Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Camarote da Imprensa homenageia ícone do jornalismo impresso


Aos 82 anos, José Carlos Pedreira é, sem dúvidas, uma referência no jornalismo baiano. Quando se trata de jornalismo impresso, ninguém contribuiu mais que Zé Coió, como é conhecido o jornalista multifacetado que fez da profissão a arte de eternizar fatos e histórias segunda a sua própria visão. Justamente por isso, a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) lhe rende justa homenagem com a denominação do Camarote da Imprensa.
Carismático, Coió é a personificação da alegria. E, também, do profissionalismo. E somente ele justifica tantas referências para quem faz a comunicação a arte de eternizar momentos inesquecíveis e dar um toque de humor a momentos pitorescos que somente ele sabe contar com tanta irreverência.
Resistente às mudanças impostas pela tecnologia que mergulham a informação no mundo sem fronteiras da internet, Coió não abre mão de sua eterna companheira, uma máquina de datilografia. E, ainda assim, consegue manter a condição de jornalista mais completo, atuando em todas as áreas que exigem para a árdua manutenção de um jornal impresso.
Se alguém quiser conhecer como um jornal funciona em sua essência, basta acompanhar Zé Coió em sua rotina no trabalho. Ele produz textos jornalísticos e também humorísticos, uma característica peculiar sua, e, ao mesmo tempo, consegue administrar o Jornal Noite & Dia, comercializar publicidades, visitar clientes, produzir o marketing, além de promover eventos marcantes na sociedade feirense, algo que marcou toda sua trajetória em Feira de Santana, desde que chegou aqui, vindo da vizinha cidade bucólica de São Gonçalo dos Campos.
Ele é o que se pode considerar na essência do jornalismo feirense um ser iluminado, com todos os defeitos que qualquer um outro possa ter, mas com virtudes que, juntas, são incomparáveis. Assim contempla a sociedade feirense com alguns dos eventos mais badalados da cidade, como a Feijoada Noite & Dia e o Troféu Imprensa.
O menino de São Gonçalo chegou a Feira de Santana aos 12 anos, para estudar, e, ao longo de sua trajetória, deixou importantes marcas, inclusive contribuindo para o enriquecimento da Micareta de Feira de Santana. Foi ele quem trouxe para o circuito da festa, juntamente com Naron Vasconcelos, o corredor de camarotes, além de registar e eternizar a festa.

Foto: ACM

Nenhum comentário:

Postar um comentário