Com mais de seis décadas de tradição, a Festa dos Romeiros em homenagem a Santo Antonio movimentou o domingo (10/06) em Feira de Santana e atraiu católicos de toda a região para a Paróquia dos Capuchinhos. De acordo com o pároco Frei Mário Sérgio, a tradição da Romaria foi iniciada com a chegada dos frades capuchinhos no início da década de 1950 à cidade.
“Em Feira de Santana só havia praticamente uma paróquia, e eventos como este eram uma oportunidade dos fieis terem acesso a sacramentos como a confissão, além da própria celebração da missa, que muitos não tinham possibilidade de ir com frequência”, explicou.
Após a primeira celebração do dia, às 6h30, uma segunda missa é celebrada às 8h30, e em seguida os romeiros saem em carreata da Igreja dos Capuchinhos até a Catedral Metropolitana de Senhora Santana para buscar o arcebispo metropolitano Dom Itamar.
Milhares de fieis acompanharam a tradicional Procissão dos Romeiros, que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade. A imagem de Santo Antônio – transportada por um carro aberto – partiu da Igreja de Santo Antônio e, foi acompanhada por fiéis emocionados, a pé, de carros, motos e ônibus.
Durante todo o trajeto houve intensa participação da população que interagiam rezando, cantando e batendo palmas para o santo. A procissão foi encerrada com uma missa na Paróquia de Santo Antônio.