Submarino

OUTUBRO ROSA

OUTUBRO ROSA
OUTUBRO ROSA

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Prefeito anuncia novembro como mês da Micareta de 2026

 

O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho à imprensa e a representantes desses segmentos

A Micareta do próximo ano será realizada em novembro. A data ainda não foi definida. A mudança atende aos anseios dos segmentos envolvidos na realização da festa. O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho à imprensa e a representantes desses segmentos, na tarde desta terça-feira (30), em coletiva no Paço Municipal Maria Quitéria.

O prefeito disse que a mudança do período da Micareta atende aos desejos dos feirenses, confirmados em uma pesquisa de opinião pública, na qual 70% dos entrevistados responderam positivamente à realização da festa em novembro, contemplando também o comércio e os envolvidos diretamente no evento.

Ele destacou que o ganho de tempo, com a Micareta sendo realizada daqui a pouco mais de um ano, permitirá melhor organização e um trabalho mais eficiente na captação de recursos de possíveis patrocinadores. “Neste ano, a resposta de quem procuramos foi de que o período era curto para que se organizassem. No próximo ano, portanto, haverá tempo para que organização e patrocinadores se planejem”, afirmou.

José Ronaldo informou ainda que vai convocar a empresa vencedora da licitação para a captação de recursos no mercado, a fim de que apresente, no menor prazo possível, um planejamento com ideias a serem ofertadas a patrocinadores em potencial.

O prefeito destacou também que a proximidade do Carnaval de Salvador e do início do verão, que atrai muitos turistas à capital, pode transformar a Micareta em uma opção de diversão para esse público. A curta distância entre as duas cidades, o custo menor e as atrações nos trios — muitas vezes as mesmas do Carnaval — tornam a festa feirense um destino ainda mais atrativo.

Sobre a definição da data, José Ronaldo afirmou que, já a partir da próxima terça-feira (9), haverá uma reunião com os segmentos envolvidos para iniciar os debates sobre os melhores dias para a realização da Micareta. “Será uma decisão tomada depois de ouvidas as opiniões”, assegurou.

O empresário do setor de eventos, Antônio Dygs, destacou que a mudança da data vem sendo reivindicada há muitos anos, tanto pelos foliões quanto pelos organizadores da festa. “Em novembro, haverá tempo para planejar a Micareta. Nunca tivemos tanto tempo e vontade do poder público. Haverá valorização da nossa festa”, afirmou.

Para Valter Lima, dirigente de bloco, o prefeito foi sensível aos pedidos dos segmentos que atuam na Micareta e aos desejos dos foliões. “Acredito que esta será a transformação da nossa festa maior. E para melhor”. Já o empresário do setor de eventos, Erivaldo Cruz, reforçou a importância da mudança. “O ganho de tempo será essencial para mudar a Micareta. Mudanças são sempre bem-vindas”, pontuou.

Estiveram presentes, entre outros secretários municipais, os titulares das pastas de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto; de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo; de Comunicação, Joilton Freitas; além do presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima.

Dirigentes da BYD visitam Feira e prospectam expansão na região

 

O prefeito José Ronaldo se reuniu com o CEO da BYD no Brasil, Tyler Li, e com o diretor de negócios da empresa, Alexandre Lier

Dirigentes da fábrica chinesa de veículos elétricos BYD visitaram Feira de Santana com o objetivo de sondar a possibilidade de implantação de uma unidade industrial na região. Eles foram recebidos pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta terça-feira (30), em seu gabinete, no Paço Municipal Maria Quitéria. Na ocasião, conheceram três áreas amplas disponíveis no município, com potencial para abrigar um núcleo fabril.

O prefeito José Ronaldo se reuniu com o CEO da BYD no Brasil, Tyler Li, e com o diretor de negócios da empresa, Alexandre Lier. Ambos estavam acompanhados do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida.

Durante o encontro, o prefeito destacou as vantagens de se instalar uma unidade da BYD em Feira de Santana, considerado o maior entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste do país e uma vitrine estratégica para toda a região. Também ressaltou a infraestrutura disponível no município, a facilidade de escoamento da produção e a proximidade com o porto.

Foto: ACM

Secretaria de Educação encerra o Setembro Surdo com ações de inclusão e valorização da cultura surda

 

Em Feira de Santana, a programação intensificou as ações que acontecem em todo o país

O Centro de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva realizou, nesta terça-feira (30), a culminância das atividades do Setembro Surdo, mês dedicado à valorização da cultura e da identidade surda. Em Feira de Santana, a programação intensificou as ações que acontecem em todo o país, com o objetivo de promover sensibilização, inclusão e afirmação do movimento surdo.

O auditório do equipamento municipal, mantido pela Secretaria de Educação, foi palco de uma roda de conversa que reuniu pais, professores e intérpretes de Libras. O encontro contou com a participação da psicóloga Shirley Marques, da professora e mãe de surdo Adriana Luz, e da intérprete de Libras e coda (filha de pais surdos) Júlia Cruz.

Entre os depoimentos emocionantes da roda de conversa, esteve o da intérprete Júlia Cruz, que relatou como cresceu mediando a comunicação dos pais surdos com a sociedade.

“Aprender Libras foi uma forma de conversar com minha mãe e meu pai, de ajudá-los em situações do dia a dia. Hoje, ser intérprete é também uma forma de reparar uma realidade que eles não tiveram, de garantir aos estudantes surdos oportunidades que foram negadas no passado”, contou.

A professora Adriana Luz, mãe de Davi, de 10 anos, também compartilhou sua trajetória. “A gestação dos meus filhos foi tranquila, e como a irmã gêmea de Davi nasceu ouvinte, a notícia da surdez foi um choque. Tentamos o implante coclear duas vezes, mas não deu certo. Só quando conhecemos a Libras passamos a nos comunicar de verdade. Foi como abrir uma nova porta: a relação da família mudou, a convivência ficou mais leve e afetuosa. Hoje, todos nós estamos aprendendo Libras, e isso nos permite entender os sentimentos e desejos do meu filho. É uma descoberta maravilhosa, que transformou nossa forma de estar juntos”, relatou emocionada.

Para a coordenadora do Núcleo de Surdez e Deficiência Visual, Meiry Pires Costa, a data é um momento de dar visibilidade às conquistas da comunidade surda. “Esse momento é extremamente importante, porque marca uma luta que não é pontual, mas constante. O surdo precisa ser reconhecido como sujeito de direitos, e a sua língua, a Libras, deve ser respeitada em todos os espaços, da escola à família, dos hospitais à comunidade”, destacou.

A diretora do Centro, Isabela Carvalho, reforçou que o Setembro Surdo é um convite à reflexão. “A surdez não é limitação, mas identidade e cultura. O que atrapalha é a falta de acessibilidade. Este é um dia para pensar, refletir e fortalecer a luta por inclusão e respeito. Uma sociedade justa se constrói com acessibilidade, reconhecimento e diálogo”, disse.

O evento também destacou a mudança da nomenclatura de Setembro Azul para Setembro Surdo, como explicou a intérprete Elisângela Vasconcelos, do Núcleo de Surdez e Deficiência Visual.

Música em Libras e emoção

A culminância contou com a apresentação das mães de crianças atendidas pelo Centro, que interpretaram em Libras a canção Dias Melhores, da banda Jota Quest. O momento envolveu a plateia, que acompanhou a performance com sinais. Os ensaios ocorreram pelo projeto oficina de Libras, realizado durante o tempo em que mães e acompanhantes aguardam os alunos nos atendimentos individuais.

Para uma das mães que participaram da apresentação, a lavradora Vânia Letícia Tosta, mãe de um estudante com TDAH acompanhado há quase dois anos, a experiência foi transformadora.

“Participei da oficina de Libras oferecida pelo Centro e, hoje, posso me comunicar melhor até nas situações mais simples, como dar um bom dia. Apresentar no palco foi desafiador, mas também uma superação pessoal. Estou amando aprender uma nova língua”, contou emocionada.

Mais que um mês

Entre os dias 22 e 30 de setembro, o Centro promoveu atividades como jogos adaptados, oficinas e vivências em Libras abertas às famílias. Segundo a coordenação, o trabalho vai além da data comemorativa e segue como compromisso diário de inclusão.

Inclusão desde a matrícula

Em Feira de Santana, 26 estudantes surdos e 56 com deficiência auditiva estão matriculados na rede municipal de ensino e fazem acompanhamento especializado no Centro Municipal de Educação Inclusiva. O processo de inclusão do estudante surdo começa ainda na matrícula. O aluno é encaminhado ao Centro de Inclusão, onde recebe acompanhamento no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com aulas de Libras (L1) e Língua Portuguesa escrita (L2), visando à formação bilíngue.

Fundação Hospitalar de Feira de Santana lança campanha Outubro Rosa 2025

 

Em 2024 foram registrados 335 novos casos de câncer, o que representa um aumento de 28% em relação ao ano anterior

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana dará início à campanha Outubro Rosa 2025, com foco na conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e ampliação do acesso a serviços de saúde para mais de 10 mil mulheres. A abertura oficial ocorrerá no dia 4 de outubro, às 8h, em todas as unidades de saúde administradas pela Autarquia Municipal.

De acordo com dados da Fundação Hospitalar, em 2024 foram registrados 335 novos casos de câncer, o que representa um aumento de 28% em relação ao ano anterior. Entre esses casos, o câncer de mama continua sendo o mais comum entre mulheres com mais de 40 anos, com 91 diagnósticos confirmados apenas no último ano.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, destacou a importância da campanha para a detecção precoce e o incentivo à adoção de hábitos saudáveis, fatores que podem reduzir os riscos de desenvolvimento da doença.

"Vamos realizar uma das maiores campanhas já feitas em Feira de Santana. A ação vai fortalecer ainda mais nossa rede de assistência. Nossas equipes médicas e multiprofissionais estão preparadas para atender ao fluxo de pacientes, garantindo que elas saiam das consultas com a previsão de retorno. Nos casos de diagnóstico positivo, oferecemos acompanhamento psicológico e suporte social", afirmou Gilberte Lucas.

A coordenadora de Saúde, Gilberte Lucas, também alertou que as marcações de consultas e exames devem ser feitas com antecedência, seja por telefone, e-mail ou presencialmente nas unidades do CMDI Baraúnas, CMDI Av. Maria Quitéria, CMPC e no Ambulatório de Saúde da Mulher.

Programação e atividades da campanha

A programação do Outubro Rosa 2025 inclui atividades educativas, mutirões de atendimento nas áreas de planejamento familiar e ginecologia, além da ampliação da oferta de mamografias para mulheres entre 40 e 69 anos e exames de diagnóstico por imagem. O objetivo é reforçar a importância do diagnóstico precoce para o tratamento eficaz da doença.

Bruna Lasse, coordenadora do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI II), localizado na rua José de Freitas Moreira, bairro Baraúnas, informou que a campanha será intensificada com a ampliação dos serviços, que podem ser agendados pelo telefone: (75) 3602-4566 / 3602-7349.

"Iniciaremos a campanha de forma acolhedora e humanizada. Distribuiremos lanches e lembrancinhas para todos os pacientes previamente agendados. Além disso, ofereceremos atendimento de cardiologia, clínica geral, densitometria, eletrocardiograma, mamografia, USG mamária e de abdômen total", destacou Bruna Lasse.

Atendimentos no CMPC e Ambulatório de Saúde da Mulher

No Centro Municipal de Prevenção e Cuidados (CMPC), as coordenadoras Kênia Lasse e Aline Bastos reforçaram que os agendamentos podem ser feitos de forma presencial, na rua Barão do Rio Branco, 621 - Centro, ou por telefone, nos números (75) 3602-7338 / 3602-7339 / 3602-7340, ou ainda pelo e-mail outubrorosa@fhfs.ba.gov.br .

"Os atendimentos são exclusivos para moradores de Feira de Santana, com agendamento prévio e apresentação de documento pessoal, cartão SUS e comprovante de residência. As consultas ocorrerão a partir do dia 4, das 7h às 17h", informou Kênia Lasse.

Kênia também explicou que os atendimentos incluirão consultas ginecológicas com exames preventivos, rastreamento do câncer de mama e colo do útero, além de exames de USG mamária e transvaginal. "Além disso, faremos o exame de ECG (eletrocardiograma), que avalia o ritmo e a frequência cardíaca, essencial para detectar problemas cardíacos como arritmias e infartos, oferecendo um cuidado integral à saúde da população", completou Kênia.

Ambulatório de Saúde da Mulher: Um ano de sucesso

Aline Bastos, coordenadora do Ambulatório de Saúde da Mulher (ASM), ressaltou que a unidade, inaugurada em setembro de 2024, já realizou mais de 40 mil atendimentos e está preparada para intensificar a assistência durante a campanha do Outubro Rosa.

"O Ambulatório oferece serviços em diversas áreas, como ginecologia, pré-natal, atendimento psicológico, além de especialidades como mastologia e planejamento familiar. Esta unidade é uma extensão do atendimento do Hospital da Mulher, garantindo mais comodidade e eficiência para a população", afirmou Aline Bastos.

Compromisso com a Saúde Pública

A Fundação Hospitalar tem se dedicado à ampliação e fortalecimento da rede de serviços de saúde, com campanhas e mutirões que garantem acesso facilitado à consulta, exames e procedimentos. Essas iniciativas têm contribuído para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer, além de oferecer cuidado integral à população, resultando em melhorias significativas na qualidade de vida da região.

Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2026 é entregue à Câmara de Vereadores

 

O documento será apreciado pelas comissões do Legislativo e posteriormente colocado em pauta para votação

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de Feira de Santana, referente ao exercício financeiro de 2026, foi entregue na manhã desta terça-feira (30) à Câmara de Vereadores para as devidas análises. O documento será apreciado pelas comissões do Legislativo e posteriormente colocado em pauta para votação em plenário, antes de ser homologado pelo Executivo Municipal.

A entrega do caderno com a LOA foi realizada pelo secretário de Planejamento (Seplan), Carlos Brito, e por Luiz Ivan Silva, assessor de Planejamento do Departamento de Planejamento Econômico da Seplan, ao presidente do Legislativo, Marcos Lima, e ao vereador José Carneiro, líder do governo na Casa.

O presidente da Câmara, Marcos Lima, destacou a importância da tramitação do documento no Legislativo.  “É importantíssimo estar recebendo o projeto de Lei Orçamentária que rege o ano de 2026. Nós iremos encaminhar para os órgãos responsáveis da Câmara, que são as comissões. Elas vão dar os pareceres, e pode acontecer também de surgir alguma emenda. Logo depois, colocaremos em pauta para ser votado no plenário da Casa Legislativa”, afirmou.

Já o assessor de Planejamento da Seplan, Luiz Ivan Silva, ressaltou o processo participativo na elaboração do orçamento.

“A expectativa é que seja aprovado, e a Lei Orçamentária é determinante para as ações da administração pública no exercício de 2026. Esse orçamento foi construído com a participação da sociedade, através das audiências públicas, eletrônicas e presenciais, além de todo o corpo da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias. Esperamos que no próximo ano muitas coisas boas aconteçam, através das ações da Prefeitura, que possam melhorar a qualidade de vida da população”, explicou.

Articuladores discutem sobre políticas de alfabetização durante segundo ciclo formativo da Renalfa

 

Foto: Douglas Amaral - Ascom/SEC

Com o objetivo de fomentar a discussão sobre a política de alfabetização nos 27 Territórios de Identidade no Estado em torno do Programa Bahia Alfabetizada, os articuladores regionais da Rede de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) participaram, na segunda-feira (29), no Catussaba Resort Hotel, em Salvador, do 2º Encontro Presencial de Articuladores Regionais da Renalfa. A atividade, que prossegue até o dia 1º de outubro, tem como eixo principal de discussão a alfabetização e suas relações em formação, material didático, avaliação e regime de colaboração.

A ação tem como foco o aprimoramento e a consolidação das ações voltadas para o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Nos três dias do encontro, os 80 articuladores regionais e demais técnicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) estão participando de mesas de debate e palestras com temáticas voltadas para a alfabetização de crianças na idade correta.

O assessor especial da SEC, Manoel Calazans, participou da mesa “Educação infantil e ciclo de alfabetização: transição, continuidades e formação docente“. Segundo o gestor, este é um evento que traz os articuladores de alfabetização dos territórios. "São pessoas estratégicas neste movimento em prol da alfabetização da criança na idade adequada", disse o assessor, que falou sobre a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental; as características da Educação Infantil; e como ela pode contribuir para o processo de alfabetização.

Conforme a articuladora estadual da SEC, Graciene Guimarães, a ideia do encontro é discutir sobre o andamento da política de alfabetização em cada Núcleo Territorial e Educação (NTE). “Buscamos entender como os participantes estão discutindo o plano de trabalho em cada território e como os municípios vêm evoluindo no plano de melhoria para que a gente possa avançar, cada vez mais, com o número de crianças alfabetizadas no nosso estado”, afirmou.

A articuladora estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-BA), Eronize Lima, pontuou que este é um momento de formação e de protagonismo dos articuladores. “A pauta foi pensada para que a gente possa ouvi-los e, daqui, criarmos as possibilidades que a gente entende que possam se somar às ações que já vêm sendo desenvolvidas e propostas pelo Governo do Estado, pela UNDIME e pelo MEC”.

Já a articuladora regional de gestão do NTE 26, Jamille Moares, falou sobre o papel do articulado. “Nossa função é organizar da melhor forma o trabalho de alfabetizar as crianças na idade certa. Nós temos a missão de compartilhar e de trocar saberes com os articuladores municipais para que repassem as informações para os seus professores nos municípios”.

Informações Ascom/SEC

Foto: Douglas Amaral - Ascom/SEC

Casa do Trabalhador com 89 vagas no comércio, serviços e indústria nesta terça-feira

 

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador, situada na Rua Desembargador Felinto Bastos, nº 527A

A Casa do Trabalhador, vinculada à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), está oferecendo nesta terça-feira (30) um total de 89 vagas de emprego em Feira de Santana. As oportunidades abrangem diferentes áreas, como comércio, serviços, indústria, construção civil e saúde, além de estágios e vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs).

Entre os destaques, estão vagas para auxiliar de cabeleireiro, com salário de R$ 1.600,00 mais benefício de R$ 300,00, encanador, com remuneração de R$ 2.455,00 mais vale-transporte, e frentista, que recebe R$ 1.558,00 acrescidos de 30% de periculosidade. Também estão disponíveis oportunidades para cozinheira em geral, garçom, auxiliar de produção, auxiliar administrativo, balconista, serralheiro, soldador, agente de portaria, auxiliar de faturamento e vendedor interno.

Há ainda vagas específicas para PCDs em funções como atendente de farmácia, auxiliar de depósito, auxiliar de estoque, auxiliar de faturamento e repositor de mercadorias. Para estudantes, estão abertas oportunidades de estágio em nutrição e engenharia civil.

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador, situada na Rua Desembargador Felinto Bastos, nº 527A (antiga Rua de Aurora), no centro de Feira de Santana, portando documentos pessoais e currículo atualizado. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Africania faz homenagem ao mestre Bel da Bonita durante show do PAMBA Difusão Amplificada

 


Foto: Eduardo Quintela

A próxima edição do Panorama da Música da Bahia - PAMBA Difusão Amplificada, promovido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb/Secult-BA), em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), será repleta de emoção. O grupo Africania realizará o show “Homenagem ao Mestre”, em memória ao mestre Bel da Bonita (fundador da banda), falecido em abril deste ano. O evento ocorrerá no dia 9 de outubro (quinta-feira), às 20 horas, no Cineteatro 2 de Julho, na Federação, em Salvador. Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia) e podem ser adquiridos pelo Sympla no link.

O grupo Africania promete fazer um espetáculo com muito samba batucado, “já-zz” e ijexás. Antes da apresentação, haverá a exibição do curta-documentário “Batuques da Fêra”, obra conduzida pelo mestre, celebrando o samba rural do Portal do Sertão, dirigido por Uyatã Rayra e Pedro Patrocínio. No repertório, faixas marcantes do álbum “ORI” (2016) e “O Curador do Museu Imaginário”, lançado pelo Selo Educadora FM, em 2022, e um momento surpresa recheado de canções inéditas compostas por Bel da Bonita, para serem lançadas num novo álbum.

O show contará com a presença de Ramiro Barbosa (percussões e voz), Cid Fiuza (guitarra e voz), Daniel da Quixabeira (percussões, cordas e voz), Zé Maloca (efeitos), Anselmo Roberto (baixo) e Leo Rocha (bateria). Além da participação de artistas que integram o Catálogo PAMBA em Festivais de Música no interior do estado, a Funceb, em parceria com o IRDEB, realizará shows em nos meses de novembro e dezembro de 2025.

Sobre o grupo

Prestes a completar 20 anos de história, o Africania é um grupo musical de Feira de Santana-BA, reconhecido por difundir o samba rural do sertão baiano com batuques, chulas e toadas. Reconhecido pela cena musical baiana, já foi indicado ao Prêmio Caymmi de Música, que valoriza a inovação e a força da música produzida na Bahia.

Sobre o documentário

Com direção de Uyatã Rayra e Pedro Patrocínio, o documentário “Batuques da Fêra” tem 23 minutos e foi lançado em 2025. O filme é conduzido pelo mestre Bel da Bonita (in memorian), fundador do grupo Africania. Durante seu trajeto, ele visita quatro mestres do Samba Rural de Feira de Santana: Cláudio Costa (Angoleiros do Sertão); Chica do Pandeiro (Quixabeira da Matinha); Guda Quixabeira (Quixabeira da Matinha) e Luizinho dos 8 Baixos (Samba da Praça do Tropeiro). Segundo os diretores, a intenção do filme é difundir a cidade enquanto referência do samba rural.

Difusão Amplificada

O PAMBA Difusão Amplificada é uma iniciativa estruturante que visa fortalecer a programação de festivais musicais já existentes e consolidados no cenário baiano, gerando um impulso para toda a cadeia produtiva da música. A difusão reconhece o impacto econômico da música como componente da economia criativa, fomentando o empreendedorismo cultural, a profissionalização do setor e o desenvolvimento econômico do estado.

Com estratégias de democratização e acessibilidade, o PAMBA leva a música baiana a diferentes públicos e territórios, com programações que garantem o acesso à cultura para diversas camadas da população, incluindo comunidades do interior do estado. Iniciado em 2023, projeto teve uma programação composta por atividades formativas e uma mostra musical com shows em Salvador, de 40 artistas e grupos musicais da capital e interior, selecionados por curadoria especializada a partir de chamada pública.
Programação

Até dezembro de 2025, o PAMBA Difusão Amplificada vai destacar a diversidade dos gêneros musicais locais e estimular a criação, produção e consumo da música autoral baiana. Com a ampliação, o projeto visa difundir ainda mais as cenas contemporâneas da música local, já tendo levado alguns dos artistas e grupos contemplados a outras localidades no estado e no país, a exemplo da SIM São Paulo, um dos mais relevantes eventos do setor musical da América Latina.

No Cineteatro Dois de Julho, serão realizados ainda shows com artistas: A Trupe Poligodélica (13/11) e Fogo Pagô (11/12).  No local, o Catálogo PAMBA será distribuído em estande, fomentando o contato com formadores de opinião e profissionais em trânsito.

Serviço

O quê: PAMBA Difusão Amplificada
Com: Africania
Quando: 9 de outubro de 2025 (quinta-feira), às 20h
Onde: Cineteatro 2 de Julho (Irdeb)
Ingressos: R$ 5 (inteira) | R$ 2,50 (meia) pelo Sympla no link
 

Informações:Ascom/Funceb

Prova de vida de aposentados e pensionistas da Previdência Municipal começa dia 1º de outubro

 

O procedimento é obrigatório e deve ser realizado dentro do prazo para evitar qualquer problema no recebimento dos benefícios

O Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) dará início, nesta quarta-feira (1º de outubro), à realização da prova de vida de aposentados e pensionistas municipais, cujo prazo seguirá até 15 de dezembro. Segundo a diretora-presidente do Instituto, Midiã Leite dos Santos, o recadastramento poderá ser feito de diferentes formas: em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, na sede da Previdência Municipal, localizada na Avenida Santo Antônio, nº 247, bairro Capuchinhos ou pelo aplicativo “Meu RPPS”, disponível para Android e iOS.

Apesar da possibilidade de realizar o procedimento pelo aplicativo, Midiã Leite alerta que alguns beneficiários podem enfrentar dificuldades ao usar a tecnologia. “Muitas vezes a foto não fica adequada ou os dados são preenchidos incorretamente. Para evitar problemas, a prioridade é que quem puder compareça à Caixa ou ao Instituto de Previdência”, destacou.

Para aqueles que estão acamados, doentes ou internados, o Instituto orienta que a família entre em contato e apresente um laudo médico. Nesses casos, uma equipe técnica será deslocada até a residência ou local de internação para realizar a prova de vida.

Canal oficial de contato

O Instituto reforça que possui um número oficial de WhatsApp para esclarecer dúvidas e oferecer suporte: (75) 99877-2774. Midiã Leite faz um alerta: “Não repasse informações pessoais para outros números que não sejam esse. Esse é o nosso número oficial de atendimento”.

O procedimento é obrigatório e deve ser realizado dentro do prazo estabelecido para evitar qualquer problema no recebimento dos benefícios. “Estamos de portas abertas para atender todos os servidores aposentados e pensionistas. Ninguém ficará impedido de realizar a prova de vida”, garantiu a diretora-presidente.

BR-324 ganha moderna iluminação pública no trecho de Feira de Santana

 

O serviço foi implantado pela Prefeitura de Feira de Santana e representa um investimento da ordem de R$ 400 mil

O canteiro central da Avenida Luiz Eduardo Magalhães, na BR-324, trecho entre o viaduto do Portal do Sertão e a entrada de acesso ao distrito de Humildes, ganhou uma moderna iluminação de LED. O serviço foi implantado pela Prefeitura de Feira de Santana e representa um investimento da ordem de R$ 400 mil.

Ao autorizar a instalação do novo sistema de iluminação pública, o prefeito José Ronaldo ressaltou a importância do investimento para garantir maior segurança a quem trafega pela avenida no trecho de Feira de Santana, proporcionando maior visibilidade durante o período noturno e, assim, evitando riscos de acidentes.

A implantação do novo sistema de iluminação pública ao longo da avenida foi autorizada pelo prefeito José Ronaldo no dia 16 de agosto e já está concluída. A execução foi realizada pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP), sob a coordenação do secretário Justiniano França.

O secretário Justiniano França observa que o moderno sistema de iluminação pública em LED, implantado no canteiro central da BR-324, no trecho entre o viaduto do Portal do Sertão e a entrada de acesso ao distrito de Humildes, possui uma extensão de cerca de 2 km.

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Parceria entre Prefeitura e Fundação Pedro Calmon vai ampliar preservação de acervos e bibliotecas

 

Iniciativa visa o fortalecimento da memória e do patrimônio documental da cidade

Com o objetivo de ampliar a estrutura de locais históricos, como o Arquivo Público Municipal e a Biblioteca Arnold Ferreira da Silva, foi realizada na manhã desta segunda-feira (29) uma visita técnica em Feira de Santana. A iniciativa envolve parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Administração, e a Prefeitura Municipal, com foco na valorização e preservação de acervos públicos, além do fortalecimento da memória e do patrimônio documental da cidade.

Participaram da agenda, pelo Governo Municipal, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo; a secretária de Administração, Sandra Peggy; e Josmam Lima, chefe da Divisão de Artes Plásticas e Literatura da Secel e diretor do Casarão Olhos D’Água. Pela Fundação Pedro Calmon, estiveram presentes o diretor-geral, Sandro Magalhães; Afonso Pereira, coordenador de fomento aos arquivos públicos municipais do Estado; Tamires Conceição, diretora de Bibliotecas Públicas do Estado; e Walter Silva, diretor do Centro de Memória da Bahia.

Durante a visita, o secretário Cristiano Lôbo destacou que a parceria irá abrir espaço para projetos de qualificação e requalificação, além de ações de formação para as equipes locais. “Essa visita visa viabilizar uma parceria para fortalecer o trabalho já realizado no município. É uma iniciativa que vai enriquecer o acervo e resgatar a nossa memória, valorizando a tradição de Feira de Santana”, afirmou.

Ele também ressaltou que a Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva está em fase final de reforma e será entregue em breve à população, fortalecendo ainda mais o acesso à educação e à cultura.

O diretor-geral da FPC, Sandro Magalhães, destacou a relevância da cidade para a história da Bahia e reforçou o papel da Fundação no processo de cooperação. “Feira de Santana possui um acervo histórico de grande importância. Nosso objetivo é construir, junto com a Prefeitura, um termo de cooperação que fortaleça as ações voltadas ao patrimônio documental, às bibliotecas e à memória cultural. A Fundação Pedro Calmon contribuirá com sua expertise em políticas públicas culturais”, ressaltou.

A visita técnica reforça o alinhamento entre o município e o Governo do Estado para ampliar as políticas públicas culturais, garantindo mais estrutura e visibilidade para os acervos e espaços históricos de Feira de Santana.

Fotos: Apolo Rocha



Secretaria de Educação realiza mobilização estruturada para avaliações SABE e SAEB 2025

 

Pela primeira vez, o município realiza uma mobilização ampla e estruturada de preparação dos estudantes

A Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana está em contagem regressiva para a aplicação das provas do SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação) e do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que acontecem entre outubro e novembro deste ano. Pela primeira vez, o município realiza uma mobilização ampla e estruturada de preparação dos estudantes, reconhecendo a importância dessas avaliações para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e para o fortalecimento das políticas públicas educacionais.

Entre as principais ações adotadas pela pasta estão: o acompanhamento sistemático dos resultados das avaliações formativas, formação continuada de professores com foco nas habilidades de leitura, escrita e matemática, monitoramento da frequência dos alunos, além da articulação com gestores escolares para traçar estratégias pedagógicas de curto prazo.

Um dos instrumentos mais importantes nesse processo foi a implementação do Sistema de Avaliação do programa Educar pra Valer (SAEV). Nos meses de julho e agosto, os estudantes da rede realizaram provas de fluência leitora, Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados foram sistematizados em relatórios gerais e individuais, que subsidiaram a análise das equipes escolares.

A partir dessa análise, os alunos foram organizados em três grupos: prioritário (necessitam de maior intervenção pedagógica), de transição (já apresentam avanços e estão próximos do nível desejável) e desejável (alunos que consolidaram as habilidades esperadas).

“Estamos desenvolvendo um trabalho intenso e coletivo, envolvendo professores, gestores e estudantes. O objetivo é assegurar que nossos alunos estejam cada vez mais preparados e que possamos avançar nos indicadores educacionais do município. A educação de qualidade é prioridade da nossa gestão”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Pablo Roberto.

Segundo Keila Braga, articuladora do programa Novos Caminhos da Educação, desenvolvido pelo programa Educar pra Valer, os resultados já demonstram evolução. “Houve crescimento entre o diagnóstico inicial e as avaliações do SAEV, o que mostra que as estratégias adotadas estão surtindo efeito e fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem”, destacou.

Mobilização intensa nas escolas

Além das análises, a secretaria tem promovido reuniões com gestores escolares, visitas técnicas para acompanhamento pedagógico e a definição de planos de ação específicos para cada unidade. Nesta terça-feira (30), será realizado o “Simuladão do 5º ano”, seguido de uma live de correção na quarta-feira (1º), transmitida pelo canal da Seduc no YouTube.

Em 2025, o calendário das provas será o seguinte:

  • SAEB – para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, entre 20 e 31 de outubro.
  • SABE/2025 – Momento I: para os 5º e 9º anos, de 6 a 10 de outubro.
  • SABE/2025 – Momento II: para o 2º ano do Ensino Fundamental, entre 10 e 14 de novembro.

A Secretaria de Educação reforça que é essencial garantir a participação mínima de 80% dos estudantes nas provas, índice que assegura a legitimidade dos resultados e contribui para o fortalecimento de políticas voltadas à melhoria da aprendizagem.

Professores comemoram enquadramento após anos de espera em Feira de Santana

 

O processo de enquadramento estava paralisado desde 2018 e foi retomado este ano

Após seis anos de espera, a professora Darline Pereira, da Escola Municipal Eurides de Oliveira Queiroz, no distrito de Humildes, viveu nesta segunda-feira (29) o que ela chama de “momento mais esperado do que a posse”. Ela é uma das 142 docentes que receberam o enquadramento funcional durante cerimônia realizada na Secretaria Municipal de Educação.

“Já tenho seis anos de solicitação, estava esperando o enquadramento durante esse tempo. Para mim é um momento de gratidão, que confirma a nossa estabilidade como servidor municipal da rede de Feira de Santana. Espero que venham mais benefícios para reafirmar o compromisso enquanto educadores, contribuindo com a aprendizagem de cada criança”, disse emocionada.

O processo de enquadramento estava paralisado desde 2018 e foi retomado este ano, com previsão de 112 enquadramentos mensais nos meses de maio, julho, setembro e novembro. Até o fim de 2023, cerca de 600 professores devem ser beneficiados.

A professora Itainara do Nascimento Amorim, da Escola Professora Maria Helena Queiroz, no bairro Fraternidade, também comemorou a conquista. “Momento muito bom, de muita realização. Foram três anos de espera. Dei entrada em 2022 e está saindo agora. Estou muito feliz, é um direito conquistado”, afirmou.

A solenidade foi conduzida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, ao lado do secretário de Educação e vice-prefeito Pablo Roberto. O ato marcou um avanço na gestão da educação municipal, trazendo alívio e reconhecimento a centenas de professores. Ao anunciar os nomes e concluir o ato de enquadramento, o prefeito foi ovacionado pelos professores.

Para o secretário Pablo Roberto, o momento simboliza valorização da categoria. “O prefeito, ao longo dos seus mandatos, sempre honrou esse compromisso. Sei que não foi fácil ficar nessa expectativa, conversei com muitos professores nos últimos meses. Hoje celebramos essa conquista, resultado do trabalho conjunto da administração, da procuradoria e do gabinete”, destacou.

A secretária de Administração, Sandra Peggy, explicou que o enquadramento garante a formalização da carga horária de 40 horas semanais já exercida por muitos professores. “O professor tinha contrato de 20 horas em vaga real e mais 20 de hora extra. Agora passa a ter 40 horas de fato e de direito. Esse processo estava parado há mais de quatro anos e já alcançou quase 600 docentes. Em novembro será concluída a última etapa”, afirmou.

Também participaram do ato a secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio e o procurador-geral Guga Leal.