Submarino

MICARETA 2024

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Joia está sendo preparado para ser a casa dos times feirenses

Joia da Princesa
 No dia 19 de junho o Joia da Princesa vai estar pronto para voltar a ser a casa do Fluminense e dos outros times feirenses nas competições que disputarem. O estádio vai ser reaberto dentro de pouco mais de um mês depois de passar por uma ampla reforma, que o modernizou.

Será a segunda partida do representante feirense na Série D Nacional, contra o Mucuripe – a estreia será contra o Sergipe no dia 12, em Aracaju.
 
Ganhou um novo gramado, que deixa o campo entre os melhores do país, nova pista de atletismo foi construída, atletas e árbitros sentarão em novos bancos, dentro dos bons padrões.
Rampas facilitarão o acesso às arquibancadas de cadeirantes ou de pessoas que tem mobilidade reduzida, as torres de iluminação passaram por renovação, potentes câmeras de segurança foram instaladas. E as cores de Feira foram reavivadas.
 
A grama, de acordo com o engenheiro Antônio Sobral, da AJR Engenharia, empresa responsável pela obra, vai estar na altura ideal quando da sua reabertura, bem como a raiz vai estar na profundidade aproximada de sete centímetros.
A expectativa é de que o primeiro corte aconteça dentro de mais alguns dias e que outro seja feito entre três e quatro dias antes da partida. Até lá, o gramado vai sendo “refrescado” todos os dias com 85 mil metros cúbicos de água. E não tem como fugir do lugar comum: é um grande tapete natural verde.

Prefeitura coloca manilhas em canal para direcionar água na região do Vila Olímpia

Colocação das manilha
 A Prefeitura de Feira de Santana está colocando 200 metros de manilhas no canal que existe no Vila Olímpia, com o objetivo de controlar e direcionar as águas das chuvas naquela região.

Depois, a canalização será totalmente coberta com areia, no sentido de oferecer durabilidade à obra. O material usado será o retirado na escavação da trincheira do BRT, entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, que já foi levado para as imediações do canal.
 
O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, disse que o serviço corresponde à primeira etapa do que se pretende fazer no local, que é direcionar as águas, por meio de manilhas, até o canal localizado no conjunto Feira IV.
Ele também salientou que o material argiloso que será colocado no local vai corrigir a depressão do canal, que considera grande.

Instituições públicas e privadas participam do Dia do Brincar

Dia do Brincar
 Escolas e creches públicas municipais e particulares, o Hospital da Criança, academias, espaços de lazer e atividades culturais. Nesta terça-feira, 31, todas essas instituições vão abrir suas portas com o objetivo de colocar todas as crianças para brincar.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, o Dia B objetiva reafirmar o direito a brincar que todas as crianças e adolescentes têm.
 
“Brincar é uma atividade de grande importância para o desenvolvimento das crianças. Por isso, desenvolver estratégias com este foco é importante para a promoção da infância. Foi pensando nisso que a Divisão de Educação Infantil da Seduc pensou em comemorar o Dia Mundial do Brincar, que se comemora no dia 28 de maio, mas que em Feira de Santana será celebrado nesta terça", explica a pedagoga e secretária de Educação, Jayana Ribeiro.
 
A proposta da Seduc é mobilizar as instituições a desenvolver estratégias de sensibilização e conscientização sobre a importância do lúdico, cultivando o respeito pelo tempo de brincar. Cada espaço tem autonomia para decidir como vai comemorar o Dia do Brincar. A Seduc promove a mobilização dos coordenadores pedagógicos e dos gestores das escolas que oferecem Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
 
“Cada unidade está cuidando do planejamento do seu Dia B. Nossa intenção é que no dia 31, todas as ações sejam voltadas para o brincar e a sua importância”, explica a professora Fabiana Castelo Branco, membro da Divisão de Educação Infantil  da Seduc.

