Submarino

SÃO JOÃO DE FEIRA

SÃO JOÃO DE FEIRA
SÃO JOÃO DE FEIRA

terça-feira, 23 de junho de 2026

Trabalhadores transformam os bastidores do São João de Maria Quitéria em uma verdadeira festa

 

Centenas de trabalhadores circulam pelo circuito para garantir a segurança, a organização e a limpeza do evento

Enquanto a multidão canta em coro e dança ao som de grandes sucessos, um espetáculo paralelo acontece nos bastidores da folia. Centenas de trabalhadores circulam pelo circuito para garantir a segurança, a organização e a limpeza do evento, mas mostram que nenhuma rotina é imune à música quando a alegria toma conta do ambiente.

Durante os três dias de festa no distrito de Maria Quitéria, o serviço de limpeza pública começou ainda durante a tarde e seguiu madrugada adentro. Mesmo diante do trabalho intenso, os garis chamaram a atenção pela animação. Dançando enquanto varriam em frente ao palco ou pelas ruas adjacentes, eles contagiaram moradores e visitantes. A cena refletia o espírito de quem, mesmo em serviço, encontrava espaço para celebrar a festa à sua maneira.

Bruno, conhecido nas redes sociais como "Bruno Gari", trabalha na limpeza pública de Feira de Santana desde os 18 anos e foi um dos destaques da animação durante os shows.

“Eu sou sempre assim, alegre e divertido no meu trabalho. Trabalho com muito amor e carinho. Dá para trabalhar e se divertir ao mesmo tempo. Eu gostei demais dos shows do São José aqui no distrito”, contou, com um sorriso no rosto.

A energia da festa também proporcionou momentos inesquecíveis. Em meio à multidão que aguardava ansiosa pelo show de Alceu Valença, uma fã chamava atenção por carregar um item pouco comum para a ocasião: o disco de vinil Espelho Cristalino. Era a agente de trânsito Michelle Ribeiro, que atua na profissão há sete meses.

Escalada para trabalhar durante o evento, ela conseguiu unir o dever à paixão pela música e realizou o sonho de obter um autógrafo do artista.

“Está sendo uma experiência muito legal e diferente. Sou fã de Alceu Valença há muitos anos e sempre acompanhei os shows dele como espectadora, lá na plateia. Tenho quase a coleção inteira dos discos dele. Foi até difícil escolher qual trazer, porque todos são muito especiais. Mas esse representa a fase psicodélica do Alceu, que eu adoro. O trabalho dele é muito versátil e incrível, mas é com essa pegada psicodélica que eu mais me identifico. Entre os discos dessa época que tenho, escolhi o Espelho Cristalino”, explicou, emocionada.

A magia do show de Alceu Valença também conquistou quem estava ali para registrar os acontecimentos. Mesmo concentrada na cobertura do evento, a jornalista Daniele Alves não escondeu a admiração pelo artista e aproveitou para cantar algumas músicas entre uma pauta e outra.

“Cresci ouvindo os CDs de Alceu Valença e sempre gostei muito das músicas dele. Poder fazer a cobertura jornalística desse show hoje é, sem dúvida, a realização de um sonho”, afirmou.

Ao fim da última noite de festa, o saldo em Maria Quitéria foi de trânsito organizado, ruas limpas, segurança reforçada e notícias bem apuradas. Tudo isso graças ao trabalho de profissionais que mostraram que dedicação e alegria podem caminhar juntas, transformando o expediente em parte da celebração dos festejos juninos.

Talentos locais marcam a penúltima noite do São João de Maria Quitéria

 

Com o comércio aquecido e o público ansioso por mais, o distrito se despede das principais noites de São João nesta 3ª

A penúltima noite do tradicional São João de São José reuniu grandes atrações e atraiu um público expressivo para o circuito. O evento contou com a presença do prefeito José Ronaldo, acompanhado pelo secretário de Comunicação, Joilton Freitas; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo; o superintendente Municipal de Trânsito, Ricardo Cunha; e pelo procurador-geral do Município, Guga Leal.

O prefeito José Ronaldo destacou o clima positivo do evento. “Mais uma noite de festa, uma noite muito agradável, com ótimas atrações”, afirmou.

Iniciando as apresentações musicais da noite, a cantora Bia Estrela, que é natural do próprio distrito, animou o público com sucessos como A Gente Entrega e Crina Negra. “É uma alegria enorme, estou com grandes expectativas, estou realizando um sonho, cantando em casa”, afirmou a cantora.

O secretário de Cultura, Cristiano Lobo, fez um balanço positivo dos festejos e ressaltou o impacto do evento na economia local. “Olha, mais um dia, a terceira noite de festa do nosso São João aqui em Maria Quitéria. Nós iniciamos os trabalhos no dia 20. E hoje, na terceira noite com grandes atrações, na expectativa do público muito alegre, muito feliz, uma praça toda organizada, pavimentada, iluminada, decorada, e as barracas organizadas, a economia fortalecida, os barraqueiros felizes no trabalho realizado", pontuou o secretário.

Ele ainda reforçou o compromisso com a tradição e com os artistas da terra. "Nosso objetivo é esse, é fazer sempre o melhor para atender o público e com certeza vamos seguir assim, não só aqui no São João, mas também até o São Pedro, que fizemos um trabalho, um projeto, uma grade voltada para atender, principalmente o estilo junino, o forró, mas sem esquecer de outros estilos que a população pede, como a música romântica, o arrocha, o sertanejo, enfim, tem música para todos os gostos e, acima de tudo, valorização dos artistas locais, que agradecem a proposta. Grandes artistas nacionais, mas ao mesmo tempo os artistas locais estão na grade, na sua maioria, isso é importante para o nosso fortalecimento e a preservação da nossa cultura, da nossa tradição”, completou Cristiano.

A noite também foi embalada ao som de Gabi Moraes, e a banda Forrozão das Antigas, que mantiveram a animação em alta e colocaram todo mundo para dançar .Moradores e turistas aprovaram a estrutura. É o caso de Milena Cedraz, que veio pela primeira vez curtir a festa. “Sim, é a minha primeira vez. Gostei, foi super tranquilo. Não acreditava que a praça teria uma dimensão tão grande, todo mundo em  família”, afirmou a turista.

O evento contou com a presença da guarda municipal e da SMT. Com o comércio aquecido e o público ansioso por mais, o distrito se despede das principais noites de São João já deixando o terreno preparado para a chegada do São Pedro, prometendo manter o mesmo nível de energia e celebração cultural.

Quadrilhas enfeitam a terceira noite do São João de São José

 

As apresentações levaram dança, história e beleza para o público que lotou o circuito.

A terceira noite do tradicional São João de São José ganhou cores e movimento com o brilho das quadrilhas juninas. As apresentações levaram dança, história e beleza para o público que lotou o circuito.

A abertura da noite ficou por conta da Fulô de Mandacaru, vinda do Alecrim Miúdo. Embalado por sucessos como Crina Negra, o grupo que conta com 45 integrantes, esbanjou alegria e energia no palco.

A coordenadora da quadrilha, Daniela das Virgens, não escondeu o entusiasmo. “A gente passa por todo um preparativo e cansaço até chegar aqui, mas a força de vontade vence. Para nós, é uma emoção inexplicável pisar nesse tablado e se apresentar”, afirmou.

Na sequência, a Xero de Menina, do distrito de Humildes, se apresentou  trazendo um enredo emocionante sobre a seca e a resiliência da fé sertaneja.

A Praça de Maria Quitéria reuniu diversas famílias, como a de Bruna de Souza, que já participa do evento há três anos. "Estou gostando muito. É um ambiente maravilhoso para trazer a família e celebrar a nossa cultura. Estar aqui com eles é dar continuidade a uma história”, celebrou Bruna.

O espetáculo visual encantou de jovens a crianças. A pequena Brenda, de apenas 8 anos, ficou fascinada pelos figurinos e não resistiu: “Eu estava ali dançando junto com a minha irmã”, contou, com os olhos brilhando.

Com o sucesso da noite dedicada às quadrilhas, o São João de São José reafirma sua importância na preservação das tradições nordestinas. A festa continua nos próximos dias, prometendo ainda mais música, união familiar e, claro, a poeira levantando do chão até o último dia de celebração.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Paula Fernandes emociona multidão no segundo dia do Arraiá de Feira em São José

 

Recebida com entusiasmo pelo público, Paula Fernandes levou ao palco sucessos que marcaram sua trajetória

A apresentação da cantora Paula Fernandes foi o grande destaque do segundo dia do Arraiá de Feira, realizado neste domingo (21), no distrito de São José. Dona de uma das vozes mais marcantes da música sertaneja brasileira, a artista atraiu uma multidão à praça principal da localidade e protagonizou um dos momentos mais emocionantes da programação junina promovida pela Prefeitura de Feira de Santana.

Recebida com entusiasmo pelo público, Paula Fernandes levou ao palco sucessos que marcaram sua trajetória artística e viu os fãs acompanharem suas canções em coro. A sintonia entre a cantora e a plateia transformou a noite em um espetáculo de emoção, romantismo e celebração, consolidando sua apresentação como uma das mais aguardadas do Arraiá de Feira 2026.

Mas a festa começou bem antes. Abrindo a programação, a Quadrilha Arraiá da Juventude, tradicional grupo cultural do distrito de São José, encantou o público com coreografias, figurinos coloridos e uma apresentação que exaltou as raízes nordestinas e a importância das manifestações populares nos festejos juninos.

Na sequência, os shows musicais mantiveram o clima de animação. Erick Reis apresentou um repertório repleto de forró e música regional, colocando o público para dançar desde as primeiras horas da noite. Logo depois, a banda Amor Voraz deu continuidade à festa e reuniu admiradores em frente ao palco.

Outra atração bastante aguardada foi Filho do Piseiro, que fez sua estreia no Arraiá de Feira e celebrou o momento ao lado dos fãs.

“Está fazendo esse show incrível aqui com vocês hoje, primeira vez na Feira de Santana. Eu separei um repertório especial, com muito amor, com muita alegria, muita diversão, muito piseiro, muito forró, muita quadrilha. Vai ter de tudo um pouco para todo mundo curtir, se divertir e se balançar”, destacou o artista.

Encerrando a programação, Lucas Viana garantiu a animação até os últimos minutos da festa, fechando mais uma noite de sucesso dos festejos juninos no distrito.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho acompanhou a movimentação e ressaltou a grande presença popular registrada durante o evento.

“Olha, eu acho que quem faz avaliação melhor do que eu é a própria multidão que tem comparecido à praça lá de São José. É uma multidão extraordinária, brincando, se divertindo, curtindo, levando alegria, dançando, curtindo muito mesmo. É o que eu estou vendo lá em São José”, afirmou.

Promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, o Arraiá de Feira segue movimentando os distritos do município, fortalecendo a cultura nordestina, valorizando os artistas e proporcionando lazer e entretenimento para moradores e visitantes durante os festejos juninos.

José Ronaldo destaca sucesso do primeiro fim de semana do Arraiá de Feira em São José

 

Com a praça tomada por moradores e visitantes, o evento tem reunido música, tradição e muita animação

A grande participação popular registrada nos dois primeiros dias do Arraiá de Feira, no distrito de São José, foi destacada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho como um dos principais indicadores do sucesso da festa. Com a praça tomada por moradores e visitantes, o evento tem reunido música, tradição e muita animação, consolidando-se como um dos maiores festejos juninos da região.

Ao avaliar o início da programação, o prefeito ressaltou que a melhor análise do evento vem do próprio público que comparece ao distrito para prestigiar as atrações e celebrar o São João.

“Olha, eu acho que quem faz avaliação melhor do que eu é a própria multidão que tem comparecido à praça lá de São José. É uma multidão extraordinária, brincando, se divertindo, curtindo, dançando, curtindo muito mesmo. É o que eu estou vendo lá em São José”, afirmou.

José Ronaldo destacou ainda a receptividade do público à programação preparada pela Prefeitura de Feira de Santana, que reúne atrações de diferentes estilos musicais e artistas de reconhecimento regional e nacional.

“As atrações musicais têm arrebentado, têm feito realmente as pessoas se divertirem muito e vamos continuar fazendo com muita alegria e muito brilhantismo”, ressaltou.

Segundo o prefeito, a edição deste ano tem se destacado pelo porte da programação e pela presença de artistas que estão participando dos festejos juninos do município pela primeira vez, ampliando ainda mais o alcance e a diversidade cultural do evento.

Para José Ronaldo, o sucesso registrado neste primeiro fim de semana reforça a expectativa de crescimento do público ao longo dos próximos dias de festa.

“Pelo público que a gente está vendo, sim, já é uma das maiores edições. É uma multidão realmente presente, curtindo, e eu acho que vai aumentar ainda mais nos próximos dias”, avaliou.

O gestor também lembrou que a programação junina não se limita ao distrito de São José e seguirá movimentando outras localidades do município, culminando com as comemorações de São Pedro.

“É um São João realmente arrojado, grandioso, e ao lado do São Pedro vamos concluir essa programação no início de julho, levando festa, cultura e entretenimento para a população”, destacou.

Gran Park mantém tradição no Arraiá de Feira e garante diversão para crianças em São José

 

O parque contribui para tornar a experiência dos festejos juninos ainda mais completa

Além dos grandes shows e das manifestações culturais que movimentam o Arraiá de Feira no distrito de São José, a diversão das crianças também tem espaço garantido com o parque itinerante Gran Park. Presente pelo terceiro ano consecutivo na festa, o empreendimento se tornou uma das atrações mais procuradas pelas famílias que visitam o evento.

Com opções de brinquedos para diferentes faixas etárias, o parque contribui para tornar a experiência dos festejos juninos ainda mais completa, oferecendo lazer e entretenimento para crianças e adolescentes durante toda a programação.

Proprietário do Gran Park, Jonathas Pessoa destaca que a tradição da família no segmento de parques de diversões ultrapassa duas décadas. Segundo ele, a participação nos festejos de São José representa uma importante oportunidade de levar diversão ao público e fortalecer a presença do parque na região.

“Meu pai começou nesse ramo há mais de 20 anos e agora eu estou dando continuidade a esse trabalho. A cada ano vamos adquirindo novos equipamentos e buscando melhorar a estrutura. Já estamos há três anos participando da festa de São José, que é um evento muito bom e sempre recebe um grande público”, afirmou.

De acordo com Jonathas, o parque atua em diferentes cidades da Bahia, compartilhando atrações com parceiros e adaptando a estrutura conforme o espaço disponível em cada localidade. Ele explica que existe uma constante renovação dos brinquedos para garantir novidades ao público.

“A gente tenta sempre trazer alguma novidade. Quando levamos os mesmos brinquedos para a mesma cidade por muito tempo, as pessoas acabam querendo algo diferente. Por isso fazemos uma rotatividade, levando atrações para diferentes cidades e renovando os equipamentos sempre que possível”, explicou.

Mesmo com as limitações de espaço, o empresário ressalta a satisfação em participar dos festejos juninos no distrito e destaca a receptividade do público.

“Estou gostando muito da festa daqui. Nossa intenção é continuar participando nos próximos anos, desde que haja espaço para mantermos uma boa estrutura e atender o público da melhor forma possível”, concluiu.

Com luzes, cores e muita animação, o Gran Park segue como uma das atrações que complementam a programação do Arraiá de Feira, proporcionando momentos de alegria para as crianças e reforçando o caráter familiar de uma das maiores festas juninas da região.

Tiquaruçu encerra festejos juninos com nostalgia

 

O evento, realizado na praça principal da localidade, reuniu um público expressivo de todas as idades

A última noite dos festejos juninos no distrito de Tiquaruçu levou muita diversão e animação para moradores e visitantes. O evento, realizado na praça principal da localidade, reuniu um público expressivo de todas as idades, desde jovens a idosos, consolidando a festa como um ambiente familiar, acolhedor e seguro.

Para quem frequenta o distrito há anos, a organização do evento superou as expectativas. É o caso de Milena Suzart, que elogiou a iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana. "A festa está maravilhosa, tudo perfeito. Meu esposo é daqui e eu frequento o distrito há 12 anos. Para mim, é o melhor lugar do mundo, não existe nada igual", comemorou a visitante.

A grade de atrações da noite de encerramento garantiu o arrasta-pé até o último minuto. O público curtiu os shows de Woltimar, Luxo e Ostentação e da banda Balanço Gostoso, que embalou o público com grandes clássicos do forró das antigas. Cantando sucessos como “Manchete dos Jornais" e  "Cobertor".

O encerramento oficial da noite ficou por conta da banda Menina Faceira, que manteve a energia do público em alta apresentando um repertório repleto de hits do forró eletrônico, incluindo as canções "Love You Baby", "Longe de Você", "Só Você", "Combinado Assim" e "Baby Não Vá".

Para garantir a tranquilidade de quem foi curtir o São João, a Prefeitura montou um esquema especial de segurança e mobilidade. O evento contou com o efetivo da Guarda Municipal, que assegurou o bem-estar dos foliões, e com equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), responsáveis pelo ordenamento das vias e pelo fluxo de veículos na região do distrito.