Submarino

SÃO JOÃO DE FEIRA

SÃO JOÃO DE FEIRA
SÃO JOÃO DE FEIRA

domingo, 21 de junho de 2026

Prefeito Tarcísio anuncia Seu Jorge e Arnaldo Antunes como primeiras atrações do Cidade Jardim Festival em São Gonçalo dos Campos

 

O prefeito de São Gonçalo dos Campos, Tarcísio Pedreira, aproveitou o clima de festa do segundo dia do Jardim do Forró 2026 para anunciar as duas primeiras atrações confirmadas do Jardim de Inverno, evento que integra o calendário do Cidade Jardim Festival.

 Os nomes revelados foram os dos consagrados artistas Seu Jorge e Arnaldo Antunes, que estarão em São Gonçalo dos Campos durante a próxima edição do festival, marcada para acontecer entre os dias 24 e 26 de julho. Edson Gomes e Devinho também foram confirmados como atrações do Festival.

 O anúncio foi recebido com entusiasmo pelo público que acompanhava a programação do São João, aumentando ainda mais a expectativa para o evento de inverno, que se consolidou como um dos mais charmosos e aguardados do interior da Bahia.

 Reconhecido pela proposta de reunir música de qualidade, gastronomia, arte e uma decoração diferenciada, o Jardim de Inverno tem atraído visitantes de diversas cidades da região. Nas edições anteriores, o festival recebeu artistas como Vanessa da Mata, Jorge Vercillo, Péricles, Edson Gomes, Gabriel Sater e Nando Reis.

 Seu Jorge chega ao evento trazendo sucessos que marcaram sua trajetória na música brasileira, enquanto Arnaldo Antunes promete uma apresentação repleta de poesia, criatividade e canções que atravessam gerações. Segundo o prefeito Tarcísio Pedreira, a proposta é manter o padrão de qualidade que transformou o Jardim de Inverno em uma referência cultural no estado. "Estamos preparando mais uma edição especial do Jardim de Inverno. Seu Jorge e Arnaldo Antunes são artistas que representam a diversidade e a qualidade que queremos oferecer ao nosso público. E ainda teremos outras novidades para anunciar em breve", destacou o prefeito.

 A programação completa do Jardim de Inverno 2026 será divulgada nas próximas semanas através dos canais oficiais da Prefeitura e do portal do Cidade Jardim Festival.

Informações e foto Ascom de São Gonçalo dos Campos


Prefeito visita instalações da TV Feira durante transmissões do Arraiá de Feira

 

Durante a visita, o gestor acompanhou de perto a estrutura montada para a operação de transmissão

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, visitou neste fim de semana as instalações onde estão sendo realizadas as transmissões do Arraiá de Feira pela TV Feira. A emissora pública está com cobertura especial dos festejos juninos, levando ao público de casa os shows, entrevistas e bastidores da festa nos distritos do município.

Durante a visita, o gestor acompanhou de perto a estrutura montada para a operação de transmissão, que conta com equipes técnicas e jornalísticas atuando diretamente na cobertura dos eventos realizados no São João.

A TV Feira tem desempenhado um papel importante na divulgação dos festejos, ampliando o alcance da programação junina e garantindo que a população possa acompanhar as atrações também à distância.

A cobertura especial integra as ações da Prefeitura de Feira de Santana para valorização da cultura e fortalecimento das tradições juninas nos distritos.

Transporte gratuito recebe aprovação do público no Arraiá de Feira

 

Em Maria Quitéria, os ônibus começaram a operar a partir das 19h, saindo da plataforma E3 do Terminal Central

O transporte gratuito disponibilizado pela Prefeitura de Feira de Santana para os festejos juninos tem sido aprovado pelos passageiros que seguem para os distritos onde acontecem as comemorações do Arraiá de Feira. Em Maria Quitéria, os ônibus começaram a operar a partir das 19h, saindo da plataforma E3 do Terminal Central, com viagens gratuitas até o local da festa e retorno garantido após o encerramento dos shows.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodolfo Suzarte, a operação foi planejada para garantir conforto e segurança aos forrozeiros.

“Serão quatro dias de festa aqui no distrito de Maria Quitéria. Os ônibus gratuitos saem da plataforma E3 do Terminal Central a partir das 19 horas até o término do evento. Os passageiros podem embarcar gratuitamente durante todo o percurso, em todos os pontos de parada, até o circuito da festa. No retorno, estaremos monitorando o encerramento dos shows e a dispersão do público. Enquanto houver pessoas deixando o evento, teremos ônibus operando para garantir o transporte de volta à sede do município”, explicou.

Entre os usuários, a iniciativa foi bem recebida. Um dos passageiros destacou a praticidade e a economia proporcionadas pelo serviço.

“Esse transporte gratuito ajuda muito a população. Além da economia, a gente tem mais tranquilidade para vir curtir a festa sem se preocupar com deslocamento ou estacionamento. É uma iniciativa muito importante para quem quer aproveitar o São João com segurança”, avaliou o passageiro.

O transporte gratuito está disponível durante os festejos em Maria Quitéria e integra as ações da Prefeitura para facilitar o acesso da população aos eventos juninos realizados nos distritos de Feira de Santana.

Público lota praça e vendedores destacam forte movimento no Arraiá de Feira

 

Em Maria Quitéria, a movimentação tem sido constante, impulsionando também a atividade dos vendedores ambulantes e comerciantes

A abertura do Arraiá de Feira tem atraído grande público aos distritos de Feira de Santana, com praças lotadas e intenso fluxo de visitantes durante as noites de festa. Em Maria Quitéria, a movimentação tem sido constante, impulsionando também a atividade dos vendedores ambulantes e comerciantes que atuam no circuito junino.

Além da animação do público, os trabalhadores comemoram o aumento nas vendas e a oportunidade de renda extra durante o período. “O evento está muito bom, bem organizado e a praça está cheia. Dá gosto de ver a cidade assim”, afirmou Marcos Montes, autônomo, destacando a presença expressiva de público no circuito.

Entre os comerciantes, o sentimento é de satisfação com o movimento. “Estou trabalhando aqui durante a festa e o movimento está muito bom. A gente consegue vender bem porque a festa atrai muita gente todos os dias”, disse Mirian Borges, cozinheira e vendedora no local.

Vendedores de bebidas, lanches e comidas típicas relatam que a demanda cresce principalmente nos horários de pico dos shows, quando o fluxo de pessoas aumenta na praça. Para muitos, o São João representa uma das principais oportunidades de renda do ano.

A combinação entre grande público, programação cultural e comércio ativo tem fortalecido o impacto econômico do Arraiá de Feira nos distritos, movimentando a economia local e garantindo o sucesso da festa junina no município.

Forró e tradição marcam primeira noite do Arraiá de Feira em Tiquaruçu

 

A programação do Arraiá de Feira em Tiquaruçu prossegue neste domingo (21)

A primeira noite do Arraiá de Feira 2026 em Tiquaruçu foi marcada por muita animação, música e valorização das tradições nordestinas. Realizada neste sábado (20), a festa reuniu moradores do distrito e visitantes que aproveitaram uma programação repleta de forró.

Os festejos começaram com a apresentação de Johny Xamego, que levou ao palco sucessos do gênero e aqueceu o público para a sequência da programação. Logo depois, a banda Arquivo Nordestino manteve o clima junino em alta, com um repertório voltado às raízes da música nordestina.

Já na madrugada, os shows de Lua Cheia e Forró do Zé garantiram que a animação seguisse até as primeiras horas da manhã, com o público ocupando o espaço da festa e dançando ao som de clássicos e músicas atuais do forró.

A moradora Ana Paula Oliveira acompanhou a programação e destacou a importância do evento para a comunidade. 

“A festa começou muito bem. O público compareceu, as bandas animaram e o ambiente está muito acolhedor. É uma oportunidade de reunir amigos, familiares e manter viva a cultura do São João, que é tão importante para o nosso povo.”

A programação do Arraiá de Feira em Tiquaruçu prossegue neste domingo (21), com apresentações de Wotimar e Companhia, Luxo e Ostentação, Balanço Gostoso e Menina Faceira, prometendo mais uma noite de muito forró e celebração das tradições juninas.

Muito forró e animação marcam abertura do Arraiá de Feira em Jaguara

 

Moradores e visitantes celebraram uma das manifestações culturais mais tradicionais do Nordeste ao som do autêntico forró

O distrito de Jaguara viveu uma noite de muita música, tradição e animação neste sábado (21), com a abertura dos festejos juninos do Arraiá de Feira 2026. Moradores e visitantes celebraram uma das manifestações culturais mais tradicionais do Nordeste ao som do autêntico forró.

A programação teve início com a apresentação da Quadrilha Junina Oxente Gente, que encantou o público com coreografias, figurinos coloridos e a valorização das tradições juninas. Em seguida, Paulo Bindá e Banda subiram ao palco levando um repertório repleto de clássicos do forró, preparando o clima para a sequência da festa.

A animação continuou com o show da Bahia Band, que manteve a energia do público até o início da madrugada. Encerrando a primeira noite, a banda Acarajé com Camarão garantiu que o público permanecesse dançando até as últimas horas da programação.

Entre os participantes estava a moradora Maria das Graças Santos, que destacou a importância da festa para a comunidade.

“Está tudo muito bonito e organizado. É uma alegria ver Jaguara recebendo uma festa desse porte, com atrações que agradam toda a família. O forró está excelente e a comunidade está participando. É uma tradição que fortalece nossa cultura e movimenta o distrito.”

A programação do Arraiá de Feira em Jaguara continua neste domingo (22) com mais uma noite de atrações. Sobem ao palco Menina Forrozeira, Nayara Maynard, Rei do Cabaré, Balanço Forrozeiro, Xero Perfumado, Djalma Ferreira e Letícia Brasil, prometendo manter o clima de animação e celebrar o São João com muito forró e alegria.


Arraiá de Feira é aberto oficialmente com tradição, cultura e muito forró em São José

 

José Ronaldo destacou a importância do São João para a preservação das tradições culturais e para o fortalecimento da economia local

O Arraiá de Feira 2026 foi aberto oficialmente na noite deste sábado (20), no distrito de Maria Quitéria, reunindo moradores e visitantes para celebrar o início dos festejos juninos promovidos pela Prefeitura de Feira de Santana nos distritos do município. A Praça de São José das Itapororocas foi tomada pelo clima de alegria, tradição e muito forró, marcando o começo de uma programação que promete movimentar a cultura e a economia local durante o período junino.

A abertura da festa foi marcada pelas apresentações das quadrilhas juninas Esperanças do Campo e Forró Bodó, que encantaram o público com coreografias que misturaram teatro, religiosidade, cores e elementos da cultura nordestina em homenagem aos santos populares.

Para a presidente da quadrilha Esperanças do Campo, Elisa Souza, participar da abertura dos festejos representou a concretização de um sonho coletivo.

“É um sentimento de muita alegria e esperança, que inclusive é o nome que o nosso grupo carrega. A preparação foi intensa, feita com muito empenho e dedicação de todos os integrantes. Estar aqui hoje, abrindo o São João do distrito, representa a realização de um grande sonho. Este é o primeiro ano da nossa quadrilha participando do São João de São José. Poder viver esse momento e mostrar o nosso trabalho para o público é algo maravilhoso e muito emocionante para todos nós”, afirmou.

Um dos momentos mais simbólicos da noite foi a coroação da corte junina do distrito. A rainha Shirley Santos Laranjeiras recebeu a faixa das mãos do prefeito José Ronaldo de Carvalho. Já as princesas Dailma dos Santos Lima e Leanny da Cruz Marques foram coroadas pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Lima.

Ao declarar oficialmente abertos os festejos, o prefeito José Ronaldo destacou a importância do São João para a preservação das tradições culturais e para o fortalecimento da economia local.

“É uma grande alegria abrir mais um São João nos distritos de Feira de Santana. Trabalhamos com muito planejamento para garantir uma festa bonita, organizada e segura para a população. Além de preservar as nossas tradições culturais, os festejos movimentam a economia, geram emprego e renda e valorizam os artistas locais. Desejo que todos aproveitem com muita paz, alegria e tranquilidade, mantendo vivo o espírito junino que é uma marca do nosso povo”, afirmou.

Após os atos oficiais, a música tomou conta da praça. A primeira atração da noite foi a banda Bambas do Nordeste, que levou ao público o autêntico forró nordestino, embalando os presentes com clássicos do gênero e canções que exaltam a cultura popular.

Na sequência, a banda Caviar com Rapadura subiu ao palco celebrando 30 anos de carreira. O grupo apresentou sucessos consagrados e fez o público cantar junto do início ao fim do show.

“É uma alegria muito grande estar aqui no São João de Maria Quitéria. A gente estava contando os dias para chegar esse momento e fazer muito forró para esse público que ama a tradição nordestina. A Caviar com Rapadura está celebrando 30 anos de história e seguimos com o compromisso de levar o melhor do forró para o nosso povo. O público pode esperar um show cheio de sucessos, muita animação e aquela energia que faz todo mundo tirar o pé do chão”, destacou a cantora Adriana Corrinha.

A festa seguiu com a apresentação de Raí Saia Rodada, um dos artistas mais aguardados da programação. Recebido com entusiasmo pelo público, o cantor reforçou a ligação que mantém com Feira de Santana.

“É um prazer estar de volta a Feira de Santana, uma cidade pela qual tenho um carinho imenso e que sempre me recebe de braços abertos. O público já conhece o trabalho de Raí Saia Rodada e estar aqui no Arraiá de Feira é muito gratificante. Estou muito feliz e espero voltar muitas outras vezes”, declarou.

Encerrando a primeira noite do Arraiá de Feira, o cantor Edy Xote fez sua estreia nos festejos juninos do município, levando muito forró e animação para o público que permaneceu na praça até o fim da programação.

“Me sinto muito feliz de estar aqui participando pela primeira vez. A galera pode esperar muito forró e muita animação, porque a gente veio para fazer a festa e colocar todo mundo para dançar”, afirmou o artista.

Com apresentações culturais, valorização das tradições juninas, coroação da corte e grandes shows, a abertura do Arraiá de Feira reafirmou a força do São João como uma das manifestações culturais mais importantes de Feira de Santana, dando início a uma programação que seguirá levando música, cultura e entretenimento aos distritos do município.