Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Projetos e realizações da FUNTITEC, contadas por funcionários e autoridades do município


Uma instituição pública, voltada aos projetos e empreendimentos culturais para os moradores de Feira de Santana. Esta é a principal atribuição da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa.
Desde a sua criação, em 07 de julho de 2005, durante a gestão do Prefeito José Ronaldo de Carvalho, até os dias atuais, centenas de projetos foram contemplados e milhares de cidadãos e artistas beneficiados. Trabalho, dedicação, comprometimento, seriedade, transparência. Estes são alguns dos princípios e valores mais utilizados pelos funcionários e colaboradores. 
O ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho recorda que através da FUNTITEC, surgiram diversas ações culturais, cursos de iniciação artística e cultural, e o inovador projeto Feira Digital, responsável por oferecer internet gratuita e de qualidade em diversos locais do município. 
“Tive a honra de criar em meu primeiro governo, em 2006, a Fundação Egberto Costa. Através da Fundação, surgiram importantes ações culturais na nossa cidade, a exemplo dos festivais de música Vozes da Terra e Gospel, o projeto Teatro nos Bairros, entre outros. Implantamos cursos de iniciação em diversas atividades artísticas e culturais, a exemplo da dança, violão e outros instrumentos. Essa instituição foi responsável pela oferta de internet pública e gratuita em diversos bairros, no centro da cidade e nos distritos do município, através do projeto Feira Digital”, comenta José Ronaldo.
O atual gestor do município, Colbert Martins Filho, fala sobre os inúmeros benefícios à população que conta com uma instituição como esta a inteira disposição. Ele ressalta que todos os serviços são oferecidos gratuitamente.
 
“As atividades da Fundação Cultural Egberto Costa proporcionam à comunidade, especialmente a infância e adolescência, a realização de cursos, iniciações fundamentais para o despertar da juventude à cultura, eventualmente à formação de talentos futuros. Uma alternativa fundamental para os mais carentes da população, visto que toda a oferta de aprendizados é pública e gratuita. Uma feliz iniciativa do ex-prefeito José Ronaldo, que  concebeu a Fundação em seu primeiro governo’, ressalta Colbert.
A Professora Lélia Fernandes, que é Presidente da Academia De Letras e Artes de Feira de Santana, parabeniza a FUNTITEC por diversos feitos que preencheram o espaço cultural da cidade. “Esta instituição veio preencher os espaços culturais da cidade. Em todos os setores e manifestações culturais tem a sua participação, quer na literatura, na música, nas artes plásticas, no teatro, no cinema e comemorações cívico-sociais: a exemplo do Centenário de Dr. Dival da Silva Pitombo; Sesquicentenário de Maria Quitéria; apoio ao desfile do 2 de Julho, no distrito de Maria Quitéria, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico e a Academia de Letras e Artes de Feira de Santana; realização da Semana da Cultura; homenagem a personalidades que se destacaram na cultura da cidade, com entrega de placas”, comenta Lélia.
A Professora também fala sobre o apoio oferecido às Academias presentes no município e o esforço da FUNTITEC junto à Prefeitura para abrigar a nova sede das Academias Feirenses no Casarão Olhos D’água. “Uma das realizações que destacamos foi o apoio às Academias: Feirense de Letras, de Letras e Artes, de Educação, Academia Regional de Letras Jurídicas e Academia de Ciências e Letras;  Academia de Medicina e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, junto ao Prefeito Dr. Colbert Martins da Silva Filho no encaminhamento de transformar o Casarão dos Olhos d’Água, denominando-o de “Casa da Cultura” para servir de sede às instituições acima citadas,  a ser inaugurada logo após a pandemia”, ressalta Lélia Fernandes.
Outro projeto de sucesso implantado pela FUNTITEC é o Projeto Feira Digital - Internet Gratuita para o Povo. Ícaro Grimaldi, Diretor de Projetos e Sistema, conta que esta iniciativa se tornou realidade em 2011. O Projeto possibilitou a otimização dos serviços públicos e tem registrado uma grande quantidade de acessos diários.
“O projeto Feira Digital foi implantado pela FUNTITEC em 2010, em janeiro de 2011 entrou em funcionamento. Com o Feira Digital foi possível integrar e padronizar os órgãos do município, permitindo a otimização dos serviços públicos, garantindo a redução da burocracia, possibilitando a redução dos custos, alem de proporcionar a comunidade feirense uma opção de internet gratuita e de qualidade, sendo registrado uma média diária de 30.000 acessos, produzindo, consumindo conteúdo com pesquisa e entretenimento”, explica Ícaro.
O programa Arte de Viver, que no semestre 2020.1 têm aproximadamente 5.000 alunos matriculados, é mais uma das realizações de sucesso da FUNTITEC. Luiz Augusto Oliveira, Diretor de Atividades Culturais, lembra que esta iniciativa foi criada em 2001 e a criação da FUNTITEC consolidou e democratizou este programa.
“O Arte de Viver, criado em 2001 na gestão do ex-prefeito José Ronaldo, passou a fazer parte das realizações da FUNTITEC logo após a criação da mesma, no ano de 2005. Isto permitiu a democratização do projeto, fazendo com que fosse oferecido não só no Centro de Cultura Maestro Miro, mas também nas Estações Cidadania-Cultura (antigas praças CEU) e em várias outras regiões do município”, explica Luiz Augusto.
Todas as principais realizações de sucesso da instituição são frutos de um trabalho incansável do atual Diretor-Presidente da Fundação Cultural Egberto Costa, o Antônio Carlos Daltro Coelho. Todas as pessoas que foram entrevistadas para a elaboração desta matéria relataram e parabenizaram o trabalho de Antônio carlos e sua equipe.
Esta é mais uma reportagem que faz parte de uma série especial, criada como forma de homenagear a instituição por seus 15 anos de existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário