Submarino

REDE MUNICIPAL - PREFEITURA DE FEIRA

REDE MUNICIPAL - PREFEITURA DE FEIRA
PREFEITURA DE FEIRA

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Fundação Hospitalar divulga resultado da primeira etapa do Programa de Tratamento de Gigantomastias

 

A triagem das candidatas foi realizada no dia 1º de novembro de 2025

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) divulgou, nesta quarta-feira (8), por meio do Diário Oficial Eletrônico do Município, o resultado da primeira etapa da 5ª edição do Programa de Tratamento Cirúrgico das Gigantomastias Extremas (PROTG). A triagem das candidatas foi realizada no dia 1º de novembro de 2025.

De acordo com a Portaria nº 001-FHFS-2026, foram aprovadas na fase inicial as candidatas que atenderam aos critérios estabelecidos no edital de chamamento do programa. A relação completa das selecionadas está disponível no anexo único da portaria, publicada no Diário Oficial do Município.

A Fundação Hospitalar esclarece que a aprovação na etapa de triagem não garante, automaticamente, a realização do procedimento cirúrgico. As candidatas ainda passarão por fases subsequentes, que incluem avaliações socioeconômicas, clínicas, médicas e técnicas, conforme previsto no edital.

Como próxima etapa, as candidatas aprovadas deverão aguardar a visita domiciliar de assistente social da FHFS, necessária para o prosseguimento da segunda fase do programa.

Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, as interessadas podem procurar a sede da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, localizada na Rua da Barra, nº 705, bairro Jardim Cruzeiro, ou entrar em contato pelos canais oficiais: telefone (75) 3602-7102 e e-mail gabinete@fhfs.ba.gov.br.

Atendente de restaurante, repositor e consultor de vendas estão entre as vagas desta quinta-feira (08)

 

Os interessados devem procurar a Casa do Trabalhador, localizada na Rua Desembargador Felinto Bastos, nº 527A

A Casa do Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), disponibiliza nesta quinta-feira (08) um total de 345 vagas de emprego, distribuídas entre os setores de comércio, serviços e supermercados. As oportunidades contemplam diferentes níveis de escolaridade e perfis profissionais, com exigência de experiência para algumas funções e benefícios atrativos em determinados cargos.

Entre as vagas disponíveis estão oportunidades para açougueiro, almoxarife, atendente de farmácia, atendente de pátio, atendente de restaurante, auxiliar de açougueiro, babá, consultor de vendas, churrasqueiro, empregada doméstica, entregador de gás, estoquista, forneiro de padaria, repositor, serralheiro e soldador. Algumas funções exigem disponibilidade de horário, especialmente para atuação em supermercados e restaurantes, além de vagas que demandam esforço físico e experiência comprovada.

As oportunidades também reforçam políticas de inclusão e programas específicos, como o de Empregabilidade da Mulher, ampliando o acesso ao mercado formal de trabalho para públicos prioritários.

Mutirão de Vagas TEL Telemática

Além das oportunidades desta quinta-feira, será realizado nesta sexta-feira (09) um mutirão especial de emprego, das 9h às 12h, com 300 vagas para o cargo de Especialista em Atendimento / E-commerce, pela empresa TEL Telemática. Para participar, é necessário ter Ensino Médio completo, conhecimentos básicos em informática e boa digitação. Não é exigida experiência comprovada, e a contratação é imediata.

Os interessados devem procurar a Casa do Trabalhador, localizada na Rua Desembargador Felinto Bastos, nº 527A (antiga Rua de Aurora), em Feira de Santana. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (75) 3614-2551 / 2550 ou pelo e-mail casadotrabalhador@pmfs.ba.gov.br.


Prefeitura cria Escolas Municipais de Música, Cultura e Arte em Feira de Santana

 

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à formação musical, artística e cultural

A Prefeitura de Feira de Santana instituiu, por meio do Decreto nº 14.320, publicado na edição desta quinta-feira (8) do Diário Oficial Eletrônico do Município, as Escolas Municipais de Música, Cultura e Arte no município. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à formação musical, artística e cultural, fortalecendo as políticas públicas de educação e cultura.

As novas unidades serão vinculadas administrativamente à Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e enquadradas na tipologia de Escolas Municipais – Categoria Tipo A, conforme estabelece a Lei nº 4.310, de 3 de julho de 2025. A gestão das escolas contará com diretor(a) e vice-diretor(a), seguindo os critérios definidos pela legislação municipal vigente.

De acordo com o decreto, as Escolas Municipais de Música, Cultura e Arte terão como finalidade promover o ensino da música, da cultura e das artes em suas diversas linguagens e modalidades, além de desenvolver atividades pedagógicas voltadas à formação de crianças, jovens e adultos. A proposta também busca incentivar a produção cultural e fomentar projetos de inclusão social e cidadania por meio da educação artística.

Entre as atribuições da gestão das unidades estão a coordenação das atividades administrativas e pedagógicas, o cumprimento das diretrizes da Secretaria Municipal de Educação e a articulação de parcerias com instituições públicas, privadas e entidades culturais.

A estrutura organizacional, o regimento interno, os cursos ofertados e os critérios de ingresso dos estudantes serão definidos posteriormente por meio de regulamento próprio a ser editado pela Seduc. As despesas decorrentes da execução do decreto correrão por conta do Fundo Municipal de Educação. 

O decreto entrou em vigor na data de sua publicação.

Reisado de São Vicente mantém viva a tradição da Folia de Reis em Feira de Santana

 

Com mais de 200 anos de história, manifestação cultural é símbolo de fé, identidade e resistência cultural

A cultura popular de Feira de Santana é marcada por manifestações que unem religiosidade, memória coletiva e participação comunitária. Entre elas, a Folia de Reis, tradição celebrada anualmente no início do ano, se destaca como uma das mais importantes expressões do patrimônio imaterial do município.

No distrito de Tiquaruçu, essa tradição ganhou características próprias e se consolidou como um dos reisados mais antigos do Brasil, atravessando gerações há mais de dois séculos. Em 2026, a festividade acontecerá nos dias 17 e 18 de janeiro, sábado e domingo, com shows musicais no palco que será montado no estádio e o tradicional cortejo do Reisado de São Vicente no domingo, reunindo moradores, visitantes e devotos em dois dias de celebração cultural e religiosa.

Durante os festejos, o distrito se transforma em um grande espaço de confraternização. As ruas ganham vida com cantos tradicionais, instrumentos musicais, danças e a presença de barracas com comidas típicas, reforçando o caráter comunitário da celebração em homenagem ao nascimento do Menino Jesus.

Tradição, pertencimento e resistência cultural

Mais do que um espetáculo, o Reisado de Tiquaruçu representa um forte sentimento de pertencimento. Famílias inteiras participam da festa, mantendo viva uma tradição transmitida de geração em geração. Ao longo de mais de 200 anos, o reisado se tornou símbolo de resistência cultural diante das transformações sociais, preservando saberes, rituais e expressões que fazem parte da identidade local.

Desfile tradicional acontece no domingo

O ponto alto da programação acontece no domingo, 18 de janeiro, com o tradicional desfile do Reisado de São Vicente, grupo bicentenário que integra a parte mais simbólica da festa. O cortejo percorre as ruas do distrito, levando música, fé e alegria à comunidade, reafirmando a importância da Folia de Reis como manifestação viva da cultura popular.

Dimensão religiosa, cultural e social

A Folia de Reis reúne múltiplas dimensões. No aspecto religioso, expressa a devoção popular à Epifania e aos Santos Reis. Culturalmente, constitui um importante patrimônio imaterial, integrando música, teatro popular, oralidade, artesanato e culinária típica em uma única celebração.

Do ponto de vista social, o Reisado de Tiquaruçu fortalece os laços comunitários, promove o reencontro de famílias e impulsiona a economia local, atraindo visitantes e interessados em conhecer de perto essa tradição bicentenária.

Agência Reguladora dá prazo de 72h para Embasa recuperar vias públicas

 

Os problemas foram verificados ao longo das ruas Juracy Magalhães e Quintino Bocaiúva

A Agência Reguladora de Feira de Santana (ARFES) está dando prazo de 72h para a Embasa realizar a correção da pavimentação de duas ruas onde cortou a pavimentação para realização de serviços e, apesar de ter feito a recuperação, estão com qualidade da manutenção ruim, em função do desnivelamento em diversos pontos. Os problemas foram verificados ao longo das ruas Juracy Magalhães e Quintino Bocaiúva, ambas no bairro Ponto Central.

