Submarino

FESTA DO VAQUEIRO

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Agosto Dourado: Hospital da Mulher incentiva mães a doar leite humano

 

A campanha deste ano visa reforçar a importância da amamentação e doação de leite humano

Em comemoração ao "Agosto Dourado", mês dedicado à amamentação e à doação de leite humano, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, faz um apelo às mães que estão amamentando para contribuir com o Banco de Leite Humano da instituição. Atualmente, o estoque de leite humano conta com apenas 219 litros, enquanto a demanda necessária é de 600 litros para atender aos recém-nascidos internados nas unidades Neonatal e Método Canguru.

A campanha deste ano visa reforçar a importância da amamentação e doação de leite humano, especialmente com a proximidade da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2025. Com o tema "Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis", a proposta destaca a necessidade de um ambiente de apoio para que as mães possam amamentar com sucesso, assegurando que o aleitamento materno seja sustentável e eficaz para todos os bebês.

Segundo Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, a campanha de 2025 tem como objetivo mobilizar profissionais de saúde, estudantes, mães internas e externas, além da comunidade local, por meio de diversas atividades programadas para o mês de agosto. "Este ano, vamos impulsionar ainda mais o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher, com ações que envolvem profissionais da saúde, mães doadoras e a população, com uma vasta programação de eventos que começa no dia 1º de agosto e segue até o final do mês", destacou Gilberte.

A coordenadora do Banco de Leite Humano, Nadja Vieira, reforça que o aleitamento materno vai além do esforço individual da mãe, sendo crucial a criação de uma rede de apoio composta pela família, profissionais de saúde, políticas públicas e a sociedade. "Nosso trabalho durante todo o mês de agosto é intensificar as ações de coleta, que incluem visitas domiciliares. Só no primeiro semestre deste ano, realizamos 1.397 visitas. O apoio da equipe técnica é fundamental para que as mães superem os desafios da amamentação", explicou Nadja.

O Hospital da Mulher conta com um veículo exclusivo para a coleta de leite humano e com o apoio de técnicos de enfermagem e bombeiros do programa Amigo da Criança, que ajudam a superar as barreiras físicas, emocionais e de informação. "A amamentação é um alimento natural, renovável e ambientalmente seguro. Seguimos todos os protocolos para garantir a coleta do leite sem desperdícios e com o máximo de cuidado, porque, de fato, o leite materno é ouro", finalizou Nadja.

Programação da Campanha "Agosto Dourado"

  • 01/08/2025 (Sexta-feira) - 10h: Entrega de brindes aos primeiros recém-nascidos da SMAM (Enfermarias RN)

  • 04/08/2025 (Segunda-feira) - 10h: Roleta da Amamentação (Enfermarias Puérperas)

  • 06/08/2025 (Quarta-feira) - 10h: Roleta da Amamentação (Enfermarias Puérperas)

  • 07/08/2025 (Quinta-feira) - 09h: Palestra sobre Colostoterapia (Auditório do HIPS)

  • 08/08/2025 (Sexta-feira) - 08h: Roda de Conversa com Mães do Canguru (UCINCA)

  • 14 e 15/08/2025 (Quinta e Sexta-feira) - 08h: Curso de Manejo da Lactação (Auditório do BLH)

  • 18 e 19/08/2025 (Segunda e Terça-feira) - 08h: Curso de Manejo da Lactação (Auditório do HIPS)

  • 20/08/2025 (Quarta-feira) - Treinamento do uso do copinho (UCI 1 e UCI 2)

  • 21/08/2025 (Quinta-feira) - Roleta da Amamentação (Enfermarias Puérperas)

  • 22/08/2025 (Sexta-feira) - Incentivo ao 4º Passo: Contato Pele a Pele (CO1 e CO2)

  • 25 e 26/08/2025 (Segunda e Terça-feira) - Curso de Manejo da Lactação (Auditório do HIPS)

  • 31/08/2025 (Domingo) - Caminhada da Amamentação (Av. Noide Cerqueira)

Banco de Leite Humano - Hospital da Mulher

De janeiro a junho de 2025, o Banco de Leite do Hospital da Mulher distribuiu 546 litros de leite humano para as unidades neonatais do Complexo Materno Infantil. Durante o mês de agosto, espera-se aumentar esse número para garantir alimentação exclusiva aos recém-nascidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário