Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Aviões do Forró é a principal atração do primeiro dia de Micareta

Aviões do Forró
 O Aviões Elétrico, versão micaretesca da banda Aviões do Forró, vai animar os foliões no primeiro dia da Micareta de Feira de Santana, nesta quinta-feira, 28. Os sucessos já conhecidos do grupo cearense ganharão uma nova roupagem, além de um repertório com clássicos do axé music. Outra atração que deverá atrair um bom público é Neto LX, conhecido pelo sucesso "Gordinho Gostoso".

Outras 11 atrações animarão o folião pipoca: Vange Vem Louvar e Unção, Batifun, Trio da Cidade, Babado Novo, Danniel Vieira, Bahia Bend, Djalma Ferreira, Grupo Acelerou, Banda TH, Wiliam Dicastro, e Axé e Beijo.
 
No primeiro dia da Micareta serão quatro blocos na avenida: Bloco Abraçaê com a cantora Katê; Bloco Vumbora Aê com a banda Oito7Nove4; Bloco Animal da Praça com Galeguinho SPA; e Bloco Expresso do Reggae com a banda Backs e Finos.    
 
ABERTURA OFICIAL
 
A coroação das majestades da Micareta de Feira de Santana e a entrega da chave da cidade ao rei momo Dilsinho Chagas marcarão a abertura oficial da Micareta 2016, nesta quinta-feira, 28. A solenidade está prevista para as 19h, no Circuito Maneca Ferreira, em frente ao Camarote da Diversidade. 
 
O ato contará com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvaho, do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro, das majestades da folia Dilsinho Chagas (Rei Momo), Thaiane Santana (rainha), Hevelynn Franco e Priscila Marques (princesas), além de autoridades municipais e foliões. 

Djalma Ferreira faz apresentação na abertura Micareta 2016

Djalma Ferreira
 O cantor Djalma Ferreira está confirmando na maior micareta do Brasil, em Feira de Santana. A apresentação acontece nesta quinta-feira (28), puxando o folião pipoca, uma das maiores marcas do artista em mais de 27 anos de Micareta.

Com grande sucesso nas apresentações, Djalma Ferreira, encanta o público com seu carisma e alegria. Além da Micareta de Feira, o cantor já participou de festas como o Carnaval de Salvador, Portugal e Espanha e em diversas partes do Brasil.
 
O horário previsto para saída do trio é 22h45. O cantor está preparando um repertório recheado de novos e antigos sucessos da musica baiana além do clássico “Tê Tê Tê”, que foi premiada em diversas ocasiões desde o lançamento.
 
Esse ano o trio de Djalma será transformando é um palco itinerante, como o tema ‘Mascaras’ revivendo as primeiras micaretas. “Em 2016 o trio elétrico vai estar com um trabalho cenográfico de mascaras, com a banda completamente caracterizada dos bailes de máscara além do meu figurino ser um cavaleiro medieval, para que os foliões possam sentir um pouco dos que foi o início da nossa festa”, comenta Djalma.
 
O figurino do cantor é assinado por Zil Cores da cidade de Baixa Grande, além de um grande trabalho na arte da costura além da estilista e design de moda feirense Flavia Sacramento.
 
Além da sua apresentação individual, o cantor Djalma Ferreira e convidado para uma participação especial com a cantora Dilma Ferreira no bloco Bacalhau na Vara, o mais antigo bloco da cidade, no sábado de micareta, dia 30.
 
“Esse ano espero levar, mais uma vez, alegria em forma de música a todos os foliões da nossa Micareta com a energia do início da minha carreira, no sábado encontro você na avenida”, convida Djalma.

Maryzélia homenageia o centenário do samba nesta sexta de Micareta

Maryzélia
 A cantora Maryzélia vai se apresentar no circuito Maneca Ferreira nesta sexta-feira (29), a partir das 20h, e vai homenagear o centenário do samba. Sucessos de nomes consagrados, como Noel Rosa, Zeca Pagodinho e Cartola, vão ser interpretados pela artista.

Maryzélia vai fazer uma homenagem especial às maestrinas do samba de roda, como Dona Chica do Pandeiro, do distrito da Matinha, em Feira de Santana; Dona Dalva Suerdieck, de Cachoeira; e Dona Rita da Barquinha, do distrito de Bom Jesus dos Pobres, em Saubara.
 
“Nossas maestrinas são minhas fontes de inspiração pela garra como defendem o nosso samba tradicional e mantêm viva a nossa cultura popular”, conta Maryzélia.
 
Em breve a sambista feirense lança seu segundo disco. Intitulado de ‘Samba na Veia’, o álbum é produzido por Paulo Debétio, que já produziu diversos artistas, a exemplo de Fafá de Belém, e compôs para outras grandes vozes da música nacional, como Alcione.

Marcionilio Prado canta no Palco Quilombola nesta quinta e convida Alobened

Marcionilio Prado
 O cantor Marcionilio Prado é atração da primeira noite de Micareta em Feira de Santana no Palco Quilombola. O artista comanda a folia na Princesa do Sertão nesta quinta-feira (28) e promete um grande show.

Os fãs do cantor, que é considerado como dono de uma das mais belas vozes da música baiana, devem ficar atentos pois o show de Marcionilio começa por volta de 23h. 
 
Para sua apresentação, Marcionilio traz a experiência de seus 40 anos de música - comemorados este mês de abril - aliada ao entusiasmo por conta da sequência de ensaios que realizou antes da folia momesca na cidade. 
 
No show deste primeiro dia de folia, Marcionilio convida a amiga Alobened. A cantora é conhecida por seu grande poder vocal e por ter liderado por muito tempo a Banda Mel, um dos primeiros grupos de axé a despontar na Bahia. 

Fantasia do Lá Vem Elas começa a ser entregue na sexta

La Vem Elas
 As fantasias do bloco mais esperado da Micareta de Feira de Santana começam a serem entregues na sexta-feira, 29, a partir das 9h. A notícia foi divulgada pela diretoria do Bloco Lá Vem Elas.

A entrega será no bar Resenharia, localizado na rua Leolinda Bacelar, s/n, Kalilândia. No sábado, 30, dia do desfile do bloco, a retirada da fantasia poderá ser feita até às 13h.
 
Este ano o Lá Vem Elas desfila de Vingadora. A fantasia será verde camuflada com tons de rosa. A banda Psirico anima a “mulherada”.

A quarta-feira de Micareta é de festa, não ingrata

Quarta de Micareta
 Ao contrário do carnaval, a quarta-feira de Micareta não é de despedida. É de festa. Muita festa. E neste ano não foi diferente. Para os foliões, foi a melhor quarta-feira do mundo. E asseguram que foi a que teve maior participação popular nos últimos anos.

Cinco blocos animaram os foliões. E teve de tudo um muito. Do pagode baiano ao samba de raiz, passando por axesambanejo eletrizado, banda de metais e o som enviesado popular nas periferias. “O importante é que a primeira noite de Micareta foi dez”, comemorou a estudante Karine Santiago, que saiu no Amigos do Samba.
 
Se apresentaram os blocos Dos Amigos, puxado pela banda Seu Maxixe, mais o Amigos do Samba sob o comando de um coletivo de sambistas, o Baile de Favela que teve a banda La Fúria à frente e o Zero Hora, animado por uma bandinha.
 
Para o comerciário Ronaldo Pontes, a noite foi uma prévia do que será a Micareta, que na noite desta quinta-feira, considerado o primeiro dia oficial da festa, terá como atração Wesley Safadão, atualmente a maior atração da música nacional, que vai se apresentar para o povão – é uma das contratações da Prefeitura de Feira de Santana.
 
“Faz tempo que não via uma quarta-feira tão animada. Acredito que este clima será dominante nos próximos dias”, afirmou o comerciário, que saiu no Baile de Favela  e que também se esbaldou nos trios que animaram a noite. “Hoje foi tudo de bom para quem veio. A festa promete em animação”.

Samba de qualidade conquistou os foliões no Maneca Ferreira

Samba de qualidade
 Um coletivo formado por cantores de samba ganhou o Circuito Maneca Ferreira e conquistou não apenas os seus associados, mas o povão que foi à primeira noite de Micareta. E a levada foi das mais animadas.

O grupo já começou agradando pelo cenário. Sobre o trio foi montado uma espécie de boteco, onde são realizadas as rodas de samba. E comemoraram os cem anos da criação do samba.
 
Foi a estreia do grupo na festa. Mas não foi uma estreia comum. Foi plural. Nem um defeito no som afastou os foliões, que esperaram pacientemente o conserto, porque sabiam que a diversão com música de qualidade era a garantia.
 
Outro aspecto positivo foi o repertório: apenas sambas históricos foram cantados e decantados pelos cantores e Marizélia, a única mulher do grupo. Mais uma vez mostrou todo o seu talento.
 
Se revezaram no microfone principal os cantores do Samba Tuque, Marizélia, Audácia Pura, Trio Quase Preto, Sem Mais Nem Menos, Simplicidade a Mais, Richards, Acelerou e Raridade.  

Bloco Zero Hora leva à avenida tradição e animação

Zero Hora
 Tradição e animação se misturam e transpiram no Zero Hora, o mais antigo e tradicional bloco que desfila na Micareta de Feira de Santana. A na noite de quarta-feira não foi diferente. Jornalistas, radialistas e convidados se divertiram muito. Renovaram as baterias para o trabalho duro que se aproxima.

É um bloco aberto, que não tem cordas, tem rei e rainha e é sempre acompanhado por admiradores. Neste ano homenageou o radialista Edval Souza.
 
Mas os jornalistas perceberam que a quarta-feira ficou grande demais para o Zero Hora. A chegada de novos blocos tornou a noite de quarta-feira “quase” oficial no calendário da festa.
 
A jornalista Neire Matos disse que a partir do próximo ano o bloco vai sair na terça-feira. “Fomos nós que criamos a noite festiva da quarta-feira e seremos nós que vamos aumentar mais uma noite da nossa maior festa”. É o caminho para que a terça se torne extraoficial e a quarta ganhe status de oficial.

Coroação de majestades e abertura oficial da Micareta nesta quinta, as 19h

Majestades da Micareta
 A coroação das majestades da Micareta de Feira de Santana e a entrega da chave da cidade ao rei momo Dilsinho Chagas marcarão a abertura oficial da Micareta 2016, nesta quinta-feira, 28. A solenidade está prevista para as 19h, no Circuito Maneca Ferreira, em frente ao Camarote da Diversidade.

O ato contará com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvaho, do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro, das majestades da folia Dilsinho Chagas (Rei Momo), Thaiane Santana (rainha), Hevelynn Franco e Priscila Marques (princesas), além de autoridades municipais e foliões. 

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Skol transforma a Micareta de Feira em MicaretON


A cerveja Skol, preferida dos baianos, mais uma vez aposta na Micareta de Feira, a primeira e maior micareta do Brasil. A marca vai proporcionar experiências inesquecíveis aos foliões. O evento acontece de 28 de abril à 1 de maio, vai receber mais de 30 atrações de grande peso e reunir milhares de foliões no circuito Maneca Ferreira, durante os quatro dias da festa.
O slogan “Micareta com Skol é MicaretON”, sintoniza a folia feirense com a campanha de marketing  nacional da cervejaria. Responsável por uma das principais cotas de patrocínio, a Skol estará presente no espaço mais tradicional da festa e apoiará os principais blocos e camarotes.
Segundo Fernando Bernardino, gerente comercial da Ambev em Feira de Santana, será uma oportunidade de reafirmar a importância da cidade para a Skol.  “Estamos consolidando a nossa parceria com apoio aos diversos artistas, blocos, camarotes e uma programação especial para o folião pipoca”, pontua.
“A Micareta é um momento singular na vida da cidade. Queremos proporcionar aos consumidores experiências inesquecíveis com a Skol”, ressalta Ricardo Leite, gerente regional de marketing da Ambev. As ações acontecerão antes, durante e depois do reinado do Momo.

BLOCON SKOL - A primeira grande ação aconteceu na tarde desta quinta-feira (21), com o BlocON, um bloquinho percussivo que contou com a participação de artistas, jornalistas, blogueiros e formadores de opinião da cidade. Um bloco jovem, democrático e diferente que misturou  a sonoridade do atabaque baiano, com a animação da música eletrônica. 

Circuito Maneca Ferreira já iluminado para Micareta

Iluminado da Micareta
 As luzes no principal palco da Micareta de Feira de Santana, o Circuito Maneca Ferreira, foram acesas na noite desta terça-feira (26/04). Os 610 refletores (são 430 de mil watts e mais 180 de 400 watts de potência), além de 10 mil metros de cordão de luz com lâmpadas de 60W – mais conhecida como gambiarra - garantirão a eficiência da iluminação na avenida Presidente Dutra e ruas próximas ao circuito.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho, mais o secretário municipal de Serviços Públicos, Ícaro Ivvin, estiveram no na avenida observando a iluminação. Os serviços foram executados pela empresa Ghia Engenharia. As lâmpadas serão acesas até o próximo domingo, 28, das 18h às 6h do dia seguinte.
 
O diretor de Iluminação da Sesp, José Wilton, comentou que a potência diária da iluminação instalada é equivalente ao consumo de uma cidade de médio porte.  

Verde do gramado começa a tomar conta do Joia da Princesa

Plantio da grama
 O tapete verde começa a se estender no lugar do chão de terra. Daqui para o início de junho a bola começa a rolar no novo gramado do Estádio Municipal Alberto Oliveira – o Joia da Princesa. A instalação da grama começou nesta terça-feira, 26.

“O estádio está ficando bonito e como todos esperavam. Estamos trabalhando arduamente para dar ao Joia da Princesa uma estrutura de acordo com sua grandeza”, destacou o prefeito José Ronaldo, que acompanhou o desenvolvimento da obra.
 
A praça esportiva está recebendo um gramado de alta qualidade, a espécie utilizada é a bermuda celebration, adequada para o clima tropical, e usada em várias arenas construídas para a Copa do Mundo, como o Mané Garrincha, Castelão, Mineirão e Maracanã.
Além do gramado, o estádio passou por reestruturação. “Criamos os túneis que dão acesso ao campo, reformamos os vestiários e adequamos para receber mulheres. Criamos um novo sistema de irrigação e saneamento, mais a pintura e reforma dos sistemas hidráulicos e elétricos”, destacou um dos sete engenheiros responsáveis pela obra, Antônio Inácio Sobral.
 
A primeira partida que deve abrilhantar a reabertura do estádio será a estreia do Fluminense de Feira no Campeonato Brasileiro da Série D. “Certamente teremos grandes partidas de futebol com os times de nossa cidade”, ressaltou o prefeito.
Estiveram presentes durante a implantação do gramado o secretários municipais Rafael Cordeiro (Cultura, Esporte e Lazer), Valdomiro Silva (Comunicação Social), José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), Carlos Britto (Planejamento) e Paulo Aquino (Governo); o diretor de Esportes, Emerson Brito; o diretor do estádio, José Fernandes; e responsáveis pela obra.

Preparativos para Micareta de Feira chegam à reta final

Circuito Maneca Ferreira
 O circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, principal palco da Micareta 2016 de Feira de Santana, que este ano ocorre no período de 28 de abril a 1º de maio, já está praticamente pronto. Toda a estrutura já está em fase de conclusão de montagem na avenida para a abertura oficial do evento, que já começa a movimentar a cidade na véspera, nesta quarta-feira, 27, com a saída do tradicional bloco Zero Hora, formado por jornalistas e seus convidados.

As estruturas metálicas das barracas para comercialização de comida e bebida já estão praticamente montadas. Apenas uns ajustes para serem entregues aos barraqueiros. Estão instaladas ao longo da avenida Presidente Dutra e também ruas transversais.
 
A iluminação do circuito da festa também já está totalmente pronta para ser testada na noite desta terça-feira, 26, com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do secretário Rafael Cordeiro.
 
Os camarotes também já estão com as estruturas prontas para receberem seus convidados e suas atrações que prometem esquentar ainda mais a Micareta. Ao longo do circuito estão os camarotes DJ Agenor, Di Camarote e Camarote da Central.
 
Para garantir segurança, conforto e tranquilidade aos foliões, a Prefeitura de Feira de Santana também montou uma mega estrutura ao longo do circuito da festa. Na avenida Presidente Dutra estão instalados, em locais estratégicos, dezenas de câmeras de segurança, praticáveis de apoio para as polícias Civil, Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, montado um posto médico avançado na entrada da avenida Adenil Falcão.

Boxes do MAP serão organizados com base em conceito de vitrinismo

Boxes do MAP
 Os permissionários do MAP (Mercado de Arte Popular) que no ano passado participaram do curso sobre Gestão Visual de Loja, entre esta terça-feira e quinta-feira participarão da parte prática sob a orientação de dois consultores do Sebrae.

“Eles aprenderam a tornar os seus boxes mais atraentes aos olhos dos consumidores com a arrumação dos seus produtos”, afirmou a diretora do Departamento de Turismo, Graça Cordeiro.
 
Do curso, resultado de parceria firmada entre a Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e o Sebrae, participaram 32 permissionários, de um total de quase cem comerciantes do entreposto.
 
Apenas serão reorganizados com base em conceitos modernos os boxes cujos permissionários participaram do curso teórico.

Itajay Pedra Branca é homenageado pela Secom na Micareta 2016

Itajay Pedra Branca
 O radialista Itajay Pedra Branca, um dos mais populares de Feira de Santana, decano da cobertura jornalística da Micareta, será homenageado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, na festa deste ano. O Camarote da Imprensa, instalado no Circuito Maneca Ferreira, levará o nome dele. Além de Itajay, nos últimos anos a Secom homenageou, na Micareta, os radialistas Joel Magno, Silvério Silva e Giberval Lima.

 O Camarote da Imprensa é articulado pela Secom com o objetivo de proporcionar aos veículos de comunicação que atuam no evento um espaço para que possam realizar o seu trabalho jornalístico. Os mais beneficiados com o equipamento são aqueles que não dispõem de núcleo próprio ao longo da avenida.
 
No local, os profissionais das emissoras de rádio, jornais, sites e blogs podem observar a Micareta de um espaço privilegiado e com toda a estrutura. Os radialistas se posicionam em uma mesa, onde são acomodados dois apresentadores e seus equipamentos. Fotógrafos e cinegrafistas contam com área específica para o seu trabalho.
 
Itajay Pedra Branca, atualmente, encontra-se na Rádio Povo AM, onde participa de programas noticiosos e também é narrador do departamento de esportes. Voz consagrada do rádio baiano e presente em sete copas do mundo, ele atua na transmissão radiofônica da Micareta de Feira de Santana há mais de quatro décadas. Nesta cidade, Pedra Branca trabalhou por longo período na Rádio Sociedade, além de passagens marcantes também nas rádios Cultura e Subaé AM.

Confira a grade de atrações da Micareta 2016

Saulo e Claudia Leite
 A grade oficial da Micareta de Feira de Santana já está disponível para a população conferir data e os horários das apresentações de seus artista favoritos e blocos. O maior carnaval fora de época do país começa oficialmente na quinta-feira, 28 e será encerrado no domingo, 1º de maio.

A festa começa às 19h30 no primeiro dia com o trio gospel, comandado pela banda Vange Vem Louvar. Se apresentam na avenida 17 atrações, dentre elas a banda Aviões do Forró, Babado Novo, Neto LX e Danniel Vieira, todos para o folião pipoca. Os blocos Abraçaê, Vumbora, Da Praça e Expresso do Reggae também desfilam.
 
 
O cantor Saulo Fernandes é a atração principal para o folião pipoca na segunda noite da Micareta. No mesmo dia ainda se apresentam a banda Harmonia do Samba, É o Tchan e Luiz Caldas.
O sábado de Micareta será composto por 34 atrações, para o folião pipoca e blocos. Timbalada, Psirico, Bell Marques, Durval Lelys, Banda Eva e Paula Sanffer fazem parte da grade.
 
Para encerrar a festa o folião pipoca terá uma diversidade de atrações. Claudia Leitte, Psirico, Igor Kannário, Sarah Reis, Projeto Hollywood e Jean Santana compõem a grade de mais 34 atrações.

Comércio abre em horário especial durante Micareta

Comercio de Feira
 O comércio de Feira de Santana terá horário especial de funcionamento durante a Micareta, que acontece de 28 a 1º de maio. A Lei Municipal 2.299/2001 determina que os estabelecimentos devem encerrar as atividades a partir do meio-dia da sexta-feira de folia, quando inicia-se o período momesco, reabrindo depois do meio-dia da segunda-feira.

Entretanto, explica o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro, numa consulta feita aos representes dos sindicatos patronal e dos empregados, mais a administração do Boulevard Shopping e o representante dos supermercados, deu-se origem a um Termo de Compromisso de Conduta, onde consta os novos horários.
 
Na quinta-feira as empresas funcionarão normalmente. Na sexta-feira, o Boulevard fica aberto até as 20h – os outros trabalham em horário normal.
 
No sábado, o comércio fecha, mas os supermercados funcionarão das 7h às 20h e o shopping abre das10h ate as 16h. No domingo nenhum dos setores vai funcionar.

Iniciada vistoria dos trios elétricos e carros de apoio

Vistoria de trio
 Os trios elétricos e carros de apoio dos blocos que participarão da Micareta, que acontece de quinta-feira até as primeiras horas de segunda-feira, tem até o dia 28 para serem submetidos à vistoria, que é obrigatória.

A FPI (Fiscalização Preventiva Integrada) é formada pelo CREA, DPT, Divisa, Secretaria Estadual da Fazenda, Secretaria Municipal da Fazenda, 3ª Ciretran, Corpo de Bombeiros, e está sendo realizada no Parque de Exposição João Martins da Silva.
 
Cada um dos órgãos tem atribuição própria, explica o engenheiros mecânico César Aguiar. “Mas com o foco na segurança”. São verificados mais de uma centena de itens.
Apenas será permitido o acesso ao Circuito Maneca Ferreira o veículo que tiver o selo fixado no vidro dianteiro e a cartilha assinada pelos representantes das instituições e que deve ser apresentada pelo motorista, quando solicitada.
 
Sem as licenças obrigatórias os trios, carros de apoio e carros de serviço não serão permitidos para que entrem no Circuito Maneca Ferreira.
 
Os blocos devem apresentar o valor pago de acordo com a quantidade de associados declarado por eles. Para os com até 500 foliões, a taxa a ser paga a Secretaria Estadual da Fazenda é de 95 centavos por componente. Para os de até mil, o valor será de R$ 1,70.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Brasileiro de Jiu-Jítsu movimenta o final de semana em Feira de Santana

foto
O município de Feira de Santana, Bahia, vai se tornar a capital do Jiu-Jítsu neste final de semana, 23 e 24 de abril. Organizado pela Confederação de Jiu-Jítsu do Brasil (CJJB), o Campeonato Brasileiro da modalidade esportiva vai ser realizado no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto, no bairro Cidade Nova.

O evento, aberto para todos os atletas do Brasil, vai contar com a participação de mais de 500 pessoas e a representação das maiores equipes de Jiu-Jítsu do país. A disputas serão para as categoria mirim, infanto-juvenil, juvenil, adulto, máster e sênior (masculino e feminino), nas faixas branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom e preta.

A competição começa no sábado, 23, com combates para as faixas roxa, marrom e preta. No primeiro dia o evento tem início às 13h30. No domingo, 24, as lutas começam mais cedo, às 9h, com as faixas branca, cinza, amarela, laranja, verde e azul.

“Teremos combates de alto nível e uma disputa muito acirrada. São atletas de todo Brasil disputando as medalhas nas suas categorias. E mais uma vez Feira de Santana tem a oportunidade de receber o evento, se mostrando um grande polo do esporte”, destacou o presidente da CJJB, Humberto Tavares.

O campeonato é realizado em parceria com a Federação Baiana de Jiu-Jítsu Esportivo (FBJJE) e a Federação Internacional de Jiu-Jítsu Desportivo (FIJJD). A entrada para o evento é franca, para maiores informações e consulta do chaveamento das categorias os interessados podem acessar o sites: www.fbjje.com.br e www.fijjd.com.

Majestades da Micareta de Feira foram definidas no “Esquenta”

Majestades da Micareta
  As majestades que irão comandar a Micareta de Feira de Santana estão definidas. Em eleição nesta quinta-feira (21/04), rainha, rei momo e princesas foram escolhidas por júri e voto popular, durante a 4ª edição do Esquenta Micareta.

O rei momo, que detém a chave da cidade a partir de hoje é Dilsinho Chagas, eleito com 238 votos. A rainha escolhida foi Thaiane Santana, sendo Hevelynn Franco e Priscila Marques eleitas princesas da festa.
O reinado já começou no Esquenta Micareta, que procedeu o concurso de majestades. Os escolhidos desfilaram atrás da Fanfarra de Maragojipe, esbanjando alegria e simpatia para os seus “súditos”.
 
A rainha e o rei momo receberam um cheque no valor de R$ 2 mil. Já as princesas ficaram com R$ 1, 5 mil cada uma.
“O meu prêmio será destinado a uma instituição de caridade. Meus seguidores das redes sociais devem escolher a instituição e eu farei a doação”, declarou o rei momo.

Começa cadastro florestal para imóveis rurais em Feira

Reunião CEFIR
 Começa nesta quarta-feira, 20, o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) em Feira de Santana, correspondente ao Cadastro Florestal Rural, no âmbito federal. O registro eletrônico é obrigatório para todos os imóveis rurais e deverá contemplar gratuitamente, nesta etapa, 4.012 imóveis nos oito distritos feirenses.

 Os preparativos para o Cefir foram definidos na manhã desta terça-feira, 19, durante reunião entre o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri), Joedilson Machado, administradores dos oito distritos feirenses e mais os técnicos Marco Aurélio Santos Silva e Kelly Costa, da GT1 Gestão e Engenharia. Já a partir desta quarta-feira, mais seis técnicos estarão em campo aplicando o cadastramento com medição de terras via GPS.
 
O Cefir, conforme explica o secretário Joedilson Machado, foi criado pelo Novo Código Florestal. Ele consiste em um registro eletrônico, de natureza declaratória e obrigatório para todos os imóveis rurais, tendo como principal objetivo a formação de um banco de dados de informações que servirão para o controle, o monitoramento e o planejamento ambiental e econômico do Estado.
 
Gerente de projetos, Marcos Aurélio explica que além de ser obrigatório e federal, o cadastramento nesta etapa é destinado a pequenos produtores rurais  de Feira de Santana com propriedades de até 120 hectares, o que corresponde a quatro módulos fiscais. “A partir de maio deste ano, para qualquer atividade que tenha que realizar junto ao Governo Federal ou entidade ambiental, como acesso ao Seguro Safra, escrituração de terra ou empréstimo bancário, o pequeno produtor rural vai precisar do Cefir”, revelou.

Com novo visual, Praça da Kalilândia é reinaugurada

Praça da Kalilândia
 Crianças corriam e espalhavam alegria. Alguns adultos se sentaram nos bancos para acompanhar a movimentação e outros caminhavam de um lado a outro conferindo de perto a grande transformação da Praça Coronel Tertuliano Almeida, mais conhecida como a Praça da Kalilândia. Todos estavam admirados e felizes.

Nesse clima de festa e boas recordações, os moradores da Kalilândia comemoraram na noite desta terça-feira, 19, a reforma da praça. Do que tinha antes, só ficaram as árvores, como observou o prefeito José Ronaldo de Carvalho. O jardim ganhou novas espécies. O local está muito mais iluminado, com espaços de entretenimento e para a prática esportiva.
 
Foram instalados dois pórticos, sendo um no lado da rua Sabino Silva e outro na Leolinda Bacelar, um pergolado em eucalipto tratado, além de mesas para jogos de tabuleiro (dama ou xadrez), bancos e piso intertravado colorido – antes era de pedra portuguesa. Ainda ganhou um palco para apresentações culturais e artísticas, o qual teve sua estreia com a apresentação do grupo Chorinho entre Amigos.
 
Uma das mais antigas moradoras da Praça da Kalilândia, dona Dulce Assis da Silva, 97 anos, fez questão de prestigiar o ato de reinauguração rodeada dos filhos, nora, netos e bisnetos. Há 59 anos, ela reside em frente ao equipamento público. “Quando cheguei isso aqui era mato. Depois fizeram a praça e as pessoas utilizavam para reunir a família, fazer festas e comemorar o Natal com a celebração de missas. Acompanhava tudo da porta de casa”, recordou.
 
A economista Eliete Almeida, que mora há 45 anos na rua Sabino Silva, elogiou a reforma que, segundo ela, foi uma das intervenções mais significativa já feita no local. “A nossa praça ficou linda e está muito mais aconchegante. Esperamos que todos zelem pelo que foi feito”, disse.
 
O prefeito também observou que o espaço ganhou uma nova configuração. “Está tudo novo. Uma nova praça foi feita”, afirmou para na sequência agradecer a participação das pessoas que prestigiaram o ato e informar que nesta quarta-feira, 20, estará inaugurando uma creche no distrito de Maria Quitéria.
 
Compareceram o vice-prefeito Luciano Ribeiro, os secretários municipais Joedilson Machado (Agricultura), Sandro Ricardo (Habitação), Rafael Cordeiro (Cultura), Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Econômico), Jayana Ribeiro (Educação), Ildes Ferreira (Desenvolvimento Social), Denise Mascarenhas (Saúde), José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano), Ícaro Ivvin (Serviços Públicos), Sérgio Carneiro (Relações Interinstitucionais), Mauro Moraes (Prevenção à Violência), Ozeny Moraes (Gestão e Convênios), Maurício Carvalho (Meio Ambiente) e Paulo Aquino (Governo).
 
Ainda o presidente da Agência Reguladora, Manoel Cordeiro, o procurador geral do município, Cleudson Almeida, o presidente da Câmara Municipal, Reinaldo Miranda, mais os vereadores Carlito do Peixe, Neinha, Wellington Andrade, Pablo Roberto, Eli Ribeiro, Gerusa Sampaio e José Carneiro, além de diretores, coordenadores e chefes de gabinete da Prefeitura e o ex-deputado Colbert Martins.  

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Grande procura nos postos pela vacina contra Influenza em Feira de Santana

Vacinação
 O movimento nos postos de saúde de Feira de Santana foi intenso desde o início da manhã desta segunda-feira, 18. Em alguns deles, a procura pela vacina contra a gripe Influenza começou antes da abertura dos portões, às 8h. A Secretaria Municipal de Saúde distribuiu o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (PSF).

A vacina previne contra os vírus da influenza tipo B, H1N1 e H3n2. Deverão receber a dose, conforme a meta do Ministério da Saúde, 128 mil pessoas, o que corresponde a 80% do público alvo. Técnicos afirmam que em duas ou três semanas o vacinado aumenta a sua resistência contra a doença.
 
Na Unidade Básica de Saúde - CASSA, duas equipes de técnicos de enfermagem estão vacinando. Deverão ser imunizadas crianças com idade a partir de seis meses e menor de cinco anos, gestantes, quem tem a partir de 60 anos, puérperas – a mulher que pariu há até 45 dias - trabalhadores da saúde, índios, adolescentes entre 12 e 21 anos que cumpram medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.
 
Também estão sendo vacinados os portadores de doenças crônicas não transmissíveis – diabetes e hipertensão. Nestes casos, as pessoas devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
 
A aposentada Jurany de Andrade Oliveira, 80 anos, foi um das primeiras a garantir sua proteção no Centro de Assistência Social Santo Antônio. “Não me descuido da saúde. Sei que a vacina é a melhor forma de prevenção contra a gripe. Todo ano compareço na unidade”, contou.
 
Também preocupada com a saúde do filho Bruno, de apenas dois anos, a pedagoga Flávia Souza compareceu na unidade logo no primeiro dia da campanha. “Vim aqui protegê-lo do vírus que está se espalhando. A dor que ele sentiu com a ‘furadinha’ é para o bem dele”, afirmou. A campanha nacional iniciada hoje segue até o dia 22 de maio.
 
PREVENÇÃO
 
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
 
À população em geral, o Ministério da Saúde recomenda alguns cuidados simples que podem evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, principalmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.
 
Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.