Os problemas, conforme o diretor-presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana, Moura Pinho, foram registrados por agentes de fiscalização ao inspecionarem os serviços nas respectivas ruas. “O mesmo se encontra completamente em desacordo com o que preconiza a legislação municipal, segundo a qual, a qualidade do serviço deve ser igual ou superior à qualidade do asfalto anterior, porém, ao contrário disso, no local mencionado o pavimento apresenta desnivelamento em diversos pontos, além de ter cedido em grande parte da via”, destacou.

Diante da situação, a Agência Reguladora deu prazo de 72h para a Embasa, através de notificação, para sanar o problema. “O prazo é a contar da data do recebimento desta, realize a correção do problema, devendo enviar registro fotográfico com as devidas comprovações, para o e-mail: fiscalizacao.arfes@pmfs.ba.gov.br. O não cumprimento da presente notificação implicará a lavratura do Auto de Infração e consequentemente a instauração do competente processo administrativo, conforme dispõe a legislação municipal em vigor”, destacou o diretor-presidente Moura Pinho.

Os serviços do Sistema de Saneamento Básico do Município de Feira de Santana, executados pela Embasa, estão submissos a fiscalização, regulação, normatização e controle da Prefeitura, através da Agência Reguladora, conforme a Lei Complementar 093/2015 e pelo contrato de programa celebrado entre o município de Feira de Santana e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – EMBASA.

Na rua Juracy Magalhães, no bairro Ponto Central, a Agência Reguladora observou que a Embasa cortou o pavimento para realizar serviços e apesar de ter feito a recuperação do pavimento, deixou o mesmo em desacordo com o que preconiza a legislação municipal, segundo a qual, a qualidade do serviço deve ser igual ou superior à qualidade do asfalto anterior. Entretanto, no local o pavimento apresenta desnivelamento em diversos pontos, alé de ter cedido em grande parte da via.

O mesmo problema foi verificado ao longo da rua Quintino Bocaiúva, também no bairro Ponto Central, onde o pavimento recuperado pela Embasa encontra-se totalmente em desacordo, com o pavimento apresentando desnivelamento em diversos pontos, além de ter cedido em grande parte da via.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Iniciada mais uma edição da Feira do Livro Usado

 

É uma opção real para economizar na compra de parte do material escolar

Os primeiros pontos de compras e vendas para mais uma edição da Feira do Livro Usado foram instalados na segunda-feira, 5, no estacionamento da Prefeitura, onde acontece há mais de duas décadas. A feira será encerrada no início de março. É uma opção real para economizar na compra de parte do material escolar.

Mesmo em um cenário nebuloso, devido ao aumento das opções de compra de livros usados existentes no mercado, os vendedores acreditam em vendas satisfatórias neste ano. Compradores de municípios vizinhos são um dos canais que podem contribuir para resultados positivos. É um misto de esperança com incerteza.

“Muitas escolas de cidades da região e outras nem tão próximas continuam adotando livros. E são essas pessoas que vêm à feira porque sabem que aqui encontrarão o que procuram”, disse Resênio Almeida, que monta sua banca na feira desde a primeira edição.

Os descontos nos livros didáticos e paradidáticos, quando comparados aos preços praticados no mercado formal, todos os anos atraem milhares de pais e responsáveis por estudantes, que buscam economizar nas compras dos livros. A diferença chega a até 70%.

O organizador da feira, Glauber Cunha, mostra-se otimista com os prováveis resultados, ao mesmo tempo em que flerta com as incertezas de um mercado cada vez mais competitivo. “O certo é que continuamos sendo uma excelente opção de compras”, afirma.

Mas a nova dinâmica do mercado e a decisão de diretores de colégios em não adotar livros estão, na observação dos vendedores, reduzindo, a cada edição, o fluxo de pessoas nas feiras.

As vendas realizadas em grupos de WhatsApp, formados por pais de estudantes, vêm influenciando diretamente nos resultados desses livreiros, que tanto vendem quanto compram. O comércio on-line torna as listas de livros menos onerosas para os responsáveis pelos alunos.

Outro ponto é a progressiva adoção dos módulos, que são renovados anualmente e vendidos pelos colégios em substituição aos livros. Em Feira de Santana, dizem os vendedores, apenas quatro grandes colégios continuam apresentando lista de livros didáticos.

Morre aos 80 anos o radialista Itajay Pedra Branca

 

O radialista Itajay Azevedo Pedra Branca, ícone da comunicação feirense e reconhecido no rádio baiano e nacional, faleceu na manhã desta quarta-feira (7), no Hospital São Matheus, em Feira de Santana.

Ele estava internado desde o dia 20 de novembro de 2025 em estado grave, lutando contra complicações de saúde, incluindo pneumonia e outras complicações respiratórias, em uma internação que perdurou por cerca de 45 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O profissional, de 80 anos, vinha enfrentando um quadro clínico delicado e por vários dias sua família, amigos e colegas de profissão pediram doações de sangue e mobilizaram campanhas em solidariedade ao radialista.

Itajay Pedra Branca era uma referência histórica do rádio baiano, com mais de 50 anos de carreira. Ao longo de décadas, trabalhou como narrador de futebol, repórter e apresentador de programas jornalísticos, além de ser uma voz conhecida em eventos cívicos e esportivos locais.

Sua trajetória também incluiu momentos marcantes, como ser um dos primeiros a anunciar, no Brasil, o atentado contra o Papa João Paulo II em 1981, além de cobrir diversas Copas do Mundo e eventos internacionais, consolidando-se como um dos comunicadores mais respeitados de Feira de Santana e da Bahia.

Itajay trabalhou em importantes emissoras de rádio, como a Rádio Sociedade de Feira de Santana e a Rádio Povo, onde apresentou programas jornalísticos e esportivos. Itajay estava na ativa na Rádio Povo quando foi internado.

Além de narrar esportes, também marcou sua carreira com coberturas históricas, como a entrega do prêmio “Atleta do Século” a Pelé em Paris.

Itajay deixa um legado de dedicação ao jornalismo e à comunicação, e sua partida representa grande comoção entre familiares, amigos e ouvintes que acompanharam sua carreira ao longo de décadas.

Informações do Acorda Cidade


Mais de 340 vagas de emprego estão disponíveis na Casa do Trabalhador nesta quarta-feira (07)

 

As chances se concentram principalmente nos setores de comércio, serviços e supermercados

Quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho encontra, nesta quarta-feira (07), um novo conjunto de oportunidades disponibilizadas pela Casa do Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec). Ao todo, são 345 vagas abertas, contemplando diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade.

As chances se concentram principalmente nos setores de comércio, serviços e supermercados, com postos para funções como açougueiro, atendente de farmácia, atendente de restaurante, auxiliar de açougueiro, estoquista, repositor, forneiro de padaria, consultor de vendas, serralheiro, soldador, entre outras. Também há vagas para atividades domésticas, como babá e empregada doméstica, além de oportunidades para entregador de gás e atendente de pátio.

Parte das vagas exige experiência comprovada e disponibilidade de horário, especialmente para funções que demandam esforço físico ou atuação em regime de turnos. Há ainda oportunidades inseridas em políticas específicas de inclusão, como o programa de Empregabilidade da Mulher, ampliando o acesso ao trabalho formal.

Os candidatos interessados devem procurar a Casa do Trabalhador, localizada na Rua Desembargador Felinto Bastos, nº 527A (antiga Rua de Aurora), em Feira de Santana. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (75) 3614-2551 / 2550 ou pelo e-mail casadotrabalhador@pmfs.ba.gov.br.

Centro de Convivência Zazinha Cerqueira abre 200 vagas para matrículas em 2026

 

As matrículas devem ser realizadas presencialmente na sede, localizada na Rua Itacarambi, s/nº, bairro Muchila

O Centro de Convivência da Terceira Idade Zazinha Cerqueira está com 200 vagas abertas para matrículas referentes ao ano de 2026. O equipamento, mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO), é referência no atendimento à pessoa idosa em Feira de Santana, oferecendo uma programação diversificada voltada à promoção do bem-estar, da saúde e da inclusão social.

Além das novas vagas, os idosos que já participam das atividades devem realizar a rematrícula para assegurar a continuidade do atendimento no próximo ano. A iniciativa reforça o compromisso do município com o envelhecimento ativo e com a valorização da terceira idade.

Podem se matricular pessoas com 60 anos ou mais interessadas em integrar atividades que estimulam a convivência, a autonomia e a qualidade de vida. A programação inclui hidroginástica, aulas de dança, oficina de memória, sessões de cinema, aulas de informática, entre outras ações socioeducativas e culturais.

As matrículas devem ser realizadas presencialmente na sede do Centro de Convivência Zazinha Cerqueira, localizada na Rua Itacarambi, s/nº, bairro Muchila. Para efetuar o cadastro, é importante que os interessados procurem o local dentro do período estabelecido pela coordenação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (75) 3617-0954.

Confira a grade completa de shows da Festa de Reis de Tiquaruçu

 

O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de janeiro e, neste ano, traz como novidade a mudança de local

A Prefeitura de Feira de Santana divulgou a grade completa de atrações da tradicional Festa de Reis de Tiquaruçu, uma das manifestações culturais mais antigas do município, realizada há mais de 150 anos. O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de janeiro e, neste ano, traz como novidade a mudança de local, passando das imediações da Igreja de São Vicente para o estádio de futebol do distrito, oferecendo mais conforto e segurança ao público.

A festa, que tem como um de seus momentos mais marcantes o tradicional Reisado de Tiquaruçu — tão antigo quanto a própria celebração — reúne atrações musicais e culturais que valorizam a identidade nordestina e a cultura popular. A programação inclui shows de artistas consagrados e apresentações culturais que prometem animar moradores e visitantes durante os dois dias de evento.

Na sexta-feira (17), os shows começam à noite e seguem até a madrugada. No sábado (18), além das apresentações musicais, o público poderá acompanhar o desfile do Reisado, um dos pontos altos da festa e símbolo da tradição local.

Programação completa

Sexta-feira – 17 de janeiro

 

  • 20h às 21h30 – Ney Vaqueiro  

  • 22h às 23h30 – Silfarley  

  • 00h às 01h30 – Asas Livres  

  • 02h às 03h30 – Mendes e Mateus  

Sábado – 18 de janeiro

 

  • 14h – Desfile do Reisado de Tiquaruçu  

  • 16h às 17h30 – Asa Filho e Banda Chapéu de Couro  

  • 18h às 19h30 – Grupo Cultural Quixabeira da Matinha  

  • 20h às 21h30 – Viola de Doze  

  • 22h às 23h30 – Netto Brito  

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Procon intensifica fiscalização em lojas de material escolar e divulgará pesquisa de preço

 

A iniciativa tem como objetivo assegurar a transparência na relação entre fornecedores e consumidores

Janeiro chegou e, com a proximidade do início do ano letivo, a procura por material escolar já movimenta as papelarias de Feira de Santana. Para garantir que os consumidores encontrem preços claros e informações corretas, o Procon, por meio de sua equipe de fiscalização, iniciou uma série de ações nos principais estabelecimentos comerciais da cidade.

A iniciativa tem como objetivo assegurar a transparência na relação entre fornecedores e consumidores, além de orientar as famílias no momento da compra dos itens escolares. De acordo com o superintendente do Procon, Maurício Carvalho, a equipe do departamento de fiscalização está em campo desde a última segunda-feira realizando pesquisa de preços e verificando o tipo de material comercializado para a volta às aulas.

Segundo ele, o levantamento contempla 27 itens de material escolar mais demandados neste período. Para cada produto, a pesquisa apresenta duas referências de valor: o menor e o maior preço praticado no mercado, totalizando 54 possibilidades de comparação. A iniciativa funciona como um norteador para o consumidor e também estimula a concorrência entre os estabelecimentos. “O consumidor vai escolher o produto, comparar os preços e fazer a melhor compra”, destacou Maurício Carvalho.

A lista completa com os preços pesquisados será divulgada até o início da próxima semana, no site oficial da Prefeitura de Feira de Santana, nas redes sociais institucionais e no perfil do Procon no Instagram.

Para a consumidora Rosana Gomes, autônoma e moradora de Salvador, a iniciativa contribui diretamente para coibir abusos e orientar as famílias na hora da compra. Mãe de estudante, ela conta que costuma adquirir material escolar em Feira de Santana durante o período de férias, apesar de considerar que os preços não apresentam grandes diferenças em relação à capital. Ainda assim, avalia que os valores de alguns itens chegam a ser excessivos e defende a atuação do órgão de defesa do consumidor. “Tem lugares em que os preços são surreais. A fiscalização é muito importante”, afirmou.

Instituições de ensino

Além da pesquisa de preços, o Procon também atua na fiscalização das instituições de ensino. O órgão publicou, no dia 11 de novembro, a Portaria nº 29, que estabelece critérios sobre os materiais escolares que podem ou não ser exigidos pelas escolas. A norma proíbe a solicitação de itens de uso coletivo, como materiais de limpeza e de escritório, permitindo apenas a exigência de materiais de uso individual dos alunos.

As escolas foram notificadas a apresentar documentos como plano de execução pedagógica, contratos e informações sobre reajuste de mensalidades. O material será analisado pelo setor jurídico do Procon.

“As escolas que não enviarem absolutamente nenhum documento serão punidas por crime de desobediência”, afirmou Maurício Carvalho.

O Procon reforça que a fiscalização seguirá durante todo o período de volta às aulas, com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação e a defesa dos direitos do consumidor.

Ouvidoria da SEDESO registra 73 atendimentos entre novembro e dezembro

 

Por meio da Ouvidoria, a população pode registrar dúvidas, reclamações, sugestões, solicitações e elogios

A Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESO) contabilizou 73 atendimentos à população nos meses de novembro e dezembro, reforçando o compromisso da gestão municipal com a escuta ativa, a transparência e o aperfeiçoamento contínuo dos serviços públicos voltados à área social.

Por meio da Ouvidoria, a população pode registrar dúvidas, reclamações, sugestões, solicitações e elogios, contribuindo de forma direta para a melhoria das políticas públicas de desenvolvimento social. O canal funciona como uma ponte essencial entre o cidadão e a administração pública, assegurando que cada demanda seja devidamente acolhida, analisada e encaminhada aos setores responsáveis.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, destaca a importância da participação popular no fortalecimento da gestão pública. Segundo ela, a Ouvidoria permanece permanentemente à disposição da comunidade como instrumento de diálogo e aproximação com o cidadão.

“A gestão municipal segue empenhada em ampliar o acesso aos serviços públicos e garantir que a voz da população seja sempre ouvida. Estamos aqui para ouvir o cidadão — seja para receber elogios, esclarecer dúvidas, acolher sugestões ou reclamações — porque é a partir desse diálogo que conseguimos melhorar cada vez mais o nosso atendimento”, reforçou Gerusa Sampaio.

Os atendimentos da Ouvidoria da SEDESO podem ser realizados pelos seguintes canais:

📞 Telefone/WhatsApp: (75) 99814-8821
📧 E-mail: ouvidoria.sedeso@pmfs.ba.gov.br

A iniciativa reafirma o papel da Ouvidoria como ferramenta fundamental de participação social e construção de uma gestão pública mais eficiente, humanizada e próxima da população.

Atendente de farmácia, serralheiro e repositor estão entre as vagas de emprego desta terça-feira (06)

 

As oportunidades contemplam diferentes áreas do comércio, serviços e supermercados

A Casa do Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), disponibiliza nesta terça-feira (06) um total de 336 vagas de emprego em Feira de Santana. As oportunidades contemplam diferentes áreas do comércio, serviços e supermercados, atendendo a diversos níveis de escolaridade e perfis profissionais.

Entre as funções ofertadas estão açougueiro, almoxarife, atendente de farmácia, atendente de pátio, auxiliar de açougueiro, babá, churrasqueiro, empregada doméstica, entregador de gás, estoquista, forneiro de padaria, repositor, serralheiro e soldador. Parte das vagas é destinada a pessoas com deficiência (PCD) e outras integram programas como o de Empregabilidade da Mulher. Algumas funções exigem experiência comprovada, enquanto outras não demandam comprovação formal, variando também quanto ao nível de escolaridade exigido.

As oportunidades reforçam o compromisso com a geração de emprego e renda no município, ampliando o acesso da população ao mercado de trabalho formal e contemplando atividades que exigem desde ensino fundamental até ensino médio completo, além de vagas que envolvem esforço físico e funções específicas do setor supermercadista e de serviços.

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador, localizada na Rua Desembargador Felinto Bastos, nº 527A (antiga Rua de Aurora). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (75) 3614-2551 / 2550 ou pelo e-mail casadotrabalhador@pmfs.ba.gov.br.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Inscrições abertas para os colégios e creche da PMBA

 

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) abriu, nesta segunda-feira (5), as inscrições do processo seletivo para admissão de alunos nas 16 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e da Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2026. As inscrições devem ser feitas através do site https://www.pm.ba.gov.br/cpm2026/ e seguirão até sexta-feira (9).

O edital foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (31) e serão sorteadas 2.792 para as 16 unidades do CPM na Bahia (Ensino Médio e Ensino Fundamental) e 53 vagas para a creche na capital (Educação Infantil), totalizando 2.845 vagas. A PM ressalta que o ingresso do aluno é exclusivamente através de sorteio e todas as informações detalhadas estão no edital.

Entre as vagas oferecidas na capital, 70% são destinadas para filhos de militares estaduais, funcionários civis efetivos da PM e do Corpo de Bombeiros Militar, professores efetivos da Secretaria Estadual de Educação (SEC) que trabalham nos CPMs e demais servidores públicos civis efetivos da PM e da SEC colocados à disposição da unidade de ensino ou creche, e 30% para o público externo. Já no interior do estado, 50% das vagas serão destinadas para filhos de militares estaduais, funcionários civis efetivos da PM e do Corpo de Bombeiros Militar, professores efetivos da SEC que trabalham nos CPMs e demais servidores públicos civis efetivos da PM e da SEC colocados à disposição da unidade de ensino, e 50% para o público externo.

O sorteio eletrônico será realizado em 16 de janeiro às 10h, no Salão Nobre do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), na Avenida Dendezeiros, em Salvador. Como forma de dar mais lisura ao processo, irão acompanhar o sorteio representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa da Bahia, Secretaria de Educação Municipal, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública do Estado da Bahia, Associação Baiana de Imprensa, Ordem dos Advogados da Bahia e associações de classe dos policiais militares e bombeiros militares do Estado da Bahia, além de dois responsáveis por alunos inscritos no processo seletivo.

CPM na Bahia - A PMBA dispõe atualmente de 16 unidades do colégio em todo estado e conta, aproximadamente, com 16 mil alunos. Além dos cinco colégios na capital (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), os CPMs estão distribuídos nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

Informações: DCS/PMBA

Foto: Sgt RR/C Barros/PMBA

PGM encerra 2025 com alta produtividade e fortalecimento da segurança jurídica em Feira

 

Ao longo do ano, o órgão atuou de forma decisiva na defesa judicial do Município, no assessoramento técnico às secretarias e na prevenção de litígio

A Procuradoria Geral do Município (PGM) de Feira de Santana encerrou o ano de 2025 com um balanço expressivo, marcado por elevado volume de trabalho, ações estratégicas e fortalecimento da segurança jurídica da administração pública. Ao longo do ano, o órgão atuou de forma decisiva na defesa judicial do Município, no assessoramento técnico às secretarias e na prevenção de litígios, assegurando maior celeridade processual e contribuindo para a redução de passivos.

Somente no primeiro semestre, foram registrados 5.144 protocolos no Sistema Eletrônico Integrado (SEIFSA), envolvendo intimações judiciais, ofícios, requerimentos administrativos e consultas internas. No mesmo período, a PGM ajuizou 1.438 ações judiciais, apenas entre os meses de janeiro e março, além de emitir 1.571 pareceres jurídicos relacionados a contratos, licitações, recursos humanos e políticas públicas.

No segundo semestre, o ritmo de produtividade foi mantido, com destaque para o mutirão fiscal voltado a grandes devedores, que resultou no ajuizamento de 1.326 execuções fiscais, após etapas de conciliação realizadas em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Ao longo de todo o ano de 2025, a Procuradoria propôs 4.438 ações judiciais, principalmente nas áreas fiscal e de defesa do Município.

Mutirões e ações estruturantes

Entre as principais estratégias adotadas pela PGM em 2025 estiveram os mutirões temáticos, voltados à redução de passivos e à aceleração de processos represados. O Mutirão de Licitações, realizado em março, possibilitou a análise concentrada de 30 processos, destravando contratações consideradas estratégicas para a gestão municipal. Já o Mutirão de Recursos Humanos permitiu a conclusão de 526 processos judiciais, reduzindo em 63% o passivo identificado nessa área.

Outro destaque foi o Mutirão Interno Fiscal, responsável pelo cumprimento de cerca de 5.000 intimações judiciais ao longo do ano, além do reforço às execuções fiscais. As ações contribuíram diretamente para o fortalecimento da recuperação de créditos municipais e para a racionalização do fluxo processual.

Atuação preventiva e consultiva

A atuação consultiva e preventiva também foi um dos pilares do trabalho da Procuradoria em 2025. Ao longo do ano, foram emitidos mais de 2.948 pareceres jurídicos, orientando decisões da gestão municipal em áreas sensíveis como educação, saúde, obras, contratos e pessoal. A PGM ainda prestou assessoria legislativa em projetos relevantes, incluindo alterações na Lei Municipal nº 3.392/2013, a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a análise de minutas de leis e decretos setoriais.

Outro avanço importante foi a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no âmbito do Executivo municipal, por meio de decreto, estabelecendo procedimentos internos para o tratamento de dados pessoais e ampliando a segurança institucional.

Estrutura especializada e articulação institucional

Com atuação organizada em sete subprocuradorias especializadas, a PGM manteve uma média de entrada de cerca de 130 novos processos judiciais por semana, evidenciando o alto fluxo de demandas. Além dos processos formalizados, o órgão realizou atendimentos diários às secretarias municipais, participou de mesas de negociação com sindicatos, audiências de conciliação e reuniões institucionais com o Judiciário, Ministério Público, Câmara Municipal e órgãos de controle.

Para o procurador-geral do Município, Guga Leal, os resultados refletem o compromisso da equipe com a eficiência e a legalidade. “Encerramos 2025 com números que demonstram não apenas produtividade, mas uma atuação estratégica e responsável. A Procuradoria tem trabalhado para prevenir conflitos, dar segurança jurídica às decisões da gestão e proteger o interesse público, sempre com foco na boa governança e no fortalecimento da administração municipal”, destacou.

Um ano de consolidação

Em 2025, ano em que completou 30 anos de atuação, a Procuradoria Geral do Município consolidou-se como pilar jurídico da Prefeitura de Feira de Santana. O conjunto de ações e resultados evidencia uma atuação marcada pela eficiência, legalidade e compromisso com o interesse público, contribuindo diretamente para a governança municipal e para a execução segura das políticas públicas.

Prefeitura de Feira inicia 2026 intensificando manutenção de ruas e estradas

 

A operação tapa-buraco em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) está sendo realizada por duas equipes da SOMA

A Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) da Prefeitura de Feira de Santana está iniciando as atividades do exercício de 2026 intensificando a manutenção da pavimentação de vias públicas da cidade e o patrolamento de estradas da zona rural dos oito distritos feirenses.

A operação tapa-buraco em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) está sendo realizada por duas equipes da SOMA. Contemplam as ruas Juscelino Kubitschek Luís Bahia, no bairro Santa Mônica; rua Lázaro Ludovico, no bairro Brasília; e avenida Presidente Dutra, trecho do bairro Capuchinhos (entre o retorno do viaduto do Portal do Sertão sentido Rodoviária).

A SOMA também está realizando a operação tapa-buraco em paralelepípedo com outras duas equipes de operários da Prefeitura. Contempla a rua Luz e Fraternidade, no bairro Jardim Acácia, e a rua das Pombas, no bairro Queimadinha.

Já o serviço de patrolamento e encascalhamento de vias públicas contempla diversas ruas não pavimentadas do bairro Novo Horizonte e várias estradas dos oito distritos feirenses. Ao todo são 13 equipes destinadas a execução destes serviços.

No distrito de Jaíba está sendo realizado o patrolamento e encascalhamento da estrada da Tapera II. Já na sede do município uma equipe está realizando a regularização e retirada de material no Caminho 16 do conjunto Feira VII.

Também tem serviço de manutenção de estrada em andamento no distrito de Matinha, com patrolamento e encascalhamento do Corredor de Davi e vai iniciar serviço também no Corredor de Seu Peu, no Corredor de Alagoinha, no Corredor de Mario Chumbo e da Estrada do Jenipapo.

Em Jaguara já está na programação o patrolamento da Estrada de Sítio do Meio a ponte do Rio Branco. Enquanto isso no distrito de São José está sendo realizado o patrolamento e encascalhamento da Estrada de Água Grande. E no distrito de Tiquaruçu vai ser iniciado o patrolamento da Estrada Mãe Isabel.

A SOMA também está presente no distrito de Humildes, com o patrolamento e encascalhamento da Estrada de Poções a Pau Seco. E em Ipuaçu o serviço contempla com manutenção a Estrada de Formosa. E o distrito de Bonfim de Feira também está sendo contemplado com o patrolamento e encascalhamento da Estrada da Crueira.