Submarino

AQUI TEM TRABALHO

domingo, 30 de abril de 2023

Prefeito e general do Exército acompanham obra de requalificação do Rio Subaé

 

Obra executada pela Prefeitura tem o apoio do 35º BI

Na manhã deste domingo, 30, o prefeito Colbert Filho visitou o andamento das obras de requalificação do Rio Subaé. O chefe do Executivo Municipal esteve acompanhado do comandante da 6ª Região Militar [responsável pelos estados da Bahia e de Sergipe], o general Guedon, e o tenente-coronel do 35º BI (Batalhão de Infantaria), Vando Azevedo. 
 
Nesta etapa dos serviços está sendo feita a remoção da vegetação aquática (macrófitas) que vai possibilitar restabelecer o espelho d’água e garantir maior vazão. Os trabalhos estão a cargo da Superintendência Municipal de Operações e Manutenção (SOMA) e tem o apoio do 35º BI, que cedeu uma escavadeira hidráulica. 
 
O tenente-coronel pontuou os benefícios que a revitalização do Rio Subaé vai proporcionar à comunidade, bem como à instituição [o rio atravessa o 35º BI em 550 metros, estando bem próximo a 38 residências de sargentos].
 
"A revitalização desse manancial vai refletir em melhorias também para a área da unidade militar, além da sua importância ambiental e social para o município. Portanto, é importante despoluir o rio fazendo com que o seu curso siga no volume adequado, trazendo qualidade de vida para as famílias", afirma o comandante Vando Azevedo. 
 
De acordo com o prefeito, a requalificação dos afluentes do Rio Subaé - este manancial nasce na avenida Maria Quitéria e atravessa bairros como a Brasília, Jomafa, Irmã Dulce e ainda corta o anel de Contorno perpassando pela instituição militar - é necessária e importante tendo em vista as questões ambientais. 

"Essa obra dará fluxo ao rio evitando, inclusive, inundações que acontecem no Anel de Contorno, em frente ao 35º BI, e ao viaduto que passa sob a rua Olney São Paulo. Agradecemos ao Exército pela colaboração em ceder um equipamento adequado para executar essa intervenção". 
 
A visita à obra também foi acompanhada pelo superintendente da SOMA, João Vianey, e pelo engenheiro do órgão municipal, Ianco Pinho.


quinta-feira, 27 de abril de 2023

CADH realiza palestra sobre os riscos da hipertensão arterial

 

Quase 21 mil pessoas são monitoradas pelo Município

A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de infarto. Com o objetivo de conscientizar os pacientes e familiares sobre os perigos da doença, a equipe do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) promoveu um dia de palestras educativas nesta quarta-feira (26), na própria unidade.

Segundo a coordenadora do equipamento, Andreia Silva, também foi realizada avaliação de risco cardiovascular, aferição dos níveis de pressão arterial e glicemia. No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 388 pessoas morrem por dia em consequência da hipertensão.

“A iniciativa está relacionada ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial que, neste ano, foi celebrado no dia 26 de abril. Nosso intuito é sensibilizar pacientes e acompanhantes para evitar possíveis complicações que estão ligadas à doença, a exemplo do AVC (acidente vascular cerebral), a insuficiência renal e a do coração”, ressaltou.


 Em Feira de Santana, a atenção básica é a porta de entrada para o acompanhamento desse problema. Quase 21 mil pessoas são monitoradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), por meio do programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), que disponibiliza as medicações adequadas.

Nos casos de complicações agravadas pela doença, os pacientes são encaminhados para o CADH, onde recebem o suporte de uma equipe especializada formada por endocrinologista, cardiologista, neurologista, nutricionista, assistente social, clínico geral e enfermeiros. Além disso, é oferecido atendimento de fisioterapia, curativos e farmácia. O órgão funciona na Rua Elpídio Nova, nº 272, bairro São João, das 7h às 17h, sem intervalo.



Inscrições para 20 vagas no Conselho Tutelar serão abertas a partir do dia 3

 

Os conselheiros têm mandato de quatro anos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana anunciou a abertura das inscrições para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar do município. O edital CMDCA/FSA nº 001/2023, publicado na edição desta quinta-feira (27) do Diário Oficial Eletrônico do Município, estabelece as disposições preliminares e as regras para a escolha dos membros do conselho, que tem como objetivo zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, conforme a Lei Federal nº 8.069/1990.

Os interessados devem fazer inscrição para registro das candidaturas no período de 03 a 12 de maio de 2023, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, situado à Rua Osvaldo Cruz, nº 165, Bairro Kalilandia. É necessário apresentar os documentos exigidos no edital para a realização da inscrição (veja link ao final do texto).

O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar seguirá as seguintes etapas: inscrição para registro das candidaturas; análise de currículo; de prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório que será realizado através de prova discursiva e questões objetivas de múltipla escolha; divulgação dos candidatos habilitados. Na segunda fase: registro da candidatura; eleição;  proclamação dos eleitos; e homologação do resultado final.

Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas para o Conselho Tutelar, com mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028, seguindo as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente. O edital também especifica que o cargo não gera vínculo empregatício com o poder público municipal e estabelece um vencimento mensal de R$ 1.690,32 para uma carga horária de 40 horas semanais.

Os membros do Conselho Tutelar terão um horário de expediente das 8h às 18h, mas também serão responsáveis pelo atendimento ininterrupto à população, incluindo períodos de sobreaviso nos fins de semana e feriados, conforme a Lei Municipal nº 3.650/16 ou a que a suceder.

A escolha dos membros do Conselho Tutelar será feita por meio de eleição, com a posse dos 20 candidatos mais votados. Os demais candidatos habilitados serão considerados suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação.

O edital completo está disponível no Diário Oficial do Município, edição desta quinta-feira, 27 de abril de 2023, ou através deste link: https://diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/atos/executivo/1DQCT826042023.pdf .

Foto: Divulgação SECOM
 

 

Idosas do Zazinha Cerqueira dançam no ritmo dos anos 60 em evento estadual

 

Elas dançaram sob a coordenação da professora Norma Ramos

Idosas do Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira participaram da abertura do I Encontro Estadual da Pessoa Idosa/Movimento Bahia 60+, no auditório da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), na manhã desta quarta-feira (26).

Com vestidos de bolinhas brancas, caracterizando os anos 60, as idosas mostraram vitalidade e molejo no corpo. Dançaram sob a coordenação da professora Norma Ramos.

A coordenadora do equipamento municipal, Tilda Brasileiro, destacou a assistência oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Feira a esse público, pontuando os trabalhos desenvolvidos no Centro de Convivência, como aulas de dança de salão e samba de roda, oficinas de artesanato e arte, grupos de convivência, além de atendimentos com nutricionista, geriatra e massagista.

O evento reuniu diversas entidades que atuam com pessoas acima de 60 anos na cidade.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Professora cria método para evitar evasão em universidade

 

Você já ouviu falar em nomofobia?

 

Mudanças e inovações na Micareta refletem em satisfação e resultados positivos

 

Festa momesca aconteceu entre os dias 20 e 23 de abril

Todos vieram para a maior Micareta dos últimos tempos. As mudanças e inovações implementadas pela Prefeitura de Feira de Santana se traduziram no sucesso que foi a festa neste ano. O resultado positivo foi apresentado à imprensa pelo prefeito Colbert Filho na manhã desta quarta-feira (26), no Teatro Municipal Margarida Ribeiro.

A participação integrada de diversas secretarias municipais, entre outros órgãos, proporcionou a segurança do folião e a sensação de que esta foi uma das maiores micaretas que o público vivenciou nos últimos tempos, tendo a presença de grandes atrações do cenário internacional (o cantor de reggae Andrew Tosh), nacional e local.

"A Micareta voltou fazendo história. Reuniu cultura, arte e música de vários ritmos, atraindo o folião de todas as idades à avenida. Foram mais de 1 milhão de pessoas nos quatro dias de festa e 238 atrações, tendo os maiores nomes do axé, arrocha e pagode", afirmou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jairo Carneiro Filho.

Entre as inovações, a mudança das barracas para ruas laterais (o que ampliou o circuito, reduzindo situações de conflito), o desfile de afoxés, grupos afros e escolas de samba no circuito, e a implantação de um hospital com serviços de urgência e emergência em pleno sítio da festa.

Além disso, a implantação de outros espaços alternativos, como o Palco Reggae Vibes (29 atrações), o Palco da Diversidade/Pranchão (28 atrações), instalado no cruzamento entre as avenidas Presidente Dutra e Maria Quitéria, e o Palco After Universitário (10 atrações de música eletrônica), além da retomada do Espaço Charles Albert (21 atrações), na Praça da Kalilândia. Nos trios elétricos, desfilaram 150 atrações.

O folião também pôde curtir um pouco mais com o arrastão com o cantor Thiago Aquino, na manhã de segunda-feira (24), levando uma multidão para a avenida.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

O prefeito Colbert Filho afirmou que a Micareta de 2024 já será planejada. "Tivemos uma grande festa realizada pela Prefeitura neste ano. E hoje (26) também apresentamos a todos uma pesquisa realizada pelo instituto Economic Consultoria e Pesquisa que nos dá a possibilidade de dimensionar o que foi feito e corrigir as possíveis falhas, além de nos avaliarmos a partir da opinião de todos os entrevistados".

O instituto ouviu mil pessoas nos dias 24 e 25 de abril. Destas, 814 (81,40%) aprovaram a festa deste ano. Entre os pontos positivos, a segurança (26,66%) e as atrações (22,25%). Os entrevistados também puderam opinar quanto ao deslocamento das barracas para ruas paralelas, início mais cedo da programação, além do arrastão na segunda-feira.

Confira abaixo a pesquisa na íntegra: 

    

Após sucesso da Micareta, Prefeitura traça planos para 2024

 

Professora baiana é finalista em prêmio de Educação, com transmissão nesta quarta (26), pela Rede Globo

 


A professora baiana de Língua Portuguesa e assessora técnica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Vitalina Silva, está entre as nove finalistas da segunda edição do Prêmio do Movimento LED - Luz na Educação, com o projeto “Educação antirracista”. Iniciativa da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho com o propósito de mapear, reconhecer e celebrar as práticas inovadoras que potencializam o futuro da Educação no Brasil, a premiação será transmitida pela emissora nesta quarta-feira (26), depois da novela Travessia. O prêmio contemplará seis iniciativas com um aporte financeiro de R$ 200 mil para cada.

Nesta edição, o Prêmio do Movimento LED teve mais de duas mil inscrições em todo o país, tendo sido selecionados 60 projetos, sendo 20 em cada categoria: Educadores Inovadores; Estudantes Inovadores; e Empreendedores e Organizações Inovadoras. A professora Vitalina conta que está sendo significativo participar de uma premiação que dá holofotes para a Educação. “Foi uma seleção muito exigente. Quando fiquei entre os 60 selecionados, já me deu uma satisfação muito grande e fiquei esperançosa de entrar para a segunda etapa. Os projetos que concorreram são todos muito interessantes e estar entre os três na minha categoria me gerou uma grande felicidade”, comemora.



A finalista conta que a mobilização dos estudantes na compreensão do seu lugar no mundo foi a semente do seu projeto. “Agora, estamos só colhendo os frutos de um trabalho que deu certo inicialmente na escola e que me motivou a escrever e inscrevê-lo no prêmio.  A gente quer é que eles estejam preparados para enfrentar o racismo estruturante na sociedade e que as mudanças precisam acontecer a partir de nós. Hoje, estar participando de uma premiação que dá valor à escola pública e que será transmitida por uma emissora com visibilidade nacional, junto a parceiros importantes dando sustentabilidade, têm um significado especial”.

A educadora detalha que a proposta do projeto nasceu em sala de aula do Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari, onde leciona para estudantes do Fundamental II. No ambiente escolar, a pauta do antirracismo na Educação é discutida com o objetivo “de superar as desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação”, como destaca Vitalina, em alusão a uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), criado para que a escola pudesse avançar na construção de estratégias efetivas de enfrentamento ao racismo estrutural e aos preconceitos que sustentam as relações sociais do país.

 Fotos: Emerson Santos

 Informações da Assessoria de Comunicação Secretaria da Educação do Estado da Bahia - Contato: (71) 3115 9026.

E-mail: ascom@enova.educacao.ba.gov.br,  www.educacao.ba.gov.br

Rodoviários da empresa Rosa paralisam as atividades em Feira de Santana

 


Os motoristas e cobradores da empresa Rosa, que trabalham no transporte coletivo urbano dos bairros da Região Norte de Feira de Santana, paralisaram as atividades na manhã denta quarta-feira (26).

 Em entrevista ao Repórter Paulo José do Programa Acorda Cidade, motoristas e cobradores ressaltaram que a paralização não é por determinação do sindicato da categoria e sim, por comum acordo entre os funcionários da empresa.

 Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Em Transportes Rodoviários de Passageiros Urbanos, Intermunicipal Interestadual de Feira de Santana (Sintrafs), o motivo é a falta de pagamento do ticket alimentação. A entidade também afirmou ao Acorda Cidade, que não está sendo feito o depósito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

 

Bairros como Mangabeira, Conder, Cidade Nova, George Américo, Campo Limpo, Pampalona, Asa Branca e Campo do Gado estão sem transporte público.

 O secretário municipal de transporte e trânsito, Saulo Figueiredo, destacou em entrevista ao Acorda Cidade, que a paralisação é ilegal, injusta e ilegítima por ter sido deflagrada sem aviso formal prévio e provocada pelo sindicato que representa os trabalhadores, o Sintrafs.

 Ele informou também que a procuradoria “vai tomar todas as providências, porque esse tipo de paralisação prejudica a população”.

 

A SMTT aguarda o pagamento do auxílio emergencial do governo federal, para ajudar a subsidiar os custos do transporte público.

 As vans do transporte alternativo estão circulando nos bairros afetados, mas segundo o secretário, não são suficientes para atender a demanda.

 Informações e fotos do repórter Paulo José do Acorda Cidade

terça-feira, 25 de abril de 2023

Iniciada construção de 10 Km de ciclovias nas avenidas Noide Cerqueira e Fraga Maia

 

As ciclovias terão largura padrão de 2,40 m, com pista em CBUQ

As obras para construção de 7,5 km de ciclovia na avenida Nóide Cerqueira e mais 3 km na avenida Fraga Maia foram autorizadas pelo prefeito Colbert Martins Filho na tarde desta terça-feira (25). Ao todo, são mais de 10 km de pista destinada exclusivamente à circulação de bicicletas nestas vias.

As ciclovias terão largura padrão de 2,40 m, com pista em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), conhecido como asfalto à quente, material de alta qualidade para obras de urbanização. A estrutura também será dotada de meio-fios, além de sinalização horizontal e vertical, para garantir a segurança dos ciclistas.


O prefeito Colbert Filho observou que a ciclovia na avenida Nóide Cerqueira garantirá aos ciclistas um ambiente muito mais seguro para a mobilidade e prática esportiva do que as ciclofaixas já existentes na via. "Trafegar por uma ciclovia, pelo canteiro central, dá muito mais segurança", considera.

O gestor municipal também informou que à medida que os trechos forem concluídos, adeptos da modalidade esportiva serão chamados para testar a qualidade da obra"Os ciclistas vão ser convidados para testar a pista, verificar se tem defeito, aspectos que precisam ser melhorados ou corrigidos. E para entregarmos a obra da forma ideal, precisamos ter a opinião de quem mais entende do assunto", observa Colbert.


A previsão para conclusão das obras é de 6 meses. Acompanharam o ato o superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey; os secretários Pedro Américo (Agricultura) e Renata Maia (Comunicação Social); e os vereadores Zé Curuca, José Carneiro e Petrônio Lima. O serviço está sendo executado pela Metro Engenharia, empresa vencedora de licitação realizada pela Prefeitura.


Programação do Dia Mundial do Brincar será lançada na próxima terça

 

As 209 escolas da educação pública municipal engajadas no movimento

Maio, o mês mais brincante do ano, está chegando nas escolas municipais. Com o tema “O brincar em todos os cantos da minha cidade”, a Secretaria de Educação lança na próxima terça-feira (2) a 8ª edição do movimento mundial do Dia Mundial do Brincar em Feira de Santana. 

Todas as 209 escolas da Educação Municipal participam do movimento com uma programação de atividades lúdicas durante todo o dia, enfatizando que o brincar é um direito de todas as crianças, conforme previsto no artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. É possível acompanhar o movimento local nas redes sociais, através da hastag #DiaDoBrincarEmFeiraDeSantana.

O lançamento ocorrerá no Teatro do SESC Feira Centro (Praça da Matriz), das 14h às 17h, com público-alvo voltado às equipes gestoras das escolas públicas e privadas do município. 

O objetivo principal do Dia B deste ano é incentivar atividades lúdicas que explorem Feira de Santana como um espaço para a brincadeira, a exemplo de escolas, museus, ruas, praças, parques ou qualquer outro local onde o brincar possa acontecer livremente e de maneira espontânea, contribuindo para uma relação mais saudável das crianças com o mundo ao seu redor.

Para a secretária de Educação, professora Anaci Paim, o brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois através das brincadeiras, as crianças desenvolvem habilidades motoras, cognitivas, criativas e socioemocionais. “Além disso, o brincar permite que as crianças explorem o mundo ao seu redor, experimentando e aprendendo sobre novas sensações, cores, formas e texturas”.

Durante o evento, além de orientações para gestores e participação da secretária de Educação, o público terá a apresentação do espetáculo “Cantos do Sertão”, com os contadores de história Cintia Maria e Felipe Lisonjeado - Grupo Pipas Literarts.

Dia Mundial do Brincar 

Esta é uma data comemorativa criada em 1999 pela International Toy Library Association, organização sem fins lucrativos que defende o direito das crianças ao brincar como parte essencial de seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, que foi reconhecida pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e é celebrada em diversos países no mundo.



Quase 50 mil toneladas de lixo recolhidas durante a Micareta 2023

 

Agentes já iniciaram o trabalho logo após o arrastão nessa segunda

Durante os cinco dias de folia da Micareta 2023 - contabilizando os quatro oficiais mais o arrastão na segunda-feira - o "bloco da limpeza", composto por cerca de 320 agentes da Sustentare, recolheu nada menos que 49.870 toneladas de lixo nos circuitos Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, e Charles Albert, na praça da Kalilândia. 

O "bloco da limpeza" já entrava na avenida logo após a última atração. O trabalho era iniciado com a varrição e em seguida a lavagem dos circuitos e vias próximas, utilizando diariamente cerca de 1.500 litros de produtos químicos, dentre detergente, água e inibidor de odor. Todos os dias a equipe "deu o grau" para deixar a avenida pronta para a folia.  

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, João Marcelo Gomes, explica que o trabalho continuará sendo intensificado nos locais durante toda a semana, especialmente nos trechos onde gradativamente forem removidas as barracas de comida e bebida e camarotes. 


segunda-feira, 24 de abril de 2023

Arrastão do cantor Thiago Aquino lota o circuito Maneca Ferreira

 

Agentes de limpeza sobem ao trio de Thiago Aquino e são homenageados

 

Trabalhadores foram convidados pelo cantor

Uma turma se destacou em meio a multidão que acompanhou o cantor Thiago Aquino, o fenômeno nacional do bairro Queimadinha, no arrastão desta segunda-feira (24). Com vassouras em mãos e também empurrando coletores de lixo, agentes de limpeza acompanharam o cantor atrás do trio elétrico do início ao fim do percurso, metendo dança e cantando todos os hits do repertório. 

Ao final do percurso, Thiago Aquino fez um convite especial a eles, que prontamente foi aceito: subir no trio elétrico. A euforia foi contagiante e aquilo que poderia ser um sonho se tornou realidade.



Confira como foi o primeiro dia da Micareta de Feira!

 

Prefeito anuncia ampliação do circuito e outras novidades para a próxima Micareta

 


 Micareta 2024 começa ser planejada no próximo dia 15 maio. Ampliação do circuito em mais 600 metros [neste ano, foram 300 a mais] e atração de peso na grade de programação pela manhã são medidas que foram anunciadas pelo prefeito Colbert Filho, na manhã desta segunda-feira (24), minutos antes do arrastão com o cantor Thiago Aquino invadir o Circuito Maneca Ferreira. 

Para o próximo ano o arrastão será mantido. E além de Thiago Aquino, o prefeito informou que irá convidar Carlinhos Brown, idelizador do arrastão do Carnaval de Salvador. 

Conforme o gestor municipal as decisões referentes à folia do próximo ano serão discutidas por um grupo que deverá ser formado por pessoas ligadas à área, donos de camarotes, representantes dos segmentos culturais e empresários.

Colbert Filho avaliou que a ampliação do circuito neste ano em 300 metros e a mudança das barracas de bebidas para as ruas laterais à avenida Presidente Dutra foi super positiva para a organização e sucesso da festa. 

"Isso funcionou bem e onde houver algum tipo de problema a gente corrige. Quanto à questão de horário, nós deveremos colocar uma atração mais forte por volta de meio-dia para poder atrair mais pessoas à rua", afirmou o prefeito. 

A instalação de um hospital em pleno circuito, com a oferta de serviços de urgência e emergência, e dotado de UTI também foi uma novidade da gestão municipal e será mantido para o próximo ano.

Foto: Arivaldo Publio

Thiago Aquino atrai uma multidão de "inimigos do fim" pra curtir o final da Micareta de Feira

 

Primeiro arrastão na história da festa momesca

Quando aparentemente o folião não teria mais gás pra curtir a avenida depois de quatro dias intensos da Micareta de Feira, os “inimigos do fim” apareceram atrás do trio elétrico do fenômeno musical Thiago Aquino puxando a multidão que aproveitava os últimos minutos de festa no Circuito Maneca Ferreira.

O primeiro arrastão da história da folia momesca começou às 11h da manhã desta segunda-feira, 24, em clima de alegria geral. Ao som do arrocha romântico do cantor feirense, que é revelação nacional, a multidão tomou conta dos dois lados da avenida Presidente Dutra. 

Uma turma de amigos, todos de virote, aguardavam ansiosos por Thiago Aquino. Para essa turma animada que curtiu o domingo de Micareta tudo valia a pena para aproveitar o arrastão e fechar a folia com chave de ouro. “A gente não quer que acabe não”, disse Maria Clara, de 18 anos.


Thiago Aquino mais uma vez provou pra multidão que valeu a pena cada segundo dos instantes finais da Micareta. Nem parecia uma manhã de segunda-feira, quando em um só coro os foliões cantavam "Chip Novo", "Casamento Cancelado" e "Erro Que Dá Certo", entre outras músicas que estão na boca do povo. 

Na véspera, Thiago Aquino puxou a maior pipoca da Micareta 2023, consagrando seus sucessos e sua estreia na festa em grande estilo. "Eu sou o erro que dá certo, Feira de Santana", falou o cantor que se revelou em 2020 como o artista mais escutado nas plataformas digitais.


domingo, 23 de abril de 2023

Camarote da Imprensa auxilia trabalho de profissionais de comunicação na Micareta

 

Ambiente climatizado com acesso a internet

A folia da Micareta não seria a mesma sem os profissionais de comunicação, que atuaram dia e noite nos circuitos para garantir que a população estivesse bem informada  sobre cada detalhe dos festejos.

Em apoio aos profissionais, a Prefeitura de Feira disponibilizou um camarote exclusivo para a imprensa, com acesso à internet e energia, refeições servidas e espaço para montagem de equipamentos.

"O ambiente é aconchegante, é climatizado, tem mesas e cadeiras para todo mundo, e banheiro logo ao lado. Não ficamos desamparados em relação a alimentação e água. E tivemos fácil acesso para sair e voltar quando necessário", avaliou o repórter Lucas Gomes, do veículo Desperta Cidade.

A Micareta 2023 marca o retorno do maior carnaval fora de época, que foi suspenso por três anos devido a pandemia da Covid-19. A participação dos profissionais de comunicação permitiu que o melhor da cultura feirense fosse transmitido para todos os territórios.


"Fomos muito recebidos e tudo bem programado. Foi um ambiente agradável, que foi importante para levarmos o Micareta a todas as residências, para os foliões que não tiveram condições de ir a avenida", pontuou  o radialista Jota Vieira, da rádio Cidade FM.

A Micareta de Feira se encerra neste domingo (23), mas segunda-feira a população ainda pode se despedir da folia com o arrastão liderado por Thiago Aquino, a partir das 10h da manhã.



Thiago Aquino puxa maior pipoca da Micareta 2023 neste domingo

 

Para quem estava na dúvida ainda de qual seria a maior pipoca da Micareta de Feira de Santana em 2023, Thiago Aquino acabou de comprovar seu sucesso. Puxou a maior multidão neste último dia da festa momesca, embalando todos com o som gostoso do arrocha.

Desde sua saída na concentração dos trios, já era visível a presença dos fãs e admiradores. O público fiel, seguiu atrás do trio durante todo percurso, entoando as canções que estão no top das paradas de sucesso.


Essa é a primeira vez que Thiago Aquino, que é feirense, se apresenta na Micareta de Feira. O cantor começou a fazer sucesso em 2020, período da pandemia da Covid-19, quando não houve a realização da festa.

Thiago Aquino ainda volta para o circuito Maneca Ferreira nesta segunda-feira (24). Ele será o responsável por comandar o arrastão às 10h. E mandou o recado: “Quem vai ficar comigo de virote até amanhã de manhã?”, perguntou.


Fotos: Jorge Magalhães

Palco After é sucesso e embala foliões entre as atrações

 

Se tem um espaço que é praticamente o dia todo de animação, é o palco Affter na Micareta de Feira de Santana. Durante os quatro dias de folia, dezenas de DJs passaram pelo local e não deixavam o público ficar sem animação em momento algum.

Os ritmos eram os mais variados possíveis. Do eletrônico ao pagode, passando pelo axé, forró e arrocha. Teve para todos os gostos. Cada Dj com sua característica e personalidade, porém, com um único propósito: animar a galera.

Por estar localizado na concentração – saída de trios – o palco tem um papel estratégico. A cada espera de uma nova atração, os Djs tinham a missão de compensar o “vazio”. Missão cumprida com sucesso.

Neste domingo (23), boa parte da noite foi comandada pelo DJ Well Sampaio. Ele também agitou as noites de sexta e sábado.

O palco Affter foi uma das grandes novidades implantadas neste ano pela Prefeitura de Feira de Santana, e deu certo.



Marlon Góes com “É gol do Rony" arrastou uma multidão na última noite de festa

 

Marlon Góes fez os foliões “quebrarem” tudo ao som de hits do pagode baiano, como “Pitbull Enraivado”, “Vai no céu, vai no chão”, “É gol do Rony e “Brincadeira da tomada”.

“É sempre bom tá na Micareta de Feira, hoje é o último dia, mas no próximo ano tem mais. Vim fantasiado de rei, em homenagem ao Rei Pelé”, afirma Marlon. 


No mesmo gênero musical,  a banda Swing do T10 se apresentou pela primeira vez na última noite da Micareta de Feira, este domingo (23). O grupo de Riachão do Jacuípe estreou no circuito Maneca Ferreira arrastando uma multidão no ritmo PagoFunk. 

Hits autorais como “Vai preto gostoso”, “Rebola e joga” e “A bunda dela bate” tocaram na avenida deixando os foliões eufóricos e animados.


Foliões sambam e exalam alegria ao som de Quixabeira da Matinha

 

O grupo quilombola de samba de roda Quixabeira da Matinha trouxe representatividade e alegria no circuito Maneca Ferreira no último dia da Micareta de Feira. Nos dois dias de show na última sexta (21) e hoje (23), o grupo arrastou um grande público.

Ao som de “Luiza” e outras músicas autorais, os foliões sambaram e exalaram alegria. “Eu gosto do que o povo gosta e o povo gosta de samba de roda”, afirma Guda Moreno da Quixabeira.  


Ambulantes consideram positiva as vendas por PIX

 

Entre um cliente e outro, o pagamento por PIX contribui com a rotina do comerciante e possibilita ao cliente andar sem dinheiro no bolso. A transferência é instantânea e considerada um facilitador pela maioria dos vendedores na Micareta de Feira, no último dia da festa - este domingo (23).

A opinião é compartilhada pela ambulante Luciene Alves, que comercializa bebidas. "As vendas estão ótimas e a maioria é pelo PIX", afirma. 

A comerciante ainda disponibilizou o QR Code, um código que é escaneado pela câmera do celular e facilita o pagamento. 

Vale lembrar que este é o primeiro ano da Micareta de Feira com a modalidade implementada, criada em 2020 pelo Banco Central do Brasil.