Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

domingo, 23 de janeiro de 2022

Secretaria de Saúde realizou 4,8 mil exames para diagnóstico da Covid neste ano

 

Sintomas gripais, dor de cabeça e de garganta. Estes foram os motivos que levaram o engenheiro civil, Guilherme Alves, a procurar o drive-in, no terminal BRT da avenida Ayrton Senna, na manhã deste sábado, 22. No local são disponibilizados coletas de amostras para o exame RT-PCR, que possibilita o diagnóstico da Covid-19.

"Para proteger as pessoas que convivo decidi vir fazer logo o exame. Gostei da facilidade que encontrei para fazer o teste. Além de ter um atendimento muito ágil, os profissionais passam uma segurança durante o atendimento, com algumas orientações para o meu isolamento até sair o resultado do exame", afirma o engenheiro.

O serviço é disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana entre segunda e sexta-feira, das 14h30 às 17h. Aos sábados, das 08h30 às 11h30. O atendimento pode ser por demanda espontânea ou agendamento - realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Além do drive-in, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e sete policlínicas municipais oferecem o serviço 24h. O exame também pode ser feito na Unidade de Saúde da Família Rua Nova I e II, Barroquinha, e na Unidade de Saúde da Família Liberdade I, II e III, de segunda a sexta-feira.

A testagem é importante para evitar que pessoas contaminadas transitem em meio a população ocasionando a proliferação do vírus, principalmente da variante Ômicron. Em Feira de Santana, dois casos foram confirmados, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Somente neste ano, a vigilância epidemiológica realizou 4.849 coletas do RT-PCR. O exame comprova a infecção nos dias iniciais. Ele é feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz ou garganta por swab - espécie de bastonete gigante.

As amostras são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, que são analisadas e divulgadas no boletim diário da Covid-19. O resultado é entregue ao paciente entre 5 e 7 dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário