Submarino

MICARETA 2024

segunda-feira, 30 de março de 2015

Inscrições para 14º Casamento Coletivo abertas até maio

foto
As inscrições para a 14ª edição do Casamento Coletivo, do projeto Família Cidadã, seguem abertas até o dia 30 de maio. Os casais interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), na avenida Getúlio Vargas, 3.417, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 17hs.
 
O secretário Ildes Ferreira ressalta a importância da iniciativa em função do alcance social. “O objetivo é oferecer aos cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social serviços registrais gratuitos”, observa.
 
O projeto social é promovido pela Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a Justiça e tem como meta promover a oficialização da união conjugal de cerca de 350 casais, abrangendo tanto a zona urbana quanto rural do município.
 
O projeto Família Cidadã é voltado para casais com vulnerabilidade econômica, que comprovadamente residam em Feira de Santana por pelo menos um ano. O edital está disponível no site da Prefeitura (www.feiradesantana.ba.gov.br) até o dia 30 de maio.
 
Ildes Ferreira informa ainda que o casamento civil terá cerimônia gratuita e a isenção de taxas, direito assegurado apenas àqueles cuja pobreza for declarada. “O local e horário serão divulgados com até 60 dias de antecedência no site da Prefeitura”, revela.

Grande público na última apresentação de A Paixão e Morte de Cristo

foto
A música gospel da banda Renascer deu o tom da abertura. Logo após, o momento que o público esperava ansiosamente: a última apresentação do espetáculo “A Paixão e Morte de Cristo”, no Parque de Exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana, no domingo, 29, à noite.
 
Um grande público aproveitou para incorporar o espírito da Páscoa. O prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado da primeira-dama, Ivanete Carvalho, também compareceu para assistir ao espetáculo, que conta a história da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
 foto
A encenação é realizada pelo Grupo Teatral Renascer e é uma das maiores apresentações ao ar livre do gênero na Bahia. Os espetáculos realizados em Feira de Santana contaram com apoio do Governo Municipal, através de diversas secretarias.
 
“Pela primeira vez vim assistir a encenação e gostei da quantidade de pessoas que vi aqui. No próximo ano tenho certeza que esse evento será melhor e maior”, prevê o prefeito José Ronaldo.
 
Durante os três dias de apresentações, o público teve a missão de solidariedade: doar um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão destinados às entidades de assistência social em Feira de Santana.

Profissionais da Saúde participam da I Gincana Cultural

foto
As atividades em comemoração ao mês da mulher, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), terminam nesta segunda-feira, 30, com a realização da I Gincana Cultural, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira. Participam os profissionais que atuam na rede, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas. O momento, que também é de confraternização, segue até o final da tarde. 
 
Além de participarem de diversas brincadeiras, foram arrecadados alimentos não perecíveis e roupas que serão doados para uma instituição de caridade – o grupo vencedor que vai escolher.
 foto
A coordenadora do Programa Municipal de Atenção à Saúde da Mulher (PAISM), Graça Passos, observa que o momento é de reunir os profissionais, sobretudo as mulheres, que atuam nas unidades prestando assistência para que possam se confraternizar e também praticar a solidariedade.
 
“Desenvolvemos um mês de atividades voltadas para atenção à saúde da mulher, intensificando os serviços que já são realizados durante todo o ano de prevenção de doenças e promoção à saúde. Hoje, reunimos as profissionais para que tenham um momento de diversão e também de confraternização”, diz.
 foto
Graça Passos cita que dentro das atividades desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos postos do Programa Saúde da Família (PSF), durante o mês de março, foram realizadas palestras, salas de espera, além dos atendimentos individuais.

Hospital da Mulher e Bloco Tracajá unidos pela solidariedade na Micareta

foto
A Micareta se aproxima. E com ela, a animação está garantida. Serão quatro dias - 23 a 26 de abril, além da noite extraoficial, 22 - para o folião extravasar, mas também uma oportunidade para a prática da solidariedade no Circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra.
 
Este ano, o Bloco Tracajá, que há 13 anos desfila, vai coletar recipientes de vidro que serão destinados ao Banco de Leite do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. Cada participante do bloco que fizer a doação dos recipientes receberá uma camisa para participar da festa. O bloco vai desfilar no domingo, dia 26.
 
O ideal são os frascos de vidro com tampa plástica (maionese ou café solúvel), com capacidade de até 500 ml. A diretora do Complexo Materno Infantil, Charline Portugal, explica que esses recipientes serão utilizados para armazenar o leite das mães doadoras. Após pasteurizado, esse alimento é distribuído para a alimentação dos bebês prematuros e de baixo peso.
 foto
Para participar da campanha, o folião poderá fazer sua doação na sede do bloco Tracajá até o dia 20 de abril. Já o funcionário do Hospital da Mulher pode fazer na própria unidade hospitalar. A estimativa é que sejam arrecadados mais de mil frascos de vidro.

Divulgados pré-selecionados para o Residencial Alto do Rosário

foto
A pré-seleção para o residencial Alto do Rosário consta de 1.961 famílias, 30% a mais em relação ao número de casas. O objetivo conforme os critérios do programa é permitir possíveis substituições em caso de algum candidato não apresentar toda a documentação exigida.
 
O residencial Alto do Rosário, localizado na avenida Itatiaia, no bairro Santo Antonio dos Prazeres, é o maior empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida até agora realizado em Feira de Santana. São 1.520 unidades entre apartamentos e casas sobrepostas.
 
O sorteio realizado na sala de imprensa Arnold Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), contou com a participação popular, além de representantes de órgãos convidados, a exemplo do Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, vereadores, jornalistas e radialistas.
 
“Nossa proposta é dar total transparência ao processo e fazer valer os critérios do programa” lembrou o secretário municipal de Habitação Sandro Ricardo Lima.
 foto
A lista dos pré-selecionados já pode ser consultada no site da prefeitura, na página destinada ao Minha Casa, Minha Vida. Ou também pode ser verificada na sede da secretaria de habitação, localizada na avenida Castro Alves, 431, Serraria Brasil.
 
A próxima etapa é a apresentação dos documentos necessários para análise pela Caixa. A relação é a seguinte: RG e CPF do casal, comprovantes atuais de residência, Certidão de Nascimento dos filhos, carteira de trabalho – quem não tiver será dado um prazo para apresentar –, Certidão de Casamento, Certidão de averbação (caso de divórcio), cartão do Benefício social, contracheque atual do casal e titulo de eleitor do casal. 
 
A equipe da Secretaria de Habitação pretende atender 90 famílias em cada turno de trabalho, num total de 180 pré-selecionados por dia. “Desejamos que todos façam isso o quanto antes, nossa preocupação é dar um atendimento rápido e de qualidade”, garante o secretário Sandro Ricardo.
 
LIDERANÇA
 
O município de Feira de Santana lidera o programa em número de contratações no estado da Bahia, supera até mesmo a capital, e está entre os três primeiros em nível nacional. 
 
“A maneira criteriosa como o prefeito José Ronaldo conduz o processo, credencia o nosso município a beneficiar um número cada vez maior de famílias”, arremata o secretário.

Problemas de drenagem em dois bairros serão solucionados

foto
Os problemas de drenagem de águas pluviais em dois bairros do município de Feira de Santana serão solucionados pelo Governo Municipal. Em visita na Queimadinha e na Cidade Nova, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado por técnicos e engenheiros, conversou com moradores para chegar a uma solução.
 
A visita começou na região da Fonte de Lili, na Queimadinha. O local, no período das chuvas chega a níveis altos de água. O trabalho será para desobstruir os canais de drenagem e evitar que as águas se acumulem em um só lugar.
 
Na Cidade Nova, mais precisamente no caminho Conquista, o trabalho será mais intensivo. Nos próximos dias os engenheiros farão a análise topográfica da bacia na região. Logo após a conclusão do estudo, serão definidos os serviços efetuados no local.
 foto
“Vamos realizar o estudo e em alguns dias voltaremos aqui para debater com a população a melhor opção para o problema de drenagem na Cidade Nova”, declarou o prefeito.
 
Outros Serviços
 
No bairro da Queimadinha, outros serviços também foram anunciados pelo gestor municipal. Uma delas vai garantir o lazer dos moradores da região: a reforma da quadra poliesportiva na Fonte de Lili.
 
Os serviços de manutenção e limpeza da fonte foram autorizados e já devem começar nos próximos dias.

Empresa faz doação de livros sobre a cultura quilombola

foto
História de Tenengo, Maria & Maria, A Mãe do Timbó e A Dona das Águas. Esses são alguns dos títulos que compõe a coleção sobre a literatura, linguagem e cultura quilombolas, doados pela Enseada Indústrias Naval para a Secretaria Municipal de Feira de Santana. A entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira, 27.
 
Os livros estão sendo entregues aos 50 professores de 25 escolas municipais que integram a Formação em Educação Escolar Quilombola – FormEEQ, estratégia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, UFRB, em convênio com a Seduc e em parceria com o Ministério da Educação.
 
Representantes das comunidades quilombolas de Bonfim de Feira, Matinha dos Pretos, Lagoa Salgada e Jaguara, além de líderes comunitários dos municípios de Água Fria e Biritinga também receberam os volumes da coleção.
 foto
“Esses livros vão completar o acervo da nossa biblioteca. Agora os nossos alunos vão ter contato com a coleção e a história dos quilombos na nossa comunidade”, afirma a professora Maria Madalena de Jesus Rabelo Regis, diretora da Escola Municipal Joaquim Pereira dos Santos, do distrito de Maria Quitéria.
 
“Agora temos suporte didático e pedagógico para abordar a questão quilombola nas escolas da Rede Municipal”, afirma Maria Cristina Sampaio, coordenadora do Núcleo de Educação para as Relações Etnicorraciais e Educação Escolar Quilombola – NerEEQ.

Arte e corporeidade afro-brasileiras e africanas em debate no FormEEQ

foto
A arte e a corporeidade afro-brasileiras e africanas foram os principais temas abordados nesta sexta-feira, 27, no encontro do terceiro módulo da Formação em Educação Escolar Quilombola – FormEEQ. O curso é fruto de convênio entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, e a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Ministério da Educação.
 
Professores da Rede Municipal de Ensino, representantes de comunidades quilombola e de dois municípios, Água Fria e Biritinga, debateram o tema e fizeram exercícios sobre a identidade.
 foto
A professora mestre Maria Cristina de Jesus Sampaio trouxe para a sala de aula um espelho e apresentou o seguinte questionamento: "que forma cada participante se enxerga? Por que nos achamos feios quando criança? Crescemos escutando que somos diferentes. Precisamos saber qual a nossa história de vida, o lugar que pertencemos e quem somos nós”, refletiu a professora Maria Cristina.
 
Para aprofundar o estudo, os educadores vão visitar, neste sábado, 28, a comunidade quilombola de Lagoa Grande, situada no distrito de Maria Quitéria, com o objetivo de conhecer a arte produzida na localidade. Nesta etapa, a formação busca valorizar as produções culturais e artísticas presentes neste cenário e no ambiente escolar.

sexta-feira, 27 de março de 2015

A origem de Feira no palco do Teatro Vai aos Bairros

Cidade da Rua Direita
 Feira de Santana desde a sua origem até a década de 30. O resgate da memória, dos acontecimentos históricos e de personagens que marcaram essa época foi levado para o palco do projeto o Teatro Vai aos Bairros, na noite desta quinta-feira, 26, no conjunto Feira X. O espetáculo “A Cidade da Rua Direita” foi uma aula de história e cultura para o público formado, sobretudo, por jovens e crianças.

Um espetáculo que levou para o palco, Domingos Barbosa de Araújo, Ana Brandoa, a heroína Maria Quitéria, Conselheiro Franco e Lucas da Feira. Enquanto a história era narrada – desde a formação do povoado a partir da fazenda Santana dos Olhos D’água, passando pela rua Direita, atualmente conhecida como rua Conselheiro Franco - o público presenciou em cena a ficção e a realidade.
 
“A Cidade da Rua Direita” mostrou a religiosidade, o samba de roda e teve muita música. “A história se dá a partir da chegada de um homem misterioso na cidade com a intenção de resgatar o seu direito sobre as terras da Rua Direita. Em seu caminho ele se depara com figuras da antiga Feira de Santana dos anos 30”, comenta o diretor Geovane Mascarenhas.
 
Segundo ele, esse espetáculo homenageia a cidade e é uma forma de perpetuar a memória da cidade. “Todo ele foi resultado de um trabalho de pesquisa com a proposta de apresentar aos moradores a origem de Feira”, afirmou. “A Cidade da Rua Direita” mistura comédia, drama e emoção.
 
Para a dona de casa Michele Jesus dos Santos, 28 anos, essa foi uma noite de lazer para os moradores do Feira X, como também uma oportunidade em conhecer a origem da cidade e os personagens que marcaram essa época. “São acontecimentos que nós aprendemos na escola e que hoje estamos assistindo numa apresentação de teatro”.
 
O projeto o Teatro Vai aos Bairros é uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Empossado novo Conselho Municipal de Controle Social da Educação Básica

foto
“Ação independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública municipal”. O  compromisso é da presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social da Educação Básica, Carmem Lúcia Rios Ramos. A representante dos diretores de escolas foi eleita por unanimidade e terá como vice, Gabriela Passos Moreira.
   
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb), é um colegiado que tem como função principal proceder o acompanhamento e controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito do município.
 
O ato de posse, presidido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho nesta quarta-feira, 25, foi realizado no salão de reuniões do Paço Municipal Maria Quitéria e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Jayana Bastos Miranda Ribeiro.
 
Ao dar as boas-vindas aos novos conselheiros e conselheiras, a secretária diz que o órgão, democraticamente formado por representantes de diversos segmentos da sociedade, favorece a transparência da gestão municipal na área de Educação.  
 
“É importante destacar que o trabalho do Conselho do Fundeb soma-se ao trabalho das tradicionais instâncias de controle e fiscalização da gestão pública e isso confere responsabilidade e compromisso com o objetivo final de todos, que é a melhoria da educação", destaca a secretária.
 
CONVOCAÇÃO
 
O Conselho do Fundeb é composto por representantes de sindicatos, entidades socias, pais de alunos, estudantes e professores, entre outros segmentos, num total de 22 membros, sendo metade titulares e a outra metade de suplentes. 99% deles compareceram à posse.  
 
Já está marcada a primeira reunião do Conselho. Será no próximo dia 1º de abril, às 14h30min, na Sala dos Conselhos, na avenida Senhor dos Passos, 212, Centro, prédio da Previdência Municipal, sala 15, térreo. Na ocasião, será feita a análise das contas referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro do exercício 2014, tendo em vista a restrição de prazo para aprovação e parecer final.

Vasta programação marca os 52 anos de fundação da Biblioteca Municipal

foto
No próximo dia 8 de abril a Biblioteca Municipal de Feira de Santana completa 52 anos de fundada. Uma data especial. E mesmo o tempo e a evolução tecnológica não tiraram o interesse pelos livros tradicionais, jornais impressos e revistas, esse verdadeiro tesouro guardado na biblioteca. Uma prova disso é que a visitação média diária é de cerca de 200 pessoas.
 
"Mesmo na era digital pegar o livro e ler uma a uma todas as páginas pra mim é indispensável, desperta uma sensação de estar vivendo mais a leitura”, diz Raildo Leal, funcionário público, frequentador assíduo da Biblioteca Arnold Ferreira da Silva.
 foto
A maioria dos frequentadores é de estudantes, mas também tem pessoas como o aposentado Mário Alberto dos Anjos, que aprecia a leitura e vê na biblioteca o espaço ideal para o exercício intelectual. “Esse meu lado pesquisador e estudioso das coisas do presente e do passado encontra apoio na biblioteca”, afirma, demonstrando carinho pelo espaço que garante um rico acervo e tranqüilidade para a boa leitura.
 
Nas comemorações dos 52 anos da biblioteca, uma vasta programação foi elaborada pela Fundação Egberto Tavares Costa, responsável pelo espaço. A solenidade no próximo dia 8 de abril terá a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho e vai marcar a instalação de mais uma ferramenta de aprendizado no local, que é o Pólo Digital.
 foto
Vários cursos serão oferecidos pela Microsoft Virtual Academy (MVA) dando novo impulso ao setor tecnológico da biblioteca. Também serão conhecidos os vencedores do 1º Concurso de Poesias de Feira de Santana, homenagem ao poeta Eurico Alves Boaventura. Neste mesmo dia haverá a certificação dos estagiários, num total de 26, que vão atuar como facilitadores nos diversos pólos de cultura digital mantidos pela Fundação. Encerrando a programação vão ser lançados os CDs dos participantes do Festival  Metropolitano de Música “Vozes da Terra” e do Festival Gospel 2014.
 
O presidente da Fundação Egberto Tavares Costa, Antonio Carlos Coelho, diz que a prefeitura de Feira de Santana está empenhada não apenas na conservação do espaço mas também na modernização da biblioteca. "Assim ela será sempre um lugar com atrativos para toda a comunidade", destaca.
foto

Técnicas de gestão do artesanato paraibano serão implantadas no MAP

foto
Um intercâmbio altamente positivo. Assim foi definida a viagem de uma comissão formada por permissionários do Mercado de Arte Popular (MAP) e dirigentes de entidades, ao estado da Paraíba, considerado um dos berços do artesanato nacional. A visita aconteceu nos dias 17 e 18 de março.
 
A iniciativa contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O projeto visa criar elos entre toda a cadeia produtiva do artesanato, composta de produção, organização,  capacitação, promoção e comercialização.
 foto
A viagem a João Pessoa, na Paraíba, teve como objetivo de proporcionar conhecimento sobe o turismo de eventos e negócios e, principalmente, o mercado de artesanato da capital paraibana.
 
“O talento dos artesãos paraibanos se revela pela sua originalidade e tem surpreendido e encantado turistas de toda parte”, constata Graça Cordeiro, diretora de Turismo da Secretaria. 
 foto
Mas não foi só a arte paraibana que transformou o artesanato local em um negócio que hoje não para de crescer. O sistema de gestão, segundo Graça, foi confiado de comum acordo a um condomínio, que arrecada em média R$ 290,00 mensais de cada permissionário e mantém tudo limpo, bonito, seguro e atraente. "Percebemos que, embora seja um órgão público, funciona como uma empresa privada que segue todos os trâmites legais. Se a pessoa não paga o compromisso mensal por exemplo, é fichada no SPC”, explica.
 
ADOTAR MODELO
 
O modelo paraibano será discutido em Feira de Santana para ser, possivelmente, adotado, pelo menos em parte, logo após a reinauguração MAP. Na próxima semana o Departamento de Turismo da Secretaria finaliza a edição de vídeos gravados durante a viagem à Paraíba, a fim de repassar as informações e discutir o que pode ou não ser adaptado à realidade feirense.
 foto
“O objetivo é um só: organização desse setor tão importante para o turismo e a economia em Feira de Santana”, destaca o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos Borges Júnior.
 
A programação Boas Práticas – Turismo de Eventos e Negócios em João Pessoa foi realizada em parceria com o Sebrae, através da gestora local, Lúcia Leite, coordenadora do projeto de requalificação do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana. 

