Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Seminário com mais de 500 professores encerra ciclo de formação continuada

 

Evento aconteceu no auditório do Sesi Jardim Cruzeiro

Mais de 500 professores da Rede Municipal participaram nesta quinta-feira, 8, do Seminário “Educação de portas abertas: caminhos possíveis e trilhados”, que aconteceu durante todo o dia, no auditório do Sesi Jardim Cruzeiro.

Na abertura do evento, a secretária de Educação, professora Anaci Paim, ressaltou a importância de investir na política de formação continuada para todos os segmentos da rede que conta com aproximadamente dois mil profissionais distribuídos em 209 escolas municipais.

“Destacamos hoje especialmente o esforço dos profissionais multiplicadores que durante a pandemia de Covid-19 assumiram a responsabilidade de produzir material didático audiovisual para a realização das atividades de ensino via plataformas digitais que chegaram aos nossos mais de 50 mil estudantes. O compromisso deles merece todo o reconhecimento”, reforçou.

Todos os multiplicadores receberam certificados pela realização da atividade. A secretária também citou os encontros de formação continuada, promovidos pela Seduc, que mensalmente contam com a participação dos professores de todos os segmentos.

O seminário encerrou o ciclo de formação continuada para os professores no ano letivo de 2022. Durante o evento, os profissionais discutiram temáticas relacionadas à alfabetização e letramento, educação para as relações etnicorraciais, educação inclusiva e a importância do acesso e permanência na escola, com a perspectiva de colaborar com a formação integral dos/das estudantes da rede, com foco na socialização, formação sociomoral e o pleno desenvolvimento para a cidadania.

A programação foi marcada por duas mesas temáticas, cada uma num turno. Pela manhã, a professora doutora Dilzete  Silva Mota Ramos, da Uneb, discutiu o tema a "Alfabetização e letramento: entre a palavra e o mundo"; e a professora doutora Sinara de Lima Souza, da UEFS, abordou a "Importância do acesso e permanência na escola".

O momento também permitiu a divulgação das diversas ações promovidas pela Seduc, voltadas tanto para a valorização da alfabetização dos alunos, como a Campanha de Leitura,  as atividades desenvolvidas pelos professores e os programas que promovem o acesso e permanência dos estudantes.  

No turno vespertino, a professora doutora Jucélia Bispo dos Santos (UNILAB) abordou a "Educação para as relações etnicorraciais" e trouxe contribuições importantes para a formação. Na sequência, a professora especialista Talyta Adele Oliveira Chaves Meirelles discutiu as "Práticas pedagógicas e suas implicações na inclusão de estudantes da Educação Especial".



Nenhum comentário:

Postar um comentário