Submarino

MICARETA 2024

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prefeito José Ronaldo entrega premiação na 11ª edição do Top Of Mind

foto
A 11ª edição do Top Of Mind Feira de Santana, a festa de premiação das marcas e serviços mais lembrados pelos consumidores feirenses, realizada na noite de quarta-feira, 29, no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), premiou 34 segmentos pesquisados. Foram seis categorias: indústria, serviços, varejo, saúde, educação; entretenimento, lazer e automotivo.
 
A campanha  publicitária de 2014 é uma criação da agência Arte Capital, com realização de Ênio Carvalho (Marketing, Consultoria, Ideias e Resultados) em parceria com o jornal A Tarde. Para Carvalho, o êxito do Top Of Mind em Feira de Santana, durante estes 11 anos, “foi manter-se vivo, conquistando, a cada ano, maior responsabilidade e credibilidade, com a proposta de reconhecer as empresas que mais se destacaram, estimulando-as a pensar profissionalmente com o objetivo de consolidar as suas marcas no mercado”.
 foto
O prefeito José Ronaldo de Carvalho, que ajudou a implantar a premiação em Feira de Santana, em l994, e entregou os troféus aos vencedores da categoria serviços, afirmou que “com a credibilidade que adquiriu no Estado e, especialmente no município, o prêmio tornou-se uma láurea bastante disputada, funcionando como fator de motivação para a busca do desempenho de excelência no universo empresarial”. 

Vacinação contra gripe começa na segunda-feira

foto
A Campanha Contra Influenza em Feira de Santana terá início na próxima segunda-feira, 4. O imunizante previne a Gripe A H1N1. O ponto alto da campanha será no sábado, 9, considerado o Dia Nacional Contra a Influenza. A campanha de vacinação termina no dia 22 de maio.
 
O objetivo é prevenir contra o vírus da gripe, pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a 5 anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes e mulheres que tiveram crianças após 45 dias.
 
Também a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e povos indígenas. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.
 
A campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus Influenza - A (H3N2) e B. A vacina será disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde em todas as unidades de saúde do município.

Hospital da Mulher com programação especial pelo Dia das Mães

foto
Todas as mulheres que estiverem internadas no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, na semana que antecede o Dia das Mães, serão homenageadas com uma programação especial. O projeto “Semana de Artes do HIPS” pretende desenvolver junto às mães internas, das enfermarias, casa da puérpera  e mãe canguru, diversas atividades artísticas, onde elas vão poder mostrar seus talentos e criatividade.
 foto
Os profissionais dos serviços de psicopedagogia, psicologia e a equipe de enfermagem do Hospital da Mulher vão orientar as mães nas atividades. Estão previstas oficinas de beleza, massoterapia e artesanato. "É a arteterapia como aliado do bem-estar psicológico das mães, trazendo para elas a possibilidade de até desenvolver-se profissionalmente, se assim desejarem", explica a psicóloga Talita Sampaio Costa.
 
“A internação junto com o recém-nascido tem impacto psicológico sobre essas mães. Então selecionamos trabalhos que também funcionam como terapia e ao mesmo tempo vão melhorar mais ainda as relações interpessoais entre as internas e a equipe do hospital”, acentua Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar do Município.
 
Entre os momentos de descontração e lazer visando o bem-estar e a alegria das mães com seus bebês, haverá apresentação do Coral Infantil, formado por crianças da rede municipal de ensino e uma exposição de fotografias. O diferencial da mostra é que todas as fotos do mural vão ser tiradas no primeiro momento das mães com os seus bebês ainda no leito, logo após o parto.
 
"Elas vão poder visualizar e guardar para sempre esse momento único com seus filhos. Vai ser uma celebração da importância de ser mãe", ressalta Suênia Silva França, assistente Social.
 
COMEMORAÇÃO
 
Depois as mães vão receber junto com brindes, uma fotografia desse instante único em suas vidas. No domingo, o encerramento será comemorado com uma festa com muita música, poemas e mensagens pelo Dia das Mães.
 
Para a diretora Charline Portugal, "Nada melhor do que comemorar esta semana do Dia das Mães, com as mulheres que procuram o hospital em busca de atendimento e, sendo de Feira de Santana ou não, sempre encontram acolhimento e cuidados junto com os seus bebês. Nós estamos aqui para compartilhar o amor".

Formação de Gestores estimula troca de experiências

foto
Discutir a prática da gestão escolar, ampliar os conhecimentos e trocar experiências. Estes foram alguns dos pontos positivos destacados pela professora Nelcilandia Figueiredo da Silva Arouca, gestora da Escola Municipal Maria Antonia Costa, durante o encontro do 5º módulo da Formação de Gestores, realizado nesta quarta-feira, 29, na Fundação Senhor dos Passos. A atividade é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.
 
A Formação de Gestores busca promover ações de articulação da diversidade no espaço escolar e estudar a dimensão pedagógica na ação gestora. “Podemos debater sobre nosso o dia-a-dia com outros gestores, tanto nas aulas quanto no ambiente virtual, o Moodle, através de fóruns e atividades. Todo aprendizado serve para melhorar a nossa prática como gestores e aqui no curso temos leituras e conteúdos importantes”, avalia Nelcilandia.
 
A implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico, comumente chamado de PPP, estão entre os conteúdos do 5º módulo da formação, bem como as ações do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e os desafios e enfrentamentos da gestão pedagógica, com foco no PPP da escola.
 
Um dos objetivos nesta etapa da formação é buscar possibilidades de articulações para o fortalecimento da coletividade, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O curso de Gestão Escolar é realizado pela Secretaria Municipal de Educação a partir de um convênio de cooperação técnica com a Universidade do Estado da Bahia, Uneb. O próximo encontro será realizado no dia 6 de maio.

Semana de realização de exames no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer

foto
Em comemoração ao Dia das Mães, 10 de maio, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) vai disponibilizar para as mulheres a realização de preventivos, por demanda espontânea, entre a próxima segunda-feira, 4, a sexta-feira, 8.
 
Serão entregues 40 fichas, sendo 20 para cada turno. A distribuição começa às 7h. É necessário levar o Cartão do SUS, a carteira de identidade e a paciente tem que residir no município de Feira de Santana.
 
Conforme a coordenadora do CMPC, Kênia Lasse, as pacientes serão submetidas à triagem e encaminhadas para a realização do preventivo. Ela afirma que aquelas que estiveram com procedimentos agendados o atendimento está assegurado.
 foto
Durante essa semana, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, mantenedora do CMPC, pede que às pacientes que puderem façam a doação de um frasco de vidro, tipo café solúvel ou maionese, no próprio órgão, que serão destinados ao Banco de Leite Humano, do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Falso mototaxista é flagrado pela SMTT

foto
Um homem que se passava por mototaxista legalizado do Serviço de Transporte Individual Alternativo Complementar (STIAC) foi conduzido ao Complexo de Polícia do bairro Sobradinho na manhã desta quarta-feira, 29. Ele foi flagrado nas imediações da Praça da Matriz por prepostos da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
 
O condutor vestia uma camisa do STIAC e estava com uma motocicleta padronizada. "Obviamente ele nunca fez parte do sistema, e sequer possui carteira de habilitação. A motocicleta teve a placa pintada de vermelho, originalmente é de placa cinza, e foi plotada com as cores do STIAC ilegalmente, inclusive com um número de ordem falso", informa o secretário da SMTT, Ebenezer Tuy.
 foto
A motocicleta foi recolhida ao pátio da SMTT. O condutor deverá ser indiciado e responderá por crimes como falsidade ideológica e aduteração de veículo. 

Seminário identifica os "vilões" do trabalho

foto
Articular os segmentos patronais, de trabalhadores e órgãos governamentais para uma contribuição conjunta no enfrentamento dos acidentes graves e fatais, em locais de trabalho. Com este objetivo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizou, na terça-feira, 28, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Feira de Santana, um Seminário para marcar a passagem do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.
 
A atividade produtiva pode gerar, em alguns casos, doenças irreversíveis e até mesmo a morte do trabalhador. A coordenadora do CEREST, Verena Liberal, defende ações  conjuntas de preservação da saúde e combate aos acidentes, por meio de prevenção e vigilância. “É preciso monitorar e manter o controle desses riscos para a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida do trabalhador e quanto mais instituições envolvidas melhor”, acentua.
 foto
Foram debatidos, entre outros temas, o papel da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), com Raimundo Mozart, do CEREST, e a lmportância da Atuação dos Sindicatos, com Adroaldo Santos, coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador. Participaram dos debates representantes do INSS, Gerência Regional do Trabalho, Corpo de Bombeiros, Casa do Trabalhador, UEFS, Federação Nacional dos Técnicos em Segurança do Trabalho (Fenatest) e sindicatos.
 
A meta é educar o próprio trabalhador em relação a seus direitos e deveres e trabalhar com base nas leis criadas para obrigar as empresas e os empresários a dedicarem mais atenção à segurança e à saúde de seus empregados, seja realizando os exames médicos (periódicos, admissionais, demissionais, de retorno ao trabalho e de mudança de função), ou cumprindo o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que visa dar melhores condições de trabalho aos empregados, monitorando os problemas de saúde detectados. Ou, ainda, identificando os locais de risco e adotando medidas para evitar acidentes, e doenças, realizando, também, a educação sanitária, além de outras medidas.

Hospital da Mulher cadastra para teste da orelhinha entre 4 a 8 de maio

foto
O Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, vai realizar exames de audição em bebês nascidos em outras maternidades e que ainda não foram submetidos ao procedimento. Para isso, as mães devem comparecer ao ambulatório entre os dias 4 a 8 de maio, das 8h às 17h, para fazer o cadastro.
 
A previsão é que nas semanas seguintes o exame seja feito. As mães já vão receber uma guia do agendamento, constando a data e horário marcados. Os testes da orelhinha serão realizados no próprio ambulatório do Hospital da Mulher.
 
O exame será disponibilizado para bebês com 48 horas de vida aos seis meses. O teste da orelhinha já é um procedimento de rotina realizado no Hospital da Mulher. “As crianças só recebem a alta médica após passar também pelo teste da orelhinha”, afirma a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas.
 foto
A expectativa é que dezenas de crianças sejam submetidas ao teste, que é indolor. A meta é que 15 a 20 bebês sejam examinados, diariamente.
 
O teste da orelhinha é um exame simples e imprescindível para saber se está tudo bem com a audição da criança. Um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido do bebê, o que permite ao médico verificar se a criança ouve normalmente. O exame não tem contraindicações e pode ser feito com o bebê dormindo.
 

Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.

Dezenas de veículos apreendidos por transporte clandestino na Micareta

foto
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito apreendeu 51 veículos, entre carros e motos, por transporte irregular de passageiros durante o período da Micareta 2015, iniciada na quinta-feira, 23 e encerrada no domingo, 26. Os veículos foram removidos ao pátio da SMTT.

O secretário Ebenezer Tuy explica que as ações de fiscalização foram intensificadas nos pontos provisórios de táxi montados especialmente para a festa momesca. "Os locais foram definidos previamente em reunião com representantes da categoria", ressalta.

Os flagrantes de transporte irregular aconteceram nos seguintes locais: ponto provisório na rua Barão de Cotegipe, em frente a sede do Bolsa Família; ponto provisório na Barão do Rio Branco, em frente ao edifício Augusto Freitas; ponto provisório no Colégio Georgina Erisman; avenida Maria Quitéria, próximo a avenida Getulio Vargas; e no ponto provisório na avenida Maria Quitéria, em frente ao BNB Clube.
foto
"Em todos os pontos provisórios de táxi foram colocadas placas sinalizando devidamente o local", acrescenta Tuy. Os taxistas também foram orientados a denunciar irregularidades. "Fomos pessoalmente aos pontos de táxis e informamos aos profissionais os números de contato para acionar as equipes de plantão, caso necessário. Também mantivemos contato com algumas centrais de serviços de táxi solicitando que passassem as informações para os demais taxistas".

O secretário reforça ainda que outras medidas foram adotadas para garantir conforto, comodidade e principalmente segurança aos taxistas e passageiros. "Autorizamos que três táxis de cada vez pudessem ter acesso, de forma organizada, a via de acesso ao circuito. Também estendemos o ponto de barreira, para garantir mais fluidez do trânsito", exemplifica.
foto
Tuy avalia positivamente os resultados. "Muitos taxistas nos agradeceram no circuito da festa pelo trabalho realizado, especialmente na sexta-feira, quando fizemos uma operação juntamente com a Polícia Militar, que resultou na apreensão de vários veículos".

terça-feira, 28 de abril de 2015

Creche-escola do Feira VII em fase de conclusão

foto
Mais uma creche-escola de grande porte, construída pela Prefeitura de Feira de Santana, está em fase de conclusão. Localizada na avenida 02, região do conjunto Feira VII, a unidade de ensino segue o novo padrão adotado pelo Governo Municipal, com uma estrutura ampla e que será dotada de modernos equipamentos e mobiliário.
 
A unidade está com 90% das obras concluídas. Os operários da Cap Construções, empresa vencedora da licitação pública, estão concentrados, agora, nas instalações elétricas e hidráulicas, bem como na pavimentação externa.  
 foto
O encarregado da obra, Marcelo Soares, informa que a construção está em fase de acabamento. “Estamos instalando as portas, depois vamos executar a instalação do mármore, contra-piso e do piso, revestimento cerâmico e, por fim, a pintura”, diz.
 
EXPECTATIVA
 
A previsão é que a creche seja inaugurada no próximo mês. As famílias residentes nas proximidades reconhecem e destacam a importância sócio-educacional da unidade.
 foto
Segundo Mirlaine Oliveira, a maioria das mães, principalmente as que têm mais filhos e estão sem condições de pagar uma babá, estão em grande expectativa. “Por isso, a creche está chegando em boa hora. Tenho dois filhos pequenos e não tinha com quem deixá-los, mas agora posso voltar a trabalhar”, comemora.
 
“Quero muito voltar a trabalhar. A creche é uma esperança para mim, como também para muitas mães. Por isso, estamos na expectativa da inauguração da creche em nosso conjunto”, destaca a dona de casa Natali de Jesus Pereira.

Mais segurança: câmeras são instaladas no Parque da Lagoa

foto
Câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos do Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira, na avenida José Falcão da Silva, proporcionam mais segurança aos frequentadores do equipamento público municipal. O espaço, que funciona inclusive aos finais de semana, também conta com a presença da Guarda Municipal, assegurando mais tranquilidade a todos.
 
O monitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), sob a coordenação do secretário Mauro Moraes, faz parte do leque de serviços oferecidos pelo Governo Municipal para garantir a segurança de cidadãos em espaços públicos nos limites de Feira de Santana.
 
O secretário Mauro Moraes observa a importância da iniciativa para garantir maior segurança e tranqüilidade às pessoas que freqüentam o Parque da Lagoa. "As câmeras, além de oferecerem mais segurança para a população, também afastam do local indivíduos que praticam atos ilícitos", frisa.
 foto
Com oferta de várias opções de lazer, tanto para a prática de ginástica, passeios, brincadeiras para crianças e adultos, o Parque da Lagoa mantém harmonia com a natureza preservando uma das mais importantes nascentes da cidade. Funciona de terça-feira a domingo, das 5h30m às 20h, ininterruptamente. As segundas-feiras são reservadas para manutenção do equipamento.
 

O espaço é bastante frequentado por quem pratica cooper e outras modalidades esportivas, já que possui pistas específicas para o esporte e ainda oferece segurança com o videomonitoramento. Justamente por isso conta ainda com o reforço na segurança com a presença de guardas municipais, com dois prepostos por turno, sendo que aos finais de semana e feriados o número gira em torno de 6 a 8 guardas municipais por turno. Além disso, um amplo estacionamento interno facilita também o acesso da comunidade que se deslocar até o local com veículo próprio.

Perda de Anchieta é um "golpe muito duro", diz Ronaldo

foto
O prefeito José Ronaldo de Carvalho, o secretário de Comunicação Social Valdomiro Silva e toda a equipe do Governo Municipal de Feira de Santana lamentam, profundamente, a morte cerebral do jornalista Anchieta Nery, ocorrida na tarde desta segunda-feira (27). Ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) na noite da última terça-feira, e estava internado no Hospital Emec. 
 
Manoel Anchieta Nery de Souza foi secretário de Comunicação Social e também de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana. Atuou nas duas gestões anteriores do prefeito José Ronaldo e na administração do prefeito José Raimundo de Azevedo.
 
Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Anchieta Nery possui um vasto currículo em sua carreira jornalística. Um dos seus principais cargos na área foi o de editor-chefe do antigo jornal “Feira Hoje”, onde ajudou a formar uma geração de  profissionais.
 
O prefeito José Ronaldo, que teve Anchieta Nery como secretário de Comunicação em suas duas primeiras gestões, também está abalado com a morte do jornalista. “Era um homem inteligente, culto, conciliador, competente naquilo que fazia, mas especialmente generoso, um grande coração. Estávamos todos acreditando que ele venceria esta batalha, mas infelizmente não deu. É um golpe muito duro”, afirma o prefeito.
 
Um dos seus “alunos” na redação do “Feira Hoje”, o secretário Valdomiro Silva diz que perde uma de suas maiores referências no jornalismo: “Fui seu estagiário. Aprendi com ele boa parte do que sei. Admirava o seu talento com a escrita e a seriedade profissional. Impossível descrever o que sinto”.

Bloco da limpeza é o último na avenida

foto
Enquanto os foliões retornavam para casa, após quatro dias de folia no reinado de Momo, o bloco da limpeza foi o último a entrar no circuito Maneca Ferreira. Um efetivo de 140 homens trabalha na avenida Presidente Dutra para retirar os resíduos deixados pelos foliões durante a festa.
 
Logo nas primeiras horas do dia, varredores e equipe de apoio da manutenção entraram na avenida com vassouras, caçambas, pás e coletores para remover toda a sujeira. Iniciaram os trabalhos a partir do local onde foi a concentração dos trios elétricos, nas imediações do bairro Capuchinhos. Também contaram com o reforço de quatro caminhões-pipa e três sugadores.
 
O coordenador da Limpeza Pública, José Rosa, informa que a operação mobilizou dezenas de homens somente pela manhã. “O grosso é realizado pela manhã e, à tarde, complementamos os serviços com o trabalho com um efetivo menor”, frisa.
foto 
A previsão de Antônio Rosa é de conclusão dos trabalhos durante o decorrer da semana. “Vamos manter uma equipe de 10 homens na avenida, além da limpeza rotineira, exclusivamente para atuar na limpeza dos locais onde gradativamente forem removidas as barracas de comida e bebida e camarotes”, revela.
 
O fiscal de serviços públicos José Francisco Barros informa também que a limpeza das vias públicas, no trecho onde foi realizada a Micareta, conta com a utilização diária de 1.500 litros de produtos químicos, dentre shampoo, inibidor de odor e aromatizante.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Show de Edson Gomes com cheiro de paz

Edson Gomes
 Literalmente o “cheiro de paz”, pregado na maioria das letras musicais que embalam o reggae, se impregnou no Espaço Quilombola, na madrugada desta sexta-feira, 24, na inconfundível voz do reggaeman Edson Gomes. O show mais esperado da primeira noite da Micareta neste circuito trouxe público recorde.

 Os reggaeanos comprovaram que a galera adepta do gênero musical não está nada para brincadeira quando se reúne para reflexões sobre temas polêmicos, como descriminações social e racial, combate à violência e também referências à “mãe África”, carregada de saudosismo. Assim, reafirmaram a característica indiscutível do espaço como templo inviolável da paz.
 
O reggaeman ousou em testar a fidelidade dos milhares de fãs feirenses, que aguardaram durante nada menos que 1h15min de intervalo com os ajustes instrumentais para o show efetivamente começar. A voz emblemática de Edson Gomes, carregada de mensagens de paz, saudosismo e em defesa da liberdade e dos oprimidos, somente ecoou pela avenida pouco depois de 1h da madrugada desta sexta-feira, 24.
 
A julgar pelo público cada vez mais crescente em cada apresentação na Micareta feirense, o show de Edson Gomes comprovou que o principal ícone do reggae brasileiro não foi abalado em nada pelos seus comentários ácidos contra Bob Marley, ícone do reggae no mundo, quando em entrevista ao jornal A Tarde taxou o colega de “babaca”, em referência à sua linha filosófica.
 
Ainda durante a noite, outros shows animaram o Espaço Quilombola. Dentre eles Marcelo Paredão, que ousou em incorporar Bell Marques para interpretar algumas das principais canções de Chiclete com Banana, além de Denny Mazzine, Gilson Piezo e Fonte da Luz, Furacão do Reggae e Malê Black. 

Escola de samba, afoxé e muito reggae animam o Quilombola nesta 6ª

Quilombola
 Os tradicionais desfiles de grupos afros no Circuito Quilombola, o maior reduto cultural da Micareta de Feira de Santana, serão iniciados nesta sexta-feira, 24. As apresentações seguem até domingo, 26, com escolas de samba, afoxés e grupos afros. A estrutura com palco e arquibancadas está montada na avenida João Durval Carneiro - próximo ao cruzamento com a avenida Presidente Dutra.

Nesta sexta, o desfile será aberto pela Escola Brasil Meu Samba e logo depois sairão à avenida os afoxés Filhos de Ogum, Filhos de Nanã, Estrela do Oriente, Axé Toriefan, Guian Filhos de Oxalá, Oguian, Filhos da Luz, Marrumbaxêtro, Logun Edé e Pomba de Malê, mais o bloco afro Sorriso Negro.
 
No palco, seis bandas se apresentarão para o público, predominando o reggae music. A animação será comandada por: Arlécio e Banda Pretos de Preta; Jorge de Angélica; Libú do Reggae; Banda Cativeiro; Paula Sanffer Music; e Raio Solar. 
 
SÁBADO (25/05)
Circuito Quilombola
19:00 - Zé das Congas
20:00 - Axé Neto de Gandhi
21:00 - Beto Maravilha
22:00 - Banda Zen
23:00 - Viola de Doze
1:00 - Adalton Sena e Banda
2:00 - Zona 7
 
DOMINGO (26/05)
Quilombola
19:00 - Grupo Velha Guarda do Samba
20:00 - Emerson Atropello e Capital Zumbi
21:00 - Dionorina
22:00 - Gilsam e Banda Ayriyê
23:00 - Adão Negro
1:00 - Jah People
02:00 - Dila Costa

Comandando dois blocos, Katê agita a Micareta de Feira

Cantora Katê
 A cantora Katê comanda dois blocos da Micareta de Feira que acontece entre os dias 23 e 26 de abril, na cidade de Feira de Santana, a 100 km de Salvador.

No sábado (25), a baiana agita o Bloco “Me Leva Que Eu Vou”, que possui a iniciativa de inclusão social com a presença de portadores de deficiência física. 
 
Já no domingo (26), Katê anima o Bloco infantil “Zerinho”, pelo terceiro ano consecutivo. Em seu repertório, a artista traz suas composições com o estilo do pagode, característico de sua fase solo.
 
Informações para Imprensa / Sig Comunicação e Conteúdo Foto: Fred Pontes 

Léo Santana no comando do pagodão desta quinta

Léo Santana
 O pagodão invadiu a Micareta de Feira de Santana nesta quinta-feira, 23 e foi no comando do Léo Santana. A “Pipoca do Léo” arrastou uma verdadeira multidão de amantes do ritmo, que acompanhavam seguindo as ordens do cantor baiano.

Essa foi a primeira vez que Léo Santana desfilou no maior carnaval fora de época do país após a saída da banda Parangolé. Por conta disso, o desfile se tornou ainda mais especial.
A música mais aguardada já estava na ponta da língua dos fãs. “Abana” fez o público dançar e cantar no percusso. Outros grandes sucessos também fizeram parte do show.

A presidenta da Bahia decretou inicio da folia

Ivete Sangalo
 A presidenta da Bahia baixou um decreto: é hora da folia. Nessa vibe de curtição a cantora Ivete Sangalo puxou o bloco Cerveja & Cia nesta quinta-feira, 23, na Micareta de Feira de Santana.

A apresentação marcou a volta de Ivete no maior carnaval fora de época do país. Os grandes sucessos e também os novos hits ditaram o repertório da cantora.
Nesta primeira noite oficial da festa, já passou pelo circuito o cantor Wesley Safadão. Ainda vem por ai o cantor Léo Santana e Galeguinho SPA.

Vai Safadão foi o grito que ecoou na Micareta

Wesley Safadão
 “Vai Safadão, vai Safadão” foi o grito que predominou na primeira noite oficial da Micareta de Feira de Santana. O cantor Wesley Safadão comandou a pipoca desta quinta-feira, 23 e arrastou uma multidão de pessoas.

 Os sucessos como “Eu tô de boa”, “Veja só no que deu” e “5 horas da manhã” estava na boca do povo. O som envolvente e dançante comprovou as expectativas do público, que nas pesquisas indicava o cantor como a atração mais esperada da festa.
 
O cantor foi a segunda atração a entrar no circuito Maneca Ferreira. Foi também a primeira vez que ele se apresentou no maior carnaval fora de época do país.

Agora é oficial: Feira entregue à folia até domingo

Entrega da chave
 Desde a noite desta quarta-feira, 22, os foliões já mostraram que estão preparados para manterem o ritmo da Micareta. Mas agora é oficial: A temporada de folia foi aberta oficialmente no Camarote da Imprensa Radialista J. Magno, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. O ato aconteceu em clima de muita alegria, o mesmo que já toma conta da avenida com a passagem das primeiras atrações da noite.

 Ao som de clarins, como manda a tradição, o Rei Momo Fred Abreu recebeu a chave da cidade, entregue pelo prefeito. “Esta chave abre o Circuito Maneca Ferreira; o comando agora é seu”, disse José Ronaldo, desejando que a festa seja de alegria e, sobretudo, de paz. Este foi também o recado do rei. “Quem faz a Micareta somos todos nós”, destacou, ao assumir a responsabilidade de mandatário maior da festa.
 
Durante o ato, coordenado por Edson Baptista, a rainha Carolina Silva foi coroada pelo prefeito, enquanto a faixa foi colocada pelo presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Miranda. A segunda princesa Aparecida Souza recebeu a faixa e a coroa do secretário de Meio Ambiente, Roberto Tourinho e do vereador Luís Augusto de Jesus, enquanto a primeira, Wagna Gomes, do ex-deputado Colbert Martins e do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro.
 
Coube ao ex-deputado Humberto Cedraz entregar a faixa ao Rei Momo, que foi coroado pela presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas. O evento foi bastante concorrido, com destaque para a presença de profissionais de comunicação, que estão instalados no Camarote de Imprensa fazendo a cobertura da festa.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Câmeras das forças de segurança farão pente fino na Micareta

foto
Um caminhão estacionado próximo do cruzamento entre as avenidas Maria Quitéria e a Presidente Dutra será os olhos eletrônicos das forças de segurança pública que atuarão durante a Micareta de Feira de Santana, que acontece oficialmente de 23 a 26. Na longa carroceria do veículo vai funcionar o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel.
 
É para lá que as imagens das câmeras de segurança que serão instaladas pela Polícia ao longo do Circuito Maneca Ferreira, mais as do videomonitoramento da Prefeitura de Feira de Santana, serão enviadas.
 foto
“As imagens facilitarão a tomada de decisão por mostrar todos os pontos da festa”, afirma o major Carvalho, que coordena o setor de Operações do Comando do Policiamento da Região Leste. “Em tempo real a gente vai poder ver onde há maior concentração de foliões e tomar decisões com foco na prevenção mais rapidamente”, explica.
 
O prefeito José Ronaldo de Carvalho visitou o Centro Integrado e diz que ficou satisfeito com o que viu. “A tecnologia será colocada a serviço da segurança. Esta integração com a Guarda Municipal é importante para o bom andamento da nossa festa maior”. As policiais militar e civil colocarão quase seis mil homens, em escala, para trabalhar durante a Micareta.
foto

Credenciais de imprensa estão disponíveis até esta quinta

foto
As credenciais para os profissionais de imprensa que vão trabalhar no circuito da Micareta de Feira de Santana já estão disponíveis na Secretaria Municipal de Comunicação Social. Os veículos de comunicação que fizeram o pedido de credenciamento têm até às 10h desta quinta-feira, 23, para resgatar os crachás.
 
As empresas podem indicaram até 10 profissionais para credenciamento. No entanto, o espaço reservado para cada veículo, por turno de trabalho no camarote da imprensa, será limitado em três comunicadores por turno de atividade.
foto

Definidos portões de acesso ao circuito Maneca Ferreira

foto
A redução de 39 para 15 portões de acesso ao Circuito Maneca Ferreira vai aumentar o nível de segurança porque vai abordar os foliões individualmente e, assim, impedir a entrada de armas – principalmente brancas, cmo facas, punhais, canivetes, entre outras, no principal palco da Micareta, que acontece de 23 a 26.
 
Nestes portões, policiais militares farão a revista eletrônica – usarão detector de metal. O major Carvalho, que coordena o setor de Operações da CPRL (Comando do Policiamento da Região Leste) argumenta que como a fiscalização não será manual, não haverá problemas e demora demasiada para que as pessoas acessem ao circuito.
 
A fiscalização será iniciada no final da tarde, mas no sábado e no domingo o serviço vai começar mais cedo. Pode-se esperar um pouco mais, mas a pessoa entra ao circuito com a certeza de que a segurança está eficiente.
 foto
Policiais e guardas municipais ficarão de plantão nos portões por onde o acesso não será permitido, no sentido de combater a entrega de armas de quem está fora a quem já entrou no circuito. Quem for flagrado armado é preso e acusado por porte ilegal. “Ganha a segurança e ganham os foliões”, diz o major.
 
O policial diz ainda que os portões localizados nas demais ruas não serão fechados completamente. Poderão ser abertos caso seja necessário – se transformarão em saídas de emergência.
As barreiras serão instaladas nas seguintes ruas:
- Avenida Presidente Dutra – cruzamento com a Frei Aureliano (Vime Móveis);
- Avenida Santo Antônio (ao lado do Bar Mangueira);
- Rua Felinto Marques Cerqueira (em frente a Tratores Bahia);
- Avenida João Durval Carneiro (em frente à Farmácia Ultreamed);
- Avenida João Durval Carneiro (em frente à DVD Mania);
- Avenida Maria Quitéria (em frente à CI Planta);
- Avenida Maria Quitéria (em frente à Geral TEC);
- Avenida Presidente Dutra (em frente a Cesar Automóveis);
- Avenida Presidente Dutra (cruzamento com a Frei Aureliano);
- Avenida Santo Antônio (cruzamento com a Francisco Mário);
- Avenida João Durval Carneiro (em frente a MM Autopeças);
- Avenida João Durval Carneiro (em frente a Emanuel Souza Advogados Associados);
- Avenida Maria Quitéria (em frente à antiga Delegacia de Roubo de Cargas);
- Avenida Maria Quitéria (em frente à Rodobens);
- Avenida Presidente Dutra (em frente à Estação Rodoviária).

Jammil promete reunião de boas energias

foto
Uma reunião de boas energias, alegria e muita música. É nessa vibe que Levi Lima promete animar os foliões da Micareta de Feira de Santana. A banda Jammil se apresenta em dois dias na festa. Um deles contratado pelo Governo Municipal para animar o folião pipoca. Confiram a entrevista exclusiva do cantor, concedida  a Secretaria de Comunicação Social (Secom).
 
Secom - Dois dias na Micareta de Feira de Santana, na sexta, 24, em um camarote e no domingo, 26, para o folião pipoca. Muitas novidades para o público feirense?
 
Levi - Estou muito feliz em mais uma vez fazer parte dessa festa linda! Teremos um repertório especial para Feira com clássicos do Jammil e novos sucessos. Serão duas apresentações especiais e duas oportunidades de mostrar nosso conteúdo atual englobando o repertório do histórico do grupo!
 
Secom - Está chegando novo DVD para os fãs. Já vamos poder apreciar as músicas novas no percurso da Micareta?
 
Levi - Com certeza já vamos tocar canções do novo DVD Jammil de Todas as Praias! Vai ser muito gratificante poder apresentar músicas novas para vocês!
 
Secom - Qual a satisfação em se apresentar no maior carnaval fora de época do Brasil? Bate um frio na barriga?
 
Levi - É uma cidade e uma micareta especiais! O carinho do povo ao longo do percurso nos cativa sempre. Todo show causa essa euforia na gente e o gelo na barriga faz parte da emoção que move o artista. Estou ansioso para cantar mais uma vez em Feira de Santana e desfrutar dessa energia com vocês.
 
Secom - O que Levi tem para dizer aos foliões da Micareta?
 
Levi - Estaremos com toda energia empenhada em diverti-los ao máximo. Vai ser uma reunião de energias boas, alegria e boa música!

FPI vistoria trio até final da tarde de quinta-feira

foto
A vistoria dos trios elétricos e dos carros de apoio que serão usados durante a Micareta, que oficialmente começa nesta quinta-feira e termina na madrugada de segunda-feira, será encerrada no final da tarde desta quinta-feira – não haverá prorrogação do  prazo. A fiscalização está sendo feita no Parque de Exposição João Martins da Silva pela FPI (Fiscalização Preventiva Integrada).
 
Até o final da tarde de sexta-feira passada, apenas oito trios tinham passado pela vistoria. “Quem deixar para a última hora e ser reprovado em algum item de observação poderá enfrentar dificuldade para ganhar o selo que permite o acesso ao Circuito Maneca Ferreira”, afirma o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Ebenezer Tuy. “O dono ou responsável pelo trio ou carro de apoio poderá não ter tempo suficiente para resolver a pendência”, salienta.
 
Entre os dias 6 e 17 foram vistoriados os carros de serviço – que serão usados por empresas para abastecer as barracas ou por órgãos públicos. Mais de 220 veículos passaram pela avaliação dos técnicos.
 
A FPI é formada pela SMTT (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito), 2ª Ciretran,  2º Grupamento de Bombeiro Militar, Vigilância Sanitária Municipal, DPT, CREA, Secretaria Municipal da Fazenda, Inspetoria Fazendária do Estado, Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal.

Arborização da avenida Nóide Cerqueira entra em nova etapa

foto
A Prefeitura de Feira de Santana está bem perto de atingir a meta de 728 novas árvores plantadas na avenida Nóide Cerqueira. São árvores de médio e grande portes, a exemplo de oitis, sibipiruna, flamboyant e ipês, que dão beleza e bom sombreamento.
 
Após o plantio, na sexta -feira, 17,  de 500 mudas, resultantes do projeto de compensação ambiental e parceria com o Rotary e o Grupo MC, o Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos já deu início a etapa de  cuidados para garantir o bom desenvolvimento da arborização.
 
Limpeza, fertilização, controle de pragas, retirada de mato para não ocorrer competição subterrânea entre as raízes e molhação constante com carro-pipa, são cuidados constantes.
 foto
"O comum é que num total de 500 árvores, morram 10 ou 15, essa média é histórica. Vamos replantá-las  e fazer o tutoramento (amarração a uma haste de madeira para dar sustentação)", explica o biólogo Deodato Peixinho Filho, responsável pelo departamento.
 
O secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, ressalta a importância da população participar do esforço da prefeitura na conservação do meio ambiente. “O cidadão pode ser um guardião das mudas recém-plantadas, denunciando possíveis depredações com prejuízo ao meio ambiente, pela linha direta 3602- 8121”, informa.
 

A previsão é que havendo esses cuidados e a manutenção pelo Departamento de Áreas Verdes, em no máximo 2 anos a avenida Nóide Cerqueira vai se tornar uma referência em termos de arborização na cidade.

Prefeitura prepara nova praça Padre Ovídio

foto
Uma das mais antigas e tradicionais praças de Feira de Santana, a Padre Ovídio passa por reforma total. A Prefeitura não só está reformando, como também dando nova estrutura ao espaço público onde tradicionalmente acontecem alguns dos mais importantes atos litúrgicos nas datas comemorativas da igreja católica em Feira de Santana, além de servir de palco para uma boa parte da programação do Natal Encantado, o maior projeto natalino do interior do Nordeste.
 
O público vai poder circular sobre um novo piso, 100% ecológico, onde os blocos definem os caminhos por onde vai se dar a circulação das pessoas. A obra mantém as características originais da praça e vai tornar o ambiente ainda mais agradável. Para isso estão sendo plantadas novas árvores, preservação das já existentes e criados mais espaços verdes, com árvores decorativas e jardins gramados.
 
Na parte dos espaços elevados, a praça Padre Ovídio, além do palco principal, que recebe cuidados gerais em sua estrutura,  está ganhando mais dois palcos secundários. O palco principal terá a instalação de camarins e dois banheiros. A praça também passará a contar com banheiros públicos permanentes. A execução da obra está a cargo da construtora L. Marquezzo, que tem previsão de concluir os serviços até o início do próximo mês de Junho.
 foto
O trabalho para a troca do piso já avançou cerca de 75%, o palco principal está com 55% concluídos e os demais já atingiram 90 %, conforme informa Loise Lorena Gomes, do setor de engenharia da construtora.
 
SEMANA SANTA
 
No próximo ano, os católicos que participarem dos atos litúrgicos do Domingo de Ramos, por exemplo, encontrarão a praça Padre Ovídio em situação estrutural totalmente nova.
 foto
Aloisio Santa Bárbara, que está entre os milhares de fieis que todos os anos se reúnem no local, não esconde a expectativa pela reinauguração e a volta das comemorações da Semana Santa na praça Padre Ovídio. “Vamos assim ter um motivo a mais para agradecer a Deus e a senhora Santana por tudo”, pontua.
 
“Esta praça, devido a sua localização e importância para os feirenses, precisava mesmo ser revitalizada. Ela representa muito para todos nós”, destaca o prefeito José Ronaldo de Carvalho.