Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Atividades com massagem e musicoterapia marcam o encerramento do Janeiro Branco

 

Suporte prestado por uma equipe multidisciplinar

Nesta quinta-feira (26), pacientes da rede de saúde mental desfrutaram de uma manhã voltada para o autocuidado com direito a musicoterapia e massagem relaxante. O evento realizado no Centro de Atenção Psicossocial João Carlos Lopes Cavalcante- CAPS III marcou o encerramento da campanha Janeiro Branco, promovida pela Prefeitura de Feira.

Segundo a coordenadora geral da rede, Regicelia Silva, a prevenção e o acolhimento às pessoas que possuem algum tipo de doença ou transtorno psicológico são trabalhados durante todo o ano, sendo reforçado em alguns momentos oportunos, a exemplo dos meses de janeiro e setembro.

“Assim como a parte física do corpo, a saúde mental precisa ser cuidada. Desenvolvemos muitas atividades ao longo do ano, como as rodas de conversas, salas de espera e as oficinas. Nas unidades, também estendemos o acolhimento às famílias para que se entenda como enfrentar essa situação delicada”, frisou.

Na avaliação da psicóloga e coordenadora do CAPS III, Francineide Muniz, a ansiedade é a doença que mais acomete os adultos. “É normal sentir ansiedade quando vai fazer algo, como uma viagem ou prova, mas é preciso ficar alerta quando essa ansiedade se torna constante, sem nenhum motivo aparente e acompanhada de medo e angústia”, reforçou.

A dona de casa, Ana Edite Lima, relata que entrou no CAPS há 17 anos devido ao transtorno misto- ansiedade e depressão. Para ela, a unidade virou o seu porto seguro. 

“Desde que eu entrei, recebi aquela atenção, cuidado, carinho e o colo que, às vezes, a gente procura na família e não acha porque eles não sabem lidar. O CAPS se tornou a minha segunda família, é pra onde eu recorro quando sinto algo”, destacou a paciente.

Em Feira, mais de 42 mil pessoas recebem atendimento psicológico apresentando diferentes transtornos mentais, como ansiedade, depressão e de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas).

O suporte é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psiquiatras, educador físico, psicopedagoga, enfermeiros e musicoterapeuta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário