Submarino

MICARETA 2024

sábado, 30 de agosto de 2014

Com homenagem ao samba, começa o Vozes da Terra 2014

Vozes da Terra 2014
 As homenagens ao samba marcaram a primeira noite de apresentações do Festival Metropolitano Vozes da Terra nesta sexta-feira, 29. Com os primeiros 12 candidatos se apresentando, não faltou emoção e muita música de qualidade para a apreciação do público presente, que lotou o teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim.

A cantora feirense Maryzélia e sua banda “Os Coisinhos” cantaram clássicos do samba que até hoje fazem as pessoas sambarem na ponta do pé. Quem também se apresentou foi a cantora Camila Gonçalves. Ambas já participaram do festival em outras oportunidades. O show das duas foi só o aperitivo do que estava por vir.
 
O momento mais esperado pelo público, composto em sua maioria por torcidas organizadas dos cantores, começou também com samba. A primeira candidata da noite foi a cantora Beka Sanches com a canção “O samba”. Logo após foi a vez de Pacheco trazer a tradicional música regional nordestina para o palco, defendendo a canção “Aula rupestre”.
 
O Xote apareceu para alegrar os presentes. Fazendo referência à Feira de Santana, o cantor Adelmo José interpretou a música “Capital do interior”. O quarto concorrente, Genivan Silva, apresentou a canção “Como se fosse na Bahia”. O cantor Ivo Souza trouxe um pouco de MPB com a música “Minúsculas”.
 
Já na metade das apresentações, o samba voltou ao palco. Com a música “Sinal dos tempos”, Fi Lopes contagiou o público. O músico e compositor Marcel Torres defendeu sua canção “Dança”. Na sequência, o rock dominou o palco com a música “A desevolução do primata”, interpretada por Guymeo Jumonji.
 
A reta final contou mais uma vez com o samba. Vênus Carvalho apresentou a canção “Poema de um amor que surge”. Participando mais uma vez do festival, Gabriela Moraes veio com seu Arrochanejo – misto de arrocha com sertanejo – e a música “A baiana”. Luana Reis, com a música regional, apresentou “Meus ponteiros”. E fechou a noite o cantor Paulo Aquenaton com “Rebuscando subestimador”.
 
Neste sábado, 30, mais 12 candidatos se apresentarão no palco do Centro de Cultura Amélio Amorim, a partir das 20h. Dos 24 que se apresentaram, 12 serão escolhidos pelo corpo de jurados e no domingo, 31, disputarão os prêmios, que somam R$ 17 mil. O júri é composto pelos professores Hamilton Gonçalves, Gorete Figueiredo, Gabriel Alves, Jorge Cazumbá e o empresário e poeta, Otran Borges.
 
A grande final será realizada na casa de shows Prime Music, localizada na avenida Maria Quitéria. Os interessados em assistir as apresentações devem retirar os ingressos na bilheteria antecipadamente. A entrada é gratuita e vai contar, além dos finalistas, com shows da sambista Mariene de Castro e do grupo da Velha Guarda do Samba.

Distribuição de rosas brancas marca Dia Nacional de Controle do Tabagismo

Campanha
 Há pouco mais de três anos, Mirian de Albuquerque, 55 anos, parou de fumar. Um vício que ela adquiriu aos 13 anos e que custou a deixar. No Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps ad) ela recebeu tratamento e acompanhamento necessários que a fizeram abandonar o cigarro.

Nesta sexta-feira, 29, Dia Nacional de Controle do Tabagismo ela é exemplo de superação. “Foi difícil, mas valeu a luta. Estou mais feliz e jovem”, contou enquanto prestigiava uma ação do Caps ad, no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, na avenida Getúlio Vargas, na manhã de hoje.
 
Neste ano, as atividades referentes à data têm como tema “Vale a pena tentar. Vale a pena parar”. No local estão sendo distribuídas rosas brancas, num gesto que simboliza a vida, conforme a coordenadora do Caps, Carolina Carvalho. Também estão sendo transmitidas orientações sobre os malefícios do cigarro e informações dos serviços oferecidos no Caps.
 
Esta é a 10ª Campanha Municipal de Controle do Tabagismo. “O cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo”, destacou Carolina. Ela lembra que no Caps funciona o Programa Municipal de Controle do Tabagismo, em que é oferecido acompanhamento terapêutico, através de grupos, oficinas e atendimento individualizado, além de medicamentos específicos, a exemplo do adesivo para reposição de nicotina.
 
A paciente Maria Valta, 56 anos, também deixou de fumar há quatro anos. Diz que ainda freqüenta o Caps, onde segue tratamento para manutenção da abstinência e fortalecimento da autoestima. “Hoje sou outra pessoa e já não sinto mais os malefícios que o cigarro causava à minha vida, como o cansaço”.

Fiscais do Procon emitem auto de constatação no Orient Cineplace

Ação do Procon
 O Orient Cineplace terá que ser submetido a algumas adequações conforme exigência da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Na noite desta quinta-feira, 28, fiscais do órgão verificaram algumas irregularidades, o que resultou na emissão de um auto de constatação. A empresa responsável pelo cinema terá 30 dias para executar o que foi solicitado.

 Verificou-se que, embora tenha uma placa informando prioridade para lactantes, idosos e deficientes físicos, não existe um caixa específico nem tampouco em posição que garanta o acesso dessas pessoas. As salas não dispõem de cadeiras para acomodação de obesos.
 
Conforme o chefe de fiscalização do Procon, Itaracy Pedra Branca, falta ainda exemplares do Código de Defesa do Consumidor. “Em cada caixa deve disponibilizar um”, diz. O acesso de cadeirantes também foi um dos itens observados.
 
Itaracy afirma que esta foi a primeira vez que o cinema é fiscalizado. Diz que ações semelhantes estão sendo realizadas pelo Procon envolvendo outros segmentos. Nesta semana, os fiscais visitaram escolas e faculdades particulares, onde também identificaram irregularidades, sobretudo, com relação aos produtos armazenados nas cantinas.

Candidatos confrontam propostas para governo da BA em debate na TV

Candidatos
 Cinco candidatos ao Governo da Bahia participaram, na noite desta quinta-feira (28), do primeiro debate da disputa estadual, realizado pela TV Bandeirantes, na Bahia. Estiveram presentes nos estúdios da emissora Da Luz (PRTB), Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM) e Rui Costa (PT).
 
No primeiro bloco do programa, cada um deles respondeu à mesma pergunta: "Se eleito, que medidas efetivas vai tomar para combater a violência?"
 
Primeiro a responder, o candidato Marcos Mendes (PSOL) disse que o atual modelo de segurança no estado é repressivo e nega políticas públicas reais para a população. Para mudar a realidade citada, o candidato disse que, dentre as ações propostas pelo seu programa de governo, está a descentralização da polícia. 
 
"Queremos descentralizar o poder para 26 territórios de identidade", afirmou. Ele ainda falou que pretende viabilizar um novo modelo de segurança pública. "Esse modelo repressivo é ultrapassado. Somos a favor da PEC 300 e 51, sobre desmilitarizacão da policia", considerou.
Por ordem de sorteio, o segundo candidato a ser questionado, Rui Costa (PT), afirmou que os problemas de segurança no estado foram agravados em função do tráfico de drogas. "Esse é um problema sério, nacional, que se agravou nos últimos anos em função do crescimento das drogas no país", comentou. Para reverter o quadro, o petista disse que a ação de governo, caso eleito, "será de combate aos grandes aos traficantes e traficantes de drogas criando pelotões especiais na capital e no interior", afirmou. Como planejamento de prevenção à violência, ele prometeu criar o sistema de aulas em tempo integral. 
 
Em seguida, a candidata Lídice da Mata (PSB) disse que "no caso da Bahia houve rompimento de diálogo e confiança entre o governo e as Policias Civil e Militar". Neste sentido, ela afirmou que pretende iniciar uma conversa imediata com ambas as corporações, caso eleita, a fim de restabelecer o entendimento entre os segmentos. Além disso, Lídice citou o programa 'Pacto pela Vida', aplicado pelo ex-governador Eduardo Campos, em Pernambuco, como um modelo a ser adotado no estado. "[É possível combater a violência no estado] compreendendo o Pacto pela Vida como espaço de organização no fortalecimento da polícia", contou ao concluir que pretende promover uma rediscussão do modelo de polícia.
Por sua vez, o candidato democrata ao governo da Bahia, Paulo Souto, iniciou a participação afirmando que a Bahia enfrenta uma epidemia de violência. "Atravessamos um momento em que o país aumentou a renda da população, mas aqui na Bahia a violência aumentou. Eu acho que ações de natureza preventiva [são necessárias], mas é absolutamente necessário um sistema policial que combata o crime organizado", defendeu.
 
 O candidato ainda disse que pretende "reconquistar a confiança entre o governo e as polícias", e retomar as seis companhias organizadas de combate à violência criadas quando foi governador.
 
Por fim, o último candidato a falar, Rogério Tadeu da Luz (PRTB), disse que irá combater a violência no estado, caso eleito,  ao "valorizar o policial, a segurança pública e o funcionário público cortando os cargos de indicação política". Para ele, os candidatos que integram grandes coligações ficam dependentes da distribuição de cargos a partidos em troca de apoio. 
 
Da Luz ainda afirma que, se eleito, irá fazer a propaganda de elevação da carreira do policial. "Nós faremos lista tríplice para que policiais decidam quem devem ser seus comandantes. Cortando os gastos, podemos valorizar o funcionário público", defendeu.
 
Informações do g1 

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

IBGE estima 612 mil habitantes em Feira de Santana

Feira de Santana
 Com 612 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (28/08), Feira de Santana é o 34º município brasileiro, primeiro município da Bahia, fora Salvador, a capital.

Feira é o segundo município do Norte e Nordeste fora as capitais, 15º entre os 25 municípios mais populosos exceto capitais, com população maior do que oito capitais - Cuiabá-MT (575.480), Florianópolis-SC (461.524), Porto Velho-RO (494.013), Macapá-AP (446.757), Vitória-ES (352.104), Rio Branco-AC (363.928), Boa Vista-RR (314.900), e Palmas-TO (265.409). O município também tem mais habitante que o Estado de Roraima - população de 496.936 pessoas.
 
Além de 19 capitais, Feira de Santana está atrás de oito cidades de São Paulo (Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, São José dos Campos e Sorocaba), três cidades do Rio de Janeiro (São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu), duas cidades de Minas Gerais (Uberlândia e Contagem) e uma cidade em Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes). 
Dados divulgados no Diário Oficial da União revelam o número de habitantes que vivem no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem uma população de 202.768.562 habitantes atualmente. Em 2010, o número de habitantes era de 190 755 799 habitantes, um crescimento de 12.012.763 de pessoas em quatro anos.
 
No ranking de Estados mais populosos do país, com mais de  10 milhões de habitantes, estão São Paulo, com 44,03 milhões de habitantes;  Minas Gerais, com 20,73 milhões; Rio de Janeiro com 16,46 milhões;  Bahia com 15,13 milhões; Rio Grande do Sul com 11,21 milhões e Paraná com 11,08 milhões.
 
Na lista dos lista de unidades da federação com mais de 5 milhões de pessoas, estão seis estados: Pernambuco (9,28 milhões), Ceará (8,84 milhões), Pará (8,08 milhões), Maranhão (6,85 milhões), Santa Catarina (6,73 milhões) e Goiás (6,52 milhões).
 
As demais unidades federativas têm as seguintes populações: Paraíba  (3,94 milhões), Espírito Santo (3,88 milhões), Amazonas (3,87 milhões), Rio Grande do Norte (3,41 milhões), Alagoas (3,32 milhões), Piauí (3,19 milhões), Mato Grosso (3,22 milhões), Distrito Federal (2,85 milhões), Mato Grosso do Sul (2,62 milhões), Sergipe (2,22 milhões), Rondônia (1,75 milhão) e Tocantins (1,5 milhão).
 
Já os estados menos populosos do país, com menos de 1 milhão de habitantes, são Roraima, com 496,9 mil; Amapá, com 750,9 mil e Acre, com 790,1 mil.
 
Os dados do IBGE são estimativas de população no dia 1º de julho de 2014.

Cirurgia para redução de mamas a partir de novembro

Cirurgia das mamas
 O desconforto dos seios grandes não é apenas um fator estético para as mulheres. Mais do que isso: implica em problemas relacionados à saúde. Por isso, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana vai ofertar a realização de cirurgias de gigantomastia, ainda neste ano.

 No dia 12 de setembro será feita a triagem das pacientes para o procedimento cirúrgico, no ambulatório do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. Serão distribuídas 200 fichas, a partir das 7h.
 
As mulheres devem residir em Feira de Santana, possuir mais de 18 anos, que já tiveram filhos e com mais de 4 quilos de mama. Ainda como requisito elas serão submetidas a uma avaliação de assistentes sociais. A prioridade é para quem tem baixa renda.
 
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, informa que nessa triagem serão escolhidas – por grau de necessidade e avaliação - as pacientes que serão submetidas a cirurgia, a partir de novembro. Serão dois procedimentos por mês. “A meta é fazer quatro cirurgias ainda neste ano. As demais pacientes serão agendadas para o próximo ano”, diz. 

Comunidade comemora asfaltamento na Serraria Brasil e Brasília

Ruas assaltadas
 Milhares de pessoas comemoraram, com show do cantor Tayrone Cigano, a inauguração da pavimentação asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de 13 ruas nos bairros Serraria Brasil e Brasília. As obras foram entregues pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho na noite desta quarta-feira, 27, resultando em melhorias na infra-estrutura de vias pública da cidade.

 Ao entregar oficialmente as obras, o prefeito José Ronaldo ressaltou a importância dos investimentos visando proporcionar melhores condições de tráfego nas ruas da cidade. E observou que o asfalto utilizado nestas intervenções corresponde a mesma distância entre Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos.
  
Já o presidente da Câmara Municipal, Justiniano França, recordou o compromisso assumido pelo prefeito José Ronaldo com as comunidades dos bairros Serraria Brasil e Brasília visando melhorar o tráfego nestas localidades. Destacou ainda que mais obras virão nos próximos dois anos deste governo.
 
Foram inauguradas as obras de pavimentação asfáltica nas ruas Cristóvão Barreto, Comandante Almiro, Lázaro Ludovico, 31 de Maio, João Mangabeira, Geraldo Leite, Aderbal Miranda, Chile, Marechal Di Assis, São Félix e Mourão Filho, localizadas entre a Serraria Brasil e a Brasília.
 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Cerca de 4 mil benefícios cancelados do Bolsa Família estão sendo substituídos

Visitas a beneficiados
 A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) está substituindo as famílias contempladas com os recursos do Bolsa Família, mas que não atendem ao perfil do programa social. O recadastramento nas residências foi iniciado no ano passado e desde então cerca de 4 mil famílias que tiveram os benefícios cancelados já estão sendo substituídas por outras.

O secretário da Sedeso, Ildes Ferreira, informa que o cancelamento do benefício para algumas famílias foi realizado após visita dos técnicos nas próprias residências. E nos novos beneficiados com o programa social estão sendo cadastrados através de visitas nas próprias moradias. “Não estamos recebendo ninguém no órgão municipal com esta finalidade, mas sim através de visita domiciliar”, ressaltou.
 
Dos cerca de quatro mil benefícios cancelados por não atenderem aos requisitos nacionais do programa Bolsa Família, a Sedeso já reinseriu cerca de 600 famílias. “Estamos continuando o trabalho visitando famílias carentes em suas próprias residências”, afirmou.
 
O benefício é condicionado ao cumprimento de algumas exigências do Governo Federal, a exemplo de crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 aos 15 anos terem que frequentar a escola e apresentar comprovação de 85% de frequência ao longo do ano letivo, os cartões de vacinação devem estar em dia, comparecer aos postos de saúde para avaliação nutricional e as gestantes têm que fazer acompanhamento pré-natal.

Carlos Brito faz explanação sobre o BRT no Rotary

Apresentação do BRT
 O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, ao discursar, nesta terça-feira, 26, no encontro semanal do Rotary Club de Feira de Santana, aproveitou a oportunidade para desmistificar uma série de dúvidas e especulações que vem sendo veiculada nas redes sociais e em alguns suportes de mídia locais, acerca do projeto de implantação do BRT (transporte rápido por ônibus), principalmente no tocante a derrubada “indiscriminada” de árvores na Avenida Getúlio Vargas.

Tendo como suporte à sua fala a exibição de um vídeo ilustrativo deste sistema de transporte urbano que, segundo projeção do Ministério dos Transportes responderá pela cobertura de 1.861 quilômetros de corredores exclusivos que serão implantados, nos próximos anos, nos principais centros urbanos do país, Carlos Brito afirmou que os dois vetores do BRT local foram definidos através de um estudo de viabilidade que durou 90 dias, tendo como parâmetros essenciais a origem, o destino e as demandas envolvidas nas duas rotas, as avenidas Getúlio Vargas e  João Durval Carneiro.
 
Concebidos para transitar em pisos exclusivos à margem esquerda  destes dois vetores de trânsito, os ônibus, de acordo com o secretário de Planejamento, serão biarticulados e cada um terá capacidade para transportar 170 passageiros, com  exclusividade e  preferência em seus corredores, cujos sistemas de semáforos serão gerenciados por aparelhos GPS através de um terminal de integração.
 
“Árvores Centenárias”
 
Um dos momentos de descontração do encontro foi quando Carlos Brito se reportou à preocupação de determinados setores da sociedade que se insurgiram contra a derrubada do que equivocadamente classificaram de “centenas de árvores centenárias da Avenida Getúlio Vargas”.
 
Em tom amistoso, o secretário de Planejamento lembrou que a Getúlio Vargas ainda não tem os 100 anos aludidos, bem como só serão sacrificadas ou removidas apenas 136 árvores exóticas, de um total de 1600 espécies catalogadas pela Prefeitura Municipal.  De acordo ainda com Brito, “em compensação serão plantadas mais 500 árvores no entorno do centro da cidade”.

Professores e gestores debatem educação indígena em Feira

Seminário
 “O índio teve que passar pelo embranquecimento desde a colonização”. Quem afirma isso é a professora mestre Rejane Cristine Santana Cunha durante conferência que integra a programação do VI Seminário – Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à diversidade, que acontece até esta sexta-feira, 29, na Fundação Senhor dos Passos.

O evento, de âmbito regional, reúne em Feira de Santana cerca de 150 professores e gestores de Educação de 49 municípios. É uma realização do Ministério da Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
 
O respeito à diversidade cultural indígena e a educação que preserva as particularidades foram o foco do segundo dia do seminário. “A educação imposta aos índios busca integrá-los à sociedade e não respeita as particularidades de sua cultura. O português, por exemplo, é a língua principal, quando deveria ser a segunda língua”, afirma Rejane Cunha.
 
Num segundo momento do evento, o advogado e professor mestre Matheus Ferreira Bezerra abordou o Estatuto da Criança e do Adolescente. “É preciso respeitar as diretrizes que o estado designa para resguardar as crianças”, defendeu o palestrante.
 
A recepção dos professores e gestores ficou por conta do Coral Emoções, do Centro de Convivência Isa e Almerinda. Durante a tarde, os profissionais debateram os preceitos atuais da Educação Ambiental. O tema foi abordado pela professora Laura Ribeiro da Silva, mestre em Educação Ambiental, e pela professora Dione Vieira Caribé, do Núcleo de Estudos em Educação Ambiental da Universidade Estadual de Feira de Santana.
 
O objetivo do Seminário é contribuir para a orientação dos profissionais da educação, promovendo maior participação, acesso e aprendizagem significativa nas escolas públicas.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dilma tem 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%, aponta pesquisa Ibope

Dilma, Marina e Aécio
 Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada um. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.

O levantamento indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que tenta a reeleição, 36%.
 
Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB.
 
No levantamento anterior do instituto, divulgado no último dia 7, o candidato do partido ainda era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Naquela pesquisa, Dilma tinha 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 11% para 8%, e a de quem pretende votar em branco ou nulo, de 13% para 7%.
 
Confira abaixo os números na modalidade estimulada da pesquisa (em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um cartão com os nomes de todos os candidatos):
- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Marina Silva (PSB): 29%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- José Maria (PSTU): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Brancos/nulos/nenhum: 7%
- Não sabe: 8%
 
* Cada um dos seis indicados com 0% não atingiu 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%
O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos sábado (23) e segunda-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.
 
Espontânea
 
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:
- Dilma Rousseff (PT): 27%
- Marina Silva (PSB): 18%
- Aécio Neves (PSDB): 12%
- Outros: 2%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 28%
Segundo turno
O Ibope simulou os seguintes cenários de segundo turno:
- Marina Silva: 45%
- Dilma Rousseff: 36%
- Brancos/nulos/nenhum: 9%
- Não sabe: 11%
- Dilma Rousseff: 41%
- Aécio Neves: 35%
- Brancos/nulos/nenhum: 12%
- Não sabe: 12%
 
Rejeição
 
Dentre os 11 candidatos a presidente, Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Veja os números:
- Dilma Roussef: 36%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 14%
- Zé Maria: 11%
- Marina Silva: 10%
- Eymael: 9%
- Levy Fidelix: 9%
- Luciana Genro: 8%
- Rui Costa: 7%
- Eduardo Jorge: 7%
- Mauro Iasi: 6%
 
Avaliação do governo
 
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 34% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado no último dia 7, o índice era de 32%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo".
 
A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo "ruim" ou "péssimo", é de 27% (31% no levantamento anterior). Consideram o governo "regular" 36% (na pesquisa anterior, 35%).
 
O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 34%
- Regular: 36%
- Ruim/péssimo: 27%
- Não sabe: 2%
 
Informações do g1 

Uefs divulga nova chamada dos vestibulares 2014.1 e 2014.2

Vestibular Uefs
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou a terceira chamada do vestibular 2014.2(ProSel). Também foi divulgada a terceira chamada do vestibular 2014.1, mas apenas para os cursos de Farmácia e Medicina, que têm o processo seletivo realizado uma vez ao ano.
 
A relação dos convocados está disponível no portal www.uefs.br, na seção ProSel.
 
A entrega dos documentos necessários à matrícula será sexta-feira (29), em horários pré-determinados por curso, os quais também podem ser conferidos através da internet.
 
Informações Ascom Uefs

Colégio no Conjunto Penal realiza atividade para marcar encerramento do semestre

Estudantes
  Objetivando apresentar o resultado das atividades desenvolvidas no primeiro semestre letivo, o Colégio Estadual Paulo VI, através do anexo que funciona dentro do Conjunto Penal de Feira de Santana, no bairro Aviário, realiza amanhã (27) encontro festivo com professores e estudantes. Durante o evento, pais e estudantes também serão homenageados em virtude de terem seus dias comemorativos no segundo domingo e no dia 11 deste mês respectivamente.

Para celebrar o momento, diversas atividades artístico-culturais como dança, música, arte cênica e diversas outras manifestações serão realizadas pelos próprios estudantes e professores daquele unidade educacional para marcar o dia. Haverá também distribuição do kit escolar para os estudantes, além de sorteio de brindes.
 
De acordo com a diretora, professora Ana Verena Rodrigues Amorim, o evento já é uma tradição no Colégio Paulo VI. “Nosso propósito é compartilhar os bons resultados adquiridos ao longo do primeiro semestre e celebrar este momento que também é uma conquista pedagógica sobretudo no contexto em que vivemos de pessoas subjugadas e marginalizadas pela sociedade”.
 
Na esteia do pensamento da diretora, o professor Reginaldo da Silva Santos assegura que o evento só se consolida por conta do apoio irrestrito da direção do conjunto penal. “Sem a participação direta do Dr. Edmundo Memeri Dumet, do diretor adjunto Clériston Leite e de Luciano Rego Maltez, coordenador de segurança e dos agentes penitenciários nossas atividades pedagógicas não obteriam os êxitos que ora celebraremos. Todo o corpo docente também tem lutado incansavelmente para ressocializar aqueles que socialmente não tem prestigio algum”, reconheceu o professor.
 
A professora de Geografia Margareth Moraes reforça o trabalho integrado entre as equipes técnicas em pedagogia e segurança na promoção da dignidade humana através da educação dentro do conjunto penal.  Essa partilha é visível para os estudantes João Paulo Cavalcanti e Marcelo Santos. Para eles essas políticas públicas de ressocialização é fundamental porque através da educação eles conseguiram enxergar um outro horizonte para reconstruírem a própria vida.
 
O evento está agendado para começar no horário  ás 14hs no auditório do Conjunto Penal com a participação de 200 estudantes privados de liberdade.

Inmetro faz testes com 15 marcas de Whey protein e reprova 14

Whey protein
 Uma matéria que foi ao ar no programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (26), mostrou a realização de testes em diversas marcas de Whey Protein, suplemento derivado do soro do leite, muito utilizado por praticantes de atividades físicas e constatou que muitas não apresentam os resultados nutricionais anunciados em seus rótulos.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foi o responsável pela realização dos testes em 15 marcas: EAS, Body Action, Probiótica, Integral Médica, STN - Steel Nutrition, Solaris, VOXX, Dynamic Lab, Max Titanium, DNA, Universal, Met-Rx, Sportpharma, New Millen e Nature's Best e, dentre os testes de qualidade feitos, apenas uma marca estava dentro dos padrões mínimos para a comercialização do produto: a Met-Rx.
Whey da Met-Rx foi a única aprovada em todos os testes (Foto: Divulgação)
 
Avaliações
 
O primeiro teste avaliou as condições mínimas para que o produto seja apresentado como Whey, visto que é preciso ter, no mínimo, 10 gramas de proteína por porção. Neste, todas as marcas foram aprovadas. No segundo, foi avaliada a quantidade de proteína de cada marca. No entanto, a Solaris apresentou 31,02% a menos e a VOXX, 28,31% do que o indicado no rótulo.
 
A terceira avaliação mostrou a quantidade de carboidratos presentes nas porções e o resultado foi assustador: 11 marcas tinham quantidades diferentes do apresentado: EAS, Probiótica, Integral Médica, STN, Solaris, Dynamic Lab, Universal, Sportpharma, New Millen, Nature's Best e VOXX, com destaque para esta última, que apresentou 300% a mais do que o anunciado.
 
O quarto teste avaliou a origem da proteína que, por ser derivada do soro do leite, em tese deveria ser de origem animal. Entretanto o Whey da marca DNA tinha proteínas derivadas do trigo e da soja. De acordo com o analista executivo do Inmetro, Walace Cestari, o consumidor está sendo enganado ao consumir este produto. "Economicamente ela teria um valor menor, mas também o consumidor está sendo lesado", disse.
 
A quinta avaliação mostrou as substâncias não declaradas no rótulo pelas marcas e, em cinco delas (EAS, Probiótica, STN, Max Titanium e Sportpharma), o Whey apresentava cafeína. Contudo, ao responderem ao Fantástico, as empresas alegaram que a cafeína veio do Cacau, utilizado como matéria-prima do Whey Protein. No teste da rotulagem correta, 11 marcas foram reprovadas (EAS, Body Action, Integral Médica, STN, Dynamic Lab, Max Titanium, DNA, Universal, Sportpharma, New Millen e Nature's Best).
Integral Médica, Sportpharma e Max Titanium foram três das 14 marcas reprovadas (Foto: Divulgação)
 
Respostas
 
Em outras respostas sobre a rotulagem, as marcas EAS, Body Action, Integral Médica, Dynamic Lab, DNA, Universal, Sportpharma, New Millen e Nature's Best disseram que já corrigiram ou vão corrigir os erros. Por suas vezes, a Max Titanium e a STN não se explicaram, assim como a DNA.
 
Por fim, sobre as quantidades de proteína e carboidrato nos suplementos, as marcas EAS, Probiótica, Integral Médica, STN, Universal e a Sportpharma questionaram a metodologia utilizada pelo Inmetro. A Solaris também questionou, mas avisou que já recolheu o lote testado pelo instituto. Já a New Millen alegou não ver problema no fato de o Whey ter um nível de carboidrato acima da margem de erro de 20%; a VOXX, que possuía 300% a mais de carboidrato e quase 30% a menos de proteína do que o informado no rótulo, discordou dos resultados e a Nature's Best avisou que irá se adequar às normas do produto.
 
Em entrevista ao Fantástico, a nutricionista Mônica Dalmacio informou que o Whey Protein é um produto para quem é praticante de atividade física de, pelo menos, intensidade muito grande. "Se você começar a utilizar grandes doses por período prolongado, isso traz uma sobregarca muito grande para os rins e fígado, podendo vir a ter um problema grave nesses órgãos", disse.
 
Informações e fotos do CORREIO 24 HORAS 

Principal rua do 35º BI começa a ser recapeada

Rua São Salvador
 O recapeamento asfáltico dos quase três quilômetros da rua São Salvador, trecho entre a avenida Eduardo Fróes da Motta e o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, no 35º BI, deverá ser concluído no sábado. O serviço foi iniciado na manhã desta terça-feira, 26. O material usado é o asfalto a quente, nome popular do CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), que está sendo usado nas grandes cidades devido à sua durabilidade.

A nova qualidade do piso da São Salvador, que tem cerca de 200 metros de pista dupla, considerada a mais importante do bairro, em termos de quantidade de veículos, vai permitir que o transporte público a percorra em menor espaço de tempo – é o principal corredor de tráfego de toda a região. A manta asfáltica, que tem cinco centímetros de altura, é garantia de qualidade e nivelamento em toda a sua extensão.
 
A projeção é de que sejam usadas cerca de cem caçambas de massa asfáltica – mais de duas mil toneladas do produto. O serviço está sendo feito pela Mazza Engenharia e o trânsito está sendo liberado à medida que a pavimentação é concluída entre os quarteirões. O controle do trânsito está sendo feito por equipes de agente da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito).
 
“E a pavimentação vem sendo feita nesta região a passos largos”, afirmou Pedro Martins dos Santos, que reside na rua São Salvador. Lembrou que várias ruas do bairro já estão urbanizadas, do Liberdade, Feira VII, Sítio Matias, entre outros, estão sendo beneficiadas. 
“Ruas calçadas ou asfaltadas representam um significativo ganho na qualidade de vide dos moradores”. Enfatizou que o trânsito naquela área vai melhorar sensivelmente. “A mudança pode ser sentida por todos”.
 
Ainda neste mês existe a possibilidade de que a rua Primavera, um dos principais na Gabriela, seja recapeada a asfalto a quente.

Hospital Municipal da Criança realiza 2.286 atendimentos ambulatoriais

Hospital da Criança
 O Hospital Municipal da Criança José Eduacy Lins tem assegurado atendimento ambulatorial para crianças nascidas em Feira de Santana e cidades da região. No período de janeiro a julho deste ano, a unidade realizou 2.286 consultas ambulatoriais, nas mais diversas especialidades.

 Entre os procedimentos, as consultas com o cardiologista totalizaram 469. Este foi o de maior demanda. Em seguida, atendimentos com o cirurgião pediatra, que somaram 290; consultas com o neurologista 307; endocrinologista 282; ortopedista 279; pediatra 278 e pneumologista 151. Outros procedimentos resultaram 230 procedimentos.
 
Também foram internadas 182 crianças para tratamentos de doenças infecciosas e intestinais, das vias aéreas, de pneumonia, entre outros. Destas 89,1% foram pacientes que residem no município e outros 10,9% de municípios da região.
 
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, afirma que os pacientes atendidos no Hospital da Criança são encaminhados através da Central Municipal de Regulação. Bebês nascidos no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, que necessitarem de assistência ambulatorial também são assistidos na unidade. “Não atendemos emergência, uma vez que, o Hospital da Criança é uma unidade de baixa complexidade”, salienta.  

Diversidade e desigualdade em seminário que reúne 49 municípios

Abertura do Seminário
 É preciso colocar a educação em evidência como uma das grandes responsáveis na construção de uma sociedade mais justa. O argumento partiu do professor doutor Éverton Luís Pereira, da Universidade de Brasília (UnB) na noite desta segunda-feira, 25, durante a abertura do VI Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito a Diversidade, que acontece em Feira de Santana até esta sexta-feira, 29.

O evento, que reúne cerca de 180 professores e gestores da Educação de Feira e mais 49 municípios, é realizado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Está sendo realizado na Fundação Senhor dos Passos, nas Baraúnas.
 
Éverton Pereira abordou temas como diversidade, desigualdade e hegemonia, contextualizando diversas situações do cotidiano acompanhadas de reflexão. “Você sempre será diferente para alguém, se esse alguém for diferente para você. O processo comparativo das diferenças sempre surge de um parâmetro de normalidade, denotamos sempre ao outro a diferença, e não a nós mesmos”, acredita.
 
A abertura do seminário contou com apresentação de alunos da Escola Municipal Antonio Eloi da Costa, localizada na Baraúnas. A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, ressaltou a importância da formação para Feira de Santana que vem desenvolvendo um trabalho de inclusão. “Esperamos fazer com que essas ações sejam implantadas em todas as escolas do município, ampliando o número daquelas onde já existe a inclusão. E lutamos para incluir todos os nossos alunos”, afirma.
 
O evento regional busca contribuir para a orientação dos profissionais da educação, promovendo maior participação, acesso e aprendizagem significativa nas escolas públicas. Durante cinco dias, os profissionais vão debater temas como diversidade, direitos humanos, acessibilidade, educação de jovens e adultos e quilombola, entre outros.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Vacina antirrábica imunizou 6.957 cães e gatos em Feira

Vacinação
 Em Feira de Santana já foram vacinados 6.957 cães e gatos contra a raiva. Equipes do Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) estão percorrendo bairros e distritos para atingir o maior número de animais. Para tanto, os donos também devem ficar atentos ao cronograma.

Nesta segunda-feira, 25, a vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Jardim Cruzeiro e Baraúnas. Na quarta-feira, 26, será a vez do Sobradinho. Duas equipes estarão trabalhando no Programa de Saúde da Família (PSF) I e II, cada.
 
Já na quarta-feira, 27, a vacina contra a raiva animal estará concentrada no PSF do bairro Eucalipto e na praça do conjunto Jomafa. Dia 28 na praça do conjunto Luis Eduardo Magalhães e na sexta-feira, 29, no PSF Oyama Figueiredo.
 
Na zona rural a vacina será disponibilizada no sábado, 30, nos distritos de Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), onde será realizado o evento Ação Cidade Trabalho nos Distritos, e em Jaíba. Em Tanquinho de Humildes, localidade próxima ao Parque de Exposições João Martins da Silva, uma equipe do CCZ estará na unidade de saúde e outras duas serão volantes.
 
A campanha de vacinação de cães e gatos teve início no dia 4. Devem ser imunizados todos os animais a partir dos três meses de vida. Não existe contra-indicação.