Submarino

MICARETA 2024

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Secom apresenta à imprensa o seu Núcleo de Jornalismo

Núcleo de Jornalismo
 A Secretaria de Comunicação Social de Feira de Santana apresenta nesta quinta-feira, às 10h, para profissionais de imprensa local, o seu Núcleo de Jornalismo Radialista Dourival Oliveira. O órgão está localizado na rua Castro Alves, ao lado do prédio da Secretaria de Prevenção à Violência e Direitos Humanos (Seprev). Na oportunidade, o prefeito José Ronaldo fará um bate-papo com os jornalistas presentes, sobre obras que estão sendo inauguradas no primeiro semestre e uma previsão para os últimos seis meses do ano.

O secretário de Comunicação, Valdomiro Silva, decidiu criar o Núcleo com o objetivo de desafogar a sede da Secom, localizada no prédio do Governo Municipal. Há algum tempo, com a ampliação de atividades da pasta, a exemplo da webtv oficial, as instalações se apresentavam insuficientes e até desconfortáveis para os profissionais que atuam na comunicação governamental.
 
Com o Núcleo, a sede da Secom no prédio da Prefeitura passa a abrigar apenas as áreas administrativas do órgão – atendimento ao público, o gabinete do secretário, as salas do chefe de Gabinete e da oficial de gabinete, a Diretoria de Propaganda, além de almoxarifado. No local  permanece um plantão de jornalistas para atender a cobertura dos fatos ocorridos no Gabinete do Prefeito.
 
Já no Núcleo de Jornalismo, estão acomodados os diversos setores de produção da Secretaria de Comunicação. As redações do site www.feiradesantana.ba.gov.br e da webtv Vem Ver Feira; o estúdio deste canal televisivo virtual, a divisão de rádio, a divisão de fotografias e a equipe de redes sociais.
 
Profissionais do jornalismo feirense já falecidos estão sendo homenageados pela Secom, denominando as repartições instaladas no Núcleo. O prédio, em si, é denominado Núcleo de Jornalismo Radialista Dourival Oliveira. Foi o primeiro assessor de imprensa da administração municipal, de acordo com o historiador Adilson Simas. A Divisão de Rádio leva o nome do radialista Lucílio Bastos, um dos mais importantes profissionais da comunicação em Feira de Santana nos anos 60, 70 e início da década de 80.
 
A Divisão de Fotografias homenageia Daniel Franco, antigo profissional ainda da época em que a Prefeitura de Feira contava com uma assessoria de imprensa, anterior a criação da Secretaria. A redação da webtv foi batizada Aparecida Machado, ex-secretária de Comunicação do município, com intensa atuação na imprensa local por mais de três décadas. E a redação do site e redes sociais tem o nome da jornalista Elis Regina Machado, que faleceu ainda muito jovem nos anos 80, mas já tinha uma presença marcante no meio impresso de comunicação.
 
“Buscamos homenagear profissionais que foram importantes na trajetória do jornalismo em Feira de Santana mas ainda não haviam sido lembrados na denominação de equipamentos públicos”, diz o secretário Valdomiro Silva. Ao apresentar as instalações do Núcleo de Jornalismo, a Secom também vai mostrar equipamentos de televisão  adquiridos recentemente para melhor estruturar a webtv.
 

Escolas da Queimadinha ganham nova e colorida estrutura

foto
Após passar por amplas reformas, as escolas municipais Dr. Celso Ribeiro Daltro e Coriolano Farias, situadas na Queimadinha, vão ser entregues à comunidade nesta quinta-feira, 30, a partir das 19:00. As unidades foram totalmente reestruturadas e ganharam o novo padrão arquitetônico da Rede Municipal de Ensino, que oferece um espaço mais confortável e organizado  para alunos e professores.

Num terreno de difícil construção devido à umidade do solo, a obra da Escola Municipal Celso Ribeiro Daltro passou por alguns entraves; foi feito um serviço de fundação com a utilização de estacas metálicas - que fazem a sustentação da estrutura de concreto armado devido à instabilidade do solo. Nesta quinta-feira, a escola ganha um espaço totalmente novo e bem equipado.
foto
A escola foi totalmente construída do zero, ganhando nove salas de aula, área administrativa com secretaria, sala de professores e diretoria, refeitório, auditório, biblioteca com sala de informática, depósitos e sanitários, além de uma quadra poliesportiva com vestiários.

Já a Escola Municipal Coriolano Farias teve seus espaços internos totalmente revestidos por cerâmica, as salas de aula foram pintadas, forradas, ganharam novos quadros e receberam ainda dois ventiladores cada. Os antigos combogós foram substituídos por esquadrias, as redes elétrica e hidráulica passaram por revisão, assim como o telhado e as grades de toda a unidade. Os sanitários também ganharam novo revestimento.

“Estamos orgulhosos de entregar à comunidade da Queimadinha estas escolas totalmente recuperadas, até parecem novas por que os espaços ganharam novas formas, cores e organização. As duas unidades foram reconstruídas com recursos próprios e foram mobiliadas pelo Projeto Reequipar", destaca a secretária de Educação, Jayana Ribeiro. As escolas também ganharam acesso à Internet com sistema Wi-Fi e segurança eletrônica.

Feira Produtiva realiza capacitação sobre microfinanças

foto
O projeto Feira Produtiva está realizando capacitação sobre microfinanças. As oficinas de orientação, a cargo de técnicos do Sebrae, especialmente convidados para esta finalidade, estão sendo ministradas no espaço cultural da Igreja do Avivamento Bíblico na avenida Senhor dos Passos.
 
“Podem e devem participar todas as pessoa que integram os grupos assistidos e acompanhados de perto pelo Feira Produtiva”, explica Mayana Cardoso Silva, uma das coordenadoras do trabalho.
 
O objetivo, segundo ela, é familiarizar os empreendedores com os mecanismos usados no programa para o desenvolvimento da economia solidária. Trata-se de alternativas para a obtenção de financiamentos, sem a necessidade do interessado correr riscos recorrendo ao mercado financeiro convencional.
 foto
“No sistema de microfinanças solidária, adotado no projeto, a captação de recursos, por exemplo, pode ser feita pagando juros mais baixos em relação as taxas de mercado”, lembra Mayana. No caso de empréstimos uma das recomendações é o adquirente aplicar os recursos na atividade produtiva e assim garantir o retorno, o capital de giro e capacidade de pagamento.
 
“A destinação correta dos recursos em dinheiro é determinante para o sucesso do negócio”, garantem os técnicos do projeto.
 
Os mecanismos de apoio aos empreendedores do Feira Produtiva, são o banco comunitário, a moeda social e os fundos rotativos solidários, entre outros importantes instrumentos de apoio financeiro para o desenvolvimento da economia solidária.
 
Altair Santos, que é florista, aderiu a ideia e diz estar seguro quanto a obtenção de bons resultados. “A parte financeira é sempre a mais complicada para gerir bem o negócio. Essa ajuda do Feira Produtiva e do pessoal do Sebrae está vindo em boa hora”, pontuou Santos.
 foto 
As oficinas devem durar até o próximo mês de setembro, abrangendo todas as associações do Feira Produtiva na sede e no interior do município.
 
EXECUÇÃO
 
O Projeto Feira Produtiva é executado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento de Ação Social - SEDESO, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SETTDEC e a Secretaria da Agricultura – SEAGRI, com recursos financeiros Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Música no MAP com força total em julho

foto
Os sábados do mês de julho serão de muita música no Mercado de Arte Popular. O projeto Música no MAP volta com força total trazendo atrações feirenses que já estão no gosto popular.

Serão quatro sábados, 9, 16, 23 e 30, com exceção apenas do dia 2 de julho, feriado em toda Bahia. A primeira banda a se apresentar será ainda no clima junino. Forró no Kilo é a responsável pela animação do dia 9.

No dia 16 a banda Escola Pública se apresenta. A terceira atração é Giramente no dia 23 e a banda Chá de Cabeça, composta por diversos artistas locais, encerra o mês.

O projeto é uma iniciativa do governo municipal através da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec).

Bahia x Atlético-GO poderá ser no Joia da Princesa

foto
O novo tapete verde do Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, poderá ser o palco do Esporte Clube Bahia na disputa do Campeonato Brasileiro – Série B. Dirigentes e equipe técnica do clube estiveram em Feira de Santana na manhã desta quarta-feira, 29, para avaliar a possibilidade.

A partida que poderá ser realizada no Joia da Princesa é contra o Atlético de Goiás, no dia 2 de agosto. Neste período, a Arena Fonte Nova estará recepcionando partidas dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Seis representantes do Bahia estiveram no estádio e a possibilidade é grande de ser realizado o jogo. “Eles vieram na semana passada e fizeram uma primeira avaliação. Gostaram do novo gramado, do banco de reservas e vestiário. Tem 99% de chance do jogo ser aqui”, observou o administrador do estádio, José Fernando dos Santos.
foto
O diretor de Mercado do Bahia, Jorge Avancini, elogiou o Joia da Princesa. “Estou bastante surpreso com o que foi feito aqui na reforma. Feira de Santana está de parabéns com o belo estádio. Vamos levar as informações para diretoria e viabilizar a partida”.


Ainda segundo Avancini, fazer jogos do Bahia em Feira de Santana, faz parte de um projeto de interiorização da marca do clube. “É sempre interessante levar nossa equipe para jogar em cidades da Bahia, fora da capital. A torcida sempre comparece em bom número”.

Feira Produtiva lança 10º projeto em Maria Quitéria

foto
Trabalhadores rurais do povoado de Santa Rosa, no distrito de Maria Quitéria, ganham independência financeira através de uma nova alternativa de renda, mesmo residindo na zona rural de Feira de Santana. O Governo Municipal lançou, na manhã desta quarta-feira, 29, a 10ª unidade do programa Feira Produtiva, com a implantação de uma fábrica de sequilhos, bolos e beijus, contemplando membros da Associação Comunitária Nossa Senhora Aparecida.

A entidade conta com mais de 100 associadas, mas de imediato já está gerando fonte de trabalho e renda para pelo menos 10 delas. “Um benefício muito bom para todos nós e que veio em muito boa hora”, frisou a presidente da associação, Isabel Souza.
foto
Para viabilizar a implantação da nova unidade produtora, o programa forneceu equipamentos como freezer, masseira, armário, forno industrial e utensílios menores, como panelas, caldeirões, escorredores, assadeiras e muitos outros.

A iniciativa é do Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além dos equipamentos, conforme o coordenador do programa, João Bosco da Silva, os beneficiados também estão recebendo cursos de capacitação.
foto
Bosco informa ainda que até final deste ano outras 10 unidades produtoras deverão entrar em funcionamento, tanto na zona rural quanto urbana de Feira de Santana, através do desenvolvimento de projetos aos quais as pessoas envolvidas têm aptidão.

Moradores do Residencial Solar da Princesa III conhecem oficinas do Pólo Digital

foto
Na manhã de segunda-feira, 27, a coordenadora dos Pólos de Cultura Digital Anna Peleteiro e o Coordenador de Tecnologia do Instituto Paramitas, Lucas Thomas do Vale, participaram de reunião no Residencial Solar da Princesa III, no bairro Gabriela, Feira de Santana, a convite da Assistente Social do Projeto Convivência Social e Cidadania do programa Minha casa Minha Vida, Luciana Plaster, acompanhada da também Assistente Social Arlene Neves.
 
O objetivo do encontro foi divulgar os cursos ofertados em todos os pólos para a comunidade local, mas com foco no Pólo de Cultura Digital do Parque Servilha, que fica no bairro Caraíbas, localidade mais próxima do residencial.
 
Estiveram presentes aproximadamente 30 pessoas que foram apresentadas e direcionadas aos pólos e cursos ofertados.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Usuários de ônibus ganham mais 26 abrigos cobertos em Feira de Santana

foto
Os usuários do transporte coletivo urbano ganharam mais 26 abrigos cobertos e com assentos, instalados em pontos estratégicos de Feira de Santana. A iniciativa promovida pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), resulta em mais segurança, conforto, proteção e comodidade para os passageiros.
 
Conforme o secretário da SMTT, Pedro Boaventura, com a instalação das novas unidades, já somam 56 abrigos para usuários de ônibus instalados na cidade, tanto em bairros, no Centro e também nos distritos. “Em breve devemos estar instalando outros 21 novos abrigos”, revelou.
 
Os abrigos são de estrutura metálica, com coberturas e assentos para os usuários do transporte enquanto aguardam a condução. Também possuem placas com a marca da Prefeitura.
 
Somente nesta etapa foram instalados abrigos nos bairros George Américo, Asa Branca, Caraíbas, Conceição, George Américo, Asa Branca, Sobradinho, Santa Mônica e Santa Mônica II, avenidas Maria Quitéria, João Durval, Adenil Falcão (praça Zabelê), Presidente Dutra, José Falcão e Transnordestina, conjunto Feira VI e BR 324 (América Outlet).
 
Com a implantação dos novos equipamentos visando melhorar a qualidade do atendimento aos usuários do transporte coletivo urbano em Feira de Santana, o secretário apela à população para zelar pelos abrigos. E faz um alerta, informando que pichar ou depredar equipamentos públicos é crime e que nem mesmo cartazes podem ser afixados nestes locais.

Mais de 49 mil usuários já foram cadastrados no Cartão SUS este ano

foto
Entre janeiro e maio deste ano foram recadastrados 49.740 usuários do Cartão SUS. O documento é confeccionado na Secretaria Municipal de Saúde, com distribuição de senhas a partir das 7h30, pela manhã, e a tarde a partir das 13h. O recadastramento do Cartão SUS é uma determinação do Ministério da Saúde. O documento passa a conter a partir de agora o número do CPF.
 
Para a confecção do cartão, é necessário RG, CPF, e Comprovante de Residência. O Cartão SUS funciona como um banco de dados do paciente, constando os atendimentos que foram prestados ao usuário deste benefício, consultas entre outros.
 
A coordenadora do Cartão SUS, Sônia Vasconcelos, alerta aos usuários para que sempre estejam munidos dos documentos na hora do atendimento.
 
Nos meses de Janeiro a maio deste ano já foram cadastrados 49.740 usuários no sistema. Caso o usuário tenha alguma dúvida pode ligar para o telefone: 75 3625-6606.

Hospital da Mulher só realiza parto cesáreo antes da 39ª semana quando há risco iminente

foto
“O Hospital da Mulher só realiza parto cesáreo antes da 39ª semana de gestação, quando há indicação de risco iminente em relação à criança e a mãe”. A explicação da presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, visa esclarecer a população que não haverá mudanças significativas nos procedimentos do Hospital Inácia Pinto dos Santos, em função da recente medida do Conselho Federal de Medicina (CFM).
 
Em nota o conselho determinou que, a mulher só terá direito a optar pela cirurgia a partir da 39ª semana de gravidez e caberá ao próprio conselho julgar a conduta ética do médico que antecipar o parto no bisturi antes desse prazo.
 
“A medida é bem-vinda, porque reforça a importância do bebê nascer no tempo certo. Em casos excepcionais é que a equipe médica vai indicar qual a melhor providência”, frisa Gilberte Lucas.
 foto
A diretora do Hospital da Mulher lembra que a unidade de emergência trabalha com um número de partos cesáreos inferior a 50% do total. Sendo que a média, mesmo nos meses de maior demanda, não ultrapassa 48%, tida como normal, considerando que em hospitais credenciados pelos planos de saúde privados, o índice de cesáreas chega a 84%.
 
INFORMAÇÃO
 
Gilberte Lucas defende uma maior divulgação da recomendação do Conselho Federal de Medicina. “Muitas mães não tem acesso a informação. Não sabem por exemplo, que uma gravidez para ser considerada completa, tem que durar, no mínimo, 39 semanas. Isso tem que ser trabalhado muito no pré-natal. Desta forma as mães estariam evitando a cultura da cesárea. É a chance de mostrar mais claramente  a real importância de se esperar o momento certo para o bebê nascer”, finalizou.  

Centros de Artes e Esportes Unificados serão inaugurados na próxima sexta

foto
Mais três importantes equipamentos destinados ao esporte e lazer da população de Feira de Santana serão entregues pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho nesta sexta-feira, 1º de julho. Os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUS) foram construídos nos bairros Cidade Nova, Tomba e Aviário.
 
Na manhã desta segunda-feira, 27, o prefeito visitou os equipamentos, onde observou a conclusão das obras. Em cada um deles, foram construídas quadra poliesportiva coberta, pista de Skate e uma ampla estrutura dotada de biblioteca, sala multiuso, teatro e sanitários.
 
A área externa dos equipamentos possui arborização, piso tátil, torres de iluminação e jardim. As obras foram executadas pela Prefeitura, através do PAC. O prefeito observa que são equipamentos públicos de grande valor social e cultural à população.  
 foto
Durante visita ao conjunto Paulo Souto, no Aviário, José Ronaldo ressaltou outras importantes obras que foram realizadas pelo Governo Municipal nesta localidade, como a construção de unidades de saúde, escola e pavimentação de ruas.
 
O gestor municipal esteve acompanhado do secretário de Gestão e Convênios, Ozeny Moraes, e o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, José Braga Neto.

Inscrições abertas para 6ª Conferência Municipal das Cidades

foto
A Secretaria Municipal de Planejamento realizará nos dias 04 e 05 de julho a 6ª Conferência Municipal das Cidades, na Igreja Evangélica do Avivamento Bíblico, localizada à Av.Sr.dos Passos, nº 26 – Centro. Será debatido o tema: "Função Social da Cidade e da Propriedade". O evento deste ano tem como lema: "Cidades inclusivas, participativas e socialmente e justas".
 
Para a participação no evento, é necessária a inscrição prévia de Delegados/Suplentes e Observadores nos limites de vagas estabelecidos pela Comissão Preparatória (150 Delegados e 45 Observadores).
 
As inscrições estão sendo efetuadas na sede da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), localizada à Av. Sampaio, nº 364 (1º andar), Centro. Os interessados deverão estar munidos de documentação pessoal (RG, CPF, comprovante de endereço), além da indicação formal da entidade, a qual representa, e que esta por sua vez, deverá estar cadastrada no Conselho de Assistência Social. Informações através do telefone: (75) 3602-8356 – DEPLANEC. 

Pista da Getúlio Vargas no cruzamento com Maria Quitéria será liberada esta semana

foto
O acesso de veículos na pista da avenida Getúlio Vargas, no cruzamento com a avenida Maria Quitéria, nos dois sentidos, trecho onde estão sendo realizadas as obras de infraestrutura para construção do túnel, será liberado no próximo dia 30. As intervenções fazem parte do projeto para implantação do BRT e continuam avançando com a execução dos serviços na trincheira.
 
As duas vias da passagem suspensa mantêm a mesma dimensão da avenida e já estão pavimentadas com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), considerado o que há de mais moderno em urbanização de vias públicas. Nas laterais também foram deixados espaços para passagem de pedestres.
 
Mesmo com a liberação da pista, as obras continuam. E as laterais da passagem serão isoladas com tapume até conclusão total dos serviços, evitando assim acesso de pedestres e afastando riscos de acidentes.
 foto
Já na passagem inferior do cruzamento, seguindo pela avenida Maria Quitéria, as obras continuam sendo executadas. O encarregado de obras Daniel Silva Pedreira revela que que já está sendo colocado impermeabilizante na passagem para posterior colocação de concreto.
 
O secretário de Gestão e Convênios, Ozeny Moraes, informa que o Governo Municipal está executando as obras, através da construtora Via Engenharia, dentro do cronograma previsto. 
“Nossa previsão é de que até agosto esta obra esteja pronta. E até meado de julho estamos trabalhando para liberar o acesso de quem vem pela avenida Maria Quitéria para o Centro utilizando as vias laterais”, informou.
 
A passagem pelas vias laterais pela avenida Maria Quitéria, cruzamento com a avenida Getúlio Vargas, somente será possível, conforme Ozeny Moraes, após a Coelba retirar os postes da rede.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Legião Urbana faz show em Feira de Santana

A banda Legião Urbana se apresenta com o novo vocalista, André Frateschi, em Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador. O show será realizado no Ária Haal, em 2 de julho.

O show comemora os 30 anos do lançamento do primeiro disco do Legião Urbana e que está sendo relançado agora em edição de luxo, com raridades. Da formação original da banda, participam da apresentação o guitarrista dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá. A banda se apresenta no dia seguinte em Salvador, na Arena Fonte Nova.
 

O show está marcado para começar às 21h, e os ingressos custam R$ 80 (pista-meia), R$ 160 (pista-inteira), R$ 140 (camarote-meia) e R$ 280 (camarote-inteira). As entradas podem ser compradas pela internet, ou presencialmente no Balcão de Ingressos Central Mix do Shopping Boulevard, no Balcão de Ingressos Central Mix do Centro Comercial Maria Luíza e na Bilheteria do Ária Hall. Os ingressos podem ser parcelados em três vezes sem juros por tempo limitado.

Praças Esportivas de Jaíba e do Alto do Papagaio entregues a população

foto
Quando a chuva chega na zona rural é sinal de boas novas. Neste domingo, 26, quando as primeiras gotas começaram a cair, a população do distrito de Jaíba sabiam que tinham muito para comemorar.
 
A Praça Esportiva José Roberto Pereira Pires foi o motivo da alegria. O que antes era um simples campo de futebol foi modernizado para atender os anseios dos desportistas locais.
 
O local agora é murado e ganhou iluminação para jogos a noite, vestiários para jogadores e arbitragem, arquibancada e novas traves.
 foto
O prefeito José Ronaldo de Carvalho entregou o novo campo para a população mostrando alegria. "É a realização de um sonho para mim e muitos que estão aqui hoje. Muitas cidades da Bahia não possuem um campo deste porte".
 
"Vale ressaltar que esse não é um simples campo de futebol. É uma praça de esportes que deve ser utilizada por toda população, inclusive para praticar ginástica", enfatizou o suplente de deputado federal, Colbert Martins Filho.
 foto
A tarde foi a vez da comunidade do bairro Alto do Papagaio comemorar a entrega do equipamento esportivo. O campo de futebol situado entre as ruas Apolo e Rubens Francisco Dias foi inaugurado com a presença de moradores e desportistas.
 

Estiveram presentes nas inaugurações os secretários municipais Rafael Cordeiro (Cultura, Esporte e Lazer), Ildes Ferreira (Desenvolvimento Social), Ozeny Moraes (Gestão e Convênios), José Pinheiro (Desenvolvimento Urbano) e Denise Mascarenhas (Saúde).
foto

A chuva não atrapalhou o último dia do São João de São José

São João
Nem a chuva e nem o frio espantou as pessoas que queriam curtir as últimas horas do São João de São José, no distrito de Maria Quitéria. A noite deste sábado, 25, foi animada por quatro atrações no palco principal da festa.
 
O cantor Timbaúba ficou responsável em abrir a noite de shows e esquentar as turbinas do público presente. Com canções que já estavam na boca do povo, o forró ditou o ritmo.
 
A atração mais esperada da noite foi a segunda a subir no palco. Luan Estilizado, consagrado no programa global SuperStar, levou o público ao delírio. O cantor lançou seu novo cd e apresentou novas canções. Foi a segunda vez que Luan cantou em Maria Quitéria.
 
A banda feirense, Kixote é Esse, não deixou a peteca cair e garantiu muito mais forró. Além disso, também apresentou as canções de outros estilos que estão fazendo sucesso no momento. Quem encerrou a festa foi a banda Caracu com Ovo.
 
Mas não se enganem. A maratona de forró ainda não acabou. Os festejos de São Pedro começam na próxima quinta-feira, 30, no distrito de Humildes e segue até o dia 2 de julho. Jaíba e Bonfim de Feira também terão festejos nos dias 1 e 2 de julho.
 

Muito forró no último dia de São João em Tiquaruçu

São João em Tiquaru%E
 Os moradores do distrito de Tiquaruçu não quiseram perder nem um minuto deste sábado, 25, último dia dos festejos de São João na localidade, e começaram a dançar o forró bem cedo.

A festa começou às 19h com a apresentação do artista da casa, Beto Pitombo. Logo após a banda Pé de Cerca colocou o público para dançar um autêntico arrasta-pé.
 
Gotas de água começaram a ensaiar uma chuva, mas nem isso tirou a animação de quem estava na praça. Com o forró eletrônico, a banda Sutiã Rendado tratou de esquentar aqueles que estavam começando a sentir frio.
 
A quarta atração da noite foi Beto Filho. Já na madrugada de domingo, Adalto Sena fechou com chave de ouro o São João de Tiquaruçu.

Tiquaruçu mantém tradição do forró pé de serra

Forró pé de serra
 O autêntico forró pé de serra, gerador de clima de festejos em família, está marcando as comemorações do São João no distrito de Tiquaruçu. Pelo palco, as atrações regionais esquentam as noites frias de inverno e alimentam a tradição da festa popular nordestina que ganha força na fartura da culinária regional, bebidas típicas da época, as fogueiras e muita animação.

Durante duas noites, quem for à sede do distrito de Tiquaruçu terá muita animação embalada pelo arrasta-pé. Já na abertura do evento, quatro atrações animaram o público: Jonhson Ribeiro, Vaqueirama, Ed do Forró e Guilherme Sales.
 
Para a primeira noite dos festejos juninos em Tiquaruçu, o repertório musical de Jonhson Ribeiro foi marcado por músicas tradicionais do forró nordestino, como “Sala de reboco” e “Sabiá”, além de outras como “Quando tu balança”, “Espumas ao vento”, “O bicho que mata o homem” e “Vida de viajante”.
 
A grande pedida da noite, Vaqueirama, é sucesso garantido, mas nesta noite dividiu a animação e os holofotes com Ed do Forró, o forrozeiro de estilo e semelhança afeiçoada com o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e que desponta como sucesso.
 
Com a programação festiva, quem mora no distrito fez opção por curtir as comemorações na sede do distrito. E foi oportunidade também para quem está morando fora voltar às origens para muita comemoração.

Romantismo de Bruno e Marrone contagia em São José

Bruno e Marrone
 O romantismo da música nas inconfundíveis vozes da dupla sertaneja Bruno & Marrone marcou o clima da segunda noite das comemorações do São João de São José, na sede do distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, nesta sexta-feira, 24. Foi a deixa para milhares de casais aproveitarem para esquentar a noite com muito arrasta-pé bem agarradinhos, num dos maiores públicos já presentes neste arraiá.

Além de músicas de sucesso da dupla, Bruno & Marrone também interpretaram diversos sucessos da MPB nas vozes de Alcione, Caetano Veloso, Cazuza e muitos outros. Agitou com a música de Leoni “Só pro meu prazer”; “Primeiros erros”, de Capital Inicial; “Pode ir embora” e muitas outras que marcaram a trajetória de sucesso de uma das principais duplas sertanejas da atualidade no país.
 
A dupla subiu ao palco já no início da madrugada e levou o público ao delírio. “Sem dúvidas é uma excelente atração e está tudo muito bonito. Um público maravilhoso, um dos maiores, chegando a me surpreender”, afirmou o prefeito José Ronaldo de Carvalho ao avaliar a participação popular no evento, um indicativo de que o Governo Municipal acertou na programação.
 
Foram tantos sucessos interpretados pela dupla sertaneja em pouco mais de 1h30min de apresentação que o público sempre queria mais. E os românticos entraram no clima sugestivo das músicas, como “Isso cê num conta”, “Seu amor ainda é tudo”, “Bijuteria”, “Por um minuto”, “Dormi na praça” e muitas outras.
 
Para quem fez opção em curtir o São João de São José, o arraiá se tornou pequeno para tanta animação, que promete continuar no mesmo clima na noite deste sábado e madrugada de domingo, quando termina a programação do São João de São José e dá início às comemorações do São Pedro em Humildes, outra grande pedida para quem curte as comemorações juninas.

Gigantes do Brasil abre temporada do forró em São José

Gigantes do Brasil
 Formada por antigos componentes da banda Calcinha Preta, a Gigantes do Brasil (GB) abriu a temporada oficial do forró nas comemorações do São João de São José, na sede do distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. O show atraiu milhares de fãs para o arraiá e esquentou a noite com a animação do trio Daniel Diau, Paulinha Abelha e Silvânia Aquino, levando o público ao delírio.

Quando a banda GB entrou no palco, a animação já estava fervilhando, embalada pelo show pop regional de Beto Pitombo, que em sua melhor performance colocou o público para dançar.
 
No palco a animação foi garantida com o repertório selecionado de Gigantes do Brasil, que abriu o show com a música carro chefe e tema da banda. Mas também não pode faltar a música “Volta”, a mais famosa do grupo, em turnê pelo Brasil.
 
Para os românticos e apaixonados, motivos não faltaram para muito clima embalado por músicas como “Só sei te amar” e “Bis de amor”. Ainda cantaram músicas como “Que tal”, “Eu duvido” e “Vai tomar gelinho”, provocando frenesi entre os fãs. E ao final do show, os fãs apaixonados retribuíram lotando o portão de saída do palco e o ônibus dos artistas para vê-los mais de perto e tirarem fotos e selfis.
 
Diante do grande público que lotou o arraiá de São José, o prefeito José Ronaldo de Carvalho observou que a grade de atrações definida pela Prefeitura está agradando as pessoas que participam da festa e que outras grandes atrações estão programadas para o São João e o São Pedro.
 
Logo após o show se Gigantes do Brasil a animação continuou com shows de Sandro de Castro e finalizou com apresentação do Forrozeiro do Norte.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Governo promove plantio de árvores no Vila Olimpia

foto
O Governo Municipal deu início, na manhã deste domingo, 19, ao plantio de 337 árvores no bairro Vila Olímpia, de um total de 1.350 árvores que deverão ser plantadas na cidade, nos próximos dias, através de programa de compensação ambiental desenvolvido pelas secretarias de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) e Serviços Públicos (Sesp) em parceria com as construtoras Dama e L. Marquezzo.
 
Ao entregar algumas mudas de árvores para a comunidade, o prefeito José Ronaldo de Carvalho ressaltou a importância da iniciativa visando revitalizar a arborização da cidade, criando um cinturão verde.
 
A iniciativa, conforme o secretário de Meio Ambiente, Maurício Carvalho, visa a compensação ambiental de árvores removidas para construção de dois empreendimentos imobiliários na cidade. “Com a compensação, para cada árvore retirada estão sendo plantadas outras quatro na cidade”, revelou.
 foto
O projeto também conta com parceria de moradores, através de associações e síndicos, que abraçaram a iniciativa e participam do plantio das árvores, da espécie aroeira, contemplando 16 condomínios. “É uma ótima iniciativa”, comemorou a vice-presidente da Associação de Moradores e Condomínios do Vila Olímpia, Gilvaneide da Conceição Paes Cardoso.
 

Durante o início do plantio das árvores também estiveram presentes o secretário de Serviços Públicos, Ícaro Ivin; o ex-secretário de Meio Ambiente, Roberto Tourinho e moradores da comunidade.

Flu vence o Murici por 3 x 1 na reinauguração do Jóia da Princesa

Flu X Murici
 O Fluminense de Feira venceu por 3 x 1 a partida contra o time alagoano de Murici, na tarde deste domingo, 19, durante partida emocionante válida pelo Brasileirão – Série D. A partida marcou as comemorações pela reinauguração do Estádio Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa, totalmente reformado e com moderno sistema de drenagem e irrigação eletrônica do gramado, considerado um dos melhores do país.

Antes da partida de reinauguração do estádio, com novo gramado, da espécie  Bermuda Celebration, mesmo das principais arenas esportivas do país, o prefeito José Ronaldo de Carvalho reinaugurou o equipamento e prestou uma homenagem póstuma ao ex-administrador do espaço esportivo José Fernandes Carneiro, descerrando placa comemorativa.
 
Ao observar o sistema de irrigação eletrônica retrátil em funcionamento, instalado estrategicamente em diversos pontos do gramado, proporcionando total cobertura do espaço, o prefeito José Ronaldo observou que os investimentos, na casa de mais de R$ 1,6 milhão, fruto de recursos próprios do Município, resultaram na modernização do equipamento, pintura geral, reforma dos sanitários, acessibilidade para os cadeirantes e inclusive maior segurança, com a implantação de câmeras de segurança nas áreas interna e externa do estádio.
 
Para o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, as intervenções promovidas pelo Governo Municipal colocam o Estádio Jóia da Princesa em destaque, atendendo à Federação . “Orgulha não só os feirenses como todo o Brasil pela praça esportiva qualificada”, afirmou, ao parabenizar o gestor municipal pelos investimentos. Ele também recebeu do Governo Municipal uma placa comemorativa pela reinauguração.
 
Durante a reinauguração do estádio e na partida também estiveram presentes os secretários municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro; de Comunicação Social, Valdomiro Silva; de Prevenção à Violência, Mauro Moraes; secretário de Meio Ambiente, Maurício Carvalho; de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro; de Administração, João Martinho Gomes Júnior; de Planejamento, Carlos Brito; o ex-deputado federal Colbert Martins, o suplente de deputado Zé Chico; o presidente do Fluminense, Gerinaldo Costa; o ex-secretário Roberto Tourinho.
 
Em seguida, o Fluminense entrou em campo na partida contra o Murici, já abrindo o placar aos 9 min do primeiro tempo. Já o segundo gol veio aos 28 minutos do primeiro tempo. Poucos minutos depois o Touro do Sertão voltou a sacudir a rede do visitante, mas estava impedido. E no último minuto do primeiro tempo fechou o placar por 3 x 0.
 
Já no segundo tempo o Fluminense voltou jogando retraindo. Num descuido tomou um gol do Murici e segurou o placar até o final da partida, com resultado de 3 x 1.