Submarino

FESTAS JUNINAS SANTO ESTEVÃO

FESTAS JUNINAS SANTO ESTEVÃO
FESTAS JUNINAS SANTO ESTEVÃO

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Carroça Elétrica do Alecrim Miúdo reúne milhares de pessoas e mantém tradição junina na zona rural

 

O evento reuniu moradores da comunidade e visitantes em uma grande celebração da cultura popular

O povoado de Alecrim Miúdo, no distrito da Matinha, foi palco de muita animação na última quarta-feira (24), durante a 17ª edição da Carroça Elétrica do Alecrim Miúdo, considerada o maior arrastão de São João da região. O evento reuniu moradores da comunidade e visitantes em uma grande celebração da cultura popular, marcada por música, alegria e confraternização.

A festa atraiu cerca de 1.300 participantes com abadás, além de aproximadamente 300 pessoas que acompanharam o percurso, totalizando um público estimado em 1.600 pessoas.

O organizador do evento, Ubiratan Fonseca, o Bira do Alecrim, destaca que a Carroça Elétrica nasceu de forma simples e hoje é uma das manifestações juninas mais aguardadas pela população.

"A Carroça Elétrica começou como uma brincadeira entre amigos e foi ganhando uma dimensão muito grande. Hoje já virou tradição. A comunidade de Alecrim Miúdo e as comunidades vizinhas esperam o ano inteiro pelo São João para curtir e se divertir", afirmou.

Mantendo o percurso tradicional desde a primeira edição, o arrastão saiu da praça de Alecrim Miúdo, seguiu até a comunidade de Candeia Grossa e retornou ao ponto de partida, onde a programação continuou com muita música e animação.

"Desde o início, nosso percurso é da praça de Alecrim Miúdo até a comunidade de Candeia Grossa, retornando para Alecrim Miúdo, onde a festa continua com muita alegria para o povo", ressaltou Bira.

A Carroça Elétrica integra o calendário de manifestações culturais que fortalecem os festejos juninos na zona rural de Feira de Santana, preservando tradições, promovendo o encontro das comunidades e valorizando a cultura popular dos distritos do município.

UPA de Humildes será inaugurada no dia 6 de julho e fortalece a rede de urgência e emergência

 

A solenidade de inauguração será realizada às 18h, com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho

A população do distrito de Humildes viverá um momento histórico no próximo dia 6 de julho, quando a Prefeitura de Feira de Santana entregará oficialmente a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Humildes. A solenidade de inauguração será realizada às 18h, com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, autoridades municipais e moradores da comunidade.

A nova unidade representa um importante avanço para a saúde pública do município e atende a uma antiga reivindicação dos moradores do maior distrito de Feira de Santana. Com estrutura moderna, equipamentos de qualidade e equipes preparadas para o atendimento de urgência e emergência, a UPA vai garantir mais agilidade, conforto, segurança e resolutividade aos pacientes, além de fortalecer a descentralização da assistência em saúde.

Para o prefeito José Ronaldo, a entrega da unidade simboliza mais um compromisso cumprido pela gestão municipal.

"Humildes esperava por esse momento há muito tempo. Estamos entregando uma unidade que vai cuidar melhor das pessoas, oferecendo um atendimento mais próximo da comunidade e fortalecendo ainda mais a nossa rede municipal de saúde", destacou.

Com a inauguração, Feira de Santana passa a contar com três Unidades de Pronto Atendimento municipais: Humildes, Mangabeira e Queimadinha. O município também mantém uma ampla rede de assistência 24 horas por meio das policlínicas dos bairros Tomba, Rua Nova, George Américo, Parque Ipê, São José e Feira X, que realizam atendimentos de urgência e emergência e ampliam a capacidade de resposta da rede pública.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, a nova UPA representa mais um passo na estratégia de descentralização dos serviços. "A UPA de Humildes vai aproximar o atendimento especializado da população do distrito e das localidades vizinhas, reduzindo deslocamentos e oferecendo mais segurança, rapidez e qualidade na assistência aos usuários do SUS", afirmou.

Transição para o novo serviço

Para garantir uma mudança organizada e segura, a atual Policlínica de Humildes funcionará normalmente até 1º de julho, encerrando suas atividades às 23h. A partir dessa data, a unidade será temporariamente fechada para a conclusão dos trabalhos de implantação da UPA, incluindo a organização dos fluxos assistenciais, instalação de equipamentos, adequação dos ambientes e integração das equipes.

Todo o processo foi planejado para assegurar que a nova unidade inicie suas atividades oferecendo um atendimento eficiente e dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

A inauguração da UPA de Humildes reforça os investimentos da Prefeitura de Feira de Santana na ampliação e qualificação da rede pública de saúde, aproximando os serviços da população e garantindo mais acesso ao atendimento de urgência e emergência para milhares de moradores do distrito e de toda a região.

Trânsito na Avenida Artêmia Pires será alterado a partir de 29 de junho para avanço das obras de duplicação

 

Com a interdição, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) definiu novos desvios para organizar o fluxo de veículos na região

A partir da próxima segunda-feira, 29 de junho, o trânsito na Avenida Artêmia Pires sofrerá alterações para permitir o avanço das obras de duplicação da via, executadas pela Prefeitura de Feira de Santana. O trecho entre a Rua Carangola e a Avenida de Contorno será totalmente interditado.

A medida tem como objetivo garantir mais segurança na execução dos serviços e assegurar o andamento do cronograma da obra, considerada estratégica para a mobilidade urbana do município.

As mudanças foram definidas em reunião realizada na Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), com participação de representantes da Prefeitura, da Embasa e das empresas responsáveis pela execução da obra.

Rotas alternativas

Com a interdição, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) definiu novos desvios para organizar o fluxo de veículos na região.

Os condutores que trafegam no sentido Avenida de Contorno → Avenida Artêmia Pires deverão acessar a Rua Francolino de Souza Matos e, em seguida, seguir pela Rua Carangola.

Já os motoristas que estiverem na Avenida Artêmia Pires e precisarem seguir em direção à Avenida de Contorno deverão utilizar o desvio pela Rua Domingos Servo, com acesso posterior à Avenida Centenário.

Para garantir maior segurança e fluidez no trânsito, a SMT também implantará um semáforo temporário na região de convergência com a Avenida de Contorno, além da presença de agentes de trânsito para orientar condutores durante o período inicial da mudança.

O superintendente municipal de Trânsito, Ricardo Cunha, destacou a importância da intervenção e pediu a colaboração da população.

“Pedimos atenção redobrada à sinalização e compreensão dos motoristas. Nossas equipes estarão no local para orientar o tráfego e garantir a segurança de todos durante a execução das obras”, afirmou.

A SMT recomenda que os condutores programem seus deslocamentos com antecedência e redobrem a atenção à sinalização provisória instalada na área.

 
Fotos Divulgacao SEINFRA

CADH promove ação de prevenção e autocuidado no Dia Nacional do Diabetes

 

A iniciativa, direcionada aos pacientes e seus familiares, marcou o Dia Nacional do Diabetes

O Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) promoveu, na manhã desta sexta-feira (26), uma programação especial voltada ao fortalecimento do autocuidado e à prevenção das complicações do diabetes. A iniciativa, direcionada aos pacientes e seus familiares, marcou o Dia Nacional do Diabetes e reuniu uma série de serviços e orientações oferecidos por uma equipe multiprofissional.

Durante a programação, os participantes receberam orientações sobre a importância da alimentação equilibrada, baseada em alimentos naturais, e da prática regular de atividade física para o controle do diabetes, doença silenciosa que, quando não tratada adequadamente, pode provocar graves complicações à saúde.

“A nutrição é a base para o controle da doença e tem um impacto direto na qualidade de vida e na saúde da população”, afirmou a nutricionista Josinete Monteiro.

Segundo a profissional, a adoção de hábitos saudáveis, especialmente por meio de uma alimentação balanceada e mais natural, é essencial tanto para prevenir o desenvolvimento da doença quanto para auxiliar no controle glicêmico de quem já recebeu o diagnóstico. Ela alertou que a rotina cada vez mais acelerada tem levado muitas famílias ao consumo frequente de alimentos ultraprocessados, tornando indispensável a mudança dos hábitos alimentares.

Josinete Monteiro também ressaltou a importância de incentivar uma alimentação saudável desde a infância, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas ao longo da vida. “É fundamental que as famílias se preocupem com a alimentação das crianças, pois é nessa fase que os hábitos alimentares começam a ser formados”, enfatizou.

Além das atividades educativas, os pacientes tiveram acesso a consultas com endocrinologista, atendimento nutricional, avaliação do pé diabético, atualização da carteira de vacinação, orientações jurídicas sobre os direitos da pessoa com diabetes e acompanhamento com profissionais do serviço social e da psicologia.

A coordenadora do CADH, Andréia Silva, destacou que a ação teve como objetivo promover educação em saúde e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do controle da doença.

“Estamos realizando uma manhã de educação, prevenção e promoção à saúde, com as portas abertas para receber a população. É um momento de cuidado integral, de orientação sobre os riscos do diabetes, suas complicações e, principalmente, sobre como viver melhor. Cuidar hoje é garantir mais qualidade de vida amanhã”, afirmou.

Prefeitura desapropria prédio da Filarmônica Vitória e garante preservação de casarão histórico

 

A medida foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta sexta-feira (26), durante coletiva à imprensa

A Prefeitura de Feira de Santana vai desapropriar o centenário prédio da Filarmônica Vitória, construído na rua Conselheiro Franco. A medida foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta sexta-feira (26), durante coletiva à imprensa com a presença de representantes de diversos segmentos organizados da sociedade, quando anunciou a destinação do imóvel para abrigar as academias de estudos feirenses.

O primeiro passo para a desapropriação do imóvel será a publicação de uma medida no Diário Oficial Eletrônico do Município de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov.br), edição deste sábado (27), declarando o prédio de utilidade pública para fins de desapropriação.

Ao anunciar a medida, o prefeito José Ronaldo destacou que o imóvel será transformado no Palácio das Academias, passando a abrigar a Academia Feirense de Letras, Academia de Educação de Feira de Santana, Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, Academia Metropolitana de Artes e Letras, além do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.

A Filarmônica Vitória foi fundada em 20 de julho de 1873, pelo padre Ovídio de São Boa Ventura, e foi adquirida como patrimônio no dia 18 de setembro de 1894 e, de lá para cá, ficou sendo de propriedade da Filarmônica Vitória.

Durante a solenidade também estiveram presentes os secretários municipais de Planejamento, Carlos Brito; de Comunicação, Joilton Freitas; de Governo, Neto Bahia; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima; o arcebispo emérito Dom Itamar Vian; o procurador-geral do Município, Guga Leal; além dos acadêmicos Dázio Brasileiro, José Raimundo Pereira de Azevedo, Lélia Vitor Fernandes, Cláudia Gomes e João Batista de Cerqueira.


Ainda presentes: Luiz Mercês Júnior, Alpiniano Reis de Oliveira Filho, Renê Beker, José Ângelo Pinto, Getúlio Andrade (Sindicato dos Hotéis), Genildo Melo (Associação Comercial), Luiz Mercês Júnior e outros.

Fotos: Jorge Magalhães

Mastruz com Leite e Luan Estilizado animam primeira noite do São Pedro de Humildes nesta sexta-feira

 

A abertura da festa será marcada por grandes atrações nacionais e regionais, além das tradicionais quadrilhas juninas

O clima de São Pedro toma conta dos distritos de Feira de Santana a partir desta sexta-feira (26), com o início da programação do Arraiá de Feira em Humildes. A abertura da festa será marcada por grandes atrações nacionais e regionais, além das tradicionais quadrilhas juninas, reforçando a valorização da cultura nordestina.

As apresentações começam às 19h. Na primeira noite, o público poderá curtir os shows de Mastruz com Leite e Luan Estilizado, dois dos principais nomes do forró, além das apresentações de quadrilhas juninas, Zefa de Zeca e Kelly Fontelli.

A programação em Humildes segue até domingo (28). No sábado (27), sobem ao palco Unha Pintada e Adelmário Coelho, prometendo reunir milhares de forrozeiros. Já no encerramento, no domingo, a festa será comandada pelo romantismo do Raça Negra e pelo forró da banda Arreio de Ouro.

Bonfim de Feira também entra no clima

O distrito de Bonfim de Feira também recebe programação especial neste fim de semana. No sábado (27), a animação ficará por conta de Capim Molhado e do cantor Santana, um dos maiores representantes do forró tradicional. No domingo (28), a festa continua com os shows de Tayrone e Colher de Pau.

Promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, o Arraiá de Feira leva grandes atrações musicais, manifestações culturais e muito forró aos distritos do município, fortalecendo as tradições juninas e movimentando a economia local por meio do turismo, do comércio e da geração de renda.

Prefeitura estabelece turno único na próxima segunda-feira (29) em razão do jogo da Seleção Brasileira

 

A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 14.572, assinado pelo prefeito José Ronaldo

A Prefeitura de Feira de Santana estabeleceu turno único nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (29), das 8h às 12h, em razão da participação da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo da FIFA 2026.

A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 14.572, assinado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, considerando a mobilização nacional em torno do evento esportivo mundial.

O decreto determina que o expediente nas repartições públicas municipais será concentrado no período da manhã, assegurando o funcionamento da administração pública e permitindo que servidores e a população possam acompanhar a participação da Seleção Brasileira na competição.

A Prefeitura ressalta que a alteração no horário de funcionamento não se aplica aos serviços públicos considerados essenciais ou que, por sua natureza, não possam sofrer interrupção. Dessa forma, áreas como saúde, limpeza pública, segurança patrimonial, fiscalização e demais serviços indispensáveis à população manterão o atendimento de acordo com suas escalas e necessidades operacionais.

O Decreto nº 14.572 entrou em vigor na data de sua publicação.

Foto: ACM