As 209 escolas da educação pública municipal engajadas no movimento
Maio, o mês mais brincante do ano, está chegando nas escolas municipais. Com o tema “O brincar em todos os cantos da minha cidade”, a Secretaria de Educação lança na próxima terça-feira (2) a 8ª edição do movimento mundial do Dia Mundial do Brincar em Feira de Santana.
Todas as 209 escolas da Educação Municipal participam do movimento com uma programação de atividades lúdicas durante todo o dia, enfatizando que o brincar é um direito de todas as crianças, conforme previsto no artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas. É possível acompanhar o movimento local nas redes sociais, através da hastag #DiaDoBrincarEmFeiraDeSantana.
O lançamento ocorrerá no Teatro do SESC Feira Centro (Praça da Matriz), das 14h às 17h, com público-alvo voltado às equipes gestoras das escolas públicas e privadas do município.
O objetivo principal do Dia B deste ano é incentivar atividades lúdicas que explorem Feira de Santana como um espaço para a brincadeira, a exemplo de escolas, museus, ruas, praças, parques ou qualquer outro local onde o brincar possa acontecer livremente e de maneira espontânea, contribuindo para uma relação mais saudável das crianças com o mundo ao seu redor.
Para a secretária de Educação, professora Anaci Paim, o brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois através das brincadeiras, as crianças desenvolvem habilidades motoras, cognitivas, criativas e socioemocionais. “Além disso, o brincar permite que as crianças explorem o mundo ao seu redor, experimentando e aprendendo sobre novas sensações, cores, formas e texturas”.
Durante o evento, além de orientações para gestores e participação da secretária de Educação, o público terá a apresentação do espetáculo “Cantos do Sertão”, com os contadores de história Cintia Maria e Felipe Lisonjeado - Grupo Pipas Literarts.
Dia Mundial do Brincar
Esta é uma data comemorativa criada em 1999 pela International Toy Library Association, organização sem fins lucrativos que defende o direito das crianças ao brincar como parte essencial de seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, que foi reconhecida pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e é celebrada em diversos países no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário