Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

sábado, 27 de outubro de 2018

Prevenção ao câncer leva dezenas de mulheres ao CMPC neste sábado


Rosalice Nascimento de Oliveira Freitas tem 38 anos. Ela procurou neste sábado, 27, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez, equipamento da Prefeitura de Feira de Santana, para passar por exame previamente agendado durante a semana, na campanha Outubro Rosa. Tudo gratuitamente.
A dona de casa foi uma das dezenas de mulheres que estiveram no CMPC. “Passei a me preocupar mais com minha saúde depois que pessoas conhecidas enfrentaram problemas de saúde que poderiam ter sido evitados com exames preventivos”, acentua Rosalice.
Todas as mulheres atendidas passaram por triagem, antes. “Neste sábado tínhamos agendadas 100 pessoas para realizar transvaginal, e mais 100 pessoas para passar por exame preventivo”, explica Kênia de Araújo Lasser, diretora da unidade.
Atendimento segue segunda e terça
Na próxima segunda, 29, e terça, 30, o CMPC vai atender, ainda dentro da campanha Outubro Rosa. “Estaremos realizando triagem para acesso a 50 fichas, mas também vamos atender pacientes que estão previamente agendadas”, explica. Podem fazer mamografia mulheres entre 50 e 69 anos.
No Centro Municipal de Prevenção ao Câncer as pessoas passam por exames. Quando detectada a doença, são encaminhadas para tratamento. “Aqui no CMPC temos psicólogos e assistentes sociais à disposição das pessoas. O apoio psicológico também é importante nos casos positivos”, salienta Kênia.
Alguns pacientes não aceitam diagnóstico
Equipes do CMPC também fazem visitas domiciliares “Assistimos pacientes operados. E vamos também nos casos em que existe diagnóstico positivo e o paciente não mais comparece à nossa unidade para que adotemos os procedimentos de encaminhamento ao tratamento. Pessoas que não aceitam o diagnóstico”, explica.
No CMPC são feitos vários tipos de exames: ultrassom de mama, preventivo, ultrassom de próstata, tireóide, vias urinárias, abdômen total, punção de mama, punção de tireóide, biópsia de próstata e pele, urologia, ginecologia e dermatologia, dentre outros. Homens também são atendidos. A demanda é espontânea.
Dez casos de câncer detectados
Neste ano no CMPC foram diagnosticados cinco casos de câncer de mama e mesma quantidade de câncer de útero. Em 2017 foram, respectivamente, 26 e 25 casos. A detecção precoce da doença aumenta a possibilidade de cura. Arealização de mamografias acontece no CMDI, Ceparh e no Hospital Dom Pedro de Alcântara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário