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quarta-feira, 16 de setembro de 2015

BRT vai beneficiar regiões mais povoadas de Feira de Santana

Autorização de obras
 Uma parte das obras do BRT vai beneficiar todos os bairros da zona leste de Feira de Santana, que tem como extremo o Alto do Papagaio, Conceição I e II, todos os empreendimentos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, Mangabeira, mais o Caseb, São João, Ponto Central, SIM, Santo Antônio dos Prazeres, Parque Getúlio Vargas, Jaíba, entre outros.

Conforme dados levantados pela secretaria de Planejamento, milhares de famílias, nos últimos anos, se mudaram para os empreendimentos construídos na Conceição I, Conceição II e na Mangabeira. E a grande maioria delas depende do transporte público que alie qualidade e eficiência. "É o que o BRT vai oferecer aos moradores de todas as áreas da cidade onde ele for instalado", disse o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito.
 
A área de abrangência das estações de transbordo - serão construídas unidades nas avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas e na Pampalona, serão ampliadas porque vans farão a alimentação do sistema, transportando passageiros dos bairros para estes equipamentos do BRT.
 
“O futuro sistema de transporte urbano de Feira de Santana foi pensado para atender as demandas das regiões que ao longo dos últimos anos se tornaram densamente povoadas. Dentro de mais alguns meses o SIT (Sistema Integrado de Transporte) vai ganhar 270 ônibus novos”, acrescentou o secretário de Transporte e Trânsito Ebenezer Tuy. 
 
De acordo com o contrato assinado entre a Prefeitura Municipal, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, o BRT, ou Transporte Rápido por Ônibus deve estar funcionando em Feira até o final do próximo ano. Autorizado pelo governo Federal, o projeto custará aos cofres municipais R$ 94.556 milhões. 
 
Oque é o BRT: (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente, excelência em marketing e serviço ao usuário.
O sistema BRT não propõe apenas uma mudança na frota ou na infraestrutura do transporte público coletivo. Mas sim um conjunto de mudanças que juntas formam um novo conceito de mobilidade urbana. A implementação de sistemas de trânsito de alto desempenho, eficientes e ecologicamente sustentáveis consta mundialmente da agenda política de planejadores urbanos e ambientais.
 
Nesse sistema deve ser realizada a substituição permanente do trânsito individual por um atrativo transporte coletivo, promovida a segurança e a proteção para os seus passageiros, a redução de CO² bem como a diminuição de congestionamentos.
 
Para isso, não há nada mais adequado do que soluções BRT, realizáveis a médio e longo prazo com investimento moderado. São conceitos que se integram homogeneamente nas estruturas urbanas, em tempo hábil como solução plena ou também por etapas.

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