Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 23 de março de 2017

Conscientização marca ações pelo Dia da Água em Feira

Dia da Água
O Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira, 22, foi comemorado com o projeto Pacto pelas Águas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam). O ato foi marcado com a realização de um culto ecumênico, momento de reflexão, conscientização e elaboração de medidas práticas e soluções.

Através de bate-papo com biólogos e ambientalistas, nos estandes montados, os participantes foram motivados a refletir sobre o consumo racional da água potável, conheceram as lagoas e nascentes através de uma exposição e participaram de jogo educativo. O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU.

“Nossa cidade surge da relação direta do homem com a água, em virtude de ser um município com muitas nascentes e lagoas”, afirmou a bióloga do Departamento de Educação Ambiental, Érica Teles.

De acordo com a bióloga da Semmam, as ações de conscientização e preservação dos recursos hídricos acontecem durante todo o ano, através do projeto do Pacto pelas Águas. “Realizamos oficinas, exposições itinerantes, palestras e seminários nas escolas, universidades e na própria comunidade”, acrescenta.
 
Durante as comemorações foi lançado um projeto de confecção de maquetes alusivas as nascentes e lagoas existentes no município. Elas serão confeccionadas a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. A iniciativa tem a parceria do Observatório Antares.

Na oportunidade, o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Carneiro, ressaltou que o Município está desenvolvendo um projeto para delimitar as áreas das lagoas com o objetivo de evitar a ocupação e o aterramento de forma irregular. Para isso, a Prefeitura vai buscar parcerias com a iniciativa privada e pública, através da Caixa Econômica Federal.


Pegada Ecológica

Ainda dentro das comemorações pelo Dia da Água foi lançado o projeto de Medição Eletrônica Pegada Ecológica, que busca identificar os hábitos da população que geram impactos ambientais. A iniciativa é resultado de parceria da Semmam com o Programa Permanente Eco Bairro. As pessoas devem preencher um questionário de perguntas, acessando o site www.vivasustentavel.eco.br. Para isso, o Ônibus Digital, da Fundação Egberto Tavares Costa, foi disponibilizado para que as pessoas tivessem acesso ao computador. O veículo também será levado aos bairros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário