Submarino

MICARETA 2024

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Coronel Pedro Boaventura assume a SMTT de Feira de Santana

Pedro Boaventura
 Foi nomeado na manhã desta quarta-feira (28/10), pelo prefeito José Ronaldo, o coronel Pedro Nascimento Boaventura, para o cargo de secretário de Transportes e Trânsito de Feira de Santana.

O novo secretário será empossado na tarde desta quarta-feira e a solenidade de transmissão de cargo acontecerá na Sala de Imprensa do Ceaf (Centro de Atendimento ao Feirense), às 16h, e contará com a presença do ex-secretário Ebenezer Tuy, do prefeito José Ronaldo de Carvalho, e demais membros da equipe de governo. Os decretos individuais foram publicados na edição do Diário Oficial Eletrônico de hoje. 
 
Pedro Boaventura foi comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar de Feira de Santana entre 20 de dezembro de 2006 e 15 de março de 2008.
Informações do CORREIO FEIRENSE

Repartições municipais fecham na 6ª e reabrem na 3ª

foto
As repartições públicas municipais que não prestam serviço continuado não abrirão nesta sexta-feira, 30, quando será comemorado o Dia do Servidor Público, que acontece nesta quarta-feira, 28, mas foi adiado a pedidos dos servidores, e na segunda-feira, 2, feriado nacional de Dia de Finados. As atividades serão retomadas  na terça-feira, 3.
 
Durante o final de semana prolongado funcionarão normalmente as policlínicas – localizadas no Tomba, Feira X, Humildes, George Américo, Rua Nova e Parque Ipê, a coleta de lixo não vai ser interrompida, o SAMU vai atender as chamadas, e os agentes de trânsito escalados para o plantão desenvolverão suas atividades.
 
O Centro de Abastecimento funciona normalmente, exceto na segunda-feira, 2, bem com as feiras-livres que acontecem aos finais de semana. As repartições voltarão a atender ao público normalmente a partir das 9h da próxima terça-feira.  

Paula Sanffer é atração confirmada no Natal Encantado 2015

foto
A grade de atrações para o Natal Encantado já está sendo definida pelo secretário Rafael Cordeiro
 
Selecionada para a segunda fase do programa The Voice Brasil, a cantora feirense Paula Sanffer já está com presença confirmada para o projeto Natal Encantado 2015, que será realizado no mês de dezembro, em Feira de Santana. A grade de atrações para o evento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), já está sendo formatada e deverá ser anunciada a partir dos próximos dias.
 
Paula Sanffer já participou do Natal Encantado em 2014, como integrante do Concerto Divas Feirenses. Agora retorna com show em carreira solo, com mais espaço para mostrar sua performance e talento. Ela que começou a cantar quando tinha sete anos, vem de uma família evangélica e repleta de artistas. 
 
“Um dos princípios do governo é a valorização de talentos feirenses. O exemplo de Paula é a demonstração da seriedade no momento de contemplar artistas locais, dar espaço para mostrarem o trabalho feito com disciplina e persistência, além de mantermos o mesmo nível do evento no ano passado”, frisa Rafael Cordeiro, secretário da pasta que coordena os preparativos do Natal Encantado.
 
Naron Vasconcelos, diretor de Eventos da SECEL, explica que as demais atrações para o projeto de final de ano já estão sendo negociadas e serão anunciadas gradativamente. “Estamos readequando a grade de atrações de acordo com a realidade econômica do país”, frisou.
 

Família Lima
 
Outra atração nacional confirmada na edição deste ano do Natal Encantado é a banda gaúcha Família Lima. O grupo musical tocou em Feira de Santana e pela primeira vez em show público misturou o estilo clássico com arranjos que variam do erudito ao pop rock, sem faltar as canções natalinas.

Secretaria de Educação tem iniciativa para corrigir distorção idade-ano

foto
Com o objetivo de corrigir a distorção idade-ano na Rede Municipal de Ensino, 2.600 alunos de 24 escolas vão ser envolvidos em atividades específicas. O trabalho está sendo elaborado através da parceria entre a Secretaria de Educação e o Instituto Ayrton Senna. Na manhã desta terça-feira, 27, a equipe gestora da Seduc se reuniu com diretores das escolas municipais envolvidas. A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, participou do encontro.
 
"Após um levantamento das escolas com maior indicie de distorção idade-ano, selecionamos 40%, que se traduz em 2600 alunos para iniciar os trabalhos com o Instituto Ayrton Senna. Nosso objetivo é, senão zerar, reduzir para 5% o nível de distorção em toda a Rede Municipal", observa a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.
 
Com inicio previsto para o primeiro semestre de 2016, as ações do Instituo Ayrton Senna se concentram em duas frentes: os programas "Se liga" e "Acelera Brasil". O Acelera visa diminuir a distorção entre a série em que o aluno está matriculado e a idade; já o Se Liga, cujo o objetivo é praticamente o mesmo, atingirá as crianças que ainda não foram alfabetizadas. 

Estudante da Escola Maria Antônia da Costa ganha concurso nacional de Redação


Jéssica foi surpreendida pela notícia durante a premiação que aconteceu na manhã desta terça-feira, 27, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL. A estudante recebeu o troféu nacional, certificado de participação, um tablet e também o prêmio no valor de R$ 1.576,00, referente a dois salários mínimos. Ela é a primeira aluna feirense a ganhar o título nacional em mais de dez edições realizadas na cidade.

fotoA feirense Jéssica da Silva, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Maria Antonia da Costa, é a ganhadora nacional na categoria Redação do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente – PAMMA 2015.  O concurso envolveu centenas estudantes de 38 cidades brasileiras. Além de redação, as crianças e adolescentes produziram também desenhos abordando o tema “Beber, nadar e pescar: uma reflexão sobre a água na nossa vida”.
 
O evento contou com a presença do prefeito José Ronaldo e da secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, que prestigiaram os estudantes premiados.
 
 
Em sua redação, Jéssica abordou o problema do desperdício de água e suas consequências. “É preciso falar sobre esse assunto, pois é importante preservar a água. A minha matéria preferida na escola é a Redação, por isso gostei tanto de participar e agora que ganhei, me sinto mais motivada a continuar escrevendo”, conta a estudante, que garantiu que irá guardar o dinheiro da premiação para realizar o sonho de estudar jornalismo.
 
Outros três estudantes da Rede Municipal foram premiados. Starlin Marcionilo, de 12 anos, do Centro Municipal de Educação Monteiro Lobato, foi um dos ganhadores na categoria desenho. “Tentei retratar as razões pelas quais a água é importante nas nossas vidas. Espero me tornar um grande desenhista de quadrinhos quando crescer”, conta.
 
Kleberson Sampaio Cavalcante, 13 anos, da Escola Municipal Jonathas Telles de Carvalho, também foi premiado na categoria redação; e Eliel Lopes da Cunha, de apenas seis anos, aluno do Centro Social Mãe da Providência, na de desenho.
 foto
“Esse tipo de ação é uma ótima iniciativa para incentivar as crianças das escolas a crescerem cada vez mais, desenvolvendo seu talento. Os estudantes precisam ter estímulo para não se acomodarem e continuar produzindo”, incentiva José Ronaldo.
 
Jayana parabenizou todos os estudantes que participaram do concurso. “Cada vez que um aluno da nossa Rede participa deste tipo de iniciativa, motivamos a produção de trabalhos sobre temas atuais e também vemos que o trabalho dos nossos professores têm uma excelente repercussão", comemora a secretária.

Fumacê é usado quando aumentam casos da dengue, zica e chikunguny

foto
O carro fumacê é uma ferramenta que deve ser usada no combate ao mosquito aedes aegypti, que além da dengue transmite zica e chikungunya, apenas em situações quando as formas de prevenção e eliminação não se apresentarem eficiente. A fumaça mata o inseto na sua fase adulta.
 
“Este tipo de eliminação do inseto apenas é indicado quando os casos da doença aumentam consideravelmente”, diz o coordenador de endemias, Edilson Matos. Antes, os moradores são orientados a adotar medidas preventivas, bem como são realizadas buscas de focos no interior das casas.
 
O coordenador afirma que, no caso do chikungunya, o fumacê deverá obedecer em cinco ciclos que devem ser realizados a cada três dias. “O serviço deverá ser concluído em até duas semanas para que os resultados sejam devidamente sentidos”.
 
Ele ainda disse que o fumacê não deve ser usado em caso de infestação de muriçocas. “O que mais nos preocupa é a quebra na cadeia de reprodução do aedes”.

Vida e obra de Sérgio Mattos: cinco décadas em 648 páginas

foto
A história profissional e parte da vida do jornalista e escritor Sérgio Mattos foram condensadas nas 648 páginas do livro “Vida privada no contexto público”, lançado em Feira de Santana, no Teatro da CDL, durante conferência que teve o mesmo título do livro, promovida pelo site Jornal Grande Bahia, com apoio da Prefeitura de Feira de Santana. Professor-doutor, Sérgio Matos completou neste ano meio século como jornalista e há 40 anos vem contribuindo, como professor, para a formação de novos jornalistas.
 
Sérgio Mattos diz que o seu 49º livro, definido com autobiográfico, é uma coletânea de fatos que ele construiu ao longo das últimas cinco décadas. “É a história da vida de uma pessoa que soube aproveitar as oportunidades e perder muitas delas”, afirma o veterano jornalista que continua com alma de foca. “Quando alguém lhe tira uma oportunidade não se desanime porque outras surgirão”. Ele disse que na década de 80 foi demitido do governo do estado. Mas no jornal A Tarde contribui para a criação do A Tarde Municípios, suplemento que marcou época no jornalismo baiano, do qual foi editor.
 foto
As histórias que conta no livro, comenta, foram documentadas para que se tenha a certeza de que elas realmente aconteceram. Nele o professor faz uma análise da decadência do A Tarde, onde trabalhou durante décadas – que afirma ter sido o maior jornal em circulação do nordeste, e uma reflexão sobre a universidade, fala dos personagens que passaram por redações e conta a história contemporânea da Bahia. Nele, o autor é narrador e personagem, como falou o secretário de Relações Interinstitucionais, Sérgio Carneiro.
 
O jornalista foi um dos fundadores do jornal Tribuna da Bahia, entre outras iniciativas no setor. Para ele, o jornalista deve conhecer todo o processo de produção de um jornal, bem como a empresa.
 
Ex-secretária de Educação do estado e do município e ex-reitora da UEFS, Anaci Paim disse que Sérgio Mattos foi fiel à sua história, que o livro não é monótono e ele tem coragem para enfrentar os desafios que a vida o apresenta. O secretário de Comunicação Social de Feira de Santana, Valdomiro Silva, comentou que Sérgio Mattos é inspiração para toda uma geração de jornalistas. Para Cristiano Lobo, da FTC, o trabalho do jornalista estimula os jovens que iniciam-se na profissão.

BRT terá várias frentes de serviço e vai gerar mil empregos

foto
O BRT de Feira de Santana terá várias frentes de serviço ao longo dos próximos meses e vai gerar mais de mil empregos diretos e indiretos. Os operários se concentração na trincheira entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, que vai mudar o tráfego em toda aquela região da cidade, nos terminais de embarque e nas estações de transbordo, e mais na construção das pistas de concreto por onde os ônibus especiais circularão.
 
O prazo inicial para a sua conclusão é de 18 meses, a contar de agosto. A retomada na obra da primeira das duas trincheiras que serão construídas – a segunda será entre as avenidas Presidente Dutra e João Durval Carneiro, na segunda-feira, na opinião do secretário de Planejamento, Carlos Brito, acelera todo o processo do BRT, sistema que vai revolucionar o transporte de massa em Feira de Santana. “A trincheira vai resolver o problema de retenção dos veículos naquela região, que é uma das mais movimentadas da cidade”.
 foto
A construção da primeira trincheira demandará cerca de oito meses – quatro em cada um dos lados da avenida Maria Quitéria. Além da passagem, haverá a reestruturação das redes de energia elétrica – que passará a ser subterrânea, e de abastecimento de água e de telefonia, que ficarão mais alguns metros abaixo do piso das trincheiras. As estações de transbordo serão construídas na Pampalona, nas avenidas Ayrton Senna e Noide Cerqueira. As estações de embarque serão construídas ao longo das avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas.
 
A pavimentação de concreto será feita ao longo da avenida João Durval  e na avenida de Canal e Noide Cerqueira, até à altura da rua Tobias Barreto. Carlos Brito ainda disse que nos últimos meses mais de 30 ruas, que serão incluídas nos trajetos dos ônibus urbanos, foram requalificadas – o piso foi ganhou uma camada de asfalto a quente.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Educação oferece formação para conselheiros escolares em parceria com o MEC

foto
Quarenta e sete conselheiros escolares, eleitos no último dia 24 de agosto para atuar nas escolas municipais, participam das atividades de formação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, oferecido através da parceria entre o Ministério da Educação, as secretarias municipal e estadual de Educação e universidades federais.
 
O primeiro encontro formativo do programa aconteceu na manhã da última quinta-feira, 22, na Seduc. A carga horária é de 40 horas, divididas em 28 horas a distância, através do ambiente virtual Moodle, e 12 horas presenciais.
 
Os conselheiros são representantes de pais/responsáveis, alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. O objetivo da iniciativa é fortalecer a gestão democrática nas escolas públicas.
 foto
"Os conselhos devem incrementar a participação cidadã, valorizando a presença das pessoas que fazem parte da vida da escola. Afinal, este lugar só existe por causa deles e para eles", comenta a coordenadora dos programas federais na Seduc, professora Rejane Brito Barbosa.
 
Jornalista e mãe de uma aluna da Escola Básica que funciona na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Silvia Mota Dantas afirma: "Eu me candidatei à função de conselheira porque acredito na educação. Tenho uma filha que estuda numa escola pública municipal, em que o trabalho pedagógico é muito bom, mas o aspecto estrutural precisa melhorar. Como mãe e conselheira, quero saber como posso ajudar".
 
Com certificação pela Universidade Federal do Ceará, a formação obedece os preceitos da lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, de Diretrizes e Bases da Educação Pública. Os encontros acontecerão quinzenalmente.
 
"Estou adorando participar! Sinto-me muito importante e também quis ser conselheira para ajudar as pessoas, melhorar as escolas e a educação oferecida às crianças", defende Livian Sthefany Ribeiro, aluna do 4º ano da Escola Municipal João Marinho Falcão.

Prefeito entrega troféu de campeão na Santa Mônica II

foto
O prefeito José Ronaldo de Carvalho participou da cerimônia de entrega dos troféus do quadrangular de futebol realizado na manhã deste domingo, 25, na Santa Mônica II, que teve a participação de quatro equipes. O time campeão foi o Flamengo.
 
O evento foi em homenagem ao desportista Anísio Oliveira. José Ronaldo destacou o carinho demonstrado pelo homenageado que ao longo das décadas vem estimulando a prática deste esporte no bairro. “Anísio sempre demonstrou uma vontade grande para promover estas competições e esta homenagem é das mais justas”.
 foto
Anísio Oliveira disse que estava muito contente com a homenagem e lembrou que já promoveu muitas competições de futebol no bairro. “Sempre foi uma das minhas satisfações participar deste tipo de evento”.

‘Ganhe um sorriso’ é encerrado com grande evento na Padre Ovídio

foto
Trenzinho, pula-pula e peça de teatro marcaram o encerramento do projeto “Ganhe um sorriso”, iniciativa da TV Subaé, que tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana. Os eventos foram realizados na praça Padre Ovídio. A praça lotou de crianças que participaram das atividades.
 
“É uma iniciativa que leva as crianças, principalmente, a participarem das atividades”, afirmou o prefeito José Ronaldo de Carvalho, que acompanhado pelo secretário de Governo, Paulo Aquino, esteve na Padre Ovídio. “É muito interessante a gente ver crianças brincando ou assistindo a uma peça de tetro”.
 foto
Neste ano o projeto foi levado para o Feira VII, Panorama, Mangabeira, Jardim Cruzeiro e ao bairro São João. Na praça se apresentaram um grupo de teatro de Belo Horizonte e uma banda de Salvador.
 
Para o gerente geral da TV Subaé, Marcos Araújo, o projeto "Ganhe um sorriso" é a parte física da emissora que é levada às praças. “Esta interação direta com os espectadores é essencial”.

Encontro debate inclusão de alunos com deficiência

foto
Para discutir a inclusão escolar de alunos com deficiência, altas habilidades ou superdotados e ainda com transtornos globais de desenvolvimento, foi realizado nesta sexta-feira, 23, o II Encontro com a Escola: Educação Especial.
 
O encontro reuniu professores que atuam nas escolas municipais Ana Brandoa, Cândido Vitoriano, Crispiniano Ferreira da Silva, Rosa Espiridião Leite e Adenil Falcão.
 

Durante o encontro, os profissionais discutiram experiências e compartilharam dúvidas referentes ao cotidiano na sala de aula. Foram abordados marcos teóricos, currículo escolar, a importância da relação entre a família e a escola e as formas de avaliação.

PSF no Tomba ensina mulheres a fazer auto-exame

foto
Dona Narcisa de Jesus Souza, 60, ouviu atentamente as explicações da enfermeira Fernanda Santos e da equipe do PSF III, localizado na rua do México, bairro do Tomba, sobre prevenção, auto-exame e mamografia relacionada ao câncer de mama, um dos que mais matam mulheres no país. O evento, que teve a participação de várias mulheres, foi parte do Outubro Rosa. Iniciativa que visa deixar as mulheres atentas com relação à doença.
 
As mulheres foram orientadas de como fazer o auto-exame para verificar a presença de tumores no seio, bem como observar se alguma secreção estranha está sendo expelida pelo peito. Elas também tiraram suas dúvidas com relação à doença.
 
Ela disse que há alguns anos faz a tomografia, exame de imagem que pode detectar o câncer ainda no seu estágio inicial, quando são maiores as possibilidades de cura. “Sempre faço o auto-exame e depois de um caso da doença na família, fiquem mais atenta e procuro orientação mais frequentemente no PSF”.
 foto
A enfermeira Fernanda Santos disse que o trabalho de prevenção é contínuo e que em sete anos na unidade ainda não diagnosticou câncer entre as mulheres. “Elas devem estar orientadas com relação a estas doenças, bem como saber a importância da mamografia”. Para ela, eventos semelhantes aumentam os laços de confiança entre as mulheres e as equipes de saúde.
 
Dona Antônia Borges disse que adota medidas preventivas. “Sempre que tomo banho faço o auto-exame”, revelou. “E toda mulher deveria fazer, porque a gente não pode evitar, mas pode saber que está com ela ainda no começo e fica bem mais fácil se tratar”. Os especialistas indicam a mamografia para mulheres a partir de 50 anos. Mas no caso de fator de risco, o exame deve ser feito a partir dos 35 anos.

Feira de Saúde da Criança mobiliza população da Mantiba

foto
A praça principal do bairro Mantiba ficou pequena para a quantidade de pessoas que participaram da Feira de Saúde da Criança. A iniciativa foi promovida pela Unidade de Saúde da Família. As atividades começaram com palestra sobre saúde bucal e higiene. 
 
Todos estavam atentos para as dicas da equipe de educação em saúde. Logo após, fisioterapeutas utilizaram brincadeiras para estimular a movimentação dos ossos e músculos da criançada.
 
Consultas com pediatras foram realizadas durante o evento, além de avaliação com nutricionistas. Quem levou o cartão de vacina teve a oportunidade de atualizá-lo.  Os atendimentos contaram com a parceria da Faculdades Unidas de Feira de Santana (FUFS) e Pitágoras, que disponibilizaram estagiários.
 foto
Mesmo sendo voltado para as crianças, o evento também deu atenção aos  adultos que marcaram presença. Aferição de pressão arterial e teste de glicemia foram disponibilizados para eles.
 
“A ideia é incentivar a promoção da saúde e promover orientações. É também a oportunidade de estreitar o vínculo entre a comunidade e os profissionais da unidade de saúde”, destacou a enfermeira da USF, Lanna de Almeida Macedo.
 
Palhaços, piscina de bolinha, cama elástica e diversas brincadeiras deram o tom da diversão. “Está muito divertido. Vou ficar aqui o dia inteiro brincando com meus amigos”, disse Gustavo Henrique de Jesus.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Reforma garante escola municipal moderna em Ipuaçu

foto
A reforma e ampliação da Escola Municipal Dival Figueiredo Machado está garantindo à comunidade estudantil do distrito de Governador João Durval Carneiro, antigo Ipuaçu, mais qualidade no ensino. O prédio escolar, no povoado de Santa Rosa, foi entregue pelo prefeito José Ronaldo na manhã desta quarta-feira, 21.
 
Com as intervenções promovidas pelo Governo Municipal, o prédio foi praticamente reconstruído. E pouco lembra as antigas instalações, cujas fotos no mural da escola são observadas pelos alunos, mas sem nenhuma saudade.
 
A ampliação resultou na instalação de sala de informática, biblioteca, brinquedoteca, depósito, ampliação de duas para três salas de aula, mais três sanitários, somando agora cinco baterias de sanitários, secretaria/diretoria, cantina e depósito e ainda recebeu forro em PVC. Ainda ganhou mobiliário novo do projeto Reequipar.
 foto
Todas as salas e área de circulação ganharam também revestimento cerâmico, piso de alta resistência e o prédio foi totalmente murado, proporcionando mais segurança para a comunidade escolar. Tudo para receber com mais conforto e qualidade os 101 estudantes da educação infantil e do ensino fundamental I.
 
Ao entregar o equipamento à comunidade escolar, o prefeito José Ronaldo ressaltou a importância dos investimentos. Observou que o prédio foi totalmente reconstruído. “Hoje é praticamente outra escola. Só tem o nome da outra escola e meia dúzia de paredes. O resto é tudo novo”, frisou.
 foto
Nascido no distrito, o vereador Roque Pereira destacou o benefício da escola passa a oferecer sinal de wi-fi, facilitando a comunicação, já que no distrito não pega sinal de celular devido a interferência da serra. E lembrou ainda que o prédio escolar presta homenagem ao ex-vereador Dival Machado, que exerceu sete mandatos na Câmara Municipal de Feira de Santana.
 
REIVINDICAÇÃO
 
Ao observar a euforia e admiração dos alunos diante do novo prédio escolar, a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, pediu aos estudantes que cuidem e zelem do prédio escolar.
 
Já a diretora, Elza de Almeida, agradeceu a Deus por mais esta conquista e também ao prefeito José Ronaldo por atender às reivindicações da comunidade reformando e ampliada a escola.
 foto
Após fazer uma oração, o pastor Gerson Andrade recordou da época em que estudou nesta unidade escolar. “Agora é um colégio de primeiro mundo. Só temos que agradecer a Deus por este momento”, frisou.
 
Alunos também agradeceram ao prefeito e a secretária pelas intervenções.  Dentre eles as alunas Maria Camila Sobral Nascimento, Érica Gonçalves e Caroline Dias.

Criada Junta Julgadora para Campeonato Municipal

foto
O comportamento considerado inadequado e conflitos que tiverem a participação de atletas, membros da comissão técnica e dirigentes dos times que disputam o Campeonato Municipal de Feira de Santana serão analisados por uma Junta Julgadora, que terá como base as observações dos árbitros, nas suas súmulas, ou de delegados.
 
A Junta será formada pelo diretor do Departamento de Esportes, Emerson Brito – que será o presidente; pelo chefe da Divisão de Praças Esportivas, Antônio Carlos Rocha; o chefe da Divisão de Eventos Esportivos Especiais, Juracy Galdino Sales; o chefe da Divisão de Atividades Esportivas, José Fernando dos Santos Silva; e pelo responsável pela arbitragem, Edmilson Coutinho.
 
Após as partidas, em até 48 horas, a Junta Julgadora terá acesso à súmula, deverá apresentar as suas conclusões. A depender das avaliações, poderão deliberar medidas que vão de advertência, perda dos pontos da partida ou, a depender a gravidade do problema apresentado pelo árbitro e da narração do delegado, a equipe pode ser excluída do campeonato.

Definidos critérios para estacionamento do Centro de Abastecimento

foto
O funcionamento do novo estacionamento de carga e descarta de caminhões do Centro de Abastecimento, que será inaugurado em breve, já possui critérios definidos. As regras foram sugeridas e aprovadas por permissionários que atuam na Ceasa, durante reunião com o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos Borges Júnior, no Restaurante Popular, na terça-feira, 20.
 
As medidas fazem parte do projeto Conviver Feiras, de iniciativa da Settdec, visando disciplinar e reordenar o entreposto comercial. Também já está sendo promovido nas feiras livres da Estação Nova e do bairro Sobradinho.
 foto
Para evitar ocupação irregular do novo estacionamento do Centro de Abastecimento, destinado a caminhões utilizados para carrega e descarrega de alimentos, foram estabelecidos critérios que otimizam a utilização dos espaços. Dentre eles a proibição de parar caminhões em áreas que serão demarcadas e sinalizadas visando evitar a obstrução do acesso ao entreposto comercial, como vem ocorrendo frequentemente.
 
Outra medida será o cadastro de permissionário que deseje utilizar o estacionamento para caminhões descarregarem suas mercadorias. Já as áreas internas serão destinadas a quem vai buscar mercadorias, exceto os caminhões de grande porte.

Feira Produtiva mostra seus produtos na Parada LGBT

foto
Durante a 14ª Parada LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais) de Feira de Santana, realizada no último domingo, 19, o público presente pôde aproveitar para conhecer e adquirir produtos desenvolvidos por integrantes do Projeto Feira Produtiva. Pela primeira vez o grupo participou de uma Feira Cidadã no município.
 
A participação veio através de convite do GLICH (Grupo Liberdade, Igualdade e Cidadania Homossexual) e da coordenação da Parada LGBT. Diversos participantes do programa colocaram seus produtos para apreciação do público presente ao evento.
 
“A relevância do Projeto Feira Produtiva foi destacada, por estar participando num espaço de conscientização, respeito, formação política e inclusão social, além de favorecer a oportunidade da venda de produtos, como ação dos princípios da economia popular e solidária”, destacou o coordenador do projeto, João Bosco.
 foto
Os membros das comunidades assistidas expuseram num espaço logístico disponibilizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), onde mostraram seus produtos nos segmentos de alimentos e artesanato. O espaço foi denominado de “Feira da Diversidade e Cidadania”.

FUNTITEC comemora dez anos e homenageia personalidades da cultura feirense

foto
A diretoria da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Costa (FUTITEC) definiu o nome de mais dez personalidades da comunidade que serão homenageadas pela instituição, dentro das comemorações pelos seus dez anos de fundação. A solenidade vai acontecer no Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro, uma quinta-feira, no Museu de Arte Contemporânea.
 
Os dez nomes da cultura feirense escolhidos para serem homenageados são: Bia Vasconcelos e Manuella Oliveira - pela dança; professor José Raimundo Pereira de Azevedo – Educação; Dilma Ferreira e Célia Zain – música; Roberval Barreto e José Guedes – Teatro; Raimundo Gonçalves – cultura; Hamilton Gonçalves - Música e Jurací Dórea - Artes Plásticas.
 
Na programação, também exposição Artepoética, pela curadora da exposição e membro da Academia Feirense de Letras e Artes, Karmen Pires. Haverá também uma exposição de artes plásticas e Sarau Poético.
 
E dando continuidade à comemoração pelo Dia Nacional da Cultura, os três primeiros colocados no 1° Concurso Municipal de Poesia Poeta Eurico Tavares, realizado no aniversário da FUNTITEC, e mais os vinte melhores receberão, cada um, dez  exemplares de suas poesias.
 
À noite, no Teatro Margarida Ribeiro, o cantor Leno Peixoto e apresentação da peça teatral "O palhaço na Jaula dos Leões", com direção de Luciano Freyre, e Gilmário Tanajura e Wilson Macedo no elenco. Toda a programação festiva é uma promoção da FUNTITEC em parceria com a Academia Feirense de Letras e Artes e também o Instituto Geográfico de Feira de Santana.

Joia da Princesa será totalmente reformado

Joia da Princesa
 O prefeito José Ronaldo de Carvalho assinou, na manhã desta terça-feira, 20, a ordem de serviço, orçada em  R$ 1,7 milhão  para que as obras de reforma do estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, sejam iniciadas, a partir desta quarta-feira, 21, com prioridade para os serviços de drenagem e substituição do gramado.

Os serviços, que serão tocados pela construtora AJL, especializada em implantação e manutenção de gramados em campos oficiais, a exemplo do estádio de Pituaçu, se estenderão aos sanitários públicos, colocação de cadeiras, reformas hidráulica e elétrica, pintura e drenagem.
 
De acordo com o prefeito José Ronaldo, além dos serviços que ficarão ao encargo da empresa vencedora do processo licitatório, a AJL, a reforma do Joia da Princesa também contará com o aporte técnico da  Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
 
O chefe do Executivo  justificou  que “esta é uma forma de reduzirmos custos com as reforma”, que, segundo a direção da construtora contratada pela Prefeitura ficará pronta dentro de quatro meses.

Com versos de cordel escola é reinaugurada no bairro Santo Antônio

Escola reformada
 Fundada em 1986 pelo então prefeito José Falcão da Silva, a Escola Antônio Carlos Daltro Coelho, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, após passar por reforma e ampliação das suas instalações, foi reinaugurada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta terça-feira, 20.

As transformações pelas quais passaram a unidade educacional foram cantadas em proza e versos de cordel pela professora e poeta Eliane Marques Borges Mota, diretora do educandário, enaltecendo os novos equipamentos, a exemplo da sala multimídia, refeitório e biblioteca “para que os alunos viagem através da leitura com emoção”.
 
“As salas de aula também estão repaginadas/ com forro e mobiliário novo/ para proporcionar mais prazer/ e um aprendizado gostoso... E todos merecem louvor/ os professores e funcionários/ pelo trabalho realizado/ com responsabilidade e amor”, cantam os versos da professora Eliane.
 
Por seu turno, a secretaria de Educação, Jayana Ribeiro, sublinhou que a criação dos novos espaços da Escola Antônio Carlos Daltro Coelho proporcionarão aos alunos e professores “uma educação de qualidade com viés pedagógicos inovadores, a exemplo do que o governo vem fazendo cada vez mais, com vistas a promover a requalificação da educação em nosso município”, disse.
 
O prefeito José Ronaldo pediu à comunidade escolar que ajude na preservação das novas instalações bem como na economia e no uso inteligente das instalações hidráulica e elétrica. O gestor, que descerrou a placa de reinauguração ao lado de Jayana Ribeiro e da professora Eliane Marques após a apresentação de um número de dança promovido por um grupo de alunas, também anunciou para breve a pavimentação de algumas artérias importantes que dão acesso ao grupo escolar.

Feira da Praça está de volta com mais atrações e participação de duas franquias

Feira da Praça
  Após reunir mais de três mil pessoas na estreia, a Feira da Praça estará de volta no próximo fim de semana (24 e 25 de outubro), a partir das 9h, na Praça da Padre Ovídio. Além do sucesso de público, a repercussão do evento no meio empreendedor feirense tem sido grande: o número de expositores passou de 30 para 50, e as franquias Croassonho e Doce Gelato confirmaram participação na segunda edição.

 Desta vez, a Feira chega vestida de rosa, em apoio à campanha de prevenção contra o câncer de mama. A grade de atrações musicais conta com Guymeo, Ozébrios, Jazz Quaternária e outros. São diversas opções de gastronomia, artesanato, moda, que, recuperando a cultura familiar de ir as praças e quermesse, oferecem produtos criativos e originais. As crianças também tem espaço garantido. 
 A Feira da Praça trouxe um modelo de evento que tem tudo a ver com Feira de Santana, mas ainda não havia sido realizado na cidade. A ideia é que famílias e grupos de amigos voltem a utilizar as praças como um espaço de convívio e confraternização.
 
 Assim como tem ocorrido na maior parte das grandes cidades do país, as praças em Feira de Santana estavam esvaziadas. A Feira da Praça vem para resgatar este hábito e trazer as pessoas de volta ao espaço público, proporcionando um ambiente agradável e dinâmico. 

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Pavimentação da Rua Quintas do Sol facilita opção de acesso à UEFS

Pavimentação
 O Governo Municipal está pavimentando com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) a avenida Quintas do Sol, no bairro Alto do Papagaio. A artéria facilita o acesso de veículos a partir da avenida Fraga Maia em direção à BR-116 Norte, imediações do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

As obras de pavimentação estão sendo desenvolvidas simultaneamente nas duas faixas da avenida. No sentido de quem se desloca em direção à UEFS, as intervenções estão mais adiantadas. Nesta faixa, o solo já foi compactado e está sendo colocado a base com pó de brita para receber a camada asfáltica em CBUQ, considerado o que há de mais nobre em urbanização de vias públicas.
 
Já na faixa da pista no sentido de quem vem do bairro Alto do Papagaio em direção à avenida Fraga Maia, a artéria já passou por terraplenagem. Agora está recebendo a compactação do solo para receber a base para colocação do asfalto.
 
O vai-e-vem intenso de caçambas, pás carregadeiras e compactadoras de solo refletem a dimensão das obras. Em breve a artéria já estará liberada para os moradores da região utilizarem, assim como também se tornar opção para quem pretende encurtar o caminho vindo pela avenida Fraga Maia em direção a BR-116 Norte e a UEFS.

Seminário marca comemorações pelo Dia Mundial da Capoeira

Capoeira
 Ao som do berimbau e na batida do atabaque, o Dia Municipal da Capoeira será marcado por uma programação especial em Feira de Santana. A data é celebrada no dia 23 de novembro, mas um mês antes começam as atividades da Escola de Capoeira Universo Cultural, com apoio da Prefeitura. Na próxima sexta-feira, 23, será realizado o IV Seminário Capoeira Mais Educação, no Instituto Odu Odara, no bairro Tomba, a partir das 19h.

O evento contará com uma "Roda Papoeira", quando serão discutidos os temas: Capoeira nas Escolas; O Papel do Arte-educador; Identidade e ancestralidade; e Experiências de monitores. 
 
A programação segue no mês de novembro, com a realização do Encontro de Mestres de Capoeira no dia 21, a partir das 8h30, na Praça da Matriz. No dia 22/11 acontece o IV Encontro Capoeira Universo Cultural, no distrito Maria Quitéria, com rodas de alunos e mestres, entrega de graduações e muito samba de roda.

Atendimento através do 192 está normalizado em Feira

Samu de Feira
O atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), através do número telefônico 192, já está normalizado. O problema técnico que tirou o serviço do ar foi solucionado pela operadora Oi em menos de uma hora.

Para atender a população o órgão tinha disponibilizando outro número de telefone: 3625-7201 para atender as chamadas.

 Em Feira de Santana o órgão atende, em média, 200 chamadas por dia. As ocorrências têm as origens mais variadas, que vão de acidentes de motocicletas a ataques cardíacos.