Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Assinado contrato para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

foto
Um sistema de mobilidade urbana que prioriza o pedestre, o transporte coletivo e os veículos não motorizados - como as bicicletas. Esse é o objetivo a ser alcançado no município de Feira de Santana nos próximos anos a partir da elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O contrato visando sua execução foi assinado na manhã desta segunda-feira, 30, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e o diretor da empresa AGKF, André Soares.
 
A solenidade reuniu diversas autoridades municipais, representantes de entidades de classe e profissionais de imprensa no Salão Nobre do Paço Municipal Maria Quitéria. A partir da assinatura do contrato, a AGKF tem um prazo de seis meses para elaborar o plano que tem como metas a reformulação, reorganização e efetivação de mecanismos de controle do sistema, de acordo com as propostas e prioridades do Governo Municipal. 
 
O processo licitatório contou com a participação de seis empresas. A AGKF venceu o certame com o valor de R$ 449.464,00. O representante da empresa, André Soares, observou que "trata-se de um plano com horizonte de dez anos". Ele ressaltou que menos de 5% dos municípios brasileiros possuem um Plano de Mobilidade. "Feira de Santana sai na frente da grande maioria das cidades do Brasil. Cumprindo todos os requisitos legais para investimentos na área de mobilidade", pontuou. 
foto 
O prefeito José Ronaldo salientou a importância do Plano de Mobilidade Urbana. "Os estudos mostrarão as prioridades, e legitimará o Governo a executar as intervenções necessárias". Na oportunidade o gestor municipal também elencou a elaboração de outros planos, destacando a preocupação do Governo com o desenvolvimento do município. 
 
"O Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal está em fase de elaboração e em breve começará a ser discutido amplamente com a sociedade. Também estamos concluindo o processo licitatório para o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e nos próximos dias deveremos assinar o contrato. Também entramos em contato com a Embasa e nos informaram que a Escola Politécnica vai elaborar o Plano de Saneamento", elencou. 
 
PLANO DE MOBILIDADE
 
De acordo com o contrato para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Feira de Santana, nesta etapa deverão ser considerados, além do transporte público, outros modais de transporte urbano motorizados, de serviço coletivo, transporte individual, e da infra-estrutura, objetivando a integração entre os diferentes modais de transporte e a melhoria da mobilidade de veículos de cargas do município.
 foto
Também nesta etapa está previsto o levantamento de informações quanto a rede de circulação de pedestres, legislação vingente, e levantamento da situação atual. O Projeto de Lei do Plano de Mobilidade Urbana deverá ser o resultado dos diversos diagnósticos, setorialmente elaborados, quanto a mobilidade e integração dos modais. 
 
Serão realizadas ainda audiências e consultas públicas, além de reuniões técnicas, com aprovação da Secretaria de Planejamento, a partir das propostas construídas e legitimadas. 
 
POLÍTICA NACIONAL 
 
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a falta de políticas públicas para transporte de massa e mobilidade urbana, aliada a passagens cada vez mais caras, provocaram uma queda de cerca de 30% na utilização do transporte público no Brasil nos últimos dez anos. Em algumas cidades, dependendo do trajeto, sai mais barato usar moto ou carro do que o ônibus, metrô ou trem. Sem falar nos casos em que há ausência total de transporte público.
 foto
Diante desse diagnóstico, uma das formas que o governo encontrou para diminuir a violência no trânsito, inclusive a que envolve as motocicletas, são políticas públicas para melhorar a mobilidade nas cidades e desestimular a corrida ao transporte individual. Em 2012, o governo federal também apresentou ações que visam educar a população para o trânsito mais seguro.
 
Em abril, entrou em vigor a Lei 12.587/12, que institui as diretrizes para a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e vai orientar os municípios a elaborar os seus próprios planos. Contrariando os atuais incentivos tributários dados pelo governo federal para a aquisição de carros e motocicletas, a lei estabelece como prioridade para as cidades o transporte coletivo, público e não motorizado, em vez do individual, particular e motorizado.

Novo campo de futebol do Alecrim Miúdo é inaugurado em clima de festa


Sol, cerveja e futebol. Assim foi o final de semana em algumas praças esportivas de Feira de Santana. A bola rolou na Kalilândia, Queimadinha, Asa Branca e ainda teve as finais do campeonato do conjunto Feira V, na Arena Feira V, e dos Jogos da Bahia, no Ginásio Municipal de Esportes e no Complexo Esportivo Oyama Pinto, com Feira de Santana conquistando o primeiro lugar.
 
No período da tarde, o prefeito José Ronaldo foi ao povoado de Alecrim Miúdo, na Matinha, entregar à comunidade o campo de futebol construído em terreno desapropriado pelo Governo Municipal. A partida foi disputada pelos times Barcelona, de Alecrim Miúdo, e o CET, de Tiquaruçu.
 
“Este é mais um compromisso assumido pelo prefeito José Ronaldo com a comunidade da Matinha”, afirmou o vereador Luis Augusto de Jesus, o Lulinha. Para o vereador José Carneiro “essa é a essência do trabalho de um governo comprometido com o povo”.
 foto
O deputado estadual Carlos Geilson falou que o equipamento representa a realização de um sonho. “Governo não se faz apenas das grandes obras, mas com coisas simples também”. Ainda esteve acompanhando o prefeito, o ex-deputado federal Colbert Martins Filho.
 
José Ronaldo, por sua vez, ressaltou os investimentos que o Governo Municipal vem fazendo para promover a prática esportiva. “Recentemente reformamos o campo de futebol de Maria Quitéria e até janeiro estaremos em Tiquaruçu também entregando a reforma do campo”, disse.
 
Ele ainda afirmou que nos próximos dias vai autorizar a licitação para instalação do alambrado em mais equipamentos esportivos, entre eles, o do distrito de Jaguara.
 foto
Os secretários de Transportes e Trânsito, Pedro Boaventura, de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, e o chefe de Gabinete, Mário Borges, marcaram presença. 
 
DOMINGO DE FUTEBOL
 
Pela manhã, José Ronaldo de Carvalho prestigiou a final do Campeonato da Arena Feira V, onde o PFC enfrentou o Pau D’água, e levou o título de campeão. Para alegria dos jogadores e da torcida animada que se fez presente, o prefeito anunciou a instalação do alambrado.
 foto
“Em janeiro as obras terão início. No próximo campeonato o alambrado já estará instalado”, assegurou. O deputado Carlos Geilson também marcou presença.  
 
O presidente da Associação de Moradores do Feira V, Erivelton Oliveira, mais conhecido como Cabeça, disse que essa era uma reivindicação antiga dos moradores do entorno e também dos jogadores.
 
“Esse campo é utilizado diariamente. Muitas vezes acontece da bola atingir as casas trazendo transtornos. Agradeço ao prefeito pelo investimento anunciado para nossa praça esportiva”, disse.

Feira recebe final de campeonato de bicicross

foto
Feira de Santana recebeu neste final de semana a etapa final do Campeonato Nordeste Brasil de Bicicross. Atletas de Brasília, Ceará, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Norte marcaram presença na competição realizada na Pista Municipal Edmundo Araújo.
 
Participaram da competição 110 atletas na faixa etária dos cinco aos 60 anos de idade e de ambos os sexos. Neste domingo, 29, o prefeito José Ronaldo de Carvalho compareceu no evento. Na oportunidade entregou a cobertura da arquibancada atendendo solicitações de atletas e admiradores do esporte.
 
O presidente da Associação Feirense de Bicicross, Laelson Rios, agradeceu ao Governo Municipal a atenção que é dada ao esporte e comentou que “70% dos atletas são veteranos e continuam levando emoção a juventude”.
 
Foram premiados do 1º ao 8º colocados na competição. Cada um deles recebeu troféu. Aqueles que pertencem a categoria elite também receberam uma premiação em dinheiro. O deputado estadual Carlos Geilson também prestigiou a competição. 

Jogos da Bahia reúne atletas de seis cidades


foto

Em sua primeira edição, os Jogos da Bahia reúnem atletas de seis cidades do estado em Feira de Santana para disputarem partidas de basquete, vôlei, futsal, handebol, atletismo e natação. As competições foram iniciadas nesta sexta-feira, 27, à noite, no ginásio do Complexo Esportivo Oyama Pinto, e prosseguem até domingo, com partidas também no Ginásio Municipal de Esportes.
 
A competição é uma promoção do Governo Municipal, através do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Vem preencher a lacuna deixada com o cancelamento dos Jogos Abertos do Interior.
 
Dentre as cidades participantes dos Jogos da Bahia estão Feira de Santana, Salvador, Itabuna, Amargosa e Simões Filho. A expectativa da comissão organizadora é de ampliar a participação da representatividade de outras cidades no próximo ano. “É uma importante iniciativa do Governo Municipal para incentivar a prática de esporte amador e a integração dos atletas com os de outros municípios baianos”, frisou Émerson Brito, diretor de Esportes da Secel.
 
A noite desta sexta-feira foi dedicada às competições entre oito times de seis cidades, disputando partidas de futsal. A partida de abertura foi entre os times de Feira de Santana x Amargosa. As classificatórias prosseguem neste sábado, 28, com a final no domingo pela manhã, no Complexo Esportivo Oyama Pinto.
 
Neste sábado, 28, o Oyama Pinto será palco exclusivo para as competições de handebol com todas as fases classificatórias. E a final será no domingo, 29, à tarde. Já no Ginásio Municipal de Esportes ocorrem os jogos de basquete e vôlei, com fase classificatória no sábado, durante todo o dia, e a final no domingo. 

Salas de aula mais colaborativas graças à formação do Google para a Educação

foto
“A sala de aula precisa mudar para se adaptar aos interesses e às novas necessidades dos alunos”. A afirmação partiu do gerente de Programas da Google, Rodrigo Vale, durante a certificação da primeira turma de professores que participaram da formação Google para a Educação, realizada nesta sexta-feira, 27. O evento aconteceu na Escola Municipal Eli Queiroz de Oliveira, localizada no Gabriela, onde atuam os 22 profissionais certificados.

Rodrigo Vale reconheceu o esforço da Secretaria Municipal de Educação para integrar as escolas da rede via internet, o que foi viabilizado com o investimento significativo  da ordem de R$ 5.129.943,64.
foto
Ele parabenizou o município por  incentivar o uso do ambiente virtual de aprendizagem nas escolas municipais e possibilitar o acesso a diversas ferramentas que despertam o interesse dos alunos. “Já estive em muitas cidades e essa é a primeira que visito  cujas escolas estão todas integradas via internet. As crianças e adolescentes estão inseridas nesta realidade, elas pensam diferente, querem coisas diferentes. Por isso, a escola precisa acompanhá-las, precisa mudar”, avalia.

O curso, que teve duração de cinco meses, foi desenvolvido em seis módulos de aulas semipresenciais. A Escola Municipal Eli Queiroz de Oliveira é a primeira da Bahia a participar da formação do Google.
foto
“Com essa experiência nós pudemos aprender como usar a internet a nosso favor, facilitando a troca de opiniões, gerando interação entre alunos e professores. Tem sido uma experiência muito válida”, avalia a professora Daiana Pereira Mota após receber seu certificado.

A formação é uma das fases do acordo de cooperação firmado entre a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Educação, com o Google para a Educação, iniciativa da empresa multinacional de mesmo nome.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho prestigiou a certificação e comemorou o acordo de cooperação entre a Seduc e a Google. "Para a nossa gestão, sobretudo para a Educação, é sempre bom quando encontramos parceiros dispostos a somar. A Escola Eli Queiroz é pioneira nesta experiência, já estamos vendo bons resultados aqui por que muitos alunos estão envolvidos e em breve mais escolas também vão participar”, defende o prefeito.

A unidade de ensino contará ainda com o incremento do Chormebook, laptops da Google que visam promover o trabalho colaborativo, bem como uma administração rápida e eficaz pela equipe escolar, com aparelhos de qualidade e baixo custo.

“Não buscamos ter tecnologia apenas por tê-la, mas para usá-la como recurso a favor do trabalho pedagógico e da aprendizagem divertida”, ressaltou a secretária de Educação, Jayana Ribeiro. “A Rede Municipal tinha muita dificuldade de comunicação e estamos conseguindo diminuir essas barreiras. Esta é uma estrada longa, mas cada passo é um sinal positivo por estarmos imbuídos da responsabilidade e compromisso com a educação”, avalia.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Atrações nacionais e internacionais marcam a programação do Natal Encantado 2015

foto
A edição 2015 do Natal Encantado, maior festival de cultura e arte religiosa do Nordeste, promovido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), foi lançada oficialmente na tarde desta sexta-feira, 27, com vasta programação composta por mais de 60 atrações distintas, sendo 59 delas locais.
 
Profissionais de imprensa e autoridades municipais participaram do ato no Salão Nobre do Paço Municipal Maria Quitéria. Entre os dias 15 e 23 de dezembro, um espetáculo de luz, shows e emoções tomará conta da Praça Padre Ovídio (Praça da Matriz), do estacionamento da Prefeitura e do Paço Municipal que receberão diversos artistas, orquestras, filarmônicas e corais compondo um grande conjunto de gêneros de espetáculos proporcionados gratuitamente à população feirense e da região. 
 
Na oportunidade, o prefeito José Ronaldo de Carvalho observou que o Município superou todas as dificuldades para realizar o evento. "Apesar da crise que atinge a economia do país, mantivemos grandes atrações, porque é um projeto que veio pra ficar, e aprovado pela socieade. Recentemente Feira foi classificada pelo Ministério do Turismo como um dos melhores destinos do Brasil, e o Natal tem uma participação importante nisso", salientou. 
 
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro, enfatizou a preocupação da organização em manter o alto nível das atrações. "Esse ano buscamos valorizar os artistas locais, mas também trazer grandes atrações, como Paula Sanfer, Família Lima e João Bosco, que pela primeira vez se apresentará para o público feirense", frisou. 
 
ATRAÇÕES 
 
A abertura com a programação oficial do projeto será no dia 16, a partir das 19h, com a presença especial da tradicional Orquestra Ouro Preto, este ano com o concerto Latinidade, e do convidado internacional Rufo Herrera, compositor, bandoneonista e educador musical argentino.
 
O Teatro Mágico, Orquestra NEOJIBA, Família Lima, Sarau de Quintal e Paula Sanffer são algumas das atrações que prometem um fim de ano multicultural. Estão programados concertos, corais, além do Circuito Natalino composto por uma das mais tradicionais manifestações folclóricas do ciclo de festejos - o reisado, folia de reis ou terno de reis, como também é denominada - com apresentação do Reisado de Natal do Tomba, do grupo teatral Presépio Vivo e do Auto de Natal. A mistura da música clássica e do popular ‘Jazz a Todos’ estará presente no estacionamento da Prefeitura, espaço onde pela primeira vez se apresenta o Coral e Orquestra Princesa do Sertão.
 
O público que for à Praça da Matriz, no dia 17, terá a oportunidade de conhecer, em dois palcos (denominados 1 e 2), O Teatro Mágico de São Paulo. No domingo, dia 20, é a vez do show da Família Lima, atração de maior receptividade do público na edição do Natal Encantado 2014, além da cantora feirense Paula Sanffer, representante da Bahia no programa The Voice Brasil da Rede Globo, com o único show solo da programação. O Concerto Canto Instrumental Pop Lírico, Mônica San Galo e os 5 vencedores dos Festivais Vozes da Terra e Gospel, e os participantes dos consagrados projetos Cantores da Feira, Divas Feirenses e Quarteto Sanfônico estão confirmados na grade de atrações.
 
Da Bahia, a programação do Natal Encantado 2015 inclui diversas atrações de Feira de Santana, Jeremoabo, Irará e da capital, além de várias regiões do país, a exemplo de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e de Goiás. 
 
O Paço Municipal receberá ornamentação especial para os festejos natalinos e suas sacadas transformadas em palcos para as apresentações de corais de escolas municipais e do Coral Maestro Miro, diariamente a partir das 18h. As principais avenidas serão ambientadas com iluminação decorativa (luzes feéricas) e ornamentação especial.
 
O encerramento do projeto, no dia 23, terá a presença do cantor, violonista e renomado compositor brasileiro João Bosco. A grade completa do Natal Encantado 2015 está disponível no hotsite: www.feiradesantana.ba.gov.br/natalencantado

Mortes no trânsito caem pela metade em Feira de Santana

foto
Em quase três anos, as mortes em acidentes de trânsito caíram 70% em Feira de Santana, de acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). O número caiu de 17, em 2013, para sete, neste ano. Neste período, a velocidade máxima nas avenidas João Durval Carneiro, Francisco Maia e José Falcão da Silva, foi reduzida de 60 km/h para 50 km/h.
 
Em 2013, os óbitos foram 17. No ano seguinte, a quantidade chegou a 15 e até outubro deste ano, a SMT registrou sete mortes em acidentes que aconteceram na cidade. A queda nos acidentes fatais, analisa o superintendente Francisco Júnior, está relacionada à redução da velocidade. “Os efeitos danosos entre os passageiros numa colisão com carros com velocidade reduzida são menores”.
 foto
Nestes casos, explica, pode-se aumentar a quantidade de pessoas feridas, mas diminui-se o número de casos graves e de óbitos. “Este tipo de avaliação deve ser feita depois de um ano, no mínimo, depois da mudança na velocidade”. Quem excedê-la pode receber multas que variam de R$ 85,13 a R$ 574,62 e que rendem de 4 a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Nas três avenidas radares flagram os excessos.

Bolsa Família Móvel chega ao Campo do Gado

foto
O serviço móvel do programa Bolsa Família, coordenado pelo Governo Municipal, chegou ao bairro Campo do Gado Novo, nesta sexta-feira, 27, onde mais de 200 famílias foram recadastradas. O atendimento itinerante possibilitou mais comodidade e agilidade na atualização periódica de dados dos beneficiários, evitando que eles tenham que se deslocar à sede do programa, no Centro da cidade, para desenvolver o atendimento.
 
Com o atendimento no bairro Campo do Gado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) tirou dúvidas dos beneficiários do programa e realizou o recadastramento. “A maior vantagem é que como as pessoas estão sendo atendidas no próprio bairro, quem apresenta documentação incompleta pode retornar à sua casa para busca-lo que dá tempo de ser atendido”, ressaltou a assistente social Lousiane Araújo Ribeiro.
 
O atendimento ao público foi realizado no ônibus do programa Bolsa Família, instalado na porta da Escola Municipal Professora Almira Pereira Lagos, onde os funcionários do programa também atenderam a comunidade.
 
Para facilitar o serviço aos beneficiários do programa, a Sedeso colocou à disposição dois assistentes sociais, dois técnicos administrativos, dois digitadores e mais três estagiários. Além da comunidade do bairro Campo do Gado Novo, atenderam também moradores dos bairros Pampalona, Sítio Novo, Asa Branca I e II, Pedra Ferrada, Caraíbas, Parque Servilha e Gabriela.

Rui Costa reconhece apoio do Governo Municipal

foto
A parceria da Prefeitura de Feira de Santana foi destacada pelo governador da Bahia, Rui Costa, durante visita às obras de recuperação e requalificação da Lagoa Grande, na manhã desta sexta-feira, 27, como um dos poucos municípios do estado que consegue dar uma resposta imediata a um pedido de apoio. “O Governo Municipal tem sempre nos ajudado no que é possível, reconheceu.
 
O prefeito José Ronaldo de Carvalho observou que esse será um equipamento importante para o município, que vai resultar em mais uma opção de lazer. Na oportunidade citou o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, no conjunto Feira VII, e Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, nas Baraúnas, ambos mantidos pela Prefeitura.
 foto
O chefe do Executivo Municipal salientou a necessidade da conclusão das obras de esgotamento sanitário nessa região da cidade, inclusive, para não haver contaminação. Disse, ainda, que o projeto de urbanização da Lagoa Grande foi elaborado durante seu segundo mandato, em 2007, e apresentado naquela época à chefe da Casa Civil, a então ministra Dilma Rousseff.
 
“Alguns municípios foram convidados a ir a Brasília apresentar projetos de esgotamento sanitário. Aproveitamos aquela oportunidade para mostrar o projeto para a chefe da Casa Civil e ela abraçou junto ao Governo do Estado, através da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia)”, disse.
 foto
O novo espaço público que está em execução às margens da avenida Eduardo Fróes da Mota, no Anel de Contorno, no bairro Caseb, será dotado de áreas verdes, pistas de cooper, quiosque e quadra. A previsão é que fique pronto em maio de 2016, enquanto que as obras de implantação da rede de esgotamento sanitário deverá terminar em 2017. O prefeito José Ronaldo esteve acompanhado pelo secretário municipal de Governo, Paulo Aquino. 

CRAS estimula prevenção a obesidade no Aviário

foto
O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Aviário está alertando a comunidade sobre a necessidade de adoção de hábitos alimentares saudáveis visando prevenir contra a obesidade. A ação foi desencadeada nesta quinta-feira, 26, após técnicos da unidade terem observado a incidência de sobrepeso ou obesidade na localidade.
 
A coordenadora do CRAS do Aviário, Cibeli Alves, observou que as pessoas com sobrepeso ou obesas representam entre 10 a 20% da comunidade assistida pelo órgão municipal. “São pessoas de idades variadas, entre crianças, jovens, adultos e até idosos”, observou.
 foto
A situação, conforme a psicóloga Suzani Leite Caribé, é decorrente de uma má alimentação, principalmente utilizando alimentos não saudáveis, dentre os quais os industrializados. Professora da disciplina de Psicologia Aplicada à Saúde, ela coordenou um trabalho realizado por estudantes universitários do curso de Nutrição da FUFS alertando sobre os riscos provocados pela má alimentação, comprometendo assim desde o coração, pulmões, pâncreas, vesícula e articulações.
 
A estudante Bianca Lopes explicou que uma alimentação saudável não quer dizer uma alimentação mais cara. “Os alimentos in natura são encontrados facilmente e com preços bem mais accessíveis nas feiras livres. Geralmente á alimentação mais cara é justamente a industrializada,  que não é tão saudável”, alertou.

Feirense bacharel em Direito recebe prêmio internacional

foto
O prefeito José Ronaldo de Carvalho recebeu na tarde desta quinta-feira, 26, em seu gabinete, a bacharel em Direito Manuela Menezes Silva, que recentemente foi premiada com a medalha Il Merito Giuridico dei Visitatori – autori internazionali, durante a Reunião dos Autores Jurídicos Internacionais, evento realizado entre os dias 12 e 15 de outubro, na região de Puglia, na Itália.
 
A conquista consiste no reconhecimento da contribuição para a paz, às relações sociais e aos valores da humanidade do artigo intitulado “Legalização da união civil homoafetiva no Brasil: obstáculos, avanços e garantias a serem conquistadas”. O prefeito José Ronaldo parabenizou a feirense pela conquista. A medalha foi entregue no dia 15 de outubro, na Università Degli Studi Di Bari Aldo Moro, em Bari, na Itália.

Meio Ambiente fará estudo hidrogeológico em área próxima ao Parque da Lagoa

foto
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou os contatos que deverão viabilizar um estudo hidrogeológico que vai comprovar ou não a existência de nascentes na área contígua ao Parque Erivaldo Cerqueira - o Parque da Lagoa, que abastece o lago do equipamento público.
 
Hidrogeologia é o ramo das Geociências (ciências da terra) que estuda as águas subterrâneas quanto ao seu movimento, volume, distribuição e qualidade.
 
De acordo com o secretário Roberto Tourinho, a possibilidade da realização dos estudos começou a ser planejada em uma reunião da qual participaram o secretário de Planejamento, Carlos Brito, mais os responsáveis pelo loteamento Parque Filinto Marques Cerqueira e donos dos lotes onde fica a área que deverá ser estudada.
 foto
“Os contatos foram mantidos com a empresa e acredito que os estudos vão dirimir as dúvidas com relação das nascentes, afirmou o secretário. Numa das entradas do Parque Erivaldo Cerqueira existe uma placa que informa que a área está em estudo de preservação ambiental e recomenda que a água não deve ser usada.
 
Os resultados do estudo, que ainda não tem data para ser iniciado, serão comunicados ao Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e a todas instituições que militam em defesa do meio ambiente.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Obras do BRT são intensificadas com transplante de árvores

Transplante de arvores
 As obras de implantação do BRT avançam em Feira de Santana com o transplante de árvores de trechos da Avenida Maria Quitéria para reservas ambientais. A medida possibilita celeridade da execução dos serviços nesta área da cidade.

Conforme o encarregado pela operação, Antônio José Xavier, até 22 árvores já foram transplantadas, do canteiro central da Avenida Maria Quitéria, trecho entre o cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas em direção à Avenida Presidente Dutra, com destino ao Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.
A adoção da medida pelo Governo Municipal garante a preservação das árvores, que estão sendo replantadas em outras localidades da cidade. Além disso, a Prefeitura também está promovendo o plantio de árvores em diversas outras ruas e avenidas como medida de compensação ambiental. No planejamento atual, a cada árvore transplantada, outras dez estão sendo plantadas.
 
Segundo o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, todas as árvores vivas retiradas dos locais das obras do BRT foram transplantadas. Apenas três, que já estavam mortas, foram retiradas de forma definitiva.
“É uma ação técnica bastante delicada, pois estamos lidando com vida. Reduzimos a copa das árvores para fazer o transplante. Depois de um tempo ela volta a criar copas novas e viver com qualidade. Nosso objetivo é cuidar para todas sobreviverem”, destacou o diretor.  

Seduc certifica 37 professores em artes visuais e teatro

foto
Os aprendizados adquiridos ao longo de quatro meses de aulas do Projeto Recriar foram apresentados na tarde desta segunda-feira, 23, durante a certificação dos professores da Rede Municipal de Ensino. Esquetes teatrais e uma mostra de arte produzidos pelos próprios educadores foram apresentados aos expectadores, dentre os quais, a equipe da Secretaria de Educação, professores do curso, familiares e a imprensa. O evento aconteceu na Fundação Senhor dos Passos, no bairro das Baraúnas. A formação teve duração de 64 horas.
 
O Projeto Recriar está em sua segunda edição; o principal objetivo é oferecer aos professores das escolas municipais, conteúdos e técnicas do teatro e das artes visuais para que eles possam desenvolver atividades criativas, artísticas e lúdicas com os alunos do ensino fundamental. Durante a tarde desta segunda-feira, foram certificados 37 professores: 12 na modalidade de teatro e 25 em artes visuais.
 
No foyer da Fundação, uma exposição de quadros das bonecas africanas chamadas abayomis, jarros de flores artificiais feitas com cascas de ovo e releituras das telas de Juracy Dórea dava às boas vindas. Os trabalhos foram produzidos durante a formação de artes visuais, com a orientação da artista plástica Veroka Tosta, professora-orientadora contratada pela Seduc.
 foto
"Essa formação é maravilhosa! Através dela foi possível identificar diversos talentos em nossas salas de aula. Nós, professores, e até os nossos alunos muitas vezes temos talentos incríveis que estão escondidos. Basta alguém como Veroka, com toda técnica e sensibilidade para nos fazer descobrir o prazer pela arte", destaca a professora Naldira Souza Costa, da Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho.
 
Professora da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, Mayra Pedra Branca reforça que a prática pedagógica é inerente ao Recriar: "O mais interessante dessa formação é que ela une as técnicas teatrais às práticas pedagógicas. Com este aprendizado, conseguimos fazer em nossa escola teatro de fantoches, apresentar pequenas peças teatrais para os estudantes e incentivá-los a fazer o mesmo. Nesta quarta-feira, por exemplo, meus alunos irão encenar a "Menina do Laço de Fita". Eles adoram quando trago estas novidades para a sala de aula", conta.
 foto
Incentivadora das boas práticas pedagógicas e da arte-educação, a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, aproveitou a certificação para fazer um anúncio: "Quero dizer que em 2016 vamos poder oferecer um número maior de vagas para o Projeto Recriar que tem sido totalmente aprovado pelos professores e promove uma série de práticas interessantes nas escolas. Já temos até lista de espera para participar das formações. O mais importante é poder oferecer atividades que contribuem para o desenvolvimento profissional dos nossos professores e também favorecem a aprendizagem das crianças e adolescentes nas escolas", defende Jayana.

Definidos times semifinalistas do Campeonato de Futebol de Feira

foto
A rodada do domingo, 22, definiu os quatro times que irão disputar a semifinal do Campeonato de Feira de Santana. Em jogos emocionantes as equipes Senegal, Delsaat, River Plate e Baraúnas se classificaram para seguir na disputa do título de campeão da maior competição de futebol amador do Brasil.

Todos os jogos foram realizados a partir das 9h30min. No campo da Baixada o Delsaat não tomou conhecimento dos donos da casa e venceram por 2 a 0 o time Arca de Cristo. Quem também venceu fora de casa foi o Senegal, que bateu o ABC da Vila Verde por 2 a 0.

O Baraúnas fez o dever de casa e derrotou o time de Jaguara pelo placar mínimo, eliminando o último time distrital da competição. Na Vila Olímpica o River Plate bateu o Rio de Contas por 1 a 0.
O sorteio que irá definir os confrontos do próximo domingo, 29, será realizado na manhã desta terça-feira, 24, no Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a partir das 9h.

Feira de Santana entre os melhores destinos turísticos do país



foto
O município de Feira de Santana está na classificação B dentro da nova metodologia de categorização do Ministério do Turismo. O ranqueamento coloca a cidade em destaque nos roteiros de turismo, sendo classificada como “Âncora”, atendendo às necessidades para suporte de turistas na região.

A classificação B na condição de “Âncora” deixa Feira de Santana abaixo apenas de cinco capitais no ranking nacional, que estão com classificação A. Estas cidades levam como vantagem serem também classificadas como “Indutoras”, ou seja, oferecerem atrativos naturais que atraem o turismo durante todo o ano.
foto
Feira é âncora por oferecer toda a estrutura para atender as cidades circunvizinhas que recebem turistas durante suas tradicionais festas locais. Dentre os fatores que contribuem para este destaque estão a rede hoteleira, restaurantes, hospitais, farmácias, bares, economia e uma infinidade de outros equipamentos e serviços que favorecem o bem estar dos turistas e dão suporte para os municípios da região.

A classificação foi anunciada durante o Encontro do Trede e de Secretários e Dirigentes de Turismo do Eixo Caminhos do Sertão, em Feira de Santana, no auditório do Ville Gourmet, na João Durval. O evento fez parte da I Semana Global do Empreendedorismo de Feira de Santana e foi aberto por Celiah Zain, caracterizada da heroína feirense Maria Quitéria.

fotoO presidente da Câmara de Turismo do Estado da Bahia, Paulo Azevedo, explicou a metodologia utilizada pelo Ministério do Turismo para a classificação da cidade e apresentou um slide da Bahiatursa, mostrando o cenário turístico nacional, estadual, regional e local. Ele ressaltou que as cidades estão classificadas, de acordo com sua importância no cenário turístico, nas faixas que vão de A, B, C, D e E.

Paulo Azevedo lembrou ainda que a classificação não é permanente pois oferece oportunidades para as cidades com classificações menores se reestruturarem administrativa e economicamente para galgarem projeções classificatórias.

A diretora do Departamento de Turismo, Graça Cordeiro, observa a importância do ranqueamento visando fortalecer o turismo de Feira de Santana e região. Ela observa que a iniciativa projeta os Caminhos do Sertão no cenário nacional e firma a cidade de Feira de Santana pelo seu potencial turístico, oferecendo um conjunto de serviços atrativos.

Durante o evento, a presidente do Conselho de Turismo, Avani Duran, abordou sobre “Atendimento e Gestão no Turismo”, ratificando a necessidade da constante qualificação do Trade para que Feira de Santana se mantenha na categorização “B”.

Prefeitura de Feira firma convênios com ONGs

foto
O Governo Municipal firmou convênio de comodato com Organizações Não Governamentais (ONGs) visando assegurar a implantação de novos serviços voltados para interesses das comunidades. As parcerias foram assinadas, na manhã desta segunda-feira, 23, com a associação Clube de Mães do bairro Muchila e o Movimento Água é Vida.

Os convênios de comodato para cessão de áreas públicas foram assinados pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, com as presenças do deputado estadual Carlos Geilson e do ex-deputado federal Colbert Martins Filho, no Paço Municipal Maria Quitéria. Também estiveram presentes o superintendente do Movimento Água é Vida, José Carlos dos Passos Souza, e a presidente do Clube de Mães, Ana Maria Alves.
foto
José Carlos explica que através do convênio o Governo Municipal cedeu 10 mil metros quadrados de área, no bairro Campo do Gado Novo, por um período de 25 anos, para a construção do Centro de Educação Ambiental de Feira de Santana.

Já a professora Ana Maria explica que o convênio de comodato é para cessão de uma área de 17.270 metros quadrados visando possibilitar a promoção de serviços voltados para os interesses da comunidade do bairro Muchila e do conjunto Feira X.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Reunião define detalhes do Caruru de Santa Bárbara

foto
A organização de parte do Caruru de Santa Bárbara foi debatida na manhã desta segunda-feira, 23, entre representantes de órgãos que participarão da tradicional festa, que acontece no dia 4 de dezembro, no Centro de Abastecimento.
 
Estiveram presentes representantes da Secretaria de Trabalho, Turismo – que realiza o evento, Polícia Militar, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, mais a Secretaria de Comunicação Social.
 
A PM colocará 55 homens para fazer a segurança da festa, marcada para começar às 8h30 e terminar por volta das 16h. A Settedec vai oferecer todo o suporte para a tropa – almoço, água e local adequado para que ela seja reunida.
 foto
A Secel ficará encarregada de montar o palco onde será celebrada a missa campal e onde as atrações musicais se apresentarão – os grupos de raiz culturais serão contratados pela Secel, e colocar os toldos.
 
Uma ambulância da Secretaria de Saúde, com um técnico de enfermagem, vai ficar estacionada na área interna do Centro de Abastecimento, para ser usada em eventualidades.
 
Para Gilberto Santana, da Settdec, ao definir as responsabilidades de cada órgão a organização do evento se torna mais eficiente. “Assim, as coisas caminham mais rapidamente e sem problemas”.
 
Mais uma vez o caruru, que é servido desde os tempos que o MAP era conhecido como Mercado Municipal, vai ser preparado para atender a demanda de três mil pessoas.

Shows no Margarida Ribeiro marcam Dia do Músico

foto
O Dia do Músico, comemorado neste domingo, 22, acabou, obviamente, com muita música em Feira de Santana. E música da boa, por sinal. Com realização da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa o Teatro Margarida Ribeiro foi palco para apresentações de artistas locais.
 
O evento começou com a apresentação de Adalto Borges & Grupo. O som instrumental animou o público e diversas canções conhecidas das pessoas presentes foram tocadas. O ápice do show foram as apresentações de solo de alguns artistas do grupo.
 
“A gente sempre tenta reunir a galera para fazer um trabalho. Fazemos isso porque acreditamos na boa música”, destacou Adalto Borges durante sua apresentação.
 foto
Logo após foi a vez do violão e da sanfona tomarem conta do palco com o cantor Mou Brasil. Rony Santinni e banda Quaternária também marcaram presença no evento.
 
A programação deste domingo também contou com o Projeto Som no Parque durante o período da tarde. Diversas atrações musicais se apresentaram nos parques da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho e da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira.

Moderna praça esportiva é entregue no distrito de Matinha

foto
O tradicional torneio de futebol do domingo ganhou um motivo especial para acontecer neste dia 22 de novembro no distrito de Matinha. A comunidade recebeu a Praça Esportiva Severino Fonseca, antigo Campo da Matinha, totalmente reformado pelo Governo Municipal.
 
O novo espaço ganhou muros ao seu redor, alambrado que separa o campo da torcida, arquibancada, refletores, vestiários e banco de reservas. Uma estrutura totalmente modernizada para a prática do futebol. O campo também ganhou dimensões oficiais.
 foto
E para estrear a praça esportiva um torneio no estilo quadrangular (onde quatro equipes disputam o título em duelos de mata-mata) foi realizado pela comunidade. Em campo entraram os homônimos de grandes times do futebol brasileiro: Botafogo, Fluminense, Internacional e Flamengo. A final do torneio foi com o clássico FlaxFlu, com o Flamengo campeão em disputa de pênaltis.
 
O prefeito José Ronaldo de Carvalho que fez a entrega para a comunidade e destacou a dimensão da obra. “Os distritos começam a ganhar novas praças esportivas, que fazem inveja a muitas cidades baianas. Daqui a uns dias será a vez de Bonfim de Feira, Tiquaruçu e Jaíba”, afirmou.
 foto
Desportista da região, o conhecido Pedro da Matinha espera que o novo campo renda bons frutos. “Meu sonho era ver esse campo murado e com muita luta conseguimos. Que possamos agora revelar talentos para grandes clubes do país. E olha que antes dessa obra já tivemos alguns que saíram daqui”, vislumbra.
 
Após a comemoração do título, o público seguiu para a comunidade de Matinha dos Pretos, na sede da banda Quixabeira da Matinha. A festa continuou com muito samba de roda, animada pelo Grupo União do Samba.

Som no Parque homenageia músicos em Feira de Santana

foto
Os atrativos que os parques da Cidade Frei Monteiro Sobrinho e da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira foram reforçados por muita música neste domingo, 22. Em comemoração ao Dia do Músico, o projeto Som no Parque ditou o ritmo da tarde em Feira de Santana.
 
A festa começou às 15h nos dois locais. No Parque da Lagoa quem iniciou as apresentações foi o cantor Jurandy da Feira. Com seu forró ele fez o público dançar. Ricardo Pacheco fez seu show em seguida, encerrando a programação. Já no Parque da Cidade o cantor Bruno Bezerra animou os presentes.
 foto
Ao mesmo tempo em que curtiam a paisagem, faziam piqueniques, se exercitavam ou interagiam com os animais, as pessoas aproveitavam para se envolver com as canções. Seja cantando ou dançando. A iniciativa agradou ao público presente e contribuiu para a valorização do artista.
 
“Fiquei muito surpresa ao chegar aqui e encontrar essa apresentação. Deu até para dançar com a família. O final de nossa folga de domingo ficou mais alegre depois desse programa agradável”, afirmou a enfermeira Julia Maria de Jesus.
 
O projeto Som no Parque foi uma realização do Governo Municipal, através da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa.

Muita música e animação para marcar o Novembro Negro

foto
A praça Padre Ovídio, mais conhecida como praça da Matriz, foi tomada neste sábado, 21, por apresentações culturais voltadas ao Dia da Consciência Negra. Diversos cantores e bandas se reversaram no palco fechando a programação do Novembro Negro em Feira de Santana. A primeira etapa da festa que animou o público foi iniciada às 18h e seguiu até às 20h. 
 
Passaram pelo palco nessas duas horas as seguintes atrações: Gel Mix, Tio Roy, Rick Abordagem, Jorge de Angélica, Léo Batera, Iris Luz, Emerson Atropelo, Léo Laranja, Raimundo Lelis, Beto Maravilha, Rios, Gilsan, Rafael Cabeça, Libu do Reggae e Tom Brow.
 
Após as 20h a animação ficou por conta de três apresentações, que ganharam a madrugada com shows completos. Começou com o som da banda Cativeiro. Na sequencia o cantor Dionorina se apresentou. Para finalizar o reggae de Osvaldo Silva comandou a festa.
 foto
“Isso é miscigenação. É o primeiro ato de união, nessa praça que foi recentemente reformada. Devemos manter essa tradição todos os anos. Por aqui passaram vários estilos e pessoas durante o dia”, declarou o cantor Libu do Reggae.
 
Para Gilsan, cantor e compositor, “essa foi a possibilidade de revisitar a história do povo negro”. Segundo ele “a população precisa avançar mais para extinguir o preconceito e dar visibilidade aos artistas através da democratização”.
 
Durante todo o sábado foram realizadas ações voltadas ao Novembro Negro. Pela manhã foi realizada a Marcha Zumbi dos Palmeires, que percorreu as ruas do centro de Feira de Santana. No encerramento houve apresentações culturais na praça Padre Ovídio. O Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer apoiou o evento.

Conjunto José Ronaldo cem por cento pavimentado

foto
As ruas do conjunto José Ronaldo de Carvalho, no bairro George Américo agora estão 100% pavimentadas. Na noite deste sábado, 21, a comunidade comemorou o feito ao som do cantor Zack Mariano.
 
A comemoração marcou a inauguração da pavimentação à paralelepípedo do conjunto. O prefeito José Ronaldo de Carvalho foi até a comunidade para entregar a obra. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Junior e os vereadores Carlito do Peixe, Cintia Machado, Lulinha da Conceição e Robeci das Vassouras.
 
Um dos primeiros moradores e fundador do conjunto, Antônio Carlos de Jesus, mais conhecido como Toinho do Terreno, se emocionou com a conclusão da obra. “Confesso que estou emocionado de ver que a pavimentação chegou aqui, pois lutei muito por isso”.
 
O prefeito afirmou que o conjunto hoje é maior do que muitas cidades na Bahia e merece muitos benefícios. “Desapropriamos esse terreno aqui e uma planta foi feita para a criação desse conjunto. A própria comunidade colocou esse nome. Vejam o tanto que cresceu e evoluiu”.
 
Lembrando o compromisso em deixar a cidade toda pavimentada, José Ronaldo, destacou algumas ruas que ainda faltam ser pavimentas ao redor do conjunto. Ruas no bairro Sítio Novo receberão engenheiros nos próximos dias para fazer a medição para elaboração do projeto.