Agentes de Trânsito de Feira de Santana aderem ao Maio de Luto

Agentes de Trânsito
 Os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Feira de Santana realizaram um ato de protesto contra a violência na manhã desta segunda-feira, 30. O ato, intitulado "Maio de Luto", aconteceu em frente ao Paço Municipal Maria Quitéria e fez parte de um movimento nacional em virtude do assassinato de um agente de trânsito ocorrido no estado do Tocantins, na semana passada.
Cerca de 60 agentes de trânsito participaram do ato em Feira de Santana. O movimento também está acontecendo em outros 13 estados e no Distrito Federal: Acre, Alagoas, Ceara, Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
 
O vice-presidente da AFAT (Associação Feirense de Agentes de Transito), Carlos Eduardo Oliveira Amorim, ressalta que a violência contra a categoria é uma realidade enfrentada diariamente pelos trabalhadores. "São constantes agressões verbais, principalmente. Já tivemos casos de agressões físicas aqui na cidade há alguns anos. E quando chega a um extremo, como aconteceu com o colega no Tocantins, é algo que abala bastante a todos. E a prova disso é esse movimento que acontece em todo o país", revela.
 
 
CASO 
O agente de trânsito da Prefeitura de Araguaína, norte do Tocantins, Agenison Pereira Jorge, de 28 anos, foi baleado na tarde da última sexta-feira, 27, enquanto trabalhava, no centro da cidade. Ele foi socorrido e morreu no hospital.

Cavalgada fecha a XVII Festa de Vaqueiros de Ipuaçu

foto
A tarde de domingo, 29, estava apenas iniciando quando centenas de vaqueiros começaram a se reunir para a cavalgada da XVII Festa de Vaqueiros do distrito Governador João Durval Carneiro, antigo Ipuaçu.
 
A saída foi da Fazenda Pedra da Canoa, com destino a praça da sede do distrito. No caminho passaram pelas comunidades de Umbuzeiros e Vera Cruz. A cavalgada foi puxada por Roni Reis.
 
Na sede, vaqueiros, peões e cavaleiros foram recepcionados com oração e aboiada. Os participantes se reuniram em frente ao palco, onde também foi realizado sorteio de brindes.
 foto
Grupos de montaria de diversas regiões também participaram do evento, que segundo os organizadores contou com 500 pessoas. Grupos do distrito de Humildes e das cidades de Anguera, Santa Bárbara, Santo Estêvão e São Paulo estavam presentes.
 
"É uma festa tradicional que todos os anos reúne os vaqueiros e os apaixonados por essa tradição. São 17 anos de sucesso aqui em nosso distrito", afirmou um dos organizadores do evento, Jurandir de Carvalho.
 
A festa continuou pela noite do domingo com as apresentações das bandas Paixão Sem Limite, Lia Queiroz, Baya e Banda, A Vaqueirama e Sem Pareia.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Prefeitura avança obras em escola e ginásio de esportes

foto
Duas obras importantes, ambas realizadas pela Prefeitura de Feira de Santana – uma no distrito de Humildes e a outra no conjunto George Américo, estão em estágios distintos.
 
Na zona urbana, a Escola Norma Sueli passa por ampla reforma e aumento considerável da sua área útil, com a construção do primeiro andar.
 
Os operários se concentram nas vigas que darão sustentação ao andar superior da unidade, onde funcionarão, além de sala de aula, espaços para lazer e a cultura.
 
Reformada, a escola passará a ter 13 salas e o aumento de novas vagas vai atender a demanda do bairro, um dos mais populosos de Feira de Santana.
 foto
Em Humildes, distrito mais populoso de Feira, os operários estão terminando a pintura da parte superior do moderno e amplo ginásio de esportes.
 
Outros estão fazendo retoques finais nas instalações sanitárias e em outros ambientes. Coberto e com vários lances de arquibancada, o ginásio também é dotado de um amplo palco.

Creche no Viveiros será inaugurada em junho

foto
A comunidade do bairro Viveiros vai ganhar mais um importante equipamento destinado à educação. O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) será entregue para a comunidade no mês de junho. Na manhã desta segunda-feira, 23, o prefeito José Ronaldo de Carvalho e a secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, estiveram no local inspecionando o resultado da obra.
 
Dos serviços a serem executados só faltam instalar o guarda-corpo de uma das rampas de acesso às salas e as divisórias nos banheiros. Detalhes que deverão ficar prontos dentro de 20 dias. O equipamento foi totalmente construído com recursos próprios.
 foto
O CEMEI possui uma estrutura moderna, ampla e arejada. Dispõe de oito salas, sendo quatro delas com banheiro, biblioteca, refeitório, área de recreação coberta e mais o setor administrativo. Em cada uma das salas, uma parede recebeu uma cor diferente – verde, amarelo, rosa ou azul. As demais são brancas. Algumas colunas na área interna do prédio também são coloridas.
 
O centro de educação vai ganhar também os itens do Projeto Reequipar, que são mobiliários modernos, como cadeiras, mesas e armários, de resina e coloridos. Eles têm maior durabilidade e são mais fáceis de limpar. A cozinha será equipada com utensílios industriais, como batedeira e liquidificador.
 foto
O CEMEI vai homenagear Nelsa dos Santos Brasileiro, uma das primeiras moradoras do bairro. Ela faleceu em 2011, aos 49 anos, vítima do câncer de mama. Deixou quatro filhos. “Ficamos felizes com essa homenagem. Minha mãe era uma pessoa atuante no bairro, teve uma escolinha e foi agente de saúde. Ela lutou muito por essa creche”, contou a filha Isabela Brasileiro.

Ipuaçu vai comemorar a XVII Festa do Vaqueiro no final de semana

foto
O distrito Governador João Durval Carneiro, conhecido como Ipuaçu, estará em festa no próximo final de semana, quando será realizada a XVII Festa do Vaqueiro. O evento acontece entre sexta-feira, 27, e domingo, 29, e será marcado por shows musicais e a tradiconal cavalgada, no último dia de programação.
 
A abertura da festa, na sexta-feira, será marcada por uma procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, às 18h. A partir das 20h começam os shows musicais no palco montado na praça principal do distrito. As atrações são: Danilo e Banda; Bruninho; Dr. Ed; e Mania de Paquerar. 
 
No sábado a festividade começa as 19h, com shows de: Forró com Mel; Valdomio; Diego Costa; e Marcelo Magalhães. No domingo a programação começa logo pela manhã, com a tradicional cavalgada e desfile de vaqueiros, com saída da localidade Pedra da Canoa (Bar do Bim), prevista para as 9h. A dispersação será na saída do distrito. Na oportunidade serão premiados o vaqueiro melhor encourado e o pior trajado. 
 foto
A programação musical no domingo começa às 12h, com as atrações: Paixão Sem Limites; Olhar Sereno; Lilian Queiroz; Baia e Banda; Vaqueirama; e 100 Párea. A festividade acontece há 17 anos e faz parte do calendário oficial de festejos do Município. Traz como tema este ano: "Preservar o rio Jacuipe é defender a vida". 
 

Ronaldo participa de missa em louvor a Senhor do Bonfim

foto
Sentimentos de fé e devoção marcaram as comemorações em louvor a Senhor do Bonfim, no distrito de Bonfim de Feira. Na manhã deste domingo, 22, foi celebrada a missa de encerramento do novenário – no final da tarde ainda teve a procissão em ação de graças. 
 
O prefeito José Ronaldo de Carvalho participou da solenidade, que foi presidida pelo padre Luís Carlos Cerqueira. Também marcaram presença o deputado estadual Carlos Geilson, o vereador Roque Pereira e o ex-deputado Colbert Filho.  
 
Durante as nove noites, os católicos refletiram o tema "Senhor do Bonfim fonte de misericórdia" com momentos de orações e cânticos. Desde o dia 12, sempre após as celebrações, os fiéis participaram de quermesse e leilão de prendas.  
 
O prefeito observou o número expressivo de pessoas que participaram do momento litúrgico. "Fico alegre quando vejo uma igreja tão participativa. Parabenizo a todos que se engajaram para promover uma festa tão bonita", disse. 
 
Ele aproveitou a oportunidade para esclarecer à comunidade que a estrada que dá acesso ao distrito é de responsabilidade do Governo do Estado. A via está em condições ruins de trafegabilidade por conta dos inúmeros buracos no asfalto. Ele estava acompanhado pelo secretário de Governo, Paulo Aquino. 

Mais um trecho do prolongamento da Fraga Maia recebe asfalto

foto
A pavimentação asfáltica no prolongamento da avenida Francisco Fraga Maia segue a todo vapor. Na manhã deste sábado, 21, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, dava continuidade ao serviço. 
 
Estão sendo aplicadas camadas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), material considerado o que há de melhor em urbanização de vias públicas. Máquinas e operários estavam concentrados no trecho compreendido entre o cruzamento da Fraga Maia com a rua Tijuca até as obras do canal, que corta a avenida na altura do bairro Parque Ipê.
 
No total serão mais 6.200 metros quadrados de avenida com pista pavimentada, proporcionando conforto e segurança para o motorista. O serviço está a cargo da empresa Mazza Engenharia, vencedora da licitação pública. 
 foto
Enquanto era aplicado o asfalto, outra turma dava sequência aos serviços de macrodrenagem com a colocação de manilhas. Elas têm diâmetro dez vezes maior que as atuais – isso vai permitir a vazão normal evitando acúmulo de água e esgoto e, consequentemente, vai resolver o problema de poluição ambiental na aérea.
 
Moradores acompanharam o andamento das obras nesta manhã. Segundo eles, os investimentos representam a concretização de um antigo desejo tanto de quem mora na região quanto das pessoas que trafegam pela avenida. “A obra vai ficar uma beleza. Além de melhorar o aspecto do lugar, os motoristas vão passar com mais segurança”, disse Edésio dos Santos.   

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Agentes conscientizam motoristas para diminuição de mortes no trânsito

foto
O maio amarelo de 2016 tem como objetivo diminuir os índices de mortes no trânsito no Brasil. E em Feira de Santana os agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) foram as ruas alertar os condutores sobre este tema.

As equipes se reversavam entre os cruzamentos das avenidas Getúlio Vargas/Senhor dos Passos, Getúlio Vargas/J.J. Seabra, Getúlio Vargas/Castro Alves e Getúlio Vargas/Barão do Rio Branco. Entre um sinal vermelho e outro, dois cartazes eram apresentados.
foto
“Atenção no trânsito pela vida”, é a mensagem que um dos cartazes trás para motoristas e pedestres. No outro, o número de mortes por ano no trânsito é o destaque – 43 mil pessoas.

“A nossa ideia é sensibilizar os condutores e pedestres para a atenção ao trânsito, que é feito de vidas”, destacou a agente de trânsito, Mayara Brandão. As agentes Michele Medeiros e Carina Rocha também fizeram parte da equipe de conscientização.

Na oportunidade as agentes também distribuíram panfletos e lixeiras veiculares para quem trafegava pelos cruzamentos.

Prefeitura cede Joia para Flu disputar Série D

foto
A Prefeitura de Feira de Santana cedeu gratuitamente o Joia da Princesa para ser usado pelo Fluminense durante a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, prazo ininterrupto de seis meses.

O clube ficará responsável pelo pagamento das taxas e outras despesas, como os encargos civis e administrativos. As contas de água e luz ficarão sob a responsabilidade da Prefeitura.

O município poderá revogar, unilateralmente e sem comprovada necessidade de utilização do imóvel à execução de seus serviços ou do não obrigações contratuais e legais por parte do clube.

Também poderá requisitar o uso temporário do imóvel cedido desde que o requeira à diretoria do Fluminense com 72 horas de antecedência.


A conservação do estádio é de competência e responsabilidade do município, bem como as providências dos respectivos Laudos Técnicos exigidos na legislação brasileira para práticas desportivas, no local.

Casos de abuso sexual em crianças e adolescentes caem no município

foto
“Silêncio Não”. “Abuso Não”. Em cartazes, faixas e, até mesmo, na estampa das blusas, as mensagens tinham um mesmo sentido: o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para chamar a atenção da sociedade, centenas de pessoas, entre elas, representantes de movimentos sociais, se mobilizaram, na tarde desta quarta-feira, 18, durante a caminhada que marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. 
 
A mobilização saiu do cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria até a Praça de Alimentação Gilson Pereira. Durante o percurso, participantes também fizeram uso da fala para alertar sobre a importância em denunciar os casos de violência através do Disque 100. Segundo dados da Promotoria da Infância e Juventude, vem decrescendo o número de casos no município. Enquanto em 2014 foram 108 casos, em 2015, caiu para 70, e até abril deste ano, foram 26 ocorrências. 
 foto
A iniciativa do Pair (Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro) contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, CRAS, CREAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e o Ministério Público Estadual. Ainda presentes, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e representantes de segmentos religiosos.
 
Se posicionaram a frente da caminhada, a Banda Marcial do Dispensário Santana, a fanfarra do 35º Batalhão de Infantaria e estudantes da Escola Municipal Agrário de Oliveira Melo, do distrito de Ipuaçu, e do Colégio da Polícia Militar.
 
O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, exaltou a participação de todos os envolvidos. “Essa caminhada é para chamar a atenção da sociedade para que não seja conivente, mas que denuncie os casos de violência contra crianças e adolescentes aos órgãos competentes”.
 foto
A promotora da Infância Edelzuit Freitas disse que Feira de Santana “é diferenciada porque conta com uma rede comprometida, formada pelo poder público, a sociedade e as entidades”. “Hoje é um dia para refletir e reafirmar o compromisso em combater o abuso e a exploração de crianças e adolescentes”, afirmou.                                      
 
O prefeito José Ronaldo de Carvalho também ressaltou a importância do trabalho de todos os envolvidos e reassumiu o compromisso que o município tem com a infância  e a juventude.

Encerrada 2º etapa para seleção de oficineiros do Maestro Miro

foto
A segunda fase da seleção para oficineiros do Centro de Cultura Maestro Miro foi encerrada nesta quarta-feira, 18. Foram dois dias de avaliação, resumida em entrevista e demonstração de aulas práticas – para algumas categorias. O peso desta fase foi de 40%, a primeira 60%.

O resultado das notas desta segunda etapa será divulgado nesta sexta-feira, 20. Os selecionados serão aqueles que conquistarem as melhores médias ponderadas na somatória das duas fases. A lista final com os selecionados será divulgada no dia 31 de maio.

A pontuação de cada candidato foi de acordo com critérios de avaliações estabelecidos pelos jurados de cada modalidade de oficinas. O avaliador para as oficinas de teatro foi Fernando Marinho; Ligia Motta, de artes plásticas; Beto Pitombo, de música; e Adalgiza Dolim, para a dança.
foto
“Fizemos um processo seletivo transparente, dando oportunidade de todos participarem. Os selecionados, teremos a certeza que serão os melhores que nossa cidade vai ter, dando mais qualidade as nossas oficinas”, destacou o diretor Atividades Culturais, Luiz Augusto Oliveira.


Todos os resultados devem ser verificados pelos candidatos através do site da Prefeitura de Feira de Santana: www.feiradesantana.ba.gov.br.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Inaugurado em Feira de Santana 1º polo de confecções da Bahia

Polimodas Feira
 O prefeito José Ronaldo de Carvalho elogiou a visão a longo prazo e a capacidade empreendedora das pessoas que se integraram ao projeto Polimodas, inaugurado na noite desta segunda-feira, 16.

“Uma das máximas da economia é que as oportunidades também surgem em momentos ou períodos de crise e este empreendimento é o lado prático deste ditado, porque já nasceu vitorioso”, afirmou o prefeito.
 
E mais do que confiar no futuro, continuou, os empresários apostam no potencial econômico e financeiro de Feira de Santana, dona de um dos maiores PIBs do estado.
 
É o primeiro polo de confecções da Bahia, que está sendo considerado um embrião pelo Sindvest, entidade que representa a categoria e que vai vender no varejo e no atacado.
 
“A Prefeitura não poderia apenas ficar olhando a movimentação dos empresários para que este sonho se realizasse, por isso no integramos neste esforço e um sonho que vem sendo sonhado há alguns anos”.
 
Para o presidente da FIEB (Federação da Indústria do Estado da Bahia), Ricardo Albin, o Polimodas é um exemplo de preserverança e empreendedorismo, que vai atuar sem que haja competição com o comércio.
 
“É um empreendimento que vai melhor significativamente as condições de vendas dos empreendedores”, afirmou Edison Nogueira, presidente do Sinvest, entidade que reúne o empresariado do setor.
 
Ele salientou que o Polimodas é uma oportunidade para que as pessoas empreendam e que a iniciativa vai consolidar o município entre os grandes produtores de confecções de todo o país.
 
Para competir em um setor difícil, diz o presidente, que o caminho é focar na qualidade dos produtos e em preços competitivos para, assim, fazer com a comerciantes do atacado que se dirigem a outros estados fiquem em Feira.
 
O empresário Valdi Cerqueira, da VM Etiquetas, disse que o empreendimento é uma porta para que nos empresários cresçam e que com a unidade a sua empresa se aproximou dos seus clientes.
 
Ao todo serão 75 lojas, sendo que 55 são baianas. Incialmente a expectativa é que sejam gerados pouco mais de 200 empregos diretos e outros 1,3 mil indiretos.
 
Estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Manoel Gomes de Mendonça Neto, o deputado estadual Carlos Geilson, Carlos Andrade, co Fecomércio, secretários municipais, entre eles o de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, e vereadores.

Iniciadas audiências públicas para Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

Audiência Pública
 As audiências públicas que vão debater ideais e colher elementos para a elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de Feira de Santana foram iniciadas nesta segunda-feira, 16. Dela participaram os representantes da Região I, no CRAS das Baraúnas.

À tarde, a audiência acontece no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, com a participação das entidades localizadas na região II – ao todo serão quatro regiões e mais dois distritos – Maria Quitéria e Humildes, e oito audiências.
 
O plano, na opinião Edmundo Kroger, da Cetup (Centro de Educação e Cultura Popular), ONG que ganhou a licitação para que elaborasse o documento, deve atender as demandas locais. Participam dos debates entidades, públicas ou da sociedade civil organizada, que trabalham com crianças e adolescentes.
Ele salienta que o Plano que estão elaborando é importante porque deverá ser base para o planejamento de todos os conselhos que existem no município. “Daí a necessidade de se ouvir a comunidade”. A meta é que o projeto seja encaminhado no próximo mês à Câmara para apreciação dos vereadores.
 
O Plano, para aplicação nos próximos dez anos, será focado nas áreas da segurança, social, educacional, cultural, saúde, entre outras relacionadas ao setor.
 
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Régis, acentuou que os agentes locais conhecem as realidade das suas áreas de atuações. “É uma área sensível da nossa sociedade, daí a necessidade de se entender para bem atender e a sua construção deve ser conjunta”.

LDO 2017 é entregue na Câmara de Vereadores

foto
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2017 de Feira de Santana foi entregue para apreciação do legislativo na manhã desta segunda-feira, 16. O documento foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, Reinaldo Miranda, pelo assessor de orçamento, Luiz Ivan dos Santos Silva e o chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento, Francisco Fraga Maia Filho.

O projeto estabelece as metas e prioridades da administração municipal, além das orientações à elaboração do Orçamento-Programa do município em 2017. A elaboração do projeto se deu através da realização de audiências públicas nas regiões administrativas, no período de 1 a 7 de março deste ano.

A LDO resulta da realidade econômica e financeira do município, considerando estimativas de receitas, de despesas e de metas fiscais, sem perder de vista o equilíbrio entre os gastos e receitas, em respeito a Lei de Responsabilidade Fiscal.
foto
“Estamos trabalhando com um valor parecido da anterior. Uma previsão prudente, considerando o atual cenário que vive o país. Vale ressaltar, que as metas podem ser revisadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) em caso de melhoria do cenário”, destacou Luiz Ivan.

O documento será apreciado pelos 21 vereadores feirenses – será entregue uma cópia digital a cada um – e depois colocado em votação no plenário da Casa Legislativa.

Prefeitura inicia obra de unidade de saúde no Corredor dos Araças

foto
Com as mãos erguidas para o alto em sinal de agradecimento e reverência a Deus, a lavradora Josefina Santos Santana, de 63 anos, acompanhou a autorização para a construção de uma Unidade Básica de Saúde, no Corredor dos Araças, região do bairro SIM, na manhã desta segunda-feira, 16. A ordem de serviço foi dada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Enquanto ouvia-o falar recordou que “durante todo esse tempo que moro no Corredor dos Araças” – já são mais de 50 anos - tinha que se deslocar ao distrito de Jaíba para receber atendimentos de saúde. “Pedi muito a Deus que desse pra gente essa grande bênção. E esse dia chegou”, contou.

A unidade de saúde vai funcionar na mesma área onde a Prefeitura está construindo uma creche, cujo andamento dos serviços foi acompanhado pelo prefeito. Também ao lado já está em funcionamento a Escola Municipal Adelice Cavalcante, inaugurada em março deste ano. Com isso, a Prefeitura está dotando de infraestrutura completa em saúde e educação uma região em que a população está em expansão. E onde o crescimento tem sido bastante rápido, exigindo as ações do governo municipal.

“Mesmo não estando aqui durante minha campanha política prometendo que faria essas obras, venho hoje autorizar mais um investimento para essa região e que vai beneficiar muitas famílias”, afirmou Ronaldo.
foto
A obra será executada pela empresa CRE Construtora, vencedora da licitação pública. Os serviços já foram iniciados com a reforma de um imóvel existente no local. Dele só será aproveitado a estrutura, uma vez que, serão construídos novos espaços e demolidos outros.

A UBS vai dispor de consultórios de enfermagem, médico e odontológico, salas de procedimentos (curativo, vacina, nebulização), auditório, farmácia e recepção. O contrato para a execução da obra é de seis meses.
Além de moradores, acompanharam o ato os secretários municipais Denise Mascarenhas (Saúde), Pedro Boaventura (Transportes e Trânsito), Paulo Aquino (Governo), Jayana Ribeiro (Educação) e José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano). 

domingo, 15 de maio de 2016

Prefeitura de Feira de Santana começa a distribuir sementes de milho e feijão

Entrega das sementes
 Os 61 agricultores da Associação Sede Tapera I, em Jaíba, foram os primeiros a receber as sementes de milho e feijão que serão distribuídas pela Prefeitura de Feira de Santana, que deverão ser plantadas na safra de inverno.

As sementes foram entregues pelos prefeito José Ronaldo de Carvalho, que estava acompanhado pelo secretário de Agricultura, Joedilson Machado. “Agora vamos esperar que as chuvas caiam com regularidade”.
 
Neste ano, disse Joedilson Machado, a Prefeitura comprou, por meio de licitação pública, 50 toneladas de feijão e mais 25 toneladas de milho, que atenderão as necessidades de 15 mil pequenos agricultores. A quantidade foi 25% maior do que no ano passado.
 
Na terça-feira, 17, distribuição das sementes será feita na Barra, povoado de Jaguara e em Bonfim de Feira, na quinta-feira será a vez dos agricultores de Humildes recebe-las.
 
No sábado, os agricultores de Tiquaruçu receberão suas sementes e no dia 24, Maria Quitéria, Matinha e Ipuaçu serão os beneficiados. “Só tô esperando chover mais um pouco para preparar a terra e plantar esta semente”, declarou a agricultor Gilmar Alves. “Não posso perder tempo”.

Começa a colocação de vigas pré-moldadas do BRT da Getúlio Vargas

Colocação das Vigas
 As primeiras vigas longarinas da trincheira que a Prefeitura de Feira de Santana está construindo no cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, foram fixadas na manhã deste sabádo (14/05) e a previsão é que o serviço seja finalizado no domingo.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho, com secretários municipais, entre eles o de Gestão e Convênios, Ozeny Moraes, acompanhou a complexa operação, que envolveu dois potentes guindastes e vários operários e engenheiros.
 
“A trincheira começa a tomar forma e dentro de mais algumas semanas vamos liberar o tráfego nos dois sentidos, centro-bairros”, afirmou José Ronaldo, que ainda enfatizou que o equipamento vai garantir a fluidez do trânsito naquela área.
As vigas, que foram construídas no final da avenida Fraga Maia, foram transportadas por carretas – quatro estão sendo usadas na operação – a partir das 6 horas, para que não interferisse no trânsito.
 
Finda esta etapa, a fase seguinte é a laje. “O serviço está fluindo dentro do previsto e dentro de mais algumas semanas o tráfego nesta área vai ser liberado”, afirmou Ozeny Moraes.
 
A trincheira é parte importante do processo de modernização da mobilidade urbana de Feira de Santana.

Prefeitura e parceiros definem logística para passagem da Tocha Olímpica em Feira de Santana

Reunião Tocha
 Representantes de órgãos municipais e das forças de segurança que participarão da condução da Tocha Olímpica em Feira de Santana, no dia 25, participaram de mais uma reunião preparatória para o evento, na manhã desta quinta-feira, 12, no CEAF.

Ficou definido que os cruzamentos entre as ruas que fazem parte da rota por onde a Tocha Olímpica vai passar será fechado ao trânsito à medida que o comboio se aproxime e que as interseções serão fechados às 8h.
 
Outro ponto que ficou definido é que o estacionamento de veículo no percurso será suspenso a partir das 5h. Os motoristas serão orientados para que não parem seus veículos ao longo destas avenidas e ruas.
O comboio vai sair das imediações da Igreja de Santo Antônio e seguir pelas ruas Felinto Marques de Cerqueira, General João Costa, avenidas João Durval e Newton Rique, rua Frei Caneca, avenida Maria Quitéria, rua Carlos Valadares e avenida Senhor dos Passos.
 
O secretário de Prevenção à Violência, Mauro Moraes, analisa que a logística do evento é muito complexa, daí a necessidade da participação de todos estes setores. “Nestes encontros definem-se as responsabilidade de cada segmento”.
Ele ainda explicou que à medida que o comboio passar e estiver numa distância considerada segura, o trânsito será aberto. “Estamos pensando uma maneira de interferir o mínimo na rotina dos cidadãos”.
 
Participaram da reunião representantes das polícias Militar e Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, 35º BI, Superintendência Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, mais a Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
 
Trajeto que será percorrido com a Tocha Olímpica 

Troféu Oscar Folia elege os melhores da Micareta 2016 no próximo dia 31

Oscar Folia
 Os melhores da Micareta de Feira 2016, em suas respectivas categorias, serão eleitos no dia 31 de maio, em mais uma edição do Troféu Oscar Folia. A premiação é uma iniciativa da Revista Alternativa. A solenidade será no Centro de Cultura Amélio Amorim, a partir das 19h, e terá como tema: "Um programa de rádio".

Os ingressos são trocados por uma lata de leite em pó, e podem ser adquiridos nos balcões do Jornal Folha do Estado, na Vila Contêiner, ou no da Central Mix, no Shopping Boulevard. Os alimentos arrecadados serão doados a Creche Dagmar Silva. 
 
A votação para a escolha dos vencedores está sendo feita através do site:  www.trofeuoscarfolia.com.br . 

Finalizadas audiências públicas para elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

foto
A Agência Reguladora de Feira de Santana realizou as quatro audiências públicas previstas para a elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos.
 
O plano será elaborado para ser aplicado nas duas próximas décadas, com ajustes a cada quadriênio e com a participação popular.
 
A última foi realizada na tarde de quinta-feira, 12, no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria de Saúde e as outras aconteceram no Feira X, distrito de Maria Quitéria e no Tomba.
 
O diretor presidente da Agência, Manoel Cordeiro, disse ser importante a participação dos cidadãos na elaboração do plano ao expor suas opiniões e apontar suas necessidades.
 
O que se buscou, disse o diretor, foram as especificações e quantificações, diagnosticar e prognosticar, com detalhamento das origens, destinos, por ser um projeto para o futuro.
 foto
“A iniciativa teve como meta resgatar o direito da comunidade em opinar, inseri-la no processo de informação”, afirmou Manoel Cordeiro, e informou que as ideias e sugestões serão devida e atentamente analisadas.
 
Daniel Tha, um dos representantes da empresa Envex, vencedora da licitação pública para elaboração do projeto, as audiências tem como objetivo embasar o plano com as opiniões dos moradores da cidade.
 
“Assim, ele ficará embasado pela realidade local”. Os passos futuros serão as elaborações dos programas e projetos de ações”, afirmou Daniel Tha.
 
Outras rodadas de audiências serão realizadas: para apresentar a versão preliminar e a uma final – depois, o Plano vai ser encaminhado para apreciação na Câmara de Vereadores.