Escolhidas as dez candidatas que concorrem a Rainha da Micareta

foto
O clima da Micareta começa a tomar conta de Feira de Santana. Faltando menos de um mês para a festa, já foram escolhidas as dez candidatas que concorrerão ao título de rainha. A pré-seleção aconteceu na tarde de terça-feira, 24. A escolha das majestades será no dia 9 de abril, no Centro de Cultura Amélio Amorim.
 
Foram selecionadas para a disputa do título: Fernanda da Anunciação, Suellen Thaine Oliveira, Jenifer de Jesus Silvestre, Tamires Silva Miguel, Aparecida Ariele Lima Souza, Caroline Lima Silva, Suzana Ferreira dos Santos, Wagna Vitória Gomes e Viviane Carvalho Dias.
 foto
A alegria tomou conta das pré-selecionadas, que agora começam a se preparar para a última etapa do concurso, quando serão vestidas e maquiadas por Marluce Almeida e Marcos Sanfer, respectivamente. “Acho que esse é o sonho de toda menina que nasce em Feira de Santana”, diz a assessora de moda Fernanda da Anunciação, de 26 anos.
 
Estudante de Direito, Suellen Oliveira também comemora a indicação para a final, embora admitindo que "será ainda mais difícil, por conta do nível das concorrentes". Aparecida da Silva Santos, de 21 anos, auxiliar administrativa, confessa que não esperava ficar entre as pré-selecionadas. “Estou realmente muito feliz em chegar à final”, diz.
 foto
O alto nível das candidatas foi destacado pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Pinto Cordeiro, e também pelo coordenador do concurso, que atentaram ainda para o número de inscritas. Em 2014 o título foi disputado por 18 candidatas e este ano, por 40. A pré-seleção contou com as presenças da Rainha e da primeira princesa da Micareta 2014, Jicilene de Oliveira Santos e Marilânia da Silva Santos, rspectivamente.
 
Uma comissão formada por artistas, profissionais de comunicação e de moda vai escolher a Rainha e as Princesas, além do Rei Momo. Todas as candidatas têm idade superior a 18 anos, cursam ou já concluíram o Ensino Médio, requisitos exigidos também para o Rei Momo. As três primeiras classificadas na final do concurso serão eleitas Rainha (primeiro lugar) e Princesas (segundo e terceiro lugares). A premiação é de R$ 2.500,00 para a Rainha, R$ 2.000,00 para o rei Momo e R$ 1.500,00 para cada princesa.
 foto
A pré-seleção foi realizada no pátio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). As candidatas desfilaram diante da comissão formada pelo secretário Rafael Pinto Cordeiro, o diretor de Eventos, Naron Vasconcelos, a chefe de gabinete, Sandra Farias, e o ator e produtor Edson Baptista. A apresentação coube a Edy Bonhausenh.
foto

Obras na praça da rua Araújo Pinho já concluídas

foto
As obras de urbanização da praça da rua Araújo Pinho, no bairro Olhos d’Água, conhecida como praça da Paquera, promovidas pelo Governo Municipal, com recursos próprios da Prefeitura de Feira de Santana, já estão concluídas e devem ser inauguradas em breve.
 
Enquanto aguardam a entrega oficial do equipamento, moradores da comunidade já utilizam o equipamento, que oferece estrutura para lazer e descanso, tornando o espaço mais bonito e acolhedor.
 
Morador da rua Araújo Pinho, 1.837, José da Cruz aprovou as intervenções e considerou que o espaço ficou bastante confortável. “Ficou muito bonito e espero que continue sempre assim. Basta todos conservarem. O espaço é confortável e dá gosto ser apreciado”, destaca.
 foto
As intervenções também foram aprovadas pela moradora Sidneide Lopes Silva, residente na casa de número 1872 da rua Araújo Pinho. “Não tem nem comparação entre o que era antes e o que é hoje. Antes era lama e sujeira, agora temos conforto e um lugar bonito para passear”, afirma.
 
Margarida Santos também aprova as intervenções. “Para mim a praça posso considerar inaugurada porque já estou usando e trazendo meus netos para passear. Enquanto eles brincam de bicicleta, eu aproveito para colocar o papo em dia com minhas amigas”, frisa.
 
Com as intervenções visando implantar urbanização, o espaço ganhou canteiros verdes elevados e coloridos, passeio em pedra portuguesa, torres de iluminação em pétala, rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, canteiro de areia, bancos em concreto armado, mesas e bancos em concreto para jogos e ainda estacionamento.

Uma noite de Sonho nos Residenciais Asa Branca

foto
Na plateia ao ar livre as crianças eram em número expressivo. Um pouco mais de duas dúzias de pais também se fizeram presentes para mais um espetáculo do Teatro Vai aos Bairros. O palco foi montado no condomínio dos Residenciais Asa Branca e nele artistas do núcleo “Cultura mais Circo” proporcionaram ao público na noite de terça-feira, 24, um pouco mais de alegria.
 
Os risos eram espontâneos, os aplausos também. Com os olhares concentrados para uma mesma direção, entraram naquele mundo da imaginação. E ficaram encantados com a narrativa, que mistura a arte do circo com o teatro, para tratar justamente de algo que é comum na vida de cada uma daquelas pessoas presentes: “Sonho”.
 foto
E assim como o personagem principal, um garoto que sonhava em ser artista, aqueles meninos e meninas também tem seus sonhos, como o pequeno Carlos Felipe Castro, 9 anos. Na companhia de vizinhos na sua faixa etária, ele revelou o seu grande desejo: ser médico.
 
A dona de casa, Eliane Lopes Jesus, 32 anos, também se identificou com a história. Disse que o seu maior sonho era conquistar a casa própria. “Era algo que parecia impossível, mas consegui. Na vida nunca devemos desacreditar dos nossos sonhos”, disse.
 foto
Ela reconheceu a importância dessa iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana em oferecer o acesso à cultura para as comunidades mais carentes. “Muitos nunca foram ao circo ou ao teatro. Hoje, pela primeira vez, estão tendo essa oportunidade”, observou a moradora.

Novas varredoras estão a serviço da limpeza de Feira de Santana

terça-feira, 24 de março de 2015

Moradores sugerem construção de ciclovia no Parque Linear

foto
 A audiência pública foi presidida pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, e contou com a presença de diversas autoridades, como o vereador Antônio Carlos Passos Atayde (Carlito do Peixe); o comandante do 35º Batalhão de Infantaria (35 BI), tenente-coronel Paulo Sérgio Brito Santos; o ambientalista frei José Monteiro Sobrinho; além de presidentes de associações de moradores e comunitárias. 
 
O arquiteto Claudio Roossevelt, da Secretaria de Planejamento, apresentou todo o projeto, de forma bastante didática, através de uma projeção em vídeo. O Parque Linear Lopes Rodrigues abrangerá as margens da via que leva o mesmo nome, no bairro Brasília.
 
O projeto prevê a infraestrutura do canal, que terá 1.010 metros de extensão e três metros de largura; pavimentação a paralelepípedo de 11 mil metros quadrados da rua lateral; colocação de grama; iluminação pública com 52 postes e arborização com espécies de médio e grande porte. O equipamento terá parques infantis, quiosques, bancos e mesas - construídos a base de madeira de eucalipto e totalmente integrados à natureza. 
 foto
A obra será executada em três etapas, envolvendo recursos da ordem de R$ 2.877.165,19 (dois milhões, oitocentos e setenta e sete mil, cento e sessenta e cinco reais e dezenove centavos) oriundo do Fundo Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais.
 
Na oportunidade foi definido que será criada uma comissão de moradores para solicitar da Embasa a execução das obras de esgotamento no local. "Vamos apresentar o projeto e solicitar que a Embasa execute aquilo que é de sua responsabilidade, pois o objetivo principal é acabar com todos os transtornos dos moradores", explicou Tourinho.
 foto
O padre Ednelson da Silva, responsável pela Paróquia Cristo Redentor, avaliou positivamente a iniciativa. "Uma discussão bastante qualitativa e que proporciona o exercício da cidadania. Para ser uma causa de todos, é necessário que todos conheçam. A Prefeitura está de parabéns por promover essa discussão com a comunidade", destacou. 

