Submarino

AQUI TEM TRABALHO

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Feira de Santana completa duas semanas sem registrar mortes por Covid-19

 

Pela primeira vez desde o início da epidemia, em 6 de março de 2020, Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19 durante duas semanas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que a inclusão dos registros de óbito é feita quando a ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

Exames da Covid-19 coletados entre os dias 25 de outubro e 28 de novembro, ou seja, mais de um mês, confirmaram 45 casos positivos e 343 negativos em Feira de Santana nesta terça-feira (30/11).

O informativo também indica que o município manteve a marca de 48.684 curados da doença, índice que representa 94,5% dos casos confirmados. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 11 pacientes internados no município.

Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana
*NÚMEROS DESTA TERÇA-FEIRA*
30 de novembro de 2021

Casos confirmados no dia: 45
Pacientes recuperados no dia: 0
Resultados negativos no dia: 343
Total de pacientes hospitalizados no município: 11
Óbito comunicado no dia: 0

*NÚMEROS TOTAIS*
 
Total de pacientes ativos: 165 (Dados da Sesab)
Total de casos confirmados no município: 51.504 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de novembro 2021)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 1.801
Total de recuperados no município: 48.684
Total de exames negativos: 82.087 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de novembro de 2021)
Aguardando resultado do exame: 188
Total de óbitos: 1.008
 
*INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS*
 
Total de testes rápidos realizados: 26.221 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de novembro de 2021)
Resultado positivo: 5.142 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de novembro de 2021)
Em isolamento domiciliar: 0
Resultado negativo: 21.079 (Período de 06 de março de 2020 a 30 de novembro de 2021)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para Covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).
 

Vacinação contra a Covid-19 no Shopping Popular e nas unidades de saúde nesta quarta

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua a aplicação da primeira, segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 1. A aplicação dos imunizantes será realizada no Shoppíng Popular Cidade das Compras e nas unidades de saúde.

No Shopping Popular será realizada a aplicação da primeira dose da vacina para pessoas maiores de 18 anos (nascidas até 1 de dezembro de 2003), gestantes e puérperas – da mesma faixa etária, das 8h às 16h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefícios.

No mesmo local será aplicada a segunda dose das vacinas Coronavac para as pessoas que estão no período recomendado, Astrazeneca/Oxford e Pfizer para quem tem o aprazamento até 3 de dezembro. Além disso, quem tem mais de 5 meses que tomou a segunda dose da vacina (até 1 de julho de 2021), poderá receber a dose de reforço, que também pode ser aplicada em pacientes imunosssuprimidos, que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias (é necessário apresentar relatório médico). Em todos os casos, além dos documentos de identificação, é necessário apresentar a caderneta de vacinação.

Nesta quarta também haverá aplicação da primeira dose para adolescentes, da segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19 nas unidades de saúde. Confira os grupos e locais de vacinação:

PRIMEIRA DOSE PARA MAIORES DE 18 ANOS (NASCIDOS ATÉ 1 DE DEZEMBRO DE 2003)

A vacinação para esse público pode ser realizada na Unidade de Saúde da Família, Parque Ipê I, II e III, vinculada ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefícios.


PRIMEIRA DOSE EM ADOLESCENTES ENTRE 12 E 17 ANOS

Adolescentes entre 12 e 17 anos podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos distritos, nas Unidades Básicas de Saúde Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 16h e nas Unidades de Saúde da Família, vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.

Também haverá imunização para esse público nas Unidades de Saúde da Família, Centro Social Urbano (CSU), Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI-I e II, Francisco Pinto, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Rua Nova II, III e Barroquinha, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Tomba I e III, das 8h às 16h.

O adolescente tem que ter 12 anos completos, não sendo possível vacinar quem ainda não completou a idade recomendada pelo Ministério da Saúde.

SEGUNDA DOSE DA PFIZER COM APRAZAMENTO ATÉ 3 DE DEZEMBRO

A segunda dose da vacina Pfizer será aplicada nos distritos e nas Unidades Básicas de Saúde Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 16h.

Também haverá imunização nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h e nas Unidades de Saúde da Família Centro Social Urbano (CSU), Parque Ipê I, II e III, Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI-I e II, Francisco Pinto, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Rua Nova II, III e Barroquinha, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Tomba I e III.


É obrigatório levar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Vale salientar que não será possível antecipar a vacinação para além desta data. Somente aqueles que estão no período recomendado, de acordo com a caderneta de vacinação, poderão receber a segunda dose.

SEGUNDA DOSE CORONAVAC E ASTRAZENECA/OXFORD

A vacinação das pessoas que estão no período recomendado para aplicação na segunda dose das vacinas Coronavac e Astrazeneca/Oxford até o dia 3 de dezembro, será nos distritos e nas Unidades de Saúde da Família Centro Social Urbano (CSU), Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI-I e II, Francisco Pinto, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Rua Nova II, III e Barroquinha, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Tomba I e III, das 8h às 16h.

Também haverá vacinação para esse grupo nas Unidades Básicas de Saúde Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 16h, e nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h. É obrigatório apresentar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

DOSE DE REFORÇO PARA PESSOAS ACIMA DE 18 ANOS

A dose de reforço destinada a pessoas a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose há 5 meses (até o dia 1 de julho de 2021) será aplicada nos distritos e nas Unidades Básicas de Saúde Cassa, Caseb I, Dispensário Santana, Irmã Dulce, Mangabeira, Serraria Brasil e Subaé, das 8h às 16h.

Também haverá vacinação para este público, nas Unidades de Saúde da Família Centro Social Urbano (CSU), Caseb II, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI-I e II, Francisco Pinto, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Rua Nova II, III e Barroquinha, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Tomba I e III, a imunização acontece das 8h às 16h e nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.

Para receber a terceira dose é preciso, além de estar no período recomendado pelo Ministério da Saúde, apresentar RG, CPF, caderneta de vacinação com a comprovação da segunda dose e comprovante de residência.

Pacientes imunossuprimidos, que tenham 28 dias que tomaram a segunda dose (é necessário apresentar relatório médico), também podem ser vacinados.

Confira o endereço das Unidades de Saúde da Família Saúde na Hora: USF Campo Limpo I, V e VI: Rua Hosita Serafim, S/N, bairro Campo Limpo. USF Liberdade I, II e III: Rua El Salvador, S/N, bairro Feira VII. USF Queimadinha I, II e III: Rua Pernambuco, S/N, bairro Queimadinha. USF Parque Ipê I, II e III: Rua Ilha do Retiro, S/N, bairro Parque Ipê. USF Videiras I, II e III: Rua Iguatemi, S/N, bairro Mangabeira.

    Foto: Jorge Magalhães

Prefeitura entra em ação após fortes chuvas na tarde desta terça (30/11)

  Departamento de Áreas Verdes agiu de imediato removendo galhos de árvores

No início da tarde hoje (30), o Departamento de Áreas Verdes da Prefeitura entrou em ação devido às fortes chuvas que pegaram de surpresa a população feirense. A intensidade do vento derrubou árvores nas avenidas Getúlio Vargas e Transnordestina, causando transtornos também em alguns bairros.

No largo do conjunto Feira VI, rua A, uma árvore caiu sobre um ônibus de transporte urbano e ainda atingiu a rede elétrica de alta tensão. A via ficou obstruída e o roteiro dos veículos passaram a ser feito por um desvio.


Na rua ACM, no bairro Cidade Nova, outra árvore também sofreu com os efeitos da chuva, afetando postes da rede elétrica.

O diretor de Áreas Verdes, João Falcão, informou que assim que tomou conhecimento da situação deslocou equipes para os locais afetados.


Felizmente, até o fechamento desta matéria, não houve registro de pessoas atingidas. As equipes da Prefeitura se mantêm em alerta e qualquer solicitação pode ser feita através do Fala Feira 156 - que registrou uma ocorrência.

Caravana da Vacinação chega ao bairro Tomba nesta quarta (01/12)

   

Esta é a primeira região da zona urbana a ser contemplada

Nesta quarta-feira, 1º, a Caravana da Vacinação chega ao bairro Tomba. A ação será das 8h às 12h, na Praça Macário Barreto, com aplicação da vacina contra Covid-19. O projeto da Secretaria Municipal de Saúde, que aproxima o acesso à vacinação, já percorreu toda a zona rural de Feira de Santana e agora vai contemplar os bairros do município. 

Na oportunidade, serão vacinados com a primeira dose adolescentes de 12 a 17 anos, maiores de 18 anos, gestantes e puérperas. A aplicação da segunda dose é para aqueles que estão no período recomendado.


Já a dose de reforço é para pessoas acima de 18 anos, que receberam a segunda dose há mais de 5 meses e em pacientes imunossuprimidos (transplantados, em quimioterapia, hemodiálise, HIV e outros) que tenham recebido a segunda dose há mais de 28 dias.

Uma equipe da SMS vai percorrer o bairro e seu entorno convocando a comunidade. Além disso, os moradores terão a oportunidade de realizar o exame RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 e receber orientações de cuidados e prevenção da doença.



    Foto: Roberta Costa

Acompanhamento da gestação reduz chances de parto prematuro

 

De janeiro a outubro deste ano, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) realizou 439 partos prematuros. Foram bebês que nasceram antes do período adequado - uma gestação deve variar de 38 a 42 semanas. Neste mês, quando é realizada a campanha Novembro Roxo, o pediatra Luciano Braz faz um alerta para a importância do pré-natal.

"O bebê prematuro com idade gestacional muito baixa [26 semanas] pode ter problemas no decorrer do seu desenvolvimento e coordenação motora afetada", afirma o médico que é coordenador da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo).

As causas mais comuns da prematuridade, destaca o pediatra, são a gravidez na adolescência e gravidez de gêmeos. Nestes casos, após o nascimento, o bebê precisa de atenção especial, sendo assistido pelo pediatra e encaminhado para a UTI.

Luciano Braz enfatiza que o acompanhamento da gestação reduz as chances do parto prematuro e começa nas unidades básicas de saúde, com o pré-natal. Todas as unidades municipais realizam o serviço, que oferece a assistência completa da gestante e do bebê.

O objetivo é garantir uma gestação saudável, diagnosticar e tratar possíveis complicações precocemente, com a realização de exames periódicos, ultrassonografias e aplicação de vacinas indispensáveis para o momento. 

Foto: ACM

Serrinha: agentes públicos são alvos de operação da PF por desvio de verba da pandemia

 

A Polícia Federal (PF) cumpre, nessa terça-feira (30/11), 12 mandados de busca e apreensão contra um grupo de agentes públicos do município de Serrinha, que teria desviado milhões de reais de verbas públicas federais que deveriam ser empregadas no enfrentamento da pandemia do coronavírus.

As investigações iniciadas em novembro de 2020 apontam que os gestores permitiram que a prefeitura, mediante dispensa de licitação, contratasse por três vezes uma empresa de fachada formalmente sediada em Manaus, no estado do Amazonas. Denominada Saturação, a operação é realizada em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU).

De acordo com as investigações, em março de 2020, a empresa manauara foi contratada pelo município de Serrinha por duas vezes: a primeira para fornecer monitores paramétricos de sinais vitais e bombas de infusão, e a segunda para fornecer ventiladores pulmonares. Em abril de 2020, ela foi novamente contratada, dessa vez para fornecer máscaras de proteção facial.

A PF e a CGU identificaram superfaturamento dos produtos supostamente fornecidos pela empresa de Manaus e fortes indícios de fraude nos três


procedimentos de dispensa de licitação abertos pelo Município de Serrinha/BA. Quanto aos ventiladores pulmonares e bombas de infusão, contratados por R$ 724 mil, os investigadores apuram se tais equipamentos foram efetivamente entregues ao município.

Até o presente momento, diante da indisponibilidade de informações e documentos, desconhecem-se as marcas, as especificações, o estado de conservação e até mesmo a quantidade de ventiladores supostamente fornecidos pela empresa contratada. Não há, portanto, como se aferir se houve sobrepreço.

No que se refere aos monitores multiparamétricos, apurou-se um sobrepreço da ordem de 446,27% e suspeita de utilização de empresa “noteira” para inflar o valor desses produtos. Finalmente, quanto às máscaras, apurou-se um sobrepreço de 118%. Os crimes sob apuração são os previstos nos arts. 89 e 96, incs. I e V da Lei 8.666/93 (Fraude à Licitações e Sobrepreço/superfaturamento), art. 1º, do Decreto-Lei 201/67 (Crime de Responsabilidade de Prefeito) e arts. 317 e 333 do Código Penal (Corrupção Passiva e Ativa).


Uma parte dos mandados foi expedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e outra parte expedida pelo Juízo da 3º Vara Criminal Federal de Feira de Santana/BA, sendo 07 mandados em Serrinha/BA, 04 em Manaus/AM e 01 em Araranguá/SC.

Informações do CORREIO 24 HORAS
Ação da PF

Operação policial apreende mais de 800 quilos de explosivos na Chapada Diamantina

 

Após meia tonelada de explosivos ter sido encontrada em Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, uma nova operação policial resultou na apreensão de mais de 800 quilos de explosivos, na mesma localidade. A ação ocorreu na segunda-feira (29/11) e foi deflagrada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

Segundo a Polícia Civil, a investigação tem como objetivo rastrear e neutralizar a rota de explosivos utilizados para ataques a instituições financeiras e contou com apoio da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), além da participação de militares do Exército Brasileiro e da Coordenação de Operações Especiais (Coe).

“Desta vez conseguimos tirar de circulação mais de 800 quilos de cordel detonante. Vamos rastrear para qual destino esse material seria levado. Se fosse para explosão de instituições financeiras, certamente evitamos com essa apreensão diversos ataques”, disse o delegado do Draco, Thiago Almeida.

Conforme ele, a quantidade a 1,3 tonelada de explosivos apreendida é suficiente para danificar dezenas de agências bancárias. O delegado detalhou que o material é lícito, numerado, e a polícia vai investigar para onde seria transportado.

Todo o material foi encaminhado para a sede da COE, onde após perícia e registro serão destruídos da forma adequada. Por ser altamente explosivo, até mesmo a armazenagem do material é delicada e requer uma operação especial. Extremamente sensível ao choque, ao calor e ao impacto, ele precisa ser mantido fora de espaços fechados.

Informações do G1 BAHIA
Explosivos

Aplicação da vacina BCG pode ser interrompida em Feira de Santana

 

Município aguarda entrega de uma nova remessa para dar continuidade à vacinação

A aplicação da vacina BCG, que protege contra a tuberculose, indicada para todos os bebês no primeiro mês de vida, pode ser interrompida em Feira de Santana. O motivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é o estoque reduzido e a dificuldade em adquirir seringas no mercado – a Rede de Frio do órgão é abastecida pelo Núcleo Regional de Saúde Centro Leste e até o momento não recebeu uma nova remessa.

No Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, já não está sendo possível realizar a vacinação dos bebês nascidos na maternidade. O estoque está zerado. “É uma situação que não está no nosso controle”, afirma a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas.

A aplicação desta vacina requer seringa especial, com agulhas mais finas e uma dosagem menor de 0,5 ml. Outra situação apontada pela SMS é a data de validade das vacinas em estoque, que devem ser utilizadas até hoje (30).

Os pais que ainda não vacinaram os bebês podem se dirigir a qualquer Unidade Básica de Saúde para realizar a aplicação. A partir de amanhã (1º), se não houver abastecimento, a aplicação da vacina será suspensa.



Menor Nico é alvo de racismo nas redes sociais: 'Só tenho 15 anos e é pesado ler esses comentários'

 

O baiano Menor Nico, que viralizou nas redes sociais com músicas e bordões originais, tem sido alvo constante de racismo nas redes sociais. Na segunda-feira (29/11), ele compartilhou algumas mensagens com insultos raciais, que recebeu.

O adolescente mora na zona rural de Antônio Cardoso, cidade a 150 quilômetros de Salvador, e ficou famoso com o hit "Amor ou Litrão", ele já foi ouvido mais de 84,5 milhões de vezes em uma plataforma de streaming de música. O clipe da música foi assistido mais de 184 milhões em uma página na internet.
 
Menor Nico tem 5,1 milhões de seguidores nas redes sociais, mais de 400 vezes o número da população de Antônio Cardoso, que tem cerca de 11.670 habitantes. Na publicação em que denunciou o racismo que sofre, Menor Nico desabafou e falou sobre pesado fardo de ser insultado por ser negro, ainda na adolescência.
"Eu sempre gosto compartilhar om vocês a minha alegria, a minha diversão, mas é muito ruim ler esses comentários, meu povo. Eu nem queria postar isso com vocês, porque aqui vocês vão me ver sorrindo! Eu só tenho 15 anos e as vezes é pesado ler esses comentários. A todos vocês que estão comigo, vocês me motivam a cada dia mais", escreveu ele.
 
Entre as ofensas racistas que recebeu, várias pessoas chamaram o adolescente de "macaco". Depois de compartilhar com os seguidores as mensagens, o garoto ganhou o apoio de vários artistas, entre eles Carla Perez.
 
"Meu amor, você é amado por todos nós. Essas pessoas maldosas são dignas de pena", escreveu ela.
 
Informações do G1 
 

Feira será beneficiada com carteira de projetos até 2030

 

Processo de licitação internacional foi aberto pelo Governo Federal e segue até dia 1°

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), autarquia do Governo Federal, abriu processo de licitação para contratar serviço especializado para elaboração de carteira de projetos para Feira de Santana, com horizonte de implantação até o ano de 2030. O edital internacional recebe propostas até as 15h (fuso horário de Nova York) desta quarta-feira, 1°.

A iniciativa faz parte do projeto "Construindo Feira 2030", que tem parceria com o Programa das Nações Unidas (PNUD), viabilizado por um projeto de cooperação técnica. A proposta é construir projetos estruturadores pensando no futuro do município, alinhados com os desafios do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e que contribua para implementação da Agenda 2030.

Segundo o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Sebastião Cunha, serão selecionados 15 projetos que contemplam infraestrutura urbana e infraestrutura turística. O gestor destacou ainda que "Feira faz parte dos 52 municípios brasileiros que integram o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, conhecido como G52, e, por conta da localização estratégica, será a cidade polo que vai direcionar as ações e os investimentos".


"Fico entusiasmado em ver o andamento da licitação, isso cria a possibilidade de começar os estudos para a seleção dos projetos. Vamos ter estudos sobre a utilização do Lago de Pedra do Cavalo, estudos sobre o aeroporto, juntamente com o governo estadual e federal, avaliando a possibilidade da utilização não apenas como aeroporto de carga, mas também de passageiros e aeródromo alternativo, além da completa remodelação e reestruturação. Entre os municípios beneficiados, Feira é o mais adiantado", avalia.



Morre Paulinho Camafeu, compositor histórico de hinos do Axé Music; artista morreu aos 73 anos em Salvador

 

Paulinho Camafeu

 O cantor e compositor Paulinho Camafeu morreu aos 73 anos nesta segunda-feira (29/11) em Salvador. Autor de inúmeros hinos do Axé Music, como “Ilê Aiyê” (Que bloco é esse?), “Afoxé Badauê”, e “Menina do Cateretê”, a história de Camafeu se confunde com a da música da Bahia.

Ele morreu por conta de problemas cardíacos. Camafeu chegou a ficar internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pau Miúdo, porque também precisava fazer tratamento de hemodiálise.
 
No dia 23, já internado no Hospital do Subúrbio, ele sofreu um infarto e seu estado de saúde piorou. Já no dia 25 de novembro, ele sofreu mais uma parada cardíaca e, desde então, o quadro era considerado grave.
 
Trajetória
Se o Axé existe enquanto ritmo musical não seria exagero dizer que é porque existiu Paulinho Camafeu. Ao lado de Luiz Caldas, ele é autor de Fricote, canção que é considerada a pedra fundamental do Axé Music.
Ao longo de sua carreira, Camafeu compôs outras canções consideradas hinos do carnaval baiano, como “Ilê Aiyê” (Que bloco é esse?), “Afoxé Badauê”, e “Menina do Cateretê”.
 
Camafeu foi de letras debochadas e de duplo sentido ao empoderamento do povo afrodescendente e de culturas ao redor do mundo. Na voz de Fafá de Belém em “Nova Deli”, Camafeu foi o elo entre o povo de Mahatma Gandhi e o ritmo do afoxé baiano Filhos de Gandhi.
 
Além de Luiz Caldas, Camafeu teve como grandes parceiros de composições, Bell Marques e Carlinhos, mas também fez parcerias com Pepeu Gomes, Jota Morbeck, Chocolate da Bahia, Tonho Matéria e outros, além de ser gravado por nomes como Gilberto Gil, o Rappa, Chiclete com Banana, Fafá de Belém, Daúde, Sandra de Sá, Margareth Menezes, Durval Lelys, e Timbalada.
 
Informações do G1 

Saúde do trabalhador é garantida com atendimento noturno nas unidades Saúde na Hora

 

Entre setembro do ano passado a setembro deste ano, foram realizados, somente nestes locais, 50 mil procedimentos

Feira de Santana possui cinco Unidades de Saúde da Família (USF) vinculadas ao programa Saúde na Hora, que oferecem atendimento ao público das 8h às 21h, facilitando principalmente o acesso de homens e trabalhadores aos serviços da atenção primária. Entre setembro do ano passado a setembro deste ano, foram realizados, somente nestes locais, 50 mil procedimentos.

Neste período, a USF Campo Limpo I, V e VI registrou o maior número de procedimentos, um total de 24.371. Em seguida a USF Videiras I, II e III, com 20.644. Já na USF Parque Ipê I, II e III, foram 5.557, sendo 1.416 atendimentos de pessoas do sexo feminino e 4.135 do sexo masculino – seis procedimentos são de dados ignorados. As USF’s Liberdade I, II e III e Queimadinha I, II e III também integram o programa.

“Os serviços são os mesmos durante o dia e à noite. Consultas médicas e de enfermagem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação são os mais procurados”, afirma a enfermeira gerente da USF Parque Ipê I, II e III, Manuela Vital. Ainda segundo a profissional, o perfil de atendimento na unidade é de pessoas que cumprem horário de trabalho comercial, o que impede a procura pelos serviços de saúde no horário convencional.

Segundo a enfermeira referência técnica em Saúde do Homem, Isabela Machado, o público masculino é mais resistentes em buscar os serviços de saúde por inúmeros motivos, apesar disso, no município, a procura vem crescendo gradativamente.

O morador do bairro Parque Ipê, Júlio Santos da Silva, 62 anos, diz estar na contramão deste padrão. Ele considera que tem mantido os cuidados com a saúde.

“Toda vez que venho aqui sou bem atendido e não tenho o que reclamar, gosto muito de aferir a pressão, fazer consulta com o médico e exames. Eu venci um câncer e preciso estar sempre monitorando, por isso sempre estou aqui”, afirma.



segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Com 31 casos positivos, Feira de Santana completa 13 dias sem registrar mortes por Covid-19

 

Pela primeira vez desde o início da epidemia, em 6 de março de 2020, Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos 13 dias. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que a inclusão dos registros de óbito é feita quando a ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

O informativo também indica que o município manteve a marca de 48.684 curados da doença, índice que representa 94,6% dos casos confirmados. Enquanto isso, nesta segunda-feira (29/11), 31 casos foram positivos e 204 negativos.

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 24 de outubro e 27 de novembro que estavam aguardando resultado do laboratório. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 11 pacientes internados no município.

Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana
*NÚMEROS DESTA SEGUNDA-FEIRA*
29 de novembro de 2021

Casos confirmados no dia: 31
Pacientes recuperados no dia: 0
Resultados negativos no dia: 204
Total de pacientes hospitalizados no município: 11
Óbito comunicado no dia: 0

*NÚMEROS TOTAIS*
 
Total de pacientes ativos: 214 (Dados da Sesab)
Total de casos confirmados no município: 51.459 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de novembro 2021)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 1.726
Total de recuperados no município: 48.684
Total de exames negativos: 81.744 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de novembro de 2021)
Aguardando resultado do exame: 190
Total de óbitos: 1.008
 
*INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS*
 
Total de testes rápidos realizados: 26.221 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de novembro de 2021)
Resultado positivo: 5.142 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de novembro de 2021)
Em isolamento domiciliar: 0
Resultado negativo: 21.079 (Período de 06 de março de 2020 a 29 de novembro de 2021)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para Covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).

Bahia registra 157 novos casos de Covid-19 e mais 13 óbitos pela doença nesta segunda (29/11)

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 157 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 260 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (29/11) também registra 13 óbitos. Dos 1.259.483 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.229.138 já são considerados recuperados, 3.008 encontram-se ativos e 27.297 tiveram óbito confirmado.

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.629.581 casos descartados e 252.812 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda. Na Bahia, 52.534 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação
Por conta de uma atualização no sistema do Ministério da Saúde de envio de dados da vacinação, apenas 230 dos 417 municípios baianos fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.


Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

Até o domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Casos de Covid

Caravana da Vacinação chega ao bairro Tomba nesta quarta (01/12)

  Esta é a primeira região da zona urbana a ser contemplada

Nesta quarta-feira, 1º, a Caravana da Vacinação chega ao bairro Tomba. A ação será das 8h às 12h, na Praça Macário Barreto, com aplicação da vacina contra Covid-19. O projeto da Secretaria Municipal de Saúde, que aproxima o acesso à vacinação, já percorreu toda a zona rural de Feira de Santana e agora vai contemplar os bairros do município. 

Na oportunidade, serão vacinados com a primeira dose adolescentes de 12 a 17 anos, maiores de 18 anos, gestantes e puérperas. A aplicação da segunda dose é para aqueles que estão no período recomendado.

Já a dose de reforço é para pessoas acima de 18 anos, que receberam a segunda dose há mais de 5 meses e em pacientes imunossuprimidos (transplantados, em quimioterapia, hemodiálise, HIV e outros) que tenham recebido a segunda dose há mais de 28 dias.

Uma equipe da SMS vai percorrer o bairro e seu entorno convocando a comunidade. Além disso, os moradores terão a oportunidade de realizar o exame RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 e receber orientações de cuidados e prevenção da doença.



    Foto: Roberta Costa

Ministro da Saúde assina acordo com a Pfizer para compra de 100 milhões de doses de vacina para 2022

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou nesta segunda-feira (29/11) a compra de 100 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 com a Pfizer. O acordo foi firmado em Salvador, e as doses começarão a ser entregues em 2022.

"O acordo prevê ainda a opção de aumentar o número de doses previstas para imunizar o país em mais de 50 milhões de vacinas adicionais, elevando o número total de vacinas em doses potenciais para 150 milhões de doses, em 2022, o que inclui a possibilidade de fornecimento de versões modificadas dos imunizantes, contra novas variantes", explicou ela.

Após a assinatura, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou que os imunizantes são a principal medida de combate à Covid-19, resultando na queda de pessoas infectadas e de mortes pela doença.

"O governo, através de uma estratégia diversificada, adquiriu mais de 550 milhões de vacinas, somente para o ano de 2021. E é por isso que, em oito meses, desde que assumimos o Ministério da Saúde, nós assistimos uma queda importante do número de casos e de óbitos. Mais de 90% de queda de casos e de óbitos. E isso a população brasileira já reconhece, graças à forca do Sistema Único de Saúde, que é um patrimônio de todos os brasileiros", argumentou.

Queiroga também reiterou o posicionamento de que a nova variante ômicron, que apareceu pela primeira vez na África do Sul, será tratada da mesma forma que as variantes descobertas anteriormente [Assista ao vídeo acima].


"O cuidado da Vigilância em Saúde é o mesmo que está sendo adotado desde o começo da pandemia. Lembra da variante delta, em maio? Nós levamos vacinas para São Luís. Agora, nessa variante ômicron foram detectadas mutações, mas a ciência não nos deu toda as respostas . É uma variante de preocupação, mas não é uma variante de desespero. Por quê? Porque nós temos um sistema de saúde capaz de dar as respostas no caso de uma variante dessa ter uma letalidade um pouco maior. Ninguém sabe ainda. O mundo ainda não sabe", ponderou.

"Não achamos que vai ser diferente das outras variantes. E a principal resposta é a vacinação. Então esse contrato assinado hoje com a farmacêutica Pfizer é a prova cabal da programação do Ministério da Saúde pra enfrentar não só a variante ômicron, mas como as outras que já criaram tantos problemas pra nós".

Além de Queiroga e Díez, participaram também da coletiva os secretários de Saúde da Bahia e da capital – Tereza Paim e Léo Prates, respectivamente –, bem como o prefeito Bruno Reis e o ministro da Cidadania, João Roma.

Informações do G1 Bahia
Assinatura acordo

Réveillon 2022: Prefeito de Salvador anuncia cancelamento do 'Festival Virada'

 O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou o cancelamento do Festival Virada, para celebrar o réveillon de 2022, nesta segunda-feira (29/11). O gestor aproveitou para destacar que a decisão sobre a realização do carnaval ainda não foi tomada, e será divulgada junto com o governo do estado.

Bruno destacou que demorou para definir a suspensão da festa, porque precisava de uma segurança para estabelecer se ela seria realizada. Tradicional em Salvador, o festival costuma durar entre cinco e seis dias, e contou com grandes nomes como Gal Costa, Ivete Sangalo e Anitta, em anos anteriores.
 
"Eu vinha dizendo que a gente iria retardar ao máximo para tomar decisão, tentando ter segurança para que fosse tomada. Disse também que ia avaliar o que acontece no Brasil e no mundo, como pandemia está se comportando", argumentou o prefeito.
 
O gestor destacou que embasou a decisão nos dados relacionados à pandemia, como: a ocupação de leitos, números de óbitos e internações, além do avanço da vacinação na capital baiana.

"Hoje, Salvador tem 99% da população acima dos 12 anos vacinada em 1ª dose, e 81% da mesma faixa com a 2ª dose. Estamos vacinando pessoas do interior, sem exigir que o cartão do SUS seja de Salvador, e que as pessoas tenham o nome na lista. Também já estamos vacinando todos acima de 18 anos, com a terceira dose, a partir dos cinco meses da data da 2ª aplicação".
 

"Os números de óbitos e internações só fazem cair na nossa cidade. Só que, em um cenário de incertezas e dúvidas, não há como realizar Festival Virada, que é um evento para mais de 250 mil pessoas".
Bruno também informou que o cancelamento do réveillon de Salvador – pelo segundo ano consecutivo – foi adiantado porque é uma decisão que depende exclusivamente da prefeitura, diferentemente do carnaval.
 
"Nós não realizaremos, acima de tudo, diante do que estamos vendo. Ainda não é o momento de colocar em risco tudo o que construímos até aqui. Colocamos a vida em primeiro lugar e seguiremos dessa forma".
 
"Sobre o carnaval, estamos empurrando ao máximo para tomar essa decisão, porque ela não depende apenas da prefeitura. O governador disse que me procuraria e estou aguardando nossa audiência. Vamos conversar e tomar decisão em conjunto", ponderou.
 
"A decisão será tomada com segurança e cautela e, assim que for possível ser tomada, diante de tudo o que está acontecendo, será divulgada".
 
Informações do G1 Bhaia.

Feira de Santana tem 33,6 mil pessoas imunizadas com a dose de reforço

 

Vacina segue sendo aplicada nesta segunda-feira

Em Feira de Santana 33.671 pessoas estão vacinadas com a dose de reforço contra a Covid-19. No município a aplicação segue para maiores de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose há cinco meses e pacientes imunossuprimidos – que tomaram a segunda dose há 28 dias.

Nesta segunda-feira, 29, a dose de reforço está sendo aplicada nos distritos e nas Unidades de Saúde da Família Centro Social Urbano (CSU), Caseb II, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI-I e II, Francisco Pinto, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Rua Nova II, III e Barroquinha, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Tomba I e III, a imunização acontece das 8h às 16h.

A vacinação também está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Baraúnas, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé e nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.


Para receber a terceira dose é preciso apresentar RG, CPF, caderneta de vacinação com a comprovação da segunda dose e comprovante de residência.

Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto, a terceira dose do imunizante é fundamental para aumentar o nível de proteção contra a doença.

“Com o passar do tempo, o nível de proteção reduz e os anticorpos deixam de ser produzidos. A dose de reforço faz com que inicie um processo de estímulo de produção de anticorpos. Desta forma, o corpo se torna pronto para combater a doença”, afirma o titular da pasta.

SAMU registra mais de 1,6 mil acidentes com motociclistas somente neste ano

 

Não uso do capacete e equipamentos de proteção estão entre os fatores de agravamento

Ultrapassagens indevidas, pilotar sob efeito de bebidas alcoólicas e avanço do sinal vermelho são algumas das principais causas de acidentes envolvendo motos em Feira de Santana. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou somente neste ano 1.641 motociclistas acidentados, 39 ocorrências a menos em comparação ao mesmo período do ano passado.

Apesar disso, segundo a coordenadora do SAMU, Maíza Macedo, acidentes envolvendo motociclistas continuam sendo as principais ocorrências atendidas pelo órgão.


“Alguns pilotos não são habilitados e o quadro clínico do paciente é agravado porque dirigem sem capacete ou não usam o equipamento de maneira correta. Existem capacetes que não possuem a proteção da mandíbula, o que aumenta as chances de um trauma de face e cranioencefálico, outros traumas ocorrem na extremidade do corpo que envolvem membros superiores e inferiores", explica.

A coordenadora destaca que ações de orientação e sensibilização são realizadas pelo SAMU para evitar acidentes entre os condutores. "Destacamos sempre a combinação perigosa de álcool e direção. Se o motorista respeitar as regras de trânsito teremos menos fatalidade".



Uso da tecnologia traz agilidade e qualidade no trabalho do agricultor

 

Agricultores trocam a força braçal pela patrulha mecanizada

O trabalhador rural tem ganhado um importante incentivo para a produção agrícola. A Prefeitura de Feira tem oferecido suporte desde o manejo do solo até a colheita. Na última sexta-feira, 26, moradores da comunidade Caboronga, em Bonfim de Feira, trocaram a força braçal por uma patrulha agrícola mecanizada para a bata do milho.

O kit patrulha é composto por um trator, uma batedeira e um reboque com capacidade para cinco toneladas de grãos, que é deslocada para vários pontos da zona rural. Com esses equipamentos, o agricultor se sente ainda mais estimulado a produzir o alimento com mais agilidade e eficiência, além de não ter perdas na produção.


Uma batedeira chega a “bater” 21 sacas de milho em apenas uma hora, serviço que levaria cerca de 6 horas no sistema de mutirão com a bata manual.

A presidente da Associação Comunitária de Caboronga, Edilsa Andrade, disse que esse apoio da Prefeitura é muito importante. "Se fossemos pagar por esse serviço não teríamos condições, uma vez que custa em média R$ 13 para ‘bater’ uma saca de milho.

Além de Caboronga, em Bonfim de Feira, outras comunidades ruais localizadas nos distritos de Maria Quitéria, Jaguara e Humildes também foram visitados e beneficiados com ações de incentivo à produção por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri).


A Prefeitura dispõe de cinco patrulhas mecanizadas, que podem ser solicitadas pelos agricultores através de suas associações. O serviço é gratuito. O apoio começou no mês passado com a bata-do-feijão. Ao todo, 40 famílias serão contempladas na zona rural com a bata do feijão e do milho.

Foto: Izinaldo Barreto

CRAS Itinerante chega ao bairro Alto do Papagaio nesta terça-feira (30/11)

 

A ação acontece das 8h às 13h, na rua Pardal

Entre esta terça (30) e quinta-feira (2) moradores do bairro Alto do Papagaio serão contemplados com o projeto CRAS Itinerante, que que leva serviços socioassistenciais para mais perto das comunidades. A ação acontece das 8h às 13h, na rua Pardal, S/N, em frente a quadra esportiva do bairro.

A iniciativa da Prefeitura de Feira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, leva atualização e inscrição no CadÚnico; acesso ao Bolsa Família e ao Programa Criança Feliz (para gestantes e crianças de 0 a 6 anos), além de atividades recreativas (de convivência) ao público infantil. Ainda serão disponibilizados atendimentos com psicólogos e assistentes sociais.

O projeto tem o objetivo de facilitar o acesso a serviços socioassistenciais para as comunidades, principalmente nas regiões mais distantes ou que não dispõe de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Em sua última edição, no Centro de Abastecimento, foram beneficiadas 88 pessoas. O serviço mais procurado foi inscrição no CadÚnico, com 26 serviços prestados.


Operação de combate à poluição sonora apreende seis aparelhos de som e encerra duas festas

 

Foram percorridos doze bairros, centro e um distrito

A operação Feira Quer Silêncio apreendeu seis aparelhos de som, sendo três veicular, dois residenciais e um comercial neste sábado (27) e domingo (28). Além disso, foram emitidas quatro advertências e encerradas duas festas, nos bairros Feira IX e Campo Limpo, por estarem com volume do som acima do permitido.

A fiscalização percorreu a rua São Domingos e Centro, além dos bairros SIM, Brasília, Gabriela, George Américo, Parque Getúlio Vargas, Santo Antônio dos Prazeres, Conceição, Queimadinha, Chácara São Cosme, Limoeiro, Feira IX, Campo Limpo e o distrito de Humildes.


A poluição sonora está enquadrada como crime ambiental e de perturbação da ordem pública. É considerado abuso o volume do som acima de 70 decibéis, de dia, e de 60 decibéis, à noite, conforme a Lei Complementar nº 041/09.

Atuam no Feira Quer Silêncio, fiscais da SEMMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais), SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), guardas municipais e policiais militares. Vale destacar que denúncias referentes à poluição sonora podem ser feitas através do Fala Feira 156 ou pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e o 190 (Polícia Militar).



domingo, 28 de novembro de 2021

Doze dias sem mortes por Covid-19 em Feira de Santana

 

Pela primeira vez desde o início da epidemia, em 6 de março de 2020, Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos 12 dias. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que a inclusão dos registros de óbito é feita quando a ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

O informativo também indica que o município atingiu a marca de 48.684 curados da doença, índice que representa 94,6% dos casos confirmados. Enquanto isso, neste domingo (28), apenas 3 casos foram positivos e 50 negativos.
Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 23 de outubro e 26 de novembro que estavam aguardando resultado do laboratório. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 10 pacientes internados no município. 


Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 
NÚMEROS DESTE DOMINGO
28 de novembro de 2021

Casos confirmados no dia: 3
Pacientes recuperados no dia: 34
Resultados negativos no dia: 50
Total de pacientes hospitalizados no município: 10
Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS
 
Total de pacientes ativos: 194 (Dados da Sesab)
Total de casos confirmados no município: 51.428 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de novembro 2021)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 1.710
Total de recuperados no município: 48.684
Total de exames negativos: 81.540 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de novembro de 2021)
Aguardando resultado do exame: 327
Total de óbitos: 1.008
 
INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS
 
Total de testes rápidos realizados: 26.221 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de novembro de 2021)
Resultado positivo: 5.142 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de novembro de 2021)
Em isolamento domiciliar: 0
Resultado negativo: 21.079 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de novembro de 2021)
 
O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para Covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20).