Armadilhas estão sendo instaladas nos bairros com maior índice de infestação do mosquitoA Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou na manhã desta segunda-feira (19) uma ação estratégica para o controle do mosquito Aedes aegypti. A instalação das ovitrampas — armadilhas específicas para o monitoramento do inseto — começou pelo bairro Parque Ipê e se estenderá a outras localidades que apresentam Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 1%, limite máximo recomendado pelo Ministério da Saúde.
As ovitrampas são recipientes com água misturada à levedura de cerveja e uma palheta de madeira, que atraem as fêmeas do mosquito em busca de locais para depositar seus ovos. Dessa forma, é possível identificar a presença do Aedes aegypti nas áreas monitoradas e, ao mesmo tempo, reduzir sua população ao interromper o ciclo reprodutivo.
“Ao instalar ovitrampas em pontos estratégicos, os agentes de endemias conseguem identificar rapidamente a presença do mosquito em determinada área, além de contribuir para a redução do número de insetos”, explica Priscila Soares, coordenadora de Endemias da SMS.
AÇÕES CONTÍNUAS
Paralelamente à instalação das armadilhas, a Secretaria Municipal de Saúde mantém um trabalho contínuo de monitoramento em toda a cidade. Diariamente, agentes de combate às endemias realizam visitas domiciliares para identificar focos de proliferação do mosquito, com aplicação de inseticidas e larvicidas.
A mobilização também inclui ações educativas em escolas, unidades de saúde e comunidades, com o objetivo de orientar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros e reforçar os cuidados preventivos dentro de casa.
“A colaboração da população é essencial no combate ao Aedes aegypti. Medidas simples, como manter caixas d’água tampadas e eliminar recipientes com água parada, fazem grande diferença na prevenção e controle do mosquito em nosso município”, destaca o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário