Submarino

MICARETA 2024

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Show de Solidariedade marca encerramento do Outubro Rosa

foto

Um Show de Solidariedade marcou, na noite deste domingo, 30, o encerramento da programação do Outubro Rosa em Feira de Santana, movimento de incentivo às mulheres adotarem hábitos de prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero. As apresentações ocorreram no Prime Music, na avenida Maria Quitéria, e teve a renda revertida em prol da construção da sede própria da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC), ONG sem fins lucrativos que desenvolve trabalho de acolhimento às pessoas em tratamento, inclusive de outras cidades da região.

O show animou a noite de quem foi à casa de eventos, onde rolou desde ensaios de novas coreografias para o verão até pagode, axé, MPB e pop. Pelo palco passaram as bandas Afro Pop, Terra Samba até os músicos Galeguinho e Tai da banda Chicana, além de Flash Back, Audácia e dançarinos da Academia Delineare.
 foto
Em sua melhor fase, cumprindo agenda por diversas cidades do Brasil, Tai, da banda Chicana, agitou a noite, com seu repertório bastante eclético, cantando músicas de sua autoria que estão em seu novo CD, além de músicas consagradas como Aleluia e Canto para o Senegal.

O presidente da AAPC, Roque Mota, explica que a promoção de shows pela entidade nesta época do ano já faz parte do calendário de eventos visando dar sustentação aos trabalhos filantrópicos. Entretanto, este ano a meta é arrecadar recursos visando a construção da sede própria da ONG. “Quem desejar colaborar, pode nos procurar, na sede da AAPC, na rua Tereza Cunha, 174, bairro Coronel J. Pinto, próximo à praça dos Ex-Combatentes”, informou.

Marizélia leva samba ao Mercado de Arte

foto

O Mercado de Arte Popular (MAP) abriu suas portas para o autêntico samba, na tarde deste sábado, 29, durante a segunda semana do projeto “O Centro tem cultura”. E para agitar o público, nada menos que a apresentação da cantora feirense Marizélia e Os Coizinhos, apresentando seu primeiro CD desde que passou a morar no Rio de Janeiro.

No repertório, músicas consagradas de Paulinho da Viola e Vinícius de Moraes, além de Carlinhos Brown no ritmo de samba. E como não poderia faltar, Marizélia, que também esteve na abertura do projeto cultural promovido pela Prefeitura em parceria com o SESC, apresentou suas canções, que estão no novo CD, de autoria de compositores feirenses, como Roberto Kuelho.
 foto
A animação no Mercado de Arte também ficou por conta de aulas de dança de salão. E não faltaram casais mostrando todo o gingado e coreografias contagiantes que atraíram o público para o salão, que se tornou pequeno diante de tamanha agitação.

O projeto ainda segue por mais dois sábados, durante o mês de novembro. No próximo final se semana será a vez do Mercado de Arte Popular abrir suas portas para o autêntico forró nordestino na inconfundível voz de Dr. Ed, que tem forte semelhança com os trabalhos de Luiz Gonzaga. E na semana seguinte, será a vez do cantor Djalma Ferreira, com um repertório mesclado que agrada qualquer ambiente.

Feira Que Te Quero Ver premia estudantes da Rede Municipal

foto

Os melhores vídeos e e-books produzidos pelos alunos das escolas municipais sobre edifícios representativos do patrimônio histórico-cultural de Feira de Santana vão ser conhecidos nesta segunda-feira, 31, durante a premiação do Projeto Feira Que Te Quero Ver, iniciativa da Secretaria de Educação. O evento acontece a partir das 16:00, no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro, no Muchila.

Durante as diversas etapas do projeto, as escolas envolvidas na ação produziram vídeos e e-books, elaborados pelos alunos a partir das vivências em sala de aula, pesquisa e visita aos pontos históricos representativos da cidade, a exemplo do Mercado de Arte Popular, o Casarão Fróes da Mota, as igrejas Senhor dos Passos e Catedral de Senhora Santana, o Museu Regional de Arte (antiga Escola Normal), Arquivo Público Municipal, entre outros.

A visita aos espaços foi acompanhada por professores, equipe da coordenação do concurso e ainda historiadores e/ou curadores que orientaram os estudantes sobre a história dos edifícios ou logradouros.
 foto
A avaliação das duas categorias do concurso aconteceu em duas etapas: votação popular (via Internet no site www.feiraquetequerover.com.br) e votação por parte de uma comissão especial formada por profissionais ligados às áreas de cultura e história, sem vínculo com a Seduc.

Os vídeos e e-books mais bem votados serão premiados nas primeiras melhores classificações: ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar). A proposta do evento de premiação é transformar o Teatro do Maestro Miro num museu simbólico que mostre em um ambiente a Feira de Santana do passado (foyer) e, em outro (teatro), a cidade atual, com seus avanços e desafios do presente, além das perspectivas para o futuro.

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, diz que a premiação é "apenas uma simbologia. Todos os alunos saem campeões deste projeto que tem como objetivo real estimular a valorização da cidade de Feira de Santana e seu patrimônio. Queremos que esta iniciativa, ao longo dos anos, proporcione aos estudantes o despertar pela curiosidade de conhecerem a história e o lugar onde vivem”.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Dezesseis classificados à 2ª fase da Copa dos Bairros serão conhecidos no domingo



Jogos
A terceira rodada da primeira fase da Copa dos Bairros de Feira de Santana acontece no próximo domingo, 30. Vão estar em campo as 32 equipes que se enfrentaram na abertura da competição.

Desta rodada saem os 16 primeiros classificados à segunda fase da competição, que reúne 64 times de vários bairros da cidade. No domingo, 6 de novembro, serão definidos os outros 16 times que seguirão no campeonato.

Nas duas primeiras rodadas os times balançaram as redes com média de três gols por partida. Foram assinalados 41 na rodada de abertura e outros 50 na seguinte.

O regulamento prevê que na primeira fase hajam partidas de ida e volta. A quantidade de equipes cairá à metade a partir da próxima etapa.

Já a partir da segunda fase os jogos passarão a ser eliminatórios e os confrontos serão conhecidos por meio de sorteio.

A Copa dos Bairros, realizada pela Prefeitura de Feira de Santana, em termos de quantidade de equipes participantes, é tido como o maior campeonato amador do país.

Enfermeiros são orientados sobre cuidados no atendimento a idosos

foto

O cuidado específico com idosos tem sido recomendado para que esse público possa envelhecer de forma saudável. Com essa preocupação a Secretaria Municipal de Saúde realizou, através da Atenção Básica, o seminário ”Consulta do Enfermeiro á Pessoa Idosa: Desafios e Possibilidades”. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 27 e contou com a parceria do Programa de Educação para o Trabalho, do curso de farmacologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). 

O seminário teve como palestrante Priscila Oliveira, mestre em enfermagem, que falou sobre os principais desafios enfrentados pelos profissionais no atendimento a pessoa idosa. Em seguida, Bruno Rodrigues, farmacêutico, mestre em saúde coletiva, apresentou o manual de orientações para o uso racional de medicamentos por idosos. Sua palestra teve como tema “Conhecendo os medicamentos potencialmente inapropriados”. 

Bruno explicou que os MPIIs causam mais riscos do que benefícios, e que os profissionais precisam ter cautela, pois os medicamentos para idosos são farmacologicamente diferenciados. “A resposta do organismo dos idosos a fármacos é diferente dos jovens”. 

Ainda durante a palestra, os enfermeiros foram orientados sobre os cuidados na prescrição e dispensão de medicamentos. O envolvimento de todos os profissionais nas medidas socioeducativas também foi evidenciado. 

Isabela Machado, enfermeira referência em saúde da pessoa idosa, comentou sobre a iniciativa. “Percebemos que eventos como esse sensibilizam os enfermeiros quanto à importância e os cuidados na consulta ao paciente idoso”, afirma. O evento é o encerramento das atividades que foram realizadas durante todo o mês em comemoração a Mês do Idoso. 

Dia do Livro é comemorado antecipadamente na Biblioteca Municipal

foto

Nesta quinta-feira, 27 de outubro, fooi comemorado o Dia Nacional do Livro. A data oficial de sua comemoração é no dia 29, mas, em função do feriado do Dia do Servidor Público nesta sexta-feira, 28, a nossa Biblioteca Municipal Arnold Silva antecipou as comemorações e desenvolveu diversas atividades alusivas a data.

A Biblioteca Municipal Arnold Silva também está promovendo uma exposição de livros no espaço. A iniciativa, além de simbolizar a data, tem um objetivo maior: despertar nos jovens o interesse pela leitura. Só ela é capaz de manter bem informados e de maneira autônoma, fazendo deles seres com uma postura reflexiva e estimulante ao pensamento crítico.

Como estratégia de chamar atenção deste público, livros com temáticas joviais estão em destaque na exposição, como “O adolescente por ele mesmo”, de Tânia Zagury. Livro que aborda resultado de uma pesquisa realizada em cidades do Brasil e trata de mitos acerca do comportamento dos adolescentes.
 foto
Outro livro que pode ser encontrado na Biblioteca, é “O jovem Martin Luther King” de Christy Whitman, que aborda a luta contra o racismo travada por este líder pacifista, desde as suas primeiras percepções sobre a discriminação e a segregação racial que o conduziram ao seu comportamento revolucionário. 

Na parte da tarde, os alunos do 9º ano da Escola Maria Quitéria assistiram a uma palestra sobre saúde bucal ministrada pela estudante de Odontologia, Mariana Almeida. Estudantes de pedagogia da FTC também participaram da programação do Dia do Livro. Proporcionaram aos estudantes uma viagem no tempo com contações de histórias abordando a história de Feira de Santana. 

Além de digitação jornais, iniciativa que pretende manter vivas histórias importantes que foram contadas em antigos jornais feirenses e encontram-se registradas em pedaços antigos e desgastados, e as “cápsulas literárias”, onde são proporcionadas uma pequena dose de conhecimento literário através de frases de autores consagrados como Castro Alves, Carlos Drummond e Chico Xavier.

A bibliotecária e diretora da Biblioteca Municipal Arnold Silva, Telma Melo, destaca a satisfação que é proporcionar estas atividades neste dia. “Para nós, bibliotecários, estudantes, pesquisadores, pra quem gosta em geral, é muito importante por que é um dia onde é reservado pra comemorar o dia do livro, data que coincide a com a da criação da primeira Biblioteca Municipal do Brasil.”

Projeto "Um pé de quê?" difunde práticas educacionais sobre o meio ambiente

foto

Práticas educacionais voltadas ao meio ambiente e a importância da arborização no espaço escolar. Estes foram os temas das palestras que marcaram o lançamento do projeto “Um pé de quê?”, na manhã desta quinta-feira, 27, com a presença de gestores e coordenadores pedagógicos das escolas de Educação Infantil. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo do projeto “Um pé de quê?” é difundir e orientar professores e crianças das instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino sobre os processos de desenvolvimento das árvores e plantas, relacionando sua existência e manutenção a um ambiente ecologicamente equilibrado. A intenção do projeto é que a partir dessa experiência as crianças se tornem replicadores deste conhecimento.

O biólogo e professor Valdemiro Lopes Marinho, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, foi um dos palestrantes convidados. De acordo com ele, ensinar desde cedo as crianças sobre o meio ambiente é de extrema importância. “Um aprendizado desde cedo cria engajamento e identificação com a natureza, além de reforçar a leitura de mundo e incentivar a proteção à vida”, comenta Valdemiro.
 foto
O diretor de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos, Deodato Peixinho, que também proferiu palestra, explicou sobre as ações de arborização da Administração municipal. “Não podemos colocar o peso da proteção ambiental nos ombros das crianças, mas podemos ensiná-las de maneira simples sobre o meio ambiente. Um pé de quê?, também são as crianças, afinal, são elas os futuros cidadãos”.

“A iniciativa é muito significativa. Temos um projeto que já está em andamento de um Jardim Sensorial voltado a crianças com deficiência visual, dentro do Jardim Botânico da Caatinga, que será implantado no Parque Frei Monteiro. E vários outros projetos que irão entrar em sinergia com o projeto da Seduc”, comenta Deodato.

Inscrições para Vozes da Terra e Festival Gospel serão encerradas na segunda-feira

foto

As inscrições para os festivais Vozes da Terra e Gospel serão encerrados na próxima segunda-feira, 31. Ambos são promovidos pela Prefeitura de Feira de Santana.

Os interessados deverão se dirigir ao Centro de Cultura Maestro Miro. A premiação será de R$ 18 mil para cada uma das categorias.

Dividirão o prêmio os três primeiros colocados – R$ 7 mil para o primeiro lugar e R$ 5 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro, mais os melhores intérpretes masculino e feminino.

Os festivais, tanto pela quantidade de participação e qualidade nas composições, são classificados entre os mais importante de todo o interior nordestino.

O diretor do Departamento de Cultura, Luiz Augusto Oliveira, disse que a participação nos festivais é importante para todo e qualquer artista.

“Os festivais são importantes vitrines para cantores e compositores, porque atrais olhares de várias regiões e o alto nível dos participantes torna a competição ainda mais atraente”, afirmou o diretor.

Para ele, vencer no Vozes da Terra ou no Gospel, mais do que a premiação, é importante para o currículo do artista. “Constar que venceu em Feira o diferencia”.

A pré-seleção do Vozes da Terra vai acontecer no dia 3 de novembro e as eliminatórias estão marcadas para os dias 1º e 2 de dezembro. A final será no dia 3 de dezembro, no Maestro Miro.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Unidades de saúde Gabriela I e Feira X I comemoram Dia do Idoso

foto

As unidades de saúde Gabriela I e Feira X I realizaram várias atividades nesta quarta-feira, 26, em comemoração ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º deste mês.

Na Gabriela, os idosos, que se reúnem semanalmente, participaram de um bingo, que teve a finalidade de estimular o trabalho mental dos participantes do grupo.

Aos 87 anos, a aposentada Benedita da Silva, uma dos 20 idosos do grupo, disse que participar das atividades é positivo para a saúde e o bem estar. “Tudo aqui é muito bom”.
 foto
Para a assistente social Sabrina Barbosa, as iniciativas são importantes porque socializam os idosos. “Aqui eles interagem e se distraem”. 

No Feira X, foi realizado o 1º Sarau do Idoso, com apresentações de dança, música e cordel, entre outras iniciativas.

Dona Terezinha Lima cantou uma versão própria de “Guabiraba”, e foi acompanhada em coro pelas colegas de turma. Ela participa do grupo “Qualidade de vida”.
 foto
A enfermeira Jessiane Machado Lopes disse que a iniciativa teve como objetivo levar os idosos à unidade bem como participar ativamente. “E conseguimos o objetivo”.

Em ambas unidades houve a participação dos grupos do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Mais ruas no conjunto Feira VII receberam pavimentação asfáltica

foto

Na manhã desta quarta-feira, 26, o prefeito José Ronaldo visitou algumas ruas asfaltadas no conjunto Feira VII. Os serviços de pavimentação foram executados pela Prefeitura de Feira de Santana e contemplaram mais dez vias públicas, entre elas, as ruas David Viana, Ivan Santos Figueira, Batista Porto e Arca de Noé.

Os corredores de tráfego ligam o Anel de Contorno ao Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho. Na Região Sul da cidade praticamente todas as ruas receberam pavimentação, sendo em paralelepípedo ou em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

De acordo com o prefeito, somente nos loteamentos Liberdade e Silvano Marques 98% das vias já foram urbanizadas.

Palestras motivacionais destacam a importância odontológica

foto

Com palestras motivacionais e de grande importância acerca da profissão odontológica e suas ramificações que se estendem até os pacientes, foi encerrada na tarde desta terça-feira, 25, a I Jornada Interinstitucional Odontológica de Feira de Santana (JIOFS) que teve como tema “Construindo Sorrisos". Na ocasião, o Dr. Ed e dentista Cláudia Silveira foram os responsáveis pelas apresentações.

A dentista Cláudia Silveira falou sobre a importância da inserção da odontologia em ambientes hospitalares. “Este setor deve contar com uma equipe multidisciplinar que pregue que um indivíduo é um corpo inteiro e não apenas uma boca. Será responsável por diagnosticar e promover o tratamento das enfermidades. Evitar lesões bucais, compilações infecciosas, minimizar dores e tratar da higiene bucal do paciente.”
 foto
Ela destacou que diversos males podem se alastrar pelo corpo de um paciente entubado, que geralmente fica com a boca aberta, através de sua corrente sanguínea, e por isso se faz necessária a presente de uma equipe multidisciplinar de odontologia hospitalar. Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil a contarem com esse dispositivo.

O forrozeiro Dr. Ed deu início à interação com o público de maneira animada. Uma palestra sobre qualidade de vida, dialogando e fazendo uso de situações do cotidiano relacionando-as à produção de substâncias pelo corpo humano que dão origem a sensações. “O cortisol é uma substância que está relacionada ao estresse. Sempre que você sentir ódio de algo, respire fundo. O ato de inspirar e expirar o ar, irá produzir a serotonina que é responsável pela produção da paz.”
 foto
“Ela também é capaz de evitar cânceres, queda de imunidade e doenças autoimunes. Dê tempo a você. Se ame. Dê valor às coisas mais simples”, afirmou Ed em sua palestra. Logo em seguida, o forrozeiro deu uma palhinha para o público tocando sucessos como “Que nem jiló” e “Eu só quero um xodó”. A Odontopop, banda formada por alunos e professores da UNEF, encerraram a Jornada com muita música e animação.

Prefeito visita obras de escolas na Conceição II e no povoado de Terra Dura

foto

Mais oito escolas serão incorporadas a rede municipal de ensino. Em fevereiro, quando será iniciado o ano letivo, a comunidade escolar vai ganhar esse importante reforço na oferta de vagas ao Ensino Fundamental. Na manhã desta quarta-feira, 26, o prefeito José Ronaldo visitou duas unidades recém-construídas no bairro Conceição II e a outra no povoado de Terra Dura, distrito de Humildes.

Na Conceição II, uma ampla unidade de ensino dotada de dez salas de aulas, biblioteca, mais laboratório de informática, refeitório, cantina, além de um ginásio poliesportivo coberto já está em fase de acabamento. Dentro dos próximos 15 dias serão concluídos os retoques finais na pintura e a limpeza geral.
 foto
A escola foi construída ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil Professora  Eduarda  Oliveira França. O prefeito afirma que os investimentos do governo visam ampliar a oferta de vagas na rede pública municipal, bem como a melhoria no aprendizado.

Já em Terra Dura, funcionários da empresa 5M Construções, ganhadora da licitação pública, vão dar início aos serviços de revestimento das paredes. As oito salas de aulas, a biblioteca, o laboratório de informática e o setor administrativo vão receber forro em PVC. Os espaços são amplos e arejados. A unidade também conta com área de recreação, almoxarifado, cantina e refeitório.
foto

Conselho Municipal de Educação promove encontro com gestores e professores do município

foto

Esclarecer dúvidas e discutir assuntos pertinentes à Rede Municipal de Ensino foram os principais objetivos do encontro com gestores e professores das escolas municipais, promovido pelo Conselho Municipal de Educação (CME), na tarde desta terça-feira, 25, no Colégio Padre Ovídio.

O CME é um órgão colegiado que colabora com a gestão do sistema municipal de educação e tem função normativa, fiscalizadora, consultivas, de controle social, entre outras. O órgão atende também à rede privada.

“O Conselho Municipal de Educação tem varias funções, uma delas é representar a sociedade da forma mais democrática possível, buscando solucionar todas as questões da Rede de ensino”, explica a professora Katia Danielle Silva, diretora da Escola Básica da UEFS e membro do conselho.
 foto
O encontro foi aberto também para o debate sobre o papel do conselho no âmbito educacional. A presidente do órgão, Rosana Fernandes Falcão, explicou os propósitos da reunião: “É o primeiro encontro que realizamos com gestores e professores e temos o intuito de promover uma aproximação entre o Conselho Municipal de Educação e os órgãos que integram a Rede de Municipal”.

Durante o debate, os componentes do CME apresentaram o "Projeto Calendário: articulando discursos e práticas" que, segundo Rosana Falcão, ainda não está concluído e tem a possibilidade de receber sugestões. Para a elaboração do projeto, foram realizadas pesquisas com algumas escolas municipais. O objetivo é construir calendários escolares de acordo com a necessidade das instituições.

Rede Municipal vai ganhar mais 8 escolas

foto

Doze escolas da Rede Municipal estão em reforma e ampliação e outras oito estão em construção. Na manhã desta terça-feira, 25, a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, visitou três escolas em obra.

A secretária e a diretora do departamento de Manutenção da Rede Escolar, Flávia Aguiar, acompanharam o andamento das obras. As escolas visitadas ganharam novos ambientes, mais amplos e agradáveis para atender aos alunos e equipe escolar.

A Escola Municipal Artur Martins da Silva passa a contar com dez salas de aula, sala de informática, sala de recursos, biblioteca, quadra, parque infantil e pátio coberto. Após a ampliação, a escola atenderá mais de 700 alunos dos bairros Pedra Ferrada e da Asa Branca. A escola conta também com cozinha, refeitório, diretoria, secretaria e sala dos professores.
 foto
Já a Escola Municipal Professora Dalva Suzart Gomes, localizada no bairro Alto do Papagaio, ganhou um espaço para brinquedoteca, biblioteca, almoxarifado, parquinho infantil, secretaria, diretoria, sala dos professores, cozinha, refeitório, pátio coberto, além de 11 salas de aulas.

Com uma ampla quadra, dez salas de aula, biblioteca, sala de informática, secretaria, diretoria, refeitório, cozinha e pátio coberto, a comunidade do bairro Aviário vai ganhar muito com a reforma e ampliação da Escola Municipal Monsenhor Jessé Torres Cunha, que passará a oferecer mais comodidade e um espaço físico organizado.

Além do investimento nas reformas, a Rede Municipal está sendo ampliada com a construção de mais cinco escolas de ensino fundamental e três creches. 

SMT vai bloquear retorno, sentido Tomba, logo após trincheira

foto
O retorno localizado após a saída sul da trincheira – sentido Brasília, que dá acesso ao outro lado da avenida, será bloqueado permanentemente, dentro de algumas semanas. O retorno fica localizado em frente ao BNB Clube.

Observações realizadas pela SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) apontaram que a manobra provoca retenção de veículos numa das faixas da avenida.

O fechamento tem como objetivo acabar com as filas de veículos que se formam na pista que leva ao retorno, que provoca retenção, e garantir fluidez ao trânsito.
foto
O problema é sentido principalmente quando o trânsito está intenso no outro lado da avenida - sentido norte, que não permite que os veículos entrem na pista oposta.

Quando a intervenção for concluída, os motoristas acessarão o outro lado pelo retorno existente à altura no Colégio Estadual, que já passa por adequações.

O titular da SMT, Francisco Júnior, afirmou que a mudança do ponto de retorno vai acabar com a retenção e lembra que o trânsito na área da trincheira ainda está em fase de adequações e ajustes.
foto
Segundo ele, no futuro retorno os motoristas não  enfrentarão problemas de retenção ou perda de tempo porque à saída do local terá uma pista de aceleração, que garantirá a fluidez.

USB Humildes I promove Mutirão Rosa

foto
Dezenas de mulheres participaram, nesta terça-feira, 25, do “Mutirão Rosa”, realizado pela USB Humildes I Narcísio Evangelista da Conceição.

O evento está relacionado ao Outubro Rosa, voltado às medidas preventivas contra os cânceres de mama e colo uterino. Foi uma manhã de atividades variadas.

Quem esperou atendimento assistiu palestras e vídeos cujos temas foram as doenças em questão, e participaram de atividades físicas realizadas pelo NASF.
foto
Na unidade de saúde as pacientes percorreram os consultórios de enfermagem, onde fizeram o preventivo, o médico e o odontológico, para a realização de limpeza.

“A participação foi grande e muito importante”, afirmou a enfermeira Hyldayane Trabuco. As mulheres entre 50 e 65 anos receberam atenção especial, quando da marcação de mamografias.
foto
As mulheres estão sendo conscientizadas de que as doenças são relacionadas ao estilo de vida. E que a prevenção e o autoexame são fundamentais.


“Faço exames e alguns exercícios”, afirmou a aposentada Maria de Lourdes de Jesus, 76 anos. “Há muitos anos faço os exames regularmente. Isso é bom para a gente”.

Casamento Coletivo oficializará união de 220 casais

foto
A 15ª edição do Casamento Coletivo do programa Família Cidadã oficializará a união conjugal de 220 casais no próximo dia 10 de novembro. A cerimônia, promovida pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e em parceria com a Justiça, será realizada na Igreja Cristianismo Sem Fronteiras, prédio do antigo Mega Fest, na avenida Maria Quitéria.

Os noivos e padrinhos devem chegar ao local do casamento ás 7hs, para conferência da documentação e confirmação das presenças. Além do casamento no civil, com a participação de juízes, também a realização de cerimônia ecumênica, com presenças de padres e pastores.
foto
A coordenadora do evento, Ivana Carolina Leal Rios, explica que todos os casais selecionados para a edição 2016 do casamento coletivo já deram entrada na documentação e estão aptos a casamento.


O casamento coletivo, promovido pelo Governo Municipal há 15 anos, sem nenhum custo para os casais, é a oportunidade para quem quer oficializar a união matrimonial mas não tem condições de arcar com as despesas com espaço, justiça e o religioso. As despesas são todas absorvidas pela administração municipal e pela própria Justiça.

Saúde realiza até 12 mil atendimentos de odontologia por mês

foto
Profissionais responsáveis em promover a saúde bucal, os dentistas comemoram o seu dia nesta terça-feira, 25 de outubro. São eles que combatem as cáries, realizam tratamentos na gengiva, fazem extrações, implantes e canais. Em Feira de Santana, a rede municipal de Saúde já conta 59 equipes de odontólogos prestando serviços gratuitamente à população.

Os consultórios estão instalados em unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), situados no bairro George Américo e na Praça Tiradentes (também conhecida como Praça do Gastão), e também nas policlínicas.
foto
Uma programação realizada na SMS marca a data no município. Está acontecendo, no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, a I Jornada Interinstitucional em Odontologia, cujo tema é “Construindo Sorriso”.

O evento conta com o apoio do Conselho Regional de Odontologia da Bahia e a Unef. Na manhã de hoje, o prefeito José Ronaldo e a secretária de Saúde Denise Mascarenhas participaram das homenagens.
foto
Na oportunidade, o chefe da Divisão Odontológica, Arilson Pereira, falou do número expressivo de atendimentos realizados na rede municipal de Saúde, que por mês variam de 10 a 12 mil.
Enquanto isso, o coordenador do curso de Odontologia da Unef, Jaidson Marques, parabenizou os participantes e reconheceu “a sensibilidade do prefeito em visualizar a importância em promover a saúde bucal da população”.  A Jornada Interinstitucional em Odontologia termina na tarde desta terça-feira e conta ainda com o apoio da Seção Permanente, da SMS. 

Dia da Mulher no Outubro Rosa da USF do Irmã Dulce

foto
Um ciclo de palestras, apresentação de vídeos e exames de mamografia e de câncer de colo de útero marcaram, nesta terça-feira, 25, o encerramento da campanha Outubro Rosa na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Irmã Dulce. As atividades foram reforçadas pela conscientização das mulheres de fazerem exames periódicos como forma eficaz de prevenir estas doenças.

A enfermeira chefe da USF do bairro Irmã Dulce, Simone Neves, alerta para a necessidade das mulheres manterem a rotina de exames periódicos. “Abordamos, através de palestras, sobre a importância da mamografia e da prevenção do câncer de colo. Além disso, proporcionamos às mulheres o encaminhamento para mamografia e orientamos as mulheres sobre o autoexame”, frisou.
foto
Para quem foi à unidade de saúde, a oportunidade de manter os exames em dia. “Todos os anos faço meus exames de mamografia. É o melhor jeito de se prevenir. E se tiver alguma coisa e descobrir cedo, o exame ajuda a se proteger e tratar enquanto ainda tem solução”, aconselhou a aposentada Judite Maria Ferreira da Anunciação, 66 anos.

Acompanhando Judite Ferreira, a filha Janilda Anunciação, 42 anos, foi convencida pela mãe sobre a importância dos exames periódicos. “Há dois anos não faço exames. Sei que estava relaxando, principalmente porque na minha família já tem histórico de câncer de colo de útero porque minha avó morreu desta doença”, relatou.

Palestra destaca atendimento a pacientes com câncer

foto
A programação da I Jornada Interinstitucional em Odontologia de Feira de Santana  (JIOFS) seguiu durante a tarde desta segunda-feira, 24, com palestras sobre “Atendimento Odontológico ao Paciente Oncológico”, que são pacientes que se encontram fazendo tratamento de algum câncer. As palestras foram ministradas pela endodontista Joana Dourado e pela periodontista Angela Guimarães.

Na ocasião, as palestrantes chamaram atenção para as mudanças que surgem nos tratamentos quando se trata de um paciente com câncer “de cabeça e pescoço”, termo que abrange região da orofaringe, nasofaringe, boca, cavidade oral, glândulas salivares, entre outras, pois estes pacientes apresentam maior vulnerabilidade a agravamento de quadros de patologias bucais por conta do tratamento de radio e quimioterapia.
foto
Estes pacientes precisam de atenção redobrada em diversos aspectos, como por exemplo a sua higiene bucal. Devem ser orientados pelos profissionais odontológicos quanto a técnicas de escovação, uso do fio dental, etc. O uso da prótese dentária não é recomendado por ser, em caso de higienização ineficaz, algo suscetível a infecções que podem resultar no desenvolvimento da candidíase.

Segundo Angela, até mesmo o uso de aparelho ortodôntico não é recomendado para pacientes com câncer de cabeça e pescoço. “Além de serem nichos bacterianos, eles trabalham movimentando os dentes e mudando a sua posição, e os ossos desses pacientes já não apresentam mais a mesma vitalidade, não dão a mesma resposta de nova formação por conta da radioterapia, e essa movimentação pode ser um fator agravante.”
foto
Joana destacou a importância de se atentar para os casos destes pacientes. “Em caso de uma mucosite, que são ulscerações na região bucal, se ela atingir um estágio avançado, será necessário a interrupção do tratamento da quimioterapia, e como ela começa eliminando as células mais fracas, significa que as mais fortes ainda estarão lá quando este tratamento for interrompido, e são elas que irão se multiplicar.”


Angela também fez um apelo aos profissionais que se recusam a atender estes pacientes justamente por serem casos mais complicados. “O câncer, só em ser diagnosticado, já causa um grande impacto nas pessoas. Elas pensam o pior. Cada caso precisa ser estudado de maneira única e o acolhimento também é muito importante”, finaliza.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Média de gols na 2ª rodada da Copa dos Bairros foi 20 por cento maior do que na 1ª

foto

As equipes foram mais eficientes na segunda rodada da primeira fase da Copa dos Bairros. A quantidade de gols foi quase 20% maior do que a registrada nos jogos de abertura. No domingo foram marcados 50 gols – média de três por partida, contra 41 assinalados na primeira rodada - média de 2,5 gols.
 
Na opinião do diretor do Departamento de Esportes, Emerson Brito, a média de gols tende a aumentar nas duas próximas rodadas. “Serão duas rodadas de definições, quando as equipes e seus goleadores darão tudo de si para conquistar a vaga à próxima fase”, afirmou o diretor.
  foto
Nos dois domingos próximos serão realizadas as partidas de volta da primeira fase. A partir daí apenas serão realizadas partidas eliminatórias.
 
A disputa deste ano, disse o diretor, tornou a competição ainda mais emocionante, principalmente pelo fato de que no mata-mata os confrontos serão decididos por sorteio.
 
A Copa dos Bairros, competição realizada pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, é tido como o maior campeonato municipal de todo o país, com 64 equipes.

Alunos da Escola Antônio Alves Lopes têm dia de diversão no SEST-SENAT

foto

Um dia de diversão e brincadeiras para os alunos da Escola Municipal Antônio Alves Lopes, do bairro Viveiros. A ação foi promovida pelo Projeto “67 Motivos para Brincar”, cuja iniciativa é da Polícia Militar em parceria com a unidade de ensino. Crianças do Ensino Fundamental I participaram de diversas atividades no SEST – SENAT, nesta sexta-feira, 21.
 
O principal objetivo da ação da 67ª Companhia de Polícia Militar foi aproximar a comunidade do bairro Viveiros da PM, começando pelas crianças. Os alunos tomaram banho de piscina, participaram de gincana, jogos, brincadeiras tradicionais, oficinas de pintura, dança, teatro, entre outras atividades.
 
“Pensamos em comemorar o mês das crianças com estes alunos e tivemos uma recepção muito boa da escola. Esperamos que estas ações sociais aproximem mais a comunidade da PM”, relata o tenente Edvando Nogueira.
  foto
A vice-diretora da escola, Caroline Luz e Silva Dias, destacou a importância da atividade. “As crianças estão aprendendo, se divertindo e conhecendo um lugar novo. É um momento de alegria aliado à prática pedagógica. Não deixamos nenhuma criança de fora, adaptamos as atividades para os alunos com deficiência e todos puderam se divertir”, garante Caroline.
 
O projeto contou com a presença do 2º Grupamento de Bombeiros Militar e com o Esquadrão de Polícia Montada, da PM. “Os alunos conheceram os materiais usados para situações de salvamento e aprenderam sobre a nossa prática. É muito importante que estas crianças saibam como prevenir casos de incêndio, por exemplo. Os cidadãos são colaboradores do nosso trabalho”, explica o subtenente dos Bombeiros, Lucas Caetano.
  foto
Os estudantes conheceram também a iniciativa da Equoterapia, método terapêutico no qual os cavalos ajudam no processo de desenvolvimento de aspectos físicos e psicológicos em crianças com deficiência, do Centro de Equoterapia Dragões do Sertão, da PM.
 
A aluna Barbara Medeiros, de 12 anos, ficou feliz com a participação da Polícia Militar nas atividades. “Tenho uma tia que é da PM, é muito bom ver que todos hoje estão se divertindo com eles. Adorei o dia de brincadeiras”, conta.
 
“Hoje tivemos vários tipos de diversão, eu gostei muito de estar aqui com meus colegas e professores. Achei também as pessoas da polícia muito legais”, relata a estudante Layane Oliveira dos Santos, de 8 anos.