Submarino

MICARETA 2024

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Parque de exposições quase pronto para receber animais

foto
A desinfecção de todos os ambientes onde ficam animais do Parque de Exposição João Martins da Silva é a última etapa da preparação para a 40ª Expofeira. O serviço, sob a responsabilidade de técnicos da Adab, será feito na terça e quarta-feira. Logo depois a entrada dos animais ao Parque vai ser autorizada. A maior festa da pecuária baiana vai acontecer de 6 a 13 de setembro.
 
Responsável pela organização da Expofeira, o secretário de Agricultura, Wellington Andrade disse que a desinfecção do Parque elimina a possibilidade de que animais contraiam doenças durante suas estadias no parque. “Esta é uma medida preventiva e que tranqüiliza tanto os organizadores como os expositores”.
 foto
Todos os galpões e  baias foram repintados. Já foram colocadas ‘camas’ de maravalha, cobertura vegetal que impede o contato dos cascos dos animais com o piso cimentado, prevenindo, assim, possíveis contusões, e que facilita a higienização dos ambientes.
 
As barracas onde serão vendidas comidas e bebidas já estão sendo montadas. “A vontade demonstrada por estes comerciantes em participar da festa mostra que a Expofeira é uma marca que continua forte e que todos querem participar dela”.

Demanda na Policlínica do Tomba aumenta quase 300 por cento

foto
Até julho, a Policlínica Osvaldo Monteiro Pirajá, localizada no bairro do Tomba, fez 168.554 atendimentos, quantidade que corresponde a 28% de toda a prestação de serviço nestas unidades na cidade, que somaram pouco mais de 600 mil em sete meses. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 44.664 procedimentos, o crescimento foi de  277%.
 
Além do Tomba, existem policlínicas no Feira X, Rua Nova, George Américo, Parque Ipê e no distrito de Humildes, mais a UPA 24h, na Mangabeira. A oitava unidade está sendo construída no distrito de Maria Quitéria. Nestas unidades são prestados atendimentos de baixa e média complexidades, em situação pré-hospitalar. Estas unidades atendem 24 horas.
 
O coordenador da unidade do Tomba, José Leal, além de ser imensa a área de cobertura, os casos de viroses – dengue, zika e chikungunya, nos últimos meses, foram decisivos para que a estatística de atendimentos aumentasse exponencialmente. “Passamos de aproximadamente 190 atendimentos para quase 500, por dia”, explica.
 foto
No laboratório o crescimento foi ainda maior, em relação aos outros atendimentos. A comparação entre um período e outro a demanda aumentou cinco vezes: passou de cerca de 120 exames por dia, para quase 600.
 
O pico nos atendimentos começou a ser registrado a partir de abril, de acordo José Leal, quando a temperatura na região começa a cair e logo depois da Micareta, quando normalmente acontece um surto de virose atribuída à grande concentração de pessoas durante a festa.
 
A dona de casa Marta Maia dos Santos, que mora no Fraternidade, disse que sempre que precisa de atendimento de urgência procura a Policlínica do Tomba. “Além da facilidade no atendimento, a gente também faz os exames, quando necessário”. Ela disse que observou o aumento no número de pacientes nos últimos meses. “Mas é assim mesmo, porque quando a gente precisa é para cá que vem”.

Com estiagem, estradas da zona rural recebem melhorias

foto
A diminuição das chuvas em Feira de Santana permitiu que a Prefeitura reiniciasse o trabalho de recuperação e manutenção em diversas estradas da zona rural do município. O serviço de patrolamento e recuperação do piso já beneficiou comunidades dos Distritos de Jaíba, Humildes e Jaguara.
 
A etapa seguinte da operação vai ser realizada nos próximos dias no distrito Governador João Durval (Ipuaçu). As obras estão a cargo das equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. De acordo com o secretário José Pinheiro, “priorizando as vias por onde passam o transporte coletivo e os veículos que atendem professores e estudantes da zona rural”.
 foto
Outro setor beneficiado é o da agricultura familiar,  que em várias regiões do município já pode fazer o escoamento da produção com as estradas em melhores condições.
 
“Estamos com o nosso pessoal, as máquinas e os caminhões a todo vapor, e vamos chegar o mais rápido possível a todos os distritos”, garante o secretário José Pinheiro.

Escola Isabel Sodré promoveu Caminhada do Folclore

foto
Ao som de cantigas de rodas, dezenas de alunos da Escola Municipal Isabel Sodré representaram as figuras folclóricas brasileiras durante a I Caminhada do Folclore que reuniu também pais, professores e moradores do bairro George Américo, na sexta-feira, 28. A caminhada marcou a culminância do projeto “Folclore da Nossa Terra”.
 
“Nosso objetivo foi ressignificar a cultura folclórica brasileira, além de promover um momento de integração e socialização entre os nossos alunos e a comunidade escolar”, explica a diretora da escola, professora Cynthia Almeida.
 foto
A escola, que atende a alunos entre três e cinco anos, desenvolveu ao longo da semana, uma série de atividades em comemoração ao Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto.

Professores têm formação sobre Educação Inclusiva

foto
Discutir o papel da escola, da família, da organização do espaço escolar e do trabalho pedagógico, além de proporcionar um momento de escuta e troca de experiências. Estes são alguns dos objetivos da formação "Encontro com a escola: Educação Especial", promovida pela Secretaria Municipal de Educação para os professores do ensino regular. A atividade foi iniciada nesta sexta-feira, 28.
 
Dividida em três momentos, a formação atende aos professores da educação infantil e do ensino fundamental I e II. Participam dos encontros, gestores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas municipais que atuam em sala de aula.
 
"O objetivo é oferecer aos professores conteúdos complementares às suas formações, além dar-lhes orientações a partir dos preceitos da Educação Inclusiva. Muitas vezes o que a gente aprende na universidade não é suficiente para desenvolver o trabalho pedagógico, saber o que acontece na prática e como agir em determinadas situações é o que torna esta formação tão importante", explica a professora Gildaite Moura de Queiroz, uma das formadoras, que também é membro da equipe de Educação Especial da Seduc.
 
Nesta sexta-feira, participaram das atividades professores das escolas municipais Professor José Raimundo de Azevedo (antigo Caic), Judite Alencar Marinho e Cândido Vitoriano de Cerqueira. "Vale a pena participar desta formação, pois nos mostra uma nova perspectiva da Educação Especial. Hoje discutimos, por exemplo, as dificuldades enfrentadas no dia a dia de sala de aula", comenta a professora Isis Sampaio da Silva, da Escola Municipal Judite Alencar.
 
A formação tem carga horária de oito horas. O próximo encontro formativo acontece no dia 15 de setembro, quando serão discutidas as questões da ensino fundamental I. 

Dirigentes da Unimed na Bahia reunidos em Feira

foto
Na manhã deste sábado, 29, o prefeito José Ronaldo de Carvalho participou da abertura do Fórum Operacional da Unimed, na Avenida João Durval Carneiro. O encontro reuniu dirigentes das dez unidades da Bahia. O secretário municipal de Governo, Paulo Aquino, também esteve no evento.
 
Além de Feira de Santana, há núcleos da Unimed em Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Salvador, Juazeiro (Vale do São Francisco), Itabuna, Ilhéus, Eunápolis (Costa do Descobrimento), Barreiras e Itabuna.
 
Compuseram a mesa, além do prefeito, o presidente da Unimed Feira de Santana, João Carlos Cavalcante e o presidente da Federação Baiana, Mauro Muñios, o qual salientou que dos 120.503 usuários de planos de saúde no municipio, 42 mil são Unimed Feira. 
 
Além do hospital, a Unimed possui um núcleo na rua Castro Alves e outro sendo construído na rua Georgina Erisman. “O nosso reconhecimento ao prefeito José Ronaldo pela sua postura de caminhar junto com o cooperativismo médico”, disse o médico João Carlos Cavalcante. A Unimed no municipio está presente desde 1982, sendo a terceira no estado da Bahia. 
 
Na oportunidade José Ronaldo conheceu as novas instalações do hospital com a ampliação de mais leitos. “A Unimed tem um inestimável serviço prestado à saúde do nosso país. Parabéns a todos e que essa instituição continue crescendo”, pontuou. 

Escola Faustino Lima promove bazar com participação da comunidade

foto
Diversas atividades culturais marcaram nesta sexta-feira, 28, o I Bazar Comemorativo do Folclore: Cultura em Ação, promovido pela Escola Municipal Faustino Dias Lima, no Feira VII. Pais, responsáveis e a comunidade do conjunto Feira VII participaram do evento que contou com diversas ações sociais.
 
Música e literatura folclórica deram o pano de fundo das apresentações artísticas. Os estudantes contaram lendas, histórias, trava-línguas e até fizeram uma roda de capoeira. Entre as ações promovidas estiveram: corte de cabelo, teste de glicemia, aferição de pressão arterial e palestras, entre outros.
 
O bazar, que disponibilizou roupas, bijuterias e sapatos, foi realizado com a ajuda de doações da equipe escolar e da comunidade, após uma ampla divulgação da escola. De acordo com a diretora da unidade, Bárbara Borges de Santana, o objetivo é usar a renda do bazar para realizar pequenas melhorias no ambiente da escola.
 foto
“É importante que a comunidade prestigie os trabalhos que nós realizamos na escola e também nossa proposta pedagógica. Pensamos principalmente em promover a participação deles”, destaca Bárbara. “Espero que este seja a primeira de muitas atividades, pois queremos passar a melhor impressão para as pessoas que convivem no nosso bairro, mostrando o prazer e a alegria de estudar na Escola Municipal Faustino Dias”, garante.
 
Para Missilene Jesus dos Santos, mãe de duas alunas, as adolescentes demonstram interesse nos eventos da escola. “Minhas filhas gostam muito de participar e o incentivo dos professores é importante, todos eles estimulam os alunos a seguirem seus sonhos. Os pais também precisam valorizar estes  momentos”, defende.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Democracia e participação em destaque na Formação de Gestores

foto
Promover uma gestão mais participativa e democrática é um dos objetivos da Formação de Gestores, oferecida aos dirigentes das escolas municipais. Os encontros do último módulo foram retomados nesta quinta-feira, 27, na Fundação Senhor dos Passos, localizada no bairro Baraúnas. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação é realizada a partir de convênio de cooperação técnica com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
 
O último módulo da formação aborda o tema: “A gestão administrativa e pedagógica no contexto escolar”; as atividades foram retomados após um período de intervalo ocasionado pela greve dos servidores da Uneb.
 
Os gestores e coordenadores pedagógicos participaram de uma “Roda de Conversa” durante a qual trocaram experiências e refletiram sobre a realidade das escolas públicas municipais.
 foto
A importância da participação da comunidade na gestão foi abordada pela professora Isaura Fontes, da Uneb. “A escola que fica distante da sua comunidade não consegue manter os seus estudantes, pois ela vai usar uma linguagem completamente diferente das necessidades e dos anseios de quem está no seu entorno”. Isaura destacou também a formação dos Conselhos Escolares nas unidades de ensino que foram instituídos, conforme eleição, na última terça-feira, 25.
 
“Precisamos olhar a escola como um todo, criar laços, ouvir todas as pessoas. Estes encontros formativos são importantes para trocar relatos com as pessoas que compreendem a realidade e as dificuldades enfrentadas nas escolas”, destaca a professora Carla Gottarto, diretora da Escola Municipal Clóvis Ramos Lima, localizada no Parque Ipê.
 
“Os gestores precisam realmente de apoio, pois são muitas responsabilidades. Com os Conselhos Escolares estamos legitimando a gestão democrática”, avalia Carla.
 
Para a professora Ana Cristina Pereira, também representante da Uneb, são necessários quatro pilares para sustentar a educação: Aprender a aprender/conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e a conviver. A partir do questionamento “Qual o papel da minha escola na sociedade?”, Ana Cristina conduziu a reflexão dos gestores e mediou o debate.

Agentes orientam sobre mudanças no trânsito na Getúlio Vargas

foto
Agentes municipais estão orientando motoristas sobre as mudanças no trânsito na avenida Getúlio Vargas, com o fechamento ao tráfego no trecho entre as ruas Juracy Magalhães Júnior e a Torres, sentido centro/bairros.
 
Apenas tem permissão para seguir adiante na Getúlio Vargas, ambulâncias ou carros particulares que prestam socorro, com vítimas sendo levadas para o Hospital São Matheus, e na avenida Sampaio é permitida a entrada para quem vai colocar o veículo em um dos dois estacionamentos rotativos ou que usem o estacionamento de um prédio localizado na avenida. E todos são orientados a retornar pelo local da entrada.
 
A mudança temporária está relacionada ao início de obras do BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus), na avenida Maria Quitéria, a partir do cruzamento com a avenida Getúlio Vargas até a altura da rua Brigadeiro Eduardo Gomes.
 foto
Para voltar à Maria Quitéria, os veículos estão transitando pela Juracy Magalhães Júnior, Brigadeiro Eduardo Gomes e Torres – que foram transformadas em mão única.
 
Quem trafega pela Maria Quitéria, a partir da avenida Presidente Dutra, para seguir adiante deve pegar a rua General João Costa, seguir pela Juracy Magalhães, entrar na Marechal Deodoro e seguir pela Torres. Na Getúlio Vargas tem a opção de retornar à Maria Quitéria.
 
Para aumentar a fluidez dos veículos a SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) abriu passagens nos cruzamentos da Brigadeiro Eduardo Gomes com a Maria Quitéria e avenida João Durval Carneiro. Ambos os locais ainda foram abertos ao trânsito – estão sendo pavimentados e, depois, ganharão semáforos.

Museu Parque do Saber exibe documentário sobre costumes populares

foto
O Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo exibiu de forma inédita o documentário “A Ópera Negra do Portal Sertão”. O longa metragem trata dos costumes populares do sertão baiano através da música, poesia, manifestações folclóricas e religiosidade.
 
Amplificado na aparelhagem de som e imagem de altíssima qualidade, a narrativa dos costumes sertanejos se desenvolve com simplicidade, mantendo total fidelidade e respeito à cultura do povo do sertão. O filme não apenas diverte, mas também emociona. Ganhou merecidos aplausos e comentários elogiosos da plateia. O espaço, de 165 lugares, ficou lotado.
 
A Fundação Cultural Egberto Tavares Costa e o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, da Prefeitura de Feira de Santana, apoiam a iniciativa do mestre em cultura popular Asa Filho. O lançamento, na terça-feira passada, 25, contou com a presença de moradores do distrito de Tiquaruçu,  que participaram das filmagens, e também do prefeito José Ronaldo.
 
“É um documento muito bonito e importante para a memória cultural do nosso município e seu povo”, ressaltou José Ronaldo.
 
A Ópera Negra do Portal do Sertão, editada em DVD, tem direção de Ícaro de Oliveira, argumento de Asa Filho e Ícaro, e imagens de Augusto Bortolini, Cassius Borges, Poliana Costa e Thacie de Souza; som direto de Breno Tsokas, Lucas Pereira e Pedro Patrocínio; mixagem e edição de Pedro Patrocínio. A produção é da Atelier Filmes e realização da  Organização Cultural Reizado de São Vicente (ORCARE) com financiamento da Fundação Palmares e do Pró-cultura.

Associações comunitárias recebem equipamentos para aumentar produção e renda

foto
Duas associações comunitárias, localizadas nos povoados da Garapa, distrito de Maria Quitéria, e Tanquinho, em Humildes, receberam na quinta-feira, 27, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, duas cozinhas industriais. Os kits transformarão suas produções de alimentos de artesanal para industrial.
 
Os mais de 80 beneficiados são agricultores familiares e participam do Projeto Feira Produtiva. Os equipamentos são cedidos e não doados. A partir de agora, para incrementar as suas produções terão à disposição um freezer, armários de aço, batedeira industrial de massa, balança eletrônica, forno grande a gás, entre outros equipamentos que dinamizarão suas produções, reduzindo tempo do preparo e, assim, aumentar a produtividade. Todos serão devidamente orientados como operar os equipamentos.
 
Para receber os equipamentos, disse o secretário Ildes Ferreira, as associações precisam superar algumas etapas, como apresentar plano de negócios, os produtos terem qualidade, o empreendimento ser bem gerenciado, elevados graus de organização e de higiene. “O que se quer é que estas associações apresentem elevado grau de excelência e que possam seguir com suas próprias competências e aumentar a quantidade de produtos fabricados”.
 foto
Ildes Ferreira afirmou que as associações têm condições de se fazerem presentes no mercado. Hoje elas destinam suas produções para a merenda escolar e para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “Os equipamentos possibilitarão que outros produtos sejam fabricados e o que produzem nas roças sejam ainda mais valorizados, aumentando suas rendas”. O pessoal vem sendo preparado há um ano. A meta é nesta primeira fase entregar 14 kits às associações que atingirem o patamar de excelência dentro do programa Feira Produtiva.
 
A agricultora Josenilda de Jesus, líder do grupo produtivo da Associação Comunitária da Garapa e Adjacências, espera dobrar a produção de sequilhos e incluir outros itens no seu catálogo – pães e broas, por exemplo, bem como procurar outros setores para vender os seus produtos. “Produzimos 210 mil potes de 50 gramas em 20 dias. Mas com estes equipamentos o prazo vai cair para uma semana. “Já entrei em contato com comerciantes para vender os nossos produtos”.
 foto
O aumento da produtividade e a inclusão de novos produtos já vêm sendo sentidas pelos membros da Associação Vila Feliz, de Tiquaruçu, a primeira a receber os equipamentos, há cerca de 15 dias. “Além da rapidez, observamos que a qualidade dos nossos produtos é bem superior ao período que tudo era manual. Além dos tradicionais beijus, sequilhos e biscoitos, ela pretende produzir pizza brotinho, bolos e pão integral. “Assim vamos aumentar a renda de todos os associados, que reflete na qualidade de vida das famílias”.

Prefeitura recapeia ruas no Parque Getúlio Vargas e no Ponto Central

foto
A rua Teu Teu e parte da Barcelona, no Parque Getúlio Vargas, mais trechos das ruas José Bonifácio até o cruzamento com a Prudente de Morais, daí até a Campos Sales, no Ponto Central, estão sendo recapeadas pela Prefeitura de Feira de Santana. Estão sendo reforçadas porque serão incluídas no projeto BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus).
 
Na mesma região foram criados dois cruzamentos, que agilizarão o tráfego dos ônibus. Foram abertos entre a avenida Getúlio Vargas e a rua Teu Teu e a Frei Aureliano com a Getúlio Vargas. A expectativa dos operários é de que o serviço seja encerrado ainda nesta quinta-feira, 27.
 foto
O material usado é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), material também conhecido como asfalto a quente, usado na pavimentação ou recapeamento nas principais cidades do país, pela durabilidade e o bom acabamento.

Nutricionistas: vigilantes do seu peso


 

foto
Responsáveis por orientar e acompanhar as pessoas a mudarem os hábitos alimentares, prescrever dietas e auxiliá-las para que tenham uma melhor qualidade de vida, os nutricionistas comemoram o seu dia na próxima segunda-feira, 31 de agosto. E mais: desempenham papel importante para conduzir o tratamento de quem é portador de alguma doença, sobretudo, as crônicas.
 
Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), eles estão presentes nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos programas municipais de Hepatites Virais; de Referência à Pessoa com Doença Falciforme, no Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh) e no Serviço de Atenção Domiciliar. Ainda, atuam na Divisa (Divisão de Vigilância Sanitária) e no Programa Saúde na Escola.
 
fotoDe acordo com a chefe do Setor de Nutrição da SMS, Kátia Celeste Simões, os nutricionistas da rede têm função importante na prevenção de doenças e na promoção à saúde. “Eles atuam na atenção primária”, diz.
 
Contudo, acrescenta ela, trabalham também na reabilitação do paciente e no controle de algumas patologias, como o diabetes, a hipertensão, desnutrição, problemas gastrointestinais e no excesso de gordura no sangue (dislipidemia). “Somente os nutricionistas são habilitados na prescrição de dietoterapia”, salienta assegurando que “a nutrição é uma ferramenta poderosa para o tratamento de doenças”.
 
fotoOutra atuação desses profissionais é no incentivo ao aleitamento materno, através da Estratégia Amamenta, Alimenta Brasil (EAAB). Nas unidades de saúde aconselham as mães a amamentarem exclusivamente do leite humano até os seis meses de vida da criança e alimentos complementares a partir dos seis meses aos dois anos de idade.
 
DIETAS
 
O Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh) é um dos equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde que disponibiliza na equipe profissional de nutrição. Nos atendimentos acompanham os usuários, prescrevendo dietas, escutam relatos e orientam para que mantenham hábitos alimentares o mais natural, o que vai resultar no controle dos níveis de açúcar no sangue e manter a pressão arterial em condições satisfatórias.
Maria Cristina Pereira, 59 anos, é uma das pacientes do Cadh. Há alguns anos convive com o diabetes e a pressão elevada. O excesso de peso é um fator de risco para a dona de casa, que afirma não conseguir mais executar as tarefas domésticas. Sabendo dos riscos à saúde, ela agora está decidida a emagrecer.
 
“É importante essa consciência e a decisão para perder o excesso de peso sem recorrer a procedimentos cirúrgicos”, diz a nutricionista Josinete Monteiro. Ela afirma que a pessoa, independente de ser portadora ou não de uma doença crônica, deve manter bons hábitos alimentares – renunciando a frituras, gorduras e optando por frutas, verduras e alimentos integrais.
 
“A escolha alimentar contribui de forma direta e positiva para o controle de algumas doenças – a exemplo da diabetes e a hipertensão – como evita uma série de outras, como a própria obesidade”, pontua a nutricionista.

Consultório de Rua aproxima desvalidos do serviço de saúde

foto
Aos 29 anos, o jovem de iniciais J.F.S se recupera de uma queimadura no pé, resultado de uma agressão. Ele não sabe o por quê de lhe terem jogado produto químico. A região já está praticamente cicatrizada. Semanalmente ele é procurado pela equipe do Programa Consultório de Rua no Centro de Abastecimento. É lá que o rapaz – que diz ter família, mas que não convive – passa boa parte do seu tempo.
 
A abordagem no local é sempre as quartas-feiras. Rara são as vezes que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde não o encontram sob o efeito do álcool. O contato mantido com muita conversa ganhou a confiança de J.F. “Como tem passado?”, pergunta o médico Ritze Viegas.
 
O jovem se dirige até a equipe – além do médico, tem enfermeiro, psicólogo, assistente social e técnico de enfermagem – e aponta para o pé sinalizando a boa recuperação. “Olha aqui. Está quase bom”. Mesmo o ferimento apresentando evolução satisfatória, o técnico faz o curativo. Enquanto isso, ele pronuncia algumas palavras que não são entendidas às poucas perguntas que lhe foram feitas.
 
A assistente social Monalisa Melo, que acompanha a ação, afirma que J.F. já foi aconselhado a ir para um centro de recuperação na tentativa de vencer as drogas. Mas essa ideia não foi levada adiante. “Ele criou resistência”, diz.
foto 
No Centro Pop Rua, localizado no entreposto comercial, onde conseguiu o Cartão do SUS, toma banho e se alimenta. “Já perdi o documento, mas vão me dar outro”, comenta. Ao ser questionado se é bem acolhido pelo Consultório de Rua, o rapaz de imediato diz que “sim”. Ao finalizar o curativo, ainda recebe alguns preservativos.
 
Atenção integral
 
O Consultório de Rua é uma iniciativa que visa ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade social à saúde e oferta, de maneira mais oportuna, atenção integral por meio das equipes e serviços da Atenção Básica.
 
De acordo com a enfermeira referência da Secretaria Municipal de Saúde, Iani Araújo, quando há necessidade conforme o quadro clínico, o morador de rua é encaminhado pela equipe a uma policlínica. Em outras situações são questionados sobre a possibilidade de ir para um centro de recuperação.
 
“Se no momento da avaliação o profissional observar alguma alteração, que necessita de exames ou tratamento, o paciente é levado para uma unidade de saúde ou para alguma unidade especializada”, explica.    
 foto
Os prepostos da Secretaria de Saúde atuam em parceria dos profissionais do Serviço de Abordagem Social e do Centro POP, ambos da Secretaria de Desenvolvimento Social, e de prepostos da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção aos Direitos Humanos.
 
O programa tem a sua base no primeiro andar onde funciona o Centro de Hepatites Virais, instalado à rua Barão do Rio Branco, 1.054, centro. A comunidade também pode acionar o serviço ligando para o número (75) 3624-4199.

Feirenses campeões mundiais de jiu-jítsu visitam o prefeito

foto
Os atletas que ganharam medalha de ouro no Mundial da modalidade na Argentina – nos dias 15 e 16 de agosto – foram recebidos pelo prefeito José Ronaldo nesta quarta-feira, 26. A delegação feirense trouxe oito medalhas na bagagem (três de ouro, cinco de prata). A competição foi realizada pela Federação Internacional de Jiu-Jítsu Desportivo (FIJJD).
 
Foram recebidos no gabinete do prefeito os campeões: Filipe Oliveira de Jesus (ouro na categoria adulto, faixa azul, peso galo; e prata na luta casada), Lucas Gregory Pereira (ouro na categoria máster, faixa branca, peso pesado) e Dandara Cerqueira da Silva (ouro na categoria juvenil, faixa braça, peso meio pesado; e prata na categoria juvenil, faixa branca, peso pesado).
 
“Que bom ver nossa cidade ser bem representada em outros países através do esporte. Vocês são campeões e merecem a gratidão do povo feirense. Já conheço o trabalho desse esporte aqui e sei que sempre vai render bons frutos”, parabenizou o prefeito.
 
Também foram medalhistas os atletas Rodrigo Freitas (prata na categoria adulto, faixa roxa, peso pena), Flávio de Santana Inácio (prata na categoria adulto, faixa azul, peso super pesado) e Airom Santos Cardoso (prata na categoria adulto, faixa branca, peso pesado).

Prefeito recebe visita de jovem feirense aprovada em universidade americana

foto
Com apenas 19 anos, a feirense Georgia Gabriela está se mudando para os Estados Unidos nos próximos dias. Antes de viajar para estudar, ela foi recebida pelo prefeito José Ronaldo nesta quarta-feira, 26. A jovem feirense foi aprovada pela Universidade de Stanford, uma das mais conceituadas e concorridas instituições de ensino superior do mundo.
 
Georgia viaja no dia 6 de setembro. “Espero que você brilhe lá no exterior. Fiquei feliz com essa visita e tenho certeza que o sucesso nos estudos vai te levar muito longe”, destacou o prefeito.
 
Segundo Geórgia, é uma responsabilidade muito grande representar a cidade fora do país. “Estou abrindo as portas para que outras pessoas sigam também este caminho. Espero ter um bom rendimento lá para valer a pena todo este esforço”, afirmou.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Normas para estudantes durante contrato emergencial do transporte

foto
As empresas de ônibus Rosa e São João, vencedoras de licitação pública, passaram a cumprir na manhã desta quarta-feira, 26, o serviço de transporte coletivo em Feira de Santana, ainda através de contrato emergencial. Elas substituem as antigas prestadoras, Princesinha e 18 de Setembro. 
 
A determinação do Governo Municipal durante a vigência do contrato temporário é que os estudantes, por lei com direito a meia passagem, possam usar os ônibus gratuitamente em locais onde não possa ser feita a leitura do smart card - fora dos terminais de transbordo. Basta que apresentem a carteira estudantil, até que as novas empresas possam emitir créditos impressos ou eletrônicos.
 
Idosos e portadores de deficiências que possuam o passe livre também estarão com seu direito assegurado, sem qualquer alteração.
 foto
Quanto aos trabalhadores que possuem créditos no seu cartão de vale transporte eletrônico, estes vão precisar aguardar alguns dias para poder usá-los. O tempo suficiente para que se estabeleça mecanismo de troca dos créditos remanescentes do mês de agosto, frutos da paralisação do serviço por conta da desistência das antigas empresas. 
 
A Prefeitura e as novas empresas do transporte urbano, que atuam em caráter emergencial, pedem a compreensão dos usuários para as dificuldades naturais desse período.

Feirense volta a contar com ônibus a partir desta quarta


O governo municipal empreendeu esforços para antecipar em um dia o retorno dos ônibus no transporte coletivo da cidade, mas não foi possível. O serviço estará restabelecido nesta quarta-feira (26), como previsto inicialmente.
 
Vencedoras de licitação realizada pela Prefeitura,  as empresas Rosa e São João vão prestar serviço emergencial pelo prazo de seis meses. Assumem em definitivo para o compromisso estabelecido no processo licitatório após esse período.
 
Durante a vigência do contratfotoo emergencial, as sucessoras da Princesinha e 18 de  Setembro estarão com uma frota alternativa.  Ao assumir o contrato licitado, terão a obrigação de apresentar em sua frota  270 ônibus zero quilômetro. 
 
Rosa e São João também serão responsáveis pela operação do BRT,  quando o sistema estiver implantado. As obras físicas do maior investimento em transporte público da história local já foram iniciadas. 
 
Inicialmente, a operação emergencial vai ser  concentrada nos bairros de maior densidade populacional. Na proporção que a frota seja ampliada - nos próximos dias deverá atingir 170 veículos - toda a cidade terá a cobertura do serviço.

Praça no Caseb homenageia desportista feirense

foto
A Praça Multiuso Segundo Peleteiro Rajó, no Caseb, vai ser oficialmente entregue à comunidade nesta quarta-feira, 26, pelo prefeito José Ronaldo. É um espaço que oferece lazer e esporte em um mesmo moderno e aconchegante espaço.
 
Segundo Peleteiro Rajó, o homenageado, foi um dos mais entusiastas desportistas do município. Principalmente quando o assunto era o Fluminense de Feira, clube do qual por muitos anos foi dirigente. A solenidade está prevista para ser iniciada às 19h.
 
O equipamento moderno foi construído numa área onde um campinho. Tem dois ambientes distintos e uma quadra poliesportiva coberta. No local foram instalados equipamentos a serem usados por adultos para prática esportiva, como barras paralelas, além de aparelhos destinados às crianças: como escorregadeiras e balanços, instalados em caixas de areia.
 foto
Todos os equipamentos são de madeira tratada, da mesma forma que o pergolado, dando clima mais acolhedor ao ambiente.
 
No entorno da praça, além do piso em bloquete de cimento, também foi instalado piso tátil para facilitar a caminhada dos deficientes visuais, além de rampas de acesso. O espaço ainda possui mesas e bancos de cimento, que podem ser usados como tabuleiros para jogos de dama e xadrez.

José Ronaldo é aplaudido ao explanar sobre o BRT no Rotary Club de Feira

foto
Com riqueza de detalhes e de forma didática, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, atendendo a convite do Rotary Club de Feira de Santana, fez uma ampla explanação sobre todos os aspectos técnicos e jurídicos que envolvem a implantação do BRT, em Feira de Santana, um projeto de mobilidade urbana autorizado pelo Ministério das Cidades e financiado pela Caixa Econômica Federal, previsto para atender uma demanda diária de 60 mil usuários.
 
Projetado por uma equipe de técnicos com experiência internacional, todos  discípulos do arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná, e ex-presidente da União Internacional de Arquitetos — considerado um dos mais modernos urbanista do mundo  — o BRT de Feira de Santana vai ser implantado às margens do canteiro central da Avenidas Getúlio Vargas, num percurso de cerca de oito quilômetros.
 
Além da rapidez, o conforto e a pontualidade do tempo de deslocamento dos passageiros, José Ronaldo destacou a desobstrução que a implantação deste sistema de transporte trará para os corredores de trânsito nas avenidas centrais de Feira de Santana, a exemplo da Getúlio Vargas, Maria Quitéria, Presidente Dutra e João Durval Carneiro.
 
Ele explicou que além da pavimentação asfáltica que já está em curso de várias artérias que serão utilizadas como corredores de ônibus oriundos dos bairros periféricos que desembarcarão à altura dos  terminais do BRT,  ao longo da  Getúlio Vargas, ainda serão implantadas obras de passagens de nível nos cruzamentos da Getúlio com a Maria Quitéria, e no cruzamento desta com a Presidente Dutra. Intervenções que segundo o prefeito vão dar fluidez ao fluxo de automóveis, acabando com os gargalos que ocasionam os engarrafamentos que hoje se verificam nestas artérias.
 
Por sob as árvores da Getúlio, o projeto contemplará uma pista para a prática de caminhadas e aparelhos para a prática de exercícios físicos, bancos e uma moderna iluminação cênica. Já os 4,5 quilômetros do canteiro central da Maria Quitéria, receberão uma pista de ciclismo, também com iluminação cênica e por sobre sob as árvores.
 foto
Respondendo a setores preocupados com a manutenção das árvores da Getúlio Vargas, José Ronaldo voltou a afirmar que algumas árvores, cerca de 35, serão removidas para o Parque do Geladinho, no bairro Queimadinha, mas que serão substituídas por árvores nativas.
 
Sobre este aspecto, o governante sublinhou que, ao contrário das obras da Avenida Nóide Cerqueira, realizadas pelo governo estadual, onde foram arrancadas mais de 400 árvores nativas, na Getúlio Vargas, onde a maioria das árvores é considerada exótica, haverá um adensamento com o plantio de espécies nativas, também conforme previsto no projeto.
 
Quanto à escolha da Getúlio Vargas para a implantação do projeto, e não o bairro Tomba  — como algumas pessoas inadvertidamente advogam — José Ronaldo lembrou que esta opção demandaria recursos vultosos do erário para fazer frente a centenas de indenizações de residências  ao longo da praça central do bairro. Ele enfatizou,  entretanto, que futuramente, numa segunda etapa do projeto , o BRT poderá ser levado para outros vetores da cidade, de acordo com as prioridades de demanda.
 
Por seu turno, o secretário de Planejamento, Carlos Brito, se utilizou de um data show para destacar os principais aspectos estruturais do traçado do BRT. Ele lembrou que 22  linhas de ônibus deixarão de circular na Avenida Getúlio Vargas, após a implantação do projeto.
 
“Nós não temos o que temer com relação a execução do projeto, pois ele é técnica e juridicamente perfeito, e, sem nenhum `achismo`,  o que nós, do governo municipal queremos e estamos lutando,  é para fazer o melhor para Feira de Santana”, disse.
Entre as seis cidades brasileiras que estão implantando este modal de transporte, Feira de Santana é a que demandará o menor custo, R$ 90 milhões; seguida por Londrina, R$ 150 milhões; Goiás, R$ 350 milhões; Palmas, R$ 450 milhões; Cuiabá, R$ 450 milhões; Salvador, R$ 600 milhões, e Brasília, R$ 900 milhões.
 
Apesar de disponibilizar de crédito, junto à Caixa Econômica da ordem de R$ 90 milhões, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana conseguiu, através do processo licitatório, rebaixar o orçamento da obra para R$ 86 milhões.
 
O almoço/palestra  foi coordenado pelo presidente do Rotary, radialista Renato Ribeiro, e contou com  expressiva participação dos  membros do clube de serviço.
 
Nota
 
Numa ação presidida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e que contou com a participação de 500 crianças lotadas nas redes municipal e particular de ensino, recentemente foram plantadas 500 mudas de árvores nativas no canteiro central da Avenida Nóide Cerqueira.

Escolas municipais elegem representantes dos Conselhos Escolares

foto
“É importante garantir a representatividade de diferentes segmentos da comunidade escolar na gestão das unidades de ensino”. A afirmação partiu da professora Débora Santana da Silva, vice-diretora da Escola Municipal Adenil da Costa Falcão, nesta terça-feira, 25, quando as escolas municipais elegem seus representantes para os Conselhos Escolares. O pleito é realizado em todas as unidades de ensino até as 21 horas.
 
O principal objetivo dos conselhos é valorizar o processo democrático na gestão escolar, estimulando a participação ativa da comunidade no cotidiano da escola. Formados por representantes de professores, funcionários, coordenadores pedagógicos, especialistas, pais e alunos, os Conselhos Escolares devem exercer a responsabilidade compartilhada com os gestores sobre questões administrativas e pedagógicas das unidades.
 
“É importante que todos possam participar desse processo, desde a área pedagógica até a financeira, fazendo com que a comunidade se sinta parte integrante da escola, não só na matricula dos alunos e nas reuniões, mas que sejam membros com uma representação política efetiva”, avalia Débora.
 foto
Marilene da Silva Lobo, mãe de um dos alunos da escola Adenil, aceitou a proposta feita pela equipe de gestão escolar para se candidatar a uma das vagas do conselho. “Os professores acreditam que por ser uma mãe presente, preocupada com a educação do meu filho, eu deveria me candidatar, então decidi participar. Se eu for escolhida, pretendo mesmo fazer a diferença”, conta.
 
Os estudantes também fizeram questão de garantir a representatividade no Conselho Escolar. Na Escola Municipal Ana Brandoa, a aluna Carla Amanda Pereira da Silva, de apenas 11 anos, já compreende a importância da sua candidatura. “Quero aconselhar meus amigos, representá-los e ajudar a escola. Cada dia eu aprendo mais aqui e participo ativamente das atividades. Gosto de estar presente, os professores me ensinam muito e desenvolvo a minha criatividade”, diz Carla.
 
De acordo com a professora Giane Freitas Morais, vice-diretora da Ana Brandoa, os conselhos colaboram para a descentralização da tomada de decisões por parte da equipe gestora da escola. “Este é um importante mecanismo de participação coletiva. Contamos com o entusiasmo da comunidade que se inscreveu nas chapas. Isto fortalecerá a nossa gestão”, avalia.
 
ORGANIZAÇÃO
 
A Comissão Eleitoral Central, instituída pela Secretaria de Educação para coordenar o processo eleitoral, visitou mais 20 escolas na sede e nos distritos. De acordo com a presidente da Comissão, professora Rejane Barbosa, as atividades fluíram normalmente nas escolas "que surpreenderam pela organização e envolvimento em todo o processo".
 
No encerramento da eleição, cada escola deverá registrar o processo em ata, informando os resultados finais do pleito. E cabe à equipe gestora empossar os membros dos Conselhos Escolares, nesta quarta-feira, 26, na própria escola. Nos próximos dias, a Secretaria de Educação irá publicar no site da Prefeitura a relação de todos os membros por escola. O endereço eletrônico da Prefeitura é:www.feiradesantana.ba.gov.br, na aba da Seduc.

Ônibus são ajustados e vistoriados pela SMTT

foto
Os ônibus das empresas Rosa e São João, contratadas emergencialmente pela Prefeitura de Feira de Santana para fazer o transporte de passageiros urbanos nos próximos seis meses na cidade, estão sendo vistoriados pela Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT). Os técnicos observam as partes mecânica e elétrica, mais os itens de segurança.
 
Oito técnicos estão participando da vistoria, entre engenheiro mecânico, mecânicos e o diretor do Departamento de Transportes, Rodolfo Suzart. “Estamos trabalhando para que os ônibus estejam liberados para fazer o transporte a qualquer momento”, disse o diretor.
 
Os veículos passarão por reposicionamento dos torniquetes e da cadeira do cobrador, para atender a legislação local. Eles serão colocados no sistema a partir desta quarta-feira, 26.
 foto
Os veículos estão sendo plotados com a marca da Prefeitura e neles foi fixada a informação de que a frota é emergencial. Parte dela é das próprias empresas e a restante foi locada junto a empresas do setor, de acordo com o supervisor da empresa Rosa, Felipe Marcondes de Oliveira.
 

São veículos em bom estado de conservação com condições para atender as necessidades do momento. São das marcas Scania, Volkswagen, Volvo e Mercedes-Benz. Alguns dos ônibus têm pouco mais de dois anos de uso.

Linhas de ônibus serão alteradas com início das obras do BRT


As linhas do transporte coletivo, sentido centro-bairros, pela avenida Getúlio Vargas, serão alteradas devido ao início das obras do BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus). O serviço começa a partir do canteiro central, no cruzamento com a avenida Maria Quitéria. O trânsito no sentido contrário não passará por alterações.
 
Os veículos do transporte coletivo deverão entrar à rua Barão de Cotegipe, avenida Sampaio, pegar a rua Castro Alves até a rua Geminiano Costa, seguir pela Edelvira Oliveira, dobrar à rua Juracy Magalhães e voltar à Getúlio Vargas.
 
O serviço também vai alterar o trânsito para os automóveis, que trafegarem no mesmo sentido. A partir do dia 27 os motoristas deverão entrar pela rua Juracy Magalhães Júnior, onde o tráfego será desviado, seguir pela Brigadeiro Eduardo Gomes, onde poderá entrar pela avenida Torres e voltar à Getúlio Vargas ou seguir direto e pegar a avenida João Durval Carneiro.
 
Na rua Professor Fernando São Paulo será implantado o sentido único, a partir da Getúlio Vargas para o bairro Coronel J. Pinto.

Defesa Civil promove capacitação para servidores municipais

foto
A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Feira de Santana realiza, durante três dias na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), curso de capacitação para servidores públicos municipais de várias áreas. O objetivo é oferecer uma visão geral sobre o que é e como funciona a Defesa Civil no município.
 
Após entendimentos com o secretário municipal de Prevenção à Violência, Mauro Moraes, foi elaborada uma programação que visa qualificar servidores e fortalecer a rede de Proteção e Defesa Civil no Município, a fim de planejar melhor as ações de prevenção, evitar situações de risco e proteger a vida.
 
Participam do treinamento agentes comunitários de saúde, representantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), agentes e técnicos de segurança, dentre outros.
 foto
Segundo o coordenador municipal do órgão, Pedro Américo Lopes, o objetivo é trabalhar de maneira articulada com outros órgãos e secretarias. “Não podemos prescindir da força e da capacidade de mobilização que tem aqueles que convivem mais de perto no dia a dia nas comunidades, a exemplo dos profissionais da saúde e educação”, pontuou o coordenador.
 
O curso de capacitação foi formulado em conjunto com a Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), que enviou técnicos a Feira de Santana para ministrar as aulas. Além da capacitação, o projeto vai contar com outras ações de fortalecimento da estratégia de Gestão de Riscos de Maneira Integrada e contando com outras instâncias do Estado e da União.

Guardas Municipais recebem carteiras de identificação

foto
A Guarda Municipal de Feira de Santana distribuiu, na tarde desta segunda-feira, 24, as 162 carteiras de identidade funcional para a corporação. Em solenidade no auditório da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev), alguns guardas municipais já receberam o documento.
 
O material foi confeccionado em papel moeda e possui a marca d’água da Seprev – o que diminui a possibilidade de falsificação do documento. A Carteira Funcional da Guarda Municipal substitui qualquer documento de identificação dentro do território nacional.
 
A documentação é para os que têm porte de arma (o número do porte expedido pela Polícia Federal está presente na carteira) e também para os que não têm.
 
“Feira de Santana e sua tropa da Guarda Municipal sai na frente de muitas cidades do país com esta conquista. É uma identidade comprovando que temos cursos de qualificação e porte de armas”, destacou o inspetor Reginaldo Pinto, que participou do processo de confecção da carteira.
 
A entrega dos documentos está sendo realizada em prazo antes do que foi previsto pela administração pública. Os Guardas Municipais que desejarem retirar suas carteiras devem comparecer na sede da Seprev.

César Menotti e Fabiano pela primeira vez na Expofeira

foto
A dupla sertaneja César Menotti e Fabiano será a principal atração da Expofeira 2015 (Exposição Agropecuária de Feira de Santana). A grade completa de shows musicais foi divulgada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A apresentação mais esperada dessa edição do evento será no dia 10, quinta-feira. 
 
Pela primeira vez a dupla sertaneja se apresentará gratuitamente para o público feirense. Os "irmãos Menotti" são considerados pela crítica um dos principais fenômenos da nova geração da música sertaneja. O primeiro disco foi lançado em 2004, um ano depois, assinaram contrato com a gravadora Universal Music. Mas a projeção veio mesmo em 2005, o CD “Palavras de amor (ao vivo)” que trouxe hits como “Leilão”, “Anjo”, “Palavras de amor”. 
 
Em 2009 a dupla recebeu o Grammy Latino na categoria melhor álbum de música romântica com o CD “Com você”. No ano passado César Menotti e Fabiano lançaram o CD e DVD Memórias dos anos 80 e 90, que teve o intuito de "resgatar nomes e canções e mostrar a esta geração o quão rica é a música sertaneja", explica César, no site oficial da dupla.
 
OUTRAS ATRAÇÕES
 
A programação musical da Expofeira 2015 contará com atrações para todos os gostos, em nada menos que 56 horas de shows somente no palco principal, durante todos os 8 dias de evento. Também compõem a grade grandes nomes da música nacional e nordestina, como Adelmário Coelho, Seu Maxixe, Arreio de Ouro e Asas Livres. 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Assinado contrato emergencial com novas empresas de ônibus

foto
O contrato emergencial com as empresas Rosa e São João, para operação do transporte coletivo urbano em Feira de Santana, foi assinado no final da manhã desta segunda-feira, 24, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. O ato, acompanhado pela imprensa, aconteceu no Salão de Licitações da Secretaria Municipal de Administração. 
 
Os primeiros ônibus que vão prestar serviço emergencial já estão na cidade. O prefeito explicou que o contrato emergencial, previsto para seis meses, pode ser concluído em um período ainda menor. "Se as empresas conseguirem, antes desse prazo, cumprir o que está previsto no contrato, que é disponibilizar duzentos e setenta ônibus zero quilômetro para a frota, encerraremos o contrato emergencial antes do previsto". 
 
Os veículos que serão utilizados durante o contrato emergencial estarão padronizados com plotagem específica. "São ônibus em estado muito melhor que os que circulavam na cidade nos últimos anos. Ainda não são os carros previstos na licitação, mas a população já perceberá uma melhoria significativa", observa o prefeito. 
 
O gestor municipal lamentou a situação atual, após as antigas empresas, 18 de Setembro e a Princesinha, terem suspendido, de forma abrupta, as atividades antes da conclusão do prazo do contrato. Mas ressaltou que o Governo, juntamente com as novas empresas, não têm medido esforços para solucionar a questão o mais rápido possível. 
 
"Cumprimos rigorosamente o prazo com as antigas empresas durante 10 anos. E lamentamos que logo após o resultado da licitação, as mesmas não cumpriram os últimos dias que faltavam", ponderou.