Curso |
Na próxima segunda-feira (30/11), às 14h, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), a Embrapa Semiárido (Petrolina, PE) e a Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizam o I Treinamento Teórico-prático de Amostragem de Plantas de Mandioca.
O evento vai ser ministrado pelos engenheiros-agrônomos Herminio Rocha e Helton Fleck, coordenadores da “Rede de multiplicação e transferência de material propagativo com qualidade genética e fitossanitária" (Reniva). É destinado a produtores de mandioca, técnicos de assistência técnica e extensão rural (Ater) e de agências de defesa fitossanitária, responsáveis técnicos (engenheiros-agrônomos e engenheiros-florestais), empresários, técnicos e estudantes das áreas de produção vegetal e maniveiros — produtores de manivas-semente, figura recente na cadeia produtiva da mandioca, instituída pela Rede Reniva.
O treinamento é uma das atividades ligadas a uma emenda parlamentar do deputado federal Roberto Pessoa que tem como objetivo fortalecer a cultura da mandioca na região do Cariri cearense. Estruturas de multiplicação e viveiros já estão sendo preparadas na estação experimental da Embrapa Algodão no município de Barbalha (CE). "Acredito que esta vai ser uma base muito boa para, a partir de lá, divulgarmos o Reniva pelo Cariri. O treinamento é o primeiro evento de fato relacionado à emenda e, por enquanto, é on-line, mas outras atividades vão ser realizadas até meados de 2021”, afirma o pesquisador Aldo Vilar Trindade, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Programação
O curso vai repassar as informações necessárias para que os interessados possam fazer a coleta de amostras de plantas de mandioca e as enviem para análises em laboratório. A medida é uma das bases para obtenção de plantas matrizes sadias, premissa do Reniva.
Além das palestras que vão abordar a importância da qualidade genética e fitossanitária dos materiais de plantio de mandioca (Helton Fleck) e os aspectos técnicos da Rede Reniva (Herminio Rocha), haverá exibição de uma videoaula com o passo a passo de procedimentos para amostragem da seleção das plantas à coleta de hastes das plantas sadias.
Em seguida, o debate e os esclarecimentos de dúvidas serão moderados pelo pesquisador Jaeveson da Silva, responsável pelo campo avançado da Unidade no Extremo Nordeste, localizado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa), em Mossoró (RN), e o técnico Ramon Vasconcelos, da Embrapa Algodão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário