar as relações institucionais entre Estado e Prefeitura.

"Não vou debater com o candidato do PT deixo isso para o nosso candidato que é Paulo Souto. Apenas espero que todas as demonstrações que eu venho dando de colocar a cidade em primeiro lugar, de proteger a administração e o cidadão das disputas político-eleitorais seja o espirito do PT e dos candidatos do PT", disse o prefeito. Para Neto, Rui deu essas declarações "talvez por pouca experiência". Souto acha que o petista vem "perdendo um pouco da compostura". Os dois participaram ontem de almoço na sede do grupo A TARDE.
 
O candidato do DEM reiterou que não pretende abandonar iniciativas reconhecidamente boas que estão sendo feitas na atual gestão de Wagner. "Não cabe absolutamente como atitude política abandonar projetos que são bons. Citei alguns projetos que estão em andamento e estão consolidados, que nós vamos continuar se o conhecimento do projeto revelar o que eu de fora imagino que seja", declarou, se referindo ao Projeto Neojiba (que ensina jovens carentes a se tornar músicos) e às obras de mobilidade urbana que vêm sendo executadas em Salvador. "É um absurdo, por exemplo, ter se interrompido o programa de construção de barragens no semiárido. Vou a alguns municípios e fico impressionado quando as pessoas me procuram para dizer que não sabe o que seria deles, com a seca, se não tivesse tal barragem feita no meu governo". Lembrou que as seis barragens que a gestão Wagner anuncia estar construindo "são todas obras de conclusão de barragens que estavam bem avançadas, que não havia como interromper".
 
Licenciamento ambiental
 
Souto se referiu também ao desleixo com que foram tratadas duas iniciativas tachadas pelos petistas de "carlistas", a reforma do Pelourinho e o pólo hoteleiro do Litoral Norte. "Nós perdemos investimentos no Litoral Norte pela demora de licenciamento (ambiental). E aí aquela janela de oportunidades que existia quando a Europa estava efervescendo, não foi possível atrair recursos. Da mesma forma que perdemos uma grande ampliação de projeto de celulose no extremo-sul. Demorou tanto de ser licenciado que, no momento que se licenciou o mercado estava diferente, houve problemas com as empresas que deveriam ser contratadas, enfim, perdeu-se a oportunidade desse projeto".
 
Sobre o Pelourinho, entende que "até hoje a situação no Pelourinho é de desleixo". Disse que o governo atual "fez uma licitação nacional para reforma dos três largos do Pelourinho. Isso já deve ter três anos. O projeto é maravilhoso, está impresso num livro luxuoso. O que aconteceu? Nada. Infelizmente, no Centro Histórico não se fez nada, a não ser projetos isolados, de reformas de igrejas, do governo federal. A 7ª etapa do Pelourinho não concluiu, ficou só no discurso".
Informações do A Tarde 

Rui Costa aconselha ACM Neto a baixar o tom das críticas

Rui Costa
 O candidato do PT ao governo, Rui Costa, "aconselhou" o prefeito ACM Neto (DEM) a baixar o tom das críticas que tem dirigido ao governo de Jaques Wagner (PT), pois isso pode ter consequências no futuro. "O melhor caminho é o diálogo entre o estado e a prefeitura, deixando em separado a eleição. Vou ser governador e vou ter o mesmo relacionamento (com a prefeitura de Salvador) que consegui ter quando Albérico Mascarenhas estava na Casa Civil (do município). Sem política, sem partidarismo, colocando o interesse do povo de Salvador em primeiro lugar. É assim que eu penso, é assim que eu vou fazer".

Costa deu essas declarações na inauguração do seu comitê de campanha, situado num amplo galpão, na avenida Tancredo Neves, onde funcionava a loja Dismel.
 
Ele rebateu as queixas do prefeito de que o estado, por meio da Desenbahia, teria negado um empréstimo de R$ 38 milhões para a construção de uma via (entre o bairro de Cajazeiras e a rodovia BR-324) e as críticas à Entidade Metropolitana de Mobilidade Urbana. Sobre a suposta negativa de recursos da Desenbahia, lembrou que o governo do estado teria aplicado R$ 8 bilhões de investimentos em mobilidade. "Se eu for falar em encostas, o governador iniciou, agora, obras de R$ 160 milhões. A eleição vai passar, nós vamos ganhar e quero continuar tendo uma boa relação com o prefeito", reiterou. "Quanto menos estressar, melhor para o estado, para a prefeitura e o povo".
 
Segurança
 
Para responder aos ataques de "omissão" do estado que os adversários fizeram sobre os incidentes ocorridos na cidade de Amargosa, quando após a morte de um bebê a delegacia de polícia foi destruída pela população, Costa voltou a dizer que o fenômeno da violência é nacional, inclusive nos estados governados pelo PSDB e DEM. Ao ser questionado sobre o fato de a delegacia de Amargosa ter apenas seis policiais, reagiu: "Hoje tem mais do que tinha na época do ex-governador (Paulo Souto). Nessa área eles vão insistir (no debate), agora vão perder porque não têm números a apresentar".
 
Conforme o petista, Souto teria recebido do ex-governador César Borges um número de homicídios na Bahia e "entregou ao governador Wagner (um estado) com um número 87% maior. Esse ex não tem mais nada a ensinar para o futuro (na área da Segurança Pública)", disse.
Informações do A Tarde 

OAB promove Seminário Estadual de Proteção Animal

Proteção animal
 A Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB/Feira de Santana, em parceria com ONGs do estado e o apoio da Unimais (União de Entidades de Proteção Animal da Bahia), realiza no próximo dia 27/07 o 1º Seminário Estadual sobre “Os deveres do poder público e o papel das ONGs”.

O evento acontecerá no auditório da OAB, na ruaRua Cel. Álvaro Simões, n 74, Centro (Em frente ao Fórum Desembargador Filinto Bastos) 
Programação: 
 
- Abertura às 8:30 com Carolina Busseni - Presidente da Comissão de Defesa e Proteção Animal de Feira de Santana;
 - O papel das ONGs e a importância de estar preparada – Carlos Ferrer, presidente da Unimais;
- A profissionalização do terceiro setor – Sra. Jacira Vitorino – consultora em gestão de Marketing;
- O procedimento criminal realizado pelo MP na Proteção Animal – Dra. Semiana Oliveira Cardoso – Promotora de Justiça;
- Leishmaniose: Verdades e mitos – Dra. Luciana Sobral – veterinária
- Os deveres do poder público em defesa animal – Dra. Ana Rita Tavares – advogada, ativista e Vereadora em Salvador pela causa animal.
- Encerramento às 13h com um almoço que será fornecido pela equipe da Kombi cura por um preço acessível a todos os participantes. 
 
A equipe da Kombi cura (https://www.facebook.com/kombicura/info) participará de todo o evento com orientações sobre veganismo (uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais) e degustação de lanches sem origem animal. 
 
Informações:
Tel: (75) 3623-9010
E-mail: cpdafeira@oabfeira.com.br
Facebook: Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB de Feira de Santana

OAB promove Seminário Estadual de Proteção Animal

A Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB/Feira de Santana, em parceria com ONGs do estado e o apoio da Unimais (União de Entidades de Proteção Animal da Bahia), realiza no próximo dia 27/07 o 1º Seminário Estadual sobre “Os deveres do poder público e o papel das ONGs”.

O evento acontecerá no auditório da OAB, na ruaRua Cel. Álvaro Simões, n 74, Centro (Em frente ao Fórum Desembargador Filinto Bastos) .



Programação:

- Abertura às 8:30 com Carolina Busseni - Presidente da Comissão de Defesa e Proteção Animal de Feira de Santana;
 - O papel das ONGs e a importância de estar preparada – Carlos Ferrer, presidente da Unimais;
- A profissionalização do terceiro setor – Sra. Jacira Vitorino – consultora em gestão de Marketing;
- O procedimento criminal realizado pelo MP na Proteção Animal – Dra. Semiana Oliveira Cardoso – Promotora de Justiça;
- Leishmaniose: Verdades e mitos – Dra. Luciana Sobral – veterinária
- Os deveres do poder público em defesa animal – Dra. Ana Rita Tavares – advogada, ativista e Vereadora em Salvador pela causa animal.
- Encerramento às 13h com um almoço que será fornecido pela equipe da Kombi cura por um preço acessível a todos os participantes.

·         A equipe da Kombi cura (https://www.facebook.com/kombicura/info) participará de todo o evento com orientações sobre veganismo (uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais) e degustação de lanches sem origem animal.

Informações:
Tel: (75) 3623-9010

Festival Samba de Roda, Samba de Todos superou expectativas

O samba de roda esteve na pauta de estudantes e professores da rede municipal de ensino, bem como de estudiosos da cultura popular e, é claro, de sambadores e sambadeiras de Feira de Santana e região. O Festival Samba de Roda, Samba de Todos superou as expectativas dos organizadores, ao mostrar, na prática, a importância do ritmo que deixou de ser apenas expressão musical para se tornar identidade cultural e acabou sendo reconhecido como patrimônio da comunidade.

Pelo menos essa é a avaliação do secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, que considerou a participação das escolas o ponto alto do projeto, que envolveu representações das zonas urbana e rural e possibilitou a integração entre estudiosos acadêmicos e as comunidades. “A resposta foi muito positiva, tanto nas escolas como na rua”, contabiliza o secretário, destacando a importância da discussão teórica para preservação da manifestação.

A programação do festival incluiu, além das apresentações nas escolas – cinco, ao todo – e as grandes rodas realizadas na praça José Falcão, no bairro Cidade Nova, um seminário em que se discutiu a evolução, as classificações, o reconhecimento como patrimônio imaterial da humanidade e, principalmente, as propostas institucionais para salvaguardar o samba de roda. Tudo isso com a participação efetiva de sambadores de Feira e dos municípios que integram o Portal do Sertão.

Para a diretora de Atividades Culturais da Fundação Cultural Egberto Costa, Aloma Galeano, a integração entre os diversos grupos de samba que existem na cidade e nos municípios do Portal do Sertão e a valorização e o conhecimento da diversidade musical dos mesmos foram os principais aspectos do festival, aliado à participação popular. “O samba tem essa capacidade”, afirma a diretora, ao registrar o saldo “muito positivo” de todas as etapas do evento.


O presidente da Associação de Sambadores e Sambadeiras da Bahia (ASSEBA), Galdino de Oliveira Souza (Guda da Quixabeira da Matinha), também faz avaliação positiva do evento e ressalta a integração com a educação. “O ensinamento e o contato direto com os alunos foi fundamental, porque as crianças são o futuro da cultura popular”, destaca. Integrante de uma família de sambadores, Guda acredita que essa é a forma de salvaguardar, de fato, o samba de roda em toda a sua essência.