Submarino

MICARETA 2024

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Nasce a Orquestra Infanto-Juvenil Princesa do Sertão

Entrega de instrumentos
 Os primeiros acordes da Orquestra Infanto-Juvenil Princesa do Sertão, produzidos por instrumentos de melodia, harmônicos e de percussão, começaram ser ouvidos na tarde desta quarta-feira, 30, na Escola Municipal Elizabete Johnson, nas Baraúnas. Os 30 instrumentos, entre violinos, contrabaixos, flautas, tubas, saxofone e xilofone, foram entregues pelo prefeito José Ronaldo, como parte do projeto recém-lançado pela Prefeitura, o Música na Escola. A secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, acompanhou o ato.

Os instrumentos vão contemplar alunos de sete escolas da região da cidade. A orquestra é umas das quatro atividades que estão sendo implantadas pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação - as outras são "Instrumenta" – vai oferecer aulas de teclado, acordeom, flauta e violão - "Cantando na Escola" – formação de corais - e "Música em Ação", que será desenvolvida na Escola Geraldo Dias de Souza, no distrito de Humildes, e constitui a formação de uma fanfarra. 
 
Coordenadora do programa e regente, Rosa Eugênia Vilas Boas reconhece que a iniciativa de levar música à escola oportuniza o aluno em ter acesso a mais uma linguagem: a artística. "Além de atender o desejo de muitos jovens em apreender a tocar, os instrumentos contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor", afirma.
 
De acordo com a coordenadora, os integrantes da orquestra – com idades acima dos nove anos - serão selecionados após uma entrevista. “Faremos o convite aos alunos e aqueles que demonstrarem o desejo e habilidade poderão ser selecionados”, explica. As aulas serão ministradas por um dos 36 profissionais contratados. 
 
Na oportunidade, o prefeito José Ronaldo convidou alguns estudantes, que participavam do ato de entrega, a escolher um dos instrumentos para um breve ensaio. Não faltou quem levantasse o dedo demonstrando o desejo de segurá-los e emitir as primeiras notas musicais. 
 
SEDE E DISTRITOS
 
O estudante do 2º ano Saulo da Silva, 8 anos, ficou entusiasmado ao segurar o clarinete, que, segundo ele, representa um de seus sonhos. O garoto já participa do coral da igreja, onde toca flauta. “Gosto de música e mais ainda em tocar instrumentos”, revelou.
 
O Música na Escola vai contemplar 7 mil alunos de 79 escolas  da sede e distritos.  Segundo o prefeito José Ronaldo essa iniciativa representa mais um dos esforços do Governo Municipal em ofertar aos alunos da rede um ensino de qualidade. “É um belíssimo projeto e que tem tudo para dar certo”, assegurou o prefeito.
 

Procon notifica G. Barbosa por cobrança de anuidade

foto
Motivada pelo grande número de reclamações de consumidores, a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon) notificou o supermercado G. Barbosa pela cobrança de anuidade de cartões de créditos no município.
 
De acordo com a superintendente do órgão, Suzana Mendes, a cobrança só é legal quando há informação antecipada. “A empresa não cobrava anuidade em seus serviços de crédito. Porém, agora começou a cobrar, sem avisar previamente aos seus clientes”, ressaltou.
 
A lei prevê que as empresas que oferecerem serviços de crédito podem efetuar a cobrança, mas a informação deve ser divulgada, de forma que o cliente tenha opção de contratar ou não o serviço.
 
O Procon encaminhou notificação para a empresa, que também foi multada no valor de R$ 100 mil. O processo segue aguardando audiência. Os consumidores que ainda se sentirem lesados podem efetuar uma queixa na sede do órgão, à rua Castro Alves, nº 635, Centro ou através do telefone  (75) 3603-2800.

Mutuários assinam contratos do Residencial Parque da Cidade

foto
A última etapa antes de receberem as chaves da casa própria será concluída por 662 famílias feirenses nesta quinta-feira, 1º de outubro. A Secretaria Municipal de Habitação vai liberar a assinatura dos contratos para o Residencial Parque da Cidade.
 
A assinatura acontece no Ginásio Municipal Joselito Amorim, a partir das 8h. Só poderão assinar os contratos as pessoas que já realizaram as vistorias nas suas respectivas residências.
 
O empreendimento é localizado na região do Feira VII, nas proximidades do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. São 732 unidades habitacionais na modalidade de apartamentos.
 foto
As pessoas que não comparecerem nesta quinta-feira terão a oportunidade de assinar os contratos na segunda-feira, 5, no mesmo local e horário. Uma equipe estará de plantão para realizar o serviço.

Casamento coletivo: o "sim" repetido 250 vezes em novembro

foto
O “sim” que todos os casais sonham em dar diante de um altar ou juiz será repetido 250 vezes no próximo dia 12 de novembro em Feira de Santana. Esse número representa a quantidade de casais aptos a participarem do Casamento Coletivo, realizado todos os anos pelo Governo Municipal.
 
Foram 420 inscritos no programa, porém só 239 já apresentaram a documentação para oficializar a união. Outros 11 casais estão apenas à espera do encaminhamento das documentações a partir do cartório, mas garantiram a participação no evento.
 
A cerimônia será realizada no templo da Assembléia de Deus Cristianismo Sem Fronteira, na avenida Maria Quitéria (antiga casa de shows MegaFest). O casamento será realizado pela Sedeso através de parceria com a Justiça, contando com a participação de oito juízes para a cerimônia civil. Já a cerimônia religiosa será ecumênica, com a participação de um pastor e de um padre.
 
O programa é voltado para famílias de baixa renda que desejam regularizar a união matrimonial - algumas já convivem e formam famílias há alguns anos. Também é oportunidade para os novos casais, já que não terão despesas com a tramitação de documentos nem mesmo com organização e aluguel de espaço para o casamento. 

Obras da creche do Viveiros estão em ritmo acelerado

foto
Estão em ritmo adiantado as obras do novo Centro de Educação Infantil (Cemei) do bairro Viveiros, que está sendo construído bem próximo da Escola Municipal Antonio Alves Lopes. A creche atenderá a crianças de um a cinco anos. Na tarde de segunda-feira, 28, o prefeito José Ronaldo e a secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, visitaram a obra.
 
O Centro terá oito salas de aula. Ainda não há previsão de quando a creche será entregue à comunidade, mas pelo ritmo de trabalho será nos próximos meses. A construção de dez Cemeis, de mais de dez escolas municipais e a reforma de 80 escolas atende ao projeto de requalificação das unidades de ensino e da implantação de um novo padrão arquitetônico para a Rede Municipal de Ensino.
 
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Viveiros, Pedro Cícero Marcerino Silva, a construção de uma creche no bairro atende a uma reivindicação da comunidade. "Já temos uma boa escola, mas a creche vai ampliar e atender ainda mais as famílias do bairro", observa.

Mais 17 concursados são nomeados por José Ronaldo

foto
Com a nomeação de mais 17 funcionários, na manhã desta quarta-feira, 30, na Secretaria de Administração, o prefeito José Ronaldo de Carvalho contabilizou 781 convocações, oriundas de concurso público, “apesar da grave crise econômica sem precedente que vem passando o país”, conforme enfatizou o chefe do Executivo.
 
Nesta nova leva de contratações, oriundos de concurso realizado em 2012, foram nomeados 13 agentes de trânsito, um motorista, um especialista em educação, uma secretária escolar e uma professora.
 foto
Após a leitura do juramento, feita por um dos novos funcionários e confirmada pelos demais, José Ronaldo parabenizou a todos desejando boas-vindas ao serviço público. O ato contou com as presenças dos secretários de Administração João Marinho Gomes, e Paulo Aquino, de Governo. 

Mais 60 instrumentos entregues em quatro escolas

foto
A adolescente Kaine Conceição dos Santos, de 12 anos, cursa o 7º do Ensino Fundamental no Centro Integrado de Educação Municipal Joselito Amorim. Há aproximadamente um mês, ela começou a aprender os primeiros acordes na aula de música da igreja do bairro em que mora. Agora, Kaine está entusiasmada por que a escola onde ela estuda também vai oferecer gratuitamente aulas de teclado e acordeon de oito baixos.
 
O perfil de Kaine se assemelha ao de milhares de crianças e adolescentes que estudam na rede pública, inúmeros têm o interesse e muitas vezes também a vocação para tocar um instrumento, mas nem sempre uma boa oportunidade chega para eles. O Programa Música na Escola, que acaba de ser instituído pela Secretaria Municipal de Educação, dará a oportunidade a 7 mil alunos da Rede Municipal de aprender a tocar pelo menos um instrumento.
 foto
Nos últimos dias, o prefeito José Ronaldo de Carvalho e a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, têm visitado diversas escolas para acompanhar de perto a entrega dos instrumentos. O governo municipal investiu aproximadamente R$ 700 mil na compra de mais de 400 instrumentos que serão utilizados por alunos de 79 escolas municipais.
 
Na tarde desta terça-feira, foi a vez da secretária Jayana Ribeiro visitar mais quatro escolas. No Joselito Amorim, onde foram entregues dez teclados e cinco acordeons, a comitiva assistiu à apresentação de um dos corais do Projeto Cantando na Escola, instituído há dois anos, que é uma das iniciativas do programa.
 
A adolescente Kaine dos Santos já tocou as primeiras notas em um dos novos teclados da escola. "É muito interessante aprender música, muita gente gosta e nem sempre tem a oportunidade", destaca ela.
 foto
Na Escola Otávio Mansur de Carvalho, que fica no Caseb, os alunos mostraram-se animados pela novidade, já que a unidade de ensino oferecerá aulas de violão. Dez instrumentos foram entregues à escola. Na Escola Municipal Helena Assis Suzart, da Rocinha, serão oferecidas aulas de flauta doce sopranina e flauta contralto, no total 15 instrumentos.
 
Na última visita, centenas de adolescentes e crianças da Escola Municipal Jonathas Teles de Carvalho, do bairro Conceição, recepcionaram a comitiva da Seduc. A escola já desenvolve algumas atividades com música, de acordo com a diretora Neuman Brito, uma ferramenta imprescindível para a orientação e o bom acompanhamento dos alunos. 
 
"Desde que começamos a ter aulas de música, as equipes que participam passaram a ser mais disciplinados, organizados e a demonstrar mais interesse pelas aulas e sempre fazem bonito nas apresentações artísticas da escola", comemora a professora que considera a iniciativa da Seduc uma ação positiva: "Mostra sensibilidade ao incluir um número tão significativo de estudantes e escolas", avalia. Como é de grande porte, pelo número de alunos que atende, o Jonathas recebeu 20 instrumentos - dez acordeons e dez teclados.

Equipe da Gabriela excluída do Campeonato de Futebol de Feira

foto
Em função de tumulto generalizado e interrupção da partida realizada no domingo, 27, pela manhã, tumulto protagonizado por dirigentes e parte da torcida, o time da Gabriela foi penalizado com a exclusão do Campeonato de Futebol de Feira de Santana. A decisão foi adotada pela comissão organizadora, conforme previsto no Regulamento Geral do Certame, em seu Artigo 15, que prevê penalidade que vão desde advertência até exclusão, a depender da gravidade.
 
O diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Emerson Brito, ressalta que o episódio ocorreu durante a partida entre o time da Gabriela contra o Senegal, do George Américo. “Após a expulsão de um atleta do Gabriela, por dar uma cotovelada no rosto do adversário, parte da torcida e dirigentes invadiram o campo em protesto, interrompendo a partida aos 31 minutos do segundo tempo, sendo impossibilitado o término da partida”, revelou.
 
A situação ainda piorou fora do campo. Os envolvidos no tumulto ameaçaram o árbitro e ainda danificaram a pintura de seu veículo. “Diante desta situação, a comissão, composta por Emerson Brito (diretor) e os coordenadores Juracy Galdino, José Fernando dos Santos e João Augusto, e o presidente da Comissão de Arbitragem de Feira de Santana, Edmilson Amorim, conhecido como Michelin, se reuniu na segunda-feira, 28, pela manhã, para adotar as medidas cabíveis, baseado no Regulamento Geral da Competição.
 
Durante a reunião também avaliaram a proposta para mudança do mando de campo do Polivalente para o campo do Beira Riacho. A decisão visa proporcionar um espaço com melhores condições para receber os atletas e torcedores.
 
No campo do povoado de Santa Quitéria, onde também ocorrem partidas do campeonato, houve princípio de tumulto provocado pela torcida. Diante do episódio, a comissão organizadora puniu os dois times com advertência. 

Governo Municipal encaminha projeto do Orçamento à Câmara de Vereadores

foto
O Governo Municipal encaminhou o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2016 para apreciação da Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta terça-feira, 29. A previsão orçamentária foi entregue pelo secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, ao presidente da Casa da Cidadania, Reinaldo Miranda.
 
A LOA para 2016 prevê orçamento municipal no montante de R$ 1.102.339.512,00. A predominância é para as áreas de Saúde, com orçamento de R$ 329.668.214,00; Educação, com orçamento de R$ 243.293.754,00; Administração, com R$ 169.684.608,00; e Desenvolvimento Urbano, com R$ 105.615.547,00.
 foto
Ao entregar a LOA para apreciação do Legislativo, o secretario Carlos Brito, que esteve acompanhado do assessor de orçamento, Luiz Ivan dos Santos Silva, destacou as características do Orçamento para 2016. “O Orçamento de 2016 foi mantido em cima da realidade econômica do país, em função da queda da receita dos estados e municípios. O Orçamento conservador está mantido em cima da realidade que estamos vivendo. Por isso não houve maior modificação com relação ao ano anterior”, frisou o secretário.

Samu de Feira completa 11 anos atendendo cerca de 200 chamadas diárias

foto
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana atende, em média, 200 chamadas por dia. As ocorrências têm as origens mais variadas, que vão de acidentes de motocicletas a ataques cardíacos. O órgão, tão importante para a população, comemorou nesta terça-feira 11 anos de existência no município.
 
As comemorações aconteceram na sede da unidade. O dia começou com culto ecumênico, acompanhado de café da manhã e confraternização. A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, e a coordenadora do Samu, Maysa Macêdo, marcaram presença. “Somos uma família, que hoje está relembrando as histórias desse serviço”, destacou a secretária.
 foto
O amor e dedicação no atendimento foram os motivos que, segundo Maysa Macêdo, determinaram o sucesso do Samu em Feira de Santana. “O amor é a base de tudo. Hoje, a gente consegue perceber de uma forma mais ampla a importância do serviço para a sociedade feirense”, acentuou.
 
Com uma demanda de mais de 200 chamados por dia, o Samu tem a finalidade principal de salvar vidas. “Só de pensar que muitas vezes, em tempo hábil, salvamos diversas vidas, está aí o sentido dos atendimentos. É gratificante”, afirma Denise Mascarenhas.
 foto
A programação também contou com palestra, simulação de atendimento pela equipe do Samu e descontração com o show musical do cantor Guymeo Jumonji – um dos finalistas do Festival Metropolitano Vozes da Terra.  

Eleição para Conselhos Tutelares será domingo

foto
A eleição unificada para escolher os 20 novos conselheiros tutelares de Feira de Santana, que atuam divididos em quatro regiões, acontece no próximo domingo, 4. A votação será iniciada às 7h e encerradas às 17h, no IEGG (Instituto de Educação Gastão Guimarães). O resultado será divulgado imediatamente após o fechamento das urnas. O prazo legal para a posse será no dia 10 de janeiro.
 
O mandato, a partir de 2016, será de quatro anos, permitida uma nova recondução, mediante novo processo de escolha. Neste ano, as 20 vagas serão disputadas por 22 candidatos, aprovados na etapa anterior, que foi a de conhecimentos específicos e de redação. Os mais votados serão considerados os eleitos. Cada um dos conselhos é formado por cinco membros.
 
O comparecimento do eleitor não é obrigatório. Apenas poderão participar do pleito os cidadãos com domicílio eleitoral em Feira de Santana. E poderão votar em até cinco candidatos. Para tanto, deverão apresentar um documento com fotografia – não há necessidade que o título de eleitor, desde que ele saiba a secção na qual vota.
A atividade dos conselheiros é remunerada. Em Feira de Santana, o salário é equivalente ao de um DA 3.

Prefeitura inicia construção de sistema de captação de água na avenida Contorno

foto
A Prefeitura de Feira de Santana iniciou a instalação de aproximadamente 1,5 mil metros de manilhas que captarão água das chuvas entre a avenida Centenário, no bairro SIM, e a Sérgio Carneiro, no Santo Antônio dos Prazeres, área de sua responsabilidade na construção de uma pista marginal à avenida Eduardo Fróes da Motta – trecho entre o viaduto da BR 324 e o Santo Antônio dos Prazeres – o asfalto na área já foi concluído.
 
A construção da pista auxiliar, com sete metros de largura, é responsabilidade dos governos municipal, que entra com contrapartida, e federal – os recursos federais são resultados de emenda parlamentar, mas ainda não foram devidamente liberados. O objetivo é garantir fluidez ao tráfego na rota norte da avenida. A construção do trecho está sendo feita com recursos próprios do município.
 foto
As manilhas, com um metro de raio, captarão as águas e a destinarão para o canal localizado na Sérgio Carneiro, que a levará para a Bacia do Pojuca, uma das alimentadoras da Bacia do Subaé. “Com esta captação com certeza não teremos problemas com alagamentos, bem como a destinação das águas é correta”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.

Finalizada etapa de licitação para Zona Azul

foto
A licitação para contratação da empresa que irá operar o sistema Zona Azul no centro comercial de Feira de Santana está quase concluída. Sinal Vida, uma empresa pernambucana com experiência no serviço de administração de estacionamentos públicos no Nordeste, foi a vencedora do processo, ao final da reunião da Comissão Municipal de Licitações, na segunda-feira, 28.
 
Aguarda-se agora pelo fim do chamado prazo recursal,  para que o Governo Municipal possa assinar o contrato com a empresa e determine o início das providências para que a Zona Azul seja colocada em prática. 
 
Zona Azul é um sistema gerenciador de estacionamentos que disciplina, no centro comercial das cidades de médio e grande porte,  o uso de vagas para automóveis. O serviço é pago, mas com valores bem abaixo dos que são praticados na praça pelas empresas que oferecem vagas em estacionamentos.

Alegria e empolgação na entrega de instrumentos do Música na Escol

foto
Em clima de alegria e empolgação, estudantes das escolas municipais Ana Maria Alves dos Santos, Antonio Alves Lopes e Josenita Nery Boaventura receberam na tarde desta segunda-feira, 28, os instrumentos musicais que serão usados nas aulas do Programa Música na Escola. O prefeito José Ronaldo e a secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, visitaram as unidades de ensino.

O Programa Música na Escola vai beneficiar 7 mil alunos em 79 escolas municipais em quatro atividades diferentes. Para o desenvolvimento das atividades, a Secretaria Municipal de Educação investiu na aquisição de mais de 400 instrumentos musicais que serão utilizados pelos alunos nas aulas.
foto
O Música na Escola se divide em quatro atividades diferentes, distribuídas em projetos. Através do Instrumenta, por exemplo, os alunos terão a oportunidade de aprender a tocar teclado, violão, flauta-doce e acordeom.

Há o Cantando na Escola, que oferece aulas de técnica vocal e resulta na formação de corais; o terceiro projeto fomentará a criação de uma orquestra sinfônica infantojuvenil, com aulas de violinos e outros instrumentos menos conhecidos como o fagote, oboé, tímpano, dentre outros. A quarta iniciativa resulta no investimento significativo que está sendo feito pelo governo municipal a fim de promover as fanfarras, um traço cultural tradicional da região de Feira de Santana.

ENTUSIASMO
Na Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos, do Feira X, Carlos Henrique Jesus Silva, de 13 anos, que já teve aulas de bateria, se mostrou entusiasmado com a novidade. "Quem sabe esta não é uma boa oportunidade para o meu futuro", disse o adolescente. Descontraída, Milena Santana Santos Silva, de 15 anos, cantou para a comitiva e comemorou a chegada do programa: "Como eu gosto muito de cantar, as atividades aqui da escola podem ficar mais interessantes ainda". No Ana Maria, os estudantes terão aula de teclado dentro do Projeto Instrumenta. A escola recebeu dez teclados.
foto
Na Escola Municipal Antonio Alves Lopes, do Viveiros, os estudantes serão distribuídos em aulas de violão. Esta é a segunda atividade que contempla a escola, de acordo com a diretora Ana Claudia Carneiro Oliveira, pois os alunos já frequentam o coral do Projeto Cantando na Escola desde 2013. "Desde que começaram as apresentações em via pública, como no Paço Municipal no Natal, eles adoram. É uma empolgação é enorme. Agora que temos uma nova atividades, estamos encantados com a possibilidade de vê-los tocar um instrumento", comemora. "Agradecemos ao prefeito José Ronaldo por incluir nossa escola, estamos felizes".

A terceira entrega foi na Escola Municipal Josenita Nery Boaventura, que fica no Conjunto Paulo Souto. A escola atende a 570 alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental. A comitiva do Programa foi recebida por um grupo de estudantes da faixa etária dos 8 aos 12 anos. Felizes pela novidade, os alunos cantaram músicas gospel e sertaneja acompanhados por dois músicos  da coordenação do programa.

A vice-diretora da escola, Joelma Sobrinho Alves, disse que o trabalho de técnica vocal já apresenta resultados bem interessantes. "Nas aulas de música eles acabam desenvolvendo outras habilidades e isto influencia também na disciplina e no comprometimento das crianças nas aulas", observa.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Praça e campo de futebol no bairro São João já estão prontos

foto
O complexo de lazer – campo de futebol e praça -  construído pela Prefeitura de Feira de Santana já está sendo usado pelos moradores do bairro São João. Bom para a professora Adriana da Silva ajudar uma das suas alunas a aprender a andar de bicicleta. Também para outras duas mulheres, sentadas desfrutando a sombra das árvores.
 
“A praça está muito bonita e será importante para que as pessoas do bairro se socializem ainda mais”, afirmou a professora. O equipamento está dividido em dois ambientes, separados por uma igreja protestante e algumas residências. “O projeto é bonito, funcional e aconchegante”.
 foto
A praça é dotada de um quiosque e vários bancos, todos de madeira, além de mesas e bancos de alvenaria. As árvores foram inseridas no projeto. No passeio foi colocada uma pista tátil, que orienta deficientes visuais. Cadeirantes e quem tem dificuldade para caminhar terão rampas exclusivas em vários pontos da praça.
 
O campo tem arquibancada com capacidade para mais de 300 pessoas e alambrado em sua volta. “Com certeza temos uma das praças mais bonitas da cidade”, comemora o mecânico Pedro de Oliveira, que reside no bairro há mais de três décadas. “É a nossa filha única e dela a gente tem que cuidar bem. Tenho certeza de que esta praça vai contribuir para que a vida da gente melhore”, diz.

Passeio arrecada seis toneladas de alimentos

foto
Em pouco tempo as quase duas mil camisas foram trocadas por três quilos de alimentos não perecíveis. O 20º Passeio Ciclístico da Primavera, organizado pelo Rotary Club Subaé, levou milhares de pessoas à avenida Getúlio Vargas, na manhã deste domingo, 27. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, são as boas vindas dos feirenses à estação as flores.
 
E foram bikes de vários modelos e tamanhos – eis uma das características do passeio, e ciclistas de todas as idades, mas a maioria foi composta por crianças e adolescentes, que literalmente ocuparam a avenida Getúlio Vargas num animado e colorido passeio.
 foto
Os alimentos foram colocados sob um dos toldos. A expectativa era de que o total recolhido chegasse a três toneladas. Vários voluntários enviados pelas instituições beneficiadas fizeram a separação dos produtos. “Eles foram convocados pela coordenação do passeio”, afirmou Juliano Brito, ex-presidente do clube e coordenador do evento.
 
As instituições beneficiadas foram as seguintes: SOS, AAPC (Associação de Apoio à Pessoa do Câncer), Creche Rubem Cerqueira, Instituição Mãe da Providência e Semeadores de Cristo. As doações começaram a ser entregues no domingo mesmo.

"Sem caatinga não tem vaqueiro". Eles querem adrenalina

foto
Depois de uma vida correndo enfrentando touros e os perigos que se escondem atrás de cada árvore da caatinga, Raimundo Ferreira de Oliveira, 78, o Raimundo da Rei Joel, disse que a profissão vem perdendo a graça. Motivo? “A caatinga acabou. Não faz sentido correr em campo de capim”. Ele quer adrenalina. “Com tudo limpo qualquer um pode se dizer vaqueiro. Sem caatinga perde a emoção”. A mata seca e fechada é a razão da existência do vaqueiro.
 
É, o velho vaqueiro reclama de que não mais existem as árvores e a caatinga fechada por onde touros e vacas entravam em disparada. “A gente não ouve mais os animais quebrando a madeira da caatinga”. Para ele, a pessoa que nasce vaqueira morre como tal. Mas a decepção do velho vaqueiro com o destino na profissão é mais do que evidente. “Já não se faz mais vaqueiro como antigamente”. Os que são formados hoje desconhecem os perigos da caatinga.
 foto
Outro vaqueiro à antiga, Antônio Miranda dos Santos, o Tonzinho do Mucambo, é outro que se diz decepcionado com os rumos da profissão que abraçou há quase 40 anos. “Tem gente que nem sabe colocar um cambão ou dominar o animal e prender os seus chifres”. São situações que demonstravam toda a técnica do profissional. E o domínio do homem sobre o touro.
 
Chegar ao povoado tangendo um conhecido touro pela braveza tornava o vaqueiro um herói entre seus pares. Como os animais que estão no pasto estão cada vez mais manso, estes confrontos estão cada vez mais raros. “Touros valentes não existem mais”. Os dois veteranos das caatingas gostam de contar história, mas desconversam quando perguntados sobre os melhores das selas que já viram: “somos todos bons”, esquivam-se.
 foto
Caio Gabriel foi a única criança trajada de vaqueiro em Jaguara. Foi um presente de aniversário que familiares lhe deram: completou oito anos no domingo. Neto de vaqueiro, deseja manter a tradição familiar. Morador do vizinho município de Tanquinho, foi levado para a festa pelo primo Ubiratan, também vaqueiro. “Ele já tá dando suas corridinhas no pasto”, diz o primo.

Tradição: mais de 400 vaqueiros participam de Missa em Jaguara

foto
Mais de 400 vaqueiros – encourados ou não - e amazonas estilizadas de toda a região e de todas as idades literalmente invadiram o distrito de Jaguara para participar da Missa do Vaqueiro, celebrada na manhã deste domingo pelo diácono Gilberto. A parte litúrgica é considerada uma das mais importantes da Festa de Vaqueiro do distrito, que completou 30 anos. Foi a maior participação das últimas edições.
 
A multidão que se concentrou em frente da igreja local, ouviu aboiadores e violeiros cantarem a grandiosidade dos vaqueiros e o que eles representam para a cultura sertaneja. A brisa amenizou os efeitos dos raios do sol. E o cheiro forte dos cavalos suados funcionou como uma moldura para o acontecimento.
 foto
O diácono Gilberto enfatizou que o vaqueiro tradicional está sendo uma figura cada vez mais distante do campo. A luta entre os touros e os vaqueiros, que é uma das razões da existência destes profissionais está se rareando. “Não existem mais os grandes rebanhos para serem tocados e os bois estão mais mansos nos pastos”, disse. “Que todos nós mantenhamos esta cultura viva”.
 
O prefeito José Ronaldo de Carvalho comentou que tradição da festa de Jaguara deve ser mantida, bem como a profissão de vaqueiro, que foi reconhecida há alguns anos, não pode perecer. “Ela deve ser renovada, com a iniciação de novos vaqueiros, porque esta figura é um dos traços mais importantes da nossa cultura”. Lembro que a Festa de Jaguara é a mais antiga de Feira de Santana. “E neste ano deu uma grande demonstração de que vai longe. Cada vez mais longe”.
 foto
O deputado estadual Carlos Geilson, mais secretários municipais, entre eles o de Agricultura, Wellington Andrade, e vereadores de Feira de Santana estiveram em Jaguara neste domingo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Novas sinaleiras em cruzamentos na Getúlio Vargas começam a funcionar

Novas sinaleiras
 As sinaleiras instaladas nos cruzamentos abertos na avenida Getúlio Vargas, à altura da rua Frei Aureliano e em frente à rua Teu Teu, começaram a funcionar na tarde de quarta-feira, 23. As intervenções promovidas pela Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), resultarão na melhoria da mobilidade urbana.

 Conforme o superintendente de Trânsito, Francisco Júnior, foram fechados alguns retornos na via e, em contrapartida, abertos esses cruzamentos para fazer trânsito de veículos fluir.
 
“A abertura de cruzamentos com semáforos permitem uma passagem segura. O motorista sabe o momento que ele tem que parar, bem como o de seguir”, afirma.
 
Intervenção semelhante foi realizada na avenida João Durval Carneiro com a rua Eduardo Brigadeiro Gomes. Também foi aberto um cruzamento e instalado o semáforo.

Contação de histórias para bebês é atração da Catavento Livros e Artes

Contação de históri
 Os olhares atentos, curiosos e aprendizes dos bebês serão plateia para a apresentação da contadora de histórias Lucianna Ávila, neste sábado (26/10), na Catavento Livros e Artes, no bairro de São João, em Feira de Santana. Os pequenos vão se divertir e aprender com um conto que expressa sua rotina: “O que tem dentro de sua fralda”. A história narra as aventuras de um curioso ratinho e sua turma de amigos. As suas descobertas agradarão a todos! As mães e pais estão convidados a participarem do momento lúdico com seus bebês de até dois anos. A apresentação começa às 14h.

E para quem já não é mais bebê também vai acontecer outra contação sobre a história de um menino que não conseguia sonhar e recebe ajuda de seu avô. Esta  sessão é aberta para as crianças de todas as idades e começa às 15h. Ambas são gratuitas e conduzidas pela experiente contadora de histórias e psicopedagoga Lucianna Ávila, que sabe usar os recursos da literatura para o desenvolvimento dos potenciais infantis.
 
O Espaço Catavento Livros e Artes é a opção que faltava para as crianças e pais de Feira de Santana encontrem o que há de mais atual na literatura infantil, além de oferecer um local saudável para o livre brincar e para atividades lúdicas que favorecem o desenvolvimento do potencial criativo das crianças. Todos os finais de semana são oferecidas atividades culturais e artísticas para crianças.  

Campanha conscientiza condutores sobre segurança no trânsito

Blitz
 Condutores de veículos automotivos estão sendo conscientizados sobre a necessidade de utilizarem equipamentos de segurança e seus veículos passarem por manutenção a fim de garantirem a paz no trânsito. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional do Trânsito, que em Feira de Santana é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e a Guarda Municipal.

A agente de trânsito Isabel Cristina Moraes observa a importância da iniciativa visando despertar nos condutores de veículos sobre a necessidade de utilizarem equipamentos de segurança para garantirem um trânsito mais tranquilo.
 
Inserida nas ações voltadas para a promoção da educação no trânsito, Isabel Cristina ressalta a necessidade dos motociclistas utilizarem os equipamentos de proteção individual, a exemplo de capacetes com viseiras devidamente afivelados, calçados fechados e também obedecerem à legislação do trânsito. O mesmo deve ser feito para os motoristas, que são obrigados a utilizarem o cinto de segurança, calçado e não utilizarem celulares enquanto dirigem. “São medidas simples, mas que fazem toda a diferença”, frisou.
 
Durante a semana, os agentes de trânsito, guardas municipais e Ciretran estão engajados em uma campanha visando a conscientização dos condutores de veículos. No caso de identificação de pessoas em situação irregular durante a blitz educativa, estão convidando-as para participarem de palestras educativas visando a sensibilização para a necessidade de mudarem os hábitos ao conduzirem um veículo.