SIM ganha escola de ensino fundamental de grande porte

foto
A comunidade do bairro do SIM vai ganhar uma nova escola de ensino fundamental de grande porte. Obedecendo ao novo padrão arquitetônico moderno e arrojado da Rede Municipal de Ensino, a escola tem dez salas de aula e vai atender a aproximadamente mil alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Está situada à rua Ipaumirim, s/nº, Sim. A entrega à comunidade acontece esta quinta-feira, 26, às 19h.
 
A nova unidade de ensino foi denominada Escola Municipal Adelice Cavalcante, numa homenagem à líder comunitária que durante décadas residiu na localidade de Lagoa Salgada, distrito de Jaíba, onde hoje se localiza o bairro do SIM. Ainda jovem, Adelice Cavalcante, também conhecida na comunidade como Dona Ninha ou Vó Iaiá, trabalhou como parteira, professora de alfabetização e foi também uma das fundadoras do SIM (Serviço de Integração de Imigrantes).
 foto
Com a mesma estrutura das novas escolas públicas recentemente entregues no bairro Gabriela e no distrito de Humildes, a nova unidade de ensino é composta por sala de professores, amplo refeitório, biblioteca, sala multimídia, sala de informática, sala de recursos, quadra poliesportiva, pátio coberto, secretaria, diretoria e um auditório com capacidade para 180 pessoas, além de vestiários.
 
Os caminhões do Projeto Reequipar já começaram a entregar novo mobiliário e demais itens na nova escola. Mobiliário de resina, fogão e liquidificador industriais, armários e itens de informática, como computadores, impressora e também materiais pedagógicos, já estão sendo organizados.
 foto
Os primeiros a ocupar as carteiras da nova escola serão os alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Coelho, devido à reforma a que será submetida esta unidade. As aulas terão início na próxima semana, no dia 30 de março.

Dia Mundial da Água lembrado pela Escola Ana Brandoa

foto
Apresentações, debates e exposições marcaram a conclusão do projeto “Água: ouro azul do século XXI”. Durante a atividade, desenvolvida pela Escola Municipal Ana Brandoa, estudantes, professores e a comunidade debateram a importância da preservação da água e a conscientização para as novas gerações. O evento aconteceu na última sexta-feira, 20, em alusão ao Dia Mundial da Água, lembrado no dia 22 de março.
 
As ações do projeto começaram na primeira semana de março com a exibição do vídeo documentário “Carta do ano 2070 - Advertência à Humanidade”, publicada no ano de 2012 pela revista “Crônicas de los Tiempos”. Participaram da programação os alunos do ensino fundamental I e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
foto

Divulgada relação de barraqueiros para Micareta 2015

foto
A relação de pessoas aptas a explorar o comércio de comida e bebida em barracas, na Micareta de Feira de Santana, foi divulgada nesta sexta-feira, 20, pelo Governo Municipal. A seleção ocorreu após a verificação das ofertas e documentos que foram entregues pelos interessados através de licitação pública realizada na última quarta-feira, 18.
A seleção foi para três tipos de espaço: barracas com 2,5x5 metros, 25 pessoas foram classificadas; no espaço de 4x4 metros, 47 pessoas; já para as barracas de 5x5 metros, 132 selecionados.
Do total de pessoas inscritas, 41 foram desclassificadas da licitação. Os motivos para a desclassificação variaram, a exemplo de envelopes sem valor de proposta, falta de assinatura ou rasura nos documentos.
Também houve um grande número de pessoas inabilitadas. A lista conta com 146 nomes que deixaram de apresentar algum documento, declararam endereços divergentes, entre outros.
Confiram as listas abaixo: 
Baixe o arquivo desta matéria