Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Advogada em tratamento de câncer de mama sensibiliza idosos durante palestra

Programação alusiva ao Outubro Rosa realizada nesta terça

Na manhã desta terça-feira, 17, os idosos do Centro de Convivência Dona Zazinha Cerqueira participaram de uma palestra ministrada pela advogada Márcia Xavier, atualmente em tratamento contra o câncer de mama. Posteriormente, o grupo assistiu a um documentário relacionado ao Outubro Rosa.

O enfoque das atividades no Zazinha Cerqueira neste mês está voltado para a conscientização sobre o câncer de mama, e segundo Tilda Brasileiro, coordenadora do Centro, as idosas serão encaminhadas para realizar exames de mamografia.

"Estamos dando continuidade ao nosso Outubro Rosa. Hoje contamos com a presença de Márcia Xavier, que compartilha sua experiência através da palestra sobre o enfrentamento do câncer de mama. Faremos o encaminhamento das nossas idosas para a realização da mamografia", afirmou Tilda.

Para Márcia, falar sobre o câncer de mama faz parte do seu processo pessoal de enfrentamento da doença. "Aceitei o convite da coordenadora Tilda Brasileiro com muita facilidade para fazer esta palestra, cheia de troca de informações e conhecimento. Entendo que faz parte do meu processo estar aqui hoje", destacou.



A descoberta do câncer de mama por Márcia ocorreu no ano passado, durante um autoexame de rotina. Ela ressaltou a importância do autoexame, especialmente após os 40 anos. "Quanto antes diagnosticado, melhor será o tratamento e as chances de cura."

Atualmente em tratamento com imunoterapia, Márcia continua sua jornada com determinação. "Eu fiz quimioterapia, uma cirurgia, e agora estou fazendo imunoterapia", compartilhou. Sua motivação para enfrentar as adversidades é ver sua filha se formar. "O que me sustentou até aqui foi a fé em Deus".

Durante a palestra, Márcia abordou os direitos assegurados por lei para mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Ela destacou que, de acordo com leis estaduais e federais, as mulheres têm direito ao auxílio-doença pela Previdência Social por um período determinado. Caso não estejam contribuindo com a Previdência, têm direito ao benefício BPC-Loas, que pode ser utilizado para custear o tratamento.



Fotos: Valdenir Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário