Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mídia e Governo trabalham em prol da sociedade

É uma via de mão dupla. Essa foi a definição estabelecida para o relacionamento entre a mídia e o governo no processo de comunicação. O assunto foi tema de uma mesa redonda na noite desta quinta-feira, 15, em evento realizado no Hotel Acalanto.

Os jornalistas Valdomiro Silva (secretário municipal de Comunicação Social), Edmundo Filho (diretor do Departamento de Rádiojornalismo da Secom-BA) e Dilton Coutinho (âncora do programa Acorda Cidade) debateram “Mídia e Governo” com os profissionais e alunos presentes no encontro.

Quem abriu as discussões foi o secretário Valdomiro Silva, que viveu os dois lados da moeda. “Já fui diretor, editor e dono de jornal, além de âncora de programas de rádio. Hoje faço parte do Governo e posso entender os dois lados”, afirmou.

Segundo o secretário, o mais difícil neste processo é desmistificar a cultura popular de que o meio de comunicação que veicula anúncios do governo é comprado. “Existe esse dito popular, o que não é verdade. Há diversos meios de comunicação sérios que têm sua independência editorial, e isso é importante. Não pode simplesmente se curvar por ter anúncios”.

Destacando o trabalho das assessorias de imprensa governamentais e também os meios de comunicação de massa, o radialista Dilton Coutinho exemplificou a questão. “Ambos têm um papel fundamental na sociedade. A Secretaria utiliza os veículos para a divulgação. É uma prestação de contas para o povo. Porém, nem tudo é interessante nós divulgarmos”.

“O Governo e a mídia têm pontos de vistas diferentes sobre diversas notícias. E mediar o compromisso do gestor público e a imprensa é papel do assessor de comunicação. Isso é garantir que o trabalho seja feito com ética e responsabilidade”, ressaltou Edmundo Filho.


O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Comunicação Social em parceria com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia, Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana e Associação Baiana de Imprensa – ABI. Ele abriu uma série de encontros com a imprensa e estudantes que serão promovidos pelo Governo Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário