Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Câmara devolve mandato de Chico Pinto

Há exatos 50 anos – maio de 1964 – o então prefeito de Feira de Santana, José Francisco Pinto, foi destituído do cargo por força da Ditadura Militar. O erro, que custou prejuízos ao município, foi corrigido na noite desta quinta-feira, 8, pela Câmara Municipal. Mesmo já falecido, a homenagem fez justiça e apaga uma página escura da história do município.

Em sessão solene, promovida em parceria com a Comissão Estadual da Verdade, familiares de Chico Pinto (como era conhecido popularmente), tiveram a oportunidade de receber das mãos do vice-prefeito, Luciano Ribeiro, o título de gestor chefe do município, retirado por força militar em 1964. O evento emocionou a todos que viveram para contar como tudo aconteceu.

“Essa Casa já viveu grandes momentos de glória e hoje estamos vivendo mais um. É uma lição de que somos responsáveis pelos atos que cometemos. Não adianta enterrar a história. Parabenizo a todos pela nobreza e espírito público de devolver, mesmo que simbolicamente, o mandato de Chico Pinto”, disse Antonio Pinto, irmão do homenageado.

O vereador José da Rocha Carneiro lembrou os momentos de tensão em que a cidade vivia na época e aproveitou para destacar o trabalho do então prefeito eleito pelo povo. “Foram prisões, perseguições e tortura para aqueles que comungavam com a mesma filosofia do prefeito deposto. Ele era uma das vozes que mais alto se afirmava contra a ditadura e Feira sempre se orgulhou disso”.

“Devolver o mandato que foi usurpado há 50 anos é resgatar um vazio histórico e fazer justiça. Estamos contribuindo para que a memória histórica seja corrigida”, completou José Carneiro. Membro da Comissão da Verdade, o ex-vereador Hosannah Leite, destacou em poucas palavras a iniciativa. “Aqui estamos enaltecendo a democracia e a liberdade”.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho esteve presente na sessão. Também estiveram presentes a senadora da República Lídice da Mata; a ex-ministra do Tribunal Superior de Justiça, Eliana Calmon; o deputado federal, Fernando Torres; o deputado estadual, Carlos Geilson; o secretário de Agricultura do Estado, Jairo Carneiro e demais vereadores, autoridades e lideranças políticas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário