Submarino

IPTU TIL - SEFAZ

segunda-feira, 31 de março de 2025

Dia da Saúde e Nutrição: Educação Municipal de Feira prioriza alimentação escolar saudável

 

A elaboração do cardápio da alimentação escolar dá preferência a alimentos frescos

No Dia da Saúde e Nutrição, celebrado nesta segunda-feira (31), a Prefeitura de Feira de Santana destaca a importância da alimentação escolar para a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes. Com um cardápio variado e balanceado, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) se compromete a fornecer refeições que atendem às necessidades nutricionais dos estudantes da rede municipal, priorizando alimentos saudáveis, minimamente processados e incentivando a agricultura familiar.

Segundo Carlyane Ataide, engenheira de alimentos e chefe da Divisão de Apoio ao Estudante da Seduc, a elaboração do cardápio da alimentação escolar dá preferência a alimentos frescos, com o mínimo possível de produtos ultraprocessados, especialmente nas creches e pré-escolas.

Para os alunos de jornada parcial, é oferecida uma refeição principal, que pode ser um lanche mais completo, alternando entre opções salgadas e doces. Já os estudantes em tempo integral recebem três refeições diárias: um lanche pela manhã, o almoço e outro lanche à tarde.

“Esse cardápio é estruturado de acordo com o segmento do aluno, como creche, pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada modalidade de ensino possui suas particularidades, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), regulamentado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)”, explica Carlyane Ataide.

O secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, destaca que a elaboração das refeições é acompanhada por nutricionistas, o que tem garantido uma alimentação de qualidade, com foco em opções saudáveis e adaptadas às necessidades de cada faixa etária. A atuação das nutricionistas nas escolas assegura que o padrão nutricional seja mantido e que as recomendações sejam rigorosamente seguidas.

“A empresa terceirizada responsável pela alimentação escolar não apenas prepara as refeições, mas também gerencia toda a cadeia logística envolvida no processo, incluindo a contratação das merendeiras e a distribuição dos alimentos. Temos nutricionistas que acompanham de perto a execução do cardápio, treinam as merendeiras e monitoram o porcionamento das refeições, garantindo que a alimentação seja balanceada e variada”, explica Pablo Roberto.

Outro aspecto importante destacado por Carlyane Ataide é a parceria com a agricultura familiar. Esse compromisso fortalece a economia local. Para facilitar o armazenamento e a distribuição, a Seduc optou por adquirir produtos secos.

“Atualmente, adquirimos produtos como broa de milho, beiju de coco e sequilho de goma, que são comprados ao longo do ano e incorporados ao cardápio das escolas. Organizamos com a empresa terceirizada os meses em que esses produtos serão entregues nas escolas, garantindo que alimentos locais, produzidos por agricultores da nossa região, façam parte das refeições dos estudantes”, ressalta a engenheira de alimentos.

Na Escola Municipal João Marinho Falcão, a nutricionista responsável pela preparação da merenda destaca que, em média, são servidas de 600 a 700 refeições por dia, atendendo desde a educação infantil até o EJA. 

“Nosso cardápio é rico em vitaminas, proteínas, carboidratos e lipídeos, justamente para fornecer aos alunos toda a energia necessária para o seu desenvolvimento. A alimentação equilibrada é fundamental para o bom desempenho nos estudos e para o crescimento saudável, já que envolve tanto a saúde do corpo quanto da mente. Os alimentos são de alta qualidade, ricos em nutrientes e bem elaborados, e o acompanhamento é feito diariamente”, explica a nutricionista.

Reforma e ampliação da Escola Paula de Freitas Almeida são recebidas com alegria pela comunidade

 

Com a ampliação, a escola terá capacidade para dobrar o número de estudantes

Na manhã desta segunda-feira (31), a comunidade escolar da Escola Municipal Paula de Freitas Almeida, localizada no povoado de Carro Quebrado, no distrito de Maria Quitéria, recebeu o anúncio oficial da reforma e ampliação da unidade de ensino. A novidade foi apresentada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e pelo vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto. O projeto visa modernizar a infraestrutura da escola, garantindo mais conforto e qualidade para o processo de aprendizagem.

Atualmente com apenas cinco salas de aula, a escola será ampliada para contar com 10 novas salas, além de uma quadra poliesportiva, anfiteatro, brinquedoteca, biblioteca, sala de recursos, sala multiuso, pátio coberto, parque infantil e outras áreas importantes para o desenvolvimento dos alunos. Com a ampliação, a escola terá capacidade para dobrar o número de estudantes, passando de 250 para até 500 alunos, com a oferta de 20 turmas.

A obra no valor de R$ 6.860.449,54 ficará a cargo da empresa Ideal Construção e  Pavimentação, que se comprometeu a entregar a nova estrutura que beneficiará tanto os estudantes quanto toda a comunidade escolar. O secretário de Educação, Pablo Roberto, comunicou que ainda esta semana será anunciada uma série de reformas nas escolas municipais.


"Nosso objetivo é garantir que crianças e adolescentes tenham acesso a ambientes que atendam às exigências legais, oferecendo todo o conforto necessário", ressaltou Pablo Roberto.

Para as crianças da escola, a reforma também representa um grande avanço. Bruna Carla Santos de Jesus, estudante do 4º ano e com 9 anos de idade, não escondeu a felicidade.  

"Estou muito feliz, vai ter mais espaço para a educação dos alunos, vai ter quadra, é muito bom saber que minha escola vai melhorar. Antes, brincávamos em uma área de areia, as meninas jogavam baleado e os meninos jogavam futebol", relata entusiasmada.

Heloisa Alves de Freitas, estudante do 1º ano e com apenas 6 anos, acredita que a reforma também trará mais oportunidades para a prática de atividades físicas.  

"A reforma vai ser boa, vamos ter uma quadra pra jogar bola, eu gosto de jogar bola. Eu amo estudar aqui, aprendo muitas coisas novas", afirma.


As mães de alunos também se mostraram entusiasmadas com a notícia. Andrea Gonçalves Ferreira, mãe de duas filhas matriculadas na escola, agradeceu pela iniciativa do Governo Municipal.  

"Estamos muito felizes e contentes, foram muitos anos de luta para trazer melhorias para a escola e agora estamos satisfeitos. Esta reforma vai trazer mais conforto para que nossos filhos aprendam ainda mais", almeja.

Silene Dias Lima, mãe de Gabriele Lima, estudante do 2º ano, destacou a qualidade do ensino, independentemente da estrutura física, mas expressou otimismo com as mudanças que virão.  

"É um privilégio, a escola já conta com professores de qualidade, independentemente da estrutura que é pequena. Agora, com a reforma, será uma maravilha para nossas crianças. Acredito que a escola terá um suporte melhor, com uma área de lazer e recreação mais adequada", disse.

A diretora da Escola Municipal Paula de Freitas Almeida, Elane Ferreira da Silva, que trabalha na unidade há mais de 30 anos, não conseguiu esconder a emoção ao falar sobre a conquista.

"Não tenho como descrever este momento. Estou muito feliz, é uma sensação de dever cumprido. Sou grata à sensibilidade do prefeito José Ronaldo, pois fizemos esse pedido no dia 9 de janeiro e hoje conseguimos concretizar essa mudança. É uma vitória de todos os membros da comunidade escolar. Apenas o prédio bonito não faz educação, nossa demanda sempre foi grande, mas a confiança dos pais em nosso trabalho é muito significativa. Faço questão de dizer que sou uma defensora da educação, porque ela é a chave para transformar o mundo e ensinar a ser um membro responsável da sociedade", destacou a diretora.

O ato contou com a presença de diversas autoridades locais, como os secretários Joilton Freitas (Comunicação), Silvaney Araújo (Agricultura), Luiz Bahia Neto (Governo), o superintendente João Vianney (Operações e Manutenção), o procurador-geral do Município, Guga Leal, além de outros membros da administração municipal e vereadores. 

Prefeitura divulga regras para inscrição no Minha Casa Minha Vida

 

Serão construídos 1.950 imóveis, com previsão de entrega no próximo ano

A Prefeitura de Feira de Santana divulgou as cinco etapas, a data para inscrição nas unidades do Programa Minha Casa Minha Vida, além das condições para ser inserido e os critérios de prioridade. Serão construídos 1.950 imóveis, com previsão de entrega no próximo ano.

As inscrições serão iniciadas nesta quarta-feira (2) e encerradas no dia 16 de maio. Elas poderão ser feitas apenas pelos aplicativos 156, Feira Conectada e no site da Prefeitura – www.feiradesantana.ba.gov.br.

Os interessados que não tiverem conhecimentos para acessar os aplicativos deverão procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da região onde moram ou procurar a Secretaria de Habitação, localizada na Avenida Senhor dos Passos, 212.

As unidades serão destinadas aos moradores do município, que devem ter inscrição atualizada no CadÚnico, ter renda mensal de até R$ 2.850,00, não serem donos de imóveis e ter idade mínima de 18 anos ou casos especiais de emancipação.

São critérios de prioridade: ter mulher na condição de responsável pela unidade familiar, beneficiários do Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada), candidato titular ou cônjuge negro, pessoa com deficiência, idoso, criança ou adolescente na composição familiar.

Também são prioritárias famílias com pessoa com câncer ou doença rara crônica e degenerativa, mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, situações de risco e vulnerabilidade, integrantes de povos tradicionais e quilombolas, residentes em áreas de risco, que se encontrem em situação de rua ou trajetória de rua.

São seis as etapas para as inscrições, que têm como objetivo garantir transparência no processo: Cadastro Habitacional, Elegibilidade de Família, Hierarquização das Famílias, Enquadramento às Regras do Programa, Verificação Documental e Assinatura de Contrato com as Famílias.

José Ronaldo anuncia diversas obras totalizando investimentos de R$ 20 milhões

 

Esta semana, o prefeito José Ronaldo visitará outras quatro comunidades para autorizar o início de obras

O prefeito José Ronaldo anunciou, na manhã desta segunda-feira (31), a autorização de licitações públicas para a execução de diversas obras no município, que vão contemplar principalmente as áreas de educação, saúde e infraestrutura. São investimentos que somam cerca de R$ 20 milhões.

Do total de investimentos, cerca de R$ 13 milhões são oriundos do próprio Município e outros R$ 7 milhões são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os investimentos tiveram início nesta segunda-feira (31), com a autorização das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Paula de Freitas Almeida, no povoado de Carro Quebrado, distrito de Maria Quitéria. Somente neste equipamento, que se tornará um dos maiores e mais modernos do Município, estão sendo investidos R$ 6.860.449,54.

Esta semana, o prefeito José Ronaldo visitará outras quatro comunidades para autorizar o início de obras. No distrito de Tiquaruçu, serão realizadas obras na Escola Municipal Timóteo Ferreira da Silva, enquanto o bairro Campo Limpo será contemplado com obras na Escola Franci Barbosa.

No bairro Serraria Brasil, o prefeito autoriza a construção da nova Escola Eduardo Froes da Motta, proporcionando mais qualidade no ensino público da rede municipal para os alunos daquela comunidade.

Os investimentos também contemplam a área de saúde pública com a publicação de licitação para contratação de empresa visando a construção do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). Também já foi autorizada licitação para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Parque Brasil e outra unidade no parque planejado, no bairro Papagaio.

Para finalizar, o Governo do prefeito José Ronaldo também vai investir na construção de uma moderna clínica ortopédica. O equipamento será construído também no bairro Papagaio e a licitação pública para execução das obras já foi publicada.

José Ronaldo autoriza obras de reforma e ampliação de escola no Carro Quebrado

 

As intervenções resultam em investimentos na educação pública da ordem de R$ 6.860.449,54

O prefeito José Ronaldo autorizou, na manhã desta segunda-feira (31), o início das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Paula de Freitas Almeida, no povoado de Carro Quebrado, distrito de Maria Quitéria. As intervenções resultam em investimentos na educação pública da ordem de R$ 6.860.449,54 e vão transformar o equipamento em um dos mais modernos de Feira de Santana.

Ao autorizar o início das obras, o prefeito José Ronaldo destacou o compromisso em priorizar investimentos na educação pública do município, um compromisso assumido com a comunidade. Observou ainda que os investimentos vão colocar esta unidade escolar em outro nível, dentre as melhores da cidade.

Com a reforma e ampliação, a Escola Municipal Paula de Freitas passará a dispor de 10 salas de aula, brinquedoteca, secretaria, diretoria, sala de professores, sala de recursos, auditório, biblioteca, sala de multiuso, cozinha, cantina, área de serviços, dispensa, pátio coberto, refeitório, sanitários, lavabo, quadra poliesportiva, parquinho, anfiteatro e área de convivência e circulação.

Durante o início das obras, o prefeito José Ronaldo esteve acompanhado do vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto; os secretários de Comunicação, Joilton Freitas; de Governo, Neto Bahia; de Agricultura, Silvaney Araujo; o procurador do Município, Guga Leal; o superintendente da SOMA, João Vianey; o presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima; e os vereadores Jean Caverna e Marcos Carvalhal.

Estão abertas as inscrições para Rei Momo, Rainha e Princesas da Micareta de Feira

 

Após o período de inscrição, a primeira etapa da seleção acontecerá em 08 de abril e a segunda etapa em 16 de abril

As inscrições para o concurso que elegerá o Rei Momo, a Rainha e as Princesas da Micareta de Feira 2025 já estão abertas! O processo é gratuito e pode ser realizado até o dia 04 de abril, na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Rua Estados Unidos, 37 – Kalilândia. O horário de atendimento é das 09h às 12h e das 14h às 17h.

Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

  • - Ter no mínimo 18 anos de idade.
  • - Não ser cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau de membros da Comissão Organizadora ou de servidores da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

No momento da inscrição, será necessário preencher o Formulário de Inscrição e assinar o Termo de Responsabilidade. Também é preciso apresentar a documentação a seguir:

- Documento oficial de identificação com foto, comprovando idade igual ou superior a 18 anos.

  • - Comprovante de domicílio eleitoral.
  • - Cópia do CPF do candidato.
  • - Certidão negativa de débitos relativos a créditos tributários federais e Dívida Ativa da União.
  • - Certidão negativa de débitos relativos aos créditos tributários estaduais.
  • - Certidão negativa de débitos relativos aos créditos tributários municipais.
  • - Certidão negativa de débitos trabalhistas (CNDT), emitida no site do Tribunal Superior do Trabalho.
  • - Comprovante de residência do último mês, em nome do candidato ou contrato de aluguel ou declaração de residência.
  • - Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada no ato da inscrição.
  • - 01 (uma) foto colorida de corpo inteiro no tamanho 10x15cm.

Após o período de inscrições, a primeira etapa da seleção acontecerá em 08 de abril, com a segunda etapa no dia 16 de abril.

Os mandatos começam com a abertura da Micareta de Feira e vão até o último dia da festividade. O Rei Momo eleito será premiado com R$ 2.500, assim como a Rainha, enquanto as Princesas receberão R$ 2.000 cada uma.



Secretária Neinha Bastos destaca força da conexão solidária no evento Março Mulher do MOC

 

Encontro discutiu a importância do empoderamento feminino e da construção de redes de apoio mútuo

Na última sexta-feira (28), o Movimento de Organizações Comunitárias (MOC) promoveu o evento Março Mulher, com o tema "Raízes do Empreendimento: Conexão Solidária". O encontro, realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), reuniu mulheres de diversas comunidades para discutir a importância do empoderamento feminino e da construção de redes de apoio mútuo.

A secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Neinha Bastos, marcou presença no evento, reforçando o compromisso da gestão pública com a promoção da autonomia feminina. Em sua fala, a secretária destacou a importância da união entre as mulheres para o fortalecimento coletivo e o impacto positivo dessa conexão na vida de cada uma.

"O empoderamento feminino não é um caminho que se percorre sozinha. Ele se fortalece na troca de experiências, no apoio mútuo e na construção de oportunidades para todas. Quando as mulheres se unem, criam redes que impulsionam o empreendedorismo, geram autonomia financeira e promovem mudanças reais na sociedade. O evento de hoje demonstra que, juntas, somos mais fortes e capazes de transformar realidades," afirmou a secretária.

Durante o evento, foram compartilhadas histórias de superação, desafios e conquistas de mulheres que encontraram no empreendedorismo e na solidariedade um caminho para a independência. A programação contou com rodas de conversa, exposições de produtos de empreendedoras locais e debates sobre estratégias para fortalecer a economia solidária e a inclusão feminina no mercado de trabalho.

Prefeitura inicia vacinação contra a gripe e reforça chamado para o público elegível

 

Prefeito e o secretário de Saúde acompanharam a abertura da vacinação no Dispensário Santana

Dona Maria Barbosa Rodrigues, 72 anos, foi a primeira idosa a receber a dose da vacina contra a Influeza na abertura antecipada da campanha, nesta segunda-feira (31), na Unidade Básica de Saúde da Família (USF) Dispensário Santana. Moradora do Jardim Acácia, a aposentada falou da importância da vacina para a sua saúde. 

"Estarei protegida contra a gripe. Agradeço a Deus e a vocês todos. Minha mensagem é: procurem um local para receber a vacina e sintam-se tranquilos e felizes com o pensamento de esperança sempre", disse dona Maria Barbosa. A campanha foi aberta pelo prefeito José Ronaldo e secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.

O gestor da pasta, que também é médico, ressaltou que a vacina além de proteger contra a gripe, reduz os casos de agravamento da doença, as internações e óbitos. "Também diminui a disseminação do vírus na nossa cidade", acrescentou.  

Rodrigo Matos reforçou o chamado para o público elegível comparecer às unidades de saúde para garantir a imunização. "A vacina é 100% segura e salva vidas. Por isso fazemos esse chamado especial para as pessoas que compõem o público alvo a comparecer em uma das salas 133 salas vacinas disponíveis na nossa rede para garantir sua dose de proteção", afirmou. 

O secretário de Saúde disse ainda que, embora a campanha nacional contra a gripe está prevista para iniciar no dia 7 de abril, o Município se antecipou para agilizar a imunização do público alvo - pessoas mais vulneráveis à complicações da gripe.

UM ATO DE AMOR

"Recebemos as primeiras doses e já vamos garantir a proteção das pessoas. Porque quanto mais rápido iniciarmos a vacinação, mais cedo as pessoas estarão protegidas. Vacinação é um ato de amor, de responsabilidade e acolhimento", disse Rodrigo Matos.

A vacina é destinada a crianças a partir de seis meses até menores de 6 anos, gestantes e pessoas acima de 60 anos – grupos que entraram para o Calendário Nacional de Vacinação.

Ainda os grupos prioritários que são os trabalhadores de saúde, puérperas, quilombolas, pessoas em situação de rua, professores, forças de segurança, de salvamento e armadas, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, caminhoneiros, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa, pessoas com doenças crônicas ou deficiências, indígenas e trabalhadores dos Correios.

Gestora do Dispensário Santana, Irmã Rosa, que completa 82 anos em novembro, expressou sua gratidão e a emoção em receber a vacina. "Esse momento é a expressão da bênção de Deus na vida do povo. Nunca cansei de fazer o bem. E o meu recado a todos é: a vacina faz bem e não tenham medo em receber", falou a religiosa após ser vacinada pelo secretário Rodrigo Matos. "Mãos de anjo", brincou ela.

Em Feira, foram disponibilizadas 19.430 doses, o que representa 6% do quantitativo total. A estimativa é vacinar 323.785 pessoas - a meta é atingir, pelo menos, 90% dos grupos que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. 

O prefeito José Ronaldo externou a importância da vacinação e reforçou o convite às pessoas comparecerem a uma das salas de imunização. "Convido todo o povo de Feira de Santana, que se enquadra no esquema vacinal, que tomem a vacina. Ela é importante para a saúde, previne a gripe. Não deixo de receber a minha dose logo no primeiro dia". 

A aplicação da vacina está sendo feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Feira de Santana, entre 8h e 16h.

Para ter acesso é necessário levar documento de identidade, cartão do SUS, caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Também acompanharam o vice-prefeito, Pablo Roberto, o presidente da Câmara, Marcus Lima, demais secretários municipais e vereadores.

Último dia para revalidação do Cartão Via Feira Estudante sem bloqueio

 

A revalidação deve ser feita exclusivamente pelo site viafeira.com.br

Os estudantes de Feira de Santana têm até esta segunda-feira (31) para realizar a revalidação do Cartão Via Feira Estudante, que garante 50% de desconto no transporte público. Quem não fizer a atualização até hoje perderá o benefício a partir de amanhã, 1º de abril. Segundo dados fornecidos pela Via Feira, até este domingo (30), 6.169 estudantes já realizaram o procedimento, mas ainda há 6.323 que precisam regularizar a situação.

Além da revalidação, 2.287 novos cartões foram emitidos este ano para os estudantes que ainda não possuíam o benefício. Contudo, a principal preocupação das autoridades é com aqueles que já possuem o Cartão Via Feira e ainda não realizaram a renovação. 

A revalidação deve ser feita exclusivamente pelo site oficial da Via Feira, viafeira.com.br. O procedimento é simples, rápido e pode evitar transtornos, como congestionamento no sistema nos últimos dias do prazo.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) reforça que não haverá prorrogação do prazo. Os estudantes que perderem a data limite terão o benefício suspenso e só poderão reativá-lo após regularizar o cadastro no sistema. Portanto, é essencial que os estudantes que ainda não revalidaram seus cartões façam o procedimento o quanto antes para evitar o bloqueio do desconto no transporte público.

sexta-feira, 28 de março de 2025

Casa do Trabalhador abre inscrições para cursos com 120 vagas na área da construção civil

 

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador, localizada na Rua Desembargador Felinto Bastos, 527A

A Casa do Trabalhador de Feira de Santana está com inscrições abertas para 120 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos na área da construção civil. As oportunidades são voltadas para trabalhadores que já possuem experiência na área e pretendem se qualificar ainda mais. As inscrições acontecem entre os dias 1º e 4 de abril, diretamente na sede da Casa do Trabalhador.

Os cursos disponíveis são de pintura manual de obra, aplicação de gesso liso, aplicação de revestimento cerâmico e montagem de forma metálica, cada um com 30 vagas. O programa de capacitação é resultado de uma parceria com a Estação 1, construtora que atua na cidade. Além da qualificação, os participantes aprovados serão encaminhados diretamente para uma seleção de emprego na área da construção civil.

O diretor da Casa do Trabalhador, Magno Felzemburgh, destacou a importância dessa oportunidade para quem deseja se firmar no mercado. 

“Esses cursos são voltados para trabalhadores que já têm experiência na área. A formação acontece em parceria com a Estação 1 que possui diversas obras na cidade. A grande novidade é que aqueles que forem aprovados na qualificação serão encaminhados diretamente para uma seleção de emprego. É uma oportunidade imperdível, pois além da capacitação, há um encaminhamento direto para o mercado de trabalho na construção civil. O curso será ministrado pelo Senai, garantindo qualidade e organização”, ressaltou.

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador, localizada na Rua Desembargador Felinto Bastos, 527A (antiga Rua de Aurora), em Feira de Santana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (75) 3614-2551 / 2550 ou pelo e-mail casadotrabalhador@pmfs.ba.gov.br.

Inscrições para Rei Momo, Rainha e Princesas da Micareta de Feira começam na próxima segunda

 

Após o período de inscrição, a primeira etapa da seleção acontecerá em 08 de abril e a segunda etapa em 16 de abril

As inscrições para o concurso que elegerá o Rei Momo, a Rainha e as Princesas da Micareta de Feira 2025 já tem data para acontecer! O processo é gratuito e deve ser feito entre os dias 31 de março e 04 de abril, na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, localizada na Rua Estados Unidos, 37 - Kalilândia. O horário de atendimento será das 09h às 12h e das 14h às 17h.

Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

- Ter no mínimo 18 anos de idade.

- Não ser cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau de membros da Comissão Organizadora ou de servidores da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

No ato da inscrição, será necessário preencher o Formulário de Inscrição e assinar o Termo de Responsabilidade. Além disso, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos:

- Documento oficial de identificação com foto, que comprove idade igual ou superior a 18 anos.

- Comprovante de domicílio eleitoral

- Cópia do CPF do candidato;

- Certidão negativa de débitos relativos a créditos tributários federais e Dívida Ativa da União;

- Certidão negativa de débitos relativas aos créditos tributários estaduais;

- Certidão negativas de débitos relativas aos créditos tributários municipais

- Certidão negativa de débitos trabalhistas - CNDT, emitida no site do Tribunal Superior do Trabalho;

- Comprovante de residência do último mês, em nome do candidato ou contrato de aluguel ou declaração de residência;

- Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo candidato no ato da inscrição;

- 01 (uma) foto colorida de corpo inteiro no tamanho 10x15cm.

Para concorrer aos títulos, o candidato deve estar disponível para participar de todas as etapas do concurso e cumprir os compromissos estabelecidos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Não serão considerados fatores como peso e altura na avaliação, e aqueles que já foram eleitos em edições anteriores estão automaticamente desqualificados.

A avaliação dos candidatos será baseada nos seguintes critérios:

Para a Rainha e Princesas:

- Simpatia, graciosidade e desenvolvimento da apresentação.

- Criatividade e empolgação durante a apresentação.

- Conjunto e visão geral da apresentação.

- Postura e elegância.

- Empatia com o público.

Para o Rei Momo:

- Simpatia, graciosidade e desenvolvimento da apresentação.

- Criatividade e empolgação durante a apresentação.

- Conjunto e visão geral da apresentação.

- Carisma, irreverência e alegria contagiante.

- Empatia com o público.

Após o período de inscrição, a primeira etapa da seleção acontecerá em 08 de abril e a segunda etapa em 16 de abril, com apresentações divididas em duas fases: um desfile de passarela e uma apresentação para os jurados, que farão a avaliação de acordo com os critérios mencionados.

Os mandatos começam com a abertura da Micareta de Feira e vão até o último dia de festividade. O eleito Rei Momo será premiado com R$ 2.500, assim como a escolhida rainha. Já as princesas, recebem a premiação de R$ 2.000 cada uma.

Feira de Santana adota medidas rigorosas no combate ao trabalho infantil durante a Micareta 2025

 

Caso a exploração de trabalho infantil seja identificada, as autoridades competentes serão imediatamente comunicadas

O Município de Feira de Santana deu um passo importante no combate ao trabalho infantil durante a Micareta de 2025, firmando um Termo de Cooperação Interinstitucional com o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública do Estado da Bahia. O objetivo é garantir que a festa popular não seja palco de exploração de crianças e adolescentes, assegurando que os direitos dos menores sejam respeitados e protegidos.

Entre as principais medidas previstas no termo, destaca-se a suspensão imediata da autorização de funcionamento das barracas flagradas utilizando trabalho infantil. Para os infratores, também será proibida a participação no evento nos anos seguintes, como forma de punir e desestimular a prática.

A partir da formalização do acordo, as empresas privadas que prestarem serviços durante a Micareta de 2025 terão que incluir nos contratos com o Município, uma cláusula que proíbe o uso de mão de obra infantil ou adolescente. Além disso, os alvarás de licença ou autorização para aqueles que comercializam produtos durante o evento, incluindo barraqueiros e ambulantes, também devem conter um compromisso explícito de não empregar menores de idade, sob pena de sanções administrativas.

A ação não se limita à fiscalização, mas também inclui a capacitação dos vendedores ambulantes e catadores de cooperativas de materiais recicláveis. Através de treinamentos e orientações, esses trabalhadores serão conscientizados sobre as normas de saúde e segurança no trabalho, além de serem informados sobre a legislação que proíbe a exploração de trabalho infantil. A capacitação também inclui orientações aos pais, alertando-os para os riscos de levar filhos menores de idade para trabalhar ou dormir nas barracas, garantindo que as crianças permaneçam longe de situações de vulnerabilidade.

Para assegurar que as crianças e adolescentes não fiquem expostos a riscos, o Município disponibilizará centros de convivência durante a festa. Em parceria com a Secretaria de Saúde, esses espaços serão destinados ao acolhimento dos dependentes menores de idade dos vendedores ambulantes e catadores de materiais recicláveis, que se manifestarem previamente interessados. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro e livre de riscos, permitindo que os menores fiquem protegidos enquanto seus responsáveis trabalham.

A fiscalização será intensificada para garantir o cumprimento das normas. Equipes percorrerão o circuito da Micareta, com o objetivo de identificar e interromper quaisquer situações de trabalho infantil. Além disso, um posto de atendimento dos Conselhos Tutelares será montado no circuito da festa, para facilitar o acesso da população e garantir que as denúncias sejam rapidamente atendidas.

Caso a exploração de trabalho infantil seja identificada, as autoridades competentes, como o Ministério Público, a Defensoria Pública e os Conselhos Tutelares, serão imediatamente comunicadas para que as medidas de proteção necessárias sejam aplicadas às crianças e adolescentes envolvidos.

Baixo estoque: Banco de Leite do Hospital da Mulher precisa de doação

Para se tornar uma doadora, as mães interessadas devem entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (75) 3602-7156

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, enfrenta uma queda significativa nas doações de leite materno neste início de ano. Com o estoque reduzido, a unidade que comporta dez freezers para armazenamento do leite humano, conta atualmente com apenas 220 litros, em um freezer, quando o ideal seria o dobro disso. O leite materno é essencial para a alimentação de recém-nascidos prematuros ou que enfrentam dificuldades para amamentar, sendo vital para o seu desenvolvimento e recuperação.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, faz um apelo às mães para que considerem doar seu leite excedente, contribuindo para garantir que os bebês em situação de vulnerabilidade recebam esse alimento indispensável para sua saúde e crescimento. “Neste início de ano, devido ao período de festas, estamos com baixa no nosso estoque. Pedimos às mamães, tanto as que ainda não são doadoras quanto as que já são, que realizem essa doação”, solicita Gilberte.

Embora o Dia Mundial da Doação de Leite Humano seja celebrado em 19 de maio, o Hospital da Mulher já iniciou ações para aumentar a captação de leite humano, com orientações intensivas para puérperas e visitas diárias às mães doadoras externas. Atualmente, a coleta é realizada com 38 mães externas e 75 mães internadas na Casa da Puérpera, todas com leite excedente.

A enfermeira Nadja Vieira, coordenadora do Banco de Leite, explica que o estoque atual deveria ser três vezes maior do que o existente. “Em janeiro de 2025, foram coletados 90 litros de leite e, em fevereiro, 99 litros. A quantidade necessária para manter o estoque por dois meses seria de 600 litros, e atualmente temos apenas 220 litros", ressalta. A coordenadora ainda informa que a distribuição diária de leite é de 1 ml para cada alimentação de bebês internados nas unidades neonatais e de 3,5 ml para os bebês do método canguru, uma dieta que contribui para o ganho de peso.

“Estamos distribuindo mais do que a quantidade coletada mensalmente. Por isso, pedimos às mães que têm leite de sobra que nos ajudem com doações para o Banco de Leite”, destaca Nadja Vieira.

Para se tornar uma doadora, as mães interessadas devem entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (75) 3602-7156. A equipe do hospital fornecerá todas as orientações sobre a coleta e o armazenamento adequado do leite, que pode ser congelado por até 15 dias. Além disso, um kit contendo vasilhames de vidro com tampas plásticas, toucas e luvas para a coleta será fornecido às doadoras.

O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher tem como objetivo promover, proteger e incentivar o aleitamento materno, além de incentivar a doação de leite materno como alimento exclusivo para bebês até os seis meses de idade. 

Luana Bento Ribeiro, mãe da prematura Ana Clarice, de 24 semanas, compartilhou sua experiência ao utilizar o leite do Banco de Leite. “Desde que minha filha nasceu, ela tem tomado o leite daqui, pois não consegui amamentar. Ela está evoluindo muito bem com a ajuda do leite materno do Banco”, conta Luana emocionada.

Além de campanhas internas e orientações diárias para as mães cujos filhos estão internados e elas têm leite para doar, o hospital realiza ações de sensibilização para atrair doadoras externas. Atualmente, o hospital conta com 38 mães doadoras externas, e uma equipe semanalmente visita as casas dessas mulheres para recolher o leite doado.

Edmara dos Santos Morais, de 19 anos e mãe de primeira viagem, compartilha sua experiência com a doação: "Fui motivada a doar o leite que estava perdendo enquanto meu filho ainda se alimenta através de sondas. Estou feliz por ajudar meu filho e outros bebês com a doação", afirmou emocionada.

Fotos: Fatima Brandão 

Profissionais do SAMU participam de curso regional sobre atendimento pré-hospitalar

 

A coordenadora-geral do SAMU, Rita Lima, explica que o curso atende às diretrizes do Ministério da Saúde

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana e de cidades da região estão participando do Curso Introdutório para ocorrências pré-hospitalares. A capacitação acontece no auditório da Faculdade Estácio e segue até sexta-feira (28).

A coordenadora-geral do SAMU, Rita Lima, explica que o curso atende às diretrizes do Ministério da Saúde, conforme a legislação 2048/2002, que define normas e critérios para o funcionamento do serviço.

“Todos os profissionais – técnicos e auxiliares de enfermagem, condutores, médicos e enfermeiros – precisam passar por essa imersão. Durante cinco dias, discutimos protocolos técnicos e práticas importantes para a atuação da equipe”, destaca Rita.

Para o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, a iniciativa fortalece a integração entre Feira de Santana e a região metropolitana, consolidando o município como referência.

“Reforçar o SUS em nossa cidade passa também pelo fortalecimento do SAMU. Nosso objetivo é reestruturar e ampliar o serviço para acompanhar o crescimento de Feira”, afirma.

Ao todo, 55 profissionais de Riachão do Jacuípe, Irará, Santo Estêvão, Coração de Maria, Amélia Rodrigues, São Gonçalo dos Campos e Santa Bárbara participam da capacitação.

quinta-feira, 27 de março de 2025

Aberto credenciamento de imprensa para a cobertura da Micareta de Feira 2025

 

O processo de cadastro está sendo realizado exclusivamente pelo site oficial do evento, https://micaretadefeira.ba.gov.br/

A Secretaria Municipal de Comunicação Social deu início, nesta quinta-feira (27), ao credenciamento dos profissionais e veículos de imprensa que desejam atuar oficialmente na cobertura jornalística e audiovisual da Micareta de Feira de Santana. O evento, que acontecerá entre os dias 1º e 4 de maio, já começa a mobilizar os profissionais da mídia para registrar e divulgar as atrações e atividades da maior festa popular da cidade.

O processo de cadastro está sendo realizado exclusivamente pelo site oficial do evento, https://micaretadefeira.ba.gov.br/, e segue até o dia 20 de abril. Para efetuar o credenciamento, os profissionais devem preencher um formulário com seus dados pessoais, função, número de registro profissional (DRT), a empresa à qual pertencem e anexar documentos pessoais e comprovantes necessários.

Este credenciamento é destinado exclusivamente à mídia especializada, que deseja fazer a cobertura do evento de forma oficial. Os profissionais credenciados terão acesso à estrutura do Camarote da Comunicação, onde poderão acompanhar a festa e realizar seu trabalho com comodidade. No entanto, todos os cadastros estarão sujeitos à aprovação pela Secretaria Municipal de Comunicação.

Os profissionais cujas credenciais forem aprovadas receberão uma comunicação por e-mail. Além disso, o período para a retirada das credenciais será divulgado em breve no site oficial da Prefeitura de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov.br), garantindo que todos os profissionais tenham as orientações adequadas para a cobertura do evento.