Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Curso promovido na manhã desta quarta-feira

Aproximadamente 200 profissionais de saúde que atuam no cuidado de mães e bebês internados no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, passaram por capacitação em manejo da lactação, visando promover o aleitamento materno e a doação de leite humano. O curso foi ministrado na manhã de quarta-feira (23) no auditório do Hospital da Mulher.

De acordo com Nadja Vieira, enfermeira e coordenadora do Banco de Leite do Hospital da Mulher, este curso é mandatório para os funcionários e colaboradores da instituição hospitalar.

"Alertamos os profissionais de saúde sobre a obrigatoriedade do cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, a qual proíbe a entrada e utilização de bicos, chupetas e mamadeiras nas dependências hospitalares, em conformidade com as determinações da Lei 11.625, que estabelece as diretrizes do IHAC - Iniciativa Hospitalar Amigo da Criança", afirma Nadja Vieira.

A enfermeira destacou que durante os dois dias de atividade foram abordados os avanços e desafios relacionados à amamentação, abrangendo questões pertinentes às mães e pais que trabalham. Isso visa fortalecer a rede de apoio para superar os desafios na implementação desse tema nas dinâmicas familiares, conforme informou Nadja.


Maricélia Andrade, integrante do Núcleo do Acompanhante, ressalta que a capacitação abordou critérios essenciais para o êxito do aleitamento materno.

"Foi de suma importância compreender os 10 passos a serem seguidos na unidade hospitalar, desde a chegada da gestante à emergência até o nascimento do bebê. O acolhimento da gestante e do acompanhante fortalece o vínculo com a unidade", destaca.

Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia municipal responsável pela administração do Hospital da Mulher, salienta que a meta é manter todos os profissionais treinados para seguir as normativas do Ministério da Saúde.

"Alcançamos o público-alvo previsto, o que motiva a equipe, pois trata-se de um tópico essencial para a saúde e o bem-estar de toda a população. Portanto, é fundamental que o maior número possível de nossas equipes participe", ressalta.

 Fotos: Fátima Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário