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terça-feira, 26 de novembro de 2019

Encerrados encontros para discutir construção dos PPPs das escolas em 2019


“O exercício de perceber-se e perceber o outro: uma relação de cuidado”. Foi este o tema do último encontro entre gestores, coordenadores e o Grupo Mediação de Gestão da Secretaria de Educação para debater a elaboração, implementação e revisão dos Planos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas este ano. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21, no Centro de Cultura Maestro Miro.
Rita de Cássia Braz foi a convidada para palestrar no encontro. Ela já atuou na Seduc e hoje é diretora pedagógica do Ensino Fundamental da Escola João Paulo I. Em sua fala, explorou a complexidade proposta já na frase temática do evento.
Exercício, diz, é processo, treinamento - repetir até aperfeiçoar. “Perceber-se” no sentido de aceitar críticas. Cuidado com a relação, mas não o que melindra – o que concorda com tudo indiscriminadamente –, e sim o que respeita.
Ela questiona. “Vocês têm mais problemas pedagógicos ou com as relações interpessoais?”. Ao ouvir o que já esperava, que os relacionamentos são majoritariamente mais problemáticos, arremata. “Mas os nossos planos de ação não trazem estratégias para tratamento deste aspecto, certo?”.
De acordo com Geórgia Kaline Matos, coordenadora do Grupo Mediação de Gestão, discutir modos de melhorar as relações das comunidades escolares também é parte fundamental para a construção dos Planos Político-Pedagógicos.
“Discutimos os PPPs o ano todo, então entendemos que esse conhecimento de si e do outro, desenvolver relações saudáveis, são coisas essenciais para esse processo. Esses momentos de discussão e compartilhamento vão acabar definindo e delineando os caminhos de cada escola”, pontua.


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