Submarino

MICARETA 2024

quinta-feira, 30 de março de 2017

Mauro Moraes anuncia seu afastamento da Seprev



Mauro Moraes anuncia
Durante a sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (29/03), na Câmara Municipal, para registrar os 124 anos de fundação da Guarda Municipal de Feira de Santana, o secretário municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mauro Moraes anunciou o seu afastamento da Seprev durante a solenidade.

Ele falou do crescimento e da seriedade da corporação cujos membros, conforme frisou, aprendeu a gostar e respeitar. “Fico extremamente feliz de encerrar meu ciclo na segurança pública com vocês”, disse emocionado, ao se dirigir aos guardas municipais que lotaram o plenário e a galeria da Casa da Cidadania.

Mauro acrescentou ainda a felicidade por encerrar sua carreira frente a Guarda. “Fico feliz em encerrar meu ciclo na segurança pública com vocês”, afirma o secretário. "Levo o carinho e a atenção um pelo outro", completou o secretário ao falar do trabalho a frente da Seprev.

Mauro deve permanecer no cargo até esta sexta-feira (31/03). Informações dão conta de que o ex-vereador Pablo Roberto assuma a pasta. Pablo foi vereador de um mandato, o mais votado da legislatura passada.

Com atuação no movimento social, especialmente ligado à área de Assistência Social, sua área de formação, Pablo já foi coordenador da Casa Socioeducativa Melo Matos.

Inscrição da corte da Micareta, bandas, blocos e entidades será encerrada nesta sexta-feira



Escolha das magestades
As inscrições para os concursos de rainha e rei Momo da Micareta de Feira de Santana, que acontece de 18 a 21 de maio, serão encerradas às 17h desta sexta-feira, 31. Até quinta-feira, dois homens e 13 mulheres se candidataram dos postos.

Os interessados deverão se dirigir à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, à rua Estados Unidos, Kalilândia, e apresentar a documentação, bem como atender as exigências do concurso.

Devem residir em Feira de Santana há mais de dois anos, apresentar comprovante de domicílio eleitoral e comprovante de residência. Também deverão autorizar do uso de imagem;  ser maior de idade e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.
 
Para o posto de rei Momo, o interessado deve pesar acima de 80 quilos. Os eleitos serão escolhidos através de uma comissão julgadora e pelo voto na internet. O posto de rei, um dos símbolos da festa, deve ser ocupado por uma pessoa extrovertida, simpática, brincalhona e gostar de Micareta.

Uma comissão vai escolher dez candidatas que participarão da final – ainda sem data definida. A votação pela internet deverá ser aberta a partir da próxima segunda-feira, no site www.feiradesantana.ba.gov.br

Bandas, blocos e entidades micaretescas

O prazo também deve ser respeitado por bandas, blocos e entidades micaretescas que participarão da Micareta. Até o momento, 78 bandas fizeram suas inscrições na Secel.

Secel inicia inscrição para licitação de barracas para Micareta



Licitação de barracas
As inscrições de barraqueiros interessados em participar da licitação destes equipamentos e dos toldos que serão montados durante a Micareta foram iniciadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Neste ano, serão montadas 100 toldos com área de 25 metros quadrados, mais 25 com 16 metros quadrados e 140 kits com dois isopores e sombreiro – que substituirão os toldos que mediam 12,5 metros quadrados de área útil.

Os interessados devem ser dirigir à Secel, localizada à rua Estados Unidos, na Kalilândia. Diariamente, estão sendo distribuídas cem fichas, sendo que metade pela manhã e a outra, pela tarde. A iniciativa objetiva a realização de um bom atendimento ao público.
 
Até o meio-dia desta quinta, 30, 146 pessoas já tinham feito suas inscrições. Elas também estão recebendo o edital da licitação, marcada para o dia 20 de abril.

As inscrições para a ocupação dos espaços nas ruas transversais à área do Circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, acontecerão entre os dias 3 e 12 de maio, também na Secel.

CRAS Odete Oliveira é inaugurado em novas instalações na Pampalona



CRAS Odete Oliveira
“ O objetivo principal da assistência social é  garantir os direitos das pessoas, permitindo e propiciando que Feira de Santana tenha um serviço social cada vez melhor, inclusive reforçando o atendimento de todas as áreas que dizem respeito a estes direitos”.

A afirmativa é do  vice-prefeito Colbert Martins, ao representar o prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta quinta-feira,30,  durante a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS, Território l), Odete Oliveira Almeida, que passa a funcionar em novas instalações na rua Amaralina, no bairro Pampalona.

Contando com 3 mil famílias cadastradas, esta unidade do CRAS tem capacidade para atender a um público estimado em  12 mil pessoas, tendo como alvos prioritários indivíduos considerados em situações de desproteção social e com deficiências. Crianças retiradas do trabalho infantil, idosos, além de pessoas inseridas no Cadastro Único para programas do Governo Federal, e Beneficiários de Prestação Continuada (BPC).

O novo CRAS será coordenado por Edmeia Souza e terá como área de abrangência os bairros Pampalona, Asa Branca, Bela Vista, Campo do Gado, Caraíbas, Gabriela, Pedra Ferrada, Homero Figueiredo, os conjuntos Alvorada e Arco Íris, Loteamento Amaralina e o Parque Servilha.

Destaque nacional

Ao enfatizar a importância dos serviços oferecidos pelo CRAS, considerado por ele “a porta de entrada nos direitos sociais”, o secretário do Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, afirmou que “Feira de Santana é o município baiano que, proporcionalmente, mais investe em ações e programas de assistência social, se notabilizando  como um destaque no cenário nacional”.

O evento, que contou com a participação de moradores dos bairros beneficiados com a iniciativa, também  foi prestigiado com as presenças Do Vereador Cadmiel Pereira (PSC), de lideranças políticas e da comunitárias.

Cadmiel ressaltou a importância da unidade para a comunidade. ““Este novo espaço foi pensado para atender às necessidades de todos, oferecendo acessibilidade para quem precisa e equipamentos que vão melhorar ainda mais o trabalho que já é desenvolvido aqui”, enfatizou o vereador.

Sessão solene registra 124 anos de fundação da Guarda Municipal



Sessão solene
 Emoção. Este foi o sentimento que permeou a sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (29), na Câmara Municipal, para registrar os 124 anos de fundação da Guarda Municipal de Feira de Santana. A participação da banda de música da instituição e a lembrança o ex-comandante Marcos Vinícius Alves dos Santos, morto em maio de 2014, foram os destaques da noite, que reuniu autoridades e lideranças políticas da cidade, além de um grande número de membros da GM.
A iniciativa foi do vereador Cadmiel Mascarenhas Pereira, que falou sobre a história da Guarda Municipal desde a criação, pelo Intendente Coronel José Freire de Lima através do Decreto Municipal de nº 02, em 25 de março de 1893. “Era um pequeno contingente que realizava a segurança dos bens públicos”, contou, estacando que atualmente a GM atua como órgão complementar da segurança pública, especialmente nas ações de Policiamento Comunitário.
A corporação que desde 2011 passou a integrar a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) e hoje é comandada pelo inspetor Ailton de Almeida Cerqueira, conforme lembrou o vereador, é composta pelos grupamentos Patrimonial, Especializado em Proteção e Rondas Ostensivas (GEPRO), Brigadistas, Moto Patrulha, Ciclo Patrulha e Ambiental, mais a Banda Musical.  Também opera a Central de Vídeomonitoramento.
A importância da Guarda Municipal foi destacada também pelo titular da Seprev, Mauro de Oliveira Morais, que anunciou o seu afastamento da pasta durante a solenidade. Ele falou do crescimento e da seriedade da corporação cujos membros, conforme frisou, aprendeu a gostar e respeitar. “Fico extremamente feliz de encerrar meu ciclo na segurança pública com vocês”, disse, emocionado, ao se dirigir aos guardas municipais que lotaram o plenário e a galeria da Casa da Cidadania.
O próprio palestrante fez a entrega da Medalha Intendente José Freire de Lima aos guardas municipais Wandilson Mota dos Santos, Mariluce Gonçalves de Araújo, Antônio José do Rosário Santos, Alessandra Regina Brito da Silva, Eliene Santana Santos, Joseane de Jesus Silva Cezarinho, Jorge Luís Reis da Silva, Marcos Vinícius de Oliveira Dantas, Rogério Alves Vieira, Telma Pinheiro de Souza, Francinildo Pereira de Jesus, João Almeida da Silva, Ana Maria Oliveira, Jaqueline de Santana Machado, Josué Alves da Cruz e Luciene Valadão.
A Câmara Municipal, em nome do presidente Reinaldo Miranda Vieira, também prestou homenagem aos guardas municipais Noélio Araújo de Oliveira, Luciene Valadão Eliene Santana Santos e Valéria Cristina Lima Deivid, lotadas Casa. No final da solenidade, Ângela Porto, presidente da Associação dos Guardas Municipais, recebeu das mãos da vereadora Gerusa Sampaio uma placa destinada à mãe de Marcos Vinícius, Zilda Alves dos Santos.
A sessão foi conduzida pelo vereador Ewerton Carneiro da Costa, 1º vice-presidente da Câmara Municipal, que compôs a mesa juntamente com Mauro de Oliveira Morais, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho; o Major José Alberto Souza e Silva Júnior, comandante do 2º GBM – Corpo de Bombeiros da Bahia; Inspetor Ailton de Almeida Cerqueira, comandante da Guarda Municipal; Cristina Renata Lima Pires, subcomandante da Guarda Municipal; e Ângela Porto, presidente da Associação dos Guardas Municipais. Entre os presentes no plenário o Inspetor Misael Freitas, ex-titular da Seprev.

JEFS serão iniciados no sábado, mas jogos acontecem nesta 5ª



Jogos Escolares
Os JEFS (Jogos Escolares de Feira de Santana) serão oficialmente abertos às 8h de sábado, no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto, no Campo Limpo. A promoção é da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Mas, nesta quinta-feira, 30, à tarde, antecipadamente será realizada uma rodada de handebol, nas categorias masculina e feminina. Na sexta-feira, acontecerão três partidas de basquete, no Ginásio Municipal de Esportes.

Se enfrentarão as equipes da Criativa X Escola Olavo Bilac, Real Clube X Ecassa, Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães X Ecassa e Escola João Paulo I X Escola Modelo Luiz Eduardo Magalhães.

Na sexta-feira, pela manhã, serão realizadas partidas de futebol de campo e futsal, no Complexo Esportivo Oyama Pinto.

Participarão da competição escolas, colégios e escolinhas de esportes. As partidas serão realizadas de sexta-feira a domingo e o encerramento está previsto para o dia 9.

Serão disputadas medalhas nas seguintes modalidades: futsal, futebol, handebol, vôlei de areia, tênis de mesa, judô, caratê, natação e atletismo – todas no Oyama, mais basquete e voleibol, no Municipal.

As disputas nos esportes individuais – tênis de mesa, judô, caratê, natação e atletismo serão realizadas apenas no dia 9.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Moradores do Rio do Peixe comemoram reinauguração da Escola José Martins Santos



A comunidade do povoado do Rio do Peixe, no distrito de Jaguara, comemorou a reinauguração da Escola José Martins Santos, que vai atender a alunos dos cursos Infantil e Fundamental l (do 1º ao 5º ano), em solenidade ocorrida na manhã desta quarta-feira, 29, e que contou com as presenças do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do vice-prefeito Colbert Martins.
Praticamente reconstruído e ampliado pela Prefeitura Municipal, o núcleo educacional vai atender a cerca de 70 alunos, que passarão a conviver num ambiente arejado e equipado com um moderno mobiliário,  três salas de aula, área administrativa com diretoria e secretaria, sala de recursos, banheiros e sanitários para pessoas com deficiência, refeitório, cozinha, despensa, biblioteca e sala de informática.
  foto
O patrono da escola foi representado pelo seu neto  José Lima dos Santos, que externou, em nome da família, os agradecimentos :“ Hoje,  as crianças vão estudar numa escola com uma qualidade que não tivemos no tempo do meu avô e do meu pai, que pagavam uma professora do próprio bolso para ensinar as crianças  dentro da nossa  casa ”, lembrou.
A professora Cleia Nascimento Pereira, que vai dirigir o educandário, sublinhou que “esta obra  surpreende a todos pela modernidade, e  temos o dever de dar continuidade a um ensino de qualidade e cuidar da sua manutenção”.  A secretária de Educação Jayana Ribeiro destacou que,  além das escolas que vêm sendo entregues na sede do Município, “ nós também estamos trabalhando em todos os distritos com obras de reforma e ampliação”.

Ao elogiar as qualidades físicas das novas instalações da Escola José Martins dos Santos, o vice-prefeito Colbert Martins frisou que “ a única forma de crescer é aprendendo através da educação, e o mais importante deste investimento são os novos cidadãos que estarão sendo formados”.
Uma nova escola
“ É uma escola realmente nova, porque aqui não tem nada que lembre a escola anterior, e eu estou muito alegre com esta inauguração, pois a nossa preocupação era entregar esta escola no início do ano letivo ”, disse o prefeito José Ronaldo, após ser saudado por um coral formado por alunos do Ensino Fundamental.

O ato também contou com as presenças de funcionários da Secretaria de Educação, do secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, lideranças políticas e comunitárias.

Inscrições para Concurso de Poesia se estenderão até dia 3 de maio



foto
Os interessados devem se dirigir do Museu de Arte Contemporânea
 
As inscrições para o 3º Concurso Municipal de Poesia de Feira de Santana, Prêmio Godofredo Filho, se estenderão até o dia 3 de maio – foram abertas no dia 20 deste mês.
 
O concurso é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Municipal da Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa.
 
Os interessados devem se dirigir do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, à rua Edelvira de Oliveira (vizinho à Biblioteca Municipal).
 
Poderão se inscrever qualquer pessoa domiciliada em Feira de Santana. A idade mínima é de 15 anos – neste caso deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis, com firma reconhecida.
 
Os poemas, inéditos, são de tema livre e deverão ser assinados com pseudônimos. Cada candidato poderá inscrever dois trabalhos, mas apenas um poderá participar do concurso.
 
A finalidade é valorizar, difundir e estimular a produção literária local. Serão selecionadas as melhores 20 poesias que  comporão um Livro a ser lançado pela Funtitec.
 
A análise dos documentos, julgamento e classificação ocorrerá de 8 a 22 de maio. Cada poema será analisado considerando-se os quesitos: tratamento redacional - morfossintático, semântico e ortográfico.
 
Mais  uso de recursos poéticos - figuras de linguagem, recursos imagéticos e ritmo; criatividade – espontaneidade e coerência, mais originalidade - ineditismo e criticidade.
 
Em valores brutos, a premiação será a seguinte aos três primeiros poemas classificados:  1º lugar: R$ 1.500, 2º lugar: R$ 1.000 e 3º lugar: R$ 800. O regulamento pode ser acessado pelo site www.feiradesantana.ba.gov.br, no link 3º Concurso de Poesias – inscrições.

Moradores da sede apontam suas demandas em audiência pública

foto
A Secretaria de Planejamento deu continuidade às audiências públicas, nesta quarta-feira, 29, para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA). O encontro com os moradores acontece no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Nesta manhã participaram da audiência os moradores da região administrativa I. Já no período da tarde será a vez dos moradores da região administrativa II participarem da audiência pública opinando sobre as necessidades de investimentos públicos nas mais diversas áreas de atuação do Governo Municipal.
 
O diretor do Departamento de Planejamento da Secretaria de Planejamento Luiz Ivan Santos destaca a importância da participação da população em apontar suas necessidades. Entre as propostas indicadas incluem investimentos na educação e na saúde, urbanização de vias, oferta de equipamentos esportivos e segurança pública.
  foto
“As demandas serão encaminhadas as secretarias específicas, que as analisarão e as incluirão ou não nos programas governamentais, que serão desenvolvidos pela administração nos próximos quatro anos”, afirma.
 
A PPA está sendo elaborada para o próximo quadriênio enquanto a LDO é voltada para o exercício de 2018. O pessoal das regiões 3 e 4 se reunirão no dia 30, e esta fase será encerrada com a participação da região 5.
 
Luiz Ivan informa que a Secretaria de Planejamento vai disponibilizar, através do site da Prefeitura Municipal, no período de 1º a 30 de abril, um link permitindo aqueles que não puderam participar das audiências presenciais colaborar também na elaboração de ambas as leis.

Mostra de dança com a bailarina Natália Barbone e convidados nesta 4ª, no Margarida Ribeiro

foto

Nesta quarta-feira, 29, a bailarina Natália Barbone estará se apresentando no Teatro Margarida Ribeiro, a partir das 15h. A iniciativa é da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura, Egberto Tavares Costa. 
 
A mostra está dividida em três apresentações de Caroline, e mais dança do ventre e tribal, que serão representados por mais sete convidados, somando um total de oito coreografias. 
 
As modalidades utilizadas na apresentação serão: Ballet Clássico, Dança Moderna, Dança do Ventre, Dança Tribal, Fada açucarada (do balé O Quebra Nozes) e, Eu me Torno Águia.
 
A equipe convidada pela bailarina é composta por dançarinos feirenses. A plateia será formada por alunos do Colégio Monteiro Lobato e demais convidados. A entrada é gratuita. 

terça-feira, 28 de março de 2017

José Ronaldo abre a 1ª Semana Olhares Sobre o Autismo



O prefeito José Ronaldo de Carvalho presidiu, na manhã desta terça-feira, 28,  a abertura da 1ª Semana Olhares Sobre o Autismo, uma iniciativa do grupo Família Azul, formado por pais e amigos de pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e apoiada pelo Governo Municipal.
  foto
O evento se destina  a profissionais de saúde, educadores e familiares, que até o dia 31 deste mês estarão reunidos no auditório do Centro de Cultura Maestro Miro, onde se revezarão em ciclos de palestras, oficinas e mesas redondas discutindo sobre os desafios e a importância da inclusão social de pessoas artistas.
 
Na esfera do governo do Município, as ações com este propósito vêm sendo articuladas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (que está ultimando os estudos relativos ao senso para se conhecer os números de pessoas portadoras deste transtorno), além das secretarias de Saúde, Educação e Prevenção à Violência.
foto
Estes  estudos são considerados de  suma importância para que, oficialmente, o governo possa conhecer a dimensão da situação, e,  a partir deste conhecimento, criar ações e um projeto  visando a estruturação de um equipamento público voltado ao atendimento especializado destes pacientes.
 
“ Verdadeiras Leoas”
 
Mãe de uma criança de 9 anos portadora do TEA  e idealizadora da Família Azul, Cíntia de Souza enfatizou à necessidade de a sociedade “lançar  um novo olhar sobre o outro e compreender os desafios que cada um de nós enfrentamos, assim, trataríamos uns aos outros muito mais suavemente, com mais amor, paciência e cuidado”.
  foto
A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, pontuou que “ esta é uma causa que nós temos que abraçar com toda a sociedade, pois quando  o povo se une ao governo,  a gente consegue nossos objetivos”.
 
Ao chamar  de “ verdadeiras leoas”  as mães que, tão ardorosamente se entregam com determinação e coragem em busca de novos conhecimentos científicos e  recursos que visem a encontrar respostas para o tratamento dos filhos portadores do TEA,   José Ronaldo revelou  que está aguardando  o resultado do senso que vem sendo finalizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social para saber  o que é possível acelerar e evoluir neste processo.
  foto
“Este é um assunto que precisa de muita pesquisa, pois só recentemente o autismo foi descoberto. Este é um trabalho de todos e precisamos criar uma política pública que proporcione um maior apoio a estas famílias, no tocante ao tratamento desta doença”, ponderou o prefeito.
 
O evento, aberto pelo Coral Pais e Amigos dos Autistas, que apresentou um repertório com músicas alusivas ao tema, contou com as presenças de diretores e funcionários de várias áreas de atuação do Governo, secretários municipais e  familiares de portadores do TEA.

Açude da Caatinga terá capacidade de armazenamento aumentada em dez vezes

foto

Dentro de mais algumas semanas, a represa da Caatinga, localizada no distrito de Tiquaruçu, vai ganhar outra denominação: passará a ser chamada de açude. A expectativa da Prefeitura de Feira de Santana é que com o serviço que está sendo feito no local, a sua capacidade de armazenamento aumente em até dez vez.
 
As máquinas, trator de esteira e retroescavadeira, mais uma caçamba, estão sendo usadas para aumentar as margens, bem como a sua profundidade, que começa com a retirada da lama acumulado ao longo das últimas décadas. A parede do futuro açude ficará mais alta em quase dois metros, em relação à atual.
  foto
“O açude terá capacidade para armazenar água por um longo período, principalmente para atender as necessidades dos animais”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, que vem acompanhando o serviço. De acordo com ele, serão empregadas mais de 300 horas de máquina nesta ampliação.
 
Obras estruturantes para armazenar água em grande quantidade estão sendo feitas em Tiquaruçu, como a ampliação da barragem da Lagoinha, que também foi transformada num grande açude.
  foto
“O que está sendo feito nesta represa vai ser bom para moradores de várias comunidades, como o Socorro e a Jaqueira”, disse o agricultor Elizeu Ferreira, que mora na Fazenda Tanque Grande. “Quando Deus mandar chuva a gente não vai ter problema de água por um longo tempo”.

Exposição "Olhares sobre o Autismo" está aberta no Shopping Boulevard

foto
Há pouco mais de um ano a policial militar, Neia Gonçalves, descobriu que o filho Bernardo, 4, é autista. Até os dois anos ele não falava e se comportava de forma diferente em relação às crianças de sua idade. “Era um bebezão de dois anos”, sintetiza.
 
A partir daí Neia procurou o neurologista. Na terceira consulta o diagnóstico se confirmou. “Chorei por uma semana sem parar. Mal conseguia me alimentar. Mas, depois percebi que eu precisava lutar pelo meu filho e fui buscar informações e tratamento para ele”.  
  foto
Agora, Neia e outras mães se uniram para “mostrar à sociedade que o autismo existe”. Fotografias de vinte e cinco crianças expostas em seis painéis, frente e verso, compõem a exposição “Olhares sobre o Autismo”, que foi aberta nesta segunda-feira, 27, e segue até o dia 2 de abril, no Boulevard Shopping. A mostra tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.
 
As imagens das crianças, a maioria de meninos, foram capturadas pelas lentes de Neia Gonçalves e também de Adrielle Ferreira. “Essa exposição é para mostrar para a sociedade que eles existem”, reforçou a mãe de Bernardo. A realização é da Família Azul.
  foto
“Essa exposição é uma mostra daquilo que não se vê, não se fala e que a sociedade ainda desconhece. É preciso falar sobre o autismo”, disse Cintia Souza, uma das idealizadoras do evento, e que também é mãe de autista.
 
A mostra fotográfica faz parte da semana de palestras, oficinas e mesa redonda que começa nesta terça-feira, 28, no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro, antecedendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 2 de abril, quando haverá uma caminhada na avenida Getúlio Vargas, a partir das 8h, saindo das imediações do Feira Palace Hotel com destino ao estacionamento da Prefeitura.
  foto
Os secretários municipais Ildes Ferreira (Desenvolvimento Social) e Mauro Moraes (Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos) prestigiaram a abertura da exposição.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Prefeitura de Feira interpela judicialmente a APLB



Outdoor da APLB
A Prefeitura de Feira de Santana está interpelando, na Justiça, a direção da Associação dos Professores Licenciados da Bahia – APLB-Feira de Santana. O motivo da medida é a divulgação, em peças de outdoor espalhadas pela cidade, de números referentes ao repasse de recursos do Fundeb, pela União, ao Município.

Em seu material publicitário, a APLB Feira informa que o repasse do Fundeb a Prefeitura de Feira de Santana foi aumentado de R$ 130 milhões em 2016 para R$ 144 milhões em 2017, o que representaria 11,04%. E questiona o Governo quanto ao reajuste dos professores no atual exercício. “E agora, prefeito?”, aborda a entidade, no outdoor, alegando que o Município não tem argumento para justificar o parcelamento do reajuste de 7,64% a categoria.
 
Acontece que os números apresentados pela APLB não são verdadeiros, afirma a Secretaria Municipal da Fazenda. A entidade sindical teria se utilizado de um valor prévio do repasse anual referente ainda ao primeiro semestre de 2016. Ao final daquele ano, o montante repassado ao Município foi de quase R$ 143 milhões. Portanto, se em 2017 o anunciado para Feira de Santana é R$ 144 milhões, o aumento gira em torno de 1%, apenas.

Segundo o procurador geral do Município, Cleudson Almeida, a divulgação dos dados, da maneira como foi feita pela APLB, causa um grave problema entre o servidor da área de educação e o Governo. “Há um choque. O professor, informado com números fictícios por sua entidade representativa, é jogado contra a administração”, argumenta. O objetivo da medida é cautelar, mas pode haver, posteriormente, ajuizamento de ação por parte do Município.

Governo Federal promove, em Feira, Capacitação do Programa Identidade Jovem



Nesta terça-feira (28), às 14 horas, será realizado a Capacitação do Programa Identidade Jovem (ID Jovem) do Governo Federal. Ocorrerá na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana- ACEFS, Largo São Francisco nº 43- Kalilandia. Será ministrada pelo consultor da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, Higo Souza.
 
De acordo com Decreto 8537/2015, o ID Jovem é um programa aplicado às políticas públicas para a Juventude (15 a 29 anos) para a população de baixa-renda, que oferece meia-entrada em eventos culturais, de lazer e também para obter vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte interestadual em ônibus, comboio ferroviário, entre outros.

Cartão Reforma será lançado em Feira no mês de maio



Lançado em novembro do ano passado, o Cartão Reforma é um programa do Governo Federal que vai beneficiar milhões de pessoas em todo o país com um crédito de R$ 5 mil reais. Em maio próximo será a vez do programa, fruto de uma parceria entre a União e o Município, ser lançado em Feira de Santana.
 
A informação foi dada, hoje, pela manhã, 27, pelo secretário de Habitação e Regularização Fundiária do Município, Eli Ribeiro, durante entrevista concedida ao jornalista Renato Ribeiro, âncora do programa Subaé Notícias, na Rádio Subaé, 1.080 AM. 
foto

Cortejo cultural marca passagem em Feira do Dia do Circo e do Teatro

foto

Hoje teve espetáculo circense e teatral na avenida Getúlio Vargas, em comemoração à passagem do Dia do Circo e do Teatro. Artistas e curiosos participaram da 1º Cortejo da Cultura de Feira de Santana, realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e a Fundação Egberto Costa.
 
Palhaços, malabarista, perna-de-pau, grupo de capoeira e atores vestiram seus personagens – Chapeuzinho Vermelho, garçom, bruxas, entre muitos outros, e foram à avenida comemorar. Gente de todas as idades brincaram feito crianças.
 
O animado e colorido cortejo se concentrou no estacionamento da Prefeitura, onde no palco aconteceram apresentações. O ator Araílton Públio realizou a performance “Poemas ao vento”, José Guedes interpretou “Interrogação e apresentação” e Roberval Barreto, “Pabulagem”.
  foto
Luiz Augusto Oliveira, diretor do Departamento de Atividades Culturais, disse que o cortejo foi uma maneira lúdica de que todos participassem das comemorações. “Todas as pessoas gostam de teatro e amam o circo”.
 
Aos 72 anos, dona Raimunda Maria Araújo disse que se encontrou na vida ao fazer teatro, há 17 anos. “Teatro é tudo de bom na vida”. É uma dos muitos alunos dos cursos oferecidos pela Funtitec, no projeto Arte de Viver, no Centro de Cultura Maestro Miro.
  foto
O palhaço Charmosinho, do circo de mesmo nome, disse que a mágica do espetáculo circense nunca será desvendada, porque não é truque. “Agrada pessoas de todas as idades”. Para ele, o personagem é incorporado à medida que se maquia. “As cores fazem que Fly Oliveira desapareça à medida que Charmosinho ganha sua forma”.
 
O circo está montado no CSU, na Cidade Nova, onde oferece cursos gratuitos para até 50 crianças e adolescentes de como se tornar uma malabarista, contorcionista, entre outras atividades. Menos a de palhaço, que já nasce pronto.
foto

Prefeitura reutiliza material em boas condições para novas obras

foto

Manilhas, paralelepípedos, areia. Com foco na economia, a Prefeitura de Feira de Santana está reutilizando material retirado locais onde faz uma obra para ser usado em outras frentes de serviços. Nada se perde. Tudo vem sendo transportado, armazenado, passa por controle de qualidade e volta a ser usado.
 
Algumas ruas estão sendo pavimentadas com paralelepípedos retirados das áreas onde foi construída a primeira trincheira, entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, e da outra que está em construção, no cruzamento entre a Presidente Dutra e a João Durval Carneiro.
 
Nestes locais, além dos paralelepípedos, a areia retirada com a escavação está sendo levada para corrigir o terreno localizado entre condomínios do empreendimento Vila Olímpia, onde a Prefeitura está construindo uma rede de drenagem para captar e direcionar as águas da chuva de toda a área.
  foto
A construção de parte da rede ficará sob a responsabilidade dos servidores municipais. E as manilhas retiradas da rede de drenagem desativada, que existia na parte central da João Durval – foi desviada para que permitisse a escavação, que estão em bom estado, serão usadas no prolongamento até o canal de macrodrenagem que passa ao fundo do Feira IV.
 
As pedras que estão sendo usadas na pavimentação da rua das Flores, na Queimadinha, são que as que foram retiradas das áreas próximas das trincheiras. “A gente vem pedido aos operários que retiram estes materiais que o façam com cuidados porque serão levados para outras áreas da cidade, como está sendo feito”, afirmou o prefeito José Ronaldo de Carvalho.
 
O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, disse que o município usa mão de obra própria quando da aplicação destes materiais. “Estes produtos apenas são usados depois da realização de testes de resistência, que nos da tranquilidade com relação ao futuro, quanto à durabilidade”.
 
Ele ainda disse que a areia retirada durante a recuperação das estradas, ideal para o assentamento de paralelepípedos, está sendo trazidas para a cidade. “Também estamos estocando a piçarra retirada da escavação e ampliação das aguadas, que serão usadas na recuperação das estradas da zona rural”, disse o secretário.

Espetáculo "Paixão e Morte de Cristo" no Parque de Exposição entre os dias 7 e 9

foto

Semana Santa virou sinônimo de celebração de arte e fé em Feira de Santana. Entre os dias 7 e 9 de abril, a partir das 18h30, no Parque de Exposição João Martins da Silva, cerca de 150 atores e atrizes entram em cena para contar a maior história da humanidade: a “Paixão e Morte de Cristo”, encenada pelo Grupo Teatral Renascer.
 
É o maior espetáculo teatral de todos os tempos já mostrado a céu aberto por uma companhia feirense. A apresentação dura em média 90 minutos. Ela conta importantes passagens da história de Jesus Cristo, como a Paixão, Morte e Ressurreição. Utilizam cenários e figurinos que remeteram às tradições de cultura e ambientação vivenciados há mais de 2 mil anos.
  foto
O acesso do público é gratuito, mas as pessoas podem contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado a entidades de assistência social. As apresentações têm o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
 
O diretor do espetáculo, Fábio Figueiredo, diz que será disponibilizado um ônibus no Terminal Central para quem desejar ir ao Parque de Exposição. “Nos três dias de espetáculos haverá também shows musicais, praça de alimentação, parque infantil e estacionamento para veículos”, diz.