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quarta-feira, 25 de março de 2015

Técnicas de gestão do artesanato paraibano serão implantadas no MAP

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Um intercâmbio altamente positivo. Assim foi definida a viagem de uma comissão formada por permissionários do Mercado de Arte Popular (MAP) e dirigentes de entidades, ao estado da Paraíba, considerado um dos berços do artesanato nacional. A visita aconteceu nos dias 17 e 18 de março.
 
A iniciativa contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. O projeto visa criar elos entre toda a cadeia produtiva do artesanato, composta de produção, organização,  capacitação, promoção e comercialização.
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A viagem a João Pessoa, na Paraíba, teve como objetivo de proporcionar conhecimento sobe o turismo de eventos e negócios e, principalmente, o mercado de artesanato da capital paraibana.
 
“O talento dos artesãos paraibanos se revela pela sua originalidade e tem surpreendido e encantado turistas de toda parte”, constata Graça Cordeiro, diretora de Turismo da Secretaria. 
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Mas não foi só a arte paraibana que transformou o artesanato local em um negócio que hoje não para de crescer. O sistema de gestão, segundo Graça, foi confiado de comum acordo a um condomínio, que arrecada em média R$ 290,00 mensais de cada permissionário e mantém tudo limpo, bonito, seguro e atraente. "Percebemos que, embora seja um órgão público, funciona como uma empresa privada que segue todos os trâmites legais. Se a pessoa não paga o compromisso mensal por exemplo, é fichada no SPC”, explica.
 
ADOTAR MODELO
 
O modelo paraibano será discutido em Feira de Santana para ser, possivelmente, adotado, pelo menos em parte, logo após a reinauguração MAP. Na próxima semana o Departamento de Turismo da Secretaria finaliza a edição de vídeos gravados durante a viagem à Paraíba, a fim de repassar as informações e discutir o que pode ou não ser adaptado à realidade feirense.
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“O objetivo é um só: organização desse setor tão importante para o turismo e a economia em Feira de Santana”, destaca o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos Borges Júnior.
 
A programação Boas Práticas – Turismo de Eventos e Negócios em João Pessoa foi realizada em parceria com o Sebrae, através da gestora local, Lúcia Leite, coordenadora do projeto de requalificação do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana. 

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