Submarino

AQUI TEM TRABALHO

terça-feira, 30 de abril de 2024

Prefeitura paga com reajuste de 4% salários de professores, agentes de endemias e de saúde

 

O pagamento dos salários de professores, agentes de endemias e de saúde com reajuste de 4% foi efetuado pela Prefeitura de Feira de Santana nesta terça-feira (30), na folha de abril.

Vale destacar que o reajuste é retroativo a maio de 2023, com o valor a ser pago em três parcelas nos meses de abril, maio e junho deste ano.

A medida atende a Lei de autoria do Poder Executivo nº 4.212, de 12 de abril de 2024, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município no último dia 13.

A recomposição salarial abrange os vencimentos dos servidores da Administração direta e descentralizada do Município, suas Autarquias e Fundações, compreendidos exclusivamente os professores, especialistas em Educação e secretários da rede municipal de ensino, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, bem como os aposentados e pensionistas das categorias indicadas.

Dez mortes por gripe Influenza foram registradas neste ano em Feira

 


Uma das principais formas de evitar a doença é através da vacinação

Das dez mortes causadas pela gripe Influenza, três foram em crianças menores de dois anos. Os dados são da Vigilância Epidemiológica (Viep) de Feira de Santana referentes aos meses de janeiro e março deste ano.

Segundo a coordenadora da Viep, Carlita Correia, o número de óbitos tem acendido um alerta para o setor que acompanha e investiga os casos. “Dos dez pacientes que morreram, metade tinham algum tipo de comorbidade, como diabetes e cardiopatias. Desse total, apenas duas tem registro de vacina, os demais não tomaram ou não informaram”, pontuou.

A coordenadora ressalta que pessoas na faixa dos 30 anos também têm sido vítimas da doença.“Quando pensamos em óbitos por viroses, a população costuma pensar em pessoas mais idosas, que têm alguma comorbidade e isso não é verdade. Temos registrados dois pacientes com 30 e 33 anos que não tinham nenhuma doença associada e morreram por Influenza”, relatou.

Para Carlita, uma das principais formas de evitar a doença é através da vacinação que está disponível para grupos prioritários nas 104 salas de vacina, localizadas entre a sede e a zona rural, de segunda a sexta-feira. Na cidade, mais de 31 mil pessoas já garantiram o reforço contra o vírus.

Editoras universitárias fomentam produção literária na Bienal do Livro Bahia 2024

  

                                                       Foto: Amanda Chung

O Governo da Bahia, por meio das editoras das quatro instituições estaduais de Ensino Superior, está fomentando a produção de autores na Bienal do Livro Bahia 2024. Com, aproximadamente, 340 títulos em exposição, as universidades estaduais de Feira de Santana (UEFS), de Santa Cruz (UESC), do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Estado da Bahia (UNEB) apresentam, por meio de suas publicações, a diversidade cultural e intelectual baiana, bem como divulgam obras que vão desde a literatura infantil até produções científicas, no Espaço do Governo do Estado, montado no evento literário.


A Eduneb, editora da UNEB,  apresenta 84 títulos, incluindo 61 obras autorais e 23 coletâneas. Já a Editus, editora da UESC, destaca mais de 120 títulos, abrangendo trabalhos de professores, técnicos, estudantes e ex-alunos. A UEFS Editora, por sua vez, trouxe 61 títulos, enquanto a Edições UESB contribui com a divulgação e venda de mais de 80 títulos.

                                                   Foto: Amanda Chung

A diretora da Eduneb, Elisangela Santana, ressalta a importância da participação da editora na bienal como uma oportunidade de alcançar visibilidade não apenas nacional, mas também internacional. "Estar presente neste evento proporciona uma vitrine significativa. Muitas vezes, as pessoas não sabem da existência das editoras das universidades estaduais e este evento literário permite essa troca. Hoje mesmo uma pessoa de fora do país esteve aqui no nosso estande e levou alguns livros", afirma.

Para os gestores das editoras das universidades estaduais baianas, a contribuição destas vai além da simples exposição de títulos. Ou seja, elas desempenham um papel fundamental no incentivo à produção intelectual nos diversos territórios de identidade, apoiando autores locais e fornecendo um espaço para o surgimento de novos talentos. A diretora da Edições UESB, Manuella Cajaíba, destaca esse compromisso com a comunidade. "Nós publicamos livros técnicos e científicos tanto de docentes da nossa instituição, quanto de pesquisadores de outras instituições. Temos, também, um edital, que é um concurso literário chamado Prêmio Zélia Saldanha, feito para toda a comunidade baiana, e estamos fazendo essa divulgação aqui na bienal".

                                               Foto: Amanda Chung

Além da exposição e venda de livros, as editoras das universidades estaduais da Bahia também promoveram uma série de atividades durante a Bienal, como lançamentos de livros, sessões de autógrafos com os autores locais e participação de apresentações no estande do governo.

Concurso Literário - Os interessados em participar do Prêmio Professora Zélia Saldanha podem se inscrever, de forma gratuita, através do link http://www2.uesb.br/editora até dia 6 de maio.

 Informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia

 Fotos: Amanda Chung

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Pesquisadores descobrem neurônios relacionados à compulsão alimentar

 

Nova estrutura da Escola Municipal Doutor Demósthenes Álvaro de Brito está três vezes maior

 

Totalmente reconstruída e ampliada, unidade agora pode atender até 665 estudantes

O tamanho da Escola Municipal Doutor Demósthenes Álvaro de Brito, no bairro Mangabeira, chama atenção de quem passa por perto. É que a unidade escolar foi totalmente reconstruída e ampliada e agora está três vezes maior, podendo atender até 665 estudantes.

A estrutura anterior da unidade contava com 605,25m² de área construída. Eram 5 salas de aula, biblioteca, secretaria e sala da gestão, cozinha, dois banheiros femininos e dois masculinos. 

Com a obra, o espaço foi triplicado. No térreo, estão distribuídas, 4 salas de aula, secretaria, sala dos professores, diretoria, almoxarifado, sanitários femininos, masculinos e adaptados para pessoas com deficiência, cozinha, despensa, cantina, área de serviço, despensa para material de limpeza, refeitório, sala de recursos e casas de gás, bomba e lixo e auditório.

Na área externa, uma ampla quadra de esportes também foi construída com arquibancada, sanitários femininos, masculinos e adaptados e departamento para material esportivo. No primeiro andar estão cinco salas de aula e sanitários. As áreas de circulação também se destacam na nova estrutura, estimulando a convivência e socialização entre os estudantes. Os espaços amplos, somados a ventilação e entrada de luz natural, tornam a unidade escolar ainda mais atrativa e confortável. 

Ao todo, a nova escola tem 1.888,52m². Todos os ambientes serão equipados com mobiliários novos. A unidade de ensino terá os laboratórios de Ciências, Matemáticas e Robótica ampliando as experiências dos estudantes e contextualizando os conhecimentos adquiridos. 

Secretaria das Mulheres incentiva igualdade de gênero e valorização das mulheres por meio do Selo Lilás

 

                                                 Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

O Programa Selo Lilás, que é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres (SPM), é uma iniciativa pioneira na promoção da igualdade de gênero no mundo do trabalho. A certificação é concedida às empresas que adotam condutas de respeito e valorização das mulheres trabalhadoras na Bahia, a partir de medidas efetivas, que garantam a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. O selo é, também, um convite para que as empresas assumam o compromisso na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição das mulheres no mundo do trabalho.

Neste ano, a SPM já certificou 83 empresas com o Selo Lilás, sendo 48 com sede em Salvador e 35 no interior do estado. No que diz respeito ao perfil, 25 certificadas são microempresas, 29 de pequeno porte, nove de médio porte e 20 de grande porte. “As empresas que foram certificadas pelo selo demonstraram um compromisso real com a promoção da igualdade de gênero e com a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso para as mulheres. A certificação é um momento de celebração e reconhecimento do esforço e dedicação dessas organizações em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou a secretária Elisângela Araújo.

                                                                   Fotos: Fernando Vivas/GOVBA

Elisângela destacou, ainda, que o marco desse projeto passa pela implementação da cultura de igualdade e respeito dentro dessas empresas que, a partir da certificação, acabam incentivando outras a seguirem os mesmos caminhos. As empresas certificadas recebem um selo de reconhecimento, que poderá ser utilizado em sua comunicação e marketing, demonstrando seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero. “Sem dúvida é um marco importante e inspirador, que reafirma a importância do engajamento de todos os setores da sociedade na luta pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres trabalhadoras do nosso estado”, finalizou a secretária.

A cooperativa de dentistas de Paulo Afonso (Uniodonto) foi uma das certificadas pelo Selo Lilás. A gerente Tatiana Santos destacou a importância do Selo Lilás. “Valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres, independentemente de suas funções, é essencial para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário. Algumas das nossas políticas adotadas são salários iguais; incentivo à saúde da mulher; capacitações e eventos voltados para as funcionárias e maior contratação de mulheres”, destacou.

Entre os órgãos estaduais que garantiram a certificação estão a Bahia Pesca; a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás); a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb); a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb); a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder); e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa).

Fonte: Ascom/SPM

HGCA e UEFS Celebram Encerramento de Curso de Aperfeiçoamento no Cuidado Integral e Colaborativo

 

Foto ASCOM/HGCA

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), realizou na manhã desta segunda-feira, 29 de abril, no auditório da unidade a solenidade de encerramento do II Curso de Aperfeiçoamento aos Trabalhadores de Saúde, com foco no cuidado integral e colaborativo. O curso de extensão com carga horária de 180 horas, capacitou 41 profissionais de saúde.

 A diretora-geral do Hospital Clériston Andrade, Cristiana França, enfatizou durante a solenidade a importância da parceria entre a UEFS e o HGCA para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde. “O bem mais precioso que nós temos é a saúde. Quanto mais investimos em conhecimento na saúde, melhor será a assistência prestada ao paciente. Daí a importância do constante aprimoramento dos profissionais de saúde para garantir um atendimento de qualidade e eficaz à comunidade”, afirmou.

 Segundo Elizabete  Lopes, coordenadora do Centro de Educação Permanente (CEPER/HGCA), o curso teve uma jornada iniciada em 07 de agosto de 2023 e encerrada hoje, dia 29 de abril de 2024. “Promovemos uma intensa capacitação aos técnicos de radiologia, técnicos em patologia clínica, auxiliares e técnicos de enfermagem, totalizando 41 formandos. Ao longo desse período, foram realizados 20 encontros quinzenais, sob a orientação de 39 professores, 4 tutores e 3 coordenadores, todos dedicados a promover um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo”, pontuou Elizabete. 

Ela afirma ainda que a base metodológica foi construída visando o estímulo para resolução de problemas e a discussão de situações reais, proporcionando aos profissionais oportunidades de aprendizagem significativa e aplicável em seu cotidiano laboral. 

 Rita Brêda, Pró-reitora de Extensão da UEFS, acrescentou em seu discurso: "Nós sabemos do serviço qualificado que o Clériston Andrade oferece. A gente entra aqui e vê uma transformação desse hospital, hoje está ainda maior, com uma qualidade ainda melhor e a gente sabe como é de excelência a assistência ao paciente. O Clériston é um orgulho e não é só para a Feira de Santana, não é para só para UEFS, mas é para a região toda, é para a Bahia inteira e para o nordeste. A gente sabe que aqui vocês acolhem gente de todos os lugares e de todas as necessidades, por isso a importância contínua desse processo formativo educacional. A gente pensa que em algum momento, porque já temos certificado, estamos prontos. E o dia a dia vai mostrando a gente a necessidade de uma formação continuada e mais do que nunca da formação técnica."

 A mesa diretiva contou com a presença de Cristiana França, Diretora-geral do HGCA, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas Lima, Pró-reitora de Extensão da UEFS, Sílvia da Silva Santos Passos, Diretora do Departamento de Saúde da UEFS, Hélvia Fagundes, Diretora médica do HGCA, Caio Augusto Pereira, Diretor administrativo, Tayse Barbosa Moura, Diretora de Enfermagem,  Patrícia Oliveira, Diretora de Gestão de Pessoas, Elizabete Silva de Jesus Lopes, Coordenadora do Ceper.

 Informações e fotos ASCOM/HGCA


Centro de Referência Maria Quitéria atende mulheres em situação de violência

 

O órgão ainda encaminha a mulher em situação de violência com risco iminente de morte para a Casa Abrigo Regional

O Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ) atende mulheres a partir dos 18 anos de idade em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, conforme tipificado na lei Maria da Penha. O órgão é mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM). 

No CRMQ, são oferecidos serviços de atendimento psicológico, jurídico e social, além de encaminhamentos para diversos equipamentos da rede de proteção à mulher.

De acordo com a coordenadora, Ivone Nobre, o órgão ainda encaminha a mulher em situação de violência com risco iminente de morte para a Casa Abrigo Regional. 

“Nos casos das mulheres em situação de violência, mas sem risco iminente de morte, que precisam de um lugar para ficar até que sua situação seja regularizada, existe uma parceria com o Instituto Avon, que é o Programa Acolhe, onde essa mulher pode ficar hospedada em hotéis credenciados por um período de até 30 dias", assegura Ivone Nobre.

A coordenadora destaca que o Centro de Referência Maria Quitéria trabalha no fortalecimento da mulher, no rompimento do ciclo da violência e na capacitação profissional. "É uma forma de contribuir para que ela possa romper o ciclo e recomeçar a sua vida”, ressalta.

O CRMQ funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – sem intervalo – na rua Barão do Rio Branco, 1723, Centro. Os atendimentos são por ordem de chegada ou encaminhamentos pela Secretaria da Mulher, delegacias, unidades hospitalares entre outros órgãos.


Procon chama a atenção dos consumidores a respeito do direito de troca

 

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Feira de Santana chama a atenção dos clientes a respeito dos seus direitos, principalmente no que se refere à troca de um produto.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) permite a troca do produto em quatro situações: defeito de fabricação, vício oculto, produto diferente do anunciado e arrependimento da compra.

O superintendente do Procon, Maurício Carvalho, destaca alguns pontos importantes no que se refere ao direito de troca. 

“O fornecedor é responsável por resolver o problema prontamente, seja trocando, reparando ou devolvendo o valor pago. Recomenda-se documentar o problema, como tirar fotos ou vídeos do incidente e entrar em contato com o fornecedor ou vendedor para solicitar a solução adequada para o caso”, orienta.

Quatro escolas municipais participam do PROERD em 2024

 

Ao todo, 370 estudantes são alcançados com o programa

Este ano, quatro escolas da rede municipal de ensino participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que orienta estudantes sobre combate às drogas e abrange também diversas áreas como o controle em situações de pressão, leis e comportamento no trânsito, bullying, discussão e prevenção sobre as violências física, social, emocional, além de vícios.

As aulas acontecem três vezes na semana, às segundas, quartas e quintas-feiras e tem duração de 50 minutos. Ao todo, 370 jovens são alcançados pela iniciativa

“A gente trabalha com alunos do quinto ano, a princípio, e é um projeto muito importante porque reforça a união entre escola, polícia e a comunidade. Abordamos o consumo de álcool, drogas, falamos sobre bullying também, orientamos sobre prevenção e combate, além de destacar a importância da rede de apoio”, explica o policial militar e instrutor do programa, Jonatha Simplício. 

Para a estudante Maria Clara Santana, poder participar das atividades do Proerd tem sido muito importante. “Tenho aprendido sobre bullying, não colocar apelidos em ninguém e nem julgar pela aparência. A escola deve ser um espaço de respeito”, pontua. 

De acordo com a  secretária municipal de Educação, Anaci Paim, a parceria com a Polícia Militar tem gerado resultados muito positivos.

“Esta iniciativa oportuniza o aluno a entender os prejuízos para sua formação com o uso de drogas. A experiência desenvolvida até então tem demonstrado que esses alunos têm tido uma conduta assertiva, com a consciência maior do seu papel e rejeitando o uso das drogas”, avalia. 

Foto: Milena Brandão

Secretaria de Saúde realizou mais de 30 mil atendimentos em pacientes hipertensos neste ano

 

Pacientes hipertensos devem buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima

A Hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, e seus sintomas muitas vezes passam despercebidos. Somente neste ano, a rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 30.478 atendimentos em hipertensos, sendo 22.995 em mulheres e 7.483 em homens. 

Na última sexta-feira (26) foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial, que tem o objetivo de alertar para os perigos da falta de acompanhamento. De acordo com Eduayny Macêdo, enfermeira referência técnica, adotar hábitos saudáveis desempenha um papel fundamental no controle da doença e na promoção de uma melhor qualidade de vida para os pacientes.

"Evitar o tabagismo, reduzir o consumo de álcool, incorporar atividades físicas à rotina diária e aderir ao tratamento medicamentoso conforme orientação médica são algumas das estratégias eficazes para controlar a hipertensão", destaca a enfermeira.

Os pacientes hipertensos devem buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima de suas residências para realizar o cadastro e receber as medicações adequadas. Em situações em que a hipertensão está associada a complicações decorrentes da diabetes, o Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) oferece suporte especializado para um tratamento abrangente e eficaz.

Confira o cronograma da vacinação contra raiva desta semana

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Feira de Santana segue no combate à raiva, intensificando a vacinação para cães e gatos em diversas regiões da cidade. Entre esta segunda (29) e sexta (3), a imunização estará disponível nos bairros Campo Limpo, Oyama Figueiredo e Feira VII, das 09h às 14h (confira o cronograma no final da matéria).

A vacina está disponível para animais saudáveis a partir dos três meses de idade. É recomendado que os donos transportem os pets de maneira segura - os gatos em caixas apropriadas, enquanto os cães devem estar em coleiras ou correntes.

Confira o cronograma para esta semana:

29/04 - Campo Limpo (posto de saúde I, V e VI)

30/04 - Campo Limpo (posto de saúde II)

02/05 - Oyama Figueiredo (posto de saúde)

03/05 - Feira VII (praça principal)

BN/Séculus: José Ronaldo lidera corrida eleitoral em Feira de Santana com 43,95%; Zé Neto chega a 28,72%


                                                        Fotos: Ascom pré-candidatos




















Segundo maior Colégio eleitoral da Bahia, o município de Feira de Santana já tem definido os dois principais nomes que vão disputar o cargo para a prefeitura em outubro deste ano. O embate entre José Ronaldo (União), ex-prefeito de Feira de Santana por quatro mandatos, e o deputado federal, Zé Neto (PT) deve movimentar o pleito de 2024 na Bahia.

 

Segundo levantamento da empresa Séculus Análise e Pesquisa, em parceria com o Bahia Notícias, Zé Ronaldo aparece na dianteira quando o assunto é a preferência do eleitorado de Feira. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (29), testa o desempenho dos pré-candidatos em um cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados pelos entrevistadores.

 

Zé Ronaldo chega a 32,36% e é seguido por Zé Neto com 24,71%. Fecha as primeiras posições o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) com 6,75%. A espontânea traz ainda Jhonatas Monteiro (2,93%), Karol Venas (0,13%) e Samaritano (0,13%). Não sabe ou não opinou representa 26,88% do levantamento e nenhum 6,11%.

 Já no cenário estimulado, onde o nome de quatro candidatos foi apresentado, a margem de Zé Ronaldo aumenta e ele chega a 43,95% das intenções de voto na cidade. Na segunda posição aparece o deputado Zé Neto (28,79%), com Pablo Roberto em terceiro lugar (8,79%) e Jhonatas Monteiro fecha com 2,93%. Não sabe ou não opinou soma 6,62% e nenhum 8,92%.

Quando o assunto é rejeição, o petista Zé Neto aparece na liderança. Questionados em quem não votariam de jeito nenhum em Feira de Santana, 36,43% dos eleitores entrevistados citam o nome do deputado federal. Em seguida, o ex-prefeito Zé Ronaldo é lembrado por 25,61% e Pablo Roberto aparece com 16,43% de rejeição. Já Jhonatas Monteiro soma 8,92%.

O levantamento feito pela empresa Séculus também perguntou aos eleitores que escolheram o nome de Pablo Roberto, em quem votariam caso o deputado estadual não seja candidato em outubro. Pouco mais de metade dos entrevistados escolheu Zé Ronaldo (50,72%), enquanto Zé Neto tem a preferência de 23,19%. Nenhum soma 23,19% neste levantamento e não sabe ou não opinou chega a 2,90%.

A pesquisa ouviu 785 eleitores entre os dias 23 a 25 de abril de 2024 e tem margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n° BA-07731/2024.

Informações do Bahia Noticias

Fotos: Ascom pré-candidatos

domingo, 28 de abril de 2024

 

Iniciativas visam garantir educação de qualidade a mais de 55 mil estudantes

Garantir uma educação de qualidade aos mais de 55 mil estudantes matriculados na Educação Municipal é um compromisso prioritário da Prefeitura de Feira, que tem realizado investimentos constantes na educação pública do município a exemplo da modernização da infraestrutura das unidades escolares e a implementação de ações pedagógicas para melhorar, cada vez mais, o desempenho dos estudantes. Os investimentos são lembrados no Dia Mundial da Educação, celebrado neste domingo (28).
 
Mais de 100 milhões de reais já foram destinados à infraestrutura de 60 unidades escolares, entre reformas, reconstruções e novas construções. As escolas inauguradas pela Prefeitura seguem um padrão arquitetônico arrojado, que oferece segurança e conforto à comunidade escolar. As obras incluem ampliação dos espaços, salas para laboratórios, acessibilidade através de rampas, pisos táteis, corrimão e sanitários adaptados, smart tvs e climatização com a instalação de ar condicionado nas salas de aula, além de mobiliários novos. 
 

A obtenção de recursos de apoio didático-pedagógico também fazem parte das ações que visam estimular o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, à exemplo dos laboratórios de Ciências, Matemática e Robótica que promovem a educação científica e letramento matemático e preparam os alunos das escolas municipais para a inovação tecnológica e constantes atualizações e mudanças. 
 
A aquisição e disponibilização de 17 mil chromebooks nas unidades escolares, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos, democratiza o acesso dos estudantes à tecnologia tornando as aulas mais interativas, dinâmicas e criativas. Os dispositivos são utilizados nas aulas das diversas áreas do conhecimento.
 
A implementação da Educação em Tempo Integral, este ano, também busca garantir o desenvolvimento do estudante em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural, através de currículo integrado. Ao todo, 32 escolas da rede municipal oferecem a modalidade, 7 delas funcionam exclusivamente neste formato, 2.583 estudantes matriculados neste formato.
 
Para assegurar a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada das competências das séries iniciais do Ensino Fundamental, o programa Caminhos da Educação, uma iniciativa da Prefeitura de Feira, com o apoio da Associação Bem Comum (ABC), está avaliando estudantes das séries iniciais. O programa desenvolve estratégias para melhorar o rendimento e o desempenho dos alunos, mais de 10 mil estudantes já foram avaliados. 
 

“Através destes investimentos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estabelece todas condições apropriadas para que a ação pedagógica seja qualificada e eficiente. Todos estes recursos fortalecem e qualificam a educação oferecida pelo município, nos permitindo alcançar resultados cada vez mais positivos e satisfatórios”, avalia a secretária de Educação, Anaci Paim.


Inscrições para Casamento Coletivo a partir desta segunda-feira

 

Os casais que desejam oficializar o matrimônio no Casamento Coletivo, edição 2024, poderão realizar a inscrição entre esta segunda-feira (29 de abril) e 21 de junho na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO), situada na avenida Senhor dos Passos, n° 212, Centro. O atendimento é das 9h às 11h e das 14h às 16h.
 
A iniciativa faz parte do projeto Família Cidadã desenvolvido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da SEDESO, em parceria com o Poder Judiciário. Estão sendo disponibilizadas 300 vagas no total - incluindo sede e distritos. Em breve a data da cerimônia será divulgada. 
 
Para participar do Casamento Coletivo é preciso apresentar o Número de Inscrição Social (NIS), residir em Feira de Santana e ter idade acima de 18 anos.
 

Os interessados deverão entregar também cópias do RG, CPF e o comprovante de endereço atualizado. Ainda, quem for solteiro deve apresentar a certidão de nascimento; os divorciados a certidão de casamento averbada e os viúvos a certidão de casamento com anotação de óbito (máximo 90 dias).
 
A chefe da Divisão de Ações de Cidadania e Inclusão Produtiva, Ivone Fernandes, informa que o projeto visa atender os casais em situação de vulnerabilidade econômica e social que desejam oficializar o casamento.
 
"É uma oportunidade de oficializar a união de forma gratuita", pontuou.
 
Confira na íntegra os documentos exigidos:
 
Do noivo (a) solteiro (a):
 
- Cópia e original da carteira de identidade;
 
- Cópia e original do CPF.
 
- Cópia e original da certidão de nascimento (atualizadas no prazo máximo de 90 dias).
 
- Comprovante de residência atualizado no nome do noivo (a) ou de seus pais, como: Água, luz ou telefone; Declaração de aluguel ou cópia do contrato de aluguel com a assinatura do proprietário do imóvel;
 
- NIS (Número de Inscrição Social).
 
- Duas testemunhas maiores de 18 (dezoito) anos.
 
Do noivo (a) divorciado (a):
 
- Certidão de casamento original atualizada com averbação do divórcio, expedida nos últimos 90 dias.
 
- Sentença transitada em julgamento do divórcio que mencione a partilha de bens (original e cópia). Para não incidir o regime de separação legal de bens, o divorciado (a), deverá apresentar sentença/mandado Judicial ou escritura pública sobre a partilha de bens.
 
- Cópia e original da carteira de identidade.
 
- Cópia e original do CPF.
 
- Comprovante de residência atualizado no nome do noivo (a) ou de seus pais:  Água, luz ou telefone; Declaração de aluguel ou cópia do contrato de aluguel  com a assinatura do proprietário do imóvel;
 
- NIS (Número de Inscrição Social).
 
- Duas testemunhas maiores de 18 (dezoito) anos.
 
Do noivo (a) viúvo (a)
 
- Certidão de casamento atualizada com a anotação do óbito expedida nos últimos 90 (noventa) dias.
 
- Certidão de óbito do Cônjuge falecido.
 
- Sentença transitada em julgamento do inventário (original e cópia): 
 
Caso os nubentes desejarem se casar com o regime de comunhão parcial de bens;
 
Os noivos que optarem por regime de casamento diverso da comunhão parcial de bens, deverá ser apresentar escritura pública de pacto antenupcial, nos termos do artigo 511 do Código Penal de Normas.
 
- Cópia e original da carteira de identidade.
 
- Cópia e original do CPF.
 
- Comprovante de residência atualizado no nome do noivo (a) ou de seus pais: Água, luz ou telefone; b Declaração de aluguel ou cópia do contrato de aluguel  com a assinatura do proprietário do imóvel;
 
- NIS (Número de Inscrição Social).
 
- Duas testemunhas maiores de 18 (dezoito) anos
 
Vale destacar que, ao se inscreverem, os casais assumem total responsabilidade pelas informações prestadas, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento de formulários, ou informações inverídicas nas documentações