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quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Secretaria da Educação do Estado lança curso de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo para Pessoas com Deficiência

Qualificação
 A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lançou, nesta quarta-feira (15), no auditório da instituição, em Salvador, o curso de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo para pessoas com deficiência. O público-alvo são egressos do ensino médio entre 2015 e 2019, e concluintes em 2020 da rede estadual de educação. O curso, que possui 240 vagas, será ministrado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), para garantir a continuidade do trabalho inclusivo iniciado na Educação Básica e oportunizar o ingresso dessas pessoas no mercado de trabalho através do Programa Primeiro Emprego. As aulas estão previstas para serem iniciadas entre março e abril deste ano.

Com carga horária de 240 horas, o curso acontecerá em quatro polos, em seis escolas, atendendo 72 escolas da rede, centros e conveniadas. As unidades escolares são: Colégio Estadual Roberto Santos; Colégio Estadual Rotary; Colégio Estadual Satélite; Colégio Estadual Euricles de Matos, Colégio Estadual Manoel Devoto; e Colégio Estadual Abílio César Borges.
 
O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, destacou a importância da inserção desses jovens no Programa Primeiro Emprego por meio do curso.  “Para o secretário Jerônimo Rodrigues e o governador Rui Costa a pauta da inclusão e da justiça social é fundamental, pois nós acreditamos, lutamos e estamos envolvidos. Particularmente, lá na subsecretaria temos colaboradores do Programa Primeiro Emprego, que se dedicam e se deparam com questões complexas de um Estado que tem uma rede enorme de educadores e de escolas. O depoimento que nós temos do trabalho deles é de que há um engajamento muito forte e, isso, nos faz entender que são capazes e que precisam de oportunidades e eles se sentem valorizados”, afirmou.
A professora da UNEB e coordenadora do curso, Rita Carvalho, falou sobre a finalidade do curso. “A UNEB será a executora do curso com professores especialistas e apoio pedagógico especializado para que este sujeito consiga, além da qualificação específica na área administrativa, desenvolver o empoderamento para que ele se sinta de verdade parte da instituição que vai recebê-lo no Programa Primeiro Emprego”.
 
Mobilização em rede - A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Casa Civil, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria de Trabalho Empreso e Renda (SETRE) e Fundação Luís Eduardo Magalhães.
 
O evento de lançamento do curso também contou com a presença da superintende de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito; do coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius de Almeida Gomes; da diretora de Educação e Suas Modalidades da SEC, Thamires Vasconcelos; da coordenadora de Educação Especial da SEC, Marlene Cardoso; do representante da Casa Civil, Almerico Lima; do presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM); Rodrigo Hita e demais convidados. 
 
Foto: Josenildo Almeida ASCOM/SEC

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