Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Câmara de Vereadores homenageia 68 escolas municipais por avanços no IDEB



Escolas premiadas
“A Rede Municipal de Ensino obteve em 2016 um crescimento nunca antes registrado. Este resultado demostra a melhor avaliação da Rede nos últimos 10 anos”. A declaração partiu da secretária de Educação, Jayana Ribeiro, durante a sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores de Feira de Santana, na noite desta segunda-feira, 7, para homenagear as 68 escolas municipais pelo aumento significativo na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação. A avaliação visa avaliar o desempenho das escolas e estabelecer metas para a melhoria do ensino. As metas são estabelecidas de acordo com o desenvolvimento de cada escola e o objetivo comum entre todas é alcançar 6,0 pontos até 2022. Esta é a média correspondente ao sistema educacional de países desenvolvidos.

“Esta é a segunda vez que realizamos esta sessão solene para homenagear as escolas que alcançaram suas metas ou tiveram um bom crescimento no Ideb. É importante reconhecer que as escolas do município estão lutando para que os nossos alunos vençam e aprendam. Quero aproveitar e parabenizar os gestores, vice-gestores, professores, funcionários das escolas e a Secretaria Municipal de Educação por essa conquista. É uma vitória de todos”, comentou o vereador Justiniano França (DEM), autor do requerimento que propôs o reconhecimento às escolas pela avaliação do Ideb.

Representando os gestores das escolas municipais, a diretora da Escola Municipal Maria Antônia da Costa, Nelcilandia Arouca, falou sobre as iniciativas que renderam o crescimento na nota do Ideb: “As nossas escolas ensinam de forma criativa, firmam parcerias com as famílias, possuem projetos inovadores, valorizam e investem na formação dos professores; possuem uma gestão ativa e, além disso, contam com um apoio incondicional da Seduc e da Prefeitura de Feira de Santana. Acima de tudo isso, é claro, temos total dedicação aos nossos alunos. Eles são a verdadeira razão de ser da escola”, destaca Nelcilandia.

“Estamos muito felizes com o resultado positivo e crescente do Ideb em nossas escolas. Das dez unidades de ensino classificadas no último ranking do Ideb (2015), em Feira, avaliando o ensino fundamental I (anos iniciais), oito são da Rede Municipal de Ensino. O índice considera também o ensino fundamental II (anos finais) e, neste caso, as quatro primeiras são da Rede Municipal. Temos muito ainda a fazer, mas estamos avançando muito”, avalia a secretária Jayana Ribeiro.

Gestores, professores, funcionários, pais e alunos das escolas municipais, funcionários da Seduc prestigiaram a solenidade. Além do vereador Justiniano França, estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Reinaldo Miranda Vieira Filho, Ronny (PSDB), os vereadores Robeci da Vassoura (PHS) e José Carneiro (PSDB).

Umas das escolas que obteve um bom resultado nas avaliações do Ideb foi a Escola Municipal Horácio Silva Bastos, que funciona em três turnos e fica Localizada no Bairro Caseb. A instituição tem como diretora, a professora Neuracy Ribeiro de Brito.

“Recebemos essa premiação com muito orgulho, pois ela demonstra que nossos alunos estão tendo um aprendizado de qualidade. Ela é o reconhecimento do trabalho do nosso corpo descente e administrativo, por parte da secretaria de educação, dos vereadores e da comunidade, um trabalho duro e árduo, mas feito com muito amor e carinho para o crescimento dos nossos alunos e funcionários”, observou Neuracy.

A Contabilista Marcemia Cerqueira de Souza, que o filho, João Marcos Cerqueira Galvão cursa o 4º ano no período vespertino diz está orgulhosa pela premiação e pela qualidade de ensino e do corpo administrativo da Instituição.

“Tenho orgulho de meu filho estudar aqui na Horácio, tirei ele de uma escola particular há cerca de dois anos e não me arrependo. A escola tem uma excelente didática de ensino, o pessoal do administrativo é muito atencioso e nos tratam com muito carinho e atenção. Constantemente fazem reuniões com os pais e proporcionam festinhas sempre valorizando a família”, ressaltou a contabilista.

A professora Suely de Assis Teixeira Santos, que leciona para os alunos do 4º ano diz que: “com um bom material didático em mãos, a experiência junto ao empenho do professor proporcional um excelente resultado no desenvolvimento dos alunos. Tenho 23 anos de serviços e a cada dia procuro inovar e me empenhar para colher bons frutos, dentro da sala de aula. João Marcos é um exemplo de empenho e dedicação. Veio de uma escola particular, no inicio teve suas dificuldades, mas hoje é um aluno empenhado e muito dedicado nas suas tarefas, sempre tem boas notas, me sinto orgulhosa de ver que o meu trabalho está tendo um bom resultado e tendo o reconhecimento da comunidade”, ressaltou a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário