Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

domingo, 11 de setembro de 2011

Meningite mata três pessoas em uma semana na Bahia


Três pessoas - dois homens e uma mulher - morreram em uma semana vítimas de meningite C no Litoral Norte da Bahia. A informação foi confirmada neste domingo (11) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Segundo o órgão, outras quatro pessoas estão infectadas com a doença. Todas as vítimas são funcionários de hotéis do complexo turístico Costa do Sauípe. O primeiro caso da doença foi detectado no domingo (4). 

O coordenador da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Juarez Dias, foi até o local coordenar os trabalhos de quimioprofilaxia, que são procedimentos realizados para evitar novos contágios. "Ainda não podemos falar em surto, mas já percebemos que é uma situação fora do normal", disse.

Segundo o coordenador, as quatro pessoas infectadas estão internadas no Hospital Couto Maia, unidade de saúde especializada no tratamento de doenças infecto-contagiosas em Salvador. A Sesab não soube informar o estado de saúde dos pacientes. As mortes foram registradas na quarta (7), sexta (9) e sábado (10).

Cerca de 1.800 pessoas que estão no complexo receberam medicação para bloquear o surgimento de novos casos. A Secretaria informou que como medida complementar, a administração dos hotéis está programando a vacinação de todos os funcionários.

Durante esta semana, Costa do Sauípe recebeu centenas de pessoas durante o Sauípe Folia, que começou quarta-feira (7) e foi encerrado no sábado (10). Grandes nomes da axé music se apresentaram para baianos e turistas que lotaram o complexo. A Secretaria afirma que os casos da doença não têm relação com a festa e nenhum hóspede foi contaminado.

De acordo com o último boletim epidemiológico, a Bahia registra em 2011 uma redução de cerca de 30% no número de casos de meningite do tipo C em comparação ao ano anterior.

Sintomas

A meningite é transmitida por gotículas da saliva e por contato humano. Por isso, é preciso redobrar o cuidado nas estações frias, quando as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados.

Segundo a Anvisa, os sintomas da doença são febre alta abrupta, dor de cabeça intensa e contínua, vômitos em jato, náuseas, rigidez no músculo da nuca, ombro e costas, falta de apetite, dores musculares e agitação física e mental, além de manchas vermelhas na pele. Crianças com menos de um ano podem sentir moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo, rigidez corporal com ou sem convulsões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário