Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Estudantes fazem uma viagem ao mundo através da ciência

 

Iniciativa uniu estudantes do do Centro Municipal Joselito Amorim

Como a Copa do Mundo de Futebol e a ciência podem se interligar através de uma escola municipal em Feira de Santana? A Feira de Ciências do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim propôs essa união. Os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) tiveram a missão de investigar cientistas e apresentar experimentos representando os países que participam do Mundial. 

A mostra científica, que aconteceu na semana passada, contou com vários tipos de experimentos: bateria de batata, tintas feitas com elementos naturais (alimentos, flores e frutos), câmera escura, hologramas, microscópio, propagação de ondas através da voz  e muito mais. Os professores de ciências da unidade foram os responsáveis pela coordenação do evento. 

A gestão da escola afirma que iniciativas como esta estimulam os estudantes, pois une as turmas, propõe atividades multidisciplinares, pesquisas e muita prática. A Feira faz parte do cronograma anual de atividades para o segmento dos anos finais, que também promoveu os Jogos Matemáticos no início do mês. 

Para Maria Eduarda Borges, do 9ª ano, a atividade foi incrível. A estudante destacou os três aspectos que mais lhe chamaram atenção. O primeiro foi a percepção de mundo, para ela ter a oportunidade de conhecer cientistas, projetos e países a fazem entender que existe um mundo de possibilidades para descobrir. Segundo Eduarda, “é uma forma de enriquecer a alma”


Aluna também pontuou que aprendeu muito com a produção dos experimentos, principalmente a paciência, para recomeçar se der errado; evoluir e encontrar novas maneiras de utilizar itens que fazem parte do dia a dia.

“A melhor parte foi ver e de dividir conhecimentos com os colegas.Um grupo produziu bioplástico, outro um forno solar. Eu nunca tinha visto e não fazia ideia que dava pra fazer isso sem muito mistério”, contou Maria Eduarda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário