Posse |
A vice-prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), de 48 anos, tomou posse da prefeitura na Câmara Municipal da cidade, por volta das 10h30 desta segunda-feira (22). A posse aconteceu após a morte do prefeito do município, Herzem Gusmão (MDB), que estava internado há quase três meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, morreu na última quinta-feira (18) devido a complicações da Covid-19.
"Eu dirijo, em primeiro lugar a família enlutada do nosso prefeito Herzem Gusmão, que nos deixou em data recente, que Deus os conforte, já que a dor não pode ser mensurada e que pese esse momento de muita dor e tristeza", disse Sheila durante o discurso solene de posse.
Durante o discurso, Sheila falou que vai continuar o trabalho de Herzem Gusmão.
"Registro que Herzem partiu, mas deixou um legado de trabalho, de força e mais do que isso, deixou uma meta de que Vitória da Conquista precisa continuar se desenvolvendo como cidade para pessoas. Eu assumi o compromisso de caminhar ao lado de Herzem como candidata a vice-prefeita e meu objetivo era governar ao lado dele, trabalhar junto ele, para o desenvolvimento da nossa Vitória da Conquista".
A prefeita também anunciou alguns programas que devem ser anunciados pela prefeitura nos próximos dias e se disse honrada por assumir o cargo.
"Não há como descrever a honra de estar aqui como chefe do executivo municipal, responsável por decisões que podem mudar a vida de milhares de cidadãos e cidadãs conquistenses. Uma honra que outras duas mulheres tiveram até hoje, eu e a minha mãe, Irma Lemos, e aqui reitero, lugar de mulher também é na política. Gratidão e compromisso com o povo da minha terra são sentimentos que me definem hoje", discursou.
Herzem Gusmão foi reeleito prefeito no 2º turno das eleições em novembro de 2020, com Sheila Lemos como vice-prefeita. Por causa da internação dele devido à Covid-19, em 1º de janeiro ela tomou posse do cargo de prefeita de Vitória da Conquista. Uma semana depois, Herzem tomou posse do cargo em cerimônia virtual.
Horas após a morte de Herzem Gusmão, Sheila disse que o desejo da dupla era de que a cidade fosse governada em conjunto.
"Nosso desejo era de governar essa cidade juntos, mas não foi esse o designo de Deus. Agora tenho o compromisso de governar essa cidade e cumprir o que foi proposto no nosso plano de governo", disse.
Nascida em Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade é empresária, formada em administração pela faculdade Juvêncio Terra e pós-graduada em gestão empresarial e marketing em varejo. Começou a trabalhar desde cedo ajudando os pais, José de Andrade e Irma Lemos, em um pequeno comércio local. Ela é divorciada e tem duas filhas.
Ao longo de sua trajetória, Sheila Lemos trabalhou como atendente do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Com o objetivo de dar oportunidades para que mulheres fossem protagonistas das suas histórias, ajudou a fundar, ao lado de sua mãe, o movimento das donas de casa, instituição que há 12 anos oferece cursos profissionalizantes gratuitamente.
Em 2015, foi eleita vice-presidente da Câmara Dirigente dos Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista. Em 2017, foi eleita presidente da CDL, tornando-se a segunda mulher a presidir a instituição.
Sheilla Lemos concorreu em 2020 pela primeira vez no processo eleitoral. Em 2018, ela chegou a se candidatar ao cargo de deputada estadual, mas desistiu do pleito antes das eleições.
Na declaração de bens da candidata constava o valor de R$ 667.109,15. O valor está dividido entre terrenos, casa e quotas ou quinhões de capital.
Herzem Gusmão
Herzem foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro de 2020. Pouco mais de sete dias depois, ele foi internado em Vitória da Conquista, no Hospital Samur, com complicações pulmonares causadas pela doença. Em 26 de dezembro, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo e depois encaminhado para UTI.
Em janeiro, ele deixou a UTI do hospital, mas no dia 6 de março, precisou retornar à Unidade de Terapia Intensiva e, em uma mensagem nas redes sociais, ele mesmo explicou o motivo através de um áudio.
"Neste sábado, 6 de março a equipe médica achou por bem que eu voltasse para UTI eu estou ainda necessitando de mais oxigênio, então eu voltei para usar o cateter de alto fluxo. Continuo confiante em Deus, pedindo todas as orações e mandando um grande abraço para minha terra. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos", dizia na mensagem.
Na sexta-feira (12), Herzem precisou ser intubado após apresentar uma piora no estado de saúde, que era considerado grave. A informação da morte nesta quinta-feira foi informada através de postagem nas redes sociais feita pela assessoria de Herzem.
"É com mais profundo pesar que informamos o falecimento do Prefeito de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta (18), por volta das 21h, no Hospital Sírio Libanês. Informações do velório serão passadas pela Secretaria de Comunicação, SECOM. A família agradece todas as orações pela vida de Herzem".
Herzem deixa mulher, três filhos e um neto. O corpo do prefeito foi enterrado na noite de sábado (20). Populares se aglomeraram na frente do Cemitério Jardim da Saudade.
Informações do G1 Bahia Foto: Ariela Bonfim / TV Sudoeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário