Submarino

AQUI TEM TRABALHO

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Mais 40 novos casos de Covid-19 foram registrados em Feira de Santana nesta quarta (30/09)

 

Teste Covid 19

 Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 34 pacientes recuperados e atingiu a marca de 9.620 curados da Covid-19 desde o início da epidemia, índice que representa 93% dos casos confirmados. Enquanto isso, 29 pessoas que aguardavam resultado do exame testaram negativo e 40 novos casos de Coronavírus foram positivos hoje. 

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 24 pacientes internados no município e 411 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais dois óbitos, ocorridos nos dias 01 e 12 de setembro. A informação é da Vigilância Epidemiológica através da Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (30/09).
 
Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
 
NÚMEROS DESTA QUARTA-FEIRA
30 de setembro de 2020
Casos confirmados no dia: 40
Pacientes recuperados no dia: 34
Resultados negativos no dia: 29
Alta hospitalar no dia: 0
Óbitos comunicados no dia: 2
Datas dos óbitos: 01/09 e 12/09
A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.
 
NÚMEROS TOTAIS
Total de pacientes ativos: 411
Total de casos confirmados no município: 10.251 (Período de 06 de março a 30 de setembro de 2020)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 387
Total de pacientes hospitalizados no município: 24
Total de recuperados no município: 9.620
Total de exames negativos: 11.648 (Período de 06 de março a 30 de setembro de 2020)
Aguardando resultado do exame: 295
Total de óbitos: 220
 
INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS
Total de testes rápidos realizados: 15.481 (Período de 06 de março a 30 de setembro de 2020)
Resultado positivo: 2.848 (Período de 06 de março a 30 de setembro de 2020)
Em isolamento domiciliar: 11
Resultado negativo: 12.633 (Período de 06 de março a 30 de setembro de 2020)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020

Bahia tem 2.274 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

 

Teste rápido

 A Bahia registrou 2.274 novos casos de Covid-19 e 47 mortes em decorrência da doença, nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta quarta-feira (30/09).

Com a atualização, o número de casos de Covid-19 confirmados no estado é de 310.526, e o de mortes 6.744, o que representa uma letalidade de 2,17%. Os números são referentes ao período entre março, início da pandemia, e esta quarta.
 
Dentre os óbitos, 55,87% ocorreram em paciente do sexo masculino e 44,13% em pacientes do sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 53,65% corresponderam a parda, seguidos por branca com 17,05%, preta com 15,30%, amarela com 0,82%, indígena com 0,12%.
 
Não há informações sobre raça e cor de 13,06% das pessoas que morreram com a doença. O percentual de casos com comorbidade foi de 72,08%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (75,62%).
De acordo com a Sesab, nas últimas 24 horas, a taxa de crescimento no número de casos foi de +0,7% e a de recuperados da doença, +0,4%.
 
Outros dados
Na Bahia, 26.105 profissionais da saúde tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Segundo a Sesab, são consideradas recuperadas, 296.207 pessoas e 6.744 estão com o vírus ativo, podendo transmiti-lo.
 
Para fins estatísticos, a Vigilância Epidemiológica Estadual informou que considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos, são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.
 
Os casos confirmados ocorreram nos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,01%).
Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100 mil habitantes foram: Ibirataia (6.622,26), Almadina (6.387,26), Madre de Deus (6.049,40), Itabuna (6.025,62), São José da Vitória (5.151,75).
 
O boletim epidemiológico contabiliza, ainda, 616.533 casos descartados e 73.826 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira (30).

Fundação Hospitalar abre programação do Outubro Rosa com palestra e marcação de exames

 

CMPC

 Outubro Rosa: mês dedicado a alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer do colo do útero. A Fundação Hospitalar de Feira de Santana preparou uma programação para o período, desde a marcações de mamografias e preventivo a palestras virtuais. Na abertura nesta quinta-feira, 1º, haverá a primeira live, às 9h, na rede social da Fundação (@fundaçãohospitalardefeira). A enfermeira Maria Carolina Reis abordará o tema “Outubro Rosa – CMPC”.

De acordo com a presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, as ações estarão concentradas no CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez) e CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Leone), além do Hospital Inácia Pinto dos Santos, cujos equipamentos estão vinculados à autarquia municipal.  
 
“O nosso objetivo é proporcionar ao maior número de mulheres acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade”, afirma. 
Gilberte Lucas assegura que afim de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, a partir desta quinta-feira, serão realizadas marcações de mamografia e preventivo. Os cadastros deverão ser feitos através do e-mail outubrorosa@fhfs.ba.gov.br, e/ou pelo telefone (75) 3602-7338, e/ou no CMPC. 
 
Ela afirma que neste ano com o propósito de não formar grandes filas e aglomerações foram necessárias algumas adequações. “Por conta da pandemia, abriremos diversos canais para essas marcações, com linha exclusiva. Portanto, não é preciso dirigir-se ao CMPC desnecessariamente para realizar o agendamento”. Acrescenta que os atendimentos serão destinados para as mulheres residentes em Feira de Santana. Devem encaminhar dados do RG, CPF, Cartão SUS e o endereço. 
 
As ações do “Outubro Rosa” prosseguem até o dia 30. Além dos agendamentos, a realização de palestras nas redes sociais da Fundação com os profissionais da equipe multidisciplinar para esclarecer dúvidas acerca do tema. Participarão ginecologistas, mastologistas, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, dentre outros.

Começa remoção de barracas da Sales Barbosa

 

O Governo Municipal de Feira de Santana deu início à remoção das cerca de 800 barracas instaladas ao longo do Calçadão da Sales Barbosa, na manhã desta quarta-feira, 30. A ação faz parte do projeto Novo Centro, de requalificação do Centro da cidade, que também contempla os camelôs com instalação no Shopping Cidade das Compras, onde passam a dispor de todas as estruturas para se tornarem lojistas.

Para agilizar a remoção das barracas, iniciada às 6h, a Prefeitura está mobilizando cerca de 150 homens, além de contar com apoio da Guarda Municipal e da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Também envolve 10 guinchos, uma retroescavadeira e um gerador.



A previsão do secretário de Prevenção à Violência (Seprev), Moacir Lima, é dos trabalhos prosseguirem durante toda a semana. As barracas removidas estão sendo transportadas para pátio da Prefeitura ou conduzidas para locais indicados pelos próprios donos.

A remoção das barracas, conforme Moacir Lima, está sendo realizada após as barracas serem esvaziadas pelos próprios donos. Os camelôs que estão deixando o local, por sua vez, já estão se instando no Shopping Cidade das Compras, aberto oficialmente desde a semana passada.



O Calçadão da Sales Barbosa, conforme o secretário Moacir Lima, é o local onde se concentra o maior número de barracas em calçadas no centro da cidade. E, ao mesmo tempo, de acesso mais difícil, em função de só existirem estreitos corredores para transeuntes circularem entre as barracas.



Mais de 300 barracas já foram removidas do Centro de Feira de Santana

 

A remoção das barracas no centro comercial de Feira de Santana está sendo realizada sem alterações. Até o momento, mais de 300 destes equipamentos foram retirados dos passeios públicos.

O secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima, que coordena o serviço, disse que os comerciantes estão sendo informados com antecedência, para que mercadorias e outros objetos de valor sejam retirados.



Eles indicam o local para onde o equipamento deve ser levado pela equipe que está fazendo esta remoção. São barracas de vários tamanhos, cujo  transporte está sendo feito pela Prefeitura.

Já foram retiradas as barracas localizadas na avenida Senhor dos Passos, nas ruas Recife, Hermínio Santos, Praça D. Pedro II (Praça do Nordestino), Libânio de Morais (fundo do Mercado de Arte Popular) e na Leonardo Borges.



Mais de 20 mil kits de alimentos já foram entregues nas escolas municipais

 

Um total de 20.404 kits de alimentos foi entregue nas escolas da Rede Municipal de Educação até esta terça-feira, 29. Esta quarta-feira, outras 15 unidades de ensino estão na rota da distribuição do kit que é composto por 12 itens. Até o fim desta semana a previsão é que essa conta passe de 26 mil kits entregues, somando assim mais de 50% do total.

Na rota desta semana, estão escolas da sede e dos distritos de Jaíba, Jaguara, Humildes, Maria Quitéria e Matinha. Na sede, a entrega segue uma programação intensa também: houve entrega nas escolas João Marinho Falcão, no Jardim Acácia; Ana Maria Alves dos Santos, no Feira X; e Maria de Lourdes Pellegrini, na localidade Três Riachos, entre outros. A logística é pensada para atender às famílias o mais rápido possível.



Cada um dos 51.340 estudantes da rede – da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos – tem direito a receber um kit, independente de quantos alunos componham a mesma família.

Devido a pandemia da Covid-19, os gestores escolares são orientados a adotar medidas de biossegurança e evitar aglomeração. Elas estão organizando a escala de entrega às famílias de acordo com a série ou ano em que o estudante está matriculado.

“Começamos a entrega nesta terça-feira pela sede de Jaguara, distribuindo para os moradores do entorno. As demais localidades do nosso distrito, que são mais afastadas, foram divididas em cinco dias de roteiro. Levaremos os kits de acordo com a proximidade das famílias, atendendo a cada localidade. No total, são 19”, explica a professora Jacelí da Silva Cerqueira, diretora da Escola Municipal Doutor Colbert Martins da Silva.



Em relação às orientações de biossegurança, Jacelí afirma: “manteremos o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde, com as medidas necessárias para a proteção de todos”.

O kit de alimentos é composto por 12 itens: feijão carioca, arroz, açúcar, café, macarrão tipo espaguete, óleo de soja, proteína texturizada de soja, leite em pó, farinha de milho flocada, farinha de mandioca, biscoito cream cracker e extrato de tomate. O valor total investido pela Prefeitura para aquisição dos alimentos foi de R$ 2.438.650,00.


Procon fiscaliza e compara preços antes da campanha de liquidação

 

A fiscalização do Procon de Feira de Santana trabalha na elaboração de uma pesquisa de preços de produtos relacionados ao Dia das Crianças e na confirmação ou não dos preços, que serão anunciados pelas lojas no Liquida Feira.

A pesquisa tem como objetivo oferecer aos pais ou às pessoas que desejam presentear crianças naquele dia comemorativo, uma importante ferramenta para fazer as devidas comparações e economizar nestas compras.

Já o levantamento de preços dos produtos, antes da campanha de liquidação, visa comparar os valores que serão anunciados como promocionais. Caso a fiscalização encontre situação que considere lesiva ao bolso do consumidor, o lojista poderá ser autuado. 

A infração, neste caso, acontece se o órgão  constatar que o preço anunciado como promocional ou o desconto não estão coincidindo com o valor do produto anunciado anteriormente nas vitrines, que houve aumento depois da tomada de preços.

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Seis meses após o primeiro caso de Covid-19, Feira de Santana registra redução no número de infectados

 

Hospital de campanha

 Após completar seis meses de pandemia, Feira de Santana vem registrando uma redução no número de casos confirmados por Covid-19. O município atingiu o pico de contágio em julho, quatro meses depois, com 3.204 casos positivos. Em setembro, apresentou uma queda de 67%, com 1.045 casos confirmados. 

Junto com a significativa redução no número de casos positivos, o município também apresenta diminuição na quantidade de óbitos registrados por Covid-19. No mês de julho, ocorreram 73 óbitos confirmados na cidade. Já no mês de setembro, foram 29 mortes. A redução é de 60%, o que significa 47 óbitos a menos.
De acordo com o painel Epidemiológico da Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), Feira tem o menor índice de mortes por Covid-19, dentre as maiores cidades do estado. A taxa de letalidade no município é de 1,69%, que é considerado baixo. Os índices mais elevados são de Ilhéus (3,38%) e Salvador (3,15%). 
 
Durante o mês de setembro, Feira de Santana alcançou o maior percentual de pacientes recuperados desde o início da pandemia. No momento atual, entre 6 de março a 28 de setembro, o município tem 10.155 casos confirmados, sendo que 9.517 estão curados, cujo índice representa 93% dos casos.

SMS registra mais 56 novos casos de Covid-19 em Feira de Santana

 

Hospital de campanha

 Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 69 pacientes recuperados e atingiu a marca de 9.586 curados da Covid-19 desde o início da epidemia, índice que representa 93% dos casos confirmados. 

Enquanto isso, 10 pessoas que aguardavam resultado do exame testaram negativo e 56 novos casos de Coronavírus foram positivos hoje. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 24 pacientes internados no município e 407 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. 
 
O informativo também confirma mais dois óbitos, ocorridos nos dias 16 de agosto e 28 de setembro. A informação é da Vigilância Epidemiológica através da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (29/09).
 
Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
NÚMEROS DESTA TERÇA-FEIRA
29 de setembro de 2020
Casos confirmados no dia: 56
Pacientes recuperados no dia: 69
Resultados negativos no dia: 10
Alta hospitalar no dia: 0
Óbitos comunicados no dia: 2
Datas dos óbitos: 16/08 e 28/09
A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.
 
NÚMEROS TOTAIS
Total de pacientes ativos: 407
Total de casos confirmados no município: 10.211 (Período de 06 de março a 29 de setembro de 2020)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 383
Total de pacientes hospitalizados no município: 24
Total de recuperados no município: 9.586
Total de exames negativos: 11.619 (Período de 06 de março a 29 de setembro de 2020)
Aguardando resultado do exame: 240
Total de óbitos: 218
INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS
Total de testes rápidos realizados: 15.444 (Período de 06 de março a 29 de setembro de 2020)
Resultado positivo: 2.844 (Período de 06 de março a 29 de setembro de 2020)
Em isolamento domiciliar: 8
Resultado negativo: 12.600 (Período de 06 de março a 29 de setembro de 2020)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).

Bahia tem 1.624 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Exames de Covid

 Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.624 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 1.665 curados (+0,6%). Dos 308.252 casos confirmados desde o início da pandemia, 294.890 já são considerados curados e 6.665 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.
 
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,14%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.576,54), Almadina (6.350,66), Itabuna (5.992,32), Madre de Deus (5.987,77), Dário Meira (5.144,72).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 611.572 casos descartados e 74.021 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (29/09).
 
Na Bahia, 25.964 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
 
Óbitos
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 49 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana comemora um ano com apresentação orquestral online

 

Núcleo Territorial

 Na próxima quarta-feira, 30 de setembro, o Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana - Antônio Gasparini realiza o Concerto de Aniversário, em comemoração ao seu primeiro ano de existência. Para celebrar a data, bem como os impactos sociais gerados pelo Núcleo desde que foi inaugurado pelo Governo do Estado, o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM) e a Secretaria de Justiça Social, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realizarão o evento totalmente online e aberto ao público. 

A cerimônia será transmitida pela página do NEOJIBA no Facebook e YouTube, a partir das 19 horas. No concerto, irão se apresentar a Orquestra Juvenil de Feira de Santana, a Orquestra Escola e o Coro Cênico, principais formações musicais do NTN. Além das crianças, adolescentes e jovens integrantes do programa, a celebração conta com a presença do Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, e do maestro e pianista fundador do programa NEOJIBA, Ricardo Castro. 
Na programação, está incluída ainda a exibição de vídeos com depoimentos do Secretário de Cultura de Feira de Santana, Jairo Carneiro, do Presidente da Fundação Municipal Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho, e demais parceiros e apoiadores do programa na cidade. Além disso, os jovens integrantes e seus familiares contarão sobre suas experiências nas ações e atividades promovidas pelo Núcleo a nível territorial durante o último ano. 

Estudante com Síndrome de Down representa Feira em Festival Bahia Open de Parataekwondo

 

Alejandro Alano

 Um adolescente mais disciplinado, que anda e respira melhor e que adquiriu mais qualidade de vida. Este é Alejandro Alano Gonçalves Peixoto, aluno do 4º ano do Centro Municipal de Educação Monteiro Lobato, após 1 ano e 3 meses frequentando aulas de taekwondo. Ele tem Síndrome de Down e foi um dos representantes de Feira de Santana no I Festival Bahia Open de Parataekwondo, neste domingo, 27. Alejandro tem 17 anos.

Em sua primeira edição, o Festival foi realizado no formato virtual e contou com a participação de paratletas de toda a América Latina. Eles gravaram vídeos executando técnicas que aprenderam durante as aulas e enviaram à organização do evento. Os vídeos foram reproduzidos durante transmissão via Facebook. A jovem Júlia Brito, de 12 anos, que nasceu com deficiência auditiva, também representou Feira no Festival.
 
Alejandro sempre gostou de artes marciais. O Taekwondo chegou de forma aleatória em sua vida, mas, segundo sua mãe, Suely Peixoto, a didática do mestre Cledson Júnior e a dedicação do filho levaram a família a abraçar a modalidade esportiva. Hoje ela comemora o desenvolvimento do adolescente tanto no âmbito físico quanto intelectual.
“O esporte tem regras e códigos que precisam ser obedecidos: exige disciplina – e esse é um atributo que nos dá tranquilidade para lidar com situações em nossas vidas, de forma geral. Jovens acometidos por Síndrome de Down têm algumas instabilidades que meu filho não tem por conta dessa relação com o esporte”, diz Suely.
 
O professor Cledson Júnior pontua que, logo no início dos treinos com Alejandro, o jovem se cansava rapidamente com os exercícios aeróbicos e tinha pouca flexibilidade. Mas o tempo passou e ele também foi procurando desenvolver novas formas de passar as técnicas ao aluno.
 
“Mudei o tempo de execução dos movimentos, trabalhei lateralidade para proporcionar mais equilíbrio ao aplicar os golpes, entre outras coisas. Após um tempo já víamos os resultados: perda de peso, maior concentração, disciplina e desenvolvimento da coordenação motora”, conta o mestre Cledson. Ele também destaca que ambos, Júlia e Alejandro, demonstraram nervosismo e euforia quando souberam que participariam do festival.
Até mesmo na escola, professores notaram a diferença no desempenho de Alejandro. Claudine Cordeiro, diretora do Centro Monteiro Lobato, afirma que o estudante passou a ser mais sociável após o taekwondo. “Ele está mais atento às questões pedagógicas em sala de aula, se envolve mais com os colegas e atende mais às propostas dos professores. Ele se comunica melhor”, avalia.

Homem é preso em Irará com arma e drogas em operação com ajuda de cão farejador

 

Cão com a droga

 Um homem foi preso na tarde de segunda-feira (28/09), na cidade de Irará, que fica a cerca de 130 km de Salvador. Com ele foram apreendidas uma pistola, drogas e munições. O material foi encontrado com a ajuda de um cão farejador.

O homem, que não teve identidade e idade divulgadas, estava na zona rural da cidade junto com comparsas. O grupo foi denunciado à Polícia Militar por denúncias anônimas. Os policiais então começaram a procurar os suspeitos.
 
Um dos cães farejadores da PM, o Athos, começou a procurar pela área da propriedade e encontrou dois tonéis onde as drogas estavam armazenadas. Nessa busca, os suspeitos correram pelo matagal e um deles foi alcançado e detido em flagrante.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o suspeito é apontado como um dos gerentes da facção. Os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm, carregadores, munições de calibres 40, 45 e 9mm, cerca de 5,5 kg de maconha e meio quilo de cocaína.
 
Além disso foram apreendidos também 2.500 pinos e embalagens plásticas, duas balanças, uma caixa térmica e um caderno com a contabilidade do grupo. O suspeito e os materiais apreendidos foram encaminhados para a delegacia de Irará, onde o caso foi registrado.
 
Informações do G1 

Salários de professores da rede municipal de Feira superam o piso nacional

 

Professor em aula

 Conforme nota divulgada pela Secretaria de Comunicação, na manhã desta terça-feira (29/09), os salários pagos pela Prefeitura de Feira de Santana aos professores da Rede Municipal superam os valores determinados pelo piso nacional. 

No primeiro mês que passa a integrar o quadro do Município, o professor já começa com salário base de R$ 2.174,56, valor 66% maior que o piso nacional, que é de R$ 1.443,12 para 20 horas semanais. 
 
Ao longo da carreira, o professor da Rede de Educação de Feira de Santana vai agregando vantagens. Atualmente os maiores salários base chegam a R$ 6.856,79, superando em 100% o valor mínimo da remuneração definida pela legislação federal. Vale ressaltar que sobre estes valores ainda incidem as gratificações.  
 
Somente de janeiro a setembro o Governo Municipal investiu R$ 107 milhões para pagamentos de professores e demais funcionários da Rede Municipal de Educação. 

Manifestação da APLB gera transtornos no centro de Feira de Santana

 

Manifestação da

 Em mais um ato realizado pela APLB (Sindicato dos Professores), denominado “manifestação unificada”, realizado na manhã desta terça-feira (29/09) causou transtornos aos transeuntes no centro de Feira de Santana.

 O pequeno grupo de manifestantes, utilizando um carro de som começou o manifesto no canteiro central em frente ao Passo Municipal, mas em seguida fecharam o cruzamento entre as Avenidas Senhor dos Passos e a Getúlio Vargas. 
 
Somente neste mês de setembro, a APLB realizou cinco manifestações no centro da cidade. Os manifestantes reivindicam pagamentos de horas extras e auxílio de deslocamento.
Tais benefícios foram classificados pela justiça como ilegais, em virtude da suspensão das aulas neste período de pandemia da Covid-19, porem o sindicato recorreu do parecer judicial. 
 
O Governo Municipal suspendeu o pagamento assim que foi decretado o Estado de Calamidade Pública em decorrência da pandemia. No primeiro momento a APLB obteve êxito no julgamento em primeira instância, mas a decisão da Prefeitura foi mantida pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que classificou como ilegais estes pagamentos enquanto as aulas não retornarem. 
O ato causou congestionamentos tanto nas avenidas Getúlio Vargas e Presidente Dutra, bem como nas vias adjacentes, comprometendo não somente o tráfego de veículos, mas causando também grandes prejuízos ao transporte público - reflexo sentido no atraso dos ônibus em todos os bairros da cidade.

Homem morre em confronto com a Rondesp Leste; suspeito portava metralhadora

 

Arma apreendida

 Um homem morreu após uma troca de tiros com policiais da Rondesp Leste, no conjunto Diadema, em Feira de Santana. O fato aconteceu por volta das 23h30 de segunda-feira (28/09) após moradores denunciarem aos policiais que estavam em patrulhamento, sobre a presença de uma pessoa com uma arma longa pendurada no pescoço.

Segundo a polícia, no momento da abordagem o suspeito, ao avistar as guarnições, efetuou disparos contra os policiais que revidaram. Durante a troca de tiros ele foi baleado e levado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde foi constatado o óbito.
 
Com o mesmo foi encontrada uma metralhadora calibre 9mm, um carregador municiado; dois papelotes de cocaína e cinco buchas de maconha.
 
Informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.

Moradoras relatam que receberam sementes 'misteriosas' enviadas via Correios: 'Imaginei que fosse brinde'

 Moradoras de Salvador relataram terem recebido sementes 'misteriosas' que têm sido enviadas via Correios, sem que tivessem feito a encomenda do produto. Na semana passada, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) emitiu um alerta sobre a situação.

Quatro denúncias de recebimento de sementes de origem indefinida foram registradas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. O Ministério da Agricultura acompanha as investigações. A preocupação é que essas sementes contaminem as lavouras com pragas.
 
De acordo com a Adab, as embalagens surgem com selos da China, porém o governo chinês nega qualquer envio, e ainda não é possível confirmar a procedência dos envelopes.
 
A doceira Natália Nascimento, que mora em Colinas de Periperi, no subúrbio da capital baiana, contou que recebeu as sementes, em maio, junto com flores artificiais que ela comprou pela internet. Segundo Natália, ela não solicitou as sementes.
"Eu fiz [a compra] por um aplicativo internacional de compras, só que eu não encomendei as sementes, só as flores. Eu imaginei que fosse um brinde, por isso nós plantamos, mas com cuidado de plantar separado e observando o que era. Para minha surpresa, teve o alerta da Adab e eu entrei logo em contato", contou Natália.
 
Além de Natália, outros dois moradores da Bahia comunicaram à Adab sobre o recebimento das sementes misteriosas. Uma delas também foi uma moradora de Salvador.
 
"Eu também recebi na minha encomenda, dois pacotes com dois tipos de sementinhas. Eu abri a encomenda pensando que eram pedidos atrasados que eu tinha feito e vieram esses dois pacotes", contou, em vídeo, a jornalista Maria Célia.
 
Na semana passada, a Defesa Agropecuária também recolheu essas sementes misteriosas na cidade de Candiba, no centro sul da Bahia.
A Adab destaca que a população fique alerta e não utilize as sementes, caso elas cheguem pelos Correios sem solicitação. A agência ressalta, ainda, que, em caso de recebimento desse produto, o morador não deve abrir a embalagem e nem jogar no lixo.
 
"Sempre há riscos porque as sementes, mudas, material propagativo de uma forma geral, eles são possíveis veiculadores de pragas. É imprescindível a gente fazer análise para ter noção do que é, ainda porque esse material não foi solicitado. Então a gente qual a intenção de quem remeteu para o Brasil esse tipo de material", explicou Suely Brito, fiscal da Adab.
 
As sementes devem ser encaminhadas imediatamente à Adab ou à superintendência do Ministério da Agricultura no estado, onde passarão por perícia. Para entrar em contato com a Adab, a população deve ligar para (71) 3194-2000.
 
Problemas parecidos nos EUA e Canadá
Em agosto deste ano, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês) abriu uma investigação para apurar a chegada de vários pacotes de sementes misteriosas. O produto chegou na casa de milhares de americanos sem ter sido comprado ou solicitado.
Os pacotes também foram vistos no Canadá, onde o governo postou um alerta contra sementes estrangeiras enviadas de países asiáticos.
 
As investigações do governo norte americano apontaram para uma tática de venda online, na qual as pessoas recebem itens não solicitados de um vendedor que, em seguida, publica avaliações positivas falsas de clientes para aumentar as vendas.
 
Fonte: G1

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Apenas 07 novos casos de Covid-19 foram registrados em Feira de Santana nesta segunda (28/09)

 

SMS

 Feira de Santana confirma apenas sete (07) novos casos de Coronavírus hoje. Nas últimas 24h, o município registrou mais 220 pacientes recuperados e atingiu a marca de 9.517 curados da Covid-19 desde o início da epidemia, índice que representa 93% dos casos confirmados. Enquanto isso, 14 pessoas que aguardavam resultado do exame testaram negativo.

O número de pacientes internados reduziu de 23 para 22, nas últimas 24h. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 422 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. 
 
O informativo também confirma mais três óbitos, ocorridos nos dias 26 e 27 de setembro. A informação é da Vigilância Epidemiológica através da Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (28/09).
 
Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
NÚMEROS DESTA SEGUNDA-FEIRA
28 de setembro de 2020
Casos confirmados no dia: 7
Pacientes recuperados no dia: 220
Resultados negativos no dia: 14
Alta hospitalar no dia: 1
Óbitos comunicados no dia: 3
Datas dos óbitos: 26/09 e 27/09
A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.
 
NÚMEROS TOTAIS
Total de pacientes ativos: 422
Total de casos confirmados no município: 10.155 (Período de 06 de março a 28 de setembro de 2020)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 400
Total de pacientes hospitalizados no município: 22
Total de recuperados no município: 9.517
Total de exames negativos: 11.609 (Período de 06 de março a 28 de setembro de 2020)
Aguardando resultado do exame: 270
Total de óbitos: 216
 
INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS
Total de testes rápidos realizados: 15.399 (Período de 06 de março a 28 de setembro de 2020)
Resultado positivo: 2.841 (Período de 06 de março a 28 de setembro de 2020)
Em isolamento domiciliar: 8
Resultado negativo: 12.558 (Período de 06 de março a 28 de setembro de 2020)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).
 

Bahia tem 593 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h

 

Exames de Covid

 A Bahia registrou 593 novos casos de Covid-19 e 49 mortes em decorrência da doença, nas últimas 24 horas, segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta segunda-feira (28/09).

Com a atualização, o número de casos de Covid-19 confirmados no estado é de 306.629, e o de mortes 6.648, o que representa uma letalidade de 2,17%. Os números são referentes ao período entre março, início da pandemia, e esta segunda.
 
Dentre os óbitos, 55,97% ocorreram em pessoas do sexo masculino e 44,03% em pacientes do sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 53,55% corresponderam a parda, seguidos por branca com 17,04%, preta com 15,25%, amarela com 0,83%, indígena com 0,12%. Não há informações sobre raça e sexo de 13,21% das pessoas que morreram com a doença. O percentual de casos com comorbidade foi de 72,16%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (75,53%).
 
De acordo com a Sesab, nas últimas 24 horas, a taxa de crescimento no número de casos foi de +0,2% e a de recuperados da doença, +0,3%.
 
As mortes registradas no boletim deste domingo, de acordo com a Sesab, ocorreram em várias datas. 
 
Outros dados
Na Bahia, 25.861 profissionais da saúde tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Segundo a Sesab, são consideradas recuperadas, 293.225 pessoas e 6.756 estão com o vírus ativo, podendo transmiti-lo.
Para fins estatísticos, a Vigilância Epidemiológica Estadual informou que considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos, são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.
 
Os casos confirmados ocorreram nos 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,17%).
 
Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.537,36), Almadina (6.350,66), Madre de Deus (5.973,55), Itabuna (5.971,68), Dário Meira (5.144,72).
 
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 607.761 casos descartados e 72.647 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (28).
 
Ocupações de leitos
Dos 2310 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS), exclusivos para o novo coronavírus na Bahia, 1026 estão com pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 44%. Dos 1032 leitos de UTI (adulto) disponíveis no estado, 511 estão ocupados, o que representa uma taxa de 50%.
Em Salvador, de acordo com a Sesab, dos 1.096 leitos ativos, 504 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 46%. Já os leitos de UTI adulto, que são os que contam para a flexibilização do comércio na capital baiana, estão com 43% de ocupação.
 
Com relação aos leitos de enfermaria, a capital baiana tem taxa de ocupação de 48% (adulto) e 74% (pediátrico).

Hospital da Mulher: Fisioterapia diminui tempo de internamento de prematuros

 

Fisioterapia

 O serviço de fisioterapia neonatal e pediátrica, oferecido pelo Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, tem alcançado resultados positivos no desenvolvimento de recém-nascidos e crianças. Atualmente, no Complexo Materno Infantil, recebem esse acompanhamento 124 pacientes.

Desse total, 96 estão sendo prestados no ambulatório, 12 atendimentos a crianças internadas no Mãe Canguru, nove na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico e Neonatal e mais sete acompanhamentos na unidade destinada a recém-nascidos de médio risco e que precisam de atenção contínua após o nascimento.  
 
Os atendimentos são realizados diariamente na UTI Neonatal e no ambulatório da unidade hospitalar pela equipe de fisioterapeutas, que é composta por 15 profissionais. É por ordem de chegada e funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h.
 
“O serviço de fisioterapia ofertado às crianças que nascem no Hospital da Mulher é de fundamental importância, alcançando resultados positivos e imediatos para o desenvolvimento das crianças, principalmente os recém-nascidos”, afirmou a diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas.
 
De acordo com o coordenador da equipe de fisioterapia do Hospital da Mulher, André Neves, a fisioterapia contribui para diminuir o tempo de internamento de prematuros.  
 
“Realizamos o atendimento em prematuros e demais crianças com indicações médicas para essa especialidade até completar 1 ano. Conforme a patologia, após alta médica, o paciente é indicado para acompanhamento em outra unidade especializada”, diz.
 
QUALIDADE DE VIDA
O coordenador destaca as técnicas e métodos utilizados no tratamento: “Fazemos todo o manejo do oxigênio com o acompanhamento fisioterapêutico, proporcionando uma estabilidade de variáveis hemodinâmicas, como a frequência cardíaca, a manutenção funcional da circulação cerebral com o estímulo de técnicas de posicionamento do recém-nascido e a manutenção adequada da ventilação pulmonar, tudo de acordo com o tempo de vida da criança”, afirma.
 
 André Neves destaca ainda que a fisioterapia é fundamental para a qualidade de vida dos prematuras e de crianças que nascem com outras patologias.
 
“Nos bebês prematuros, além da fisioterapia respiratória, também é realizado exercícios dos membros superiores e inferiores, auxiliando no ganho de massa óssea e, consequentemente, no ganho de peso, agilizando a alta hospitalar e contribuindo para o desenvolvimento neuropsicomotor”, enfatiza.
 
De janeiro a 24 de setembro, no ambulatório do Hospital da Mulher, foram realizados 759 atendimentos de fisioterapia pediátrica, sendo acompanhados pelo serviço cinco pacientes que precisam de tratamento contínuo, a exemplo das crianças que nascem com síndrome de down, quatro crianças com asfixia neonatal, três que nasceram com torcicolo congênito, entre outros diagnósticos que requer acompanhamento do fisioterapeuta pediátrico. Informações sobre o serviço de fisioterapia neonatal e pediátrica através do número (75) 3602-7125.

Empresa feirense cria financiamento para mototaxistas desempregados e cresce 400% investindo em delivery

 

Mototaxista

 Após a recomendação do isolamento social em Feira de Santana, diversos mototaxistas ficaram desempregados, pois o fluxo de pessoas nas ruas caiu, consequentemente a procura pelo serviço. Já o serviço de entregas, chamado “delivery”, cresceu muito neste período, o que beneficiou a categoria, principalmente após a criação de uma plataforma específica que permitiu que estes trabalhadores continuassem na ativa. 

O aplicativo Giross, que foi criado para transporte de pessoas e que funciona em diversas outras cidades, além de Feira de Santana, precisou se reinventar e resolveu manter os seus mototaxistas parceiros migrando-os para o delivery, fechando parcerias com grandes empresas da cidade, como supermercados e farmácias e criando um financiamento para auxiliar os que estavam mais desamparados. O criador do app, Filipe Martins explica como surgiu a necessidade. 
 
“Predominávamos no transporte de pessoas, e com a impossibilidade de elas saírem de casa, acabavam não precisando de transporte. Tínhamos um projeto de fazer delivery para as empresas, e percebemos que, nessa hora, era o que mais as pessoas precisavam. Empresas que não tinham fluxo de caixa, capital de giro, não conseguiam se manter, pois o único tipo de venda que elas tinham era o presencial, então, nós da Giross colocamos em prática o delivery para empresas, e nisso, começamos a ajudar estas empresas. Cadastramos, fomos atrás, e assim fomos ajudando da melhor forma possível”, contou. 
Filipe ainda conta que além dos mototaxistas, diversas outras empresas da Bahia também foram beneficiadas. “Nisso levamos muitas para a plataforma online, orientamos as vendas por WhatsApp, tivemos a ideia da entrega SOS, o que ajudou bastante e de março até agora, conseguimos um crescimento de 400% por conta disso”, afirmou.  
 
Segundo Filipe, o financiamento foi criado principalmente para aqueles que fazem acontecer, que são os motociclistas. “Como muitos são autônomos, trabalhavam em empresas e foram demitidos por conta de cortes de custo, então, ficaram sem ter de onde tirar a renda para o sustento da família. Acolhemos essas pessoas, lançamos a plataforma de entrega de forma autônoma e criamos também um outro projeto de financiamento, em parceria com a BPago. Um valor não muito alto, mas que ajudou muito a estes trabalhadores que precisavam pagar aluguel, consertar moto que quebrava entre outros, então, aumentando a demanda de empresas cadastradas, conseguimos ajudar um número maior de pessoas possível, e hoje realizamos um trabalho excelente em toda a Bahia”, concluiu.
 
Informações de Sérgio Di Salles

Praias voltarão a ser fechadas em Salvador após banhistas descumprirem protocolos

 

Praia lotada

 O prefeito ACM Neto anunciou, nesta segunda-feira (28/09), que voltará a fechar algumas praias de Salvador, por causa de descumprimentos do decreto municipal no final de semana. A suspensão será de uma semana e, caso seja necessário, a prefeitura ampliará a interdição.

As praias que serão fechadas e a data de início da suspensão ainda serão divulgadas, mas o prefeito citou episódios de aglomerações em Itapuã, Piatã, Amaralina, Boa Viagem e Canta Galo, entre o sábado (26/09) e o domingo (27/09).
 
Ele adiantou que essas praias podem ser o foco da nova restrição, mas que outras praias também poderão entrar na lista de interdições.
 
"A Guarda Civil não pode ficar fixa em uma praia, como espécie de babá, para cuidar ao mesmo tempo de 64 km de orla. Eu quero ao máximo evitar ser o chato da história, mas não me incomodo. Estamos lutando para cuidar da vida das pessoas. Prefiro ser o chato salvando vidas, do que ser o bonzinho enterrando vidas perdidas pela Covid. A gente não vai ficar ameaçando banhistas, não vou permitir que isso aconteça. A gente conversa, pede que se retire, mas cada um tem que exercer sua consciência", disse ACM Neto.
"Não vou ficar baixando decreto, fingindo que ele está sendo cumprido pelos banhistas. Se não dá para as pessoas cumprirem o protocolo que a gente decreta, se não tem outro caminho, a alternativa é essa", disse ACM Neto.
 
Em entrevista coletiva na quinta-feira (24), o prefeito elogiou o comportamento dos baianos nas praias da capital. ACM Neto chegou a dizer que a postura era "exemplar".
 
"Nós abrimos as praias e, de segunda-feira (21) para cá, o comportamento do soteropolitano tem sido exemplar. Não houve, até agora, um episódio sequer que indicasse um descumprimento em flagrante aos protocolos e regras estabelecidos pela prefeitura. Isso é muito positivo. A reabertura das praias sempre trouxe grande preocupação a todos", disse Neto na quinta.
 
O exemplo, no entanto, não chegou ao final de semana. Sem máscaras, sem distanciamento social e descumprindo os protocolos que proíbem o acesso às praias no final de semana, os banhistas se aglomeraram em diversos pontos da capital baiana.
 
Informações do G1 

Prefeitura realiza ação de saúde e cidadania em Tiquaruçu

 

Atendimento

 No último sábado, 26, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, promoveu a terceira edição da Ação Global Saúde e Comunidade, que levou serviços sociais e de saúde aos moradores do distrito de Tiquaruçu.

Durante a ação foram realizados 56 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 – dois deles tiveram resultados positivos. Os pacientes infectados estão sendo monitorados por telefone. Esse contato é diário e segue até o final do período de isolamento domiciliar.
 
Os moradores do distrito tiveram acesso aos atendimentos de enfermagem, nutricional, social e psicológico. No local também foi disponibilizado testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, aferição de pressão e glicemia, exames laborais, orientação sobre o combate à dengue e vacinação da tríplice viral. 
 
A lavradora, Raimunda Almeida, aproveitou a ação de saúde para atualizar seu cartão de vacina. “Agora estou imunizada e bem protegida”, disse.
 
A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, acompanhou o evento e reafirmou o compromisso do Governo Municipal em ofertar serviços gratuitos que elevam a qualidade de vida dos feirenses. Ainda durante a ação foi disponibilizada a vacina antirrábica para cães e gatos.