Submarino

EXPOFEIRA 2025

EXPOFEIRA 2025
EXPOFEIRA

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Mercado de trabalho cresce 9,7% em 2025 e soma quase 40 mil vagas ofertadas em Feira de Santana

 

Para o diretor da Casa do Trabalhador, Magno Felzemburgh, os números demonstram a força do mercado local

A Casa do Trabalhador, vinculada à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), registrou um saldo expressivo na geração de empregos em Feira de Santana ao longo de 2025. Entre janeiro e julho, o órgão contabilizou 39.653 admissões, o que representa um crescimento de 9,79% em relação ao mesmo período do ano passado. Os segmentos que mais contribuíram para este resultado foram os serviços administrativos, com 11.517 contratações, seguidos pelo comércio (11.051) e pela indústria (10.527).

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho, que acompanha a movimentação do mercado formal de trabalho em todo o país.

O bom desempenho também foi observado no mês de julho, quando Feira registrou 6.118 admissões contra 5.503 desligamentos, garantindo um saldo positivo de 615 novos postos de trabalho. Em comparação com junho, houve crescimento de 18,03% nas contratações e, em relação a julho de 2024, o aumento foi de 10,19%. Os setores de serviços administrativos (1.846 contratações), comércio (1.674) e indústria (1.584) novamente puxaram a geração de empregos.

O levantamento revela ainda que, embora os homens tenham registrado maior número de admissões (3.428 contra 2.690 das mulheres), o saldo positivo foi mais expressivo entre elas (504 novos postos contra 111 dos homens). A faixa etária com maior volume de contratações foi a de 30 a 39 anos (1.644), seguida pelos jovens de 18 a 24 anos (1.622) e pelos trabalhadores de 40 a 49 anos (1.201). Quanto ao nível de escolaridade, o ensino médio completo foi o mais requisitado, com 4.693 admissões.

Para o diretor da Casa do Trabalhador, Magno Felzemburgh, os números demonstram a força do mercado local. “Feira de Santana vem demonstrando um dinamismo importante no mercado de trabalho, com crescimento consistente e oportunidades em diferentes setores. Isso mostra a capacidade da cidade de absorver mão de obra, fortalecer os serviços e abrir espaço tanto para jovens quanto para trabalhadores mais experientes”, destacou.

A Casa do Trabalhador está localizada na Rua Desembargador Felinto Bastos, nº 527A (antiga Rua de Aurora), onde oferece serviços de intermediação de mão de obra e orientação profissional para quem busca inserção ou recolocação no mercado.

Prefeito José Ronaldo entrega concessão para 20 novos permissionários do sistema de táxi

 

Ele ressaltou que o sistema de transporte realizado por táxis continua sendo mantido com as mesmas 1.350 vagas

O sistema de transporte individual de passageiros realizado por táxis passa a contar com os serviços de 20 novos permissionários. A autorização da concessão foi entregue pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho no início da tarde desta terça-feira (02), durante audiência no Paço Municipal Maria Quitéria, visando ao preenchimento de vagas abertas com a cassação de vagas de antigos concessionários por motivos diversos.

Ao autorizar as novas concessões, o prefeito José Ronaldo ressaltou que o sistema de transporte realizado por táxis continua sendo mantido com as mesmas 1.350 vagas. E observou que as substituições estão sendo realizadas após determinar à Secretaria de Mobilidade (Semob) a realização de uma auditoria sobre todas as vagas de táxis.

O secretário da Semob, Sérgio Barradas Carneiro, explicou a origem das vagas que foram ofertadas aos novos permissionários. “Foram encontradas situações de pessoas que se aposentaram ou morreram e não deram baixa, pessoas que não faziam vistoria há muito tempo, situações irregulares de várias formas”, revelou.

Todos os concessionários que estavam em situação irregular foram notificados pessoalmente e por edital publicado no Diário Oficial do Município para apresentarem defesa e contraditório. Em seguida, as defesas foram indeferidas, tiveram a oportunidade de recurso, ou seja, foram dadas todas as oportunidades para correção e permanência no sistema daqueles que efetivamente queriam nele permanecer. Somente depois de todo esse processo foi declarada a vacância das 20 concessões.

Após receber a concessão, o próximo passo, agora, antes de os novos permissionários iniciarem a atividade de taxista, será passarem por um curso profissionalizante realizado através do SEST/SENAT. A medida atende a determinação da nova lei federal que regulamenta a profissão de taxista e de uma resolução do Contran, que determina a participação em um curso para o exercício da atividade com carga horária mínima de 32h.

Durante a solenidade também estiveram presentes, além do prefeito José Ronaldo e do secretário Sérgio Carneiro, o vereador Jorge Oliveira; o presidente do Sincaver, Liomar Ferreira; o procurador-geral do Município, Guga Leal; e representantes do SEST/SENAT, além dos novos permissionários.

500 baias móveis serão instaladas no Parque de Exposição para a 46ª Expofeira

 

A quantidade desses espaços, quando somada às baias de alvenaria, chega a 644

O Parque de Exposição João Martins da Silva vai receber o incremento de 500 baias móveis para atender à demanda das associações de criadores dos animais que participarão da 46ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, que será aberta no próximo domingo, 7, e encerrada no dia 14.

A quantidade desses espaços, quando somada às baias de alvenaria, chega a 644, onde ficarão, à espera de julgamentos ou de outras participações, cavalos das raças mangalarga marchador, mangalarga, campolina, pampa, pôneis e jumentos. As baias móveis foram locadas pela Prefeitura de Feira de Santana.

O secretário de Agricultura, Silvaney Araújo, disse que os compartimentos móveis abrigarão os animais confortavelmente, livrando-os ou amenizando o estresse causado pela participação em uma exposição, mesmo sendo eles treinados e com rotina de presenças nesses eventos em outros municípios.

Para o secretário, a Prefeitura está oferecendo o que está ao seu alcance para que todos os participantes da Expofeira cheguem ao final da mostra satisfeitos com os resultados conquistados. Afirmou que o município se esforça para que a estrutura do parque atenda às expectativas.

46ª Expofeira é a maior vitrine para pequenos produtores rurais da região

 

Mostra será realizada no Parque de Exposição João Martins da Silva entre os dias 7 e 14 deste mês

A 46ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), que será realizada no Parque de Exposição João Martins da Silva entre os dias 7 e 14 deste mês, vai se consolidar como a maior vitrine para os pequenos produtores rurais da região. Toda a diversidade da produção, seja de cultivos ou criações de animais, culinária típica, artesanato ou até mesmo shows regionais, reflete o potencial dos moradores da zona rural que contribuem de forma significativa para movimentar a economia baiana.

O tradicional Caminho da Roça é o espelho da força, garra e determinação do homem do campo, que se reinventa a cada dia para superar as barreiras com muita criatividade e dedicação. É lá que, além de iguarias deliciosas compondo um extenso cardápio de lanches, os visitantes da Expofeira podem se abastecer enquanto também apreciam o artesanato regional.

No Caminho da Roça também estarão evidenciados os produtos da agricultura familiar, que contribuem de forma significativa para abastecer a mesa dos baianos e movimentar a economia, garantindo o sustento de milhares de pessoas. São produtos como milho, feijão, mandioca, abóbora, hortaliças, aipim e muito mais.

A culinária típica da região também vai estar em evidência. São sabores para todos os gostos, desde carne do sertão, bode assado, feijoada, sarapatel, maniçoba, aipim frito, galinha ao molho pardo e diversos outros pratos capazes de deixar os visitantes da Expofeira com água na boca.

Para evitar estresse dos animais, os shows com as presenças das grandes estrelas da música brasileira estão suspensos. Entretanto, as pequenas apresentações com shows regionais, com volume moderado e horários controlados, estarão presentes, mostrando todo o potencial do homem sertanejo.

No Galpão do Artesanato, mais novidades para encantar os visitantes. Artesanato em tecido, couro, madeira ou mesmo material reciclado estará em evidência, mostrando todo o talento e habilidade do homem sertanejo com as mãos, refletindo muita criatividade.

Prefeito José Ronaldo empossa novos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar

 

Ao empossar os novos membros do CAE, o prefeito José Ronaldo ressaltou o papel importante que os conselheiros exercem

O prefeito José Ronaldo de Carvalho empossou, na tarde desta segunda-feira (01), os novos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) para o quadriênio 2025-2029. Logo após o ato, os novos integrantes da entidade elegeram um dos representantes de entidades civis organizadas, Miguel Ângelo Nery Boaventura, como presidente.

Ao empossar os novos membros do CAE, o prefeito José Ronaldo ressaltou o papel importante que os conselheiros exercem e a determinação do Governo em sempre apoiar ações que venham a defender a garantia de direitos e avanços na promoção de uma educação de qualidade no município de Feira de Santana.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, também deu as boas-vindas aos novos conselheiros e reafirmou o compromisso da administração municipal em exercer um papel de parceria na defesa dos interesses dos estudantes. “Quem ganha são os mais de 57 mil alunos da rede pública municipal. E nosso propósito é que consigamos fazer diferença na vida de cada um desses alunos”, destacou.

Além da eleição de Miguel Ângelo como presidente do CAE, também foi eleita a professora Alvani Santana dos Santos, representante das entidades de trabalhadores da educação e de discentes.

Também fazem parte do CAE, como representantes do Poder Executivo, o titular Luiz Carlos de Carvalho Bahia Neto e o suplente Pedro Oliveira Lima Filho; como representantes de entidades de trabalhadores da educação e de discentes, além de Alvani como titular, também a suplente Lucimeire dos Santos (docente) e a titular Sandy Barbosa Cáceres (discente) e a suplente Maria Daura Carneiro de Almeida (discente).

Como representantes de entidades civis organizadas, o eleito presidente Miguel Ângelo e o suplente Edson Piaggio de Oliveira; a titular Nathalia Santos Oliveira e o suplente Marcelo Alexandrino Souza. Como representantes de pais de alunos, o titular Ananias Sales da Conceição (representante de escolas em áreas remanescentes de quilombos) e o suplente Uedson Ferreira de Jesus; a titular Keiliana Pinheiro Pimentel Couto e a suplente Mariana Lisboa dos Santos Lima.

Os membros do Conselho terão mandato de 4 (quatro) anos, podendo ser reconduzidos de acordo com a indicação dos seus respectivos segmentos. O exercício do mandato de conselheiro do CAE é considerado serviço público relevante, não remunerado.

Durante a posse, também estiveram presentes o secretário de Comunicação, Joilton Freitas; o procurador-geral do Município, Guga Leal; e o ex-presidente do CAE, João Baptista Ferreira.

Feira de Santana abre licitação com centenas de itens para reforçar o abastecimento de medicamentos na rede municipal

 

Processo licitatório será realizado no dia 16 e representa mais um passo concreto para fortalecer a saúde pública da cidade

A Prefeitura de Feira de Santana publicou nesta terça-feira (2) o edital de licitação nº 66-2025-11L, que tem como objetivo a aquisição de medicamentos destinados às unidades da rede municipal. O pregão eletrônico será realizado no dia 16 de setembro, às 8h30, e contempla centenas de itens que irão fortalecer o abastecimento das farmácias da atenção básica e especializada, assegurando assistência de qualidade e continuidade no atendimento à população.

Desde o início da atual gestão na pasta, a Secretaria de Saúde tem se dedicado a superar desafios estruturais e históricos, alinhando rigor administrativo com agilidade e compromisso social. Cada etapa do processo – da análise das necessidades ao planejamento logístico – foi conduzida com transparência e responsabilidade, reforçando que soluções duradouras exigem planejamento técnico e rigor legal.

“Assumimos uma rede com muitos desafios, mas a nossa prioridade tem sido trabalhar com seriedade e resultados. A publicação deste edital é um exemplo de ação prática: um passo firme para que a população sinta, na ponta, os avanços de uma gestão que planeja, organiza e executa”, destacou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.

O edital está disponível para consulta no portal oficial www.portaldecompraspublicas.com.br, garantindo ampla participação e transparência.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Feira de Santana recebe investimento de R$ 33,6 milhões em projeto de inovação sustentável

 

A iniciativa conta com a colaboração da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico

Feira de Santana será palco de um dos maiores investimentos em inovação sustentável do país. A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) aprovou o financiamento de R$ 33,6 milhões para o Plano Estratégico de Inovação (PEI) das empresas Pró-Linhas Nordeste e XpertPack Indústria de Embalagens, localizadas no Centro Industrial do Subaé (CIS), no município.

O objetivo é desenvolver novas soluções em embalagens sustentáveis, capazes de ampliar a segurança alimentar e reduzir impactos ambientais no setor agroindustrial.

A iniciativa conta com a colaboração da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana (Settedc), que vem atuando de forma integrada com os empreendimentos para fortalecer o ambiente de negócios e atrair novos investimentos para a cidade.

Para a secretária Márcia Ferreira, o projeto coloca o município em posição de destaque nacional. “Feira de Santana mostra, mais uma vez, sua força como polo industrial e inovador. Esse investimento em pesquisa e desenvolvimento de embalagens sustentáveis fortalece nossa economia, gera empregos e posiciona a cidade como referência em soluções com sustentabilidade”, destacou.

O investimento total do projeto é de R$ 53,4 milhões, sendo R$ 33,6 milhões via Finep, pelo programa Finep Mais Inovação, e R$ 19,8 milhões aplicados pelas próprias empresas. O contrato terá duração de 144 meses e está alinhado à resolução do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) sobre cadeias agroindustriais sustentáveis, bioeconomia e transição energética.

Projeto de horta escolar estimula aprendizado e hábitos saudáveis na Escola Evaldo Gomes Martins

 

O espaço da horta escolar tem se mostrado uma ferramenta pedagógica inovadora

A Escola Municipal de Educação Infantil Evaldo Gomes Martins, no bairro Gabriela, celebrou nesta sexta-feira (29) a culminância do projeto “Horta: Eu Plantei, Reguei e Colhi”, uma iniciativa que alia aprendizado, consciência ambiental e incentivo à alimentação saudável.

O espaço da horta escolar tem se mostrado uma ferramenta pedagógica inovadora, capaz de integrar o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico das crianças, transformando o aprendizado em prática. Por meio da atividade, os estudantes vivenciam, de forma lúdica e participativa, todas as etapas do plantio até a colheita, fortalecendo valores como responsabilidade, cuidado e respeito à natureza.

Mais do que uma atividade pedagógica, o projeto reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em promover experiências que ultrapassam os limites da sala de aula. 

A gestora da unidade, Patrícia Pinheiro de Oliveira, destacou a emoção em acompanhar a evolução dos alunos.

“As crianças tiveram a oportunidade de acompanhar todas as etapas do plantio até a colheita. Ver a reação das famílias e de cada um desses pequenos é muito gratificante".

Representando o secretário de Educação e vice-prefeito Pablo Roberto, Maria Silva participou do evento e transmitiu uma mensagem de reconhecimento às famílias e à equipe escolar. Segundo ela, a horta funciona como uma “sala viva”, que abre novas possibilidades de aprendizado e amplia a conexão dos alunos com o meio ambiente.

O encerramento foi marcado por momentos de união e celebração, simbolizando a colheita de valores que acompanharão os estudantes por toda a vida.

Secretário de Saúde de Feira é eleito para compor Comissão Intergestores Bipartite da Bahia

 

A escolha ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, foi eleito para integrar a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância responsável por pactuar, junto com o Estado, todas as políticas públicas de saúde que orientam a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), na Bahia.

A escolha ocorreu neste domingo (31), durante a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), realizada dentro da programação do 11º Congresso Cosems Bahia.

“É uma grande honra e alegria poder integrar a Comissão Intergestores Bipartite, um espaço em que todas as políticas públicas de saúde da Bahia são construídas de forma pactuada e técnica. Este é um momento de aprendizado e contribuição que reforça nosso compromisso com a construção de uma rede de saúde eficiente e voltada para as necessidades da população”, destacou Rodrigo Matos.

Realizado em Salvador, o congresso tem como tema “O SUS e o Cosems têm a nossa digital” e segue até esta terça-feira (2). O encontro reúne especialistas nacionais e internacionais, além de gestores, trabalhadores e parceiros da saúde pública.

Além do secretário, participam do evento os diretores da pasta, Sebastião Oliveira, da Rede Própria, e Carla Alencar, de Atenção à Saúde. Considerado o maior encontro de saúde pública do estado, o congresso promove reflexões, trocas de experiências e debates sobre o fortalecimento da gestão municipal em saúde.

Nesta terça-feira (2), uma das mesas de discussão em destaque será “Agora tem especialista: o protagonismo dos municípios na ampliação do cuidado especializado”, da qual Rodrigo Matos participará como integrante.

Feira de Santana amplia rede com construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde

 

UBS porte III estão sendo implantadas nos bairros Registro e Papagaio

Em pouco mais de 30 dias, a Prefeitura de Feira de Santana autorizou a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de porte III em regiões da cidade que estão em constante expansão.

A primeira delas já está em andamento no Complexo Urbanístico Jardim Brasil, no bairro Registro. No último sábado (30), o prefeito José Ronaldo deu a ordem de serviço para o início da implantação de mais uma UBS de porte III, desta vez no Loteamento Parque Chauá, bairro Papagaio.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, essas unidades representam um avanço significativo na cobertura da Atenção Primária em Feira de Santana. Cada uma terá capacidade ampliada para atender maior número de usuários.

Rodrigo Matos destaca que o fortalecimento da Atenção Primária é fundamental, uma vez que é considerada a porta de entrada do cuidado em saúde. “A Atenção Primária é a ordenadora do cuidado. Quando está bem organizada e implantada, consegue resolver mais de 70% dos problemas de saúde sem que seja necessário encaminhar para a atenção especializada”, explica.

Para o gestor, a iniciativa reafirma o compromisso do governo com a população. “Saúde é um direito social. Essas unidades vão impactar diretamente nos indicadores de saúde, trazendo mais qualidade de vida para os moradores”, afirma o titular da Saúde. 

MAIS INVESTIMENTOS

Durante o ato de assinatura para construção da nova UBS do Parque Chauá, o prefeito José Ronaldo informou que está prevista mais uma grande novidade na área da saúde para essa região.

"Dentro de 30 dias, retornaremos ao bairro Papagaio para lançar uma unidade inédita em Feira de Santana, o que reforça ainda mais nosso compromisso com a saúde da população", anunciou.

Feira regulamenta lei e reforça proteção aos trabalhadores terceirizados

 

Decreto destaca compromisso da gestão com a garantia de direitos e a transparência nos contratos

A Prefeitura de Feira de Santana publicou o Decreto nº 14.096/2025, que regulamenta a Lei Municipal nº 4.177/2023 e estabelece diretrizes para a gestão de contratos de prestação de serviços na Administração Pública Municipal, com foco especial nos contratos que envolvem dedicação exclusiva de mão de obra. A medida reforça o compromisso da gestão em assegurar transparência, responsabilidade e a proteção dos direitos dos trabalhadores terceirizados.

Segundo o procurador-geral do município, Guga Leal, a regulamentação é um marco na governança pública. “Este decreto reafirma o compromisso do poder público municipal com a valorização dos trabalhadores e com a segurança jurídica dos contratos, promovendo uma gestão responsável e alinhada às exigências legais”, afirmou.

A publicação reflete a prioridade da Administração Municipal em modernizar processos, ampliar mecanismos de fiscalização e garantir condições adequadas aos profissionais que prestam serviços à população, consolidando uma gestão que valoriza a transparência e a proteção social.

Foto: Jorge Magalhães

Prefeitura de Feira vai construir moderna policlínica em antiga área do Derba

 

Novo equipamento de saúde vai ampliar atendimento à população feirense

A Prefeitura de Feira de Santana vai construir uma moderna e ampla policlínica na antiga área do Derba, na avenida Transnordestina, para reforçar o atendimento à população. Para viabilizar a implantação do equipamento, o prefeito José Ronaldo de Carvalho assinou, na manhã desta segunda-feira (01), às 6h30min, documento recebendo das mãos do governador Jerônimo Rodrigues a área de terra ociosa onde funcionava o órgão estadual.

Ao receber a doação da área de terra para a construção de uma nova unidade de saúde municipal, o prefeito José Ronaldo ressaltou a importância do equipamento para a população feirense e o empenho do Governo Municipal em melhorar a qualidade dos serviços da saúde pública municipal. Lembrou que as ações e investimentos promovidos pelo Governo Municipal em sua gestão continuam avançando para assegurar qualidade de vida a todos os cidadãos.

A nova policlínica municipal terá o mesmo padrão da policlínica estadual que funciona em área vizinha ao Hospital Geral Clériston Andrade. Será construída através de parceria entre o Governo Municipal de Feira de Santana e o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

Durante o ato de recebimento do terreno, o prefeito José Ronaldo esteve acompanhado dos secretários municipais de Comunicação, Joilton Freitas; de Governo, Neto Bahia; e de Gabinete, Mário Borges; e os secretários estaduais de Saúde, Roberta Santana; e de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida; e o deputado estadual José de Arimatéia.


Prefeitura de Feira passa a contar com novo micro-ônibus para transportar pacientes para Salvador

 

O veículo foi recebido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho na manhã desta segunda-feira (1º)

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Feira de Santana passa a contar com o reforço de um novo micro-ônibus para atender ao serviço de Transporte Fora de Domicílio (TFD). O veículo foi recebido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho na manhã desta segunda-feira (1º) e foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado estadual José de Arimatéia.

O veículo foi entregue ao prefeito José Ronaldo pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante solenidade ocorrida no Centro de Convenções de Feira de Santana, às 6h30min desta segunda-feira (01). Também estiveram presentes, além do deputado José de Arimatéia, os secretários municipais de Comunicação, Joilton Freitas; de Governo, Neto Bahia; e de Gabinete, Mário Borges; e os secretários estaduais de Saúde, Roberta Santana; e de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida.

Ao receber a chave do veículo, o prefeito ressaltou a importância do equipamento para reforçar as ações de saúde pública do município de Feira de Santana, lembrando que o micro-ônibus vai atender os pacientes da cidade que necessitam de tratamento especializado em Salvador.

O micro-ônibus é um Ford Transit com capacidade para 18 lugares e foi adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil, por iniciativa do deputado estadual José de Arimatéia.

Foto: Jorge Magalhães