Submarino

AQUI TEM TRABALHO

domingo, 31 de maio de 2020

Colbert vai prorrogar decreto que permite funcionar apenas atividades essenciais da economia em Feira, para conter coronavírus

Colbert Filho
 Será prorrogado até o dia 8 de junho, o decreto municipal que vence dia primeiro (segunda-feira), estabelecendo restrições para o funcionamento da atividade econômica em Feira de Santana, em razão da pandemia da Covid-19. A decisão do prefeito Colbert Martins Filho foi adotada no final de tarde deste sábado e anunciada em sua conta no Instagram.

Apenas empresas do comércio e serviços de caráter essencial tem permissão da administração municipal para  funcionar. Não há qualquer modificação no decreto que se encontra em vigor.
 
Manter as restrições para atividades que não sejam essenciais neste momento faz parte da estratégia do prefeito Colbert Martins Filho (médico e professor universitário de epidemiologia) e dos  especialistas da Secretaria Municipal de Saúde para conter o avanço das infecções  por coronavírus. 
 
A publicação da prorrogação do decreto acontecerá na edição deste domingo, 31, do Diário Oficial Eletrônico do Município.

Feira tem segundo menor índice de mortes por coronavírus entre 20 cidades com mais de 500 mil habitantes

Feira de Santana
 Entre 20 municípios pesquisados com população acima de meio milhão de habitantes, incluindo uma capital, Feira de Santana apresenta o segundo menor índice de óbitos e tem o quarto menor número de infectados pela Covid-19.

O município de Contagem, Minas Gerais, apresenta melhor situação. Foram registrados 144 casos da doença e dez óbitos. Na paranaense Londrina, 366 pessoas foram testadas positivas para a covid-19, com 22 mortes.
 
Em Feira de Santana, até a sexta-feira, 29, são 531 os infectados e 12 não resistiram à doença. A infectologista Melissa Falcão afirmou que a Prefeitura está adotando todas as medidas ao seu alcance para que os números parem de crescer.
 
Joinville, em Santa Catarina, registrou 422 casos da infecção, com 20 óbitos. Aracaju foi a capital que teve os maiores números observados. Lá, 3.784 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus – destas, 65 não resistiram.
 
Com índice de letalidade na faixa de 2% dos infectados, Feira de Santana apresenta percentual bem abaixo destes municípios, que apresentam números próximos ou acima de 5%. Há três meses foi diagnosticado o primeiro caso desta doença no município.
 
O município de Osasco, localizado na região metropolitana de São Paulo, é a cidade que apresenta maior número de infectados, com 3.613 casos positivos e 318 óbitos.
 
No Nordeste, além de Feira de Santana, apenas o município de Jaboatão dos Guararapes tem mais de 600 mil habitantes. Na cidade pernambucana foram registrados 1.601 pessoas com a covid-19 e 299 óbitos.

Níveis de isolamento seguem abaixo de 50 por cento em Feira de Santana

Niveis
 Os níveis de isolamento social registrados nos últimos dias em Feira de Santana seguem abaixo do mínimo admitido pelo Ministério da Saúde. Na quinta, 28 e na sexta-feira, 29, os índices foram de 47,2% e 46,1%, respectivamente. Os números são apresentados através de uma ferramenta de medição disponibilizada pelo Governo Federal, através do Ministério do Planejamento e adotada pela Prefeitura Municipal.

Assim como nos demais dias, os números vêm indicando uma queda de adesão ao isolamento, desde o segundo dia que começou a ser contabilizado – o maior índice foi no domingo, 24 de maio, com 51,7%. A menor taxa foi a apresentada na última sexta, de 4.6,1%.
 
O índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de 70%. Abaixo de 50%, o nível é visto como abaixo do mínimo admissível e, por isso, preocupante. O município ainda não conseguiu alcançar a taxa considerada satisfatória, mesmo como todas as recomendações do Governo Municipal e as ações de fechamento do comércio e força tarefa de combate a aglomerações.
 
Na sexta-feira, mesmo com o comércio fechado, foi possível identificar um grande número de pessoas nas ruas. O prefeito Colbert Martins Filho, pede para que as pessoas fiquem em casa. “Só saiam em caso de extrema necessidade. E se sair, tome todas as medidas de segurança, usando máscaras e utilizando o álcool em gel. Nos bairros, as pessoas devem se manter em suas casas também, evitando aglomerações”, aconselha.
 
O monitoramento tem sido feito nas grandes cidades brasileiras desde a adoção da campanha pelo isolamento social (fique em casa!) para evitar aglomerações durante o período de pandemia do coronavírus no país.
 
Atualização dos dados acontece sempre as 15h, mas a referência é ao movimento do dia anterior. Portanto, o nível de isolamento neste sábado, 28, será divulgado na tarde desta sexta.
 
A tecnologia é executada a partir de dados fornecidos pelas grandes operadoras de telefonia celular no país (Claro, TIM, Oi e Vivo). O serviço verifica a movimentação das pessoas e aglomerações através dos seus smartphones. 

Prefeitura realizou 190 testes rápidos para Covid-19 no Centro de Abastecimento

Exames
 Durante a manhã deste sábado, 30, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 190 testes rápidos para Covid-19 no Centro de Abastecimento. Deste total, 1 deu resultado positivo, enquanto 2 pacientes sintomáticos testaram negativo. A ação aconteceu no Restaurante Popular, situado no entreposto.

Foram submetidas ao teste pessoas previamente indicadas pela administração do Centro de Abastecimento. Foram distribuídas senhas e o procedimento aconteceu tranquilamente. Na oportunidade também foi realizada aferição de temperatura das pessoas presentes. A Secretaria de Saúde definirá uma programação para a continuidade dos testes no entreposto comercial durante a semana. 

sábado, 30 de maio de 2020

Lacen libera resultado de um exame apenas, de coronavírus em Feira, neste sábado (30/05)

Exames Lacen
 Apenas um exame de Covid-19, dentre dezenas, realizados pela Prefeitura de Feira de Santana e se encontram no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen), teve resultado entregue neste sábado junto a Secretaria Municipal de Saúde.

O diagnóstico deste único exame é positivo. Os números da Vigilância Epidemiológica local indicam agora 532 casos confirmados de Covid-19 no município.
Feira de Santana registrou até aqui 532 casos confirmados de coronavírus, dos quais 354 encontram-se ativos e outros 166 já são pacientes recuperados.
O município conta com 12 óbitos e 10 pessoas internadas em decorrência da doença.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Distribuidora de calçados é flagrada funcionando com mais de 70 pessoas no local

Fechamento de comercio
 Uma distribuidora de calçados situada no bairro Muchila foi flagrada em funcionamento, lotada de clientes e funcionários, pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) nesta quinta-feira, 28. A força-tarefa está fiscalizando o cumprimento do Decreto Municipal que estabelece medidas restritivas para evitar a disseminação acelerada do coronavírus na cidade.
A empresa estava com uma das portas abertas pela metade e atendendo normalmente. O fato que chamou atenção da equipe de fiscalização foi que o prédio da loja, de médio porte, comportava 70 pessoas, incluindo 14 funcionários. Questionado pela reportagem da Secretaria de Comunicação Social, o proprietário da empresa afirmou não acreditar nos riscos "noticiados pela mídia" acerca do coronavírus. 
 
"Eu não tenho medo e não acredito nessa pandemia. Eu não acredito no que está acontecendo de fato. A mídia e que está expondo isso. Mas não é de verdade", afirmou. O empresário informou ainda que a presença de pessoas foi grande porque os clientes combinaram de comprar nesta quinta-feira. "O pessoal só veio nessa quantidade porque é de fora de Feira de Santana e queria ser atendido hoje", justificou.
A diretora do Departamento de Indústria, Comércio e Serviços da Settdec, Márcia Ferreira, observou que a situação flagrada pela FPI é um típico exemplo de risco a saúde pública neste momento de pandemia. "As pessoas estavam amontoadas, umas sobre as outras. Contrariando totalmente as recomendações das autoridades de saúde". A equipe de fiscalizacao lacrou a loja. O caso foi informado ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
 
Iniciada no último dia 21, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) já fechou e interditou 244 estabelecimentos e pontos de aglomeração. Somente nesta quinta-feira, 28, foram 97 ações desse tipo.
A operação executada pela Prefeitura de Feira de Santana conta com a participação das secretarias de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico; Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos; Saúde; Meio Ambiente; Transportes e Trânsito; Serviços Públicos e Administração, além do Procon, Procuradoria Geral e Superintendência de Trânsito. Todos contando com o imprescindível suporte da Polícia Militar, através de vários de seus aparatos.
 
Fotos: Washington Nery

Semmam vai plantar árvore em escola cujo bairro recebeu nome de uma espécie

Plantio
 A Semana Mundial do Meio Ambiente será comemorada pela Prefeitura de Feira de Santana de 1º a 5 de junho. A programação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) será marcada pelo plantio de árvores em escolas, situadas em bairros que levam o nome de uma espécie, bem como será feita a análise em seis nascentes.

As atividades desenvolvidas pela Semmam, por meio do Departamento de Educação Ambiental, neste ano não terá a participação dos estudantes e nem o envolvimento da comunidade em geral, em virtude do momento atípico de enfrentamento ao coronavírus.
O chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, informa que serão plantadas cinco árvores em escolas diferentes, que estão situadas nas Baraúnas, no Jardim Acácia, no Limoeiro, na Mangabeira e no Parque Ipê. 
 
Em cada uma das instituições serão plantadas cinco árvores, cujas mudas correspondem o nome do bairro. “Além do plantio, as escolas vão receber cartilhas com a história do bairro e com informações sobre a espécie da árvore, que dá nome aquela localidade”, afirma João Dias. 
 
Enquanto isso, durante a programação especial também serão recolhidas amostras de água nas nascentes das Flores, no São João do Cazumbá; da Tereza, na rua Itororó, bairro Rua Nova; da Balança, na rua Angra dos Reis, no Parque Getúlio Vargas, além das nascentes do Pires, na avenida Ayrton Sena, Buraco da Gia, na Gabriela, e mais uma nascente do Rio Jacuípe.

Força-tarefa da Prefeitura já realizou 244 fechamentos e interdições por descumprimento de decreto municipal

Fechamento de comercio
 Iniciada no último dia 21, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que está monitorando o cumprimento do Decreto Municipal que estabelece medidas restritivas para evitar a disseminação acelerada do coronavírus na cidade, já fechou e interditou 244 estabelecimentos e pontos de aglomeração.

Somente nesta quinta-feira, 28, foram 97 ações desse tipo, sendo: 68 lojas dos setores de auto-peças, oficinas e equipadoras fechadas; 03 bares interditados; 01 distribuidora de bebidas interditada; 21 barracas de ambulantes/feirantes fechadas; 02 agências bancárias (Bradesco e Itaú) fechadas; 01 Box do Feiraguai interditado; e 01 distribuidora de calçados interditada.
 
A força-tarefa está sendo desenvolvida pelas secretarias do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Procon, Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Vigilância Sanitária e a Polícia Militar.

Mesmo com isolamento social, Dia do Brincar surpreendente em Feira

Dia do Brincar
 Mesmo em tempo de isolamento social, a brincadeira continua sendo fator fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano. Por isso, a quinta edição do Dia do Brincar em Feira de Santana, que transcorre nesta quinta-feira, 28, aborda a temática: “Fique em casa e brinque comigo”. De casa, as famílias estão promovendo a ludicidade e o ato de brincar com as crianças e fazendo registros nas redes sociais com a ‘hashtag’ #diadobrincaremfeiradesantana.
A proposta do tema deste ano é manter o envolvimento tradicional do Dia B, porém evitando aglomerações. Alunos, professores e gestores de escolas públicas e privadas e os membros das instituições parceiras participam brincando em seus ambientes. Cada um de sua casa, com suas respectivas famílias, e incentivando a participação dos diversos grupos.
Mais de 30 escolas municipais, estaduais e creches privadas aderiram ao movimento, além de outras instituições como a Brinquedoteca da Universidade Estadual de Feira de Santana, o Centro Evangélico de Acolhimento Cidade de Refúgio, a loja Mundo Lúdico, o Prelúdio Ballet, Cidade da Cultura, Reino da Poesia, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, InterEduc, Escola de Iniciação Esportiva, Centro Universitário de Cultura e Arte, Cuca, Vila das Artes, O Quintalzinho, Instituto Mentor, Joy Club e Hospital Estadual da Criança.
 
A Secretaria de Educação reuniu em suas redes sociais uma série de atividades como sugestões a serem realizadas com as crianças em casa; além disso, há também sugestões que há cerca de dois meses compõem o projeto “Em casa também se aprende”. A proposta é ajudar as famílias neste período com rotinas semanais. A iniciativa também se alinhou à proposta do Dia B.
 
A professora Elisa Carneiro, integrante da Divisão de Educação Infantil da Seduc, relata que a pandemia pelo novo coronavírus trouxe dúvidas sobre a possibilidade de realizar a movimentação do Dia do Brincar este ano, mas, surpreendentemente, a adesão se mostrou ainda maior.
“Conseguimos uma visibilidade e adesão ainda maiores nas redes sociais. Mais instituições aderiram ao movimento e promoveram maior diversidade de ações”, avalia Elisa.
 
A expectativa, diz, é que o movimento ultrapasse barreiras e alcance cada vez mais pessoas. “A ludicidade é o melhor remédio. Seja para uma criança, um jovem, um adulto ou um idoso brincante, ela é essencial para o crescimento e desenvolvimento humano. A proposta é brincar! Neste ano, brincar com quem está próximo, mesmo que seja em casa”.
 
 
Assessoria Seduc

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Bahia tem 15.963 casos confirmados de Covid-19 com 5.220 recuperados e 570 óbitos

Paciente Covid 19
 A Bahia registra nesta 15.963 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,21% do total de notificações no estado. Os 39 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta quinta-feira (28/05) referem-se a um período de 24 dias, conforme observado nos perfis detalhados; ou seja, não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.

Considerando o número de 15.963 casos confirmados, 5.220 recuperados e 570 óbitos, 10.173 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.336 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
 
Os casos confirmados ocorreram em 272 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,38%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (4.776,06), Ipiaú (4.076.47), Itabuna (3.934,85), Salvador (3.437,61) e Ilhéus (3.098,68).
 
O boletim epidemiológico registra 39.739 casos descartados e 104.953 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h desta quinta-feira (28).
Taxa de ocupação
 
Na Bahia, dos 1.710 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 937 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 55%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 714 leitos exclusivos para o coronavírus, 486 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%. 
 
O número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.
 
Exames
 
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 49.086 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 28 de maio de 2020. Estão em análise 3.224 exames.
 
Óbitos
 
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) contabiliza 570 mortes pelo novo coronavírus.
Faixa etária
 
Quanto ao sexo dos casos confirmados, 45,63% foram do sexo feminino, 37,53% foram do sexo masculino e 16% sem informação. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 20,22% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos e mais (1.552,10/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (1.406,64/1.000.000 habitantes). 
 
A Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. O boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, está disponível no site da Sesab. 
 
Critérios para os exames da Covid-19
 
No Sistema Único de Saúde (SUS), a coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a identificação do genoma viral, deve ocorrer em cinco situações: pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos; pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.
 
Fonte: Ascom/Sesab

Governador Rui Costa descarta cancelamento do ano letivo na Bahia: “Não existe possibilidade”

Rui Costa
 O cancelamento do ano letivo está descartado na Bahia, segundo o governador do estado, Rui Costa. Em conversa virtual com jornalistas do Recôncavo Baiano e do Baixo Sul, nesta quinta-feira (28/05), Rui Costa afirmou que, provavelmente, as aulas perdidas no período da pandemia devem ser repostas até o próximo ano.
 
"Não existe possibilidade de cancelamento [do ano letivo]. Muito provavelmente as aulas irão atravessar esse ano e serão concluídas em 2021”, disse o governador.
 
As aulas das redes estadual e particular de ensino estão suspensas desde o dia 19 de março, conforme decreto do governo da Bahia. A medida tem o objetivo de evitar aglomerações e diminuir a circulação de pessoas, para conter a disseminação da Covid-19.
 
Durante a entrevista desta quinta, Rui Costa levantou a possibilidade de realização de mutirões na educação para reposição das aulas e destacou que os estudantes seriam prejudicados em caso de cancelamento do ano letivo.
 
“Iremos fazer um grande mutirão pela educação para superar esse período, com aulas extras, em turnos opostos e nos finais de semana. Será um ano atípico, mas não podemos prejudicar o ciclo escolar de nossos milhares de jovens e crianças", concluiu.
 
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na noite da última quarta-feira (27), a Bahia tem mais de 15 mil casos do novo coronavírus. Mais de 530 pessoas morreram em decorrência da Covid-19.

Informações do G1 

Dados da Sesab mostram que Feira mantém controle do coronavírus

Coletiva
 Com o menor percentual de letalidade entre os municípios que registram o maior volume de casos da Covid-19 e com um crescimento médio de apenas 5,32% no número de doentes, Feira de Santana ainda está numa situação de controle da epidemia de coronavírus, conforme avaliação do prefeito Colbert Martins, que também é professor de Epidemiologia.

“De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), com crescimento médio de 5,32% dos casos, nos últimos cinco dias, Feira está em 78º lugar entre os municípios baianos. Temos também 2,04% de letalidade, a menor taxa comparando-se com municípios como Vitória da Conquista, Ilhéus, Salvador, Itabuna, Jequié e Ipiaú, conforme também dados da Sesab”, destaca o prefeito.
 
Colbert Martins também salienta como dado positivo o percentual de pacientes recuperados no Município. “Também segundo a Sesab, Feira tem um percentual de 35,15% de recuperados, uma taxa maior que a do Estado da Bahia, que está em 34,17%”.
 
O prefeito faz questão de frisar que Feira de Santana é o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste e, portanto, uma cidade muito vulnerável ao vírus, em razão da grande movimentação de pessoas de outras cidades e até de outros estados. “Do início de maio para cá, o Nordeste registrou um aumento de 80% nos casos de coronavírus e isso deve ser considerado quando se fala de Feira”, destaca.
 
“Isso significa que as nossas medidas de combate ao vírus estão no caminho certo e podemos até torna-las mais rígidas, se for o caso”, alerta Colbert Martins.

Prefeitura intensifica recuperação de vias na cidade e zona rural

Asfaltamento
 Desde o início desta semana, aproveitando a trégua dada pelas chuvas que caíram em grande volume na cidade durante quase todo este mês, a Prefeitura de Feira de Santana está intensificando a recuperação de ruas e avenidas no centro e bairros, além de estradas na zona rural. As ações de tapa-buracos e patrolamento estão concentradas nos principais corredores de tráfego.

Nesta quarta-feira, 27, a rua Rubens Francisco Dias, no bairro Papagaio, foi um dos locais contemplados com a operação tapa-buracos. A dona de casa Sonia Maria Pereira Mascarenhas, moradora do local, destacou a importância da ação rápida da Prefeitura. "Os burcaos contribuem até para acidentes nesta rua. Mas agora ficaremos mais tranquilos", afirmou.
 
Outra via de grande movimento que recebeu a intervenção nesta quarta-feira foi a avenida Riachuelo, no bairro Baraúnas. Para a pedagoga Gil Miranda, moradora do bairro, o trabalho da Prefeitura ocorreu de forma eficiente. "Tão logo parou de chover e já estamos vendo o trabalho acontecendo. Isso é muito bom". 
As ações também estão acontecendo no bairro Feira X; ruas Artêmia Pires e Corredor dos Araçás, no SIM; via marginal da avenida Fraga Maia; avenida Getúlio Vargas; avenida Presidente Dutra; rua Juracy Magalhães, no Ponto Central; avenida Sampaio, no Centro; e bairro Aviário. 
 
Na zona rural a Prefeitura está realizando o patrolamento dos principais corredores de tráfego, estradas utilizadas pelo transporte público e que são as principais vias de acesso às localidades. Os trabalhos estão acontecendo nos distritos: Jaíba, Ipuaçu, Maria Quitéria (São José), Matinha, Tiquaruçu, Jaguara e Humildes. 
"O Governo do prefeito Colbert Martins Filho reforçou toda a frota de maquinário da Prefeitura, e isso tem permitido uma ação ainda mais efetiva na recuperação de vias públicas em toda a cidade", ressalta o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro. 
 
Fotos: Washington Nery

Profissionais do Hospital da Mulher capacitados para uso de equipamentos de proteção contra o coronavírus

Capacitação
 Visando a melhor eficácia no uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dentre outros produtos e acessórios, profissionais do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) estão passando por treinamentos para oferecer necessária proteção ao exercício da função na luta contra a pandemia do coronavirus. A iniciativa do Governo Municipal através da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) faz parte das ações de capacitação indispenssáveis para profissionais da saúde que atendem pacientes acometidos pela Covid-19.

De acordo a diretora-presidente da FHFS, Gilberte Lucas, o treinamento desses profissionais possibilita a aquisição de novos conhecimentos, retirada de dúvidas e práticas na paramentação e desparamentação.
"É importante esse alinhamento da equipe nessas ações de treinamento que é um fator essencial desta força de trabalho, com o apoio da Administração Municipal, num grande esforço do prefeito Colbert Martins Filho, que  adquiriu os equipamentos no combate a pandemia", disse a gestora.
 
Segundo Gilberte, o Hospital da Mulher vem fazendo treinamentos frequentes desde o mês de março apresentando conteúdos teóricos e práticos que envolvem Flúxograma, condutas frente ao parto e nascimento, com atuação preventiva na utilização do termômetro digital para aferição de temperatura e notificação de casos suspeitos.
Fotos: Anderson Cley

Testagem positiva em Feira de jovens entre 20 e 29 anos cresceu 180%

Teste Covid 19
 Entre os dias 18 e 25 de maio, em Feira de Santana a quantidade de jovens, entre 20 e 29 anos, que testaram positivo para a Covid-19, passou de 26 para 73 casos, crescimento de 180%. Entretanto, a faixa etária de 30 e 39 anos é a que apresenta maior número de contaminados, com 30,7% - foram 115 confirmações, isto contanto todo o universo de pessoas que contraíram a doença.

O aumento é relacionado, por autoridades epidemiológicas, ao comportamento dos jovens, que se expõem aos vírus em festas privadas, encontros diversos com amigos ou disputas esportivas. Todas estas atividades estão proibidas em Feira de Santana, por decreto assinado pelo prefeito Colbert Martins Filho, que tem como objetivo evitar a formação de aglomeração, como meio de impedir a proliferação desta doença.
 
Outro argumento é que este segmento relaciona a idade à resistência à contaminação, por não estarem inseridos a grupos de risco, bem como acredita, erroneamente, que não desenvolverão a forma mais grave da doença. O comportamento pode resultar em problemas mais graves, visto que eles podem levar o vírus para familiares idosos que estão cumprindo o distanciamento social.
 
Os feirenses entre 20 e 49 anos são 73,6% dos contaminados pela Covid-19, parte importante da população mais apta a contribuir com a sua força de trabalho. Em termos relativos, 19,5% dos feirenses positivados para esta doença tem entre 20 e 29 anos, 37,7%, de 30 a 39 anos, e 22,4%, entre 40 e 49 anos. Os números são contabilizados até o dia 26.
 

Fechados 147 pontos comerciais por descumprir decreto para conter coronavírus

Fechamento de comercio
 O Governo Municipal de Feira de Santana interditou 147 comércios e pontos de aglomeração de pessoas, nesta terça-feira, 26, e quarta-feira, 27, por descumprirem as medidas restritivas para evitar a disseminação acelerada do coronavírus na cidade. A fiscalização está sendo realizada diariamente por uma força-tarefa, visando garantir o cumprimento do Decreto Municipal que determinou feriado antecipado na cidade, de segunda a quarta-feira, visando achatar a curva de crescimento da pandemia na cidade.

A força-tarefa está sendo desenvolvida pelas secretarias do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Procon, Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Vigilância Sanitária e a Polícia Militar.
Na terça-feira, 26, foram fechados 22 bares, um campo de futebol interditado, mais dois bares interditados, uma academia interditada, seis festas fechadas com advertência, 35 barracas fechadas, 5 lojas fechadas, 22 ambulantes fechados e mais um som apreendido.
 
Já nesta quarta-feira, 27, a fiscalização fechou mais 52 estabelecimentos que furaram o Decreto Municipal, abrindo as portas ilegalmente e ignorando os riscos de estarem contribuindo para o crescimento do número de vítimas de coronavírus em Feira de Santana.
 
Coordenador da fiscalização, o secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima, explica que a fiscalização fechou estabelecimentos de diversos segmentos, dentre os quais bares, lojas de confecções, sapatarias, madeireiras, casa de ferragens e campo de futebol.

Somente serviços essenciais voltam a funcionar a partir desta quinta (28/05)

Comercio de Feira
 Com o encerramento dos três dias de feriados antecipados, volta a vigorar, a partir desta quinta-feira, 28, o Decreto Municipal que estabelece como medida restritiva apenas o funcionamento de serviços considerados essenciais. O fechamento de todos os estabelecimentos comerciais continua válido entre o período de 21 de maio até 1º de junho.

O Decreto Municipal determina o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, desde shoppings centers, galerias, lojas de conveniência de postos de gasolina e afins, Feiraguay, Mercado de Arte Popular, Campo do Gado, bares e restaurantes.
 
Também ficam suspensos, até o dia 1º de junho o funcionamento de academias de ginástica, cinemas, teatros e demais casas de espetáculos e de eventos, parques infantis privados, centros esportivos de qualquer modalidade. E ainda permanecem fechados Parque do Saber, Teatros Municipais, Bibliotecas Municipais, Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, assim como Projeto Arte de Viver, além de parques públicos.
A Ceasa e o Centro de Abastecimento funcionarão em regime de horário reduzido, das 4h às 14h. E mantém-se garantido o serviço de delivery ou take-awey (retirada no balcão), bem como mantém-se garantida a abertura das atividades comerciais consideradas como de natureza essenciais, como mercados, supermercados, hipermercados, açougues, frigoríficos, granjas, peixarias, lojas de hortifrutigranjeiros, feiras livres de produtos alimentícios e o Centro de Abastecimento.
 
Também funcionam os postos de combustíveis, revendedoras de gás, as farmácias, instituições bancárias, correspondentes bancários, casas lotéricas, lojas do setor da construção civil e sua cadeia produtiva, lojas de auto-peças, borracharias, oficinas mecânicas e demais estabelecimentos relacionados à manutenção de veículos automotores, serviços de transporte e logística, serviços de segurança privada, estabelecimentos de vendas de material de limpeza e equipamentos de proteção individual (EPIs) e produtos veterinários e agropecuários.
 
As empresas do setor de serviço, os profissionais liberais, as clínicas (humanas e veterinárias) e as indústrias mantêm-se abertas.
 
Além disso, fica prorrogada, até o dia 1º de junho, a suspensão de todas as atividades de classe de todas as unidades escolares integrantes da rede municipal de educação, bem como de todos os estabelecimentos da rede privada de ensino.
 

Bahia registra 15.070 casos confirmados de Covid-19 com 5.149 recuperados e 531 óbitos

Exame Saúde
 A Bahia registra 15.070 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,18% do total de notificações no estado. Os 36 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta quarta-feira (27/05) referem-se a um período de 17 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.

Considerando o número de 15.070 casos confirmados, 5.149 recuperados e 531 óbitos, 9.390 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.234 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
 
Os casos confirmados ocorreram em 263 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,16%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (4.581,12), Ipiaú (4.250,87), Itabuna (3.695,66), Salvador (3.268,76) e Ilhéus (3.086,36).
 
O boletim epidemiológico registra 38.628 casos descartados e 99.304 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h30 desta quarta-feira (27).
 
Taxa de ocupação
 
Na Bahia, dos 1.679 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 931 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 55%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 719 leitos exclusivos para o coronavírus, 489 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 68%. 
 
O número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.
 
Exames
 
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 48.314 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 27 de maio de 2020. Estão em análise 3.403 exames.
Óbitos
 
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 531 mortes pelo novo coronavírus.
 
Faixa etária
 
Quanto ao sexo dos casos confirmados, 45,22% foram do sexo feminino, 37,01% foram do sexo masculino e 17% sem informação. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 20,45% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos ou mais (1.444,64 /1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (1.343,43 /1.000.000 habitantes).
 
A Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. O boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, está disponível no site da Sesab. 
 
Critérios para os exames da Covid-19
 
No Sistema Único de Saúde (SUS), a coleta de amostras para a realização do exame RT-PCR, que é o padrão ouro para a identificação do genoma viral, deve ocorrer em cinco situações: pacientes internados com suspeita de coronavírus, independente da gravidade; pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG); profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados de coronavírus, mesmo que assintomáticos; pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida; e em indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença.
 
Fonte: Ascom/Sesab

Com 30 novos casos, sobe para 441 o número de contaminados com o de covid-19 em Feira de Santana

SMS
 A secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana divulgou no final da tarde desta quarta-feira (27/05), boletim epidemiológico de casos de Covide 19 no município.

Foram contabilizados mais 30 novos casos confirmados de covid-19, subindo para 441 o número de casos já registrados da doença na cidade. O boletim informa também que 155 pacientes estão recuperados e 227 ainda estão em tratamento (casos ativos), sendo que 10 deles estão internados em unidades de saúde no município.
 
Total de casos confirmados no município: 441
 
Números da Covid-19 em Feira de Santana nesta quarta-feira (27 de maio) - 30
 
Casos ativos: 277
 
Pacientes recuperados no dia: 12
 
Total de recuperados no município: 155
 
Pacientes da Covid-19 hospitalizados no município: 10
 
Total de óbitos por Covid-19: 09
 
Total de casos notificados: 2.412
 
Total de casos descartados: 1.566
 
Aguardando resultado do exame: 341
 
Desde ontem o boletim não traz informações sobre sexo e idade dos novos casos.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Força-tarefa já fechou e interditou 95 estabelecimentos que desrespeitaram Decreto Municipal

Interdição
 A Força-Tarefa montada pelo Governo Municipal para fiscalizar o funcionamento indevido de estabelecimentos comerciais, em cumprimento do Decreto 11.571/20, já efetuou 95 interdições e fechamentos até terça-feira, 26. A ação foi iniciada na última quinta-feira, 21, com o objetivo de assegurar a efetividade das medidas de restrição adotadas pelo prefeito Colbert Martins Filho no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus.

A fiscalização conta com a participação de vários órgãos governamentais, municipais e estaduais, principalmente a Guarda Municipal e a Polícia Militar, parceiras fundamentais neste trabalho.
 
Dentre os estabelecimentos fechados, a maioria são barracas de comércio informal: 35. Foram fechados também 22 bares e outros 02 (dois) interditados. A Força-Tarefa também fechou 22 comércios de ambulantes. A ação também resultou no encerramento e advertência de 06 (seis) festas, fechamento de 05 (cinco) lojas, interdição de um campo de futebol e uma academia de gisnástica, além da apreensão de um equipamento de som. 
A operação executada pela Prefeitura de Feira de Santana conta com a participação das secretarias de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico; Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos; Saúde; Meio Ambiente; Transportes e Trânsito; Serviços Públicos e Administração, além do Procon, Procuradoria Geral e Superintendência de Trânsito. Todos contando com o imprescindível suporte da Polícia Militar, através de vários de seus aparatos.
 
A fiscalização continua durante os próximos dias, especialmente visando o cumpriento das restrições ao funcionamento exclusivo de serviços considerados essenciais nesta quinta (28) e sexta-feira (29). 
 

Faixa de acostamento da avenida João Durval ganha novo asfalto

Obras
 Uma nova camada de asfalto está sendo colocada na faixa de acostamento da avenida João Durval, no trecho do viaduto J.J. Lopes de Brito até a avenida Eduardo Froes da Mota. Aproveitando a trégua dada pelas chuvas, a empresa Mazza Engenharia, vencedora de licitação pública realizada pela Prefeitura, iniciou o serviço na última segunda-feira.

No local está sendo aplicado uma camada de asfalto com 5 centímetros de espessura. A técnica, denominada fresagem, consiste na retirada do asfalto velho para colocação do novo. A matéria-prima utilizada é o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), considerado o que há de melhor qualidade neste tipo de pavimentação de vias públicas. 
"São cerca de 30 homens trabalhando somente nesta obra. Se o clima ajudar, estaremos concluindo dentro de alguns dias", explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro. Ele observa que ao concluir esta etapa, a via estará com todo o piso renovado. "Anteriormente já havia sido feito a faixa esquerda, por onde vai passar o BRT, bem como a faixa central". 
 
O prefeito Colbert Martins Filho ressalta que o principal objetivo é garantir as melhores condições de tráfego tanto para motoristas, como para os usuários de transporte público. "Essa é uma das vias por onde passará o BRT. Então estamos garantindo um piso da melhor qualidade em toda a sua extensão", destacou. 
 
Fotos: José Ricardo Santos

Colbert lamenta morte de Hélio Oliveira, ex-servidor da Fundação Hospitalar

Hélio Oliveira
 Faleceu vítima de um infarto nesta quarta-feira, 27, por volta das 5h, o ex-funcionario da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Hélio Oliveira. Ele tinha 75 anos de idade e era irmão do atual secretário municipal de Meio Ambiente, Arcênio Oliveira.

A Fundação é o órgão da Prefeitura mantenedor do Hospital Inácia Pinto dos Santos - Hospital da Mulher. Ele atuou ali por mais de 20 anos, tendo ocupado o cargo de chefe da Divisão Financeira.
 
O prefeito Colbert Martins Filho lamentou a morte do servidor público. "Nossos sentimentos ao secretário Arcênio e a todos os familiares e amigos. É uma perda que vai fazer enorme falta a todos".
 
Em sua despedida da Fundação, dois anos atrás, foi homenageado pelos colegas da instituição, onde era bastante querido. "Servidor exemplar e muito amigo de todos aqui", diz a diretora-presidente Gilbert Lucas. 
 
A Secretaria de Saúde Denise Mascarenhas, que em sua passagem pela Fundação também atuou ao lado de Hélio Oliveira, disse que se tratava de "um homem muito prestativo, educado, dedicado à função e admirado por todos".
 
Hélio deixa viúva Dilmar Correia Oliveira, os filhos Ayda Helena, Aline e Hélio de Oliveira Júnior, os netos Maysa Helen, Maria Laura e Luiz Guilherme e uma bisneta, Lara Ayssa.

Bahia está em 5º lugar no ranking nacional de isolamento social

Comercio fechado
Dados da plataforma InLoco apontam que o índice de isolamento social na Bahia ficou em 45,7% na terça-feira (26), o quinto melhor do Brasil, atrás de dois estados da região Norte e dois do Nordeste. Já a capital baiana é a terceira melhor dentre todas do país, perdendo apenas para Macapá e Recife, respectivamente.
 
De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, "esta é uma demonstração de que a decisão de antecipação dos feriados foi assertiva e os baianos estão comprometidos com esse esforço adicional para ficar em casa e reduzir as taxas de infecção", ressalta Vilas-Boas.
 
Entre os municípios, os que alcançaram maiores índices foram Jaguaripe (59%), Baianópolis (57,5%) e Jiquiriça (56.3%). Os piores índices apontados pelos dados da plataforma ficaram em Potiraguá (28,9%), Macajuba (30,3%) e Carinhanha (31,8%).
 
Todos estes dados foram gerados pela plataforma InLoco, que coleta dados de dispositivos móveis, não sendo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a responsável pelas informações disponíveis. Na relação em anexo, a InLoco não computou o município de Catolândia.

terça-feira, 26 de maio de 2020

Lockdown não está sendo planejado para Feira, mas não descarta aplicação em bairros, diz Colbert Filho

Colbert Filho
 A paralisação total de Feira de Santana, especialmente dos deslocamentos de pessoas, também conhecida como lockdown, não está sendo planejada para ser aplicada no município.

A afirmação é do prefeito Colbert Martins Filho, durante a coletiva semanal virtual, nesta segunda-feira, 25. “Espero não participar de uma ação desta de fechamento total da cidade”.
 
Mas a aplicação da medida não está descartada em bairros que apresentam maior mobilidade – as circunstâncias estão sendo avaliadas. “A gente pode pensar numa restrição ainda maior nestes locais”, afirmou Colbert Filho.
 
A medida extrema, diz o prefeito, deve ser rápida, visto às condições que se tem na cidade. Mas, de acordo com ele, esta não é a última medida a ser adotada para tirar as pessoas das ruas.
 
A medição dos índices de circulação de pessoas nas ruas, o isolamento social, está sendo feita por empresas de telecomunicação móvel e os números estão sendo apresentados diariamente, às 15h, e atualizados.
 
No domingo, o índice de isolamento foi de 45,9%, alguns pontos percentuais abaixo do recomendado pelas autoridades sanitárias. O ideal é 70%. Estes números serão divulgados diariamente no site www.feiradesantana.ba.gov.br.
 

Hospital da Mulher inicia medição de temperatura como medida de prevenção

Recepção
 O Hospital da Mulher continua investindo na segurança de pacientes, acompanhantes e colaboradores no combate e prevenção à Covid-19. Nesta terça-feira, 26, o Hospital iniciou a utilização de termômetros digitais na recepção principal, no sentido de aferir a temperatura e servir com um primeiro sinal de alerta na atuação contra o novo coronavírus. Técnicos já começaram as abordagens, seguindo o protocolo de distanciamento e proteção do POP - Procedimento Operacional implantado pela Prefeitura Municipal.

Os termômetros vão identificar se alguém está com febre, que é um dos sinais de quadros infecciosos como pela infecção por coronavírus. "Essa atitude é uma forma de monitorar e garantir a segurança de todos para que juntos possamos dar um atendimento adequado e com respossabilidade”, informou a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas.
Além da recepção principal, os termômetros serão utilizados também para as pessoas que entrarem no Ambulatório do HIPS, no Laboratório e também foram implantados no CMDI - Centro Municipal Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine e no CMPC - Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz.
 
Fotos: Anderson Cley

Nova frota de veículos pesados da Prefeitura entra em ação na recuperação de estradas e tapa-buraco

Zona Rural
 As novas máquinas adquiridas pela Prefeitura de Feira de Santana já estão em ação na cidade e também na zona rural do Município. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano aproveita a "trégua" dada pela chuva e desde ontem realiza serviços de recuperação de estradas vicinais nos distritos além de uma operação tapa-buracos  na área urbana.

Caçamba, patrol e pá carregadeira, que integram a nova frota municipal de veículos pesados, estão atuando em várias áreas simultaneamente, uma capacidade que a  Prefeitura não tinha até recentemente. O prefeito Colbert Martins Filho investiu cerca de R$ 30 milhões na aquisição.
 
Na cidade, a programação de trabalhos para recuperação de vias públicas (tapa buraco) beneficia os bairros Feira X, Papagaio, Santo Antônio dos Prazeres e SIM, além das avenidas Artemia Pires Presidente Dutra.
Estradas estão sendo patroladas nos distritos Governador João Durval, Maria Quitéria, Matinha, Tiquarucu e Jaquara, em trechos onde é possível passar a patrol - há locais que, em virtude da água acumulada pela chuva dos ultimos dias, não existe condição de que se faça qualquer intervenção no momento, sendo necessário esperar um período maior de estiagem.
 
O prefeito Colbert Martins Filho diz que a população vai notar, a partir de agora, uma nova dinâmica no trabalho de recuperação de vias públicas e acessos na zona rural. "Estamos equipados para fazer operações com muito maior rapidez e eficiência, com o maquinário adquirido pela Prefeitura. É um investimento que vai proporcionar uma nova realidade para o nosso povo".
O secretário de Desenvolvimento Urbano pede a compreensão da comunidade quanto a necessidade de aguardar pelo tempo firme para as intervenções. "Estamos com pessoal, material  e maquinário para trabalhar, mas é preciso secar as estradas para que possamos fazer algo mais efetivo. Investir com o tempo chuvoso é desperdício de dinheiro público, pois se perde o que foi feito".

Somente órgãos municipais que desempenham atividades indispensáveis funcionam durante feriados antecipados

Prefeitura de Feira
 Os órgãos municipais que desempenham atividades indispensáveis, direta e indiretamente, à prestação dos serviços públicos essenciais, bem como imprescindíveis à manutenção das ações emergenciais desenvolvidas pelo Governo Municipal, são os que estão aptos a funcionar durante o período de feriados antecipados - nesta terça (26) e quarta-feira (27). Decreto esclarecendo essa medida foi publicado em edição extra do Diário Oficial Eletrônico nesta terça-feira.

Na última sexta-feira o Governo Municipal havia acatado o decreto estadual de antecipação de feriados para esta segunda e terça, e antecipou o feriado de Corpus Christi para a próxima quarta-feira - medida que continua valendo para os demais segmentos. O objetivo é aumentar o índice de isolamento social como ferramenta de controle do avanço do novo coronavírus. 
 
O texto do Decreto diz que “os serviços indispensáveis para fins deste artigo não se restringem aos serviços de apoio direito aos Serviços Públicos Essenciais dentro das respectivas áreas da saúde, segurança, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações; mas também àqueles considerados como de extrema relevância e necessidade desenvolvidos pelas Secretarias da Fazenda; de Administração; de Comunicação; de Meio Ambiente; de Desenvolvimento Urbano; de Agricultura; de Serviços Públicos; de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico; de Planejamento; de Transporte e Trânsito; de Prevenção à Violência; da Secretaria de Governo; do Gabinete do Prefeito e da Procuradoria Geral do Município”.

Confira os números do boletim epidemiológico da Covid-19 nesta segunda-feira (25/05)

SMS
 A Prefeitura de Feira de Santana, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os dados do boletim epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) desta segunda-feira, 25. Confira abaixo:

PREFEITURA DE FEIRA DE SANTANA
 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
 
Números da Covid-19 em Feira de Santana nesta segunda, 25 de maio de 2020
 
Casos confirmados no dia: 37
 
Sexo feminino
 
Sexo feminino, 21anos 
Sexo feminino, 22 anos
Sexo feminino, 26 anos
Sexo feminino, 26 anos
Sexo feminino, 27 anos
Sexo feminino, 29 anos
Sexo feminino, 29 anos
Sexo feminino, 30 anos
Sexo feminino, 33 anos
Sexo feminino, 38 anos
Sexo feminino, 40 anos
Sexo feminino, 41 anos
Sexo feminino, 45 anos
Sexo feminino, 46 anos
Sexo feminino, 49 anos
Sexo feminino, 54 anos
Sexo feminino, 61 anos
Sexo feminino, 66 anos
Sexo feminino, 81 anos
 
Sexo masculino
 
Sexo masculino, 07 anos 
Sexo masculino, 20 anos
Sexo masculino, 20 anos
Sexo masculino, 27 anos 
Sexo masculino, 28 anos
Sexo masculino, 33 anos
Sexo masculino, 34 anos
Sexo masculino, 34 anos
Sexo masculino, 35 anos 
Sexo masculino, 41 anos 
Sexo masculino, 45 anos 
Sexo masculino, 50 anos 
Sexo masculino, 53 anos 
Sexo masculino, 56 anos 
Sexo masculino, 59 anos 
Sexo masculino, 88 anos 
 
Total de casos confirmados no município: 375 
 
Casos ativos: 232
 
Exames negativos do dia: 57
 
Pacientes recuperados no dia: 19
 
Total de recuperados no município: 136
 
Pacientes da Covid-19 hospitalizados no município: 08
 
Total de óbitos por Covid-19: 07
 
O sétimo óbito por Covid-19 trata-se de uma pessoa do sexo masculino, 59 anos, portador de hipertensão arterial e diabetes. Veio a óbito neste domingo (24) em uma unidade da rede pública em Feira de Santana. 
 
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Só agências da Caixa vão poder abrir nos três feriados antecipados em Feira para pagar o auxílio emergencial

Agencia da CEF
 Apenas as agências da Caixa Econômica Federal, exclusivamente para atender ao público  do pagamento do auxílio emergencial, vão poder abrir nos feriados antecipados das próximas e segunda, terça e quarta-feira (dias 25,26 e 27 de maio) em Feira de Santana, iniciativa do Governo do Estado, acolhida pelo prefeito Colbert Martins e por gestores de outras seis cidades baianas, incluindo Salvador, que já registraram mais de 100 casos de infecção por Covid-19.

A finalidade é reduzir drasticamente a quantidade de pessoas nas ruas do comércio e, assim frear o avanço dos casos de Covid-19 nesta cidade e nas cidades onde o estágio de contágio se encontra avançado. A decisão de permitir a abertura da Caixa pelo "fato da relevância do atendimento ao pagamento de mais uma parcela do auxílio emergencial, e de proibir o funcionamento de outras instituições que não tem essa atribuição, foi adotada pelo prefeito Colbert Martins Filho, em conjunto com o seu colega gestor de Salvador, ACM Neto. 
 
Os feriados do São João (24 de junho) e 2 de Julho, data da Independência da Bahia, estão sendo antecipados por decreto do governador do Estado, Rui Costa. O de Corpus Christi, em 11 de junho, também está sendo transferido para semana que vem, mas nesse caso por meio de decreto dos municípios - as cidades baianas com mais de 100 casos de coronavírus.
 
A Febraban, entidade de classe das instituições bancárias no país, pleiteava o funcionamento de todos os estabelecimentos, nos feriados da próxima semana na Bahia e chegou a emitir nota informando que iriam abrir. Mas os prefeitos entendem que os bancos não tem poder para contrariar decreto municipal e, considerando que, essencial neste momento, nesta atividade econômica, é o atendimento ao público do auxílio emergencial, liberaram apenas a Caixa, responsável por pelo serviço.
 
Recebem o auxílio emergencial cidadão maior de 18 anos que pertença à família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00); e que não esteja recebendo benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou outro programa de transferência de renda federal, exceto o Bolsa Família; que não tenha recebido em 2018 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos); esteja desempregado ou exerça atividade na condição de: Microempreendedores individuais (MEI); Contribuinte individual da Previdência Social;   Trabalhador Informal, de qualquer natureza, inclusive o intermitente inativo.  
 
"Creio que essa é a decisão mais sensata. A Caixa tem, digamos, um motivo de força maior para funcionar, até para não acumular atendimentos deste programa federal que envolve milhões de pessoas. As outras instituições não estão com essa prioridade", diz o prefeito de Feira de Santana.
 
Na quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de maio, embora não sejam feriados, os bancos vão abrir em expediente reduzido ao público, das 9 as 14 horas. Esta determinação é do Governo da Bahia e vale para as cidades envolvidas no decreto estadual.
 

Terminais de transbordo e ônibus em Feira de Santana terão atendimentos especiais neste feriado antecipado

Terminal
 Os terminais de transbordo Central, Norte e Sul de Feira de Santana terão funcionamento reduzido até às 20h nesta segunda (25), terça (26) e quarta-feira (27), datas em que a Prefeitura antecipou, por decreto municipal nº 11.575 de 24 de maio de 2020, três feriados seguindo o estabelecido pelo decreto estadual nº 19.722 de 22 de maio de 2020.

A frota de ônibus que atende a população feirense na zona urbana e rural também será ajustada à mesma quantidade de veículos operada em domingos e feriados. Neste período, a Prefeitura garantirá o benefício da tarifa de meia passagem (R$ 2,07) para usuários do Sistema Integrado de Transporte (SIT) que possui o Cartão Via Feira.
 
Já nos distritos, os ônibus das concessionárias São João e Rosa atenderão a comunidade com a mesma operação especial praticada em dias úteis desde o início da pandemia.
 
Frota reserva
Ônibus reservas ficarão de plantão no Terminal Central, das 6h às 20h, horário do último balão, para atender em caso de necessidade ajustes pontuais nos três dias de feriados antecipados.
 
Saulo Figueiredo, secretário municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), explica que estes ajustes na oferta do transporte público urbano acompanham a determinação do prefeito Colbert Martins Filho voltada ao controle do fluxo de pessoas no município, sendo prioridade entre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19) no país.
 
“Como serviço essencial, continuaremos atendendo a comunidade, mas evidente que haverá queda da demanda de passageiros. Apenas serviços que são autorizados a funcionar em feriados estarão mantendo as atividades, a exemplo de supermercados, postos de gasolina, padarias, farmácias e funerárias.
 
A SMTT tem orientado o usuário, em caso de deslocamento, buscar horários alternativos a fim de evitar aglomerações.
 
SIU Mobile
O usuário também pode acompanhar a previsão de chegada dos ônibus através do aplicativo SIU MOBILE, disponível para smartphones com recursos de GPS.
 
O App pode ser baixado gratuitamente pelo usuário através do Google Play (plataformas Android e Windows), IOS ou ainda pelo site www.viafeira.com.br

Fundação Hospitalar em regime de sobreaviso

FHIPS
 Conforme o decreto n°11.575, de 24 de Maio de 2020, do Município de Feira de Santana em relação a antecipação de feriados de para esta segunda (25), terça (26) e quarta-feira (27), a Fundação Hospitalar vai funcionar em regime de sobreaviso.

De acordo a diretora-presidente da Fundação, Gilberte Lucas, a instituição vai adotar medidas para informar aos pacientes sobre a suspensão dos atendimentos. "A nossa determinação é que na manhã desta segunda, todas as unidades da Fundação façam um mutirão para comunicar aos pacientes a suspensão dos atendimentos no CMDI (Centro Municipal Diagnóstico por Imagem), CMPC (Centro Municipal Prevenção ao Câncer) e no Ambulatório do Hospital da Mulher".
 
Gilberte Lucas ressalta que todos os exames e atendimentos suspensos devido a antecipação dos feriados serão remarcados para as próximas semanas. "Nenhum paciente será prejudicado, todos os atendimentos serão remarcados".
 
Ela informa que os atendimentos do Hospital da Mulher e do laboratório ocorrerão normalmente por prestarem serviço essenciais à comunidade.
 
Nos dias 28 e 29 (quinta e sexta-feira) os atendimentos serão normais para as unidades de assistência à saúde, e facultativo para a área administrativa. Nesta segunda-feira, os setores administrativos deverão organizar seu fluxo para liberação de material de atendimento nas unidades de saúde, como também escala de sobreaviso nestes dias.
 

domingo, 24 de maio de 2020

SMS de Feira de Santana regista neste domingo (24/05) 15 novos casos de covid-19

SMS
A Secretaria Municipal de Saúde notificou neste domingo (24/05), mais 15 novos casos de covid-19, em Feira de Santana. Com estes novos registros subiu para 338, o número de casos já registrados na cidade.

Segundo a SMS, no sábado (23/05) foi registrada a sexta morte por covid-19 no município. Trata-se de um homem de 41 anos, diabético, obeso e com doença cardiovascular. Também no sábado foram notificados 32 casos.
A sexta vítima morreu dia 20/05, em uma unidade pública de emergência em Feira de Santana – não foi divulgada a unidade pela Secretaria de Saúde.
Ainda segundo a secretaria, 117 pessoas estão recuperadas, porém o número de pessoas ainda se recuperando é maior. São 215 casos ativos.
Casos confirmados 338
Casos confirmados no dia: 15
Sexo feminino, 13 anos
Sexo feminino, 26 anos
Sexo feminino, 26 anos
Sexo feminino, 28 anos
Sexo feminino, 29 anos
Sexo feminino, 37 anos
Sexo feminino, 80 anos
Sexo masculino, 14 anos
Sexo masculino, 25 anos
Sexo masculino, 30 anos
Sexo masculino, 31 anos
Sexo masculino, 32 anos
Sexo masculino, 36 anos
Sexo masculino, 51 anos
Sexo masculino, 52 anos
Casos ativos: 215
Exames negativos do dia: 47
Pacientes recuperados no dia: 0
Total de recuperados no município: 117
Total de óbitos por Covid-19: 06